Saltar para o conteúdo

Da censura à auto-censura quantos anos foram necessários?

1 Setembro, 2018

1968. Um homem é agredido na Cidade Universitária. Morre. O criminoso é “o homem do cão”. Prostituição homossexual? Tavez. Mas o que faz um PIDE no caso? – Neste crime acontecido em Lisboa em 1968 que agora reconstitui no Observador além do caso em si mesmo há outro dado a ter em conta: o facto de à época existir censura leva a que a PIDE – polícia a que pertencia o agressor – nunca tivesse sido nomeada directamente pelos jornais. Aliás foi precisamente porque ao folhear uns jornais de 1970 – ano em que o “homem do cão” é julgado – deparei algumas vezes com a expressão “organização policial à qual pertencia como ajudante de motorista o réu” que pensei que provavelmente ele seria da PIDE. O que consegui de facto confirmar.
Hoje é para nós óbvio que a censura era intolerável.  Mas na verdade a censura está de novo.  Hoje em 2018 a identidade dos agressores continua a ser ocultada sob expressões que evitam que se saiba onde nasceu, donde veio a sua família, a sua religião, grupo étnico, o seu nome.. Da censura à auto-censura quantos anos foram necessários?

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. 2 Setembro, 2018 09:32

    Naquele tempo a censura vinha expressa na capa dos jornais. Hoje, nesta lixeira a céu aberto de fdt corruptos, ladrões e mentirosos, a censura está mentirosamente oculta dos olhos dos idiotizados tugas.
    Naquele tempo, muitas cadeias de comarca hasteavam a bandeira branca (zero presos). E hoje?
    Escroques!

    Liked by 1 person

  2. carlos alberto ilharco permalink
    2 Setembro, 2018 14:45

    Cerca de ano e meio, desde o 25 de Abril até ao 25 de Novembro, tiveram tempo para colocar em tudo o que é lugar importante os seus membros.
    Continuam lá.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: