Saltar para o conteúdo

A geração mais bem preparada de sempre só come junk

3 Maio, 2016

O doutor Fernando Rosas tem problemas sérios de compreensão. Talvez a mãe o tenha deixado cair ao chão ainda muito pequenino. Mas há quem ainda coma disto, em Portugal, no século XXI; é o que há nas cantinas universitárias. Eu explico:

rosas-ditadura

84 comentários leave one →
  1. ali kath's avatar
    ali kath permalink
    3 Maio, 2016 10:16

    comeu muito pudm flan
    e farinha Amparo

    para os 12 trabalhos de hércules

    Gostar

  2. miguelmadeira's avatar
    3 Maio, 2016 10:26

    muitas dessas não resistiram meio século

    Gostar

  3. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    3 Maio, 2016 10:37

    Independentemente da caracterização ideológica do Estado Novo – e não o incluo nos regimes fascistas mas antes como um regime de quadros, autoritário. conservador, católico e predominantemente rural – não deixa de ser engraçado ver o Blasfémias a elogiar o dito cujo. Diz muito do liberalismo histórico que o blog tanto gosta de propalar; O mesmo liberalismo histórico que teve um AVC forte em 1910 e que depois de mais uns anos AVCs acabou enterrado precisamente pelo Estado Novo.

    Já agora sobre a comezaina junk dos pequenos pioneiros de hoje: sempre é melhor que no meu tempo; das dezenas que acabaram a quarta classe só três continuaram.

    E convém lembrar que por volta de 1910, nos bons tempos do liberalismo histórico, a taxa de analfabetismo rondava os setenta e cinco por cento da população. Isto para não falar de outras peculiaridades democráticas, como o direito de bater na mulher, de esta não ter direito de voto, e de o marido ter direito costumeiro de lavar a honra em sangue. Nesses tempos, ao que consta, o cardeal Mendes Belo terá chamado um seu cónego para lhe dizer que um padre com sete filhos não ficava bem. Hoje o cardeal teria que ter outras preocupações.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      3 Maio, 2016 10:42

      Wow! Outro que caiu dos braços da mãe em pequenino.

      Gostar

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 11:07

        Caiu no penico

        Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        3 Maio, 2016 11:24

        No penico, hahahaha!!! E o penico estava cheio !!!!!!!

        Liked by 1 person

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        3 Maio, 2016 15:30

        aonde é que o rapaz viu o elogio ao dito regime? podem-me fornecer o link que ele usou? hahahhaha

        Gostar

    • Almeida's avatar
      Almeida permalink
      3 Maio, 2016 11:34

      Tem toda a razão, Manuel Branco. Mas isso é excessivo para quem se limita a manifestar chorosos lamentos perante o baile que levou da “geringonça”

      Gostar

    • asam's avatar
      asam permalink
      3 Maio, 2016 12:42

      Lembra-se de 1910? Pelo que se percebe, manuel branco considera que em 1910 era tudo mau. Mas felizmente veio o estado novo e tudo mudou. E já pensou como era na idade média? Não foi preciso socialismo para se evoluir, ou não percebe isso. Só pode ter tido um AVC e ainda não recuperou. As melhoras.

      Gostar

  4. zazie's avatar
    3 Maio, 2016 11:06

    O que o imbecil devia era perguntar era o contrário. Como é que o comunismo por cá resiste há meio século quando acabou em todo o mundo civilizado.

    Liked by 1 person

    • Monti's avatar
      Monti permalink
      3 Maio, 2016 18:25

      Um dos sintomas da doença infantil da democracia lusitana, sem dúvida, PCP & BE.
      A par de um PCP, os pp de poder, não têm andado muito longe da mesma (doença). Tornaram-se agências de emprego para os sócios com ascensão social facilitada, com raras excepções, e negócios ruinosos para o Estado.
      Comentário recente de um amigo sobre o novo edifício da PJ: 8 milhões mês para a financeira que o garantiu. 100 milhões ano, mil milhões a dez anos.
      Na AR, ninguém deu por nada. Mais tarde, entretêm-se com comissões de inquérito.
      Não seja ou fosse uma crise séria, nenhum pp fêz ou faz por mudar. Vivem do sistema, todos.

      Gostar

  5. Colono's avatar
    Colono permalink
    3 Maio, 2016 11:06

    Nunca se perguntou: – Como o comunismo* na Russia durou décadas…Para não falar do de Cuba!

    * Comunismo mil vezes mais pernicioso e feroz do que o “fascismo de Salazar!

    Gostar

    • zazie's avatar
      3 Maio, 2016 11:08

      O da Rússia acabou. O nosso é que continua viçoso.enico

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        3 Maio, 2016 11:28

        Continua viçoso mas só produz kravos. Não produz mais nada de útil. Qualquer dia estamos como na Venezuela.

        Liked by 1 person

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        3 Maio, 2016 11:35

        Que o viço nunca ultrapasse o que temos por cá.

        Gostar

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 11:46

        O “enico” foi o penico do outro que perdeu a asa.

        Liked by 1 person

    • Idoso's avatar
      Idoso permalink
      3 Maio, 2016 12:24

      “* Comunismo mil vezes mais pernicioso e feroz do que o “fascismo de Salazar!” – Viveu quantos anos da sua vida, em regime comunista ou fascista?

      Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        3 Maio, 2016 15:35

        este é outro..precisa “viver” para saber…como ele deve ter “vivido” o “fássismo” está talvez com vontade de viver uns anitos no comunismo.
        É assim como ter vivido na inércia para perceber que ela existe.

        Gostar

      • josephvss's avatar
        3 Maio, 2016 16:47

        caso para perguntar se levar no cu faz doer 😛

        Gostar

      • Colono's avatar
        Colono permalink
        3 Maio, 2016 17:15

        Camarada Idoso

        Só um pequeníssimo exemplo: Os “Tarrafais portugueses, eram hotéis de ***** estrelas comparados comos Gulags dos países soviéticos…

        A idade é um posto… você devia saber isso!

        Liked by 1 person

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        3 Maio, 2016 18:21

        Idoso,

        Quantas pessoas morreram no Tarrafal? Dou-lhe uma pista: a estimativa mais baixa é de Fernando Rosas, o dotô de Coimbra, e não chega à meia centena. A estimativa mais alta é de um homem de direita, meu conterrâneo, e diz sessenta e três.

        Quantas pessoas morreram nos campos da GULAG? Dou-lhe uma outra pista: segundo a própria SOVSTAT, apenas para construir o Euro-Siberiano um milhão, cento e cinquenta mil pessoas encontraram mais cedo o Criador.

        Com todo o mal que o Estado Novo patrocinou, e que não foi pouco, nunca estará a par dos vermilhóides. Antes que acene com CUba, fique a saber que morreram mais pessoas em um mês em La Cabaña, de própria admissão do Regime, do que em três séculos de Inquisição peninsular. São cerca de 3000 pessoas assassinadas pelos Che-ga-velhos, a que contrapõe 1.150 pessoas da Inquisição, ademais uma boa parte queimada em efígie.

        Gostar

  6. Me's avatar
    3 Maio, 2016 11:39

    omg !!! afinal havia outro José Hermano Saraiva 🙂 está certo , um inventava à direita e este inventa à esquerda .

    Gostar

    • zazie's avatar
      3 Maio, 2016 11:45

      O que é que inventava?
      Também te ensinaram na escola que ele era “fassista” por divulgar a História de Portugal?

      Gostar

      • Me's avatar
        3 Maio, 2016 12:05

        inventava , inventava , Zazie … eu vi , ao vivo e a cores , ele inventar coisa que davam cor à história que contava..

        Liked by 1 person

      • vitorcunha's avatar
        3 Maio, 2016 13:02

        Talvez inventasse (pode exemplificar?), mas não andava feito sonso com aquela idade a tentar perceber como é que ditaduras podem durar 50 anos. As únicas pessoas com capacidade para questionar isso são imbecis e comunistas. Como o gajo já não é um adolescente “ya meu, fight the system”, é porque gosta de ser visto como um triste.

        Liked by 1 person

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 12:36

        È capaz, no sentido teatral. O Rosas mente, o que é diferente. Reescreve a História em sentido ideológico para vender uma cartilha comunista.

        Liked by 1 person

    • holonist's avatar
      holonist permalink
      3 Maio, 2016 12:19

      Podes sempre dar um exemplo do “inventar” , acho que todos por aqui iriamos apreciar tal “elucidaçao”.

      Gostar

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 12:38

        Podia exagerar um pouco. Mas não reescrevia a História.

        Faz muitíssima falta. Programas desses nunca mais ninguém os fez. Eram serviço público.

        Claro que esta malta foi doutrinada na escola para denegrir tudo o que seja História de Portugal porque isso é nacionalismo, logo é doutrina “fassista”.

        Gostar

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 12:39

        Mas realmente, se a Marina assistiu ao vivo ele a mentir, podia contar aqui o episódio para todos ficarmos a saber.

        Gostar

      • josephvss's avatar
        3 Maio, 2016 12:52

        “extamente aqui” 😛

        Gostar

      • Me's avatar
        3 Maio, 2016 14:05

        posso : disse , num programa de televisão , até fiquei roxa de vergonha , que tínhamos sido os primeiros a fazer uma coisa que não vem ao caso , o que é completamente mentira 🙂
        além disso , não se façam de sonsos também , o Hermano é conhecido por fabular , conta histórias , não História.

        Liked by 1 person

      • Me's avatar
        3 Maio, 2016 14:19

        num programa sobre a minha cidade , em que parte foi filmado à minha frente , literalmente.

        Gostar

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 17:51

        Foi filmado à tua frente. Era um programa da tua idade. Qual era a coisa que era mentira que era da tua idade e ele não sabia?

        Se ficaste roxa de vergonha e estavas a assistir à filmagem é impossível não te lembrares do que foi.

        Além do mais usaste uma falácia. Para contrapores às mentiras comunas do Rosas dizes que as dele servem para opor às mentiras da Direita.

        Então teve de ser uma mentira ideológica para vender que ideologia?

        Qual era a ideologia que o Hermano Saraiva propagandeava, por confronto com a merda que o Rosas faz sendo político e usando a História para agit prop.

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        3 Maio, 2016 18:26

        Me,

        Os comunistas são donos do passado e lixam o presente e impossibilitam o futuro.

        ANEDOTA SOVIÉTICA:

        P: Há vida em Marte?

        R: Tal como na União Soviética, não há vida possível.

        Liked by 1 person

    • holonist's avatar
      holonist permalink
      3 Maio, 2016 17:01

      “Me PERMALINK
      3 Maio, 2016 14:05
      posso : disse , num programa de televisão , até fiquei roxa de vergonha , que tínhamos sido os primeiros a fazer uma coisa que não vem ao caso , o que é completamente mentira 🙂
      além disso , não se façam de sonsos também , o Hermano é conhecido por fabular , conta histórias , não História.”

      Eu tambem posso dizer agora aqui mesmo neste mesmissimo momento que se passa agora agora mesmo mas que nao vem ao caso algo que acontece agora mas ja nao importa.

      Sigh , com gente desta ainda esperam ir a algum lado ?

      Liked by 1 person

      • Me's avatar
        3 Maio, 2016 18:23

        é como quiserem … não vou expor assuntos da minha vida privada só porque gostam de acreditar que efabuladores só existem à esquerda e que o Hermano é um grande e bom historiador. . é lá com vocês e com as vossas ideologias . eu disso passo.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        3 Maio, 2016 19:16

        Não é da sua vida privada, é história. Ninguém vai identificar um(a) Me do Entroncamento.

        Liked by 1 person

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        3 Maio, 2016 18:30

        Me,

        Acusa o historiador de mentir em algo que não diz o quê, não corrigindo o que ele errou nem apresentando os factos que provam que ele esteve errado em alguma coisa que não se pode saber. Não diz em que episódio nem em que cidade esse episódio foi gravado, exceptuando que foi na sua cidade, sabe-se lá quando.

        Desculpe dizer-lhe isto à bruta, mas tendo a acreditar pouco em fofoquices infundadas e a apoucar quem as faz.

        Gostar

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 18:46

        Oh pá. O assunto da tua vida privada foi exclusivamente exposto por ti.

        Se não sabes qual foi a mentira que o Hermano Saraiva disse, então mais valia estares calada porque a vida era a dele e os episódios eram públicos

        Tu és escardalha mas gostas de disfarçar. De vez em quando descais-te e desta vez espalhaste-te ao comprido.

        Para justificares a revisão da História feita pelo comuna do Rosas não tens mais nada que dizer que é apenas para equilibrar as patranhas da Direita contadas pelo Hermano Saraiva.

        Já expuseste com isto foi o teu facciosismo ideológico. Azar se era para continuar privado porque aqui tornaste-o público.

        Se era para referires que o Hermano Saraiva exagerava às vezes, isso nada tem de ideológico e não entra aqui Direita alguma.

        A não ser nos teus preconceitos

        Gostar

    • zazie's avatar
      3 Maio, 2016 22:17

      Tu tens o dom de me baralhar. És tida por muito inteligente e eu própria confirmo que dá para perceber que o és quando sinteticamente consegues acertar em cheio.

      Mas, outras vezes, pareces burra até dizer chega. Agora foi uma delas. Fala-se de alhos e vens com bugalhos e saltas fora de um pulinho como se nem tivesses entrado.

      Na volta há-de ser outra coisa que tem piada- é a futilidade a falar. És tão soft que por vezes misturas tudo porque nem interessa e dá muito trabalho esmiuçar

      😛

      Gostar

  7. asam's avatar
    asam permalink
    3 Maio, 2016 12:46

    esta parte da entrevista até tem graça:
    Pergunta: “Mas a continuidade da guerra colonial em Portugal revelou falta de visão do regime?”
    Resposta: “Ao contrário de outros países, em Portugal não havia liberdade de imprensa, nem uma democracia formal onde é preciso votar orçamentos do Estado todos os anos e ter eleições de quatro em quatro anos.”
    Conclusão: então havia democracia, só que não era formal.

    Gostar

  8. licas's avatar
    licas permalink
    3 Maio, 2016 14:14

    Fado

    Oh seu lima, seu limão
    Madraço andas choné?
    Matar a velha, poltrão,
    Parecendo o que é:
    S´a Justiça te apanha
    Não te vai salvar a manha.

    Vários caminhos foleiros
    Empréstimo ou honorários
    Subtração aos herdeiros
    Temos pressupostos vários
    Conivente Rosalina
    Ventre d´aluguer o Lima?

    Entretanto o limão
    Não acaba aqui seu fado,
    Direto, sem remissão
    Vai ser engavetado:
    Ilicitude primária
    Provada burla bancária.

    licas fecit

    Gostar

  9. licas's avatar
    licas permalink
    3 Maio, 2016 18:21

    Andam por aí Pides, filhos deles, saudosos do Botas
    ( . . . e outras anedotas).

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    3 Maio, 2016 18:25

    FRosas já devia ter percebido porque é que Salazar e o seu regime esteve no poder durante aquele tempo. O período de Caetano é outra história, embora acoplado ao salazarismo.

    Sobre o historiador AJSaraiva: por vezes inventava. Ponto.
    Era mais retraído a inserir essas invenções na escrita e mais “distraído” quando as gravava nos programas televisivos.

    Liked by 2 people

    • zazie's avatar
      3 Maio, 2016 22:09

      é pá. V.s às vezes ou são ou fazem-se de parvos.

      Eu posso dizer uma grande galga, ou inventar tretas que nunca vi, ou dizer como o Saraiva uma vez disse que o Rei teve de se baixar para beijar o infante não sei quantos porque este era anão- quando o infante não sei quantos não era anão mas era ainda criança, e nada de nada desta treta tem a ver com reescrever a História para apagar memórias.

      O Rosas não é um galgas que exagera e inventa quando não sabe, O Rosas é um sacana de um comuna que é miliante político e usa um saber académico para o deformar, de modo intelectualmente desonesto.
      E faz esta vergonha que é crime académico, para fazer passar uma agenda ideológica!

      Perceberam a diferença, seus burros, ou precisam de meter explicador?

      Ou já a sabiam e tomam os outros por parvos porque o interesse é o mesmo do Rosas?

      Liked by 1 person

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 22:12

        Hoje já tive a minha dose ao vivo de sonsices. Estou sem pachorra para mais na net.

        Gostar

      • MJRB's avatar
        3 Maio, 2016 23:07

        Mas eu defendi o FRosas, historiador que nunca li ?

        E a Zazie tem a certeza que o historiador Saraiva nunca inventou e mandou gravar X inverdades ?
        Sabe o que alguns historiadores respeitadíssimos diziam dele ? Ponto final.

        Também por hoje chega para mim a “matéria” esquerda Vs “direita.

        Gostar

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 23:11

        E insiste e insiste na estupidez!

        O que é que eu escrevi?
        Não dei eu um exemplo de uma galga que ele disse?

        E inventar sem ser académico e apenas para dar colorido a transmissão popular de História tem algo a ver com politicamente fazer uma lavagem do passado para a vender como trabalho académico quando é pura a dura adulteração propagandística comuna?

        Liked by 1 person

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 23:13

        Vou deixar de responder a perguntas estúpidas e conversas estúpidas.

        Se são estúpidos, se são calhaus e se entretêm bem assim, a falar que nem dondocas de bonbons quando o assunto é outra coisa- fiquem para aí na canasta que eu não tenho pachorra.

        Estou a ler coisas bem mais pertimentes no Portadaloja.

        È uma chatice mas é assim- há demasiada comadrice desocupada e pouca gente racional

        Gostar

      • zazie's avatar
        3 Maio, 2016 23:17

        V. tem a menor das menores ideias da exigência de rigor a que qualquer académico tem de estar submetido?

        Faz uma mera ideia ou confunde tudo e tanto faz ser doutor e catedrático como mero divulgador de histórias e historietas da História?

        Acha que um académico pode deturpar o que é ciência para fazer agit prop?

        Não pode. Não devia poder. Nunca foi permitido. Só o faz quem consegue marinhar e chegar lá acima para o fazer!

        E o Rosas marinhou para vender política usando a historiografia.

        O assunto é este mas a Me e o Mister são mais é canasta e duchesses.

        Gostar

  11. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    3 Maio, 2016 20:10

    Fernando Rosas é indubitavelmente o melhor historiador vivo.
    Não compreendo tanto azedume e despeito por tão distinta personalidade.

    Gostar

  12. licas's avatar
    licas permalink
    3 Maio, 2016 20:14

    Vou responder MJRB
    ____1) Nada tem a ver com a bondade do regime
    ____PORQUE
    ____A intensidade da repressão é proporcional à da subversão
    (forças iguais e opostas anulam-se)
    Finalmente a duração de um regime opressor é inversamente
    proporcional a quanto se está disposto a arriscar.
    E OS TUGAS. . . (contra mim digo) nisto de risco, tá bem tá .

    Gostar

    • MJRB's avatar
      3 Maio, 2016 20:30

      Licas,
      provavelmente vc. entendeu mal o meu comentário.

      Raramente há regimes “bondosos”. O de Salazar/Caetano não foi nada bondoso, e não me refiro só aos casos de censuras, perseguições, prisões, etc. Enquanto outros países evoluíam globalmente, o Botas pensava e decidia miudinho para o seu quintalinho — aliás, este país continua um minado por “nhos”.

      A maioria dos tugas, porque indigentes, ignorantes, tiveram e têm (para sempre ?) o que merecem.

      Gostar

      • licas's avatar
        licas permalink
        3 Maio, 2016 21:39

        O meu 20:14 é apenas uma reflexão própria
        sobre o fenómeno subversão-repressão,
        nunca quis iniciar uma polémica, muito menos visá-lo MJRB.
        Mesmo assim sendo, queira receber as minhas humildes desculpas

        Gostar

  13. MJRB's avatar
    3 Maio, 2016 20:21

    Me,

    Obviamente desconheço o que soube de fonte fidedigna ou o que aconteceu entre si e o historiador Saraiva, mas vc. tem razão nisto: ele inventava e muito. Para contradizer outros académicos, para ser diferente, para polemizar.
    Também sei de dois casos. Num deles, depois de gravarem uma cena, quem, a pedido duma autarquia acompanhou o professor, chamou a sua atenção para uma inverdade, respondeu-lhe: “está gravado, está gravado ! ”
    E por mim, foi emitido, foi emitido !, nada a fazer contra.

    —————————————–

    FMColaço,

    Está surpreendido, hoje 2016, por alguns historiadores inventarem, mentirem ? Só a “esquerda” mente, a verdade é património e “honra” exclusiva da “direita” ?

    Gostar

    • Holonist's avatar
      Holonist permalink
      3 Maio, 2016 22:02

      Eu tambem sei de uma situacao em que o MRJB foi apanhado la no coiso pelo coisinho a fazer aquilo e assado mas que agora nao interessa dizer o que ou como ou quando mas so vou fazer a insinuacao porque fica bue da giro e sou todo in.

      Porra pa, ja pareces o crl do Bolota! Quantifica ou nao armem espectaculo, muito gostam de perdoar os merdas da esquerda com supostos rabos de palha que fulano e ciprano disseram mas ninguem sabe ao certo o que, foda-se nao ha paciencia.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        3 Maio, 2016 22:12

        Não escreva aqui nem diga a ninguém esse episódio. Caso contrário, a Rússia invade Portugal. Olhe que o coiso indigna-se !

        (Tenha juízo, não escreva sobre o que não sabe acerca desses dois casos do historiador Saraiva).

        Gostar

      • Holonist's avatar
        Holonist permalink
        3 Maio, 2016 22:17

        Pelos vistos nao sei eu nem sabe ninguem, so o MRJB, as gotas de amanha acabaram foi? Pronto pronto, aponta aqui nesta boneca onde e que o historiador mau te tocou.

        Gostar

    • zazie's avatar
      4 Maio, 2016 00:53

      Ele inventava porque não era académico!

      Phónix. Se nem isso entendem, então para quem é bacalhau basta!

      O José Hermano Saraiva foi um bom divulgador de pequenas histórias da nossa História.

      Comparar isto com um académico doutorado ou jubilado é o mesmo que estar à espera que o pedreiro tenha melhor planta do prédio que o arquitecto ou o engenheiro.

      Liked by 1 person

  14. MJRB's avatar
    3 Maio, 2016 22:01

    licas,

    nada tenho a desculpar-lhe, homessa !
    E essa das “humildes desculpas”, de duas uma: está a ironizar com o termo ou, permita-me o conselho, nunca se vergue com humildade, carago !

    Quanto à “sua” Venezuela, está cada vez melhor… Porra, como é que um povo, um país, daqueles aguenta aquilo ?

    Gostar

  15. licas's avatar
    licas permalink
    3 Maio, 2016 22:55

    Não, não usei ironia (apenas exagerei um pouquinho)
    Quanto ao dobrar-me, nem tento, a idade não deixa,
    se tentar_______________ficaria todo aos bocados . . .
    Seria dramático se a nossa ficasse semelhante à original Venezuela.
    NÃO iremos permitir. . .

    Gostar

    • MJRB's avatar
      3 Maio, 2016 23:16

      A geringonça vai persistir no delírio até ao momento em que Bruxelas avisará muito seriamente que o caos reaproxima-se.
      Depois, envia alguém a S.Bento. “Orelahas moucas” do AC-DC e do seu staff ideológico-oportunista.
      Porque o P”S” para além de teimoso quer manter-se no poder a todo o custo, de novo alguém vindo de Bruxelas pedirá uma audiência ao PR Marcello. Nesse momento o PR e o PM tomam o pequeno-almoço juntos e “ambos os dois” dizem um ao outro: “eu avisei-o para não exagerar”…

      Gostar

  16. MJRB's avatar
    3 Maio, 2016 23:10

    Holonist, 22:17,

    Pensei que já não tinha mais pachorra por hoje para voltar a insistir no que não sabe. Mas tem esse direito.

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    3 Maio, 2016 23:51

    A Zazie

    tem sempre razão. Quem se lhe opõe é “estúpido”, “calhau”, etcetal; não pensam nem sabem como ela, antes de aqui opinarem.

    Gostar

    • Abre-latas's avatar
      Abre-latas permalink
      4 Maio, 2016 00:47

      Vai-te queixar ao Pacheco!

      Gostar

    • zazie's avatar
      4 Maio, 2016 01:21

      Para alguém se opor a mim é precisa primeiro de ter bestunto.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        4 Maio, 2016 01:31

        abre-latas/zazie,

        Já me queixei ao Pacheco. Não me deu razão.

        Procurei, procurei, afinal não tenho bestunto se comparado com a inquestionável e luminosa inteligência da Zazie. A sua independência e educação face a tudo e a todos é um exemplo a (tentar) conseguir.

        Gostar

    • zazie's avatar
      4 Maio, 2016 01:23

      Não me incomoda nada que pensei de modo diferente. O que me incomoda é que não consigam sequer pensar e desatem a deturpar tudo e depois façam birrinha porque eu é que era obrigada a fazer coro com as imbecilidades.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        4 Maio, 2016 01:33

        Porra !! Eu obriguei-a a “fazer coro comigo” ? Hoje, quando ?

        Gostar

  18. MJRB's avatar
    4 Maio, 2016 02:44

    Dou por encerrado o caso historiador Saraiva, por isto: o meu amigo que a pedido duma câmara (e maior conhecedor da História local) acompanhou o professor Saraiva e chamou-lha a atenção para uma treta entretanto gravada e falsa, já faleceu. Também o JHSaraiva, extraordinário comunicador e que eu ouvi muitas vezes com interesse, já faleceu. Descansem em paz, o que está emitido está emitido, ou parafraseando Saraiva, “o que está gravado, está gravado !”
    E há outro caso, mais grave, que um protagonista, não mentiroso nem interesseiro, me contou.
    Ponto.
    Sobre, podem ejacular os comentários que quiserem, são-me indiferentes.

    Gostar

  19. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    4 Maio, 2016 09:15

    Vítor Cunha

    Não caí não.

    Há um livrinho escrito por Salazar para a exposição de Paris dos anos trinta em que ele explica porque é que isto por cá não era fascista. Essa guerra tem anos, uns pensam num sentido, outros no sentido oposto. Guerrilhas de coisas pretéritas…

    Só que quanto ao pretenso liberalismo do Blasfémias é coisa que não cola. Não cola de todo. Das questões sociais já se percebeu que é a liberdade de escolha, que é como quem diz, quem pode paga, quem não pode confia na caridade.

    Do liberalismo nas chamadas questões fracturantes é perguntar a Helena Matos o que pensa.

    Do liberalismo político quase nada mas nada se lê por aqui, excepto umas leituras cómicas do direito constitucional.

    Resta o liberalismo económico, aqui sim, é a escola neoclássica em estado puro.

    Só que somadas as peças dá para perceber que o liberalismo da casa de liberalismo tem muito pouco – é mais à chilena ou à moda de certos países orientais. Isto explica muito do saudosismo pelo Estado Novo, dos tempos em que o velho botas falava de eleições livres como na livre Inglaterra e em que se fazia a defesa do Portugal pluricontinental, vítima de uma campanha internacional orquestrada. Dos tempos também em que quem tivesse o sétimo ano, o décimo primeiro de hoje, quase podia subir a general. O melhor mesmo é guardar em casa em bobine todos os filmes da epopeia gloriosa do Senhor Presidente do Conselho e do Senhor Almirante e consolar-se noites fora ao som do oh tempo volta para trás. Se não percebeu, esse mundo morreu. Bem pode rezar *a alma do botas como à Alcibíades, estão todos mortos. E não venha com os comunistas e marxistas: os que não estão mortos são oligarcas, defensores do liberalismo à Blasfémias.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      4 Maio, 2016 09:22

      Eu também acho que o melhor disco do Michael Jackson foi o primeiro.

      Gostar

      • holonist's avatar
        holonist permalink
        4 Maio, 2016 11:10

        Gabo-lhe a paciencia de aturar fdps como este Cavalo Branco oh Vitor !

        Gostar

  20. licas's avatar
    licas permalink
    4 Maio, 2016 09:24

    MJRB PERMALINK
    4 Maio, 2016 02:44

    Consegui a definição exata para aquilo que o preocupa:

    _____________A palavra sirigaita ou serigaita (que remonta em Portugal a 1813, segundo Morais
    1), usada para designar «rapariga espevitada, que tem resposta para tudo» (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2010),

    Gostar

    • MJRB's avatar
      4 Maio, 2016 10:16

      licas,

      grato,
      mas não tenho qualquer preocupação por o quer que seja. Muito menos durante ou após uma espécie de debate. E quando tenho razão, perante teimosias, cesso.

      Gostar

Indigne-se aqui.