Saltar para o conteúdo

Afinal os ricos pagam a crise

30 Julho, 2009
by

“Ricos” são só 1% dos contribuintes e representam 27% da receita de IRS

43 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    asdasd permalink
    30 Julho, 2009 21:31

    E haviam de pagar ainda mais, para ver se ganham juízo e deixam de gastar o dinheiro em merdas importadas em vez de investirem na produção nacional.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Julho, 2009 21:38

    esse 1% são advogados, médicos e alguns tansos, os verdadeiramente ricos não pagam impostos.

    Gostar

  3. orquideapreta's avatar
    orquideapreta permalink
    30 Julho, 2009 21:40

    Portanto..vamos lá ver se eu entendo…um casal que ganhe 5000 euros brutos e tenha por ex 3 filhos…é rico…muy bien….

    5000 euros brutos é capaz de dar líquidos 3000 e tal euros mensais para CINCO pessoas…é

    rico….. expliquem-me lá como se eu fosse rica, porque burra não sou….

    Gostar

  4. LR's avatar
    30 Julho, 2009 21:41

    “esse 1% são advogados, médicos e alguns tansos, os verdadeiramente ricos não pagam impostos.”

    Sendo tão categórico, imagino que você terá a lista completa das declarações fiscais dos ricos.

    Gostar

  5. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    30 Julho, 2009 21:41

    “E haviam de pagar ainda mais, para ver se ganham juízo e deixam de gastar o dinheiro em merdas importadas em vez de investirem na produção nacional.”

    Há petróleo no Beato?

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    30 Julho, 2009 21:46

    Isto são, (agente já sabe disso há muitos anos), numeros engraçados, pa alguem que saiba, e não tenha medo de sujar as mãos.

    Gostar

  7. .'s avatar
    30 Julho, 2009 21:55

    A situação não mudou quase nada desde os tempos do PSD. Recordo que Sócrates tomou posse em 2005 e que as leis do IRS para 2005 foram aprovadas em 2004, ou seja, no tempo do PSD. Analisemos o que se passou relativamente ao IRS de 2005 calculado segundo normas PSD

    Cerca de 15 por cento dos contribuintes pagaram 3,0 por cento do imposto, 32 por cento suportaram 7,0 por cento e um por cento foram responsáveis por 26 por cento.

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1291700&idCanal=

    Gostar

  8. Anti-liberal's avatar
    Anti-liberal permalink
    30 Julho, 2009 21:57

    .

    E o dinheiro dos ricos, de quem é??

    Nuno

    Gostar

  9. Daniel Santos's avatar
    30 Julho, 2009 22:00

    Salvem estes pobres senhores.

    Gostar

  10. .'s avatar
    30 Julho, 2009 22:15

    #8 Nuno

    Eu nem sequer sei se são ricos.
    Também é bom que se tenha consciência de que quem ganha 6 mil euros por mês não vê esses seis mil euros sujeitos à taxa de 42%. É que por vezes fala-se como se assim fosse o que é falso.

    Gostar

  11. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    30 Julho, 2009 22:27

    Estes comentadores todos gostam muito de Cuba. Espanta-me que não apanhem o primeiro voo para esse paraíso de igualdade e não fiquem por lá.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Julho, 2009 22:31

    “Sendo tão categórico, imagino que você terá a lista completa das declarações fiscais dos ricos.”

    há estudos sobre quem paga. se quiseres envio à cobrança. pró buono pesquisa na net.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    asdasd permalink
    30 Julho, 2009 22:39

    Desde quando é que há um escalão de 42%. Que eu saiba o máximo ronda os 32%.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Julho, 2009 22:44

    “Estes comentadores todos gostam muito de Cuba. Espanta-me que não apanhem o primeiro voo para esse paraíso de igualdade e não fiquem por lá.”

    ora voilá! um comentário dum gajo espantado e se calhar de boca aberta.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Manuel Ferreira permalink
    30 Julho, 2009 22:49

    coisas curiosas…
    rasga não rasga?

    lol

    Gostar

  16. Portela Menos Um's avatar
    Portela Menos Um permalink
    30 Julho, 2009 22:53

    #13
    os 42% referem-se à taxa aplicada á matéria colectável – deduzo eu – aquando da apresentação anual da declaração de IRS.
    se não for isto, algum fiscalista do Blasfémias vai esclarecer.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    asdasd permalink
    30 Julho, 2009 23:00

    #16 Creio que tem razão.

    Gostar

  18. Anti-liberal's avatar
    Anti-liberal permalink
    30 Julho, 2009 23:07

    #10

    . disse
    30 Julho, 2009 às 10:15 pm

    Se calhar você não leu bem ou não percebeu o que eu escrevi.

    E, já agora, sempre vou acrescentando que parece que os ricos somos todos nós pois andamos a alimentar as bestas insaciáveis socialistas onde se incluem os porcos e merdosos gays.
    Se calhar, o Pinócrates vai candidatar-se a rei dos paneleiros e a Cânciu rainha. Um deboche do caralho…

    Nuno

    Gostar

  19. Anti-liberal's avatar
    Anti-liberal permalink
    30 Julho, 2009 23:09

    #19

    *errata

    Cânciu = Câncio, Fernanda

    Rainha = Rainha das lésbicas.

    Nuno

    Gostar

  20. bulimundo's avatar
    30 Julho, 2009 23:17

    A realidade como ela é…mas que todos negam..mesmo que não seja cá …começa cada vez mais também a ser cá…e não há escola que a possa resolver…nem a tempo inteiro nem a 365 dias por ano..

    CINEBULIMUNDA…SHORT FILM SUNDANCE FESTIVAl..Five Feet High and Rising…


    Carpe diem..se puderem…

    Gostar

  21. bulimundo's avatar
    30 Julho, 2009 23:18

    DEMOCRACY IS…..


    Isto é o que a democracia faz…todos podem berrar, fora isso….

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    30 Julho, 2009 23:20

    Os ricos autênticos não pagam IRS, por isso são ricos de verdade. Muitas prostitutas e respectivos chulos também são ricos por isso mesmo. Os tais 1% dentro em pouco serão 0,1% até porque não são parvos. Eliminados os ricos as coisas podem mudar, a penúria vai abrir os olhos dos ceguinhos. Pode doer.

    Gostar

  23. Aristes's avatar
  24. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    30 Julho, 2009 23:30

    “haviam de pagar ainda mais, para ver se ganham juízo e deixam de gastar o dinheiro em merdas importadas em vez de investirem na produção nacional.”

    Como se vê há sempre um candidato a Tirano.

    Gostar

  25. oraporra's avatar
    oraporra permalink
    30 Julho, 2009 23:30

    “esse 1% são advogados, médicos”

    Nestes 1% não está incluido toda a receita destas duas classes profissionais, pois parte receita não é facturada. Logo está livre de impostos. Quem precisar dos serviços destas duas classes, em muitos casos só tem direito ao recibo se o pedir.
    Se todos procedessem de acordo com a lei, a percentagem subiria.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Manuel Ferreira permalink
    30 Julho, 2009 23:35

    coisas curiosas…
    rasga não rasga?

    lol

    Gostar

  27. LR's avatar
    30 Julho, 2009 23:46

    Portela Menos Um,

    “os 42% referem-se à taxa aplicada á matéria colectável – deduzo eu – aquando da apresentação anual da declaração de IRS.”

    Imagino que você nunca terá pago impostos…

    42% é a taxa mais elevada nos 7 escalões de IRS e aplica-se à parcela dos rendimentos colectáveis superiores a 64.110 euros. À matéria colectável de cada contribuinte, aplicam-se as diferentes taxas correspondentes aos escalões que a mesma abranja, de acordo com esta tabela.

    Gostar

  28. Piscoiso's avatar
    30 Julho, 2009 23:51

    Eu se fosse rico não pagava impostos.
    Pagava a advogados , que ficava mais barato.

    Gostar

  29. Portela Menos Um's avatar
    Portela Menos Um permalink
    31 Julho, 2009 00:04

    “Imagino que você nunca terá pago impostos”

    segundo o seu raciocinio quem não sabe fiscalidade, ou não saiba que os 42% se aplicam a rendimentos superiores a 64mil euros … nunca terá pago impostos! Gostei.
    no meu comentário só faltou referenciar “os rendimentos colectáveis superiores a 64.110 euros” mas como se estava a falar de máximos não tive em conta o desconforto dos puristas.

    Gostar

  30. sérgio_alj's avatar
    31 Julho, 2009 00:06

    Aimar a caminho do Inter de Mourinho!!!

    http://visaodemercado.blogspot.com/2009/07/luisao-forca-saida.html

    Gostar

  31. Saloio's avatar
    Saloio permalink
    31 Julho, 2009 00:33

    Estimado Piscoiso a 28: o senhor é que acertou – concordo absolutamente consigo.

    Digo eu…

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    31 Julho, 2009 00:41

    Posso fazer aqui um “ponto de situação?)

    Isto cmeçou com NUMEROS. depois, medrou.
    – Se 1% paga, (OS RICOS), 27%,
    – Fica desfeito o mito de que NÂO PAGAM
    . E o que pagam, é só quantas vezes mais do que o cidadão comum paga?. Pelas minhas contae básicas, (27)VINTE E SETE VZEZ MAIS.

    Agora,
    Há que fazer distinção entre:
    – Ricos
    . Novos Ricos sérios
    – OUTROS novos Ricos
    – e descendo até ao fim da cascata.
    Meus Senhores, Há Hipópotamos a mamar emgalinhas!.

    Este é o problema

    Gostar

  33. LUSITÂNEA's avatar
    LUSITÂNEA permalink
    31 Julho, 2009 09:43

    A África é grande e o número de pobres imenso.Quem ler a nossa comunicação social julga que os nossos pobres são os indígenas analfabetos, desqualificados deixados para trás pelo “capitalismo”.Nada mais errado.Mas escondido.Os “nossos” pobres são maioritariamente importados sem critério e rapidamente nacionalizados.Que as TV´s tão integradoras não mostram.
    Estão a queixar-se do aumento de impostos?Pagam pouco comparado com as necessidades futuras.É que se hoje existe um número x de pobres todos os anos está garantido que o seu número aumente e de forma geomértica!Pelo número de filhos dos pobres importados que já temos, pelas “reuniões” familiares, pelos “casamentos” e pelo fluxo normal.Como ao fim de 6 anos é tudo “nacional” têm que dividir.Dividir é pagar imposto.E aos animadores.Até agora em portugal quem mais “derruba” mais lucro tem tido.Votem nos “derrubadores” mas não se queixem dos impostos a seguir…

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    das permalink
    31 Julho, 2009 10:02

    Tanta gente indignada com os 27% que pagam…

    A questão não deveria ser colocada ao contrário?

    Porque é que só 1% dos contribuintes é que recebe mais de 5000€ por mês?
    Talvez porque nos restantes 99% uma grande percentagem recebe o salário mínimo ou pouco mais e sobre esses é mais difícil e socialmente injusto colectar.

    É uma notícia paradigmática do que é ser Português, e os comentários apenas amplificam o efeito, a inveja do sucesso é endémica.

    Gostar

  35. Peta's avatar
    Peta permalink
    31 Julho, 2009 10:44

    Eu ganho 9450 euros/mês limpos, por isso vão mas é todos pro CARALHO!!

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    31 Julho, 2009 11:38

    34, a percentagem que recebe o salário mínimo é cerca de 5% (tal como foi referenciado pelo ministro Vieira da Silva, aquando da discussão do seu aumento).
    O problema é a produtividade da nossa economia e a “ética” dos nossos empresários, que se arrogam o direito de receber à europeia quando não conseguem organizar empresas que o justifiquem (ver a média salarial e produtividade por trabalhador). Obviamente muitas delas estão descapitalizadas e quando vem uma crise, vai tudo pelos ares…

    Gostar

  37. per caso's avatar
    per caso permalink
    31 Julho, 2009 13:28

    Vejam só, os ricos são só 1% dos contribuintes e representam 27% da receita do IRS…
    E ora imaginem a desgraça que deve ir entre os outros 99% de desgraçados, que, ganhando muito menos, pobretanas, ainda pagam 3/4 da receita, 73%.

    Gostar

  38. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    31 Julho, 2009 14:55

    América “Bushista e Neoliberal” !

    Tax Burden of Top 1% Now Exceeds That of Bottom 95%
    by Scott A. Hodge

    Newly released data from the IRS clearly debunks the conventional Beltway rhetoric that the “rich” are not paying their fair share of taxes.

    Indeed, the IRS data shows that in 2007—the most recent data available—the top 1 percent of taxpayers paid 40.4 percent of the total income taxes collected by the federal government. This is the highest percentage in modern history. By contrast, the top 1 percent paid 24.8 percent of the income tax burden in 1987, the year following the 1986 tax reform act.(…)

    http://www.taxfoundation.org/blog/show/24944.html

    Isto tem um nome e o nome é Tirânia.

    Gostar

  39. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    31 Julho, 2009 15:09

    “Porque é que só 1% dos contribuintes é que recebe mais de 5000€ por mês?”

    Porque o País produz népias porque não há competição alguma.
    Você é assim tão obtuso que não percebe tal coisa?

    “Talvez porque nos restantes 99% uma grande percentagem recebe o salário mínimo ou pouco mais e sobre esses é mais difícil e socialmente injusto colectar.”

    Há de me explicar o que é socialmente injusto. É diferente de injusto? Se o trabalho tem pouco valor então tem pouco valor.

    “O problema é a produtividade da nossa economia e a “ética” dos nossos empresários, que se arrogam o direito de receber à europeia quando não conseguem organizar empresas que o justifiquem (ver a média salarial e produtividade por trabalhador).”

    Isso só acontece porque não nascem outras empresas, pois os trabalhadores preferem estar com o rabinho sentado sem nenhum risco aparente – os sindicatos por interesse político ajudam a formar uma classe que não tem mobilidade alguma- em vez de mandarem o patrão ás malvas e fazerem uma empresa ao lado. Se o fizessem e pagassem melhor aos funcionários conseguiriam os melhores.

    Como mostram mais de 30 anos de educação socialista, os muito milhões lá colocados não servem para coisa alguma. Assim como entrar na CEE/UE, assim como o Euro. Tudo cosmética que já não consegue camuflar a falta de competição em quase tudo o que mexe no País.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    31 Julho, 2009 18:28

    Lucklucky, não posso deixar de concordar em parte consigo, quando aponta a culpa aos trabalhadores.
    Mas por outro lado, convém ter em conta o peso excessivo do Estado e a consequente deturpação de mercado que isso provoca: regulação excessiva; pesadelo burocrático; concorrência desleal, vulgo “cunhas”; empresas de “regime” com apoios discricionários do governo, etc… Junte a isso a dificuldade em arranjar financiamento (ao invés do crédito ao consumo…), uma baixíssima taxa de poupança e convenhamos que se torna muito difícil a um simples trabalhador reunir as condições necessárias para “voar sozinho”.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    31 Julho, 2009 18:50

    Os imbecis da esquerda ainda não perceberam, que qualquer individuo, coloca os seus bens, charutos ou iates, numa SGPS, e por ali são filtrados os impostos, que são pagos pela empresa!
    São tãp estupidos, que ainda não perceberam, que se não houver gente com taco, não existem empregos? Viram algum advogado, medico ou coisa parecida, que passe recibos em nome dele? Tem uma sociedade que passa os recibos e aaaaaaaaté paga o carrito!
    Paga em IRC e menos em IRS……….

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Gina permalink
    1 Agosto, 2009 11:40

    Uma democracia minada:
    Se os cidadãos comuns (maioria) recebessem salários mais justos (o que nunca foi a intenção da maior parte das empresas; tivessem contratos de trabalho em vez de actividades ocupacionais, enquanto desempregados acabam por ocupar postos de trabalho e de estágios virtuais não complementares a formação profissional) então teriam poder de compra, mais, passariam a comprar produtos com qualidade (em vez de comprar lixo).
    Mas, não as pessoas são “amarradas” pela subjugação da falta de dinheiro; são “prisioneiras” de personalidades (patrões, políticos e similares) que se acham detentoras da verdade e do poder; são castigadas com ofertas obrigatórias e inevitáveis de desemprego forçado; enfim, a nova escravatura existe…
    Apesar de não ser “adivinha” deixo as minhas previsões para as próximas eleições e as que se seguem: ganhará o PSD; a seguir o PS, depois o PSD seguido pelo PS e assim sucessivamente. Claro se um dia ganhar o PCP então definitivamente a máfia portuguesa passará a fazer parte da Constituição…
    Por todas estas razões é que nem me vou dar ao trabalho de gastar solas de sapato ou pneus de carro para votar em qualquer tipo de eleições.
    Aliás, há sempre solução nem que seja colocar o pescochinho numa linha qualquer de caminho de ferro (não haverá falha humana e nem a possibilidade de sobreviver)mais, até digo é o que devia fazer a maioria humana que anda para aí a sofrer e a “vegetar” neste País de oportunistas.
    Cada vez que uma figura pública (representantes do nosso País) dissessem a palavra crise deveriam de pagar multas (decerto que o erário público aumentava significativamente graças à crise enraizada na nossa sociedade).

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    das permalink
    2 Agosto, 2009 16:00

    “Porque o País produz népias porque não há competição alguma.
    Você é assim tão obtuso que não percebe tal coisa?”

    Não sou economista, portanto serei obtuso. Apenas expressei a minha opinião sincera como cidadão.

    “Há de me explicar o que é socialmente injusto. É diferente de injusto? Se o trabalho tem pouco valor então tem pouco valor.”

    A aplicação de “socialmente” atrás do “injusto” tem por base o facto de os impostos serem uma determinação (em teoria) da sociedade mediada pelo governo, e portanto seria socialmente condenável sobrecarregar de impostos quem ganha menos.

    Haverá como o senhor, muita gente que acredita que o mercado tem uma alma caridosa ou benemérita capaz de retirar da pobreza as pessoas ou pelo menos aumentar o seu rendimento.
    Contrariamente à sua opinião eu acredito que o mercado é insensível a valores humanos como a solidariedade.

    Como dizia a Sofia M. Andresen:
    (…)
    O dinheiro cheira a pobre e cheira
    À roupa do seu corpo
    Aquela roupa
    Que depois da chuva secou sobre o corpo
    Porque não tinham outra
    O dinheiro cheira a pobre e cheira
    A roupa
    Que depois do suor não foi lavada
    Porque não tinham outra

    “Ganharás o pão com o suor do teu rosto”
    Assim nos foi imposto
    E não:
    “Com o suor dos outros ganharás o pão”.
    (…)

    Gostar

Indigne-se aqui.