Saltar para o conteúdo

É uma forma ainda assim educada de nomear os burros

16 Março, 2016

Tencionava passar uma tarde tranqüila, sem grandes aborrecimentos, ignorando o orçamento da geringonça em vigor até ao rectificativo de Abril, eis que sou confrontado com um artigo de opinião do doutor Rui Tavares1. Nesta brilhante obra de ficção, o doutor Tavares conclui que o Brasil está reconhecível, os brasileiros é que não, o que quer que isto queira dizer. Provavelmente, pensa o leitor, significa que o doutor Tavares reconheceu Copacabana – “sim, lembro-me, é isto” -, mas não reconheceu a senhora que a ele se dirigiu, pedindo para não lhe pisar o pé – “ei, eu conheço você! Você é o Antônio Sala, cara! Sou eu, a Gabrielly!” Mas não, não se trata disso, trata-se do doutor Tavares reconhecer Copacabana mas estranhar os “vícios machistas, racistas e classistas ainda alojados na psique coletiva de parte da sociedade brasileira”. Da última vez que o doutor Tavares esteve no Brasil, há “cinco anos”, não havia qualquer sinal de “vícios machistas, racistas e classistas ainda alojados na psique coletiva de parte da sociedade brasileira”, pelo que os “vícios machistas, racistas e classistas ainda alojados na psique coletiva de parte da sociedade brasileira” devem ter sido implantados desde 2011, altura em que o doutor Tavares não deu pela existência deles. Faz pensar se o doutor Tavares tem consciência do significado de “ainda alojados”, né?

O doutor Tavares continua, afirmando que “este não é o Brasil dos últimos anos, quando dois presidentes — Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva — mudaram para muito melhor a economia e a sociedade do país, a partir de uma política que sempre pareceu uma catástrofe adiada”. Vai-se a ver, doutor Tavares, acabou o adiamento da catástrofe, né? Depois, mais à frente, o doutor Tavares questiona se o cargo ministerial a atribuir a Lula será simbólico ou não; eu diria, doutor Tavares, que o simbolismo associado é bastante evidente, servindo apenas para safar o biltre com quem, inquestionavelmente, o doutor Tavares simpatiza. Não escolhemos as nossas simpatias, às vezes são elas que nos escolhem, se pensarmos na tragédia que foi a campanha do candidato da ala Livre do PS, o professor doutor Sampaio da Nóvoa; outras vezes, as simpatias são o que se consegue arranjar.

Apesar de tudo, queria saudar o doutor Tavares por identificar aquelas que, a partir de agora, são as culpas do Universo a tudo que desagrade o doutor Tavares: machismo, racismo e classismo. A solução para os males do mundo parecem ser o feminismo, miscigenação e abolição de classes. Para a última tenho uma solução imediata para o doutor Tavares: estou a precisar de um trolha que venha cá erguer um muro. Para restantes, também tenho: quem quiser – não pode ser branco – vir miscigenar-se com o doutor Tavares sem olhar a identificação retrógrada de géneros, que venha também.


1 Líder emérito do movimento unipessoal Livre, criado no âmbito do plano de diversidade de fauna e flora promovido pelo Partido Socialista.

20 comentários leave one →
  1. FilipeBS permalink
    16 Março, 2016 16:18

    “Para a última tenho uma solução imediata para o doutor Tavares: estou a precisar de um trolha que venha cá erguer um muro. Para restantes, também tenho: quem quiser – não pode ser branco – vir miscigenar-se com o doutor Tavares sem olhar a identificação retrógrada de géneros, que venha também.”

    Lindo 😀 😀 😀

    Gostar

  2. Baptista da Silva permalink
    16 Março, 2016 16:27

    Esse careca inútil (sim, que utilidade tem essa merda para a sociedade?), tem a lata de defender o Lula e Dilma’s associadas???? Que defenda o 44 também, a linha de raciocínio é a mesma treta.

    Liked by 2 people

    • 16 Março, 2016 20:44

      Este careca inútil (como bem diz) consegue ter um lugar cativo no Público, vai às televisões, acumula com o cargo de presidente/fundador/dono do LIVRE e ainda tem toda esta publicidade de borla, além de obviamente leccionar numa Universidade qualquer.
      Quem me dera, mesmo que me chamassem inútil, uma vez que tenho uma bela cabeleira.

      Liked by 1 person

  3. joao permalink
    16 Março, 2016 16:30

    O dr. Rui Tavares ainda deve ter o PAN enfiado na garganta…

    Gostar

  4. Artista Português permalink
    16 Março, 2016 17:32

    Essa do RT faz-me lembrar aquele comentário do Jô Soares: “Coitado! tem pai que é cego….”

    Gostar

  5. 16 Março, 2016 18:04

    Não acho nada bem, antes pelo contrário considero muito errado, que estejam aqui a gozar despudoradamente com o sr. rui! É mesmo escandaloso! Vamos lá a ser educados. É que o sr. rui não tem culpa nenhuma de ter nascido assim.

    Gostar

  6. 16 Março, 2016 18:18

    O Dr Rui tem pressa. É que o Governo de Esquerda tem os dias contados.

    Liked by 1 person

  7. Carlos Dias permalink
    16 Março, 2016 19:33

    Este gajo está bem para a encomenda.
    Não foi ele que para justificar ficar como eleito máximo do partidinho arranjou umas regras de três simples? Género: Ana Ina Não fico EU e Tu Não.
    Agora em vez do LavaJato quer o Lava Lula.
    Presumo que os amigos o tenham como inteligente.
    Eu não.

    Liked by 1 person

  8. 16 Março, 2016 20:48

    Óptimo post mas com este pecado: dar importância a quem não a merece, nem a tem.

    Um lacaio do P”S”.

    Liked by 1 person

  9. 16 Março, 2016 21:13

    Continua a festança do PR Marcello: passada só 1 semana da tomada de posse, já está em Roma para amanhã apresentar-se ao Papa e convidá-lo para vir no próximo ano a Fátima.
    No tempo do Salazar houve quem colocasse na opinião pública a estória duma sombra que se movimentava em São Bento pela noite dentro, era Salazar a trabalhar… Será que Marcello a continuar na festança e trabalho-assim-basta vai valer-se das tecnologias para mandar instalar sombras no Palácio de Belém para a populaça-NADA ficar de boca aberta com as suas capacidades de trabalho ?

    Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    17 Março, 2016 00:05

    Lula é que resgatou o Brasil de 500 de exploração e quase 400 de escravatura.
    Há quem queira regressar ao tempo dos kilombos e do Leôncio 🙂

    Gostar

    • 17 Março, 2016 00:10

      Admiro a sua capacidade de cada vez que escreve um apontamento, sair sempre uma bacorada.

      Gostar

      • Arlindo da Costa permalink
        17 Março, 2016 00:14

        Essa afirmação só responsabiliza V. Exª. Obviamente que dessa cabeça de alguidar não esperaria outra coisa 🙂

        Gostar

      • 17 Março, 2016 08:41

        Confirma-se.
        Desta vez o tempo entre as bacoradas diminui substancialmente.

        Gostar

    • 17 Março, 2016 05:24

      Aparentemente, foi uma libertação bastante lucrativa. Vai-se a ver e Lula é um verdadeiro neoliberal movido exclusivamente pelo lucro. Pensava eu que condenávamos a caridadezinha e o enriquecimento ilícito.

      Gostar

  11. Algarvio permalink
    17 Março, 2016 10:34

    Ó Arlindo já agora diz-me uma coisa.
    Em 88 Lula dizia: Pobre quando rouba vai preso e rico quando rouba vira ministro
    Em 2016 poderá dizer-se assim:
    Empreiteiro quando corrompe vai preso (19 anos) e politico quando é corrompido vira ministro
    Afinal a corrupção ao contrário do que o Dr Mário Soares dizia não é como o tango, não são necessário dois para o dançar

    Gostar

    • 17 Março, 2016 23:09

      O Dr. Mario Soares deve perceber bem disso… refiro-me ao tango, claro

      Gostar

  12. Algarvio permalink
    17 Março, 2016 10:40

    Já agora ó Arlindo.
    Para si qual considera o mais responsável é quem está a defender os seus interesses pessoais ou da sua empresa , ou quem foi eleito com a responsabilidade de defender os interesses de todos?

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: