Saltar para o conteúdo

Por que é que os deputados brincam às casinhas?

16 Março, 2016

Um exemplo: para quê baixar o IMI em 20 euros por cada criança? Qual é a lógica?

Vamos supor que queremos ajudar as famílias com filhos. Como se faz? Abono de família. Simples e directo. Todas as crianças em condições similares recebem abono de família de forma idêntica. Não é preciso criar um mecanismo novo. Se há necessidade de ajudar as famílias com crianças a solução é aumentar o abono de família em 20 euros. Porquê fazê-lo através do IMI? O IMI não chega a todas as crianças (só às de pais proprietários não isentos). O IMI não tem mecanismo nenhum de ajuda a crianças. É preciso criar uma nova burocracia. Então porquê?

A minha teoria: o deputado tem uma visão mágica da realidade e sente satisfação quando simula uma dádiva através da legislação. Dar através do IMI (que na realidade é um desconto no pagamento) dá ao deputado a sensação que ninguém paga e há alguém que recebe. Ocorreu magia e o deputado saiu satisfeito. Dar através do IMI, que é um esquema elaborado dá ao deputado a sensação de amenizar uma agrura da vida (a conta do IMI vem num dado mês e desequilibra as finanças das famílias). Tem uma história e uma elaboração que aumenta a satisfação do deputado. Aumentar o abono de família teria o mesmo efeito com a vantagem de ser menos burocrático, chegar a todos e dar mais flexibilidade financeira às famílias. Mas não é a mesma coisa. É uma história demasiado abstracta e sem drama que não dá satisfação ao deputado.

14 comentários leave one →
  1. Bolota's avatar
    • Jorge Libertário's avatar
      Jorge Libertário permalink
      16 Março, 2016 16:19

      Bolota seu grandessíssimo filho da puta e monte de merda mostra lá onde é que o expresso publicou a notícia que o Portas ia para a ferrostal?

      http://expresso.sapo.pt/pesquisa?q=portas

      Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        16 Março, 2016 18:47

        Alarve,

        Por acaso não está a falar com o teu pai pois não???

        Gostar

    • Jorge Libertário's avatar
      Jorge Libertário permalink
      16 Março, 2016 23:05

      Não meu grandissimo filho da luta. O meu pai não inventa notícias, já tu seu monte de merda não fazes outra coisa se não mentir.

      Gostar

  2. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    16 Março, 2016 14:28

    Tem toda a razão. Isto de multiplicar os apoios às famílias só serve para aumentar a burocracia e, por vezes, criar mais postos de trabalho parasitários. No caso em apreço é mesmo asneira. O benefício só chega a algumas famílias e, em princípio, não às mais necessitadas.
    Concordo consigo quando diz que alguma deste gente da esquerda sente-se realizada por dar dinheiro aos outros, sobretudo quando o dinheiro não é deles. Mesmo que esses outros não precisem – como é caso dos livros para todos os alunos do 1.º ano de escolaridade e deste desconto no IMI. Seria de rir se não estivessem a ir-nos ao bolso, despudoradamente.

    Liked by 2 people

  3. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    16 Março, 2016 14:38

    Tem toda a razão, e infelizmente estes exemplos multiplicam-se por várias áreas e aumentam ano após ano. Era até interessante fazer um levantamento de todos os mecanismos em que entra o factor “apoio à criança” para perceber:
    – quantos são;
    – que complexidade introduzem;
    – qual o valor que “líquido” envolvido.

    E depois era bom eliminá-los, simplificando o sistema, e substituí-los por um aumento equivalente do abono de família.

    Depois era só replicar o processo para outras áreas equivalentes.

    Era um bom início para a famosa “reforma do Estado”: menos processos, mais simplicidade, menos leis, menos excepções e casos especiais, menos burocracia, menos Estado burocrático, o mesmo Estado social (para não alienar a esquerda). Mas esse trabalho ninguém quer fazer, a começar pelos defensores da “reforma do Estado”. Dá trabalho e não dá prazer.

    Liked by 2 people

  4. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    16 Março, 2016 14:39

    Os pobres e necessitados vivem todos em casa própria, certo? Os ricos que aluguem e ajudem os filhos do senhorio.

    Liked by 1 person

  5. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    16 Março, 2016 14:44

    “O IMI não tem mecanismo nenhum de ajuda a crianças. É preciso criar uma nova burocracia.”
    É caso para perguntar: onde está o espírito Simplex?

    Liked by 1 person

  6. David Rosa's avatar
    16 Março, 2016 15:06

    O António Costa não percebe o que se passa em Portugal. Por isso se sente bem com o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, indiferentemente.
    O PS hoje é apenas um número de votos e um número de deputados, tal como o Bloco de Esquerda. Não têm Programa para Portugal
    Já o PCP tem um objetivo de que nunca abdicou. A conquista do Estado para instalar uma ditadura em Portugal. Para esse fim, todas as políticas de Esquerda dão jeito porque exigem dinheiro ao Estado para mais facilmente o levar à ruína e às empresas para as arruinar da mesma maneira fazendo ver que se fossem do Estado tudo corria às mil maravilhas. O exemplo da Novo Banco é paradigmático da política do PCP.
    Salários e Direitos quanto mais melhor. Quem não acham isto bem?
    Por isso o PCP se está a servir de um PS em apuros para atingir os seus objetivos de curto prazo, puxando o tapete ao PS logo que a teta deixe de o alimentar.
    Só há uma maneira de destruir o PCP. É desmascará-lo nos locais de trabalho, nas empresas, e na Administração Pública onde os comunistas estão em força e não trabalham. Sempre que os governantes patriotas cheguem ao poder, o que não é facil, devem dar guerra sem quartel aos comunistas, esses parasitas da sociedade portuguesa.

    Liked by 1 person

  7. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    16 Março, 2016 15:58

    “Por que é que os deputados brincam às casinhas?”

    Como já alguém disse: pelo mesmo motivo que os cães lambem os tintins. Porque podem.

    Gostar

  8. licas's avatar
    licas permalink
    16 Março, 2016 17:26

    Ao contrário dos humanos adultos: não têm flexibilidade para tanto . . .

    Gostar

  9. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    16 Março, 2016 19:37

    Isto é como o abaixamento do IVA da restauração e o aumento do imposto sobre os combustíveis.
    Parece que sim, mas não.

    Liked by 1 person

  10. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    17 Março, 2016 00:06

    Porque são todos maricas 🙂

    Gostar

  11. miguelmadeira's avatar
    18 Março, 2016 14:23

    O João Miranda publicou um post parecido com este quando, na legislatura anterior, foi decidido dar descontos na taxa de IMI para as famílias numerosas (medida agora substituída por esta)?

    Gostar

Indigne-se aqui.