Saltar para o conteúdo

Subscrevo tudo

14 Abril, 2008
by

«(…) A vantagem de ter um presidente executivo como Jorge Coelho é local. Só pode ter sido a sua agenda de contactos que a Mota-Engil adquiriu porque essa é a sua grande mais-valia. É nesta capacidade única de fazer rede entre o Estado, interesses privados, políticos e público-privados que reside o nexo de causalidade da escolha de um operador político para um lugar de gestão. Este acto, conjuntamente com o caso BCP, assinala uma capitulação a uma realidade insofismável.
A maior parte do sector privado lusitano só quer e, se calhar, só pode subsistir associado à tutela estatal e não tem pejo em subordinar-se aos operadores puramente políticos, abandonando a evolução de culturas de empresas inovadoras desenvolvidas por gestores profissionais que pusessem, finalmente, o mercado a funcionar em Portugal. No curto prazo, este hesitante sector privado nascido dos cravos de Abril parece ver mais ganhos incorporando governos em si próprio do que emancipando-se de tutelas constrangedoras.»

Perdido o pudor fica o poder“, Mário Crespo, JN

39 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 09:43

    A Mota-Engil colecciona políticos. Já lá tem tantos. Mais um ou menos um.
    Serao da maçonaria? da opus dei? da igreja? do benfica? do fecepe?

    Gostar

  2. 14 Abril, 2008 09:48

    A SIC, onde trabalha o Crespo,
    até tem o Balsemão, que foi PM.

    Gostar

  3. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 09:49

    Era engraçado se qualquer nas eleiçoes tivessemos que escolher entre Belmiro de Azevedo, Amorim, Jardim Gonçalves, etc… tinha o seu elan. Portugal, S.A. Era ainda melhor que o Dubai.

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 09:53

    É verdade, a prata da casa da sic, também é um político e um dos grandes..lol
    Isto quem tem telhados de vidro.

    Gostar

  5. José permalink
    14 Abril, 2008 10:12

    Mário Crespo, denuncia, por escrito, algo que é gravíssimo porque já entranhado, na essência da vidinha de alguns poderes importantes, incluindo aquele que lhe paga o salário.
    Por isso, em directo e na tv, não consegue ser tão directo…

    Valha a verdade, porém que é um dos poucos que ainda consegue balbuciar umas coisas.

    Aquele coiso, o Costa, irmão do outro da Câmara, esse só consegue mostrar a dentuça alvar, para com os poderes.

    Gostar

  6. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 10:19

    José, e o Mário Crespo? Tem irmaos, primos?
    E o José?

    Gostar

  7. José permalink
    14 Abril, 2008 10:31

    Irmão e primos, muitos de nós têm. O que não têm, alguns de nós, é instrumentos de nepotismo.

    E esses que estão mencionados, tem-nos. E usam-nos com discricionariedade e abundãncia de meios.

    Gostar

  8. José permalink
    14 Abril, 2008 10:32

    Em prejuizo dos que os não têm, faltou acrescentar.

    V. , anónimo, é dos tais ou gosta que lhe comam as papas na cabeça?

    Gostar

  9. José permalink
    14 Abril, 2008 10:34

    Gosta de nos ver sempre na cauda dos países em desenvolvimento europeu e a descer de tal modo que um dia destes, nos cruzamos na via descendente e de submersão, com os países emergentes?

    Eu não gosto, não tenho culpa pessoal deste Estado de coisas e procuro denunciar o que me parece contribuir activamente para tal.

    O tal coiso, o Costa de que falei, é um dos expoentes alvares, da coisa.

    Gostar

  10. José permalink
    14 Abril, 2008 10:36

    Mas se esse tal coiso, amanhã, colocar em linha aberta um discurso como o do Mário Crespo, mudo de opinião e deixo de o vituperar. Só o digo para que ninguém pense que é coisa pessoal, contra o tal coiso.

    Gostar

  11. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 11:02

    José, era só para prevenir, pois no dia em que Mário Crespo escrever qualquer coisa ou disse qualquer coisa que o Jo´se nao goste, ainda o acusa de ter um primo. É evidente que quando o tal coiso disser qualquer coisa que o José goste, até vai ter que ir buscar um lenço tal a quantidade de elogios que vai receber.

    Gostar

  12. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 11:08

    ..É que Ricardo Costa passa a ser o irmao de António Costa quando faz qualquer coisa de que nao gostam, quando é o contrário já nem se lembram disso e é o maior.

    Gostar

  13. 14 Abril, 2008 11:11

    Piscoiso: “A SIC(…)até tem o Balsemão”
    Há quem esteja sempre a fingir que não percebe. O Balsemão é que tem a SIC. A Mota-Engil já existia antes de adquirir o Coelho.

    Gostar

  14. Peter permalink
    14 Abril, 2008 11:12

    “A SIC, onde trabalha o Crespo,
    até tem o Balsemão, que foi PM.”

    Este não é o dono da SIC? Que tem isto a ver?

    Gostar

  15. balde-de-cal permalink
    14 Abril, 2008 11:13

    o largo dos ratos abriu as portas à falta de vergonha. diziam mal dos “anjinhos da outra senhora”. fujam desta república estercorária

    Gostar

  16. piscoiso permalink
    14 Abril, 2008 11:17

    Se o Coelho fosse o dono da Mota-Engil, já estava tudo bem !

    Gostar

  17. José permalink
    14 Abril, 2008 11:29

    O Mário Crespo já escreveu e disse coisas que não gosto. E nada apontei, porque a minha opinião, é irrelevante. E mesmo assim, a diversidade de opiniões, é uma vantagem em democracia.

    Porém, nestes casos, o assunto, não tem a ver com a mera opinião, mas com o posicionamento em relação aos poderes e ao nepotismo campante.

    E tanto me faz que o coiso seja irmão ou primo seja de quem for. O que me importa é que defende o poder, sendo jornalista. Normalmente, este poder, mas se vier outro, também o defenderá.
    E isso, para mim, é um defeito.
    Só por isso.

    Gostar

  18. piscoiso permalink
    14 Abril, 2008 11:35

    O poder existirá sempre, e o contra-poder é também um poder.
    A defesa de um poder emanado do povo, é uma defesa da democracia.
    Mas isto digo eu,
    que sou povo.

    Gostar

  19. jennsis permalink
    14 Abril, 2008 11:39

    Eh, parece que ao aligeirar-se da função pública o Governo pretendeu declarar que de agora em diante ele mesmo se encarrega de encher de público gasto as empresas mais coelhudas.

    Gostar

  20. 14 Abril, 2008 11:45

    É que Balsemão já tinha o Expresso antes de ser PM.

    Quem era Coelho no mundo empresarial, antes de ser “apparitchik”?

    Gostar

  21. Luis Moreira permalink
    14 Abril, 2008 11:47

    Mas se os concursos públicos são transparentes, para que quer a Mota-Engil o Coelho?

    Esta é que devia ser a pergunta a fazer!Porque meus amigos, sem a estrutura tecnico-administrativa dos funcionários,que lançam,avaliam o concurso,fazem os projectos e controlam a obra,estar devidamente domesticada, o Coelho não servia para nada!

    É esta estrutura que ano após ano tudo controla,tudo corrompe, enquanto nós vamos discutindo os coelhos que se limitam a utiliza-la em seu proveito.Se não fosse ele seria outro!

    Gostar

  22. campeão permalink
    14 Abril, 2008 11:48

    O estado tem o fisco , tem a asae , tem milhares de normas regulativas , licenças e alvarás , a conceder por ignorantes e prepotentes , que obstruem e impedem as empresas e os portugueses de se desenvolverem , de inovarem , levando ao fecho de milhares de pequenas e medias empresas que eles (socialistas) consideram despresíveis e inuteis.
    Sendo assim , é quase impossivel qualquer empresa não ter um cão de guarda (politico), por mais incompetente que seja , não para trabalhar , mas somente para a livrar das garras do estado que tudo regula , tudo tutela e tudo seca á sua volta a não ser que possa sugar as sobras da pia que ajuda a sujar.
    Neste contexto , Coelhone é mais um comissario que se junta a mais umas centenas que já estão no activo, constituindo mais uma normalidade do que o contrario.
    A solução para este problema será a limitação dos poderes do estado , que através de um intrincado articulado de leis muitas delas anacronicas e contraditorias asfixiam o cidadão e as empresas , impedindo o desenvolvimento e o progresso.
    Neste aspecto Sócrates tem sido um retrocesso muito grande para portugal.

    Gostar

  23. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 12:09

    As empresas recebem subsídios doe stado, trabalhadores em formaçao, fundos da UE. Mas quem paga isso, impostos. Assim o melhor era ou acabar com essa treta toda ou entao era tudo do estado e acabava-se o problema. Ou liberalizar tudo e despedir toda a gente do estado ou entao nacionalizar tudo.

    Gostar

  24. Luis Moreira permalink
    14 Abril, 2008 12:09

    É isso!É de Campeão!

    Gostar

  25. 14 Abril, 2008 12:10

    Não percebo nada disto.
    Eu se fosse CEO de uma grande empresa contratava os melhores para cada um dos postos.
    Por exemplo se precisasse de um empregado para a comunicação social até podia pensar em empregar o Crespo, afinal ele tem magníficos contactos em todo o lado e está sempre na linha da frente (e por isso até levou uma arroxada nos cornos).
    Ou não terá sido por isto que a SIC o empregou quando o despediram da RTP?
    O que eu não percebo é a liberdade de escrever num jornal o que não diz no emprego.

    Gostar

  26. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 12:10

    O Tony Blair foi pescado para consultor de um grupo financeiro. O mal é geral.

    Gostar

  27. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 12:12

    Há empresas que possuem meios de comunicaçao que atacam o estado ou nao, conforme.

    Gostar

  28. Anónimo permalink
    14 Abril, 2008 12:15

    Paraque é que o estado vai ter institutos de apoio à empresas, promover encontros entre empresários, etc e ainda ser atacado se a economia corre mal? Se o estado é responsabilizado pela economia do país, entao o melhor é ser dono das empresas. Sempre é mais eficaz.

    Gostar

  29. Lololinhazinha permalink
    14 Abril, 2008 12:21

    Não percebo a indignação. Presumo que para os senhores a política seja uma carreira de sentido único. Uma vez político, sempre político porque está eticamente impedido de fazer qualquer outra coisa. Não se pode, ao mesmo tempo, criticar o carreirismo político, o apego ao poder e as pessoas que deixam a política e fazem pela vida. Há nove anos que o Jorge Coelho não exerce cargos públicos. Não pode trabalhar na Mota-Engil porquê? Por ser influente? Então presumo que também não possa ter um negócio próprio nem trabalhar em nenhum outro lugar…

    Gostar

  30. 14 Abril, 2008 12:24

    Como homem muito perto do governo – e que até foi coordenador das últimas eleições – não me parece que se reduza a uma influência local. MAs são opiniões. 🙂

    Gostar

  31. José permalink
    14 Abril, 2008 12:31

    Lololinhazinha:

    Apetece-me perguntar, como fazia o falecido João César Monteiro:

    Se não sabe porque pergunta?

    É óbvio que a minha pergunta vai incluida…

    Gostar

  32. Luis Moreira permalink
    14 Abril, 2008 13:06

    Porque a questão não é o Coelho, como digo lá em cima.O Coelho só é aliciante porque a máquina do Estado é corrupta.Aí é que está o nó do problema.E já se ouviu falar alguma vez desses senhores que há anos vivem á nossa custa,trabalhando no funcionalismo e nas empresas públicas ao mesmo tempo?

    Essa estrutura que não tem rosto,ano após ano, faz o trabalho sujo,influenciando as decisões dos políticos e muitas vezes em conluio com eles.E quando alguem tem a ousadia de por isso em causa, há sempre um jornalista que usa um papel roubado de um qualquer gabinete.Mas os funcionários nâo tem rabos de palha!Que ideia!

    Gostar

  33. 14 Abril, 2008 13:39

    Lololinhazinha Diz:
    14 Abril, 2008 às 12:21 pm

    Negócio já tem.
    É dono de uma excelente, mais que excelente, clinica de fisioterapia e manutenção em Paço de Arcos e que mete num chinelo as dezenas que vivem em vãos de escada e têm o mesmo preçario.

    Gostar

  34. Bonifácio permalink
    14 Abril, 2008 14:34

    Caro CAA,

    Gostaria de acrescentar mais um ponto ao que foi dito, já que a questão do desincentivo á inovação foi muito ligeiramente abordada. É que para além deste sistema premiar as empresas já consolidadas, praticando uma redistribuição de renda a favor dos poderosos, ele também possui um carácter nefasto a longo prazo, que é o desestímulo à inovação, já que os legisladores, influencidados pela promiscuidade com as empresas monopolistas e os oligopólios, legislarão no sentido de criar barreiras aos novos jogadores que poderiam abalar o poder económico e político da casta dirigente. Não é á toa que temos tantos regulamentos contraditórios, pois só os grandes conseguem se livrar da ditadura do burocrata. Isso condena o país ao imobilismo económico e ao atraso tecnológico.
    Mas isto é facto conhecido pelos que estão a nos condenar a esta mansa servidão. Não há engano na sua acção, há engenho. O silêncio de Jorge Coelho evidenciou o que digo. Se acreditasse que não está a fazer algo errado, se defenderia. Poderia até o fazer contra um ingénuo, mas contra alguém que conhece o sistema, teve que calar e desejar que o assunto mudasse logo. A questão é saber como se poderá derrubar esta proto-ditadura com um povo que só quer é saber de futebol, televisão e se contenta com as esmolas, com a satisfação do chico esperto que acha que ganhou um tostão enquanto na realidade perdeu o milhão e ainda é corno.

    Gostar

  35. 14 Abril, 2008 19:14

    Também subscrevo tudo. Tudinho.

    Gostar

  36. Pi-Erre permalink
    14 Abril, 2008 19:15

    “Não pode trabalhar na Mota-Engil porquê?” lololinhazinha

    Poder pode, está claro. Mas podia começar como ajudante de aprendiz de trolha sem prática, para ir aprendendo a trabalhar na arte.

    Gostar

  37. honni soit qui mal y pense permalink
    14 Abril, 2008 19:41

    nem mais … empresários tugas são como os manos martifer … encostadinhos ás encomendas do estado

    Gostar

  38. mmm permalink
    14 Abril, 2008 20:32

    Éfácil ganhar dinheiro.

    O Mota contrata em estrada que devia levar 7 cm de alcatrão,coloca só 4 cm.
    Porque é que Os juízes não seleccionam obras de uma forma aleatória e com técnicos competentes não verifica se o caderno de encargos está a ser cumprido ????
    Como é fácil ganhar dinheiro em Portugal…

    Gostar

Indigne-se aqui.