Por que é que os deputados brincam às casinhas?
Um exemplo: para quê baixar o IMI em 20 euros por cada criança? Qual é a lógica?
Vamos supor que queremos ajudar as famílias com filhos. Como se faz? Abono de família. Simples e directo. Todas as crianças em condições similares recebem abono de família de forma idêntica. Não é preciso criar um mecanismo novo. Se há necessidade de ajudar as famílias com crianças a solução é aumentar o abono de família em 20 euros. Porquê fazê-lo através do IMI? O IMI não chega a todas as crianças (só às de pais proprietários não isentos). O IMI não tem mecanismo nenhum de ajuda a crianças. É preciso criar uma nova burocracia. Então porquê?
A minha teoria: o deputado tem uma visão mágica da realidade e sente satisfação quando simula uma dádiva através da legislação. Dar através do IMI (que na realidade é um desconto no pagamento) dá ao deputado a sensação que ninguém paga e há alguém que recebe. Ocorreu magia e o deputado saiu satisfeito. Dar através do IMI, que é um esquema elaborado dá ao deputado a sensação de amenizar uma agrura da vida (a conta do IMI vem num dado mês e desequilibra as finanças das famílias). Tem uma história e uma elaboração que aumenta a satisfação do deputado. Aumentar o abono de família teria o mesmo efeito com a vantagem de ser menos burocrático, chegar a todos e dar mais flexibilidade financeira às famílias. Mas não é a mesma coisa. É uma história demasiado abstracta e sem drama que não dá satisfação ao deputado.

https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/hphotos-xfa1/v/t1.0-9/10271495_543738749141540_7509063415790368183_n.jpg?oh=773f475a96f47b250723638e4faed48f&oe=57599FFB
GostarGostar
Bolota seu grandessíssimo filho da puta e monte de merda mostra lá onde é que o expresso publicou a notícia que o Portas ia para a ferrostal?
http://expresso.sapo.pt/pesquisa?q=portas
GostarGostar
Alarve,
Por acaso não está a falar com o teu pai pois não???
GostarGostar
Não meu grandissimo filho da luta. O meu pai não inventa notícias, já tu seu monte de merda não fazes outra coisa se não mentir.
GostarGostar
Tem toda a razão. Isto de multiplicar os apoios às famílias só serve para aumentar a burocracia e, por vezes, criar mais postos de trabalho parasitários. No caso em apreço é mesmo asneira. O benefício só chega a algumas famílias e, em princípio, não às mais necessitadas.
Concordo consigo quando diz que alguma deste gente da esquerda sente-se realizada por dar dinheiro aos outros, sobretudo quando o dinheiro não é deles. Mesmo que esses outros não precisem – como é caso dos livros para todos os alunos do 1.º ano de escolaridade e deste desconto no IMI. Seria de rir se não estivessem a ir-nos ao bolso, despudoradamente.
GostarLiked by 2 people
Tem toda a razão, e infelizmente estes exemplos multiplicam-se por várias áreas e aumentam ano após ano. Era até interessante fazer um levantamento de todos os mecanismos em que entra o factor “apoio à criança” para perceber:
– quantos são;
– que complexidade introduzem;
– qual o valor que “líquido” envolvido.
E depois era bom eliminá-los, simplificando o sistema, e substituí-los por um aumento equivalente do abono de família.
Depois era só replicar o processo para outras áreas equivalentes.
Era um bom início para a famosa “reforma do Estado”: menos processos, mais simplicidade, menos leis, menos excepções e casos especiais, menos burocracia, menos Estado burocrático, o mesmo Estado social (para não alienar a esquerda). Mas esse trabalho ninguém quer fazer, a começar pelos defensores da “reforma do Estado”. Dá trabalho e não dá prazer.
GostarLiked by 2 people
Os pobres e necessitados vivem todos em casa própria, certo? Os ricos que aluguem e ajudem os filhos do senhorio.
GostarLiked by 1 person
“O IMI não tem mecanismo nenhum de ajuda a crianças. É preciso criar uma nova burocracia.”
É caso para perguntar: onde está o espírito Simplex?
GostarLiked by 1 person
O António Costa não percebe o que se passa em Portugal. Por isso se sente bem com o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, indiferentemente.
O PS hoje é apenas um número de votos e um número de deputados, tal como o Bloco de Esquerda. Não têm Programa para Portugal
Já o PCP tem um objetivo de que nunca abdicou. A conquista do Estado para instalar uma ditadura em Portugal. Para esse fim, todas as políticas de Esquerda dão jeito porque exigem dinheiro ao Estado para mais facilmente o levar à ruína e às empresas para as arruinar da mesma maneira fazendo ver que se fossem do Estado tudo corria às mil maravilhas. O exemplo da Novo Banco é paradigmático da política do PCP.
Salários e Direitos quanto mais melhor. Quem não acham isto bem?
Por isso o PCP se está a servir de um PS em apuros para atingir os seus objetivos de curto prazo, puxando o tapete ao PS logo que a teta deixe de o alimentar.
Só há uma maneira de destruir o PCP. É desmascará-lo nos locais de trabalho, nas empresas, e na Administração Pública onde os comunistas estão em força e não trabalham. Sempre que os governantes patriotas cheguem ao poder, o que não é facil, devem dar guerra sem quartel aos comunistas, esses parasitas da sociedade portuguesa.
GostarLiked by 1 person
“Por que é que os deputados brincam às casinhas?”
Como já alguém disse: pelo mesmo motivo que os cães lambem os tintins. Porque podem.
GostarGostar
Ao contrário dos humanos adultos: não têm flexibilidade para tanto . . .
GostarGostar
Isto é como o abaixamento do IVA da restauração e o aumento do imposto sobre os combustíveis.
Parece que sim, mas não.
GostarLiked by 1 person
Porque são todos maricas 🙂
GostarGostar
O João Miranda publicou um post parecido com este quando, na legislatura anterior, foi decidido dar descontos na taxa de IMI para as famílias numerosas (medida agora substituída por esta)?
GostarGostar