Na cidadela urbana tudo vai bem
17 Agosto, 2017
São milhares, imensos, os quilómetros que separam o eixo Bairro Alto-Lux do país
45 comentários
leave one →
São milhares, imensos, os quilómetros que separam o eixo Bairro Alto-Lux do país
Esse eixo (nada tenho contra a vida mundana, cosmopolita, no Bairro Alto nem contra o Lux) separa para além da maior parte do território, também das zonas de Lisboa não-turísticas, deficitárias a vários níveis, esquecidas pelos autarcas, emporcalhadas, passeios e estradas com buracos e desniveladas, vida entediante, arquitectura tipo xico-esperto, comércio deficitário, etc.
“Acho” que o eixo é mais extenso: Lux-BAlto-Alfama-Belém…
É demasiada a distância de Lisboa (ou Porto) para o país !? Sempre foi assim a política, a cultura, o investimento. Eça e outros, explicam.
Mas a HMatos não deve esquecer –ou tem de conhecer– a vida cosmopolita (e resultados económicos e promocionais obtidos) por exemplo no Porto, Funchal, Coimbra, Braga ou Guimarães, certo Algarve e não só. Há de facto os “eixos” Lisboa e Porto, tal como há num patamar abaixo, as outras cidades e região referidas.
GostarGostar
Sobre a LUX:
https://www.tripadvisor.pt/Attraction_Review-g189158-d195743-Reviews-Lux-Lisbon_Lisbon_District_Central_Portugal.html
GostarGostar
O eixo é a minha zona. Ontem à noite arrependi-me. Acordei antes das 8 com a cama a tremer. Ainda se fosse por boas razões… mas estava só.
Deixei-me estar quietinho. É o que fazem os manganões. A terra arde, treme, esburaca, o ar tresanda, com o tempo a tudo o tuga se habitua-se e a coisa passa.
Pela 10 horas fui ao ipma, vi umas bolinhas laranjas e outra castanha escura disseminadas pelo território. Não gostei nada do que vi. Relembrei:
A 12 de março de 2005 e a 26 de novembro de 2015 houve outros de intensidade máxima, forte de Mercalli, cujos efeitos se sentirão ao longo de décadas.
Li um pouco sobre o Banco do Gorringe, os epicentros mauzões, a fronteira de placas, a subducção intra-oceânica, o movimento de convergência NW-SE entre a Ibéria e a placa africana. Afinal, nada de novo. Um dia vai tudo raso.
GostarGostar
Já não falta muito para o primeiro de Novembro. Calhava que nem ginjas…
GostarLiked by 1 person
Barcelona… 😢
Este mundo anda louco.
GostarGostar
E não é que o Expresso volta a fazer uma notícia a dizer que carrinha atropela! Só pode ser carrinha sem condutor: Continua o branqueamento do terrorismo e a defesa do politicamente correcto
GostarGostar
Em rigor, se a notícia fosse “homem atropelou” subentendia-se que ele ia a correr e embateu contra alguém.
GostarGostar
Caro Piscoiso,
Então homens considerados de não esquerda atropelam e homens de esquerda nem conseguem atropelar.
Homens de esquerda precisam urgentemente de vitaminas. E já agora algum potássio. Talvez seja por isso que defendem a rabetice institucionalizada. É falta de nutrientes, coitados, e não há Viagra que valha a indivíduos tão hécticos e famélicos.
GostarGostar
Em bom rigor é preciso saber se não foi apenas um atropelamento e fuga. Esraiam os pedestres na passadeira? isso é a lei pá!! Nem sabemos se a carrinha não era um daqueles veúlos autónomos.. porra pá estes gajos não aturam o contraditório semântico
E sou sempre atacado ofensivamente, coitadinho de mim
Vou fazer queixa ao meu tio Jerónimo e ao meu primo brasileiro
GostarGostar
Em rigor, caro Piscoiso quando ocorre um atropelamento, quem é acusado como autor do mesmo ? O condutor ou o veículo ? Neste mundo é o condutor, no seu não sei.
GostarGostar
Caro FMColaço, a sua obsessão esquerda/direita, mesclada de sexismo, passa-me ao lado.
GostarGostar
Calma!!!!!
Há mil anos começou a guerra para correr com os mouros da península ibérica.
Será que a História começou a repetir-se esta noite?
Parece que a Espanha já mexe.
Agora é que eu percebo quão valente foi o Rei D. Afonso Henriques.
GostarGostar
Há cidadelas catalãs onde nem tudo corre bem.
https://www.theguardian.com/world/live/2017/aug/17/barcelona-attack-van-driven-into-crowd-in-las-ramblas-district
https://elpais.com/elpais/2017/08/17/videos/1502985327_834067.html
Para os que lavam mais branco, abundam no sítio aos mais alto nível, será um ocorrência.
Para algumas esquerdistas, carentes de refugiados, trata-se de uma carrinha desgovernada.
Tinha cor branca, se fosse vermelha nunca teria acontecido.
São milhares, imensos, os quilómetros que separam o bom senso da insanidade.
Os altos responsáveis, até agora, andam bem protegidos.
GostarGostar
Já se sabe que o autor tem 1,70m de altura.
Não deve ser nórdico.
GostarGostar
Notícia correcta: terrorista ao volante de carrinha atropela diversas pessoas na praça Ramblas.
GostarGostar
Já foi identificado um: é marroquino.
Deve ser dos que apanhou raiva a tentar satisfazer-se com a burra.
GostarLiked by 1 person
Ah pois! E adivinhe, um praticante da religião mais pacífica que existe, veja lá…
GostarGostar
Os eternos optimistas esperam que não cheguem cá, ao eixo Bairro Alto-Lux.
Quem garante?
Entretanto em várias cidades portuguesas passeiam tipas vendadas com os seus companheiros, corpulentos, todos vestidos de branco. Sei que a polícia não está sequer autorizada a identificá-los a menos que…
Esperemos pois com calma.
GostarGostar
Estou muito pessimista e os esquerdalhos nem precisarão de manifestações contra o turismo.
GostarGostar
Cada manifestação ou artigo contra turismo deveria ser respondido com uma manifestação a favor do bom senso e da proibição de partidos marxistas e neo-totalitários junto às sedes de PCP e do BE.
Só tentavam os dois primeiros artigos. Depois, era vê-los caladinhos como ratos d’esmola que são.
GostarGostar
O Medina e os seus camaradas das juntas de freguesia dos bairros históricos de Lisboa mantêm os bairros em grande desleixo, falta de limpeza e paredes cheias de grafitis. Na zona do Bairro Alto e Bica não há parede nem janela que não estejam grafitados. Os vândalos vandalizam as paredes à luz do dia, à frente da polícia, sem que haja uma autoridade que os impeça e castigue. Já a EMEL tem toda a autoridade e força contra os cidadãos que continuam a precisar de entrar de carro no centro da cidade. Há 3 ou 4 anos, havia polícias fortemente armados nos bairros históricos e na Baixa. De há 2 anos para cá. desde que geringonça social fascista usurpou o Governo, que não se vê um polícia nas ruas.
GostarLiked by 1 person
Quanto pior, melhor. O primado da lei é o maior entrave ao comunismo. Para que alguém aceite a ditadura, tem de haver caos primeiro.
GostarGostar
Enquanto o estado de calamidade não chegar à cidadela continuaremos a ser explorados e enganados pela dupla.
Existirá algum país onde pr e pm se passeiem abraçados todo o tempo?
Faz lembrar 1988 a dupla Milli Vanilli, formada por Fabrice “Fab” Morvan e Rob Pilatus,
Só que aqui a música é outra e são os nossos bolsos que emudecem.
GostarGostar
Olha afinal não foi a furgoneta.
En el comunicado, emitido por su medio propagandístico Amaq, asegura que “soldados del estado islámico llevaron a cabo la operación”, bajo órdenes del Califato contra “países de la Coalición”.
GostarGostar
A nossa imprensa não sabe ler espanhol.
Nem escrever português.
GostarGostar
Hoje os aliados do fascistas e dos neo-liberais – os bem queridos do Ocidente, os terroristas islâmicos – escolheram Barcelona para aterrorizarem as cidades e os turistas.
GostarGostar
Os medicamentos?
GostarGostar
Hoje, o MCThomaz levou pela mão o seu afilhado e protegido AC-DC a Pedrógão. Entregaram, 2 meses após a catástrofe, 160 mil euros para recuperar 4(4!) pequenas empresas. Onde estão, quem vai distribuir os milhões angariados por solidariedade e outros, do Estado e da UE ??
Mais uma vez, hoje, mera propaganda aproveitando-se da tragédia !
As pessoas não precisam de mais beijos, abraços, palavras afectuosas. Têm direito a uma rápida e consistente recuperação das suas vidas !
A preocupação do MCThomaz foi se muitas casas estão reedificadas ou feitas de raiz “por altura do Natal” — MCT prometeu passar o Natal em Pedrógão… Resposta duma pessoa, “no máximo só vinte casas”.
Eu, se estivesse no local e atingido pela tragédia, voltava as costas à dupla-maravilha ou aproveitava as tv’s, rádios e jornais para os mandar bugiar.
Repito, Portugal é um país-problema e problematizante.
GostarGostar
Os nossos jornalistas, ou melhor, os jornalistas deles praticam o pulhíticamente correcto:
“Politicamente correto é uma doutrina, sustentada por uma minoria iludida e sem lógica, que foi rapidamente promovida pelos meios de comunicação (também iludidos e sem lógica) e que sustenta a ideia de que é inteiramente possível pegar num pedaço de merda pelo lado limpo.”
GostarGostar
Óptimo comentário !
GostarGostar
Longe da cidadela também vai bem.
“O Presidente é recebido com aplausos, mas sobe rapidamente para a reunião na Câmara — os beijinhos, esses, deixa-os para quando descer, meia-hora depois. Os figueirenses lá se mantêm, de pedra e cal, à sua espera. “Tenho fé que isto ainda se vai endireitar”, vai dizendo Lurdes ao Observador. “E que o senhor primeiro-ministro e o senhor Presidente vão ajudar os jovens, por exemplo”, atira, pensando na sua filha, licenciada em Geologia e com dificuldades em arranjar emprego na área.
Os jovens presentes nesta Praça do Município, por enquanto, preferem ir treinando os ângulos para a selfies que tirarão com o Presidente em vez de exigir empregos. Já os mais velhos preferem ir trocando impressões. “Não engorda, é um senhor”, exclama uma senhora. “Se fosse o Cristiano Ronaldo a vir cá eu não ia vê-lo, mas o Marcelo sim”, diz outro. “Vamos lá dar um beijo ao homem!”, remata Fernando”.
Querem imagens mais enternecedoras?
GostarGostar
Começa o mal quando as pessoas acham que se podem acercar de políticos para pedir empregos ou benesses ou prebendas.
O bom seria que os políticos fossem na prática irrelevantes quanto ao emprego de alguém.
GostarLiked by 1 person
É, só pode ser consequência da praga dos judeus expulsos, o que continua a manietar Portugal. Caso incêndios: para o MCThomaz falta consenso político; para o AC-DC é preciso consenso técnico para chegar a acordo político… Um e outro ineficazes, em plena propaganda, parecem adolescentes excitados por verem e sentirem algo inédito.
GostarLiked by 1 person
MCThomaz e o afilhado e protegido AC-DC (*) porque até hoje sem ajudarem a resolver situações calamitosas, mais parecem dois cotas entre os escombros e as cinzas.
Porra, não há alguém que aproveite a comunicação social (sobretudo as tv’s e rádios) para ao vivo os mandar bugiar ?
(*) Está no ADN do MCT político, jornalista ou professor ter afilhados e protegidos…Deu-lhe para suportar e salvar o AC-DC… Portanto, como tenho também aqui opinado, não há nem haverá ruptura alguma, também para ser reeleito PR.
Heste caso, o PPCoelho tem de ser bastante mais duro ! Com FSá Carneiro o MCT já estaria encostado à parede !
GostarGostar
Esse FSÁ Carneiro em que clube joga?
GostarGostar
.
Parece que abriram a pestana, pela calada flagelarem centros turisticos ….. rende mais, num atingem 5 ou 6 paises ao mesmo tempo, seja a flagelaçao numa grande capital, pequena ou media, quiçá mesmo um viloria;
.
a Comunicaçao Social interrompe no Mundo inteiro para dar a dimensao agit-prop uma dos ‘lucros’ pretendido pelos flageladores
.
.
Simultaneamente no flagelado toda a impor à força regras de segurança tudo a pretexto de ‘terrorismo etc e tal’, aeroportos espera galego de 3 e 4 horas, ‘camaras nas ruas (agora parece que ate de voz)-metadados, antigamente sem tanta tecnologia usavam bufos/controle absoluto da privacidade=acesso a todos os bens via bancos ou fisco etc), Hitler ou Salazar ou Franco ou … ou …. sao meninos de coro :)).
.
A mistura explosiva que estes dois extremismos conduzirão a uma estranha aliança, é da Historia, do Sociologia e da Antroplogia onde os resultados destas ‘experiencias’ estao documentados sem controversias.
.
Mas vamos ao dia a dia mais conosco:
.
.
estamos a receber milhoes de amigos de todo o Mundo em Turismo, Lisboa, Porto, Coimbra, Evora etc etc;
.
se queremos os beneficios sociais, economicos, culturais e humanistas temos de estar à altura dos receber com inteira Segurança;
.
sim, os nossos serviços de segurança e defesa são abnegados e dedicados,
.
mas falta condução politica, até estamos em eleiçoes autarquicas
.
que segurança têm as nossas ruas pedonais contra um TIR ou um furgão avançar e limpar os nossos convidados estrangeiros sentados nas esplanadas da Rua dos Correeiros, da Prata, ou da Sofia, ou … ou ….. ?
.
Ha policia à civil armada ? Há blocos de pedra que impeçam qualquer veiculo de avançar à calada e trucidar quem nas ruas petonais se passeia ou disfruta duma refeição ou um cafezito nessas ruas ?
.
É preciso abrir a pestana e sair do comodista ‘deixa andar’, aqui ‘nao há azar’, ´somos muito seguros’. Tudo bem, em oratori impecavel. Mas não é assim para quem tem responsabilidades e se ‘põe a jeito para governar’ :))
.
GostarGostar
Dois anos de governação social comunista e o desleixo está à vista em tudo o que são serviços públicos. Lisboa é o exemplo acabado do desleixo esquerdista: a polícia fugiu das ruas, os grafiteiros andam à solta, vandalizam edifícios com completa liberdade e impunidade, o lixo acumula-se nas ruas, Lisboa dos bairros históricos está porca, insegura, entregue aos grafiteiros e aos traficantes de droga. Vai ficar pior quando os efeitos da nova lei de autorização de residência se fizerem sentir: toda a escória, de pedintes profissionais a terroristas ficam com as portas abertas para se instalarem em Portugal. Para o PS, BE e PCP isso é coisa boa porque são votos futuros. Há uma aliança escondida entre os sociais comunistas e os terroristas islâmicos: une-os o combate ao capitalismo e o ódio à civilização ocidental de matriz cristã. Mas a maioria dos lisboetas não compreende isso e irá votar de novo no Medina e seus camaradas das juntas de freguesia.
GostarGostar
Francisco Miguel Colaço 17 Agosto, 2017 21:20
Quanto pior, melhor. O primado da lei é o maior entrave ao comunismo. Para que alguém aceite a ditadura, tem de haver caos primeiro.
Vitor 18 Agosto, 2017 08:43
… Vai ficar pior quando os efeitos da nova lei de autorização de residência se fizerem sentir: toda a escória, de pedintes profissionais a terroristas ficam com as portas abertas para se instalarem em Portugal. Para o PS, BE e PCP isso é coisa boa porque são votos futuros. Há uma aliança escondida entre os sociais comunistas e os terroristas islâmicos: une-os o combate ao capitalismo e o ódio à civilização ocidental de matriz cristã.
Não andam todos e olhos fechados. Quando começar a doer aos alfacinha, os primeiros da lista jadista, acordam. Há acordares estripitosos.
Pode ser que me engane, mas o aqui não há azar está a ficar fora de moda.
GostarGostar
“Pode ser que me engane, mas o aqui não há azar está a ficar fora de moda.” Porra!!! Arrepiante!!!
Mesmo assim acho que ainda há uns cartuchos e uns litros de combustível a gastar noutras paragens. O mais assustador, ainda assim, é que, caso os nossos fundados receios se confirmem, ouviremos de toda a máquina difusora (blogues e caixas de comentários incluídos) resignação e produto/conteúdo televisivo de baixo custo (que é só o que interessa). Chegámos ao paraíso mediático: tudo está cumprido!!! Portugal não quer ter nenhum tipo de capacidade de decisão sobre si e perante si. Será sempre mais fácil apontar as culpas às alterações climáticas e à PT.
PS: por falar em PT, sendo desta a culpa de Pedrogão, já se está elaborar nota de culpa ou não. Ou as referências do nosso Boçal à empresa são ignoráveis? Ainda me fartava de rir se fosse a Altice a deitar fogo à Geringonça!!!
GostarGostar
Não volto a ler as caixas de comentários.DN. Têm muitos erros ortográficos.
“…. a ESQUERDA Européia fez uma aliança com o ISLÃ.
Os danos dessa aliança são irreversíveis. É uma questão de alguns anos, para o Islã controlar toda a Europa e estabelecer a Lei Sharia.
A Esquerda deu um tiro no próprio pé, pois os islâmicos, com seu Califado, aniquilarão todas as políticas esquerdistas ( ideologia de genero, aborto, feminismo, gayzismo, liberalização das drogas……..) e mais, literalmente matarão os infiéis esquerdistas , estes em maioria ateus e seguidores de Satã”.
GostarGostar
“Brasileiro” de acordo com o seu ‘Acordo Ortográfico’…
GostarGostar
Não são errors. É apenas português com açúcar.
Ninguém aqui percebe o plano. Os islamitas nunca dominarão a Europa. Parecerão fazê-lo mas, à última hora, chegará um governo qualquer global, autoritário e securitário, para nos salvar.
Nos nossos telefones celulares não teremos controlo sobre o microfone nem o GPS. Eles serão os nosos bufos.
A múmia de Lenine, dizem-me fontes mal informadas, exibe um ténue sorriso agora, longe das feições sérias com que o haviam deixado. Houve um funcionário do mausoléu que se debruçou para perceber o que teria feito este espasmo e pareceu-lhe ouvir qualquer coisa como «Evrop… Coiuz… covremen…» OU «União Europ… excelent…»
GostarGostar
Hoje, no programa da Júlia, na SIC, entrevistaram um ‘jorna’ do Expresso, um tal Hugo Franco, que disse, em relação ao ataque terrorista em Barcelona, qualquer coisa do género: “não estamos dispostos a um aumento de medidas de segurança (vídeo vigilância e barreiras à circulação automóvel) às custas da nossa privacidade individual”.
Quem é este sujeito para falar no plural?
Infelizmente, como ele há muitos…
GostarGostar
Isto quer dizer o quê ?
Que a heleninha não faz parte das elites urbanas e todos os dias cava a terra para ganhar a vida ?
É só tretas.
GostarGostar
.
Atos e não palavreados de teoricos. Agir e reagir emvez de ‘dormir na forma’. É só copiar. Nem é preciso ‘matar muito a cabeça””
.
.
== Madrid blinda-se com canteiros e pinos nas ruas centrais e pedonais
.
(ruas pedonais das Baixas e centros historicos etc nao so em Lisboa, Coimbra, Porto, Evora, Algarve; os turistas de todas as nacionalidades têm se ser bem recebidos, sentirem confiança e segurança; temos de ser dignos deles)
.
.
À atençao dos Senhores Autarcas e candidatos a tal
.
GostarGostar