A propósito do debate de ontem
Fiz este comentário para o Observador-
Vencedor (podia ter sido): Rui Rio. O líder do PSD é muito mais telegénico do que Costa, tem muito melhor dicção e é dono de um discurso muito mais fluido embora lhe penda o palavreado para o “orçamentês”. Posto isto, Rui Rio, ao desatar numa diatribe contra a Justiça que ao certo não se percebe como pretende que funcione, mostrou mais uma vez como é um excelente salva-vidas de António Costa: graças ao insólito momento de Rio, o primeiro-ministro fez de sensato e nem sequer teve de referir Sócrates. Curiosamente, foi também a Justiça que permitiu a Rio um momento ganhador: quando o líder do PSD chamou a atenção para o facto de no programa do PS estar prevista a transferência dos processos de regulação do poder paternal para os julgados de paz quase parecia que o próprio António Costa não conhecia completamente aquela parte do programa do seu partido.
Vencido (mas ganhador): António Costa. O líder do PS sabe que muito do que afirma só será confirmado ou desmentido nos dias seguintes, portanto aposta no elencar de dados e medidas, mesmo quando estas são falhanços rotundos como acontece com o Programa Renda Acessível que regista uns embaraçosos 35 alojamentos inscritos – o Governo dizia que iam ser milhares – mas foi apresentado neste debate por Costa como uma das medidas bem sucedidas de redução de impostos. O mesmo com as suas declarações sobre a salvação da Segurança Social e o funcionamento do SNS. Porque o digo então vencido mas ganhador: porque esta sua atitude é aceite sem contestação, dentro e fora dos estúdios, como aliás bem se viu no final do debate quando ficou a proferir declarações, apesar destas não estarem previstas.
Nota final. A pergunta à candidata a Miss Mundo. Estava o debate a terminar quando José Alberto Carvalho avançou com o assunto que não exige preparação (exercício que manifestamente o jornalista não praticou para este debate) mas apenas declarações de fé: as alterações climáticas. São de antologia as patetices proferidas pelo jornalista e por Rio e Costa. Foi o momento “nem faço ideia do que estou a falar mas saio bem se me declarar muito preocupado”.

Rui Rio esteve bem mas o mais importante é manter os canhestros a gerir a coisa. Por quê? Simples. Para, quando esta porra bater outra vez no fundo, o povoléu aprender que os 10 euritos de aumento nas pensões não trazem nada de bom. Antes pelo contrario…
GostarGostar
“Foi o momento “nem faço ideia do que estou a falar mas saio bem se me declarar muito preocupado”.”
Na mouche.
GostarGostar
Foi um debate nim-nim!!
Mas como já é hábito …quem é o Vencedor ou o Vencido, mas que importa isso se não houver novas ideias dos 2 lados?
Tricas e combates de ringue são uma falácia a que estamos habituados e que já maçam!!
GostarGostar
Eu adorei quando a Clara de Sousa, na sequência do “estamos a crescer acima da média europeia”, lembrou que estamos com o mesmo nível de crescimento do último ano do governo do “mafarrico” Passos Coelho. Como se diz na minha terra, “toma e embrulha”.
GostarGostar
Ontem com maior audiência e mais uma vez, o AC-DC demonstrou que além de trapaceiro é incompetente. Um político bronco, primário, golpista, mentiroso.
É nele que tugas igualmente trapaceiros, propositadamente ignorantes-e-assim-contentinhos, co-responsáveis por crises e constantes atrasos das suas vidinhas, acreditam. Bom proveito e não se atravessem no meu caminho. Permito-me pisar as suas sombras.
Volto a colocar no Blas isto: mesmo que o RRio e a ACristas estivessem a fazer uma campanha demolidora de toda a geringonça, seriam desconsiderados, manietados, silenciados qb por uma comunicação social quase toda comprada pelo P”S”. Reparem nos títulos da imprensa e nas conclusões de comentadores televisivos: para não darem toda a razão ao RR e à AC, torneiam, enviezam frases, para dissimuladamente marcarem o ponto a favor do AC-DC.
Até ontem o JPacheco Pereira passados menos de 2 minutos do seu comentário elogioso ao RRio voltou despropositadamente a atacar quem no PSD discorda do RR, picou o governo do PPCoelho e por pouco –vontade não lhe faltou– não se referiu a este. É destes amigos com frases tendenciosas e discursos sinuosos que o AC-DC se vale e alimenta.
GostarGostar
Concordo em absoluto.
A SIC, a este propósito, tem uma atitude desavergonhadamente escandalosa. Prevejo muitas surpresas para quem pensa que isto são favas contadas para o Costa.
O Rio, recordemo-lo, tem que se debater com a direita dos interesses que tem assentado nos vagamente liberais das Avenidas Novas, e nos santanistas da Linha que gostam muito da Fundação Manuel dos Santos e com os financeiros ligados à comunicação social.
GostarGostar
A SIC e a SICN estão a recolocar despudoradamente o AC-DC como PM.
Os gajos (e as gajas) “socialistas” vão vencer folgadamente as legislativas. A populaça não quer saber quem ontem esteve melhor no debate, a maioria nem perceberia patavina.
Enquanto o AC-DC, a sua tralha socrática e penduricalhos na manjedoura vai continuar nos espaços públicos a fazer campanha, o RRio optará por umas visitinhas e aparecer nos debates que restam…
Sem dúvida, o RRio se PM, teria –crendo nele– de enfrentar lobbys poderosos: na justiça, nos negócios, nos futebóis… Se com governantes de baixo e médio nível, seria trucidado.
GostarGostar
O que eu vi aos poucochinhos:
Frente a frente um Rio com largo lastro de 1º ministro e um Costa amparado emplastro sem artilho nem pavio.
GostarGostar
?
GostarGostar