Saltar para o conteúdo

A roleta e a espada

26 Maio, 2020

Em 2014 escrevi para o Observador um texto sobre Manuel dos Santos, Clementina Ângela e Stanley Ho. Stanley morreu hoje. Entre a roleta e a espada, a vida destas pessoas foi uma espécie de “suerte entre dos”, essa faena a dois em que a sorte de cada toureiro está nas mãos daquele com quem partilha o capote: Stanley Ho, um dos homens mais ricos do mundo. Manuel dos Santos, um dos toureiros mais marcantes que o mundo conheceu. Entre eles uma mulher: Clementina Ângela. A “Tininha”. A mulher que dava sorte.   Portugal, que fez de Stanley e da sua mulher Clementina Ângela imensamente ricos, deu-lhes também a provar o amargo da tragédia: em Portugal Clementina ia perdendo a vida e viveu a morte de alguém., Manuel dos Santos, a quem estava unida, independentemente da natureza dessa relação. Stanley ia perdendo a mulher no acidente que esta sofre com Manuel dos Santos. E ambos, Clementina e Stanley, perderam o filho mais velho, aquele que era visto como o herdeiro natural do império construído por Stanley: a 23 de Junho de 1981, Robert Ho e a mulher, a modelo Suki Potier, morrem num acidente de automóvel na marginal.

6 comentários leave one →
  1. Weltenbummler permalink
    26 Maio, 2020 13:58

    sobre Stanley Ho falou Jorge Neto Valente, que foi casado com a mãe do prof dr politólogo, depois com sobrinha do falecido
    27 anos depois não o reconheci

    Gostar

  2. Filipe Bastos permalink
    26 Maio, 2020 16:32

    Uma história gira de gente gira e rica, muito rica, daquela época dourada do Séc. XX onde tudo parecia possível e tudo era mesmo possível, desde que se fosse rico, muito rico.

    Como n’O Talentoso Mr. Ripley (há uma versão com Delon, Plein Soleil), imaginamos as ricas vidas passadas entre viagens e casas de praia, mansões e duplexes, iates e festarolas. Um must para o 0,001%.

    Alas, tudo à conta do jogo, do vício e da ruína de milhões de pessoas, de contrabando, da compra de pulhíticos – Chulares e Múmia Cavaca, não era esquisito – de corrupção, de mama imobiliária e outras bonitas artes.

    O Manuel, menos ambicioso, só andava de lantejoulas a espetar animais para gáudio de energúmenos ululantes. Pelo visto não era só isso que ele espetava.

    Liked by 1 person

    • José Monteiro permalink
      26 Maio, 2020 21:02

      The Talented Mr Ripley,
      como o tenho reconhecido em não poucos
      políticos e empresários tubarões de sucesso.
      Por vezes com alguma injustiça,
      como o sucedido com o preso talentoso Mr Vara, indecente,

      Gostar

      • chipamanine permalink
        27 Maio, 2020 07:32

        Vara, Sócrates e o seu amigo antes precedidos pelos Marocas deste mundo e outros tantos esquerdalhos mamões que agora se revelam empresários do covid com materiais para venda ao dinheiro do contribuinte, recomendados pelo mamão do Kosta e sus muchachos

        Gostar

  3. chipamanine permalink
    27 Maio, 2020 07:39

    A grande novidade do dia é o facto de a 26 de Maio terem chegado mais 60 (perfazendo 120 alguns ainda com botões em chinês) dos 508 pagos a 23 de Março pelo mamão Kosta (10 mihões) com cada voo da TAP a custar 2 milhões.
    Por este ritmo lá para 2021 completa o ramalhete logo depois do mundo ter a vacina.
    Aqui um socialista compra. Ali um socialista vende. Uns grandes mamões estes gajos

    Gostar

  4. chipamanine permalink
    27 Maio, 2020 10:51

    Em relação a Macau enquanto território tuga a ser entregue à China…quem foi que mamou na teta do Stanley e do restante? A esquerdalha socialista pois claro. A ponto de um deles ter se exilado para não ser morto pela gangue dos “valores mais elevados”

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: