Saltar para o conteúdo

Prisão preventiva de Mário Machado

2 Abril, 2008

O bastonário da Ordem dos Advogados teve uma atitude que no mínimo se pode considerar politicamente incorrecta. Defendeu que Mário Mahado só está em prisão preventiva por ter as ideias políticas que tem. Eu sempre tive dúvidas similares às que Marinho Pinto certamente tem. As minhas dúvidas aumentaram depois de ler este post de Daniel Oliveira. Afinal, o Daniel Oliveira não conseguiu arranjar uma justificação melhor para a prisão preventiva de Mário Machado do que uma acusação de ameaças de morte. Mas então agora as ameaças de morte justificam prisão preventiva? Para se ficar em prisão preventiva não era necessário estar acusado de crimes que implicassem mais de 3 anos de prisão? É esse o caso dos crimes de ameaças de morte?

49 comentários leave one →
  1. Nuspirit permalink
    2 Abril, 2008 11:54

    “Para se ficar em prisão preventiva não era necessário estar acusado de crimes que implicassem mais de 3 anos de prisão? ”

    É.

    Ter um arsenal de armas ilegais em casa implica pena de prisão superior a 3 anos. Só isso chega. Não é preciso mais.

    Gostar

  2. 2 Abril, 2008 12:07

    ” Nuspirit Diz:
    2 Abril, 2008 às 11:54 am
    “Para se ficar em prisão preventiva não era necessário estar acusado de crimes que implicassem mais de 3 anos de prisão? ”

    É.

    Ter um arsenal de armas ilegais em casa implica pena de prisão superior a 3 anos. Só isso chega. Não é preciso mais.”

    Exactamente o que eu ia dizer.

    Este Marinho Pinto só diz parvoices…

    Gostar

  3. José permalink
    2 Abril, 2008 12:35

    Vou ser directo e sem contemplações:

    O Ministério Público, neste caso, andou mal porque se deixou motivar por razões que podem não ser estritamente jurídicas. Mas quem prendeu foram os juizes. Porque participam no sistema tal como o temos e apesar de se dizerem indepententes, neste caso demonstram que o não são. Ideologicamente, temos um sistema vinculado a ideias feitas do passado e atreitas à Esquerda. Tenho dito isso há muito tempo e repito. E isso, parece-me muito grave, sendo um problema social de contornos preocupantes, porque dura há trinta anos.

    Os Gato Fedorento ajudaram à festa, naturalmente e sem se darem conta, porque participam no espírito da inteligentsia do Estado a que chegamos.
    Ajudaram, apesar disso, a manter um ambiente e um clima que apesar de existir na sociedade portuguesa há muitos anos, deveria estar já ultrapassado.

    Mário Machado está preso por um pretexto jurídico grave, claro. Mas é apenas um pretexto.

    Gostar

  4. 2 Abril, 2008 12:42

    Marinho Pinto já não é de esquerda ?

    Gostar

  5. Cruzado permalink
    2 Abril, 2008 13:16

    Não posso defender um artista como Mário Machado. Mas se bem me lembro o Mário Machado ficou em prisão preventiva depois de um despacho manhoso antes da entrada desse ícone da democracia, que é o CPP. Nesse mesmo dia foram libertados violadores, ladrões e assassinos. E o Mário Machado será mais perigoso que estes?
    é por isso que concordo com a posição de Marinho Pinto. É a prova que os “esquerdistas abrileiros” apoderaram-se do poder continuando a saga marxista.

    Gostar

  6. Rivarol permalink
    2 Abril, 2008 13:23

    Ninguem tem dúvidas de que jamais um tipo do bloco de esquerda ou mesmo das fp25a estaria preso pelas mesmas razões por que prenderam o machado;essa é que é essa,seus fariseus politicamente correctos.

    Gostar

  7. 2 Abril, 2008 13:27

    Agora metem a política em tudo.
    Antes de dizer quem é que tem razão preciso primeiro de saber quem é de esquerda e quem é de direita.
    Quem for de esquerda ganha.

    Gostar

  8. Beirão, o Velho do Restelo permalink
    2 Abril, 2008 14:01

    Eu vejo quadrilhas armadas sairem dos tribunais com a tal “identidade e residência”, isto é livres como passarinhos.
    Nada me liga ao Mário Machado, não partilho todas as suas ideias, mas é de facto vítima do “sistema”, que tem na constituição o “papão” para evitar mais “fassismos”…
    Quanto ao armamento, exibido em televisão, se ele fosse mesmo ilegal estão a ver a estupidez não estão?
    Somos a democracia mais coxa da europa, a mais africana, a mais corrupta e claro a mais marxista.Que até agora tem tido bons resultados para os respectivos “defensores” do tipo “no passaran….”
    Enquanto não “partirem” este sistema o país não sai do marasmo em que foi cercado.
    Posso falar assim porque de facto me sinto culpado de ter contribuido para este estado de coisas ao participar na “libertação” com os actuais resultados.
    Tenham vergonha e libertem o homem que para além das usas ideias não chateou ninguém.

    Gostar

  9. 2 Abril, 2008 14:25

    Ainda por cima não chateou?
    O tal Machado não é um conhecido escritor?
    Aposto que vai escrever um livro da sua desgraça.

    Gostar

  10. Luis Rainha permalink
    2 Abril, 2008 14:34

    Só para saberem ao certo do que se fala quando se fala desse senhor “SÓ UM DESABAFO

    Estava hoje a pensar.. que já não bato em ninguem deste dia 8 de Fevereiro e isso deixa-me profundamente triste e deprimido.
    Uma vez mais começei a fazer uma auto-analise ao meu comportamento e à minha maneira de estar, porque sou sempre censurado por gostar de bater nas pessoas e de amar o ódio, e ás vezes preocupa-me esta situação.

    Cheguei à conclusão de sempre, sou perfeitamento normal, apenas direciono a minha raiva nas pessoas fisicamente, enquanto outros a descarregam verbalmente ou a assimilam,respirando fundo, ou pior ainda, tornam-se indiferentes a tudo á sua volta, transformando assim os seus corações em blocos de gelo, insensiveis a emoções.
    Talvez venha dai o facto de eu ter um grande coração, o nunca o ter constrangido ao que “se pode fazer” ao invés do que o que “eu quero fazer!”

    O mesmo se aplica ao relacionamento com o sexo oposto, se por ventura eu gostar de 2 mulheres o que é que me impede de amar as duas?Só porque algum cristão um dia disse que isso era pecado?
    Será que até a nivel sexual tenho que me reprimir porque a mentalidade dominante a isso me obriga?
    Não resulta comigo!

    O ódio é um sentimento tão nobre quanto o amor, faz parte da nossa natureza e tudo o que vai contra a natureza é que tem que ser combatido. Vejo os nossos politicos, e a comunicação social por exemplo, mais preocupadas em combater o ódio do que a censurar os paneleiros, os pedófilos, e afins.

    Adoro a confrontação fisica, agarrar na escumalha e dar lhes pontapés na cabeça, socos, sentir a adrenalina a disparar, a emoção ao fugir á policia.
    Um dos anos mais felizes que tive foi o ano que esfaquei 11 pessoas, record absoluto, o sentir da faca a entrar, o inimigo a desfalecer, o seu olhar de panico, tudo isto em conjunto dá-me vida, recarrega-me as baterias.
    Adoro bater nas pessoas!

    Este desabafo é mais dirigido aos Skinheads porque muitos se devem interrogar como eu, não se sintam mal por gostarem de bater nas pessoas, nao se sintam mal por gostarem muito de mulheres, nao se sintam mal por encararem o dia a dia como uma batalha e a nossa vida como uma guerra.
    Nós estamos na vanguarda do nosso tempo, a todos os niveis. Falando da militancia nacionalista em tudo de bom que o nosso pais tem eu vejo um Skin, a maioria em manifs, a maioria em concertos, em almoços, na violencia, até na prisão.
    Por detras das maiores campanhas politicas, sejam autocolantes, seja nas faixas dos viadutos, seja na internet, eventos no estrangeiro, nas claques, em bandas de musica, na distribuiçao de panfletos, organizaçoes etc eu vejo sempre os mesmos.. os skins!
    Por isso não admito que nos faltem ao respeito e voçes deviam fazer o mesmo.
    Orgulho em ser Skinhead!”

    Gostar

  11. 2 Abril, 2008 15:13

    Caro Luis Rainha:

    Mário Machado pode pensar e dizer isso tudo e muito mais. Pode ser uma pessoa de quem não se goste; que defenda valores anti sociais e preocupantes.
    Nada disso justifica que se meta na prisão sem ser acusado e julgado por crime punível pela lei portuguesa.
    É isso que preocupa o bastonário e ele saberá que atropelos foram feitos na intrepretação da lei para manter MM preso.
    O problema é que quem coloca em causa a prisão de MM, dificilmente se recata de estar tb a defender os seus ideais. Marinho Pinto não tem esse problema.

    Gostar

  12. José permalink
    2 Abril, 2008 15:31

    Em direito penal, não se punem as meras cogitações. Por muito graves que sejam. Por muito monstruosas que nos pareçam.

    Punem-se apenas os actos.

    Não é o caso, no caso.

    Gostar

  13. Luis Rainha permalink
    2 Abril, 2008 15:35

    Mas é imaginação minha ou ele estava com uma pena suspensa? Acham mesmo que o trancafiaram só por “cogitações”?? E agora é esse o nome que se dá a ameaças de morte por quem já foi condenado por participação num crime de sanque e já teve o topete de aparecer na TV rodeado de armas?
    Gostava de ver se fosse convosco…

    Gostar

  14. José permalink
    2 Abril, 2008 15:44

    Segundo penso, o tal Machado, está em prisão preventiva, por factos integrados em crime de espécie rara. Claro que não foi por cogitações. Estas são apenas aquilo que ficou transcrito acima.
    Opiniões sobre modos de comportamento pessoal e social.

    Nada que tenha a ver com revogação de pena suspensa ou com cumprimento da mesma pena.

    Quanto ao aspecto, tenho mais medo de certos figurões que andam por aí, de fato e gravata, prebenda na carteira ou conta bancária.

    Alguns, fazem parte da nomenklatura.

    Gostar

  15. José permalink
    2 Abril, 2008 15:48

    O problema é que a Esquerda portuguesa diabolizou um certo conceito de fascismo e vê o retrato vivo desse diabo, no Mário Machado e noutros sequazes da extrema-direita.

    Segundo li, as tais armas que foram filmadas, tinham licença na sua maioria e no caso em que não podiam ter por serem armas de guerram, integram a prática de detenção de arma proibida. Crime banal, com pena que não admite prisão preventiva.

    Gostar

  16. José permalink
    2 Abril, 2008 15:50

    Aliás, uma pergunta simples ao Rainha e outros que pensam como ele pensará:

    Que dizem dos presos preventivos das FP25? O Otelo, por exemplo?

    Gostar

  17. Luis Rainha permalink
    2 Abril, 2008 16:10

    “Diabolizou”? “Otelo”? MAs você não leu a transcrição das palavras do homem? Que tem aquilo a ver com esquerdas ou direitas?

    Gostar

  18. Nuspirit permalink
    2 Abril, 2008 16:23

    O José tem razão. As armas per si não fazem mal algum. O mal está no uso que se lhes dá. A verdade é que as armas nas mãos de individuos com ideologias de direita não são perigosas. Já se estiverem em bandalhos de esquerda, todo o cuidado é pouco. Não se pode meter tudo no mesmo saco. Valha-me Deus.

    Gostar

  19. jason statham permalink
    2 Abril, 2008 16:32

    Este Luis Rainha é um parolo de primeira.

    Gostar

  20. Luis Rainha permalink
    2 Abril, 2008 16:35

    De primeiríssima.

    Gostar

  21. José permalink
    2 Abril, 2008 16:54

    Luis Rainha:

    V. prendia o Hitler apenas pelo que escreveu no Mein Kampf? ( Se é que alguma vez o folheou ou leu alguma parte…)

    Gostar

  22. Dom Pixote permalink
    2 Abril, 2008 17:03

    José – #12

    Afinal, neste país, não só a educação foi desgraçadaments contaminada pelo “eduquês”. Olhamos em volta e vemo-nos pejados de “eduqueses”.
    Pasmo ao ver uma altaneira confissão de actividade criminosa ser apelidada de “meras cogitações”, ainda por cima, por alguém supostamente ligado ao sector da justiça.
    Então um individuo que orgulhosamente afirma: “Um dos anos mais felizes que tive foi o ano que esfaque[e]i 11 pessoas, record absoluto, o sentir da faca a entrar, o inimigo a desfalecer, o seu olhar de panico, tudo isto em conjunto dá-me vida, recarrega-me as baterias.” (sic), em vez de confessar 11 crimes de homicidio na forma tentada, está apenas cogitando?
    Um individuo que confessa adorar “agarrar na escumalha e dar[-]lhes pontapés na cabeça, socos, sentir a adrenalina a disparar, a emoção ao fugir á policia.” e “bater nas pessoas!” (sic), em vez de um assumido psicopata, não passa de uma alma sofrida que está apenas cogitando?
    A propósito de cogitações, só me pergunto: Quo vadis meu Portugal?

    Gostar

  23. José Barros permalink
    2 Abril, 2008 17:31

    Mário Machado está preso por um pretexto jurídico grave, claro. Mas é apenas um pretexto. – José

    Pode ser. A verdade é que é estranho que alguém suspeito de possuir armas ilegais seja alvo de uma medida de coacção tão grave como a prisão preventiva. Quer se queira, quer não, gera-se a suspeita de que a medida de coacção é aquela e não outra por razões políticas. Sem conhecer o processo, acho que uma pessoa só pode registar estranheza, não mais do que isso…

    Outra coisa é o bastonário vir falar de um processo ainda, suponho, sob segredo de justiça e que, como tal, o próprio desconhece.

    É mais um exemplo de que Marinho Pinto não tem o mínimo bom senso e quer apenas protagonismo.

    Gostar

  24. Beirão, o Velho do Restelo permalink
    2 Abril, 2008 17:37

    É as FP-25 eram muito mais humanistas.Nada de conversas.Tiros ou bombas, dinheiro na mala e a bem do povo…
    Foram apanhados e perdoados… eram de esquerda…

    Gostar

  25. google permalink
    2 Abril, 2008 17:44

    pelos vistos a moda dos blogues é defender-se os seus

    Gostar

  26. Beirão, o Velho do Restelo permalink
    2 Abril, 2008 17:48

    O Marinho foi visitar um preso político…

    Gostar

  27. Luis Rainha permalink
    2 Abril, 2008 17:55

    Grande tiro no pé, José. Eu, pobre alma ignara (como muito bem intuiu) que nunca leu nem o bom Adolfo nem livro algum sem bonecos, não me lembraria de o prender. Nem de evitar o que a seguir aconteceu.
    E volto a perguntar: o facto de o MM estar com pena suspensa é despiciendo?

    Gostar

  28. Luis Moreira permalink
    2 Abril, 2008 17:58

    Mas alguem que escreve o que está aí em cima não deve estar na prisão?

    Internado num hospício para doentes mentais?

    Matá-lo antes que ele mate alguem inocente?

    O raciocínio é o mesmo para os pedófilos.Até á próxima morte e abuso de crianças anda por aí.Livremente!

    Gostar

  29. José permalink
    2 Abril, 2008 18:00

    Dom Pixote:

    Conheci um juiz de direito, pessoa soturna, da minha idade, casado, com filhos e que convivia raramente com outros indivíduos. Tinha o gosto pelas armas, mesmo de guerra ( e tinha algumas)e praticava tiro ao alvo frequentemente, numa carreira de tiro semi-abandonada.

    Sempre me pareceu um tipo impecável, mesmo assim. De poucas falas, quando dizia alguma coisa, fazia-o com a gravidade do humor quase sempre negro.
    Era um bom profissional, se assim se pode dizer de uma pessoa assim reservada.

    Uma vez, confessou que aquilo que lhe apetecia mesmo, de vez em quando, era sair para a rua e disparar a torto e a direito, contra quem lhe aparecesse ( não, não estou a inventar, foi verdade).
    Andava em tratamento psiquiátrico e tomava as drogas usadas em casos que tais.

    Matou-se há uns anos, com uma das pistolas que coleccionava. Estava em casa e a ouvir música.

    Não sei se entende o que pretendi dizer com esta história verdadeira.

    Gostar

  30. José permalink
    2 Abril, 2008 18:09

    Luis Rainha:

    Não respondeu claramente ao que perguntei, mas infere-se que o faria. Isto é, prendia o Hitler, só por causa do livro.

    Aposto que não prenderia o autor do Manual do guerrilheiro urbano, Carlos Marighela.

    Adiante.

    O Mário Machado vive num país democrático cujas leis são as que são. E a pena suspensa, só tem efeitos numa pena efectiva, se o mesmo voltar a ser condenado por crime praticado durante o período de suspensão e se o crime for da mesma natureza.

    Só após condenação, portanto.

    As regras da prisão preventiva, têm a ver com a gravidade do crime e já vimos que os escritos, correspondem a meras cogitações, não no sentido jurídico, ( meras cogitationes), mas de expressão de opiniões sobre a sociedade e os indivíduos.Têm ainda a ver com o perigo de continuação dos crimes e da perturbação do processo de inquérito e ainda da repercussão na opinião pública da decisão de manutenção em liberdade de um tal indivíduo assim perigoso.

    O caso concreto não conheço inteiramente, mas o que seu permite-me dizer que talvez não se justifique neste caso a prisão preventiva, tendo em conta outros casos de gravidade superior aos quais a prisão não é aplicada.

    De resto, os factos conhecidos, parecem dar-me razão. Mas é a minha opinião.

    Gostar

  31. Luis Moreira permalink
    2 Abril, 2008 18:28

    José

    O homem diz ali que adorou esfaquiar 11 vítimas, vê-los desfalecer,dar-lhes pontapés na cabeça!Diga-me.Não é suficiente para o prender por se tratar de um caso confesso de perigo público?

    Então a rede terrorista muçulmana quando tem em casa um arsenal, não pode ser desactivada, antes de matar inocentes?

    Rebente lá com o metro de Lisboa que nós a seguir prendemo-lo!

    É assim? A primeira coisa que temos que fazer é defender a Liberdade dos que a querem destruir!

    Gostar

  32. Dom Pixote permalink
    2 Abril, 2008 18:39

    José – #29

    E esse juíz seu conhecido quantas pessoas costumava esfaquear por ano? E qual foi o seu “record absoluto” nesta modalidade?

    Pelo andar da carruagem ainda vou ver alguém a defender que nas visitas a este energúmeno, em vez de chocolates ou tabaco, se deviam poder levar “paneleiros, pedófilos, e afins” (os pretos supõem-se incluidos nos afins) para que o pobre coitado possa atenuar o stress e “recarregar as baterias”…

    Gostar

  33. José permalink
    2 Abril, 2008 18:41

    Luis Moreira:

    Um dos melhores bloggers que conheci, até pessoalmente e que ainda tem um blog e que é um dos melhores escritores de escrita ligeira, assim, em jornal e revista ou blog, uma vez escreveu no blog uma apologia da pedofilia do António Botto, transcrevendo um poema explícito do mesmo.

    Passou a barreira do mau gosto,para mim.

    Ainda assim, não defendo para ele o que defende para o Machado.

    Gostar

  34. José permalink
    2 Abril, 2008 18:46

    Acha mesmo que o Machado esfaqueou esses todos?

    Já ouviu falar em farronca? E em exteriorização de desejos reprimidos, sem consequência de maior senão a exposição da monstruosidade que pode habitar em cada um de nós?
    Não será isso, uma forma de dominar demónios interiores?

    No outro dia, li que a esquizofrenia terá origem numa variação genética.

    E se a loucura psicopata tiver a mesma origem, o que se deve fazer? Prender numa prisão normal, ou colocar em estabelecimento de segurança?

    Gostar

  35. Bonifácio permalink
    2 Abril, 2008 18:58

    Nacional-socialistas e socialistas que se matem, e que nós os punamos draconicamente. Enquanto for assim, a liberdade está assegurada. O mal é quando os irmãos desavindos se juntam. Foi assim que começou a última guerra mundial. E como sempre, só os nacional-socialistas é que ficaram com a culpa.

    Gostar

  36. Bonifácio permalink
    2 Abril, 2008 19:00

    Errei no plural. Troquem o nacional-socialistas por nacionais-socialistas.

    Gostar

  37. Luis Moreira permalink
    2 Abril, 2008 19:55

    José

    Preventiva é isso mesmo “prevenir”.É evitar! O António Botto na linha de outros escritores “malditos” pisava o risco,é seguido por pessoas que gostam de escandalizar.Mas se forem perigos públicos,devem ser objecto de medidas preventivas.

    É preciso alguem morrer primeiro?Repare que eu não defendo que ele não goze de todas as seguranças que lhe são propocionadas por um Estado de Direito!Nada disso! Mas essas medidas têm que estar acomodadas á questão em concreto.

    repare que o que estamos a discutir está muito para além deste individuo !

    O que se faz perante a ameaça confessada do terrorismo muçulmano? Não se tomam medidas preventivas? Há inocentes que sofrem com isso?Claro e infelizmente! Mas há guerras limpas?Não há! E o que o individuo está a fazer é questionar o nosso direito de viver em paz!

    Gostar

  38. José permalink
    2 Abril, 2008 21:01

    “Preventiva”, no sentido de prisão preventiva é nada disso. É apenas um modo de proteger certos interesses públicos, de natureza penal, como sejam a boa investigação e a cautela em evitar novo cometimento de crimes.

    É só isso. Não tem qualquer natureza de pena antecipada ou de medida preventiva de represália penal. Por um motivo: o princípio constitucional da presunção de inocência de arguido. Repare que este princípio, foi a única justificação para reduzir drasticamente a possibilidade de prisão preventiva. Essa e a estatística, claro.

    O Machado, esse não conta para o caso. A hipocrisia é evidente e é contra isso que escrevo.

    Gostar

  39. Luis Moreira permalink
    2 Abril, 2008 22:08

    Não é pena antecipada.É preventiva no sentido de que o arguido, face ás provas,possa vir a incorrer em acções que dificultem a investigação,possa fugir ou cometer outros crimes.

    Como eu digo deverá beneficiar sempre de todos oe direitos, mas no caso, nem a inocência se pode presumir porque o que se previne é a alta possibilidade de o arguido cometer crime, que ainda não cometeu!

    Gostar

  40. José permalink
    2 Abril, 2008 23:37

    Sabe certamente como é que na URSS se resolviam estes problemas: asilo psiquiátrico, para os dissidentes políticos mais perigosos.

    Podia lá ser, haver alguém que pudesse duvidar da bondade das soluções socialistas para o povo e determinadas pelo povo!

    Gostar

  41. Dom Pixote permalink
    3 Abril, 2008 00:11

    José – #34

    Adoptando a sua linha argumentativa:

    Acha mesmo que a Al Qaeda teve alguma coisa a ver com o episódio das Twin Towers?

    Já ouviu falar em farronca? E em exteriorização de desejos reprimidos, sem consequência de maior senão a exposição da monstruosidade que pode habitar em cada um de nós?
    Não será isso, uma forma de dominar demónios interiores?

    Gostar

  42. 3 Abril, 2008 16:54

    O Mário Machado foi o autor da ideia de colocar um placard no Marquês de Pombal contra a imigração.
    Uma ou duas semanas depois era detido e acusado do crime de “discriminação racial” consumado no facto de terem sido encontrados umas folhas com umas suásticas em sua casa. Depois disso, homens de Esquerda como o Pacheco Pereira e o Bastonário da Ordem dos Advogados falaram sobre esta nódoa na Democracia que é a existência de um preso político em Portugal.
    É claro que há quem defenda a prisão do Mário Machado, isso não surpreende. São precisamente os mesmos que defendem regimes totalitários onde as perseguições políticas são práticas comuns.

    Gostar

  43. José permalink
    3 Abril, 2008 17:55

    No blog Sine Die, há um postal de Paulo Dá Mesquita sobre este assunto.

    Gostaria que o próprio entrasse na discussão, aqui mesmo nesta caixa de comentários.

    Por que não o faz?

    É curioso que há pessoas que leem o Blasfémias, mas tem pruridos em participar abertamente nestas discussões.

    Não entendo porquê.

    Isto não é uma assembleia de dignitários da intelectualidade. É apenas um forum. Onde cada um diz o que entende, em completa liberdade.

    É por isso que passo por aqui, como quem passa num pub: para dar um palpite, sem pensar muito.

    Gostar

  44. 9 Abril, 2008 15:17

    mário machado….portugal precisa de ti….
    adoro a minha liberdade…mal se pode respirar em portugal…estamos minados…
    fomos invadidos….
    portugal aos portugueses….
    adoro-te mario….
    muita força
    estamos contigo….
    somos grs!

    Gostar

  45. preto permalink
    9 Abril, 2008 16:43

    O Mario Machado foi dentro pq tinha saudades minhas, quando me tava a beijar ontem disse:

    ” nunca mais quero sair daqui”

    ao qual respondi

    ” tens que sair, alem disso tou com vontade de mijar e tu assim neste estado td entalado n consegues cagar de maneira nenhuma”

    ele como bom nazi que é la me fez a vontade.

    Gostar

  46. Lipeste permalink
    3 Outubro, 2008 16:24

    Vivemos num pais complexado no que respeita ás liberdades e garantias de cada um.
    Somos uma democracia recém nascida e ainda muito àquem de democrata.
    Será esta a democracia que realmente queremos e aquela porque muitos lutamos? Uma democracia “quase” que imposta em que os valores da mesma são a cada dia revistos de acordo com interesses supra partidarios.
    Uma democracia que atropela, persegue, denigre, invade… chegando mesmo a confundir-se em muitas das suas atitudes com um qualquer regime totalitário que utiliza a propaganda como a sua principal arma.
    Que democracia é esta que julga os seus cidadãos em virtude dos seus ideais politicos?
    A justiça deveria ser cega, mas neste caso destapou os olhos e condenou Mário Machado apenas por ser de estrema direita… vergonhoso.

    Gostar

  47. Lipeste permalink
    3 Outubro, 2008 16:54

    Apesar de esta condenação ser em tudo vergonhosa, com o agravante de a mesma assentar em pressupostos ditos democratas (a justiça não pode ser influenciada pelos ideais politicos de quem esta a ser julgado, sejam eles quais forem), os mesmos que nos dizem ser o garante de um conjunto de liberdades direitos e garantis, custa-me entender o porquê de todos aqueles que partilham deais nacionalistas e com responsabilidade não façam um derradeiro esforço ao nivel ideologico para que possam evoluir de acordo com as diferentes necessidaes da sociedade no seu todo. O NACIONALISMO de hoje tem que estar ao serviço da sociedae de forma séria e acima de tudo evolutiva.
    O Nacionalismo deste novo milénio tem que abandonar uma série de preconceitos que apenas contribuem para que se mantenha marginal e sem capacide de nem de expressão nem de representação, este é um assunto a debater de mente aberta e com muita seriedae.

    Gostar

  48. Lipeste permalink
    3 Outubro, 2008 16:58

    Apesar de esta condenação ser em tudo vergonhosa, com o agravante de a mesma assentar em pressupostos ditos democratas (a justiça não pode ser influenciada pelos ideais politicos de quem esta a ser julgado, sejam eles quais forem), os mesmos que nos dizem ser o garante de um conjunto de liberdades direitos e garantis, custa-me entender o porquê de todos aqueles que partilham ideais nacionalistas e com responsabilidade não façam um derradeiro esforço ao nivel ideologico para que possam evoluir de acordo com as diferentes necessidaes da sociedade no seu todo. O NACIONALISMO de hoje tem que estar ao serviço da sociedae de forma séria e acima de tudo evolutiva.
    O Nacionalismo deste novo milénio tem que abandonar uma série de preconceitos que apenas contribuem para que se mantenha marginal e sem capacide nem de expressão nem de representação, este é um assunto a debater de mente aberta e com muita seriedae.

    Gostar

  49. José Machado permalink
    25 Fevereiro, 2010 01:06

    o mario machado foi alvo de uma conspiração politica, nós portugueses nunca fomos racistas, pelo contrario, somos um país de imigrantes, mas se nos potamos mal nos paises em que vamos trabalhar e não roubar, somos severamente descriminados pelos residentes locais, por isso todos os que vivem em portugal tem que trabalhar e não fazer qualquer tipo de ilicitudes aos portugueses.
    pois vivemos num pais onde a maioria vive de subsidios,à custa dos portugueses que descontam do seu suor, trabalhem, pois só não trabalha quem não quer.
    ainda por cima tem casas num estatuto gratuito em diversos bairros a nivel social e nãqo pagam, pelo crontrario, torna-se num antro de criminalidade.
    isto tem que acabar, os subsidios deviam ser para quem de repente fica desempregado e não para esses preguisossos, que ainda roubam que descontam para eles.
    portugueses, abram os olhos pois fomos nós que sempre fomos cordiais para todos.
    os portugueses não são racistas, pelo contrario, eles é que o são.

    Gostar

Indigne-se aqui.