A roleta e a espada
Em 2014 escrevi para o Observador um texto sobre Manuel dos Santos, Clementina Ângela e Stanley Ho. Stanley morreu hoje. Entre a roleta e a espada, a vida destas pessoas foi uma espécie de “suerte entre dos”, essa faena a dois em que a sorte de cada toureiro está nas mãos daquele com quem partilha o capote: Stanley Ho, um dos homens mais ricos do mundo. Manuel dos Santos, um dos toureiros mais marcantes que o mundo conheceu. Entre eles uma mulher: Clementina Ângela. A “Tininha”. A mulher que dava sorte. Portugal, que fez de Stanley e da sua mulher Clementina Ângela imensamente ricos, deu-lhes também a provar o amargo da tragédia: em Portugal Clementina ia perdendo a vida e viveu a morte de alguém., Manuel dos Santos, a quem estava unida, independentemente da natureza dessa relação. Stanley ia perdendo a mulher no acidente que esta sofre com Manuel dos Santos. E ambos, Clementina e Stanley, perderam o filho mais velho, aquele que era visto como o herdeiro natural do império construído por Stanley: a 23 de Junho de 1981, Robert Ho e a mulher, a modelo Suki Potier, morrem num acidente de automóvel na marginal.
sobre Stanley Ho falou Jorge Neto Valente, que foi casado com a mãe do prof dr politólogo, depois com sobrinha do falecido
27 anos depois não o reconheci
GostarGostar
Uma história gira de gente gira e rica, muito rica, daquela época dourada do Séc. XX onde tudo parecia possível e tudo era mesmo possível, desde que se fosse rico, muito rico.
Como n’O Talentoso Mr. Ripley (há uma versão com Delon, Plein Soleil), imaginamos as ricas vidas passadas entre viagens e casas de praia, mansões e duplexes, iates e festarolas. Um must para o 0,001%.
Alas, tudo à conta do jogo, do vício e da ruína de milhões de pessoas, de contrabando, da compra de pulhíticos – Chulares e Múmia Cavaca, não era esquisito – de corrupção, de mama imobiliária e outras bonitas artes.
O Manuel, menos ambicioso, só andava de lantejoulas a espetar animais para gáudio de energúmenos ululantes. Pelo visto não era só isso que ele espetava.
GostarLiked by 1 person
The Talented Mr Ripley,
como o tenho reconhecido em não poucos
políticos e empresários tubarões de sucesso.
Por vezes com alguma injustiça,
como o sucedido com o preso talentoso Mr Vara, indecente,
GostarGostar
Vara, Sócrates e o seu amigo antes precedidos pelos Marocas deste mundo e outros tantos esquerdalhos mamões que agora se revelam empresários do covid com materiais para venda ao dinheiro do contribuinte, recomendados pelo mamão do Kosta e sus muchachos
GostarGostar
A grande novidade do dia é o facto de a 26 de Maio terem chegado mais 60 (perfazendo 120 alguns ainda com botões em chinês) dos 508 pagos a 23 de Março pelo mamão Kosta (10 mihões) com cada voo da TAP a custar 2 milhões.
Por este ritmo lá para 2021 completa o ramalhete logo depois do mundo ter a vacina.
Aqui um socialista compra. Ali um socialista vende. Uns grandes mamões estes gajos
GostarGostar
Em relação a Macau enquanto território tuga a ser entregue à China…quem foi que mamou na teta do Stanley e do restante? A esquerdalha socialista pois claro. A ponto de um deles ter se exilado para não ser morto pela gangue dos “valores mais elevados”
GostarGostar