Saltar para o conteúdo

Suspender a democracia

19 Novembro, 2008

É uma ideia que bem trabalhada ainda pode dar votos. Muitos votos. Aposto que muitos dos que agora criticam Ferreira Leite até estariam dispostos a votar num governo de salvação nacional com poderes excepcionais para salvar o país numa situação de emergência.

34 comentários leave one →
  1. 19 Novembro, 2008 11:48

    As democracias insustentáveis acabam sempre em ditaduras. Esperemos é que a nossa, quando chegar, seja benigna.

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2008 11:49

    Totalmente de acordo.

    Gostar

  3. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2008 11:52

    Mas qual democracia? É democracia ir a votos de 4 em 4 anos escolher o Tweedle Dee ou o Tweedle Dum baseados num programa que depois é deitado fora e cada um faz o que quer na perspectiva de assegurar reeleição?
    Quantos portugueses votaram num gajo que prometeu salvar o país em 2 anos e depois pirar-se para Bruxelas? Quantos portugueses escolheram um idiota que decidiu formar um governo como o actual?
    Estava no programa do governo actual a promessa de destruição do parco sistema educacional? Melhorar o desempenho nos exames dos alunos em detrimento dos conhecimentos? Foi essa a escolha dos portugueses?
    Escolhemos nacionalizar bancos? Escolhemos o Mário Lino pelas suas capacidades e propostas?

    Não existe democracia. Existe um sistema eleitoral em que os portugueses escolhem o ditador dos próximos 4 anos.
    Aparentemente o único problema é dizer a verdade.

    “Don’t mention the war”…

    Gostar

  4. 19 Novembro, 2008 12:00

    Se, à partida, se verificassem as condições mínimas para a elegibilidade de uma tal solução: garantia de emprego para todos, aumento do poder de compra, redução dos impostos, nivelamento do preço dos combustíveis com o da vizinha Espanha.
    Mas, penso que não seriam essas as medidas a tomar por MFL num cenário de suspensão da democracia…

    Gostar

  5. Fomos permalink
    19 Novembro, 2008 12:15

    Entre votar num “governo de salvação nacional com poderes excepcionais” e votar num “governo de salvação nacional com poderes excepcionais liderado pela Manuela Ferreira Leite” vai uma diferenca potencialmente consideravel…

    Gostar

  6. Nuspirit permalink
    19 Novembro, 2008 12:22

    No fundo MFL vem complementar a ideia de Filipe Menezes. Quando Menezes disse que reformaria todo o Estado em 6 meses faltou dizer que isso seria feito em regime ditatorial. Ferreira Leite avisa-nos desde já que só consegue fazer reformas em ditadura. Ela sabe bem do que fala. Quando ainda estava na posse de todas as suas forças viu-se grega para conseguir implementar umas medidazecas no sistema educativo, quanto mais agora que já é avozinha!!

    Gostar

  7. lica permalink
    19 Novembro, 2008 12:22

    pedido ao sT antonio

    Ó meu rico Santo António
    Meu santinho Milagreiro
    Vê se levas o Zé Sócrates
    P’ra junto do Sá Carneiro

    Se puderes faz um esforço
    Porque o caminho é penoso
    Aproveita a viagem
    E leva o Durão Barroso

    Para que tudo corra bem
    E porque a viagem entristece
    Faz uma limpeza geral
    E leva também o PS

    Para que não fiquem a rir-se
    Os senhores do PSD
    Mete-os no mesmo carro
    Juntamente com os do PCP

    Porque a viagem é cara
    E é preciso cultivar as hortas
    Para rentabilizar o percurso
    Não deixes cá o Paulo Portas

    Para ficar tudo limpo
    E purificar bem a coisa
    Arranja um cantinho
    E leva o Jerónimo de Sousa

    Como estamos em democracia
    Embora não pareça às vezes
    Aproveita o transporte
    E leva também o Menezes

    Se puderes faz esse jeito
    Em Maio, mês da maçã
    A temperatura está boa
    Não te esqueças do Louça

    Todos eles são matreiros
    E vivem à base de golpes
    Faz lá mais um favorzinho
    E leva o Santana Lopes

    Isto chegou a tal ponto
    E vão as coisas tão mal
    Que só varrendo esta gente
    Se salvará Portugal

    E como o carro vem vazio
    E é preciso poupar
    Traz de volta o nosso tio
    O Professor Salazar

    E para este não vir sozinho
    Mais um ou dois não faz mal
    Por também fazer falta
    Traz o Marquês de Pombal!

    Gostar

  8. 19 Novembro, 2008 12:23

    Se esse tal de “governo de salvação nacional” não é eleito, de onde é que aparece ?

    Dos quartéis ?
    Adoptado pelo sargento Gomes ?

    Gostar

  9. Nuspirit permalink
    19 Novembro, 2008 12:27

    MFL tem razão. Enfrentar todos os interesses instalados não está ao alcance qualquer um. É necessário uma força física e mental muita grande para aguentar tal desgaste. Menezes diz que o conseguiria fazer mesmo em Democracia. Mas Menezes não tem credibilidade. Bem vistas as coisa Ferreira Leite também já não tem!

    Gostar

  10. Nuspirit permalink
    19 Novembro, 2008 12:33

    A ideia de suspender a Democracia tem pelo menos 50% de simpatizantes em Portugal. Na extrema Esquerda (PCP, BE, MRPP,etc) há pelo menos 25%; E na direita também há pelo menos 25%. Ou seja, a ideia de suspender a democracia é boa. Mas por si só não chega.

    Gostar

  11. 19 Novembro, 2008 13:06

    Onde é que foi buscar esses números tão redondinhos ?
    Parece um naperon da minha tia Floripes.

    Gostar

  12. LPedroMachado permalink
    19 Novembro, 2008 13:06

    Serão mesmo precisos poderes especiais para fazer reformas? Talvez não. O preço a pagar é perder as eleições ou a maioria absoluta, coisa que aterroriza o actual governo. Mas um governo com poderes especiais também teria de se sujeitar periodicamente a eleições, ou não? Querem mais meio século de ditadura?

    Gostar

  13. tina permalink
    19 Novembro, 2008 13:08

    Não há dúvida que será uma vergonha se continuarmos assim. Os nossos indicadores económicos, de educação, saúde, etc., são dos piores da Europa e continuam a piorar. Por outro lado, é impossível levar reformas a cabo como acabamos de ver. Porque é só em Portugal é que isto acontece?

    Gostar

  14. Mula da comprativa permalink
    19 Novembro, 2008 13:41

    Contributos para a “choca” da proclamação do novo regime:
    “Considerando que……
    Considerando que……
    Decreta-se o fim do regime democrático.Portugal assume os seus compromissos internacionais.Ficam desde já sem efeito a constituição e as seguintes Leis:…
    Os líderes dos seguintes partidos foram esta madrugada presos em Caxias…
    Não serão tolerados distúrbios e o recolher obreigatório…

    Gostar

  15. 19 Novembro, 2008 13:43

    Se esse tal de “governo de salvação nacional” não é eleito, de onde é que aparece ?

    Esse tipo de perguntas devia ser proibido.
    Estraga o laborioso e abstracto pensamento de João Miranda.
    Reconduz à realidade.
    Faz rebentar a bolha de sabão que as crianças, tão brincalhonas fazem.
    É como uma nuvem negra num dia de sol.

    Nota. Parte deste comentário é irónico.

    Gostar

  16. tina permalink
    19 Novembro, 2008 14:00

    Para dizer a verdade, eu também acho que isto só vai à paulada,… e mesmo muita que é preciso!

    Gostar

  17. 19 Novembro, 2008 14:27

    Tina, fale por si… se precisa de pau.

    Gostar

  18. 19 Novembro, 2008 14:39

    Se eu puder ser o ditador, força!

    Gostar

  19. Mia permalink
    19 Novembro, 2008 14:50

    Já os livros do secundário ensinavam :em épocas de crise os povos vêm as ditaduras como um mal menor. O problema é que ultrapassada a crise querem voltar à democracia e aí têm que lutar contra os poderes instalados.

    (Pequeno à parte , acho que a Tina é fascista!)

    Gostar

  20. 19 Novembro, 2008 14:50

    Nova ideologia: maneliparvismo

    http://fliscorno.blogspot.com/search?q=maneliparvismo

    Gostar

  21. tina permalink
    19 Novembro, 2008 15:01

    E eu acho que a Mia e o Pisociso estão bem um para o outro, uns sensaborões sem nenhum sentido de humor, devem ser xuxialistas…

    Gostar

  22. 19 Novembro, 2008 15:05

    Ó João, trabalhe lá a ideia que eu, já agora, estou com uma danada curiosidade de ver esse trabalho.

    Gostar

  23. 19 Novembro, 2008 15:13

    Caro JM

    Para suspender qualquer coisa, é preciso primeiro que essa coisa exista.
    E se a “Democracia” precisa de ser suspensa para permitir governar/reformar, então o mais eficaz mesmo, era reformar 1ª a Democracia e depois reformar o resto.
    .

    Gostar

  24. Mia permalink
    19 Novembro, 2008 15:14

    Tina:Os “xuxialistas” não tem sentido de humor? Porque não “Comunas” a afirmar que isto só vai lá com a ditadura do proletariado?

    Já agora, a Tina e o João Miranda também estão bem um para o outro, ambos votariam num governo de salvação nacional com poderes excepcionais para salvar o país numa situação de emergência. Depois iriam pedir aos sensaborões que o fosse tirar de lá.

    Gostar

  25. 19 Novembro, 2008 15:15

    E, já agora, em que é que a Democracia impede as Reformas ?

    Gostar

  26. lucklucky permalink
    19 Novembro, 2008 15:15

    “Por outro lado, é impossível levar reformas a cabo como acabamos de ver.”

    Tina onde que viu essas reformas de que fala? Eu não vi em lado algum alguma reforma que seja no Governo Sócrates, tudo continua na mesma. Não me diga que pensa que as “avaliações” são reforma.

    Só um estúpido idiota faz uma “reforma de avaliações” gastando recursos e destruído o pouco que resta da Escola quando os professores são cada vez menos livres e têm cada vez mais de se sujeitar ao diktat do Ministério Soviético. Para que serve então semelhante reforma? Uma reforma de avaliações só tem sentido dando mais liberdade aos professores e ás escolas. Logo este hapening é uma farsa que gasta o dinheiro dos contribuintes e não servirá para nada qualquer que seja o resultado.

    Gostar

  27. lucklucky permalink
    19 Novembro, 2008 15:17

    correcção: destruído=>destruindo

    Gostar

  28. 19 Novembro, 2008 15:28

    O grande problema é que depois de suspensa a democracia, dá um trabalho do caraças para suspender a ditadura. E normalmente, acabando esta, desfaz-se tudo o que foi reformado. E ainda bem.

    Gostar

  29. tina permalink
    19 Novembro, 2008 15:33

    Lucklucky, entendeu-me mal, eu disse que era impossível levar a cabo reformas.

    Gostar

  30. tina permalink
    19 Novembro, 2008 15:35

    “Depois iriam pedir aos sensaborões que o fosse tirar de lá.”

    está a referir-se aos oficias mal pagos das forças aramadas? ahahaha, vocês não enxergam nada mesmo.

    Gostar

  31. JCP permalink
    19 Novembro, 2008 16:09

    A ideia, só por si, já é descabida! Trabalhá-la é, desculpem a franqueza, parvoeira!

    Gostar

  32. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2008 16:30

    Parem lá com isso! É apenas uma questão de “nomenklatura”.
    Mas foi ou não foi o Sócrates eleito de acordo com todas as regras dos livros de história, o salvador após a debanda do rei vigente?
    Claro que o povo vê bem ditaduras em época de crise – já o fez nas últimas eleições.

    Nós não precisamos de outra ditadura. O que precisamos agora mesmo é de democracia e agradecemos a quem souber do seu paradeiro para informar a polícia judiciária.

    Gostar

  33. 20 Novembro, 2008 02:31

    «Aposto que muitos dos que agora criticam Ferreira Leite até estariam dispostos a votar num governo de salvação nacional com poderes excepcionais para salvar o país numa situação de emergência.»

    Muitos? Talvez. Outros não.

    Gostar

  34. tribunus permalink
    20 Novembro, 2008 17:11

    Depois da abrilada, os cidadãos foram mais desautorizados, que no tempo do Salazar! quem passava ordens de prisão com um nome
    do preso sem estar assinadas? quem fez o prec? os comunistas!
    quem controla a imprensa hoje? não existem censores mas o Socrates telefona para os jornais! como saõ arquivados processos
    sem julgamento? como dura o processo da Casa Pia vai para 4 anos? isto è democracia? um primeiro ministro que foge de falar aos jornalistas? isto è democracia? A MFL tem toda a razão para dizer mais, isto só vai com mais de um ano de ditadura…….

    Gostar

Indigne-se aqui.