Saltar para o conteúdo

A Igreja Católica e a teoria da evolução

17 Setembro, 2008

Vatican says it does not owe Darwin an apology

The Catholic Church teaches “theistic evolution”, a stand that accepts evolution as a scientific theory and sees no reason why God could not have used a natural evolutionary process in the forming of the human species.

It objects to using evolution as the basis for an atheist philosophy that denies God’s existence or any divine role in creation. It also objects to using Genesis as a scientific text.

As Ravasi put it, creationism belongs to the “strictly theological sphere” and could not be used “ideologically in science”.

95 comentários leave one →
  1. Pi-Erre permalink
    17 Setembro, 2008 22:02

    Paulatim deambulando, longum conficitur iter.

    Gostar

  2. Nuspirit permalink
    17 Setembro, 2008 22:12

    A igreja católica é bem mais evolída do que se pinta.

    Gostar

  3. Pi-Erre permalink
    17 Setembro, 2008 22:14

    O Vaticano está a evoluir. Já é doutra estirpe.

    Gostar

  4. PimPamPum permalink
    17 Setembro, 2008 22:17

    E o Ratzinger não é parvo…

    Gostar

  5. 17 Setembro, 2008 22:26

    “It also objects to using Genesis as a scientific text” – Então como é que se deve interpretar Génesis? É tudo ficção? Varia consoante o Papa, o Padre, a tradução, o/a VP dos E.U.A.? Ou é à vontade do freguês? E já agora, o resto do livro?

    Gostar

  6. trololo permalink
    17 Setembro, 2008 22:27

    Claro se fosse pela teoria apregoada estava a incentivar o incesto e a pedofilia..

    Gostar

  7. arcanjo permalink
    17 Setembro, 2008 22:27

    Claro se fosse pela teoria apregoada estava a incentivar o incesto e a pedofilia..

    Gostar

  8. Xico permalink
    17 Setembro, 2008 23:32

    A leitura de Santo Agostinho faria bem a alguns comentaristas encharcados de propaganda pseudo renascentista!
    Agostinho não precisou de Darwin para saber que o processo da criação era um processo evolutivo! Isto no longíguo século IV e V.
    As interpretações literais da Bíblia nunca foram apanágio dos intelectuais e dos doutores da Igreja.
    E não venham outra vez com a história do Galileu, que foi condenado por outros motivos, bem mais terrenos e muito semelhantes ao que ainda hoje se faz em muitas universidades modernas!
    Aos arcanjos e trololos, saibam que o crime de incesto e de pedofilia, como dizia o outro, é uma questão de geografia e de época.

    Gostar

  9. 17 Setembro, 2008 23:49

    Porra, esses gajos passam a vida a negar a própria história. A única coisa em que são coerentes é no gosto pelos meninos…

    Gostar

  10. Xico permalink
    18 Setembro, 2008 00:24

    Tonibler
    Estás com pena de já não seres menino?…

    Gostar

  11. Cãocio permalink
    18 Setembro, 2008 00:55

    Será que vale a pena apostar agora nas energias renovaveis?

    Sebastián reconoce que la energía solar ha provocado la subida de la luz

    El ministro de Industria, Miguel Sebastián, ha reconocido que las energías “alternativas” o “verdes”, por las que dice apostar el presidente Zapatero para reducir la dependencia energética española del exterior, son más caras. En este sentido, ha asegurado que la mayor parte de la última subida de la tarifa eléctrica aplicada en el mes de julio se debe al sector fotovoltaico, es decir, a la energía solar, que según Sebastián, está en una situación “insostenible”.

    http://www.libertaddigital.com/economia/sebastian-dice-que-la-energia-solar-ha-provocado-la-subida-de-la-luz-1276338704/

    Gostar

  12. 18 Setembro, 2008 01:08

    “Sebastián reconoce que la energía solar ha provocado la subida de la luz”

    Há muitos meses que o João Miranda disse isso aqui no Blasfémias.

    Gostar

  13. Semcoiso permalink
    18 Setembro, 2008 01:11

    Quanto ao preço dos combustíveis, isto está bonito, está!

    Agora são os jogadores de futebol que tratam do assunto:
    Deco vai organizar manifestação

    Gostar

  14. xtremis permalink
    18 Setembro, 2008 01:22

    Para o Xico (8):

    “Aos arcanjos e trololos, saibam que o crime de incesto e de pedofilia, como dizia o outro, é uma questão de geografia e de época.”

    Ai sim? Então o que impede que toda a suposta “moral” que só emana de Deus de variar também conforme a geografia e a época? Porque é que o incesto e a pedofilia eram aceitáveis e agora não são? Deus mudou de ideias? Enganou-se a ditar uma frase? Ou será que a “moral que emana de Deus” não passa afinal de algo bem mais humano e que vai evoluindo conforme a sociedade, e que não precisa de “deus” para nada? Porque é que a igreja nunca vai à frente em nenhuma questão, e anda sempre a reboque do resto da sociedade (ex. direitos das mulheres, abolição da escravatura, direitos dos homossexuais, etc, etc, etc). É curioso deus nunca se ter lembrado de bichanar ao ouvido do papa da altura “eh pá, vê lá, olha que as mulheres também são seres humanos”… ou “eh pá, olha que só porque uma pessoa é de cor diferente não vos dá direitos de posse sobre ela”…

    A Igreja Católica Apostólica Romana passa a vida a pedir desculpas e a corrigir “erros” do passado… Muito estranho, para uma instituição que se diz em ligação directa com deus… e é giro que a nossa senhora só vem mandar recados acerca da “conversão da rússia”, e nem uma palavra disse sobre os direitos das mulheres e outras “modernices”…

    E, claro, a igreja só reage às coisas passados vários anos (de preferência séculos)… vão ver, daqui a umas décadas valentes, lá vai o papa da altura (se ainda existir papa) pedir muita desculpinha beata aos homossexuais perseguidos injustamente no passado…

    Também é curioso como nos “divinos” 10 mandamentos “deus” manda não olhar para a mulher alheia mas não refere nada acerca de “olhar” para as crianças, alheias ou não… Será que implicitamente “deus” aprova a pedofilia? Ou será que esses mandamentos idiotas (teria sido muito mais benéfico um mandamento do género “lavar as mãos antes de comer”, sempre se tinham poupado muitas vidas….) foram criados pelos humanos de há 2.000 anos atrás, limitados à visão do mundo que tinham?

    Enfim… já sabemos a resposta… “os designios de deus são insondáveis”, “não é assim que se interpreta a bíblia!” e coisas do género… veremos, daqui a uns anos o papa a pedir desculpa aos injustiçados do passado…

    PS – também é engraçado que a bíblia não transmite nada mais nem nada menos do que o conhecimento que existia há 2.000. Por exemplo, jesus nunca diz: “apontem, meus amigos: o valor do PI é 3.141592653589793”. É algo que era impossível conhecer há 2.000 anos, e poderia ser o início da prova de que jesus e, eventualmente, deus existem. E não, códigos manhosos compostos por palavras escondidas não provam que deus existe, até porque esses códigos-maravilha também funcionam com qualquer outro livro suficientemente grande (ex. Moby Dick).

    Gostar

  15. 18 Setembro, 2008 07:57

    “As interpretações literais da Bíblia nunca foram apanágio dos intelectuais e dos doutores da Igreja.” – a não ser que seja conveniente.

    Gostar

  16. 18 Setembro, 2008 08:06

    “…eu só nunca compreendi porque é que teimavam que o Homem descendia do Macaco e ninguém se entretinha a demonstrar que o Macaco descendia do Homem e o Comuna do Macaco. Se uma raça pode ser o aperfeiçoamento de outra, também pode ser a sua degenerescência” – João Macaco

    Gostar

  17. Filipe permalink
    18 Setembro, 2008 08:50

    “Se uma raça pode ser o aperfeiçoamento de outra, também pode ser a sua degenerescência”

    Na evolução não há degenerência. Não existem espécies superiores ou inferiores.

    Gostar

  18. 18 Setembro, 2008 09:17

    Filipe

    A evolução segue então os princípios do socialismo. Tudo no mesmo saco, pretos e macacos!

    Gostar

  19. piscoiso permalink
    18 Setembro, 2008 10:05

    A evolução é tão grande que já se pode entrar na igreja com um preservativo no bolso.

    Gostar

  20. Cardeal Cerejeira permalink
    18 Setembro, 2008 10:11

    Há quem entre com preservativos na malinha.

    Gostar

  21. 18 Setembro, 2008 10:25

    Parece-me que vão longe demais ao dizerem que a evolução não pode ser utilizada para filosofias ateias. Quando muito honestamente se vamos discutir isso dá para todo o tipo de ideologia.

    Gostar

  22. 18 Setembro, 2008 10:29

    Já nada é novidade, para quem acrescenta mandamentos aos dez mandamentos sagrados à humanidade em geral e os religiosos em particular, tudo faz sentido. Será que Deus está por detrás disto tudo?

    Gostar

  23. 18 Setembro, 2008 10:34

    Bah… nunca percebi essa historieta de se acreditar que tudo começou com uma molécula e não com tudo já feito.
    Na verdade, a única “ciência” que existe com a cena da molécula é que demora mais e o tempo ajuda a imaginar modos de funcionamento da coisa.

    Com tudo já feito, fica-se apenas ao mesmo nível da molécula- como é que ela apareceu, de onde veio, o que era antes, blá,blá, blá.

    Tirando este pequeno truque que chama científico ao que demora muito e mito ao que demora menos, é claro que há muitos génesis, não apenas o Bíblico e é mais que óbvio que não são historietas para se lerem à letra e de forma “funcional”.

    Quando os evangélicos tentam fazer isso, acabam sempre naqueles problemas de não saberem como meter os dinos na Arca. E aí costumam também fugir com o mesmo truque do tempo: couberam apenas os bebezinhos, os que ainda não tinham crescido muito…

    “:O?

    Gostar

  24. 18 Setembro, 2008 10:38

    Agora a posição do Vaticano é simplesmente inteligente. A religião não explica como as coisas funcionam e não existe para atrapalhar as actividades científicas e muito menos para as substituir.

    De certo modo é o que todos os católicos pensam: não se sabe, e a probabilidade de encontrar ligeiras explicações já com o mundo feito, há-de caber à Ciência e não à Filosofia ou à Religião.

    Querendo com isto dizer que a Ciência é que nunca poderá desvendar metafísicas.

    E na nossa cabeça não há quaisquer melindres em se aceitar e viver a contradição. Os católicos estão há muito habituados a conciliar os contrários e a juntar o sagrado com o profano.

    Gostar

  25. 18 Setembro, 2008 10:39

    Nem o Vaticano concorda consigo, caro JM.

    Gostar

  26. 18 Setembro, 2008 10:42

    agora os ateus militantes, sim. Esses são tão fanáticos que fazem das limitações das ciências a verdadeira bíblia e seguem tudo o que vem daí como dogma, prostrados a quatro.

    E depois, como nunca entendem a diferença entre um pressuposto teórico sem comprovação (um mero apriori) e os fenómenos observados, acham que ciência é o apriori, e não o trabalho de explicação de funcionamento ou as simples comparações e hipóteses dedutivas. Acham que a indução é que é lei e Verdade Suprema.

    São tão toininhos quanto os fanáticos evangélicos.

    Gostar

  27. 18 Setembro, 2008 10:46

    Mas faça-se um inquérito aos “científicos” e pergunte-se porque motivo um génesis sem Deus tem mais probabilidades de ser Verdadeiro, do que um génesis com Deus e vão ver…

    Não descalçam a bota. Aí largam o apriori e é tudo a posteriori que não explica o apriori.

    E protelam com a treta de demorar muito e ser preciso tanto tempo, tanto tempo, para poder apanhar um melro a dar filhos ETs que nunca vai haver ser humano a chegar lá nos próximos triliões de vida terrena…

    “:O.

    Gostar

  28. 18 Setembro, 2008 10:48

    Evoluiu tudo sem que nunca se visse e vai continuar a evoluir sem nunca podermos assistir.

    E isto para nada.

    Porque é bué de fixe imaginar que também não haja sentido nenhum nem em nós, nem na vida. Coisa aliás feita imagem ao espelho dos que assim pensam.

    Gostar

  29. pintoribeiro permalink
    18 Setembro, 2008 10:51

    Criacionismo já que os evolucionistas já aborrecem!

    Gostar

  30. 18 Setembro, 2008 10:52

    Outro triste exemplo de censura científica na Academia: biologista criacionista obrigado a despedir-se aqui: http://news.bbc.co.uk/1/hi/education/7619670.stm

    Gostar

  31. 18 Setembro, 2008 10:55

    Ah, sim, os cientoinos andam desesperados e fazem disto a grande causa. Também querem mudar a nomenclatura e obrigar a chamar lei a tudo o que se costuma chamar teoria. “A lei da evolução das espécies”- dizem os fanáticos que é para mentalizar o povo da Verdade Científica.

    Tornaram-se os novos inquisidores. E fazem destas tretas pura agit prop ideológica.

    Gostar

  32. 18 Setembro, 2008 10:57

    O Heisenberg deve dar voltas na tumba. Até a Incerteza e as probabilidades regrediram ao positivismo do século XVIII.

    Gostar

  33. 18 Setembro, 2008 10:58

    A ciência não pretende explicar ou demonstrar aquilo que os seus pressupostos metodológicos não lhe permitem (ainda) alcançar.
    Ateus militantes e cientistas sérios são duas espécies distintas. Que podem ou não, no caso concreto, acumular. Em qualquer caso, nenhum cientista sério utiliza as limitações da ciência para afirmar verdades indemonstráveis.

    Um cientista que se permita contemplar, ainda que como mera hipótese de raciocínio, uma qualquer Verdade Suprema, está equivocado quanto à sua vocação. Pelo que a comparação não colhe.

    Gostar

  34. 18 Setembro, 2008 11:01

    «Ah, sim, os cientoinos andam desesperados e fazem disto a grande causa. Também querem mudar a nomenclatura e obrigar a chamar lei a tudo o que se costuma chamar teoria. “A lei da evolução das espécies”- dizem os fanáticos que é para mentalizar o povo da Verdade Científica.»

    Esses são apenas maus cientistas.

    Gostar

  35. 18 Setembro, 2008 11:17

    Não, não são maus cientistas. Entre eles até temos alguns bons cientistas e um excelente matemático tuga- o Buescu.

    As pancadas fanáticas não escolhem cabeça e atacam todos. A inteligência não é armadura contra o fanatismo. Antes pelo contrário, pode até potenciar tudo.

    Acaso os cientistas nazis eram maus cientistas?

    Gostar

  36. 18 Setembro, 2008 11:22

    Contra um Buescu temos um grande Santiago Conta Natura. Mas faltam os Santiagos.

    Por alguma estranha razão o positivismo das luzes ainda atrai muito mais cabecinhas utópicas, das que se julgam predestinadas a corrigir a Criação.

    Sempre foi assim. O mito da Babel é disto que fala e a Queda adâmica idem, e a criação do Homem das cinzas dos titãs, segundo a mitologia grega, o mesmo, e por aí fora, de Efaísto, a Prometeu, a Galton, a Mendels a Watsons, a raelianos conjuntos.

    Gostar

  37. 18 Setembro, 2008 11:27

    A ubris, a desorbitação, o “diabolo” que desorbita, por oposição ao símbolo que unifica e mantem a Ordem…

    É sempre e eternamente disto que se trata. E o problema é que os cientoinos vendem um ensino “laico” que é mentira. É puro apagamento de todos os outros saberes que permitem enquadrar e entender estas questões a diferentes níveis.

    Hoje em dia não existem Leonardos Da Vinci e nunca mais poderão existir porque se matou esta noção global de sabedoria.

    A razão das luzes matou o gigantesco legado Histórico.

    Gostar

  38. 18 Setembro, 2008 11:31

    São, são. Mesmo que seja execelente matemático, biólogo ou o que mais lhe aprouver. A Teoria da Relatividade não se chama assim por acaso. Em qualquer caso, as questões semânticas são pouco importantes. Se esse senhor e outros como ele, excelentes ou não, pretendem importar dogmas fanático-religiosos para a ciência são apenas e só, maus cientistas. Por mais que saibam fazer contas bem feitinhas.

    Os maus cientistas serão todos aqueles que pretendam inquinar a ciência com dogmas e metafísicas que lhe são, por natureza, estranhos.

    Gostar

  39. 18 Setembro, 2008 11:35

    «A razão das luzes matou o gigantesco legado Histórico.»

    Olhe que não, olhe que não.

    É preciso deixar assentar a poeira, separar o trigo do joio (para utilizar uma linguagem bíblica) e vai ver que a síntese de tudo isto só vai acrescentar conhecimento e sabedoria . O problema são apenas os fanáticos. De um lado e de outro. Como sempre.

    Gostar

  40. Anónimo permalink
    18 Setembro, 2008 12:24

    Ó ZAZIE,

    tenha lá paciência… Você disse tudo logo no início – “Eu não percebi ainda…” Pois não, e não é muito fácil, sabe. Veja lá, demoramos até aos tempos que chamamos modernos, mas que hão-de ser antigos, só para perceber que tudo evolui e isto apesar de dezenas e dezenas de prémios nóbeis a fazer pesquisa aturadissíma.

    A vida evolui, tal qual evoluem os planetas, as estrelas, o seu organismo, os sistemas planetários, as galáxias, as pedras, os grupos de galáxias, e desconfio que mais uns anitos e outros tantos nóbeis, vamos ver que também o universo evolui. A matéria “organiza-se”.

    Agora o que é que isto tem a ver com a fé é que eu ainda não percebi. É apenas belo, com ou sem mão divina. Pode acreditar no que quiser, está no seu direito.

    “E o problema é que os cientoinos vendem um ensino “laico” que é mentira. É puro apagamento de todos os outros saberes que permitem enquadrar e entender estas questões a diferentes níveis.” Dizer isto é não dizer nada –
    Quem são os “cientoinos”?
    Em oposição ao ensino laico, pressuponho o ensino religioso. E esse já é “verdadeiro” por oposição ao laico que você diz que é mentira.
    O resto da citação é muito parecida com uma língua estilo barroco / rocócó – o eduquês. Exprimido não tem lá sumo.
    Com discursos desses vê-se donde vem o fundamentalismo! Mas maus discursos vêm de todos os lados, sempre assim foi, em qualquer matéria que se discuta.
    Quero lá saber se é laico ou religioso.
    Quero é que seja o mais honesto possível.

    Gostar

  41. 18 Setembro, 2008 12:28

    Quando aparecer algum comentário inteligente respondo.

    Assim não. Não vale a pena e tenho mais que fazer.

    Isto na blogo anda cada vez mais rasquita. É raro conseguir-se um debate que não seja coisa de menoridade mental.

    Gostar

  42. 18 Setembro, 2008 12:31

    O que é que isto tem a ver com a fé?

    E quem é que disse ou falou em fé, seu pacóvio.

    <É claro que desde 1972 o sistema financeiro andava a criar dinheiro a partir do ar e isto tinha de estoirar.

    V.s nem ler sabem. Já desaprenderam até a mera capacidade de leitura e de se perceber a que questões se está a apontar.

    Nada, Hoje em dia um gajo dito cientista com curso universitário é alguem culturalmente inferior a uma pessoa com a 4ª classe há uns 30 anos atrás.
    E nem recuo mais e volto a citar Leonardos, porque nem isso entenderiam.

    Eles nem sequer sabem o que foram as luzes, quanto mais o positivismo comtiano.

    Gostar

  43. 18 Setembro, 2008 12:32

    eehhe

    Aquele passagem do dinheiro não era para aqui. Era para o PC

    “:O)))))

    Estava colada às patas do rato

    ahahbahahah

    Gostar

  44. 18 Setembro, 2008 12:34

    Quem são os cientóinos, pergunta o toino

    ehehe

    E depois inventa e coloca-me na boca coisas que nunca disse e nunca poderia sequer defender. Como a ideia do ensino religioso.

    Fartei-me de dar porrada no Joaquim, lá no PC quando defendeu essa ideia.

    V.s não sabem ler. Não percebem. são esquemáticos e ignorantes. Para quê perder tempo a querer ensinar quem não tem capaciades para isso?

    Eu cá não consigo. Não fui feita para mestre escola e ainda menos para propagandista.

    Gostar

  45. 18 Setembro, 2008 12:38

    É. Principalmente quando alguns incréus teimam em não ver a Luz.

    Razão tinham os antigos…” a arrogância é a arma dilecta da ignorância.”

    Gostar

  46. 18 Setembro, 2008 12:38

    Estes ignorantes até imaginam que evolução das espécies é coisa de “evoluir” como evolui tudo na vida.

    É cá com cada um… se calhar o gajo acha que evoluiu porque já nasceu com óculos e não porque saiu de dentro de barriga de quadrúpede…

    Gostar

  47. 18 Setembro, 2008 12:42

    Está na hora das orações ó Albuquerque? Não se esqueça de virar o cu para o lado certo.

    Que é que v. pesca de ciência ou de mitologias ou de Filosofia par se meter nisto?

    Nada. Há-de perceber menos que qualquer tetravô analfabeto que possa ter tido na família.

    V.s agora chegam a doutores sem precisarem de saber nada. De ciência então é uma maravilha. Pelo que li nem Química se aprende. É opcional. Pois eu aprendi química, grego e latim e matemática a par. Coisas que nem v.s hoje em dia sabem em que consistem.

    E foi no tempo do “obscurantismo” facista. Veja lá…
    Também já não existem Leonores Buescus, é bem verdade…

    Gostar

  48. piscoiso permalink
    18 Setembro, 2008 12:43

    Pacóvio.
    Monga.
    Esta também deve ser “lisboeta”

    Gostar

  49. Evandro permalink
    18 Setembro, 2008 12:48

    Esta do Evolucionismo Teista é uma, entre tantas outras, fuga para a frente. Está ao nível dos evolucionistas que se a coisa é difícil de encaixar em 100 milhões de anos chutam-na para os mil milhões. Lá para longe, onde incomoda menos e tem emnos visibilidade. Por alguma razão, e ainda há poucas semanas, um professor católico foi impedido de ensinar, pelo Vaticano, proque não acreditava na existência real de Adão e Eva. E Adão e Eva estão logo no primeiro capítulo do Génesis…

    Gostar

  50. 18 Setembro, 2008 12:48

    E tem a Igreja Católica toda a razão.
    Não deve desculpas ao Darwin, nem ao Galileu, nem a ninguém em especial.
    Deve-as a toda a humanidade, fieis e infieis a quem torcionou e escravisou em nome de um deus superior, racista e odioso.
    MFerrer

    Gostar

  51. 18 Setembro, 2008 12:49

    O esplendor da sua ignorância é apenas comparável à arrogância com que dela faz alarde.
    A seminal má educação de que, simiescamente, dá mostras, apenas serve para vincar um espírito que se percebe daninho.
    Obrigado.

    Gostar

  52. 18 Setembro, 2008 12:54

    Tanta conversa para explicar algo que é apenas “damage control 101”. A Igreja simplesmente não quer dar razão nem validar uma figura e simbolo tão poderoso e que ainda hoje é usado contra ela. Pondo a teologia de lado e olhando só para o lado político as acções da Igreja Católica costumam fazer sentido.

    Gostar

  53. Cam permalink
    18 Setembro, 2008 13:17

    Pedro Fontela, no texto a igreja dá razão à teoria da evolução. Se alguem usa Darwin contra a igreja apenas mostra a sua ignorancia. E pouca inteligencia.
    Se nem estas coisas elementares sabes quanto mais perceber a ação da igreja, seja na perspetiva politica ou em qualquer outra.
    O que mostram muitos comentários é o que a Zazie diz, iliteracia, ignorancia, um esquematismo caricatural.

    Gostar

  54. LGP permalink
    18 Setembro, 2008 13:25

    A Zazie vem de metro ?

    Gostar

  55. 18 Setembro, 2008 13:27

    Cam,

    Estou-me a borrifar para a teologia (é uma criação de tal modo hipócrita e contaminada com elementos polítcos que a tornam irrelevante em termos religiosos). O facto de a Igreja não reabilitar certas figuras é uma jogada política (e Darwin é uma daquelas figuras emblemáticas da teoria da evolução sem intervenção divina). Se não percebe a evolução da política do Vaticano neste sentido então sinceramente anda a apanhar bonés.

    Gostar

  56. Cam permalink
    18 Setembro, 2008 13:57

    Vc nem o texto percebe quanto mais a evolução da teoria politica do Vaticano.

    Gostar

  57. Xico permalink
    18 Setembro, 2008 14:14

    Caro Xtremis,
    Você é giro. Olhe que me fartei de rir com os seus comentários.
    O que é que tem a frase que eu disse a ver com a Igreja é que eu não consigo perceber.
    É evidente que o crime e a moral têm muito a ver com a geografia e com a época. E isto nada tem a ver com a Igreja. Ou acha que não é assim?
    Há pouco mais de 80 anos, eminentes cientistas portugueses, liberais e ateus, consideravam que uma mulher adúltera só podia ser louca e chegaram a interditar pelo menos uma que era herdeira de uma grande fortuna.
    Quanto à relação das mulheres e da igreja pode ter a certeza que se a Igreja não foi exemplar com elas foi quase sempre muito à frente do que a restante sociedade. A começar pela proibição do casamento por imposição do pai.
    Penso que tem as ideias um pouco baralhadas, mas suponho ser da juventude que me pareceu evidenciar.
    Quanto á Bíblia ela possui livros com mais de dois mil anos.
    O valor de pi era já conhecido pelo menos por Arquimedes há cerca de 2300 anos atrás.

    Gostar

  58. 18 Setembro, 2008 14:21

    uau cam, eu fiquei rendido ao seu argumento.

    Gostar

  59. Xico permalink
    18 Setembro, 2008 14:42

    Xtremis
    Os mandamentos são muitíssimo mais antigos que 2000 anos. E há no Antigo Testamento, muito anterior a 2000 anos, regras de higiene, inclusive a lavagem de mãos antes das refeições, que em nada devem aos hábitos salutares de agora.
    Não percebi porque a pedofilia é para aqui chamada?
    Não me parece que conste da Bíblia a sua prática ou defesa.
    É claro que não se pode pedir muito a quem acha que Mobydick é um livro tão grande como a Bíblia.

    Gostar

  60. Santa Paciência permalink
    18 Setembro, 2008 16:59

    Acreditar em Deus no séc. xxi é como ter oitenta anos, ser pai e avô, e acreditar que os bebés vêm de frança no bico das cegonhas.

    Como é possível acreditar na fantochada religiosa? Só estando no grau zero do pensamento mítico.

    Gostar

  61. Santa Paciência permalink
    18 Setembro, 2008 17:05

    “Pois eu aprendi química, grego e latim e matemática a par”

    a julgar por este tipo de afirmações, a Zazie deve ser a minha avó.

    raio da velha…

    Gostar

  62. 18 Setembro, 2008 17:19

    Estes ateus militantes são tão cretinos que uma pessoa até quase que entende aquelas fogueirinhas doutros tempos…

    ehehe

    A ver se bufavam, os animais. Não bufavam, beijavam o cu ao demo e agora tadinhos, andam órfãos desesperados e só servem para chagar os cornos.

    São a melhor prova que o regressionismo também é uma teoria bem provável.

    Gostar

  63. 18 Setembro, 2008 17:23

    Não há um único destes imbecis que saiba sequer em que consiste a teoria da selecção natural.

    Mas pior que isso é que nem sequer sabem a origem mítica dela. Imaginam que é coisa inventada pelo Darwin, quando ela já existia muito antes de haver ciência.

    E o mesmo se diga em relação às cosmogonias. Encasquetaram que só existe a bíblica.

    Vivemos no mais puro obscurantismo durante milhares de anos. Imagine-se. Todas as civilizações foram coisas inúteis de analfabrutos até que o ateísmo passou a fazer fé reactiva do cientoinismo.

    A sabedoria humana, para estes pascácios mongos, é coisa com pouco mais de um século.

    Gostar

  64. 18 Setembro, 2008 17:25

    Já me apagaram a resposta que eu dei ao mongo. Mas eu repito-a de outro modo e vamos a ver se também há censura.

    Raio de velha será a desgraçada que peidou este animal no lugar de o ter parido.

    Gostar

  65. 18 Setembro, 2008 17:27

    Então? ainda não censuraram? só o raio da velha é que pode ficar, porque o animal nem sequer dá link para blogo ou nick que se conheça?

    Como é? temos por aqui censura beta. Só os insultos dos mongos ateus é que têm liberdade de expressão?

    Gostar

  66. Santa Paciência permalink
    18 Setembro, 2008 17:30

    ui que a velha vai ter um ataque.

    Gostar

  67. Santa Paciência permalink
    18 Setembro, 2008 17:32

    trombose, AVC, ataque cardíaco, paralisia facial?

    aceita-se apostas.

    Gostar

  68. 18 Setembro, 2008 17:32

    Como é que é possível acreditar-se no Pai Natal, nos seres fantásticos, nas teorias de super-cordas, nas gerbes, no génesis do Big Bang, nos mitos modernos e não nos mitos antigos, e por aí fora?

    Como é que é possível, em pleno século XXI, quando a ciência se tornou probabilidade em aberto e um relógio passou a ser uma nuvem, em vez de uma nuvem um relógio (como disse Popper) existitrem tantos imbecis a reivindicarem a noção de Verdade divina para uma coisa que é mero trabalho científico, arrumado como verdade suprema desde os finais do século XIX?

    Como? regrediu-se ao século XVIII à custa de quê?

    Á custa das ideologias terem falhado e restarem estas bengalas a todos os fanáticos- venham eles de onde vierem. Chamem-se criacionistas evangélicos ou cientoinos ateus militantes.

    Gostar

  69. 18 Setembro, 2008 17:34

    Estás a peidar-te demais, ó porco. Não me confundas com a tua mãezinha, animal. E vai queixar-te a ela se tens de andar à procura de um macaco que faça de paizinho.

    Gostar

  70. Santa Paciência permalink
    18 Setembro, 2008 17:35

    “Como é que é possível acreditar-se no Pai Natal”

    Mas há alguém que acredite no pai natal?

    só crianças inocentes enganadas por (velhos) adultos.

    mais ninguém, tirando a cota da Zazie que pelos visto ainda acredita.

    Cota zazie, experimente escrever-lhe uma carta. pode ser que tenha sorte.

    Gostar

  71. 18 Setembro, 2008 17:35

    É que estas bestas dão mesmo para entender a Spanish Inquisition- os mija-nos finados. Bem que o Gil Vicente lhes dedicou umas boas sátiras e impropérios à maneira.

    Gostar

  72. 18 Setembro, 2008 17:41

    Cornudo atá mangueira,
    toma o pão que te caiu!
    Hiu! Hiu! Lanço-te üa pulha!
    Dê-dê! Pica nàquela!
    Hump! Hump! Caga na vela!
    Hio, cabeça de grulha!
    Perna de cigarra velha,
    caganita de coelha,
    pelourinho da Pampulha!
    Mija n’agulha, mija n’agulha

    Gostar

  73. 18 Setembro, 2008 17:43

    hio hio caga no sapato!
    filho de uma fraudulenta!
    tua mulher é tinhosa,
    e te há de parir um sapo
    sentado num guardanapo!
    neto da caga-raivosa!
    furta cebolas,
    excomungado da igreja,
    burrela cornudo seja.,
    toma o pão que te caiu
    a mulher que te fugiu
    para a ilha da Madeira,
    ratinho da Giesteira
    o demo que te pariu.
    Hio, hio que eu daqui te insulto!
    Hio, hio caga na vela,
    cabeça de linguarudo,
    perna de cigarra velha,
    pelourinho da pampulha
    rabo de forno de telha!

    Gostar

  74. Santa Paciência permalink
    18 Setembro, 2008 17:45

    ui, ui… ai, ai… que ofendido eu estou.

    a culpa disto tudo é da ciência que prolonga a vida das pessoas. Se não fosse assim, o raio da velha já tinha marado…

    vou rezar 10 pais nossos e 30 avé marias, e pode ser que a velha morra. a ver…

    Gostar

  75. 18 Setembro, 2008 17:45

    De que morreste?
    De quê?
    Quem sabe de caganeira.
    De quê?
    De caga merdeira

    Gostar

  76. 18 Setembro, 2008 17:47

    tu já te babas, imagina só o estado em que hás-de chegar quando tiveres a idade da que te cagou…

    Vai lá para o Jardim Zoológico que é mesmo o local indicado para procurares paizinho substituto.

    Gostar

  77. Santa Paciência permalink
    18 Setembro, 2008 17:47

    não resultou… vou ter de lhe trocar a medicação.

    Gostar

  78. 18 Setembro, 2008 17:50

    É com cada animal…

    São estas bestas filhas do PREC e do realismo comunista que impede imaginação às crianças. Por isso é que depois dão nisto. Nestes montes de merda analfabruta que nem sequer compreende que a ciência é produto da imaginação. Sem imaginação andava ainda tudo como estes animais- a fuçar com as ventas no chão.

    Gostar

  79. 18 Setembro, 2008 17:52

    tolo eunuco, ao largo.

    Gostar

  80. 18 Setembro, 2008 18:02

    A ver se não acabas a fazer isso à tua e já vais com muita sorte.

    Estes caralhos são doentios. Deve-se evitar endemoninhados. Fedem a enxofre por todo o lado. Os bodes-velhos.

    Coitados dos ateus normaizinhos, que não têm culpa nenhuma que estes cagots lhes dêem má-fama.

    Este há-de ter tudo por acréscimo- comuna, ateu-militante, mongo e aposto que panasca…

    Gostar

  81. 18 Setembro, 2008 18:05

    Já têm partido, associação e mesmo assim não acalmam, os animais existem apenas para atazanar meio mundo.

    E ainda se dizem minorias, e é com o pânico do extermínio que mais parecem pulgas sem cão.

    Aquela associação para as minorias ateias devia contratar psico que ficava milionário. É cada tarado que faz favor.

    Gostar

  82. Santa Paciência permalink
    18 Setembro, 2008 18:16

    Avé maria, cheia de graça, atira-lhe com um prato cheio de massa…

    Gostar

  83. Cardeal Cerejeira permalink
    18 Setembro, 2008 18:48

    Credo in Deum Patrem omnipotentem,
    creatorem coeli et terrae,
    et in Iesum Christum,
    Filium eius unicum,
    Dominum nostrum,
    qui conceptus est de Spiritu Sancto,
    natus ex Maria Virgine,
    passus sub Pontio Pilato,
    cruxifixus, mortuus et sepultus,
    descendit ad inferno (vel ad inferos),
    tertia die resurrexit a mortuis,
    ascendit ad coelos,
    sedet ad dextram Dei Patris omnipotentis,
    inde venturus est iudicare vivos et mortuos,
    Credo in Spiritum Sanctum,
    sanctam Ecclesian catholicam,
    sanctorum communionem,
    remissionem peccatorum,
    carnis resurrectionem,
    et vitam aeternam.

    Gostar

  84. Santa Paciência permalink
    18 Setembro, 2008 19:08

    parece macumba…

    Gostar

  85. Anónimo permalink
    18 Setembro, 2008 20:00

    xtremis . os 10 mandamentos nao tem 2.000 anos. tem 4.000 anos e foram dados a moisés no monte sinai. deve detestar de partes como “não matarás”. hoje é seguido por judeus católicos e protestantes. os ateus não estão obrigados a seguir nem a pedir desculpas

    Gostar

  86. 18 Setembro, 2008 23:15

    Quem se quiser rir à grande com as atoardas do darwinismo ( os gato não chegam aos calcnhares…), procure aqui:

    http://pos-darwinista.blogspot.com/

    nem os malucos do riso!!!

    Gostar

  87. 18 Setembro, 2008 23:18

    9 tonibler, vai ao meu blog aprender o que é pedofilia (“Pedofilia Islâmica”) e areja as teias de aranha.
    http://www.mentesdespertas.blogspot.com

    Gostar

  88. arcanjo permalink
    18 Setembro, 2008 23:19

    SABIAM DE UM PAPA QUE FORNICOU A PRÓPRIA IRMÃ EM CIMA DA PIA BATISMAL DO VATIANO..bÓRGIA CREIO EU..AMEN

    Gostar

  89. 19 Setembro, 2008 02:16

    Começou aqui, e deixei este comentário:
    Não querendo entrar em discussões que não levam a mais lado nenhum que não ao insulto. (Popper no “mito do contexto” disse qualquer coisa do tipo: quando a discussão envolve crenças é muito difícil de fazer, a malta acaba frequentemente a discutir e não se chega a lado nenhum mas quando se consegue discutir civilizadamente apesar de as diferenças se manterem o diálogo torna-se enriquecedor).
    Um senhor bispo de Cusa de seu nome Nicolau (não, não é o Pai Natal!) disse algures isto: “A essência das coisas que é a verdade dos entes é impossível de atingir na sua pureza; todos os filósofos a procuraram, nenhum a encontrou tal como é; e quanto mais profundamente estivermos cientes desta ignorância mais nos aproximaremos da verdade em sim mesma.” (Ele diz porquê na “Douta Ignorância”).

    John Stuart Mill defende o “principio do dano” com a constatação de que todos somos falíveis.
    Esta máxima é aceite mas esquecida principalmente quando as discussões chegam ao tom a que esta chegou…

    Toda a gente conhece a hipocrisia da Igreja, não é preciso estar a recordar aquilo que se diz o Rodrigo e a Lucrécia andaram a fazer…Normalmente quando o fazemos estamos a ser mais hipócritas… (A História serve, principalmente, para nos explicar realidades compreensivas deixem lá os mortos e guardem-nos para outro contexto onde realmente chamem por eles)… Eu, pessoalmente não sei se o fizeram, nem aonde. Não estava lá para ver e cada um escreve e inventa o que quer… (não com isto não estou a dizer que o senhor, de alcunha Alexandre VI (salvo erro) era um homem às direitas, por acaso julgo conhecer relativamente bem a história do senhor e sei que o não era, como de resto muita maltinha ao longo dos tempos).
    A macumba é o Credo (em Latim) “creio em deus pai omnipotente,criador do céu e da terra,e em jesus Cristo…
    Tenham juízo e alguma humildade, ou seja aquilo o que me faltou a mim nestas frases 🙂
    Por fim, o tema principal:
    Sim, creio no evolucionismo e acho que deviam saber que há muitos filósofos e teólogos católicos que defendem, desde há muito tempo (tipo desde o inicio da Igreja, os Judeus ao que parece não questionavam muito isso), que o Génesis é uma fábula para explicar o inicio do mundo e não uma “lei cientifica”.Truyol y Serra (v. g.), senhor que julgo católico, em 1960 escreveu (na RFDL) que o Mito da criação do Homem no Génesis nos vem dizer que somos todos Irmãos. (Ups… Só via agora o óptimo post do “farmácia central”…) Em Deus, como diria Unamuno, a minha ânsia de imortalidade aproxima-me dele mas a minha razão afasta-me, não sei se acredito mas quando morrer digo.

    Gostar

  90. 19 Setembro, 2008 02:36

    89 e 90.
    Vocês acreditam que está a chover vinho ou champanhe?
    Onde foram buscar essas tretas? Problemas existenciais, sem dúvida.
    A ICAR está habituada a ser caluniada com isso e muito pior e continua… e nunca acabará.
    Com que então numa pia baptismal, ah? E a sua cabeça é quadrada, não?
    Enfim, temos que ser condescendentes… porque não sabem o que dizem nem o que fazem.

    Gostar

  91. Isabel Coutinho permalink
    19 Setembro, 2008 13:33

    “também é engraçado que a bíblia não transmite nada mais nem nada menos do que o conhecimento que existia há 2.000.”

    Não li todos os comentários, mas retive este, e contraponho:

    A Bíblia que tem muito mais de 2.000 anos, descreve a criação do universo pela exacta ordem com que hoje em dia se pensa que aconteceu (começa pelo universo informe, a acaba no homem). Como é que o homem bruto e analfabeto dessa época podia adivinhar isto?

    Quanto aos Mandamentos, não manda lavar as mãos (embora isso esteja lá, mais adiante). Mas foi Cristo o primeiro a dizer “dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. E com isto instituiu pela primeira vez a separação da Igreja do Estado.

    Gostar

  92. 19 Setembro, 2008 17:14

    Isabel 92 e digo mais:
    Esse tal de Jesus de Nazaré também disse aquela “quem nunca pecou, atire a primeira pedra” para acabar com a hipocrisia, maledicência, justiça pelas próprias mãos,etc., isto é, uma autêntica Revolução nas mentalidades, que alías, ainda não chegou a muitos cantos do planeta.

    Gostar

  93. Curiosamente permalink
    20 Setembro, 2008 00:30

    Curiosamente, é mesmo uma grande revolução.

    Gostar

  94. 20 Setembro, 2008 16:19

    Caro Sátiro 91
    Partindo desde já do princípio que esta resposta à porcaria que escreveu é uma perda do meu tempo, gostaria de lhe perguntar:

    Porque é que uma mente iluminada e de tudo sabedora como a sua julgaria que eu ou outra pessoa acreditamos que está a chover vinho?

    Quais tretas? (é que escrevi algumas coisas diferentes, para o caso de você não ter percebido)

    Só quem tem certezas é que não tem problemas existenciais. Você deve portanto saber tudo sobre a vida a morte e o mundo!

    Apesar de não concordar com a utilização da história de Rodrigo Bórgia pelo 89 ele revela mais cultura do que vossa excelência uma vez que aquilo que ele disse é contado, segundo muita gente que estudou o tema, por historiadores da época… (se se deve interpretar esta história literalmente ou como uma metáfora para exprimir a devassidão do papado de Alexandre, isso é outra conversa.)

    Por vezes, e também bato no peito quando digo isto, devíamos documentar-nos um pouco mais e com fontes fidedignas antes de expressar o nosso sarcasmo em relação à opinião dos outros, dá uma ideia de um certo pedantismo e má criação.

    Há muitas interpretações que podem ser suscitadas pela a mesma realidade, as coisas não são certas nem simples, são complexas, como o pensamento e a interacção humanas o são.

    Já agora, como é que você sendo finito, contingente… concebe perceber o infinito o omnipotente de Deus? O conhecimento não é comparação e imitação? Se acha que consegue perceber perfeitamente o funcionamento do além, não acredito que seja católico mas apenas um idólatra, que venera bezerros de ouro ou figuras antropomórficas que exprimem aquilo que de melhor ou pior há no homem.

    Gostar

Trackbacks

  1. Farmácia Central

Indigne-se aqui.