Saltar para o conteúdo

“Perguntem à Maya” *

10 Junho, 2009
by

A indústria das sondagens tem um poder de autopromoção invulgar – esses gurus dos tempos pós-modernos acertam sempre mesmo quando falham clamorosamente. Durante semanas, quase em uníssono, juraram que o PS iria ganhar, apenas divergindo na diferença a que ficaria o PSD. O CDS foi reduzido à sua expressão mais ínfima. Só no último dia da campanha surgiu um ‘estudo’ que colocava o PSD a vencer, mas por pouco.
Na antiguidade, as predições eram feitas por sacerdotes que procuravam as pistas do futuro nas tonalidades do fígado das aves. Mais tarde, as folhas de chá tiveram algum sucesso.
Qualquer um dos métodos é mais barato do que as fortunas que agora se pagam às empresas que fazem vaticínios travestidos de ciência – e os resultados têm rigor semelhante.

* Ontem, no Correio da Manhã

33 comentários leave one →
  1. 10 Junho, 2009 17:38

    A Eurosondagem é veterana em vaticínios, conclusões ou seja o que fôr, absolutamente delirantes !
    Pudera, o porta-voz da mesma é PS, e é ou foi membro da Comissão Política Nacional…

    As melhores sondagens são as da Universidade Católica e da Marktest.

    Gostar

  2. José Barros permalink
    10 Junho, 2009 17:40

    O que me parece verdadeiramente espantoso é que nenhuma empresa de sondagem ache que deva explicações depois do que se passou nas eleições europeias. Fora um reconhecimento envergonhado do erro por parte do Pedro Magalhães, no seu blogue pessoal, não há qualquer declaração pública por parte das empresas de sondagens sobre o seu falhanço. Mais do que isso, algumas prestaram-se a publicitar sondangens sobre as legislativas, ocorridas na semana anterior às eleições e por essa razão sem qualquer credibilidade. A conclusão é evidente: para além de lhes faltar qualquer credibilidade – depois do falhanço rotundo no fim-de-semana – falta-lhes também vergonha.

    Ps: isto não se confunde obviamente com a tentativa por parte do CDS, estalinista na sua origem intelectual, de proibir sondagens em períodos eleitorais. Uma coisa é proibir; outra coisa é dizer que o “rei vai nu” e sem qualquer vergonha na cara.

    Gostar

  3. Anónimo permalink
    10 Junho, 2009 17:54

    empresas de sondagens fazem previsões baseadas em consultas e as eleições contam votos de vontades expressas, uma coisa não anula a outra, nem obriga as previsões a serem exactas. a divulgação de sondagens pode afectar os resultados eleitorais? pode, tal como toda a informação, verdadeira e falsa, que é usada para formar opinião. portanto, cadê o problema?

    Gostar

  4. 10 Junho, 2009 18:07

    As sondagens mostram os números que quem as encomanda deseja.
    Obs. Este post vai como anónimo porque o senhor CAA censura as minhas intervenções.

    Gostar

  5. José Barros permalink
    10 Junho, 2009 18:08

    empresas de sondagens fazem previsões baseadas em consultas e as eleições contam votos de vontades expressas, uma coisa não anula a outra, nem obriga as previsões a serem exacta – anónimo

    Mal vai uma ciência quando a qualidade se mede pelos pressupostos de que parte e não pela sua adequação à realidade. Chama-se a isso verificacionismo e é o mal de que padecem, entre outras coisas, o tarot da Maya. Mas o anónimo tem razão: podemos passar a tratar o Rui Oliveira Costa e o Pedro Magalhães como os Professores Bambo da politologia e começar a dar-lhes a indiferença que merecem.

    Gostar

  6. 10 Junho, 2009 18:19

    José Barros,

    Totalmente de acordo.

    Gostar

  7. Luis Castro permalink
    10 Junho, 2009 18:47

    As sondagens erraram. quase todas. Muito bem.
    Daí a concluír que as sondagens oferecem as mesmas garantias de resultados que as folhas de chá, vai um passo, enorme, que só o CAA se lembraria de dar.

    Gostar

  8. Pi-Erre permalink
    10 Junho, 2009 18:51

    O Professor Bambo tem muito sucesso.

    Gostar

  9. 10 Junho, 2009 18:55

    Este texto é quase tão preciso quanto as análises do professor Bambo: a sondagem de fim de Maio da Marktest já dava a vitória o PSD por 3%.

    Gostar

  10. 10 Junho, 2009 18:59

    o prof bambo tem tanta qualidade científica ,tanto quanto possa suportar,que é um estafermo pesadodo gênero do blasfemo que escrevinha na última pág do sórdido correio matinal

    Gostar

  11. 10 Junho, 2009 19:05

    “As sondagens mostram os números que quem as encomanda deseja.”

    Os professores, após estes 4 anos, consideram tudo “normal”. Nada estranham.
    “Os «estudos» mostram os números que quem encomenda deseja, para ter o efeito político desejado”

    E

    “Os «estudos» mostram os números que quem encomenda deseja, para ter o efeito político desejado, para proceder á transferência de poder para uma meia dúzia de padrinhos do portugalmente»

    E

    “Os «estudos» mostram os números que quem encomenda deseja, para ter o efeito político desejado, para proceder á transferência de poder para uma dúzia de padrinhos e seus amigos e conhecidos do portugalmente, para espatifar com a chamada sociedade civil pela via do sucesso educacional estatístico»

    Gostar

  12. 10 Junho, 2009 19:23

    Eu sei que não tem a ver com este post mas a menina Helena Matos, há uns posts atrás enganou-se:

    helenafmatos disse: «Quando foi criado Estado de Israel foi também criado um Estado Palestiniano que jamais tinha existido. Os países vizinhos, árabes, não aceitaram nem um nem outro. O território desse estado palestiniano passou para o controlo de Israel, da Jordânia e do Egipto.»

    É verdade que o Estado Palestiniano não existia, mas o território era parte do Império Otomano até se tornar um Mandato Britânico após a Primeira Guerra Mundial. Viviam lá pessoas com as suas casas, as suas propriedades e os seus bens.

    De repente, criaram lá um Estado Israelita caído do céu (inferno?) e expulsaram os habitantes. How come?

    Gostar

  13. 10 Junho, 2009 19:27

    “Quando não se quer fazer nada, nomeia-se uma Comissão”. – Oliveira Salazar

    Gostar

  14. Anónimo permalink
    10 Junho, 2009 19:27

    #4 – põe o anthímio de azevedo na lista. até podiamos substituir as eleições por sondagens, muito mais asseado, sem sovaquinho, beijoquice ou febras, o que seria ideal para os doutores manuela, branco & ginja. claro que o resultado seria apurado pelas sondadeiras acreditadas pelo pacheco e as reclamações dirimidas pelo palma do sindicato.

    Gostar

  15. votoembranco permalink
    10 Junho, 2009 19:28

    eurPSondagem? !!!!!!!!

    Gostar

  16. Anónimo permalink
    10 Junho, 2009 19:37

    as empresas de sondagens são privadas e prestam contas aos seus clientes pela qualidade dos serviços que fornecem. se o trabalho não é bom, o cliente pode trocar de fornecedor e o mercado funciona livremente.

    Gostar

  17. Anónimo permalink
    10 Junho, 2009 19:42

    #12 “Quando não se quer fazer nada, nomeia-se uma Comissão”
    Nojeira Salazar
    E era isso que ele fazia. Tinha várias

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    10 Junho, 2009 19:42

    #4 – o gonçalo amaral podia fazer uma empresa de sondagens que obrigasse os eleitores a confessar onde iriam votar e o respectivo serviço pós-sondagem para garantir a fiabilidade do relatório.

    Gostar

  19. 10 Junho, 2009 20:18

    Mas afinal quantos “falhanços” tiveram as empresas de sondagens nos últimos anos? Que eu saiba têm acertado quase sempre.

    Gostar

  20. Kolchak permalink
    10 Junho, 2009 20:48

    Houve dois grandes derrotados na noite eleitoral: José Sócrates e o Jornalismo Português.
    A RTP e a SIC-N prestaram, durante a campanha eleitoral uma estúpida vassalagem ao poder instituído e perderam clamorosamente (A pseudo-jornalista Raquel Alexandra da SIC-N parecia, por exemplo, uma militante do PS a cobrir os actos políticos do PSD).
    As Sondagens demonstraram, de novo, estar ao serviço de uma força política: o PS. Nem assim lá foram os socialistas; para bem de Portugal, venceu o PSD.

    Gostar

  21. 10 Junho, 2009 21:02

    O exemplo mais acabado da falta de vergonha é o sr. Rui Oliveira e Costa, da Eurosondagem, que, contra a evidência da trampolinice, se tem desmultiplicado em declarações – e há quem, como a Rádio Renascença (cúmplice na coisa) lhe dê tempo de antena… – a tentar convencer-nos de que tem “razão”.
    E não se pode exterminá-los?

    Gostar

  22. Anónimo permalink
    10 Junho, 2009 21:07

    o pportas não gosta de sondagens, mas isso são traumas da amostra.

    Gostar

  23. Pi-Erre permalink
    10 Junho, 2009 21:32

    “E não se pode exterminá-los?”

    Por mim, tudo bem.

    Gostar

  24. Francesco permalink
    10 Junho, 2009 22:02

    O facto das sondagens estarem desacreditadas não significa que devam ser surprimidas. Bastará apenas que se reduzam à sua pouca significância e que se ajustem a preços mais baixos (pedem um dinheirão). Depois, havia que fazer como nos maços de tabaco: todas as sondagens deviam ter um aviso obrigatório do tipo: “Os dados fornecidos podem não corresponder à realidade”.

    Gostar

  25. Tio Tanique permalink
    10 Junho, 2009 22:52

    As sondagens são a ponta visivel do iceberg das ditas Ciências Sociais e das incensadas Ciências Económicas e Financeiras. Se perceber-mos isso torna-se mais claro que o problema que enfrentamos é cultural.

    Gostar

  26. Tio Tanique permalink
    10 Junho, 2009 22:53

    percebermos

    Gostar

  27. 11 Junho, 2009 01:03

    Luís Rainha,

    «Este texto é quase tão preciso quanto as análises do professor Bambo: a sondagem de fim de Maio da Marktest já dava a vitória o PSD por 3%.»

    As suas ‘críticas’ é que são excessivamente imprecisas:

    – No texto está escrito “Só no último dia da campanha surgiu um ‘estudo’ que colocava o PSD a vencer, mas por pouco”.

    Mais uma vez, fel expelido ao lado…

    Gostar

  28. 11 Junho, 2009 12:08

    Perante a astrológica ciência que é a sondagem política, tenho uma certeza:

    As sondagens estão feridas de morte

    – Pelas empresas que as fazem
    – Por quem as “encomenda”
    – Pelos “valores mais altos que se alevantam”

    Manuela Ferreira Leite/Paulo Rangel e Paulo Portas/Nuno Melo são os grandes venceedores deste primeiro round Partidos VS Sondagens

    Desconfio que comn esta entropia transformada nujma imensa claustrofobia democrática chamada “entronização de Sócrates para um segundo mandato” e a “política de lifting” que está a ser feita sobre a sua péssima, incompetente e vergonhosa governação, em Outubro a vantagem para Portas e F. Leite aumentará!

    Gostar

  29. 11 Junho, 2009 13:22

    o problema não são as sondagens mas sim a importância que políticos e comunicação social dá às sondagens… se os cidadãos dessem a mesma importância, não haveria um hitus tão grande entre o que afirmam quando são sondados e o que fazem quando votam.

    talvez que as sondagens sejam mal feitas… talvez que os resultados das sondagens sejam o reflexo do que pensam os que irão abster-se… talvez, talvez… é isso e o marqueting político das campanhas!… tanto dinheiro deitado à rua e tanta gente a viver abaixo do limiar da pobreza… não penso, noentanto, que, seja preciso, por decreto, que nos livrem desta tralha pseudo democrática… agora lá que há aí muito dinheiro atirado à rua, há!…

    e os partidos também deveriam moderar as despesas das campanhas. ao menos o Cavaco lá vetou a lei que deveria ser vetada e não fez nada de extraordinário…

    Gostar

  30. Tribunus permalink
    11 Junho, 2009 16:36

    Existem uns idiotas, que se chamam governo, que pagam milhões para as empresas de sondagens, 6 meses antes das eleições declararem a oposição senil e eles ganhadores.
    Foi assim que se passou nas europeias!
    Agora um gajo chamado Socrates, quando lhe foi dito que em Outubro seria dificil o PS ganhar, a sua resposta foi era o que faltava!
    Será que este tipo ainda não percebeu, que não tem nenhuma preparação para ser primeiro ministro e o seu grupo duro è um desastre, pois empurra-o para as piores borradas?
    Ou pensa ele que no dia das eleições os portugueses não viram o seu estado miseravel depois de perder? não dizia coisa com coisa!
    Mas ele ganhar é para esquecer, mas quem ganhar prepare-s para vencer de forma dramatica as resistencias que se lhe vão opor para as reformas a serio, que são precisas fazer…………..

    Gostar

  31. 11 Junho, 2009 19:11

    CAA, 26

    Tem toda a razão. Esse Rainha é o fim da macacada. Corrido de tudo quanto é blogue, anda agora, qual ave agoirenta, a lançar por onde pode o seu veneno provocatório…
    Chiça, penico!!!

    Gostar

  32. O Português permalink
    11 Junho, 2009 22:07

    Faço minhas as palavras do Tribunus.
    O engraçado é que estou a escrever aqui com o Magalhães . . .
    Pois é. A grande invenção Portuguesa que antes de o ser já o era.
    Alguém sabe quem foi o idiota do Magalhães ? Quer me parecer que foi o José Magalhães, aquele que participava na quadratura do círculo às quartas-feiras.
    O homem até parece ter valor, mas sofre da mesma virose que distorce a realidade e provoca delírio áqueles que estão infectados.
    Em todo o caso o computador é jeitosinho . . .

    Gostar

  33. pedro permalink
    13 Junho, 2009 03:49

    Talvez empresas de essas pertençam a politicos do ps …
    Não havia um politico qualquer que tinha uma empresa de sondagens e que até era candidacto?
    hummm …

    Gostar

Indigne-se aqui.