«ispetáculo»!
Afinal de contas, esse estrondoso sucesso que é a Web Summit tem uma conta para pagar. Eu pensava, que dado o estrondoso prestígio da coisa, ela não só se pagaria a si mesma, como nos traria um lucro financeiro colossal. Ora, as notícias que por aí foram plantadas na semana passada sobre os enormes ganhos que o faraónico certame de vaidades trará à pátria, tinham alguma coisa de apocalíptico: na verdade, anunciavam, veladamente, uma continha anual de pelo menos 11 milhões de euros, que se terão de entregar, durante dez anos, às mãos ansiosas do sorridente sujeito que organiza a coisa. Como o Dr. Costa não brinca em serviço quando se trata de promover a sua augusta figura, já mandou dizer, também pelos jornais do regime, que podemos todos dormir em paz, porque a singela conta será paga com «fundos europeus». O prestígio enorme de tudo isto, que faz babar de inveja as bocas abertas de filandeses, suecos, dinamarqueses, e de outros povos que nos ajudarão a pagar a festa só pelo orgulho de o fazerem, será suficiente para que o arrojado Costa se disponha a assinar os contratos e os cheques que forem precisos. Até porque, se eles nos fizerem um manguito, sempre cá temos à mão os papalvos dos contribuintes. Eles já estão habituados.


Em vez de web summit deveria ser chamada ‘brainwashing summit’.
E isso até deve dar lucro, esquece-se é da mais que habitual estratégia dos ladrões profissionais: escoam todo o € para as empresas organizadoras (que vamos fazer de conta que também são dos seus amigos) e depois paga-se com “fundos europeus” que deve ler-se “a UE paga e o contribuinte devolve com juros”
GostarLiked by 1 person
E a “coisa” é ainda muito mais sinistra https://planetadosprimatas.blogs.sapo.pt/um-admiravel-mundo-melhor-3738?view=17050&fbclid=IwAR2qoR5WEdfy3Nb5AyRSZFHdlr-ZPOCeWbLAxt8eOZbHPS3Qe39QYN74soM#t17050
GostarGostar
Valeu a apena, ficaram bem na fotografia.
São pessoas de quem nunca nos vamos esquecer.
GostarGostar
Pois é, já um blasfemo aqui tenha deixado a grande questão : “…porque raio a Irlanda deixa que este seu filho venha “semear” dinheiro em Pt” ? Serão os irlandeses assim tão parvos ?
Se o Carlos Alexandre não se reformar entretanto, ainda vai ter umas conversinhas com estes finórios … calha bem que o Cosagudo tenciona mudar-se para cá !
Moi dejá vu este filme. Chamava-se Expo98 e a propaganda = = =
GostarLiked by 1 person
Velho do Restelo, queira ler em Pax Mafiosa, do Portugal Profundo.
GostarLiked by 1 person
Já agora https://observador.pt/opiniao/em-portugal-so-os-neo-liberais-e-que-nao-podem-destruir-o-estado/
GostarGostar
Isso explica o facto do BE nunca mais ter falado na tão propalada “REESTRUTURAÇÃO DA DÍVIDA” !
… é como o aguarraz : só é bom no traseiro dos outros.
GostarGostar
Os braços do polvo são mais longos, flexíveis e impiedosos.
Os sorrisos são feitos de sarcasmo e não poupam os tolos.
As contas são mais singelas do que os recibos da edp.
Para alguns tudo acaba bem, enquanto vai andando.
O segredo é, mesmo quando acabar mal, para alguns, acabará sempre bem.
Ou é preciso um desenho?
https://offshoreleaks.icij.org/search?q=Portugal
GostarGostar
Expo 98 e Euro 2004 não ensinaram nada.
País de labregos que gosta de se endividar para inglês ver.
E se Costa diz 11M é porque a coisa deve ser bem mais.
GostarLiked by 2 people
Provavelmente provenientes de fundos destinadas a regiões do país com rendimentos inferiores à média europeia, vulgo, pobres.
As regiões pobres são lembradas somente quando há incêndios e furações, com lágrimas de crocodilo, abraços e beijinhos.
GostarLiked by 2 people
Já aconteceu, com Costa a presidir em Lisboa (coincidências da sorte):
«São já 1500 milhões de euros os fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) destinados ao Norte que foram desviados para “projectos totalmente localizados em Lisboa”. A denúncia foi feita, esta sexta-feira, por Rui Rio. O presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP) voltou ontem a denunciar os desvios de fundos do QREN das regiões de convergência (mais desfavorecidas) para Lisboa. Ontem, no final da reunião da JMP, Rui Rio distribuiu a listagem dos projectos em curso em Lisboa e que estão a absorver parte das verbas que chegam da União Europeia para as regiões mais pobres do país. “São obras atrás de obras em Lisboa que estão a ser feitas com o dinheiro que devia ser destinado às regiões do país que apresentam um PIB per capita inferior a 75% da média europeia”, disse. Da listagem constam 97 projectos, como a modernização administrativa da PSP de Lisboa. “Um verdadeiro escândalo”, afirmou Rio.»
Obras e mais obras no valor de 1500 milhões deve ser um mar a perder de vista. Quem viver na região é capaz de ter notado. Gostava de ver uma lista, ao abrigo da transparência.
Depois faz discursos pela descentralização e pelo interior, dá migalhas e abre linhas de crédito.
GostarLiked by 1 person
Costa sempre teve falta de consideração pelos contribuintes, então se esses contribuintes forem estrangeiros é a cereja em cima do bolo.
GostarLiked by 1 person
PS: “O dinheiro é do Estado é do PS”
PSD: “O dinheiro já cá canta”
BE: Vamos buscar dinheiro onde ele existe”
GostarLiked by 1 person
Vale a penar procurar saber porque é que aqui em Dublin o evento não recolheu o interesse da governação — central e local, que mesmo depois de criticadas pela oposição,se recusaram a facilitar a presença do evento — e porque é que este acabou por ir para Lisboa; pátria europeia do pagamento por debaixo da mesa.
GostarLiked by 1 person
Porque cá o novo riquismo tecnológico ainda vende aos papalvos jornalistas.
GostarLiked by 1 person
E serve de palco aos políticos para mostrar “obra”. O povo paga, mas gosta.
GostarLiked by 1 person
Caro Figueiredo, presumo que esteja na Irlanda … está em grande vantagem para dar resposta a essa grande questão!
GostarGostar
Só o “banquete” oferecido à organização e a alguns penduras…. o O Costa pagou 120 mil euros!
GostarGostar
Quer dizer então que o evento não se paga a si mesmo? Estamos a falar de que números?
110 milhões pagos, sim – não foram anunciados veladamente porque isso soube-se logo em Outubro quando a coisa foi annunciada.
E a receita, é falsa? É especulativa? Acima de tudo, Rui A. será de quanto?
GostarGostar
https://www.publico.pt/2018/11/16/economia/opiniao/password-web-summit-1851178
GostarGostar
A sério? Só isso
“não descuro o interesse para a cidade de Lisboa deste encontro planetário.”
Se quisermos todos castigar o deslumbramento político do primeiro-ministro Costa com start-ups e um sector tecnológico que não vai nascer, com isso estamos todos de acordo. 300 milhões é um número atirado para o ar, com certeza que sim.
Mas a Web Summit é uma questão de branding a longo prazo – para o sector turístico, e não para o tecnológico. Que Bagão Félix não descura.
GostarGostar
É mesmo, caro José Lopes da Silva. Você ainda acredita na narrativa do que é bom para o turismo português?
Sabe qual foi a cobertura televisiva de todo o evento no principal canal de televisão irlandês, terra natal do criador do Web Summit? Eu digo-lhe, foi zero. Minutos. E a Irlanda é actualmente um dos maiores hotspots para o desenvolvimento IT na Europa.
Agora, quer descobrir qual foi a cobertura mediática do Web Summit em países como a Alemanha, França, ou Estados Unidos? Depois venha nos tentar convencer outra vez que isto é uma excelente oportunidade para o turismo.
GostarLiked by 1 person
«uma questão de branding a longo prazo»: o problema é que o «branding a longo prazo» tem contas no curto prazo.
GostarGostar
Uma coisa ele conseguiu ! Já ninguém se lembra daquela promessa feita nos USA (dia de Camões), sobre um grande investimento da Google em Pt. A última data era em Outubro salvo erro … Não há por aí um jornalista atrevido que lhe pergunte se já veio / quando vem / quantos postos de trabalho …. ou será que os jornalistas já foram todos anestesiados ?
GostarGostar