Saltar para o conteúdo

Hora de emendar *

19 Junho, 2008
by

A UEFA deu tempo precioso ao FC Porto. Para já, foi uma vitória atendendo ao estado em que as coisas estavam há uma semana. Mas a defesa do FC Porto não está isenta de críticas – até muito tarde, o clube teve uma conduta meramente reactiva e patentemente afrouxada.
Porque apontaram deficiências na estratégia do FC Porto, algumas das pessoas que melhor dão a cara pelo clube, como Rui Moreira, Sousa Tavares e Manuel Serrão, estão a ser alvo de ataques virulentos.
As instituições, tal como as pessoas, só engrandecem quando aprendem com os seus erros. E o pior desacerto é fingir que este nunca existiu. Tentar silenciar as vozes mais livres, logo mais escutadas, é típico de quem ainda não percebeu que a lógica da taberna tem os dias contados.

* Correio da Manhã, 18.VI.2008

39 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    19 Junho, 2008 00:14

    Bastava que sempre, mas sempre, as pessoas de princípios dissessem uma e a mesma coisa. Qundo a “boa gente” quer ser quem não é..dá nisto. Há uma musica do Sergio Godinho que “fala” sobre isso. Infelizmente o CAA, vem tarde. O mal está feito.

    Gostar

  2. 19 Junho, 2008 00:17

    O comentário anterior é MEO. Por qualquer razão saiu anónimo, o que abomino, à execpção de quem acusa CORRUPTOS poderosos. Não é o caso. Limito-me a acusar o “crime” de omissão dos portistas civilizados….

    Gostar

  3. 19 Junho, 2008 00:20

    E pergunta final, de que lado, ou com quem quer estar CAA? Do lado de Rui Moreira ou do “macaco”?

    Gostar

  4. 19 Junho, 2008 00:25

    Prefiro a lógica de taberna do que a hipocrisia de salão. Com a lógica da taberna, o FCP chegou longe; com a hipocrisia de salão, a concorrência só contou com o apoio do Estado para fazer obra.

    Gostar

  5. balde-de-cal permalink
    19 Junho, 2008 00:29

    a máfia ao ataque com os seus “pontas de lança” para que se não esqueçam de diariamente beijar a mão ao padrinho

    Gostar

  6. 19 Junho, 2008 00:38

    Vitória de Pirro.

    Gostar

  7. Matemático permalink
    19 Junho, 2008 00:39

    Mas quando é que alguem do FCP, de preferencia um notável, se pronuncia sobre a batota?
    “Não deviam ter feito batota em nome do meu clube!”, “Uma vitória sem honra não é uma vitória”, “Que mentes pequenas se lembraram de fazer joguinhos de bastidores e conspirações a favor deste e contra aquele?”

    MAs isso não afecta nenhum adepto? Orgulham-se dos telefonemas do gordinho? Das fugas para Espanha? Do apoio e protecção de mafiosos e grunhos? E querem ser reconhecidos no campo?

    Em Gestão aprende-se o conceito de operar em perpetuidade. Como agir se a empresa (ou o clube) existir para sempre? Será boa ideia chafurdar na lama? Se se chafurdou, não será boa ideia limpar a casa e construir o amanhã?

    Facam como entenderem.

    Gostar

  8. 19 Junho, 2008 00:40

    Grande Orlando!
    O seu post é a minha tese. Obrigado. È isso mesmo. Troglodita.

    Gostar

  9. Dragãozinho permalink
    19 Junho, 2008 00:58

    Jogada de génio:
    O FCP foi castigado com 6 pontos, não recorreu, o castigo tornou-se definitivo, os 6 pontos não passaram para 2009, o campeonato de 2008 ficou no papo.
    Quando a UEFA descobriu a marosca, PC/FCP recorre para a FPF, o castigo deixou de ser definitivo, o trânsito deixou de ser engarrafado, a justiça é morosa, a UEFA tem + q fazer, o FCP vai à champions e a FPF vai anular tudo.
    E os jogos combinados é só fumo…
    Digam lá se não é de génio!!!

    Gostar

  10. anti-comuna permalink
    19 Junho, 2008 01:08

    Será mesmo isto verdade?

    ” A PSP não é controlada democraticamente – O GOE ao serviço dos partidos e da Maçonaria

    A PSP – Polícia de Segurança Pública – tem serviços secretos, de escuta ilegal, de espionagem , no GOE, o chamado Grupo de Operações Especiais .Tudo ilegal.

    A PSP não tem qualquer controlo democrático. Ninguém controla o uso desses equipamentos ,nem o resultado da sua utilização.

    A PSP possui , HÁ MUITOS ANOS , serviços de escutas telefónicas, ilegais , no GOE.

    Estes serviços secretos, ao serviço de interesses privados – dos partidos do Poder, da Maçonaria – funciona como unidade operacional de actividades secretas, ao serviço de pessoas, partidos e grupos – mesmo no interior da PSP – que não são controlados pelo Estado.

    O Ministério Púiblico, os Juízes, outras pessoas ,são controladas pela PSP através dos equipamentos do Grupo de Operações Especiais, autêntica unidade de reserva do Poder, das Hierarquias da PSP, do Partido Socialista e da Mçonaria, para ,actuando à margem da lei ,beneficiar pessoas , partidos e grupos.

    O GOE possui na sua sede potentes e poderosos equipamentos de escutas ilegais, de vigilância ,sobre Juizes, advogados, magistrados do Ministério Público. entre outros.

    O GOE da PSP tem equipas de vigilância sobre as movimentações do arguido Carlos Silvino da Silva, o “Bibi”, usando carrinhas, com equipamentos de escutas , de vídeo , operados por agentes que depois reportam os passos das pessoas que visam.

    Nomeadamente vigiam os juízes do Processo Casa Pia, depois de terem imposto a “segurança pessoal”, sendo os agentes obrigados a fornecer às hierarquias relatórios diários dos contactos do “Bibi”, dos contactos dos magistrados, tentando perceber qual o sentido da sua decisão, ou seja, se condenam ou absolvem os arguidos e que arguidos.

    Objectivo: Controlar os contactos dos magistrados para saber em que sentido vai a sua decisão.

    Quanto ao Carlos Silvino da Silva , o “bibi”, o objectivo é saber os passos que dá, que pessoas contacta, mesmo quando se dirige ao escritório do seu advogado.

    Mais até, um individuo que hoje tem um altissimo cargo na PSP criou uma equipa especial de agentes para fazer serviço privado para ele.

    O “trabalho” desse grupo de funcionários era fazer seguimentos a altos oficiais da Policia de Segurança Pública, de forma a esse individuo saber quem contactavam, o que faziam , de modo a controlar os passos da tutela em relação a nomeações para altos cargos na PSP.!

    Esta matéria deve ser investigada pela Procuradoria Geral da República, porque a PSP , através do GOE converteu-se num Estado dentro do Estado.

    Por outro lado, a PGR deve investigar para onde vão os relatórios sobre as movimentações, deslocações, dos magistrados que têm “segurança” a cargo da PSP.

    A “segurança” nada mais é que controlo à boa maneira da PIDE e da GESTAPO.

    Quando deveria ser segurança pessoal e nada mais.

    Nós pagamos estas actividades “encobertas” ,ilegais, mas a PSP não pode estar ao serviço , por exemplo, do seu Director Nacional, da Maçonaria, do PS ou do PSD, do Opus Dei , dos interesses particulares dos dirigentes da PSP.

    Tudo isto tem de ser investigado, porque é verdade e é muito grave.

    E é uma vergonha . O desaforo da PSP vai muito longe, longe demais. Num regime democrático esta actividade da PSP é antidemocrática, ilegal, e mesmo criminosa.

    Os magistrados nada podem contra a Polícia. A Polícia faz o que quer.A democracia está nas mãos da polícia que usa como quer o poder, sabendo que ninguém os controla.

    O Poder sabe que a PSP tem equipamentos de escuta e que não os pode usar, não estão sob controlo judicial, visam objectivos para além dos democráticos.

    A informação – verdadeira – que um dirigente da PSP criou uma equipa de “detectives privados”, ao seu serviço, para saber quem os seus colegas do topo da hierarquia contactavam ,é de gritos!

    Na prática o individuo mandava homens da PSP seguir altos dirigentes da PSP para saber as suas movimentações, com quem falavam, quem contactavam ,para ele saber se algum estava melhor colocado para ser Director Nacional!!!

    A PGR deve investigar tudo isto e devem ser chamados detectives da União Europeia para integrar a equipa de investigação, ou isto tudo não é investigado. Porque aqui em Portugal há um regime de marajás.

    Mas isto tem de ser investigado , denunciado, punido.

    A bem da democracia.”

    JMM no http://josemariamartins.blogspot.com/2008/06/psp-no-controlada-democraticamente-o.html

    Se isto for verdade é uma bomba. É o estilhaçar do já fraco respeito que nos merece o Estado.

    QUE MAIS NOS IRÁ ACONTECER?

    Gostar

  11. mariarroba permalink
    19 Junho, 2008 01:58

    CAA mais uma vez, em total acordo (assim isto está a ficar sem graça)

    Gostar

  12. simon permalink
    19 Junho, 2008 03:22

    Coisa é certa, amigo. O FC Porto não dormiu com a dama errada, por si só não fez mais que deixar-se conduzir por quem sabe, que é que enfrenta a raiva dos invejosos, do orelhas à morgada, pa se referir o polvo, apenas, passando o romance, a fita, escutas e e a subterrânea cizânia de advogados e magistrados que incitam a raiva desse orelhas.

    E então viu a Uefa, porra que isto uma inquisição de inveja, sem ponta por onde se lhe pegue…

    A suposta falta do Porto em não recorrer, ó CAA (que também viram esses, o Rui, o Miguel e o nosso manel Serrão, só foi falta na ilusão criada aos nossos inimigos pela torpe ganância, que não costuma ser boa conselheira e basto abre a porta ao ridículo.

    E até eu, assim dos qi pro médio ouvi bem Pda Costa dizer-nos da salvaguarda lógica, que se alguém cometeu erro foi ele, presidente, que pela agremiação responde.

    O mais é dispersão gratuita. A Uefa disse.

    Gostar

  13. 19 Junho, 2008 04:16

    É o que faz muitíssima falta ao meu SLBenfica: debate, crítica, oposição públicas a esta direcção !

    Mas muitos dos “notáveis” (que podem mobilizar) preferem o silêncio ou esparsas e brevíssimas declarações quando “a bola não entra”… E muitos deles “comem o mel” do camarote presidencial…

    Gostar

  14. 19 Junho, 2008 08:20

    Ainda vao a tempo de emendar. Talvez os arbitros devolvam as putas.

    Gostar

  15. 19 Junho, 2008 09:45

    É óbvio que ganhou o núcleo duro do FCP, apesar dos riscos corridos.
    Os mansos, teriam evitado chatices, com o recurso, e começavam o próximo campeonato com menos 6 pontos. Resta a “consolação” para estes, de o FCP poder vir a ser afastado da Champions, numa edição posterior. Pois pode. Basta ficar em segundo no campeonato.
    Mas também não tem bilhete de assinatura na Champions.

    Gostar

  16. 19 Junho, 2008 10:12

    “é típico de quem ainda não percebeu que a lógica da taberna tem os dias contados”.

    Mas havia uma lógica da taberna?

    Gostar

  17. 19 Junho, 2008 10:25

    Que é isso de notáveis? É curioso que esses notáveis só apareçam no futebol e nas grandes finais.Eu que não sou notável, mas sou portista, muito portista, nunca vi O Rui Moreira, M.Serrão, ou M.S.Tavares, por exemplo, numa A.Geral do F.C.Porto a discutir problemas do clube, também nunca os vi em Matosinhos a ver o Basquetebol, em Fânzeres a ver o HÓquei ou em S.Tirso a ver o Andebol.Condeno os ataques por delito de opinião, mas já disse ao Rui Moreira e repito aqui: um portista antes de falar nestes momentos difíceis, de guerra aberta, onde valeu tudo, mas, mesmo tudo contra o F.C.Porto, deve ponderar se o que vai dizer não vai servir de arma de arremesso contra o F.C.Porto.E antes desta luta ter virado para o nosso lado, houve muita gente a pedir a demissão do Presidente, do A.Caldeira a falar em a.Gerais para a frente e para trás, ao fim e ao cabo, como já disse a fazer o jogo do inimigo, digo inimigo com todas as letras.
    Notáveis?!…Portistas do futebol e alguns até com muito poucos anos de sócio.
    Um abraço

    Gostar

  18. permalink
    19 Junho, 2008 10:47

    Mas esta gentalha existe?
    Ficou provado que o Porto é um foco de corrupção e qual o argumento: “ah, mas mesmo sem isso seriam campeões e as escutas foram ilegais.”
    Curem-se porra… E lá se vai o liberalismo quando se fala de bola. É que se bem me lembre, os estádios não foram pagos por “privados” pois não?

    Gostar

  19. Ardeco permalink
    19 Junho, 2008 10:53

    Portugal é cada vez mais um país exótico.
    Lá fora fomos sendo conhecidos por Amália Rodrigues, Eusébio, Figo.
    Hoje é Ronaldo, Tratado da Vigarice de Lisboa, vigarice do futebol do Porto.
    Tirem-me daqui.

    Gostar

  20. 19 Junho, 2008 11:22

    Lá fora onde ? O caso mais recente passou-se em Nyon, na UEFA, onde ficou patente a tentativa de vigarice do Benfica para entrar na Champions.

    Gostar

  21. 19 Junho, 2008 11:22

    O surgimento das SAD’s trouxer consigo algo de novo: o mercantilismo puro e duro. Tudo é feito tendo por base o lucro. da sociedade e, porque não dizê-lo com frontalidade, dos administradores e dos stakeholders.
    Pinto da Costa, no FCPorto era o Senhor, agora, pese o seu peso, é mais um Senhor. Percebeu-se isso muito bem na decisão da SAD em não recorrer na via do Clube mas apenas na via pessoal. Deu-se ênfase à defesa pessoal (todo o processo montado pelo Ministério Público de Lisboa apontava no sentido de atingir o FCP por via de Pinto da Costa) e aligeiraram a defesa do colectivo, que ficaria pois, assente no individual. A decisão ficou, pois, protegida pelo artº 402 do código penal, ou seja o recurso interposto por uma parte aproveita às suas co-partes. Foia decisão ds SAD. Ponto Final.
    Agora, à semelhança das grandes empresas, ou melhor, das empresas cotadas em Bolsa, a Sociedade é dos accionistas e o Capital é que manda. E os sócios do Clube não mandam na SAD. Há um núcleo duro e o resto é paisagem.
    Agora, o FC Porto é um Clube de Liberdade. Pois então o debate, a crítica, até oposição públicas são admissíveis! Rui Guedes, Manuel Serrão, Rui Moreira e outros não deixam de amar o FCPorto só porque apresentam pontos de vista distintos do núcelo duro da SAD. A maior ou menor proximidade, a presença mais ou menos contínua nas bancadas não é exclusivo para se ser e sentir o FCPorto. Sou sócio há mais de 30 anos e nem por isso deixo de considerar a decisão da SAD como lesa honra e nem deixo de a criticar, pois, que neste processo asqueroso que nos foi movido, tem reagido e não agido. É uma atitude demasiado cobarde para quem pertence a uma Cidade e a uma Região onde ninguém se verga ao poder do terreiro do paço e ao centralismo (excepto aqueles, como Rui Rio ou Pacheco Pereira ou a generalidade dos deputados eleitos pelo círculo do Porto que pretendem viver à sombra e mordomias do poder central)…
    Para conclusão: eu apoio e defendo as perspectivas daqueles que tiveram uma opinião assertiva sobre todo o vergonhoso processo e nem por isso amo menos o FCPorto que os outros Dragões. Acho que a teoria da caça às bruxas é artificial e montanta a jusante do FCPorto e da SAD, acho mesmo que é fomentada externamente com o intuito de criar clivagens no nosso seio. Por mim já sabem onde podem meter as divisões (artificiais) entre Dragões…

    Gostar

  22. Ant O Opinocrata permalink
    19 Junho, 2008 12:31

    liberais de pacotilha.burguesitos medíocres. fazem tudo por uma prebenda!

    Gostar

  23. Almeidinha permalink
    19 Junho, 2008 12:37

    Caro C.A.A.

    _____A caça ás “bruxas” será verdade ?. Olhe que não.

    _____Tudo começou com um ou uma “paixão”.
    _____Depois comeram a fruta.
    _____Seguiu-se uma caldeirada á pescador,que só não se esturrou porque o grande mestre cozinheiro de um grande hotel meteu a mãozinha, com a preciosa colaboração de outros chefes.
    _____Agora há que esperar pela decisão final.
    _____Uma coisa é certa, os factos constantes da acusação podem ter “prescrito”, mas podem ser verdadeiros, as escutas podem ser julgadas como um acto “inconstituciunal” mas, também, podem corresponder ao que se passou.
    _____O facto de não se ter recorrido da decisão, que transitou em julgado, bem como o teor da comunicação à CMVM, e o pagamento de custas, evidenciam a aceitação da mesma.
    _____Alegar a prescrição e inconstitucionalidades, não é a mesma coisa que provar que os factos descritos nos autos não são veridicos.

    _____Com os cumprimentos.

    (a) Almeidinha.

    P.S.
    _____Uma coisa é certa,o Benfica não vai disputar a eliminatória de acesso á Liga dos Campeões, merecido castigo pela actuação na última temporada.
    _____Por outro lado o nome do F.C.P. é “chamuscado” de tudo isto.

    Gostar

  24. Ant O Opinocrata permalink
    19 Junho, 2008 12:39

    o mais engraçado dos ‘críticos’ é o facto de não gostarem de ser criticados. começam logo aos berros da “caça às bruxas” e “inquisições”. erraram, colocaram-se em bicos de pés, acabaram mal-vistos. deviam baixar as orelhas, meter o rabinho entre as pernas e ficar caladinhos. para a próxima não falem antes do tempo.

    e o platinas tinha razão: batoteiros (galinholas) não entram na uefa!

    P.S. – o meu 1º comentário a este assunto deve ter sido retirado por ordem do Ricardo Costa do CD da casa do Benfica no Porto

    Gostar

  25. Lololinhazinha permalink
    19 Junho, 2008 12:55

    Não sou especialista em direito desportivo mas, normalmente, os recursos interpostos aproveitam a todos as partes (independentemente de terem ou não recorrido), excepto nos casos em que se recorre de uma matéria que é específica de uma das partes (o que não terá sido o caso).
    Se este é o princípio geral em matéria de recursos, não percebo porque e que neste caso deve ser diferente.

    Gostar

  26. 19 Junho, 2008 12:56

    “«Foi uma grande festa! Só políticos eram mais do que muitos. Honrosa excepção feita à presença mais do que justificada do senhor Presidente da República, a tribuna de honra do Estádio Municipal de Oeiras estava enfeitada a preceito. Mas, lá diz o povo na sua imensa sabedoria, que tudo esta bem, quando acaba bem, e neste caso acabar bem foi sinónimo de vitória por parte do nosso antagonista, os atentissímos críticos do costume já não vislumbraram desta vez mal algum naquela mistura de personalidades, concluindo, pois claro que neste caso especifico não haveria lugar a qualquer tipo de promiscuidade entre a política, os políticos e o futebol. Nada disso!
    Promiscuidade da mais vil, isso sim, era quando o então Presidente da Câmara Municipal do Porto, o Dr. Fernando Gomes, agraciava nos Paços do Concelho a equipa Campeã Nacional, o FC Porto, que curiosamente nunca ali se deslocou por apenas ter vencido uma simples Taça de Portugal. Do mesmo modo. o actual presidente da C.M.P. é elogiado por alguns cronistas armados em moralistas, quando não recebe o FC Porto Campeão Europeu; que assim é que é, a verdadeira, a autêntica, a absoluta separação entre politica e o desporto. Curiosamente, já os mesmos personagens, não se coíbem de elogiar o Presidente da C.M. Lisboa por homenagear um clube da sua cidade, acabadinho de vencer a magnifica Taça de Portugal. Nem mais, nem menos!

    Provavelmente, dirão uns, apenas uma mera questão de patamares de exigência, porque o FC Porto ganha mais, logo a expectativa é mais alta…Mas nós compreendemos muito bem! Como entendemos o silêncio comprometido daqueles que, por não terem um pingo de vergonha na cara, dantes clamavam histéricos, e agora…nada! Que pensarão deles os filhos e os netos destes malabaristas da palavra não honrada?
    Eu imagino o que eles pensarão!…

    Depois, bom, assistiu-se a um jogo de frustrante qualidade, bem disputado, em que o senhor juiz da partida cometeu equívocos vários, não assinalando por exemplo duas grandes penalidades a favor do FC Porto e acabando por prejudicar-nos nitidamente. Aqui também, obviamente, os paladinos da moral sobre suspeição, nada pronunciaram. Silêncio sepulcral! Não quero, naturalmente, com isto dizer que terá havido favorecimento premeditado, nada disso, mas o que pretendo é afirmar bem claro, que quando os equívocos são a nosso favor – assim a modos que quando o rei faz anos – o equivoco chama-se logo…suspeição e quase em simultâneo é assim vomitado pela boca e pela pena daqueles que tentam desesperadamente, mas não hão-de conseguir, ser os nossos algozes.
    A partir daqui tudo continuou a ser uma festa.
    Festa dos políticos, festa da comunicação social, festa do dia seguinte, festa traduzida enfim, as bombásticas primeiras páginas, esquecendo-se os desavergonhados, dos míseros rodapés que publicaram quando FC Porto foi – imagine-se – Campeão do Mundo!

    Neste pais, de asfixiante centralismo, meter a cabeça na areia ou assobiar para o lado, já se viu, não faz qualquer sentido; nesta terá onde as muitas e importantes vitórias do FC Porto custam terrivelmente muito mais que as poucas dos nossos rivais, apenas porque estamos longe do poder, num pais onde o clima de medo se instala, o plano inclinado tudo dá à capital do império e o ódio ao FC Porto palpita congenitantemente no seio de uma boa parte da comunicação social, só existe um caminho continuar: É lutar, é dizer Não, Não, não vamos , não iremos por ai!»”

    Jorge Nuno Pinto da Costa

    Gostar

  27. simon permalink
    19 Junho, 2008 12:57

    Ardeco

    Lá fora corría-se o risco de ainda ficarmos conhecidos pelos crápulas ridículos, intriguistas invejosos e mesquinhos do Benfica. Vai a Uefa viu isso, porra, fora daqui, disse, dando um pontapé no cu aos bufos.

    A pura verdade, lá fora.
    Porém, cá dentro, toda a gente sabe, o orelhas é um camelo, é agressivo, invejoso e bufo.

    Gostar

  28. Lololinhazinha permalink
    19 Junho, 2008 12:57

    Quanto ao post, propriamente dito, os portugueses têm sempre aquela mania que sobre a família não se diz mal em público.

    Gostar

  29. Ant O Opinocrata permalink
    19 Junho, 2008 13:40

    Eu sou CAMPEÃO NO MUNDO e suspeito nos arredores! E gosto… 🙂

    Gostar

  30. 19 Junho, 2008 13:51

    Como escreveu trasantontem o Red Snnaper:
    “A Lololinhazinha é uma autêntica artilheira do bom senso.”
    Frase certeira e deliciosa.

    Gostar

  31. 19 Junho, 2008 15:05

    Não deixa de ser curioso estar o Correio da Manhã, sempre na vanguarda do “anti-portismo” mais primário, preocupado em defender aqueles adeptos do FCP que de algum modo (e sem com isto pôr em causa a importância desses adeptos para o clube) se demarcaram da estratégia de JNPC nesta crise. Mas deixemos isso…
    O importante é que, mais uma vez, os factos vieram dar razão a JNPC. Senão vejamos; há duas possibilidades neste momento: ou a FPF confirma a decisão da LC ou não a confirma.
    Se não a confirmar, as sanções aplicadas pela LC a JNPC são anuladas; mas visto que as sanções aplicadas ao FCP se baseiam exactamente na mesma matéria de facto e nas mesmas “provas” as ditas sanções terão de ser igualmente revistas e anuladas. Neste caso tambem todo o processo junto da UEFA ficará sem objecto e o FCP poderá participar na próxime edição da Champions League. Esta é a situação mais simples e aquela que todos os adeptos do FCP acreditam que se vai verificar.
    Mas admitamos a outra hipótese: a FPF confirma a decisão da LC. Independentemente de outras vias de recurso a que JNPC possa decidir recorrer e do desfecho da acusação que eventualmente Maria José Morgado possa vir a formular diante dos tribunais contra JNPC (note-se que ainda não o fez…) a situação juridica seria a seguinte:
    – o FCP não começaria o próximo campeonato nacional com pontuação negativa;
    – a participação do FCP na próxima Champions League seria de novo examinada pela UEFA, mas com uma diferença importante em relação ao que se passou recentemente: nos termos da decisão da segunda instância da UEFA a primeira instância não poderia excluir o FCP da prova sem examinar a questão da aplicação rectroaciva da norma que serviu de apoio à decisão (depois anulada) de excluir o FCP; isto significaria provavelmente que, mesmo que a FPF confirme a decisão da LC, o FCP poderá sempre participar na próxima edição da Champions League.
    Em resumo, a tão criticada estratégia de JNPC permite que não só o FCP comece o próximo campeonato em igualdade com as outras equipes como que um eventual novo processo diante da UEFA seja examinado a luz de uma nova jurisprudência favorável ao clube.

    Gostar

  32. Ant O Opinocrata permalink
    19 Junho, 2008 16:00

    ah grande jorge! mais nada! o CAA se tivesse vergonha deixava de escrevinhar no correio da manhã. que autoridade moral tem ele para criticar a SAD? não se rege também pelos valores do vil metal?

    Gostar

  33. mafaldinha permalink
    19 Junho, 2008 16:23

    CAA
    Afinal o departamento jurídico do FCP não é uma mercearia, conforme disse ao CM, nos dias “quentes”. Bem sei que foram dias durante os quais o desespero atacou tudo e todos. Os únicos que mantiveram a cabeça fria foram precisamente os (por si denominados) “merceeiros”. E ainda bem. O resultado está à vista; a decisão foi correcta e, com franqueza… nada a apontar.
    Quanto ao RM e quejandos… Meus amigos… são as “ganas de poder”!

    Gostar

  34. Ant O Opinocrata permalink
    19 Junho, 2008 16:45

    O Rui Moreira despenhou-se uns degraus valentes. E ele que até estava bem conceituado. Enfim, se for inteligente recupera. Afinal erare humanum est…

    Gostar

  35. 19 Junho, 2008 18:28

    Mafaldinha,

    «Afinal o departamento jurídico do FCP não é uma mercearia…»

    Não disse bem isso. Apenas que esse departamento se tinha portado como o de uma da dita.

    Gostar

  36. 19 Junho, 2008 18:29

    «O Rui Moreira despenhou-se uns degraus valentes.»

    É a sua opinião. Eu, pelo vejo e ouço, entendo que subiu ainda mais na consideração de muita gente.

    Gostar

  37. 19 Junho, 2008 18:31

    «ah grande jorge! mais nada! o CAA se tivesse vergonha deixava de escrevinhar no correio da manhã.»

    Que boçalidade! Tudo foi mal feito mas como está a correr melhor do que se chegou a temer “estava tudo previsto” – não há dúvida que há basbaques que só existem para serem enganados…

    Quanto aos lugares onde escrevo: é assunto meu. Só escrevo onde me sinto bem e onde sou bem tratado.

    Gostar

  38. 19 Junho, 2008 18:55

    “Neste pais, de asfixiante centralismo, meter a cabeça na areia ou assobiar para o lado, já se viu, não faz qualquer sentido; nesta terá onde as muitas e importantes vitórias do FC Porto custam terrivelmente muito mais que as poucas dos nossos rivais, apenas porque estamos longe do poder, num pais onde o clima de medo se instala, o plano inclinado tudo dá à capital do império e o ódio ao FC Porto palpita congenitantemente no seio de uma boa parte da comunicação social, só existe um caminho continuar: É lutar, é dizer Não, Não, não vamos , não iremos por ai!»”

    Gostar

  39. Ant O Opinocrata permalink
    19 Junho, 2008 23:18

    “Quanto aos lugares onde escrevo: é assunto meu. Só escrevo onde me sinto bem e onde sou bem tratado.”

    entre ser boçal ou renegado peseteiro prefiro sempre a boçalidade. é mais honesta.

    Gostar

Indigne-se aqui.