Saltar para o conteúdo

Protectorado

8 Maio, 2020

China censura carta de embaixadores europeus em Pequim, retirando referência à origem da covid-19. UE aceitou.

32 comentários leave one →
  1. Leunam permalink
    8 Maio, 2020 12:02

    Que dirá o Presidente Trump a este procedimento?
    Que dirão os detractores de Trump a este procedimento?

    As lojas dos chineses fecharam mas as dos outros asiáticos continuam abertas em Lisboa.

    Raro ver-se actualmente um chinês ou uma chinesa e suas CRIANÇAS nas ruas de Lisboa, nomeadamente no eixo Morais Soares – Almirante Reis. Coisa que era bem ao contrário até Janeiro passado.
    Nem nos supermercados se vêem !
    Não comem?
    Estarão de férias?

    Gostar

    • 8 Maio, 2020 13:07

      Foram-se embora logo no início.

      Gostar

      • Luis permalink
        8 Maio, 2020 14:55

        Faz-me uma enorme confusão que o tipo de lojas abertas pelos chineses não tenham sido abertas por portugueses. Muito do que os chineses vendem é importado de Espanha. Em Inglaterra as lojas de produtos baratos pertencem a ingleses, caso da Poundland. Mas muita gente em Portugal tinha vergonha de ter um negócio de pechinchas, achavam pouco digno e coisa de pelintra. São os mesmos pelintras que sem dizer nada a ninguém vão os chineses todos os meses às compras.

        Gostar

      • 8 Maio, 2020 19:01

        Antes das lojas dos chineses já havia as lojas dos “trezentos” que depois passaram a ser as lojas de 1 euro. Portanto não sei onde o Luis foi buscar essa de em Portugal terem vergonha de ter um negócio de pechinchas.

        Gostar

      • Luis permalink
        8 Maio, 2020 20:14

        No Porto antes das lojas do chineses aparecerem muitas dessas lojas dos 300 já tinha fechado portas, essas lojas foram moda nos anos 90 mas a moda não durou muito.

        Gostar

  2. 8 Maio, 2020 12:41

    Terão sido chamados para os quarteis na China?
    A III WW pode estar para breve, com mais vírus claro!

    Liked by 1 person

    • 11 Maio, 2020 08:00

      O chinês aqui da vila que dizia nunca ter ido de férias à sua terra natal por não ter capacidade económica, em Dezembro do ano passado desapareceu. Deixou um cartaz na porta da loja avisando que estaria de férias durante um mês reabrindo à posteriori. Até à data “nopes” a loja continua fechada com os haveres no seu interior. Curioso!

      Liked by 1 person

  3. Expatriado permalink
    8 Maio, 2020 12:46

    Em Portugal, até agora, ainda não ouvi nas conferências da DGS nada sobre a origem deste vírus (posso estar enganado mas…). Nas comentadeirices das TVs também parece que nada, excepto para noticiarem negativamente quando o Trump faz a acusação.
    A quanto obriga a dependência…

    Liked by 3 people

  4. Buiça permalink
    8 Maio, 2020 13:15

    Boa ilustração de que “a Europa” não é um país, de nada adianta pedir esmola (ou atirar culpas) a inexistências. 27 embaixadas em Pequim…
    Todos juntos escreveram uma carta ao maior país do mundo a pedir que se aumente a cooperação e o comércio e lá no meio lembraram-se de insinuar que o sacana do virus é chinês. Depois ainda foram pedir para a carta ser publicada num jornal do Estado e quando o chinês disse “ok mas sem os insultos, pode ser?”, responderam que pode ser.
    No final, depois de uns pasquins ligados aos americanos pegarem no não-assunto (com as boas intenções do costume), desatamos a papaguear que nos censuraram a carta e que além disso a carta devia era ser sobre inaceitáveis atropelos aos direitos humanos.
    Mas atenção: queremos muito mais cooperaçao e investimento e comércio com a China. A sério.

    Liked by 2 people

    • 9 Maio, 2020 11:46

      Claro que não! Queremos a China devolvida ao seu covil infecto por muito que isso faça falta ao capitalismo Globalista vigente e até para acabar com o absurdo da Globalização.

      Liked by 1 person

  5. Nulo permalink
    8 Maio, 2020 14:20

    Mais sobre o assunto:

    “This decision, taken under great time pressure, was not the right one to take,” EEAS spokesperson Virginie Battu-Henriksson said. “This has been made clear to the ambassador.” But Battu-Henriksson insisted Chapuis “continues to have our confidence,” as he “is an outstanding expert of China and thus an asset for the EEAS.” … “Battu-Henriksson said “the decision to go ahead [with the letter], with considerable reluctance, was taken locally,” adding that the ambassador did not consult with EEAS headquarters in Brussels beforehand.”
    https://www.politico.eu/article/brussels-rebukes-its-beijing-envoy-for-allowing-censorship-of-eu-letter/

    Gostar

  6. Nulo permalink
    8 Maio, 2020 14:28

    Pena! ter postado link para artigo no Politico e não ter passado no crivo …

    Gostar

  7. Filipe Bastos permalink
    8 Maio, 2020 15:11

    A hipocrisia perante a China é a hipocrisia do capitalismo. Todos aqui o sabem, a começar pela D. Helena, apenas não dá jeito admiti-lo.

    A China não é só quem nos produz quase tudo, a começar pelo computador ou telefone onde estamos a ler isto; é também o mercado que todos querem.

    Os grandes mamões europeus e americanos querem mamar a dobrar: nos lucros obscenos do trabalho semi-escravo chinês, e no mercado que o crescimento chinês, com mil milhões de consumidores, lhes proporciona.

    É por isto que o Ocidente capitalista abre as pernas à China: não só pedintes como Portugal, mas também as Alemanhas e EUAs do mundo. Queremos os produtos baratinhos da China; e queremos também o dinheiro da China.

    Se todos sabem disto, que tal tirar as palas direitalhas e admiti-lo?

    Gostar

    • Buiça permalink
      8 Maio, 2020 17:22

      Só não entendo a necessidade de nos referirmos ao comércio internacional como “abrir as pernas”. São acordos feitos de livre vontade entre as partes. Não quer comprar mais barato ou vender para o mercado que mais cresce no planeta há décadas consecutivas e onde uma só cidade se gostar de vinho nos compra toda a produçao nacional, não o faça.
      Juro que não entendo que mal vos fez o chinês até agora… foi por ter pago caro pela EDP ou uma seguradora qualquer? Ou por ter pago alguma coisa pelo BCP em vez de fechar as portas? Nao se entende.
      Se o país onde os media passam todos as mesmas notícias em uníssono e onde se pode ficar anos e anos em prisão preventiva ou décadas em tribunal não quer ter relaçoes comerciais com países que têm atropelos aos direitos humanos é só cortar essas relaçoes. Com a China e a Venezuela e o Brasil e Angola e Argélia e Guantanamo e Polónia e Russia e os outros todos.

      Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        8 Maio, 2020 19:00

        “Juro que não entendo que mal vos fez o chinês até agora”

        Nunca deves ter trabalhado numa empresa europeia, que tem que lidar com legislação laboral restritiva, lastro da segurança social, legislação ambiental e de segurança no trabalho que aumenta custos (não estou a dizer que sou contra), ter o produto mais caro, e depois veres produto equivalente, chinês, vendido à porta da fábrica, mais barato, porque não têm nada disso.

        Não deves ter sido um dos milhões no Ocidente que perdeu o emprego desde que a China entrou para a organização mundial do comércio.

        Liked by 1 person

      • 8 Maio, 2020 19:36

        Para vocês os libertoinos, a única motivação do homem é a económica. É a vossa declaração do fim da história .
        A geopolitico/economica não existe, a guerra pela hegemonia também não. Na vossa cabecinha tudo se resume à “lei moral ” da procura e da oferta, e do homem enquanto apenas individuo produtor e consumidor de produtos .

        ISto não tem nada haver com “direito humanos”, mas sim com hegemonia politica, capiche oh buiça ? Já alguma vez ouviu falar lá nos sites dos libertoinos, em imperialismo, e em hegemonia geopolitica económica, hum ? Significa que quem a tem é quem dá as cartas e os outros obedecem. É uma questão de, deixe-me soletrar-lhe: S.o.b.e.r.a.n.i.a

        Liked by 1 person

      • Buiça permalink
        8 Maio, 2020 20:43

        “Não deves ter sido um dos milhões no Ocidente que perdeu o emprego desde que a China entrou para a organização mundial do comércio.”

        É fechar as fronteiras e decretar o emprego para a vida. Vai ver que resulta e eles até tremem…
        Não tenho inveja do desenvolvimento dos outros, lamento. O mundo inteiro quase obrigou a China a aderir à OMC, o mundo inteiro quis produzir mais barato e poder vender a mais 1200 milhoes de clientes. O americano não se queixa dos lucros que teve, o alemão e o holandês não se queixam de não terem o emprego do chinês, cada um que se governe.

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        9 Maio, 2020 10:26

        “Não tenho inveja do desenvolvimento dos outros, lamento.”

        Se permitirem às empresas no Ocidente mandar todo o tipo de gases para a atmosfera, detritos para os rios, trabalho infantil, desmantelarem a segurança social, acabarem com as leis de segurança no trabalho, e pagar 2€/hora, então sim senhor, está tudo a competir com as mesmas regras, venha a concorrência chinoca.

        Ninguém está a falar de inveja do desenvolvimento dos outros.

        O que se está a falar é do dito desenvolvimento dos outros ser apenas possível porque não obedecem às regras que são impostas nos locais para onde exportam as suas tralhas.

        Porque é que a China estava a criticar o Trump quando tirou os USA do acordo de Paris? Porque cada fábrica que fechar no Ocidente é uma que abre na China, e os chinocas não vão cumprir com nada do que prometeram.

        Liked by 1 person

      • Filipe Bastos permalink
        9 Maio, 2020 19:59

        “Não tenho inveja do desenvolvimento dos outros, lamento … cada um que se governe.”

        Já viu a ironia, Zé: v. a levar um sermão direitalha radical… cada um que se governe!

        Gostar

    • 8 Maio, 2020 19:15

      Para vocês os libertoinos, a única motivação do homem é a económica. É a vossa declaração do fim da história .
      A geopolitico/economica não existe, a guerra pela hegemonia também não. Na vossa cabecinha tudo se resume à “lei moral ” da procura e da oferta, e do individuo enquanto produtor e consumidor de produtos .

      Liked by 1 person

    • 9 Maio, 2020 11:56

      O meu PC em que leio isto é de Taiwan, o meu telemóvel é finlandês com software americano da Microsoft, o meu relógio Suiço, tenho um carro inglês com motor alemão, um carro alemão com motor alemão e dois carros franceses com motores franceses, as minhas televisões são Sul Coreanas … não uso nada Chinês nem que seja com partes chinesas, NUNCA! Digo desde dos anos 70 que o perigo é Amarelo Chinês!

      Liked by 1 person

  8. LTR permalink
    8 Maio, 2020 18:36

    “O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung cita fontes diplomáticas sobre a alegada falta de preparação de Centeno para conduzir reuniões no Eurogrupo. E garante que não haverá segundo mandato.”

    Adivinhem qual é a parte disto que não passa na TV ao lado da outra!

    Liked by 2 people

    • Luis permalink
      8 Maio, 2020 18:39

      Nas redes sociais já estão a manipular a coisa para dar a entender que Centeno sai porque coitado, foi discriminado por ser do Sul. Na verdade a traduçáo do jornal é clara. Centeno não preparava as reuniões e não conseguia manter os dois cargos ao mesmo tempo.

      Liked by 2 people

    • Jornaleca permalink
      9 Maio, 2020 00:07

      Se assim for, muito bem, muito bem. O meu coração explode de alegria. Eu sabia muito cedo, que ele era só um falador, mais nada. Quem trabalha de livre vontade para a “geringonça” nada sabe.

      Mas atenção: a FAZ (Frankfurter Allgemeine Zeitung) pertence agora à comunicação social da mentira criminosa. O jornal já não é o que era e perde leitores, sucessivamente. Por isso, muito, mesmo muito cuidado.

      Eles eram muito amigos dos burros aqui em Portugal. Se os amigos agora se criticam assim um ao outro, muito bem para mim. Especialmente após o tribunal constitucional alemão ter dado umas chapadas valentes à puta e advogada corrupta francesa, que está a chefiar o BCE em Francoforte no Meno. Ela nada percebe de economia e está a chefiar o banco mais importante europeu. A roubar os alemães, sem qualquer autorização.

      A FAZ de hoje já não vale um corno. Traidores, do pior que se pode imaginar. Hoje é o jornal das mentiras, da manipulação, do pior que se pode imaginar.

      Gostar

  9. George Young permalink
    8 Maio, 2020 18:59

    Diz-se que o insulto é a arma dos fracos. Não concordo sendo bem utilizada pode revelar-se uma arma magnifica.
    Os insultos não podem é ser gratuitos. Tem de ter um plano de atuação insultuosa relacionando a causa e o efeito de cada impropério emanado.
    Não há interesse em insultar a China, nem ofender, pois eles têm muita lábia. Até dominam a técnica da virgem ofendida muito melhor do que os ocidentais. Atualmente apesar da informação disponível a maioria dos ocidentais acredita que uma chinesa que não apresente cabelos brancos é virgem tal é a delicadeza educada de seu trato.
    A China foi educada. Poderia ter usado a técnica de medicina de massas que Mao conhecia. Mas não.
    Continua a dominar a técnica. Com a crise de peste suína teve de abater metade dos seus porcos (vamos pagar bem caro o bife em 2021).
    Resolveu o problema com metodologia cientifico/humanista e avisou o ocidente.
    Poderia ter avisado mais cedo? Talvez?
    Temos de pensar como um alto funcionário da china. Para ele um óbito ou um chinês não significa nada. Ele pensa em quilochineses e quilóbitos.
    Em qualquer grande banquete da china morre com facilidade um quilochinês. E depois? Qual foi a causa? Foram os morcegos? Os gafanhotos? Os macacos? As centopeias……
    A dieta chinesa é tão rica e variada que só para identificar as espécies que foram comidas num banquete é preciso contratar um zoólogo.
    Só há preocupação por parte de governo central chinês quando morrem dois quilochinês e alarme dispara com a morte de três quilochinês. Daí o alarme ter disparado tarde demais paro Mundo.

    Liked by 1 person

    • Jornaleca permalink
      9 Maio, 2020 00:24

      Por favor, do que é que está a falar?

      Os jornais portugueses (da esquerda) não são só todos mentirosos, mas profundamente incompetentes. Onde é que você se informa? Se não souber idiomas estrangeiros terá a sua vida muito complicada em informar-se adequadamente.

      A China comunista mente, claramente. Isto só serve para humilhar os idiotas em Europa, mais nada. E disso eu gosto muito. É pena que não levaram porrada no corpo, esses diplomatas cobardes, dos quais nenhum deve valer um corno.

      Mas, quem é que o comunista chinês pensa que é? Ele que vá para o jardim zoológico, esse vigarista sem vergonha na cara. Umas boas chapadas e pronto.

      O vírus nasceu em Wuhan, Existem provas disso, se alguma prova merecer esse nome. Não existe liberdade de expressão na China. Quem não compreender as consequências, é melhor calar-se. O chinês comunista não permite pesquisas, conversas abertas, nadinha, que dê jeito. O que é que espera?

      A China capitalista (Ilha Formosa) é que dominou o problema desde o princípio. Eles conhecem os comunistas muito bem e aprenderam da porcaria regular que nasce na China continental comunista, nos últimos anos, desde 2000, o mais tardar. Foi a Ilha Formosa que reagiu de modo exemplar, em primeiro lugar. Eles não fecharam as casas, a economia funciona normal, os restaurantes estão ABERTOS, etc. Lá ninguém sofre por causa deste vírus, que não mete medo, a quem o bem conhece.

      Agora, esta China comunista criminosa?
      Eles só querem mentir e demonstrar quem manda. Mais nada.
      Falar com comunistas corruptos? Para quê? Não conhece aqui o PCP? Não lhe chega já a nossa porcaria comunista? Há coisa mais burra e teimosa e mentirosa e incompetente?

      Isto só demonstra, que todos querem destruir esta UE.
      E eu aprovo.

      Eu até fazia pior que o governo comunista chinês.

      Eu mandava atirar todos para o mar, todos aqueles, que tivessem tido a coragem de dizer a verdade e insultar o grande mentiroso chinês comunista.

      Esta UE é totalitária, mais beija o cu ao ser humano mais criminoso do mundo: o comunista chinês.

      Claro que foram os chineses comunistas, que ajudaram DE PROPÓSITO a distribuir o vírus por todo o mundo.

      Eles proibíram a circulação dentro da China, mas PERMITIRAM ainda muito tempo a saída para o estrangeiro, DO TAL VÍRUS: especialmente para a Itália e para o Irão. Dali espalharam-o por toda Europa.

      A culpa foi claramente do regime comunista chinês.

      Etc.

      Gostar

  10. 8 Maio, 2020 20:03

    Diga-se de passagem que, na verdade o problema para muita malta direitêlha daqui, também não é tanto o problema de a Europa e Portugal, ser ou vir a ser um protectorado e um vassalo. Mas sim, pra quem é que gostam de ser uns vassalos.

    Gostar

  11. grangeio permalink
    8 Maio, 2020 21:50

    Cada vez gosto mais do Trump! Afinal, ainda há alguém que nos dá motivos para ter esperança….

    Liked by 1 person

  12. Albino manuel permalink
    9 Maio, 2020 11:29

    Não diga mentiras. A UE não aceitou.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: