Saltar para o conteúdo

De boas intenções…*

10 Abril, 2010

O procurador-geral da República quer que a violência escolar chegue ao conhecimento do Ministério Público. Já não seria mau que a PGR desse conta dos crimes cometidos fora das escolas que lhe são denunciados e que certamente por uma incapacidade neuronal pessoas como eu não percebem o que lhes acontece. Mas mesmo que o saldo da actividade da PGR fosse excelente há que perceber que esta obsessão com a criminalização pode ser mais do que meio caminho andado para desautorizar ainda mais a escola e os professores.

Em primeiro lugar porque para manter uma escola a funcionar não se pode ficar à espera de investigações de carácter policial. Depois estamos a falar de crianças cuja idade em muito compromete este tipo de inquéritos. Por fim, e mais importante, não podemos de modo algum deixar que se institua desde os bancos da escola essa perversão moral que se abateu sobre o país e que dá pelo nome de arguidismo. Não digo que em alguns casos não se tenha de denunciar às autoridades alguns casos sucedidos nas escolas, mas isso apenas deve acontecer em casos excepcionais. A regra deve ser reforçar o poder das escolas e dos professores para que os alunos possam ser castigados dentro da própria escola. Transferir para as forças policiais e de investigação aquilo que pomposamente se designa como “bullying school”, expressão onde agora cabe uma agressão violentíssima e vão caber também casos de indisciplina, é um passo decisivo para criarmos maiores problemas à escola. Com os professores efectivos, garante da estabilidade, a pedirem maciçamente a passagem à reforma, só faltava a quem lá fica ver-se ainda ultrapassado na gestão do quotidiano pelos inquéritos de natureza criminal.
Ou se tem muito cuidado com esta criminalização da violência escolar ou arriscamo-nos a dar mais um passo na desenfreada fuga que encetámos para nos constituirmos enquanto país de arguidos agora numa versão infantil. Não vejo pior pesadelo que Portugal povoado por uns monstrinhos que aos doze anos dirão pesporrentos que ninguém os pode castigar porque cometeram alegadas agressões mas que estas foram arquivadas não só porque prescreveram mas também porque os professores apenas tiveram conhecimento informal das mesmas.

Obs. Leio no blogue Cachimbo de Magritte que “O Ministério da Educação está a ponderar uma reorganização dos currículos para os 1.º e 2.º ciclos escolares (…) pretendendo reduzir a carga horária dos alunos, que têm 14 disciplinas (!), o ME equaciona tornar semestrais as disciplinas de História, Física-Química e Ciências Naturais“. Certamente que isto não é verdade. Não pode ser.  Um desmentido do Ministério da Educação seria uma excelente notícia.

*PÚBLICO

29 comentários leave one →
  1. Piscoisinho lERDO permalink
    10 Abril, 2010 12:03

    Palavras para quê?

    Gostar

  2. Piscoisinho lERDO permalink
    10 Abril, 2010 14:25

    Obs. Leio no blogue Cachimbo de Magritte que “O Ministério da Educação está a ponderar uma reorganização dos currículos para os 2º e 3º ciclos escolares (…) pretendendo reduzir a carga horária dos alunos, que têm 14 disciplinas (!), o ME equaciona tornar semestrais as disciplinas de História, Física-Química e Ciências Naturais“. Certamente que isto não é verdade. Não pode ser. Um desmentido do Ministério da Educação seria uma excelente notícia.
    Mas olhe que é..! Qual o seu espanto então Bolonha não veio comprimir os cursos? È uma questão de agora o Bolonhês chegar ao 2º,3º ciclo e secundário…condensar eis a palavra de ordem nos nossos dias…Fast ..fast and fast…Viver rápido e morrer rápido eis o lema do século XXI..é par poupar nas reformas…

    Gostar

  3. Lusitânea permalink
    10 Abril, 2010 14:55

    Mas certamente irão incluir uma disciplina de amor gay…e adopções gay-amor aos meninos…

    Gostar

  4. 10 Abril, 2010 15:49

    Excelente artigo.

    Muito bem.

    Gostar

  5. 10 Abril, 2010 15:51

    A palhaçada nas escolas continua …

    Dar aos caciques (perdão, directores) um poder que era dos professores

    A ministra da Educação voltou hoje a insistiu que é preciso “dar mais força” aos directores das escolas para resolver casos de agressões e de “bullying” em meio escolar.
    http://www.publico.pt/Educação/ministra-quer-dar-mais-forca-a-directores-de-escolas-para-resolver-violencia_1427492

    Gostar

  6. 10 Abril, 2010 15:59

    # 1

    Esta é a Katyzinha6 …

    http://www.youtube.com/watch?v=8bFYVf4V_tc

    Gostar

  7. 10 Abril, 2010 16:00

    # 1

    Esta é a Katyzinha6 …

    Gostar

  8. 10 Abril, 2010 16:22


    Katyzinha ainda tem muito que aprender

    Gostar

  9. 10 Abril, 2010 16:29

    Está Garantida A Explicação Da Diferença Entre Pipi E Pilinha (Mas Só Aos Pais E Mães)

    Porque isto é muito à frente, muito à frente… sem segundos sentidos, ok?

    Programas de educação sexual incluem noções de corpo, gravidez e aborto
    Conhecer o corpo, perceber as diferenças entre os rapazes e as raparigas e reflectir sobre o significado da gravidez e do aborto são alguns dos objectivos dos conteúdos curriculares da educação sexual em meio escolar, publicados ontem em Diário da República. O diploma, que separa as matérias de acordo com os anos escolares, estabelece ainda que “pais e encarregados de educação” devem ser “ouvidos em todas as fases” do processo.

    A portaria 196-A/2010 fica aqui (Portaria 196Ade2010), destacando eu, com evidente sorriso, o destaque dado à dimensão ética da sexualidade humana.

    Ficou de fora algo quase tão importante quanto as regras de civilidade e etiqueta durante a aproximação e consumação do acto outrora conhecido por sexo. Do tipo: «após o acto, o elemento de qualquer género sujeito a uma qualquer forma de penetração deve incentivar o indivíduo do género que praticou o acto penetrante a remover o seu pénes, outra parte do seu corpo ou acessório auxiliar e a ir banhar-se em água de pétalas de rosa antes de pretender iniciar outra actividade, com dimensão ética, de sexualidade humana, tudo numa perspectiva de respeito pela individualidade de género, raça, estatuto social e convicção religiosa dos envolvidos».
    http://www.educar.wordpress.com/2010/04/10/esta-garantida-a-explicacao-da-diferenca-entre-pipi-e-pilinha-mas-so-aos-pais-e-maes/

    Gostar

  10. MAN permalink
    10 Abril, 2010 18:54

    Se eu fosse o pai da Katya, que se presume menor, punha em tribunal quem filmou, e quem divulgou as imagens, Blasfémias incluído.
    Esta senhora Helena Matos, que tanto escreve contra a pedofilia, não tem pejo de permitir aqui um vídeo com menores, sem autorização (suponho) dos respectivos encarregados de educação.
    Haja respeito pelos menores e tenham vergonha.

    Gostar

  11. 10 Abril, 2010 23:13

    # 10

    Ó! Não conhece a famosa Katya, um índolo.

    Gostar

  12. 10 Abril, 2010 23:13

    ídolo

    Gostar

  13. anónimo permalink
    10 Abril, 2010 23:38

    qual? a guerreira do faduncho oficial?

    Gostar

  14. 10 Abril, 2010 23:43

    Olha um tótó…a miúda pôs isto ela própria na net no tube…menores..trambolhos destes nunca foram menores na vida..

    Gostar

  15. anónimo permalink
    10 Abril, 2010 23:54

    oh bulibunda! vai apanhar na dita.

    Gostar

  16. 11 Abril, 2010 01:27

    trambolhos destes nunca foram menores na vida..

    Gostar

  17. 11 Abril, 2010 01:34

    Gostar

  18. Joaquim the ripper permalink
    11 Abril, 2010 01:37

    Se eu fosse o pai do #10, que se presume um suíno, punha em tribunal quem filmou, e quem divulgou as imagens, Blasfémias incluído.
    Esta senhora Helena Matos, que tanto escreve contra a pedofilia, não tem pejo de permitir aqui uma foto de um labrego destes, sem autorização (suponho) dos respectivos tratadores.
    Haja respeito pelos suínos e tenham vergonha.

    Gostar

  19. Euro2cent permalink
    11 Abril, 2010 01:42

    Sem querer estragar o nível “YouTube”, tenho a dizer que hoje também arrebitei a orelha com as “14 disciplinas”.

    Perguntei a um miudo de 12 anos que estava a jeito na família, quantas disciplinas tinha. Teve de contar pelos dedos (duas vezes, à primeira perdeu a conta). Eram catorze.

    Além de Matemática, três línguas (incluindo português), História e ginastica (perdão, Educação Física), vieram preciosidades como “Educação Visual”, “Educação Cívica” e “Estudo Acompanhado”. Sabe o que é um pentágono, mas não chega ao dodecaedro. Tem 30 horas de aulas.

    Não sei como é que dantes produziam cidadãos a saber ler, escrever e contar (sem erros) com a 4ª classe, e competentes para gerir uma empresa pelo 5º ano do liceu (actual 9º). Com meia dúzia de disciplinas, e para aì umas 24 horas de aulas por semana. Devem ser artes perdidas da antiguidade, tipo tecnologia das pirâmides.

    Se o Ministério da Educação, com os pedabobos dentro, fosse sorvido numa das crateras que ocasionalmente surgem em Lisboa,
    talvez fosse possível recuperar essas artes dos antigos. Infelizmente, as “Escolas de Educação” produzem grande número de pessoas que, se soubessem alguma coisa, seriam capaz de a ensinar. Temo que o ‘status quo’ fosse rápidamente reposto.

    Gostar

  20. RUI MATEUS-------! permalink
    11 Abril, 2010 02:27

    SENHOR PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA!

    O POVO EXIGE QUE SEJAM INVESTIGADOS OS CRIMES DO CLÃ MSOARES DESCRITOS COM TODOS OS PORMENORES NO LIVRO “CONTOS PROIBIDOS” DO MEU HOMÓNIMO.

    JÁ É TEMPO DE SE COMBATER A SÉRIO A CORRUPÇÃO.

    BEM SABEMOS QUE MATARAM À NESCENÇA O “FREEPORT”….”FACE OCULTA”…E “CASA PIA”

    MAS O POVO NÃO VAI AGUENTAR ETERNAMENTE A CRRUPÇÃO INSTALADA.

    E VAI REVOLTAR-SE…..E QUE SERÁ FEITO DOS RESPONSÁVEIS?

    Gostar

  21. 11 Abril, 2010 02:39

    O ensino(???9 tem estado entregue ao mais puro arcaísmo analfabeto, pedantismo retrógrado, e pedagogia snob de BEs e PCPs.

    isto vê-se claramente nos temas que os super miúdos da RTP falham..

    Por ex: que tratado Portugal celebrou em 1386? (Depois de nos garantirem a independência de Castela)

    Estão a ver BEs e PCPs a ensinar (???) este facto importante.

    e sobre os descobrimentos….é melhor nem imaginar.

    E esconder os assassinatos em série de Fidel, Lenine, Staline, Mao, KIm, UPA, Frelimo, Islão.

    É mesmo necessária uma revolução no ensino que acabe com a ileteracia, ignorância, falsa História, conceitos retrógrados-marxistas….and so on

    Gostar

  22. maria permalink
    11 Abril, 2010 02:41

    #19
    A questão é que nesse antigamente a ciançada podia andar na rua sozinha, jogar futebol ou então ficar em casa com os avós, com os irmãos ou quase sempre com a mãe que não trabalhava. Hoje, não é assim, então há que inventar disciplinas para os miúdos estarem na escola-armazém!
    A diminuição da carga horária é urgente, mas iremos ter os papás a perguntar onde põem os seus rebentos. Quem toma conta deles?

    Gostar

  23. Nuno Pina permalink
    11 Abril, 2010 13:12

    Não faltava mais nada!!! Meterem a foice em seara alheia! Cada macaco no seu galho. A disciplina começa na Sala de Aula. Um professor para ser respeitado tem acima de tudo que saber dar-se ao respeito. E o mesmo se aplica dentro da Comunidade Escolar.Deixemo-nos de descupas,rodeados e possíveis origens da indisciplina. Aplique-se a máxima: Ordem e Disciplina.Para a primeira, penas duras e imediatas para os prevericadores dando para tal poderes aos conselhos Pedagógicos e Executivos.Para a segunda Professores que abracem a sua função como um Sacerdócio e não como uma segunda via de emprego ou seja, Docentes capazes e não meros transmissores de conhecimentos.
    Digo-o com conhecimento de causa pois abracei com carinho durante 33 anos esta bela profissão.

    Gostar

  24. 11 Abril, 2010 19:46

    # 32

    Fugiu a tempo.

    “Abracei com carinho durante 33 anos esta bela profissão.”
    Antes da milú doida, os professores poderiam pedir a aposentação com 36 anos de serviço completo combinado com um patamar de idade.
    Como é que se reformou com 33 anos ?

    “Professores que abracem a sua função como um Sacerdócio”
    Qual o valor ($$$$) do seu “sacerdócio”, mensalmente?

    … cheira-me a beneficiado pela miluzinha, a louca …

    Gostar

  25. 11 Abril, 2010 19:47

    # 23

    Fugiu a tempo.

    “Abracei com carinho durante 33 anos esta bela profissão.”
    Antes da milú doida, os professores poderiam pedir a aposentação com 36 anos de serviço completo combinado com um patamar de idade.
    Como é que se reformou com 33 anos ?

    “Professores que abracem a sua função como um Sacerdócio”
    Qual o valor ($$$$) do seu “sacerdócio”, mensalmente?

    … cheira-me a beneficiado pela miluzinha, a louca …

    Gostar

  26. 11 Abril, 2010 19:54

    “Quem toma conta deles?” – 22

    As instalações das escolas servem toda comunidade.
    Basta as Associações dos Pais de cada escola proporem actividades formativas e/ou lúdicas.
    Aliás, era o que acontecia há muitos anos em muitas escolas deste país – Actividades de Tempos Livres geridas pelos Pais, Autarquias ou outras entidades idóneas.

    Relembro que a doida da milú, decerto por vingança da sua juventude infeliz (casapiana interna), retirou o tapete à sociedade civil que tinha encontrado soluções excelentes nesta matéria. O descalabro.

    Gostar

  27. 11 Abril, 2010 20:09

    Abater com os salazarentos dirrectorris que tudo encobrem e manipulam, voltar a existir nas escolas um número razoável de contínuos que façam uma boa vigilância dos pátios com um ou dois guardas nas mais complicadas como sempre existiu, autonomia das secretarias das escolas subordinadas a um chefe administrativo, regressar o “furo” para os alunos (o quanto nós gostávamos do tal “furo” para conviver e brincar), terminar com a barbaridade de áreas curriculares não disciplinares e terminar com todo o tipo de manobras de coacção sobre os professores (a pseudo avaliação tem efeitos devastadores na classe e outras) para regressar a disponibilidade para o trabalho com os alunos.

    Afinal, o regresso à normalidade para os alunos e professores.

    Gostar

  28. Anónimo permalink
    12 Abril, 2010 15:15

    Se sexo na banheira é bom, sexo no banheiro ainda deve ser melhor. A aula era de que disciplina? Se fosse de educação sexual não havia qualquer problema, os alunos apenas estavam a antecipar a realização dos trabalhos de casa…

    mindjacking.wordpress.com

    Gostar

  29. Nuno Pina permalink
    14 Abril, 2010 20:33

    Os Chonés e os Pategos escondem-se sempre no anonimato.Porque será?

    Gostar

Indigne-se aqui.