Carta aberta a Sampaio da Nóvoa
Doutor Sampaio da Nóvoa,
É com enorme consternação que observo as tiradas de V. Exa. sobre “direito à educação” quando acompanhadas do V. típico dicionário de parolice progressista desprovido de significado e preso à sintaxe comprovadamente isenta de semântica por herança antropológica. A V. candidatura, aliás, representa todo o cinismo da esquerda, que considerando-se a legitima defensora da vontade popular, assume a necessidade da revolução em nome deste amorfo povo de cima para baixo, pela elite que, arrogando-se o direito de interpretar o que o povo quer, também se arroga o caminho de forma a que se restrinja ao pensamento sancionado por indivíduos bafejados pela clarividência de como as coisas devem ser, como V. Exa. Na realidade, nada distingue um progressista de um déspota, daqueles que denunciam os vícios burgueses por inconformismo pela incapacidade de ascensão à classe superior que almejam, por sagacidade auto-atribuída. O que V. Exa. quer, como os outros, é poder. Felizmente, o objectivo que traça não é alcançável, precisamente por ser poder que V. Exa. e outros do mesmo molde desejam, em detrimento do fátuo sonho que nunca se concretiza, particularmente quando o poder já foi alcançado.
Lamento que uma vida na Academia – vulgo “esquerda” – permita que V. Exa. sinta apetência para a apropriação de um objectivo comum para a sociedade na qualidade de candeeiro que alumia o caminho para o Homem Novo. Em primeiro lugar, porque tal objectivo comum não existe: a vida é o objectivo em si mesmo, não o meio para se chegar a um futuro que nem V. Exa. nem qualquer outro progressista, embrenhado na imensa solidão com que a esquerda permanentemente ansiosa em mudar o mundo se castiga, consegue descrever; em segundo lugar, porque a sociedade existe apesar dos progressistas, não por causa destes.
O que V. Exa. propõe é o caminho para o nada. Recordo, com mágoa a um ilustre académico, que a expressão “uma alternativa” significa, precisamente no contexto em que V. Exa. a usa, um desvio ao rumo natural do progresso. Propor “uma alternativa” é, em si mesmo, uma quebra do que é para algo que não consegue descrever como seria. Nós não precisamos de alternativas, precisamos de alguém que saiba unificar o que somos, não dividir para o que não podemos desejar querer ser.
Em nome das instituições que pretende representar, apelo a V. Exa. que desista já da sua candidatura. Não porque tenha qualquer hipótese de sucesso, apenas porque, de cada vez que abre a boca, despe mais um pouco a Academia portuguesa do prestígio que nunca teve mas sempre fingiu, com pompa balofa, possuir. Em nome dos funcionários públicos da Academia, rogo a V. Exa. que pare imediatamente com esta desmitificação do valor intelectual na parasitagem que, em nome da Ciência, ainda se vai apresentando à sociedade com o devido decoro pela nescidade que sabe conter.
Cordialmente,

Muito bom. Muito bom mesmo. Quase que podia ter sido eu a escrever.
GostarLiked by 1 person
Pois Podia…
Centeno destapa buraco de 500 milhões
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/20151211_0232_centeno_destapa_buraco_de_500_milhoes.html
As coisas que estes Centenos inventam.
Apenas estão no poder há meia duzia de dias e…
Uma coisa é certa, quantos mais buracos destaparem mais hipoteses terá o Novoa e menos terá o candidato independente da direita.. Vejam bem, candidato independente da DIreita…
GostarGostar
ehehehehe…que cavalgadura. Vai ler outra vez a ver se entendes, pá. Não é nada disso.
GostarGostar
Cordialmente?
Para o intelectual de barba rala, apoiado por dinossauros?
De travestis canhotos, com sede de poder, estamos nós fartos?
Já foi.
GostarGostar
Melhor que este só o independente da direita, O Profº Martelo.
GostarGostar
ehehehehe… vai ver as sondagens, pá. O teu padre fica com a batina nas mãos e a ida á festa do avante produziu mesmo efeito.
Que raio de dia para teres saído da toca, ó bolota!
Cada cavadela, minhocas.
GostarGostar
névoa e nódoa
GostarGostar
Ainda voltei atraz.
´
Nódoa…o PIB vai ser de quanto??? ” Os cerca de 500 milhões de euros de buraco adicional nas contas públicas correspondem a 0,3% do PIB previsto para este ano: o PIB será de 178,1 mil milhões de euros, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
178,1 mil milhões?? Deve haver engano…quando a quadrilha agarrou no barco não era de 90 mil milhões???
GostarGostar
Dívida, défice, “buracos cntinos”, é tudo a mesma coisa no mundo das bolotas.
GostarGostar
ehehehe…ó bolota, o cú não tem nada a ver com as calças, pá. Nem os bogalhos com as bolotas. Cada tiro, cada melro.
Isto hoje está a corre-te mal, pá.
GostarGostar
Corbyn and the conman accused of funding Islamic State: Labour leader stands up for fraudster
Jeremy Corbyn intervenes to secure bail for fraudster accused of conning elderly in scam to raise funds for jihadists in Syria
a nova esquerda , e o clone do sampaio da nodoa … não chega de biased sampaios ?
GostarGostar
vão ver as fotos do corbyn e do sampaio da nodoa … separados á nascença ?
GostarGostar
o sampaio da nodoa é uma especie de ancião ungido com a Verdade … caiu-lhe um raio de luz lhe Iluminada na fronte …
GostarLiked by 1 person
á esquerda nada de novo , á direita nada … a europa se afunda , os esbirros, e sicários sobrevivem servindo os pessonovantes da situação … 1+1 = 3
GostarGostar
Dizem que, no fim da vida, Lenine lamentava a falta de “cultura” dos russos.
E, se foi esse o caso, tinha razão: o comunismo não foi mais do que uma máscara do império dos czares. É evidente que a Frente Nacional de Le Pen tem uma longa história, que vai da Restauração ao “caso” Dreyfus e do “caso” Dreyfus a Vichy e ao general De Gaulle. As raízes da maioria de Costa também já estavam no arcaísmo do Partido Comunista, no espectáculo político e na insubstancialidade do Bloco e na amálgama da maçonaria e da classe média bem-pensante, donde nasceu o PS. Não admira que dessa confusão sentimental, treinada na intriga e sem ideias, tivesse saído um candidato à Presidência da República, chamado António Sampaio da Nóvoa. Ontem esse misterioso indivíduo apareceu na televisão.
Num português impreciso e vago, tentou apresentar a sua indistinta pessoa aos portugueses. Infelizmente para ele, continuou a ser um cabide velho em que a esquerda pendurou alguns lugares-comuns, que começam por não fazer sentido e acabam por não convencer ninguém. O dr. Nóvoa apresenta como a sua maior credencial o facto de Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio lhe darem a sua bênção e o seu apoio. Mas nenhum dos três se explicou ainda a esse respeito e o país continua sem saber o que eles, com a sua suposta clarividência, viram naquela tristíssima personagem. Além disto, que não é nada, o dr. Nóvoa tentou tomar um arzinho de Estado, coisa que lhe saiu postiça e aprendida de cor: ele nunca tomou uma única decisão de Estado, nem nunca decidiu sobre nada de verdadeiramente importante.
A título de recomendação pessoal, o dr. Nóvoa garantiu que a sua “imparcialidade” resistiria a tudo, que amava a liberdade extremadamente e que não se candidatava “em nome de tricas políticas”. Há milhões de portugueses que podiam com a mesma cara garantir o mesmo. Só que o dr. Nóvoa quer “abrir agora um novo ciclo”, embora não explicasse exactamente do que se tratava, e acha que Marcelo representa a “austeridade” e o “antigamente”. Melhor: se o elegerem Presidente, ele abrirá uma “discussão pública” sobre “três pontos de interesse nacional”: a “qualidade da democracia”, a importância do conhecimento e da cultura e, calculem, sobre a “Europa”. A Pátria agradece, porque sem ele não lhe ocorreria falar sobre assuntos tão originais. Com estas e com outras, o dr. Nóvoa tem 13,2% nas sondagens. Mas se tiver mais do que um voto (o dele) os portugueses que se envergonhem e que não se queixem.
in Vasco Pulido Valente, Público 11Dez2015
Fantástico artigo!
VPV com “eles” no sítio 🙂
GostarLiked by 1 person
VPV está de novo em grande forma. Os cronistas de esquerda, mergulhados nas sua utopias e inanidades, parecem meninos quando comparados a VPV que tem estado simplesmente demolidor.
GostarGostar
O fado é que induca e o vinho é que instroi
GostarGostar
Assino por baixo.
GostarGostar
Evolução da candidatura Nodoa
SNAP,SLIP,SPLASH,SLIP,CABUM,UIIII,ARGHHH,RIP
GostarGostar
E ainda há o PaF que PuF~.
GostarGostar
ehehehehe…. ó bolota, isto está tão ruim que não tens mais nada para dizer. Ainda vais falar dos 33 mil contos do Sá Carneiro….
Há dias tramados. Não se arranja lama para atirar aos fascistas da direita.
Hoje o Comité Central não te paga a avença. Estás lixado.
GostarGostar
Falem do Nódoa, desde que falem. lol
Olhem bem para ele. Não parece repescado de uma série de zombies americana? 🙂
GostarGostar
já vos disse que parece o corbyn do labour … o que vai dar ao mesmo da sua ideia
GostarGostar
Este é ainda pior. E era reitor de uma universidade, o que mostra que para se chegar a reitor não é preciso muito. 😉
GostarGostar
basta um avental
GostarGostar
Orgulho de ser português! Contra este ou contra o 44 é que este ser nem fala:
https://www.unmaskthecorrupt.org/#section-example-cases
GostarGostar
É isto que a Universidade tem para nos oferecer? Se é isto, é muito muito pouco. A Marisa Matias pelo menos tem um doutoramento em saude ambiental ( se é que alguem com as meninges intactas consegue perceber o que significa saude ambiental). Este é em História da Educação. Anedótico? Sim, anedótico. Novas oportunidades? Assim parece.
A vaidade que estes metecaptos demonstram ter é estarrecedora…
GostarGostar
O CV da Marisa Matias é uma coisa de outro mundo. Vale a pena ver para se perceber o fardo pesado dos pobres contribuintes Portugueses e porqe é que a Irlanda já cresce 6% ao ano e em Pt se discutem os 0.3% de diferença no défice do kamarada Kosta.
GostarGostar
A carta aberta é gira, mas foi um desperdício de tempo e de aplicação.
O candidato Nóvoa dentro de seis meses regressará ao anonimato, de onde na verdade nunca chegou a sair.
GostarGostar
Pode servir para uma determinada classe de académicos que sofram de entusiasmo semelhante.
GostarGostar
Fala de Salazar, Marcello, Freitas, Cavaco ou do outro Marcelo?
GostarGostar
Terá sempre lugar no clube do professor Boaventura
GostarGostar
Gostei!
GostarGostar
Caro Sr. Vitor, acha que o douto Sampaio da Nóvoa saberá interpretar a sua mensagem ?
Tenho certas dúvidas, mas para um bom entendedor meia palavra basta !!!
GostarLiked by 1 person
HENRIQUE NETO, o melhor (e mais honesto) de todos os candidatos.
Mas Marcello vence. E o país perde.
GostarLiked by 1 person
Mas afinal quem nos doutrinou durante todos estes anos? Névoa/Nódoa ou Prof. Marcelo/Catavento?
GostarGostar
Caro Professor Marcelo havia tanto por dizer, não havia?
GostarGostar
Nova é um pequeno lambe-botas! No tempo do 3ª governo ps da bancarrota, andou sempre de cócoras. Nunca foi capaz de afrontar o poder apesar de alguns atentados ao ensino superior.
GostarGostar