Saltar para o conteúdo

A ler

24 Julho, 2019

“as políticas feitas pelo Governo só prejudicaram a vida dos pequenos proprietários envelhecidos e descapitalizados do Pinhal Interior”

 

23 comentários leave one →
  1. Jornaleco's avatar
    Jornaleco permalink
    24 Julho, 2019 10:25

    Obrigada, cara Helena, por este post.

    Não seria melhor o estado criar e pagar aos bombeiros ou a outros, para fazer a tal limpeza das matas, que os nossos porcos em Lisboa tanto querem e nada sabem?

    Todos os fogos são postos.

    E aqueles poucos que não o são, seriam insignificantes.

    E depois, o artigo mencionado, afirma, que quem for apanhado a pôr fogo, o que é raro, recebe uma pena suspensa. Então não era partir também os cornos ao juiz?

    A única salvação para os proprietários idosos, que não tem dinheiro para a limpeza, ou não querem saber, é agora que algumas autoridades não ponham em prática a lei & Lda. A mata, o mato nada rende. A maior parte não tira lucro nenhum dele. Só dá trabalho. Mas é o direito dos proprietários poder ficar com aquilo, que é seu. E esses ladrões no governo só pensam em prejudicar mais os que não merecem?

    Eu odeio este Cabrita e o governo todo. Tanta maldade, tanta ganância, tanta incompetência. Filhos da puta.

    Gostar

  2. Weltenbummler's avatar
    Weltenbummler permalink
    24 Julho, 2019 11:04

    ma altura do 1º prec apareceu no falecido DN um artigo sobre o fabrico de´metanol a partir da madeira de eucalipto
    como este provoca cegueira definitiva quando ingerido ou inalado o Prof Manuel Antunes publicou na Brotéria um artigo que escrevi sobre a produção de etanol a partir da madeira de pinho para ser utilizado em vez de gasolina
    além de químico orgânico tive pinhal plantado em curvas de nível e limpo que ardeu em 2003 porque o fogo se transmite pelas copas
    com excepção do Prof do IST todos os comentadores sabem demasiado do assunto

    Gostar

    • Velho do Restelo's avatar
      Velho do Restelo permalink
      24 Julho, 2019 12:27

      Metanol, etanol … anda por aí alcool a mais não ?

      Gostar

  3. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    24 Julho, 2019 11:35

    As propostas feitas por este professor catedrático também me parecem bem disparatadas.
    A gestão de biomassa através de centrais de queima não funciona, a não ser que seja subsidiada, pois cortar a biomassa e transportá-la para as centrais de queima fica muito caro. Se os pequenos proprietários não têm dinheiro para cortar a biomassa, muito menos terão dinheiro para a transportar para uma central de queima a 30 quilómetros de distância.
    As penas aos incendiários são inócuas, já que a maior parte dos incêndios não tem origem em fogo posto e, mesmo quando tem, raramente os incendiários são apanhados.
    Enfim, para mandar bitaites deste calibre, não é preciso um professor catedrático do Instituto Superior Técnico.
    Em vez de professores catedráticos do Instituto Superior Técnico, aquilo de que a floresta precisa é de burros que pastem o mato que nelas cresce.

    Gostar

    • Velho do Restelo's avatar
      Velho do Restelo permalink
      24 Julho, 2019 12:42

      Para esse tipo de pastagem seria mais adequado usar Cabritas (sapadoras ou MAI tanto faz ), mas está claro que de “lavoura” só tens o nome …

      Gostar

      • Luís Lavoura's avatar
        Luís Lavoura permalink
        24 Julho, 2019 14:43

        Sim, as cabras são muito boas, mas os burros não lhes ficam muito atrás. Têm a vantagem de, tal como as cabras, conseguirem comer silvas.

        Gostar

      • Velho do Restelo's avatar
        Velho do Restelo permalink
        24 Julho, 2019 17:13

        Pois depende da inclinação do terreno, e que eu saiba a coisa fede mesmo é em terreno inclinado, e aí os teus burricos amocham as orelhas enquanto que o Cabrita e suas primas limpavam tudo …
        Mas se não chegar, mandem para lá o Marcelo e o Pedro Marques que são muito bons a arrancar eucaliptos pequenos. Quem sabe se também servem para arrancar mato e silvas ?

        Gostar

    • Manuel Pereira's avatar
      Manuel Pereira permalink
      25 Julho, 2019 16:10

      Melhor que burros … cabritas sapadoras !

      Gostar

  4. Velho do Restelo's avatar
    Velho do Restelo permalink
    24 Julho, 2019 12:38

    Ora finalmente alguém com coragem de atacar o problema de frente !
    Claro que os xuxas do costume têm que desdenhar, porque a solução proposta não promove os negócios que eles gostam !
    E claro, mesmo sem qualquer estudo sobre o assunto, qualquer xuxa que se preze sabe logo dizer que os fogos florestais têm todos origem em fenómenos da natureza por isso se alguém tinha de ir preso era o Criador, o problema é que eles não sabem onde ele mora …

    Gostar

    • Luís Lavoura's avatar
      Luís Lavoura permalink
      24 Julho, 2019 14:46

      os fogos florestais têm todos origem em fenómenos da natureza

      Se você ouvir as notícias, saberá que atualmente há extensões enormes da Sibéria, do Alasca, e do norte do Canadá a arder.

      Sim, lá onde não há ninguém para atear fogos, eles aparecem.

      Gostar

      • Jornaleco's avatar
        Jornaleco permalink
        24 Julho, 2019 15:09

        Não há provas nenhumas para uma afirmação dessas, dizendo, que os fogos florestais terão origem em fenómenos da natureza. Tretas. Só tretas.

        Uma afirmação válida, com maior peso, muito mais provável, é afirmar:
        a grande maioria dos fogos em Portugal são postos (por bombeiros)!!

        Dizer uma coisa é uma. Provar a mesma, um mundo muito diferente. Como é que se prova a primeira? Impossível.

        Mas falando com os nossos bombeiros, ajuda muito.

        Gostar

      • Velho do Restelo's avatar
        Velho do Restelo permalink
        24 Julho, 2019 17:56

        Estou-me nas tintas para a Sibéria / Alasca / Canadá !
        Se lá os fogos são espontâneos, ainda bem … mas por cá há de tudo!
        Há fogos negligentes (de muito tipo), há fogos acidentais ( de muito tipo) e fogos de origem criminosa dum só tipo :
        » aquele em que uma besta resolve iniciar um fogo com a intenção de destruir aquilo que não lhe pertence !
        Porque é que há tanta gente a querer ignorar essa parte da equação ?
        Essa é a resposta que eu gostaria de saber dar, mas por enquanto são só suspeitas !

        Gostar

  5. Sérgio Gonçalves's avatar
    Sérgio Gonçalves permalink
    24 Julho, 2019 13:12

    Mas como é que o prof. propõe implementar isto :
    “Se há excesso de material combustível, nomeadamente nas atividades agroflorestais, ele tem que ser devidamente retirado e organizado, com pontos em cada concelho (…)”

    Gostar

    • Luís Lavoura's avatar
      Luís Lavoura permalink
      24 Julho, 2019 14:50

      Ele não sabe o que diz.
      Quer dizer, ele considera que é abusivo pedir aos pequenos proprietários florestais que cortem o mato das suas propriedades, mas já não considera que seja abusivo pedir-lhes que, não somente cortem o mato, mas também que o juntem todo, que o carreguem para um trator, e que o levem para um ponto de recolha.
      O homem é louco. Cortar o mato só exige uma ceifeira mecânica; um único homem consegue cortar um bom bocado de mato por dia. Agora, transportar o mato que se cortou para um ponto de recolha, isso exige também um trator, um atrelado, e sei lá que mais para carregar e descarregar o mato.

      Gostar

      • Jornaleco's avatar
        Jornaleco permalink
        24 Julho, 2019 15:05

        Concordo. Muito bem.

        Vamos lá falar a sério.
        Se uma pessoa idosa percebe isso muito bem e um jovem cabrão como o António falso não, que remédio é que sobra?

        É partir os cornos ao gajo em Lisbao. À seita toda. Isto é demais.

        A tal carroça a andar à frente dos bois.

        Gostar

      • Velho do Restelo's avatar
        Velho do Restelo permalink
        24 Julho, 2019 18:47

        Não é ceifeira, é capinadeira ! Já vai sendo tempo de mudares o apelido porque ao usá-lo de forma tão asnática insultas quem durante muitos anos alimentou o povo tuga ! Agora já são totalmente dispensáveis, porque a UE tem produção agrícola excedentária e nós estamos lá para consumir não é para produzir.
        A tua argumentação é “engolida” pelos bimbos urbanos que só vão ao mato para caçar uns láparos!

        1 – Um tractor sem alfaias é inútil na agricultura!
        O atrelado ou a caixa de transporte são alfaias muito utilizadas!
        2 – Muitos dos pequenos proprietários não têm sequer tractor e por isso contratam o serviço de capinagem e de transporte dos resíduos!
        O problema que o prof. Clemente pretendeu resolver é precisamente o destino a dar a esses resíduos. Agora já não há bois nos trabalhos agrícolas, e por isso o mato (para a cama dos ditos) já não é usado!

        O artigo não refere, mas eu atrevo-me a acrescentar :

        3 – Os resíduos deveriam ser valorizados! Sim eles têm valor energético, e se forem pagos incentivam os proprietários a retirá-los da floresta, reduzindo assim a carga térmica.

        Doutra forma há uma tendência natural para os deixar no terreno, por forma a enriquecer o húmos, com o inerente inconveniente de depois de seco, constituir um veículo para a propagação de fogos (pior do que se estivesse vivo ou seja verde).

        Por falar em profs idiotas, ainda na 2ª feira ouvi na RTP2 um tal J. A. Rio Fernandes defender que Portugal tem floresta a mais …

        até comentei isso aqui . Mas aposto que este prof. é xuxa e assim está tudo bem pró “Lavoura” que de agricultura não vê patavina 🙂

        Gostar

  6. CASTANHEIRA's avatar
    CASTANHEIRA permalink
    24 Julho, 2019 20:14

    É arripiante o ódio á propriedade privada que se nota nalguns comentarios , especialmente se esta pertence à gente humilde , seria e trabalhadora nã encavalitada no orçamento do estado .
    Na minha modesta opinião , que considero a propriedade um direito natural , cabe aos governos com inteligencia resolver o problema das limpezas de matos sem repressão . Será que um socialista será capaz de entender isto?
    Por último digo que deverão gastar os enormes recursos de combate em prevenção mas sem repressão sobre os mais frageis.. Será assim tão dificil ?! É de facto .JÁ dizia Einstein
    ” A tarefa mais dificil que há , é pensar , e é por isso que tão pouca gente pensa”. Será que algum governante ou deputado pensa?

    Liked by 1 person

    • Jornaleco's avatar
      Jornaleco permalink
      24 Julho, 2019 21:21

      É a inveja, a tal inveja velha. A doença muito grave de toda a esquerda fascista.

      Eles não suportam, que outros sejam melhores que eles.

      Gostar

  7. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    25 Julho, 2019 05:27

    Masturbação intelectual qb. Se não fossem os incêndios eu queria saber qual seria o tema que vocês iriam «debater»? A desflorestação da Amazónia ou a missão que Deus confiou a Bolsonaro, um soldado da «Cristandade», segundo a historiadora com ventas de homem, Mme Bonifácio?

    Gostar

    • sam's avatar
      sam permalink
      25 Julho, 2019 07:45

      Arlindinho, não abuses dos enemas.

      Gostar

    • Velho do Restelo's avatar
      Velho do Restelo permalink
      25 Julho, 2019 10:09

      Afinal é Terrorismo ou Masturbação ?

      Se o tema não te agrada, tens bom remédio :
      » vais dar uma volta. Por ex. no jumento podes encontrar os teus amigos xuxas.
      » ou publicas um post do teu agrado !

      Gostar

      • Venderam Portugal's avatar
        Venderam Portugal permalink
        25 Julho, 2019 18:00

        Eu conheço um destes arlindos-piscoisos-lavouras-assessores-e-ex-acessores-ps pagos pelo OGE, com o nosso dinheiro (não com o do ps como dizia a vacarrona que foi recompensada com a vice-presidência do Banco de Portugal) para (deve ser democraticamente, claro! porque estes fdp têm sempre a democracia na boca) andarem pelos blogues a fazer este papel de pides tecnológicos.

        Gostar

    • Venderam Portugal's avatar
      Venderam Portugal permalink
      25 Julho, 2019 18:07

      A senhora gosta do que gosta e está no seu direito e isso é respeitável. O que não é respeitável são as merdas que enfias no cu, para participares nas reuniões debochadas maçónicas que te dão acesso à gamela do OGE sem trabalhares. Parasita roto.

      Gostar

Deixe uma resposta para Jornaleco Cancelar resposta