Saltar para o conteúdo

Socialismo versus Capitalismo

28 Maio, 2008

Método socialista de lidar com os “lucros escandalosos” da GALP: organizar um protesto contra a GALP sofrendo prejuízos e causando-lhe prejuízos.

Método capitalista de lidar com os “lucros escandalosos” da GALP: comprar acções da GALP patilhando os lucros.

75 comentários leave one →
  1. rresende permalink
    28 Maio, 2008 15:22

    Concordo plenamente com a segunda parte.

    Só há um senão na maravilha capitalista. Para patilhar os lucros da GALP é preciso ter uma disponibilidade financeira razoável, ou seja, um excesso de dinheiro que não é preciso para o dia a dia, nem sequer para o(s) ano(s) seguinte. Ou seja, não é para todos.

    A não ser que se peça crédito para ir à bolsa. Mas aí ou se tem conhecimentos especiais (não é de novo para todos) ou se arrisca a casa e o jantar do dia seguinte.

    Ou o João Miranda não sabe que a maior parte dos portugueses navega com o fim do mês à vista?

    Gostar

  2. 28 Maio, 2008 15:25

    João,
    A sua tese tem dois problemas:
    1- Os lucros escandalosos da Galp resultam da inoperância do mercado, uma vez que os liberais que o abriram, deixaram-na monopolista da refinação e dominante na distribuição. Por isso é que é mentira que a Galp seja “tomadora” de preço dos combustíveis. É-o “apenas” quanto à matéria prima.
    2- Para comprar acções da Galp é preciso dinheiro. O problema é que o rendimento disponível das famílias, após as despesas essenciais, é cada vez menor: não se pode poupar nem investir o que não se tem.
    Um abraço,
    Nuno

    Gostar

  3. PoisPois permalink
    28 Maio, 2008 15:29

    Ou seja,
    se não conseguires fugir dos ladrões, junta-te a eles!

    Gostar

  4. 28 Maio, 2008 15:29

    Pois..é o capitalismo popular no seu melhor. Sucede que eu acho que o boicote não vai dar em nada precisamente por haver um conjunto significativo de papalvos que são “accionistas” da Galp. Daqueles que no Rateio ficaram com 200 ou trezentoas papeis para que outros pudessem ficar com milhões que, esses, sim, vão garantindo mais valias. Eu até gostava que houvesse capitalismo, mas a sério e esclarecido.Daquele em que se fazem contas!

    Gostar

  5. 28 Maio, 2008 15:30

    “Método socialista de lidar com os “lucros escandalosos” da GALP: organizar um protesto contra a GALP sofrendo prejuízos e causando-lhe prejuízos.”

    Tem certeza que isso é um método socialista? Há várias definições de socialismo, mas os seus camaradas liberais costuma definir socialismo como “intervenção do Estado”, e não vejo nenhuma “intervenção do Estado” num boicote à GALP (um boicote voluntário é tão “liberal” como ir à GALP comprar gasolina).

    “Método capitalista de lidar com os “lucros escandalosos” da GALP: comprar acções da GALP patilhando os lucros.”

    Não, porque se a GALP tiver realmente lucros escandalosos, esse lucros já estão reflectidos no preço das acções logo quem fosse comprar acções agora já não ia ter nenhum lucro significativo (apenas o lucro normal do mercado)

    Gostar

  6. caramelo permalink
    28 Maio, 2008 15:34

    Falta dinheiro para investir? Ó meus amigos, o “método capitalista”, versão JM, não se prende com as contingências da realidade.
    No paraíso capitalista, o folheto de propaganda para compra de acções é metida em todas as caixas de correio, seja do rico, seja do pobre, cujo dinheiro mal lhe chega para atestar o depósito do carro com gasolina, quanto mais para comprar acções da empresa que vende a gasolina.
    O JM ainda não percebeu que o protesto justifica-se, precisamente, por a malta ter pouco dinheiro.

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    28 Maio, 2008 15:35

    É o capitalismo “à João Miranda”: estando na miséria, compram-se acções “em alta”. Futuro auspicioso.

    Gostar

  8. 28 Maio, 2008 15:36

    [O JM não fala em boicote à GALP, mas suponho que seja a isso que ele se refere com “um protesto contra a GALP sofrendo prejuízos e causando-lhe prejuízos.”]

    Gostar

  9. JoaoMiranda permalink*
    28 Maio, 2008 15:41

    ««Tem certeza que isso é um método socialista? »»

    É socialista apenas pelo facto de usar um método de acção colectiva. Nada mais. É perfeitamente aceitável numa sociedade liberal.

    Gostar

  10. Lololinhazinha permalink
    28 Maio, 2008 15:42

    O liberalismo do João Miranda é demasiado elevado para que nele se possam econtrar respostas para os problemas do quotidiano.
    Todos sabemos que essas coisas menores não interessam nada.
    Por isso, não vale a pena perguntar-lhe com dinheiro de quem é que a malta se vai tornar accionista da GALP.

    Gostar

  11. ferro permalink
    28 Maio, 2008 15:42

    ou seja não há saída para o capitalismo. É isto que temos aqui e agora.

    Gostar

  12. yoda permalink
    28 Maio, 2008 15:45

    Vou já dizer à minha avó para, daqui em diante, aplicar todos os meses os 300 Euros da pensão em acções da Galp. Depois é só jejuar até ao dia da distribuição de dividendos. Obrigado, JM, pela sua classistíssima clarividência.

    Gostar

  13. 28 Maio, 2008 15:45

    “Método capitalista de lidar com os “lucros escandalosos”

    Só se comprares antes. Quem comprar agora paga o preço que já inclui lucros escandalosos. Ou seja, valor económico = 0.

    Gostar

  14. 28 Maio, 2008 15:45

    “Método capitalista de lidar com os “lucros escandalosos” da GALP: comprar acções da GALP partilhando os lucros.”

    Ou seja os pobres cada vez mais pobres os ricos cada vez mais ricos.. Só que depois rebenta a bolha..

    Gostar

  15. 28 Maio, 2008 15:46

    Quanto ao método socialista, é um método 100% liberal.

    O método socialista seria o Estado impor uma redução de preços à Galp.

    Mais uma vez, o liberalismo é posto na gaveta quando se trata de acções que podem trazer vantagens a quem tem menos rendimentos…e que não tem dinheiro para comprar acções.

    Gostar

  16. JoaoMiranda permalink*
    28 Maio, 2008 15:49

    ««Mais uma vez, o liberalismo é posto na gaveta quando se trata de acções que podem trazer vantagens a quem tem menos rendimentos…e que não tem dinheiro para comprar acções.»»

    Acha mesmo que o boicote à GALP tem vantagem para quem tem menos rendimentos?

    Gostar

  17. Lololinhazinha permalink
    28 Maio, 2008 15:52

    Alguém que sugira aos pescadores que façam a tal da greve por forma a oferecer a Lisboa um Santo António sem sardinhas.
    Isso, sim, era uma coisa histórica…

    Gostar

  18. 28 Maio, 2008 16:08

    toda esta escalada do petróleo tem uma razão muito simplés,.. é que os pescadores forçaram estas subidas!, para , como desculpa não servirem sardinhas nos santos populares. O motivo:

    è evidente!

    A ASAE já avisou que vai estar de olho nas mesmas

    PS:(quando a ASAE disse isto não percebi bem se era para eles verem a qualidade das mesmas ou se para as comer)

    Gostar

  19. 28 Maio, 2008 16:09

    Acha mesmo que o boicote à GALP tem vantagem para quem tem menos rendimentos?

    Não acho, tenho a certeza. Chama-se réstia de dignidade e de alguma coluna vertebral. E não, não está nos compêndios de ciência política, pelo menos, nos que costuma ler.

    Voce não achou INSULTUOSO o dircurso do Presidente da GALP, há dias? Mas estão a gozar com quem??! Isto já não é socialismo, nem liberalismo, que aliás NUNCA existiram em Portugal, nunca. É puro bom-senso. Gozas, comigo, levas!

    Gostar

  20. Bafo D'Onça permalink
    28 Maio, 2008 16:09

    O JMiranda só diz isto para provocar e para incendiar a plateia.. é obvio que ninguem pensa assim, e que nem mesmo os mais abastados pensam assim, até porque no caso da Galp, se o Pai-Estado abdica da GoldenShare lá se vão as mais valias direitinhas para a tesouraria pública.
    Agora essa de por o Zé Povinho a comprar acções da petrolifera para ganhar dinheiro com as vendas do combustivel que não abastece porque comprou acções, é boa.
    Estes capitalistas de trazer por casa ás vezes surpreendem ou só se sabe construir riqueza á custa da miséria do povo! Tenha juizo.
    Bafo’s

    Gostar

  21. 28 Maio, 2008 16:14

    Se este é o capitalismo que temos, estamos todos bem f…didos.

    Gostar

  22. 28 Maio, 2008 16:17

    Acabei de aconselhar a minha tia Genoveva para comprar acções da GALP. Ela diz que primeiro tem de comprar três novelos de lã para fazer uma camisola.

    Gostar

  23. 28 Maio, 2008 16:21

    A sua versão do método capitalista só tem um problema – é impraticável. Os lucros estravagantes da GALP já contribuiram (directa e indirectamente) para esmifrar o pessoal de tal maneira, que já não há dinhero para comprar acções.

    Gostar

  24. 28 Maio, 2008 16:24

    «Acha mesmo que o boicote à GALP tem vantagem para quem tem menos rendimentos?»

    Pode ter se o boicote surtir algum efeito. A diminuição dos lucros da GALP (que são a contrapartida imediata da baixa dos preços) não diz respeito, apenas, a quem anda de carro.
    Respeita a todos nós, já que o aumento dos combustíveis se repercute no preço final de quase todos os produtos.

    Gostar

  25. 28 Maio, 2008 16:25

    Já alguem aqui experimentou por os olhos na forma como a china lida com o seu pitroil??

    Pois é …

    Gostar

  26. PMA permalink
    28 Maio, 2008 16:26

    Boas..

    Compreendo a posta mais como uma piada (muito bem metida, diga-se) do q outra coisa qualquer..

    E concordo com ela, apesar do problema dos preços das acções já acima referido..

    Mas principalmente gostava de deixar uma reflexão:

    Sendo sempre vista como anti-capitalista a preocupação com o meio ambiente, e com as energias renováveis, alguém tem alguma dúvida que será apenas e só por razões económicas (entenda-se alta do preço do petróleo) q as restantes formas de energias mais limpas têm, ou terão alguma oportunidade?!?

    Gostar

  27. 28 Maio, 2008 16:33

    “è só por razões economicas que as restantes formas de energias mais limpas têm, ou terão alguma oportunidade?!?”

    Se consumir-mos muito acabará mais rapidamente o petróleo logo a urgencia de usar energias alternativas tornár-se ia mais premente.

    Assim levará mais tempo

    Gostar

  28. 28 Maio, 2008 16:34

    Não sei como é que isso escapou ao pessoal que ganha 800, 1000 ou 1500 euros por mês. O João Miranda vive na estratosfera.

    Gostar

  29. PMA permalink
    28 Maio, 2008 16:37

    “Se consumir-mos muito acabará mais rapidamente o petróleo logo a urgencia de usar energias alternativas tornár-se ia mais premente”

    Se a procura aumentar/oferta diminuir q consequência terá no preço?!

    Gostar

  30. Anónimo permalink
    28 Maio, 2008 16:40

    Especular

    Os preços do pitroleo estavam a descer até que a “Morgan Stanley ter anunciado que o barril de Brent poderá “facilmente” atingir os 150 dólares por barril.”

    Mas para que raio as casas de investimento fazem isto. Deviam ser punidas por má indole.

    Gostar

  31. 28 Maio, 2008 16:41

    Só uma pergunta:

    A quem é que as revendedoras extra-Galp, BP, Repsol, vão comprar os combustíveis?

    Ah!

    Gostar

  32. 28 Maio, 2008 16:46

    Eu só compro acções na Galp depois destas terem baixado devido ao boicote.

    Gostar

  33. 28 Maio, 2008 16:51

    Talvez o amigo João Mirande queira nos explicar como a futura excassez do petróleo explica isto:

    1/ “Repsol e Galp voltam hoje a subir preços dos combustíveis. Os combustíveis estão agora 0,05 por litro mais caros nos postos da Repsol e 0,7 cêntimos nos postos da Galp”.

    2/ “A praça nova-iorquina iniciou a sessão de hoje em terreno positivo, com os investidores a reagirem à forte queda dos preços do petróleo para valores inferiores aos 127 dólares por barril, bem como ao recuo de apenas 0,5% das encomendas de bens duradouros em Abril, metade do esperado”

    Gostar

  34. 28 Maio, 2008 17:02

    “Se consumir-mos muito acabará mais rapidamente o petróleo logo a urgencia de usar energias alternativas tornár-se ia mais premente”

    Se a procura aumentar/oferta diminuir q consequência terá no preço?!

    A resposta pode encontra-la na Noruega

    Gostar

  35. 28 Maio, 2008 17:04

    Caro Assur, está desactualizado:

    “Os preços do crude interromperam a descida que estavam a registar na sessão de hoje e começaram a subir, depois do banco de investimento norte-americano Morgan Stanley ter anunciado que o barril de Brent poderá “facilmente” atingir os 150 dólares por barril.”

    by Diário Económico

    Gostar

  36. PMA permalink
    28 Maio, 2008 17:09

    Destravado:“Se consumir-mos muito acabará mais rapidamente o petróleo logo a urgencia de usar energias alternativas tornár-se ia mais premente”

    PMA: Se a procura aumentar/oferta diminuir q consequência terá no preço?!

    Destravado: “A resposta pode encontra-la na Noruega”

    Então a resposta encontro-a num país produtor de petróleo!? Ok…

    Gostar

  37. 28 Maio, 2008 17:13

    Destravado: “A resposta pode encontra-la na Noruega”

    PMA: “Então a resposta encontro-a num país produtor de petróleo!? Ok…”

    Já viu por ex o compromisso que a noruega tem com os cidadãos, em relação ás receitas do petroleo…. garanto-lhe que é um tema muito interessante e que podia ser postado aqui

    Mas posso referir tambem a china por ex

    Gostar

  38. MigPt permalink
    28 Maio, 2008 17:15

    A análise do JM, ao longo de todos os Posts sobre os preços dos combustíveis sofre de um erro de análise.
    1º O mercado de distribuição de combustíveis em Portugal não é livre, pois nem todos podem abrir livremente estações de combustivel.
    2º O mercado de produção de combustíveis em Portugal é um oligopólio, altamente protegido pelo Estado. Senão, porque é que aqui há um ou 2 anos Patrick Monteiro de Barros foi impedido de construir uma refinaria, pelo Ministro de Economia? O tal que agora está muito “preocupado” com a concertação de preços.
    3º Não existe um preço de mercado, quando 60% desse preço são tributações fiscais.
    Falar de mercado liberalizado nos combustíveis em Portugal e na Europa em geral é o mesmo que dizer que o regime Cubano é um regime capitalista.

    Gostar

  39. 28 Maio, 2008 17:17

    “Já viu por ex o compromisso que a noruega tem com os cidadãos, em relação ás receitas do petroleo…. garanto-lhe que é um tema muito interessante e que podia ser postado aqui”

    Exacto!

    É que entre capitalismo à portuguesa e o socialismo à chinesa há o Estado Social à Norueguesa (e não só…). È pena que em Pt n se perceba… É normal… como iria Pt perceber No?!

    http://criticademusica.blogspot.com/

    Gostar

  40. Anónimo permalink
    28 Maio, 2008 17:22

    Este post faz lembrar a célebre frase “Se não têm pão comam croisaints”.
    Francamente.

    Gostar

  41. 28 Maio, 2008 17:30

    pois..

    Alvaro tu es meu amigo mas nao sabes quem eu sou por isso nao sabes que eu sou teu amigo e que sendo assim somos os dois amigos mas como nao sabes que ssou teu migo nao te vou dizer que sou teu amigo para nao me começares a tratar aqui como amigo isto porque somos os dois amigos. Embora tu nao saibas que sou teu amigo logo tu es meu amigo logo somos amigos….

    Gostar

  42. PMA permalink
    28 Maio, 2008 17:34

    “Já viu por ex o compromisso que a noruega tem com os cidadãos, em relação ás receitas do petroleo…. garanto-lhe que é um tema muito interessante e que podia ser postado aqui

    Mas posso referir tambem a china por ex”

    tudo isso, q é positivo, não nega o facto de q enquanto o petróleo for barato, não existirá incentivo para as outras formas de energia.. Nem elas serão bem recebidas pelo público..
    Se o problema q se vê hoje discutido é o encargo q representa para os individuos e para a economia em geral, o que se discutiria se substituíssemos o petróleo por energias mais limpas mas mais caras!?
    Nunca será por bom-samaritanismo q iremos passar a usar outras energias..

    Já o velhinho Adam Smith nos dizia q n era por bondade do talhante q tinhamos a carne na mesa de jantar..

    Gostar

  43. Amadeus permalink
    28 Maio, 2008 17:45

    Eh Miranda, tu com o teu ordenado de funcionário público compras quantas?

    Gostar

  44. 28 Maio, 2008 17:46

    Método que uso para lidar com os “lucros escandalosos da Galp”: chego ao posto de abastecimento, abro bem a mão e escolho todos os dedos à excepção do do meio.

    Gostar

  45. 28 Maio, 2008 17:48

    …leia-se “e encolho todos os dedos”… Com os nervos até troco as palavras…

    Gostar

  46. 28 Maio, 2008 17:50

    “Se o problema q se vê hoje discutido é o encargo q representa para os individuos e para a economia em geral”

    Concordo em parte, no entanto pode não ser assim tao evidente..

    Por ex o case study Alemanha… mto interessante porque esta a passar ao lado do abrandamento. E a India… as taxas de crescimento actuais… e a malasia?? entre outros. Ou seja

    Concordo que ajuda a mudar o paradigma a alta dos combustiveis, mas para certos paises pode não se traduzir.
    O grande motivo de pressão para abandonarmos os combustiveis com base no carbono é as alterações climaticas

    Gostar

  47. campeão permalink
    28 Maio, 2008 17:50

    comunas e socialistas já dormem descansados : os bancos já não têm lucros escandalosos !
    Precisam agora que a Galp deixe de ter lucros como todas as outras petroliferas estrangeiras !
    Deipois queixam-se que em Portugal não há capacidade economica e financeira e que os espanhois compram tudo o que cá há.
    O problema da alta dos combustiveis é um problema internacional:
    1º Procura maior que oferta ( entrada da china e India a consumir)
    2º carga fiscal em portugal das maiores do mundo, incomportavel para um povo em vias de desenvolvimento como o nosso.

    Gostar

  48. Nuspirit permalink
    28 Maio, 2008 17:57

    O João Miranda não admite sequer que possa existir uma forma de reduzir os lucros da Galp em benefício de todos? Se eventualmente se conseguir cortar os lucros da Galp num lado, ela encontrará sempre uma forma de os aumentar noutro? A Galp conseguirá ser sempre mais esperta do que nós, não adiantando por isso qualquer protesto que se faça? O facto de a Galp possuir o Monopólio da refinação não a deveria obrigar a ter contrapartidas para com todos nós? A gestão ”racional” no caso da Galp não deverá ter em consideração o facto de gozar de uma posição “estratégica” que lhe foi concedida por todos nós?

    Sei que o João Miranda já respondeu em parte a essas questões. Mas algumas dúvidas subsistem.

    Gostar

  49. 28 Maio, 2008 17:59

    «Ferreira de Oliveira, presidente da Galp, defende a descida da carga fiscal sobre o gasóleo e a gasolina. O recado é claro: se os preços estão caros é por causa dos impostos. É verdade, mas não toda. Com efeito, analisando a evolução dos preços dos combustíveis entre 2000 e 2008, o gasóleo em Portugal subiu 100% contra 52% na UE-15 e a gasolina 61% contra 31%.»

    Sim. Assim deixa só de roubar o “povinho” e passa a roubar também, o “povão”. Ou seja: nós, já somos comidos; se o Estado baixa os impostos, passamos a ser comidos duas vezes – como dizia alguém lá em cima, todos nós nos lembramos do IVA dos ginásios.

    Gostar

  50. Nuspirit permalink
    28 Maio, 2008 18:02

    Sou accionista da Galp. Comprei na privatização. Se vendesse hoje fazia uma mais valia superior a 5 mil euros.

    Gostar

  51. wash it all away permalink
    28 Maio, 2008 18:16

    Antigamente eram as petrolíferas que mantinham artificialmente os preços baixos, uma conspiração para nos viciar em petróleo e impedir as alternativas.
    Agora são as petrolíferas e os especuladores que mantêm os preços artificialmente altos, tudo para nos esmifrar.
    A realidade é impermeável. É a caça às bruxas. Têm o que merecem.

    Gostar

  52. Carlos Duarte permalink
    28 Maio, 2008 18:21

    Nuspirit,

    A GALP tem o monopólio da refinação em Portugal. Para efeitos do preço do combustível nas bombas, não interessa. O preço que “vale” é o preço do mercado. Por norma só se notam desvios em relação ao preço de mercado quando há problemas locais (imaginemos, uma avaria que interrompa a produção).

    Mas vamos por alguns números nisto:

    Preço de gasolina “normal” (95 octanas), 10 ppm de enxofre, em ARA (Amsterdão-Roterdão-Antuérpia), FOB (Free on Board)

    316.14 US cents / galão (dia 23/5)
    0,83515 USD / litro
    0,52918 EUR / litro (cotação USD-EUR dia 23/5)

    ISP = 0,51895 EUR/L
    CSR = 0,064 EUR/L (Contribuição Serviço Rodoviário)

    Total = 1,11213 EUR / L

    IVA (21%) = 0,23355 EUR / L

    TOTAL = 1,346 EUR/L (arredondado às centésimas)

    Preço de referência GALP (23/5) = 1,474 € /

    Diferença = 0,128 €/L

    Gostar

  53. Carlos Duarte permalink
    28 Maio, 2008 18:26

    Obviamente, no post anterior, o preço é SPOT.

    Parti igualmente do príncipio que o preço à saída das refinarias cá será idêntico (e deve ser!), faltando incluir os custos logísticos (manutenção de reservas e, no caso de abastecimento directo aos postos de distribuição, transporte).

    Usei para comparação o preço de referência da GALP, apesar de tal ser tendencioso. A GALP actualmente não comercializa gasolina “standard”. A gasolina 95 Octanas “Hi-Energy” é aditivada.

    Gostar

  54. 28 Maio, 2008 18:27

    “Acha mesmo que o boicote à GALP tem vantagem para quem tem menos rendimentos?”

    Se resultar, sim.

    Se não resultar, depende porque:
    – por um lado sim, porque a Galp, BP e Repsol têm os preços mais altos no mercado
    – por um lado não, se os postos da concorrência forem tão longe que não compensem o gasto acrescido. Nos casos em que as pessoas passem por vários postos, que será a maioria, não existe consumo acrescido.

    Mas isso cabe a cada um avaliar.

    Pelo meio, muita gente vai descobrir que existe um posto bem mais barato que a Galp que não fica muito longe do caminho. E os que passarem pelos postos da Esso, terão a oportunidade de ler uns folhetos que a Esso disponibiliza, que explicam como reduzir o consumo de combustível.

    Quanto ao monopólio da Galp, na refinação, existe, mas tem limitações. Em particular se a Galp perder quota na distribuição. Porque os concorrentes podem construir tanques / depósitos de combustível se:
    1) o preço praticado pelo Galp for demasiado acima do preço do mercado internacional, criando oportunidades para arbitragem
    2) algum distribuidor atingir determinado volume de vendas (que tem que ser relativamente elevado) que permita rentabilizar o referido tanque.

    E o protesto é uma medida que aumenta a probabilidade de isto acontecer, aumentando o número de tanques da concorrência.

    Caro MigPt: O Estado não impediu o Patrick Monteiro de Barros de montar uma refinaria; o Estado, e bem, recusou-se a subsidiar o Patrick Monteiro de Barros em 1.000 milhões de euros para que ele montasse a refinaria. São coisas muito diferentes. Agora, o que se deve questionar é porque é que o Estado, ao privatizar a Galp, não privatizou as duas refinarias (Sines e Leça) em separado.

    Gostar

  55. 28 Maio, 2008 18:57

    Isto é assim – só perde quem tem! E, a ser verdade aquilo que se vê, o povo ainda tem muito para dar… as estradas e as Brisas continuam apinhadas de popós, as cidades abarrotam de “lataria” estacionada desordenadamente, o “pagode” não vai à loja da esquina se não for no calhambeque, o tabaco, por mais caro que esteja e mesmo com os ,avisos de morte, continua a vender e em grande… logo, pensam “eles” e quanto a mim bem, ainda há muito para sacar (cá aos indígenas folgazões).
    Então agora, que até vamos ter o “Rock n´Rio” sediado na “épica” Lisboa de Ulisses?!… com todo e “qualquer guitarreiro” que por cá passe enchendo as salas de espectáculos a abarrotarem de gente em delírante e explosivo contentamento… e, com a Pátria, daqui a nada, embandeirada para o endeusamento dos sacrificados e mal pagos “operários da bola”… eheheheh!
    Há que sacar, até ao tutano, esta mediocridade de gente que não se sabe fazer respeitar.
    É “dar-lhes”, até que caiam… e rebentem… PUM!

    Gostar

  56. Elcaseiimunitates permalink
    28 Maio, 2008 19:02

    E quando a Galp tiver que investir nos dois'(?) poços do brasil onde tem 20% espero bem que estejam dispostos a dar uns tostoezinhos dos lucros escandalosos assim bem distribuidos pela diminuição dos mesmos.
    Se não os tiver, e prevendo-se investimentos brutais para chegar ao primeiro barril teremos então esta gente toda a dar uma ajudinha.

    Gostar

  57. Justiça de Fafe permalink
    28 Maio, 2008 19:13

    Claro que muito melhor é não haver empresas capitalistas, nem Bolsa, nem mercado nem “bolhas especulativas”(?).
    Nem nada!
    AH! agora já há telemóveis em Cuba ( como toda a gente sabe, os teóricos contundentes da especulação não usavam telemóvel, nem micro ondas, nem carros de luxo, nem casas muito melhor que em Cuba , nem…, que isso são luxos da especulação capitalista)
    Na Coreia do Kim, então a vida é um sonho: bens alimentares em excesso, tudo carros topo de gama; viagens de toda a malta a Varadero, e nem um pingo de “especulação capitalista”!
    Só me espanta como os críticos demolidores da especulação vivem nesta miséria especulativa: serão masoquistas? Há viagens para Cuba e Coreia…

    Gostar

  58. Pi-Erre permalink
    28 Maio, 2008 19:23

    “Acha mesmo que o boicote à GALP tem vantagem para quem tem menos rendimentos?”

    O boicote é fácil e é barato. Talvez até possa dar milhões.

    Gostar

  59. 28 Maio, 2008 19:30

    Cara anónima

    “Os preços do crude interromperam a descida que estavam a registar na sessão de hoje e começaram a subir, depois do banco de investimento norte-americano Morgan Stanley ter anunciado que o barril de Brent poderá “facilmente” atingir os 150 dólares por barril.”

    by Diário Económico

    Isso aconteceu depois da GALP ter aumentado os preços. Se calhar têm algum funcionário advinho… 🙂

    Gostar

  60. anonymouse permalink
    28 Maio, 2008 19:42

    lá tinham de vir as alusões do costume a cuba e à coreia para disciplinar a carneirada. Porque ficar por aí? o ruanda, no sudão e a somália de certeza que há lá mão de marx. E os canibais da polinésia ou mesmo a extinção dos dinosáuros só pode ser obra do socialismo. Por isso caladinhos e deixem o mercado marchar.

    Gostar

  61. Justiça de Fafe permalink
    28 Maio, 2008 19:54

    O Sudão é um regime racista cujo petróleo alimenta a exploração selvagem dos trabalhadores na China; que por seu turno, alimenta de armas o Sudão par o genocídio no Darfur.
    Portanto, cassette sobre a “especulação” capitalista em cheio que a vitória será nossa.
    Mesmo que na miséria coreana ou cubana.
    Ou nos campos de concentração copiados lá do sítio.
    Compreendeu 61?

    Gostar

  62. Nuspirit permalink
    28 Maio, 2008 19:57

    Carlos Duarte,

    Antes de mais obrigado pela resposta. Se bem percebi as suas palavras, no caso em análise é indiferente se existe monopólio, ou não. Com monopólio, ou sem monopólio, pagaríamos sempre o mesmo! Isto é fantástico. È que contraria tudo que vem nos livros. Bem vistas as coisas se calhar está na altura de serem actualizados.

    Gostar

  63. anonymouse permalink
    28 Maio, 2008 20:04

    caro justiça de fafe o meu comentario não era obviamente sobre o sudão onde decorrem massacres com conivencia ocidental nem sobre a china que alimenta o nosso mercado. Nem sobre a superioridade moral do povo de fafe terra que tão bem conheço e gosto. Era sobre o desterro obrigatório para cuba ou coreia do norte de quem critica a especulação. Por muito que lhe custe a acreditar há quem rejeite a especulação por razões diferentes que a defesa da tirania saguinária. Veja só!

    Gostar

  64. Rita permalink
    28 Maio, 2008 20:05

    Se eu pudesse cobrar um imposto ao João Miranda por cada cretinice que ele diz para chamar a atenção, arranjava dinheiro para comprar a GALP.

    Gostar

  65. 28 Maio, 2008 20:15

    O espírito de patilha.
    Gosto de patilhar.
    O João, também.
    Patilhou um «post».
    O primeiro comentador apanhou o espírito da coisa e comentou, patilhando.
    Ninguém mais se apercebeu da ironia da coisa.
    Patinha, antão…
    Partilha… então

    Gostar

  66. dazulpintado permalink
    28 Maio, 2008 20:18

    Não é melhor persrmos em alternativas? Será que o carro a gás traz alguma economia?

    Gostar

  67. 28 Maio, 2008 21:37

    O melhor acto de protesto em relação à Galp ou qualquer outra empresa de combustíveis (Repsol, BP…) é deixar o pópó em casa quando o seu uso não for absolutamente necessário. Agora 1,2,3 dias sem abastecer na Galp… enfim, faça quem quiser.

    Gostar

  68. Luis Moreira permalink
    28 Maio, 2008 22:20

    Ou então,como diz o Fafe, ir para a Coreia ou para Cuba!

    Gostar

  69. Carlos Duarte permalink
    28 Maio, 2008 23:14

    Nuspirit,

    Não é bem isso mas quase. O mercado dos combustíveis (refinados e crude) não é “nacional”, é europeu (principalmente nos refinados) e global (no crude). A nível global, a GALP é uma empresa de média dimensão, uma típica “petrolífera de bandeira”, com quase nenhuma capacidade de influenciar o preço de mercado. Ou seja, e em termos práticos, tanto faz a GALP ter o monopólio das refinarias em Portugal ou não ter. O preço que eles praticam (ou são obrigados a fazer) reflecte o preço do mercado europeu.

    É verdade que poderia sempre “cortar” na margem de venda ao público, mas isso implicaria cortar (ainda mais) na margem do revendedor, ou seja, teria de canibalizar o próprio mercado. Sinceramente, uma margem real de 0,10 €/L (não deve andar longe disso) entre o custo do produto final (incluíndo as despesas logísticas que referi mais o combustível ser aditivado) e o PVP não me parece excessiva. Os hiper conseguem vender muito próximo do preço de custo porque a) vendem os refinados mais fracos que existerem (no nosso caso, sem aditivação nenhuma) e b) não esperam retirar lucro da venda do combustível.

    O nosso problema com o preço em Espanha (e convenhamos, é o ÚNICO problema) é somente de termos uma fiscalidade mais pesada… agora não estou a ver o Estado a baixar a carga fiscal quando estão com os bolsos complamente vazios…

    Gostar

  70. Anónimo permalink
    29 Maio, 2008 00:21

    61
    e faltou-lhe Vanuatu que é o país mais feliz do mundo. “Vanuatu, um grupo de ilhas ao sul do Oceano Pacífico cuja população é composta basicamente por pescadores ” e …
    não têm telemoveis , nem nada , estão lixando pro petroil , ele é agriculrura e pesca de manhã , música à tarde e à noite seja o que os deuses quiserem. Também não há lares de terceira idade , morrem e são logo enterrados , não passam por antecamaras.

    Gostar

  71. Nuspirit permalink
    29 Maio, 2008 10:07

    Carlos Duarte,

    Tendo a concordar consigo. No fundo, o que eu queria mesmo era arranjar uma forma de continuar a andar de carro. Mas estou a ver que vai ser dificil!

    Gostar

  72. Elcaseiimunitates permalink
    29 Maio, 2008 10:26

    Os massacres no Sudão “com a conivencia ocidental” passam-se quando estes “coniventes” querem levar o caso ao concelho de segurança e a China que lhes suga o petroleo e todos os outros recursos lhes paga em armas e diz que veta qualquer resolução.
    Aos “so call” coniventes o labéu, aos actores intervenientes e promotores da chacina…xiuuuuuuu!!!
    Assim se nota como a especulação pode ser um tema importante numa tragédia em tudo identica á do Iraque.

    Gostar

  73. anonymouse permalink
    29 Maio, 2008 11:13

    elcasei isso faz-me lembrar a proposta do sarkozy, mostra-se alguma indignação e propostas com a certeza que não vão dar em nada.

    Gostar

Indigne-se aqui.