Saltar para o conteúdo

Os clientes

13 Fevereiro, 2016

A esquerda nacional recusa-se a reformar o Estado porque ela é, em grande medida, o “Estado”. Por isso, o governo protege os interesses e os privilégios dos seus. O que está em causa não é a defesa do “Estado social”, mas sim de um “Estado clientelar”.

10 comentários leave one →
  1. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    13 Fevereiro, 2016 13:04

    Os partidos de esquerda (e em parte também os de direita) representam hoje principalmente categorias sociais “protegidas” e priviligiadas que vivem directamente à conta do Estado ou que beneficiam indirectamente de um modelo economico assente no despesismo e no intervencionismo do Estado.
    Estas categorias encontram-se principalmente nos sectores de bens e serviços não transaccionáveis virados para o mercado interno, a começar pela administração pública mas indo até aos fornecedores do Estado e passando por muitos daqueles que trabalham em actividades que se desenvolveram mais graças aos gastos e às intervenções do Estado.
    Estas categorias são principalmente urbanas (mesmo que vivam em pequenos centros), com um nivel de instrução superior à média nacional (nalguns casos, como os dos professores, jornalistas, agentes “culturais”, etc, até muito superior à média), e com niveis de rendimentos e regalias médios e acima da média.
    Toda esta gente com os respectivos familiares e próximos representa hoje uma parcela muito significativa da população portuguesa e constitui por isso uma linha de resistência a reformas que possam pôr em causa e alterar o modelo economico vigente.
    Ou seja, o interesse imediato e imediatista desta gente é repor e manter este modelo.
    Significa isto que a reforma e a mudança sâo impossiveis em Portugal ?
    Não necessáriamente. Pelo menos por duas razões.
    Em primeiro lugar, mesmo a manutenção a prazo do modelo vigente é impossivel no contexto actual sem algumas alterações que o tornem minimamente sustentável. Uma parte destas pessoas sofre já mais directamente os efeitos das crises do modelo, cada vez mais frequentes e duradouras.
    Em segundo lugar, embora ainda e normalmente inconsciente, o interesse bem comprendido de uma parte destas pessoas não é o de apostarem num modelo de desenvolvimento do pais que já mostrou os seus limites. Na verdade, muitas destas pessoas, que até teem qualidades e niveis de preparação elevados, poderiam vir a ser ganhadoras liquidas numa sociedade menos estatalista e económicamente mais dinâmica. Isto é ainda mais verdadeiro relativamente aos filhos e às geraçôes futuras.
    A grande questâo é a de saber se, em quanto tempo e de que modo, pode vir a acontecer uma tomada de consciência suficiente destes interesses bem compreendidos para que existam condiçôes politicas para que o nosso pais possa fazer as reformas e as mudanças de que tanto precisa.

    Gostar

  2. Manuel's avatar
    Manuel permalink
    13 Fevereiro, 2016 13:14

    Concordo com tudo o escrito pelo autor e acrescento que só falta recomendar que chamemos novamente o sr Paulo Portas ” o reformador”. O problema não é de esquerda/direita é de partidos, tal como o foi quando Salazar assumiu o poder, parece que o foram buscar duas vezes a Coimbra. Desta vez, no euro, vamos acabar governados pela burocracia de Bruxelas e é se quiserem ter: futebol, fado e fátima.

    Gostar

  3. Albert Virella's avatar
    13 Fevereiro, 2016 13:19

    Não é uma novidade, mas seria bom que todos os cidadãos estivessem conscientes desta realidade, e das consequências que implica para os bolsos dos que não são remunerados pelo estado.

    Gostar

  4. naco's avatar
    naco permalink
    13 Fevereiro, 2016 14:03

    Estou de acordo com os diagnósticos atrás referidos. Agora também acrescento que a mudança só é possível se o atual sistema ruir em absoluto, i.e. falhas nos supermercados bancos fechados, desemprego nos máximos e paralelamente seja gerada uma opinião publica e líder(s) capazes de convencer. Penso que já não vejo isso, o dinheiro que por aí existe é ainda muito.

    Gostar

  5. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    13 Fevereiro, 2016 14:18

    uma patetice, como uma biógrafa de Salazar bem sabe.

    Gostar

  6. Ap-AmigodePeniche's avatar
    Ap-AmigodePeniche permalink
    13 Fevereiro, 2016 15:31

    Concordo …. tem que haver solução so não vejo qual… em votações eleitorais o numero e inquestionavel. A alteraçao cultural dominante existe tempo…

    Gostar

  7. João de Brito's avatar
    13 Fevereiro, 2016 16:20

    Não me parece que este governo seja mais ou menos clientelar que todos os anteriores.
    Gostei que esta inédita experiência de um governo de esquerda tivesse acontecido e continuo a ter esperança que, no mínimo, tenha uma intencionalidade diferente de todos os anteriores.
    Mas o post trouxe-me à memória um episódio de que nunca mais me esqueci.
    Aquando de uma medida política que claramente discriminava positivamente a função pública nos Açores, interpelei uma colega açoriana acerca do assunto.
    Com a maior naturalidade do mundo, ela tranquilizou-me:
    – Não te preocupes. Lá, são todos funcionários públicos.
    Sic!

    Gostar

    • Monti's avatar
      Monti permalink
      13 Fevereiro, 2016 16:35

      Elementar meu caro Britson.
      Para onde foi Mr Passos trabalhar, depois da saída del gobierno?
      Para onde foi trabalhar Mr Sócrates? Este, nem sequer disfarçou, tivesse ido para Bruxelas e deixado estar as ajudas na Suissa.
      Para onde irão trabalhar, deixando a sua nobre actividade em S. Bento, uma série de ‘deputados’ do CDS…ao PCP?
      Já que falamos dos Açores, para onde foi trabalhar a senhora que Passos ali pescou para o ministério do Colégio de Odivelas, agora garantida em S. Bento até ver?
      Também terei gostado da inédita experiência deste governo suposto de esquerda. Condenado a falhar, dada a falta de coragem em ver os pp apoiantes a tomar conta de alguns ministérios.

      Gostar

  8. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    14 Fevereiro, 2016 00:42

    A mesma ladainha. A «direita» quando está no poder, o que é que reforma? Talvez os seus barões e dignatários.
    Vão mas é sachar batatas, seus liberais da treta!

    Gostar

  9. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    14 Fevereiro, 2016 01:49

    Arlindo da Costa : “A «direita» quando está no poder, o que é que reforma?”

    Privatiza e concessiona empresas e monopólios públicos, diminui investimento e despesa pública nos limites do que a Constituição e o Tribunal Constitucional permitem, flexibiliza o mercado de trabalho,…
    É insuficiente mas é bem mais do que faz a “esquerda”.
    Ou melhor, a “esquerda” no poder até faz muito : “reverte” as poucas reformas que a “direita” fez !
    A actual esquerda portuguesa, agora toda conluiada para a ocupação do poder, é uma força manifestamente anti-reformista e reaccionária (o regresso ao bom velho modelo do despesismo e do intervencionismo do Estado) !!

    Gostar

Deixe uma resposta para Arlindo da Costa Cancelar resposta