um erro enorme

Passos Coelho começou, finalmente, a dizer o óbvio: que a razão da economia portuguesa estar a ir bem, neste momento, é devida ao facto do actual governo ter inflectido as políticas iniciais e ter começado a cuidar do défice das contas públicas. Mas há muito mais que ele tem que dizer aos portugueses, se quiser ter alguma esperança em voltar a ser primeiro-ministro.
Primeiro, que a recuperação da economia se deve ao seu governo, que estancou a falência do estado, em 2011, e iniciou um caminho de recuperação.
Segundo, que ninguém com o juízo todo na cabeça poderá acreditar que estes actuais resultados económicos se devem ao facto do actual governo ter aumentado uns cêntimos às reformas e reduzido alguns tributos para alguns escalões sociais, no ano passado. Ainda que essas medidas pudessem ter algum impacto positivo na economia, certamente que não seria dois ou três meses depois de terem sido tomadas. Por conseguinte, é devido a políticas vindas de trás e ao facto do governo actual não estar a estragar o essencial (o que, com o Bloco e o PC à ilharga, não é feito a desconsiderar…), que a economia portuguesa está a crescer.
Em terceiro lugar, que sem reformas profundas e se o governo assassinar os sectores económicos – como o do turismo – que têm dinamizado a economia, este bom ambiente não perdurará por muito tempo.
No fim de contas, Passos cometeu, quando passou para a oposição, um erro enorme: o de ter anunciado a vinda breve do «diabo». Com isso, ele desvalorizou o seu próprio trabalho e não se apercebeu que a herança que deixou era bem mais forte do que aquilo que pensava. Mas era.

Herança que está a ser destruida. Não percebí o BANIF, o NB, as reversões, principalmente na TAP, E COMO DEVOLVERAM reformas e sobretaxa. O deficit já podia tender a 1 ou 0%.
Eu escrevo isto, não por concordar ou discordar, não gosto é de ser carneiro.
GostarGostar
Era por aí que Mr Passos devia ter começado. E insistido nisso, no que refere no final do texto. ‘Adivinhar’ até, o sucesso que aproveitou ao ilusionista António Costa. E então sim, voltar à sua falhada reforma do Estado. Tanto terreno a desbravar.
GostarGostar
Esse tal de Passos ainda mexe?
GostarGostar
Não param de lhe sacudir o badalo.
GostarGostar
Podia, e devia ter feito muito mais.
Por exemplo vender ou dar a RTP, liquidar todas as Fundações que mamam do Estado, acabar com centenas de sub-serviços dentro do Estado, olhem as famosas consultadorias, domesticar as Câmaras.
Porque não o fez, é um mistério.
GostarLiked by 1 person
Entregar a “reforma autárquica” a um cacique como Relvas também não foi uma medida inteligente. Podia ser uma medida importante de reduzir despesa sem grande impacto nos serviços…
GostarLiked by 1 person
A herança de Passos é creditada todos os meses na conta de chineses, árabes, franceses e angolanos. A ortodoxia bota no pescoço, seguidista, saloia e pessimista, só não escavacou mais o país porque foi corrida pela faísca de lucidez que o desespero fez acender à esquerda.
GostarLiked by 1 person
“faísca de lucidez que o desespero fez acender à esquerda” dever ser talvez o comentário mais absurdo que li ultimamente e olhe que sou um assíduo masoquista das caixas de comentários, incluindo os do DN e Público.
GostarLiked by 1 person
“Lucidez” e “esquerda” são palavras mutuamente exclusivas…
GostarGostar
Perfeitamente de acordo!
A geringonça quer-nos fazer crer que Portugal só começou no dia em que entraram no governo. Estão a ver a ponte do Tejo, que numa noite já foi obra do 25 de abril?
GostarLiked by 1 person
A Catarina Martins hibernou e o Jerónimo de Sousa renunciou à “Grandola, Vila Morena”.
Siga o Costa que é bacano…….., amigo do povo que a Ana Viola e o Arménio Carlos todos os dias defende.
GostarLiked by 1 person
Também há muito mais que ele não tem que dizer, seria só esperar.
Bastar-lhe-ia citar as declarações e comportamento de Costa quando na oposição e ainda a cheirar a esturro.
Vai uma ajuda?
GostarLiked by 1 person
Até chorei a rir…
Foscas, é preciso ter lata, ou ser ignorante, ou ambas as duas, como diz o outro!
GostarGostar
GostarGostar
Tão bem ficaria a bolinha vermelha no nariz do AC.DC !
GostarGostar
É o costume. As coisas positivas de um governo, resultam do governo anterior.
GostarGostar
Ora…”coisas positivas(…)do governo anterior” só pode ser herança do governo do JSócrates. Rasure-se pois a legislatura entre 2011 e 2015, né ?
GostarGostar
A sua fixação em Sócrates é um problema seu. O meu comentário é genérico e o post apenas refere este governo e o anterior.
GostarGostar
Costuma ser ao contrário: o que corre mal vem de trás e o que sai bem é mérito de quem está. como se está a ver, aliás.
GostarGostar
O Piscoiso anda baralhado. Já nem sabe como defender o Sócrates.
GostarGostar
À bon entendeur, o meu comentário é irónico.
GostarGostar
Não tem nada a ver, mas se calhar tem:
http://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/camara-de-almada-oferece-relogios-880-euros-a-funcionarios?ref=HP_Destaque
GostarGostar
piscoiso,
Claro, generalize, recue e compare até ao primeiro governo da República.
Chegou e eu já esperava, a sua sensação que eu estou “fixado em Sócrates”. Todos os anos, dias, horas e minutos muito “fixado” nessa minha molécula de amor.
GostarGostar
O Marcelo foi ao Corvo.
Estava uma criança negra entre os alunos que o receberam.
Há lá alguma família negra ou foi importada para a foto?
GostarGostar
O Srs: Piscoisos e outros arlequins, perdão, Arlindos , à semelhança dos Rui Mão de Ferro e demais lacaios do social/socialismo, ((https://sol.sapo.pt/artigo/531482/socrates-pagava-blogue-para-elogiar-governo-e-atacar-inimigos), lá vão governando as suas vidinhas. O resto é conversa…
GostarGostar
Há quem viva com médios e pequenos ordenados para, “com amor à causa”, apoiar governos na net. Também em Portugal.
Hoje, o Putin (segundo o The New York Times) reconheceu que talvez alguns russos interferiram na campanha do Trump mas…”por iniciativa pessoal (…) por nacionalismo”…
GostarGostar
recificação: “por hackers patrióticos”, segundo Putin
GostarGostar
Ó Pavel, já que aparece com um link do ano passado, ponha aí um link de qualquer data em que eu defenda esse antigo PM, que tanta comichão lhe faz.
GostarGostar
« nunca se perturba o inimigo enquanto comete erros »
GostarGostar
Espera la, entao a economia afinal esta bem? Avisem a menina Cristina que ela ainda nao reparou…
GostarGostar
“Primeiro, que a recuperação da economia se deve ao seu governo, que estancou a falência do estado, em 2011, e iniciou um caminho de recuperação.”
Só aqueles que pensam que a política é quase tudo pode dizer uma coisa destas.
A recuperação da economia deve-se aos portugueses, apesar de Passos e apesar de Costa e de 99% do complexo Político-Jornalista.
GostarGostar
99%? É bastante generoso, Lucklucky.
GostarGostar
É bem capaz de ter razão, não me lembro nos tempos mais recentes de ler um artigo de jornal ou revista escrito sem ser com lugares comuns do fascismo democrata.
Mas também já não gasto tempo a ler a maior parte por isso os 1% é para algum que me tenha escapado.
GostarGostar
Deve-se a D. Afonso Henriques
GostarGostar
Passos se cumprir o que disse vai votar na geringonça.
GostarGostar
.
A minha ideologia é o ‘live and let live’ sejam gays, sejam empresarios, sejam empregados, sejam em divorcio, seja la o que for. Respeito uns pelos outros nas tantas formas violinas de vida; milenares, todos iguais e todos diferentes. E mal de nos quando nao eh possivel um pensamento superior fazer disso tudo Vida, cada um viver como eh e sente.
.
No tema, simples:
.
assistimos ao tao corriqueiro português que dizem cultural outros historico e outros outra coisa qualquer. Nao eh inveja, nao eh sacar enquanto eh tempo é absolutamente generalizado duma coisa qualquer chamada ‘elites’ ate ao que estas chamam a classe dos gurgessos;
.
Ao que assistimos exatamente neste momento ah a FASE SUICIDARIA DOS PORTUGUESAn( e historicamente sao umas a seguir às outras, nem indias nem brasis, nem nem se safaram, toca a estoirar;
.
quando ha meia duzia de tostoes, ou onde ha meia duzia de tostoes, ahi estao as ‘elites’ e os ‘burgessos’ numa do “vamos saca-lo todo’, chegou a nossa vez … :)) sejam comunas, marxistas, caetanistas, extremas dali ou dacola, sociais disto ou daquilo e mesmo supostos liberais; interessante quem ataca a corrupçao ah nunca diz o que faria para a eliminar, apenas salta para o palco euq eh contra; ora apenas indigita quer substiruir os que sao corruotos por eles proprios.
.
ou seja a FASE SUICIDARIA PORTUESA entrou em açao apos a ‘ideal’ do pedir emprestado e eh boa porque nao ha inveja entre portugueses no ‘bota abaixo’, esmifraram tudo aos ca de dentro; ora sendo estrangeiros a emprestar, respeitinho a estes temos de pagar nao vao dizer que somos uns ´merdas’ a governar;
.
e foi tao so o que sucedeu, estoira-se-saca-se-tudo grandes governantes, depois pede-se emprestado para o vicio SUICIDARIO TUGA continuar bem amanhado, depois salta-se em cima do pouco que ha,
.
vai-se pagando a divida, depois com esse gesto de honestidade cai mais algum la de fora em apoios da UE etc e tal e eis outra FASE SUICIDARIA PORTUESA, a atual
.
dizem entre todos os genes cruzados em Portugal, fenicios-germanos-judeu&Cª Lda que a fase suicidaria portuguesa corresponde a quando o gene mouro vem ao de cima … nao sei se sera, estiu em desacordo neste ponto com antroplogos e soiologos :))~
.
E hoje eh vê-los, quiça vermos-nos, o assalto ao pote eh o do costume; de todas as bandas, trata-se de dividir e quem ‘divide e reparte e nao fica com a melhor parte …”, resumo o que os nossos velhos ja sabiam de cor e saltedao, nao tinham ilusoes e eram analfabetos …
.
No presente quadro de governaçao, eh cedo para ser profeta ou desiludido; fado e esperança apenas o habitual; depois falar-se-a e ninguem se safa da fatura na amplex politico-partidario ou da informaçao afinalos politicos nao eleitos, sem culpa,porque cada um degusta qb e prova a gosto :))
.
GostarGostar