Saltar para o conteúdo

“Cobria a cara de vergonha e fazia as malas” *

20 Maio, 2010
by

«Um parágrafo de um relatório da União Europeia sobre o impacto dos fundos comunitários na última década chega para passar um atestado de incompetência aos engenheiros e empreiteiros (Guterres, Durão e Sócrates) que projectaram e construíram o modelo centralista e falido de governo em que sobrevivemos:
Portugal foi o país que mais verbas recebeu em peso no PIB e mais beneficiou desses fundos. Mas foi o país que menos cresceu e onde as disparidades regionais aumentaram mais.
Se escrevessem isto sobre mim, eu cobria a cara com vergonha, fazia as malas e mudava de profissão.
»

Jorge Fiel, hoje, no Diário de Notícias

85 comentários leave one →
  1. Ricco Filho permalink
    20 Maio, 2010 16:07

    O CAA esqueceu-se da enorme responsabilidade do Santana Lopes neste estado de coisas… Aliás, eu acho que é naqueles 6 meses alucinantes de desonestidade (do presidente cenoura e da comunicação “social”) que está a chave para “isto” agora. Foi aí que nos enfiaram boca abaixo com este jagunço do sócaras! Conclusão: a culpa é do Santana! Não fosse ingénuo e educado. E do Durão, claro: quem é que o mandou ir para Bruxelas ganhar o belo?

    Os menos responsáveis são o beiçolas guterres e o palhaço sócaras… Deixaram-nos dar cabo disto. Não deixassem!!!

    Gostar

  2. 20 Maio, 2010 16:09

    1,

    O texto é do Jorge Fiel e não meu.

    Gostar

  3. Outside(R) permalink
    20 Maio, 2010 16:19

    Parabéns CAA !!!

    Este é um bom texto desse seu conterrâneo, um jornalista que dá nome (para quem os esquece) aos bois e ainda falta aì Cavaco e Soares que estiveram na génese de todo este compadrio, compromissos e “familias”.

    E agora veem pedir tributo social.

    E agora assobiam para o lado e rescrevem a história, como se tivessem vivido em coma, um estado de coma e luxúria.

    E agora que a mama secou responsabilizam a moeda, esta moeda única que nos sufoca.

    Esquecem que com verdadeiro trabalho, com decência e dever nas suas funções honrosas teriam produzido mais, optimizado mais, excedido espectativas (não é isto que nos é pedido no desempenho das nossas funções ?

    A (in)diferença de exigências, qual karma, não será esquecida nem perdoada.

    Farto de estórias nesta história!

    Parabéns por não distinguir côres (sendo que obviamente a rosa sempre teve direito a muito mais sol que outros frutos – sim a rosa não é fruto!, é espinho)

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 16:22

    Pois… é um dos problemas… depois de arruinar um país faz-se as malas e muda-se de profissão… para uma empresa pública por exemplo.
    Deviam era fazer uma mala e ir bater com os costados na prisão. Gatunos.

    Gostar

  5. Journalismisdead permalink
    20 Maio, 2010 16:27

    Se este Fiel não é gay, parece. Raio de texto. Não era preciso fazer psicanálise em público para dar uma marretada no subsecretário.

    Gostar

  6. 20 Maio, 2010 16:32

    pois, essa dos fundos comunitários, não se limita à última década… creio que se pode olhar com muita tristeza para o que foi feito com esses fundos desde que começámos a recebê-los… mas não são só os políticos e as políticas que são responsáveis, os nossos agentes económicos também são!… e todos os portuguese têm razões para cobrir a caea de vergonha… mas já há muitos que fizeram as malas!!!…

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 16:33

    É impressão minha ou as pessoas começam a ficar mais sensíveis à realidade retratada por Manuela Ferreira Leite e já acreditam que Sócrates e o PS são mesmo os coveiros da Pátria?

    Gostar

  8. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 16:33

    #4

    Não tarda e está numa empresa de energia, pago por nós.

    Gostar

  9. Outside(R) permalink
    20 Maio, 2010 16:39

    É impressão tua…MFL teve 2 pás neste trilho, uma educacional, e uma financeira. Pás mais modestas que também cavaram bem.

    Memórias selectivas e desviadas…não é por uns serem loucos que os outros são santos.

    Gostar

  10. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 16:52

    É notável,o único governo que conseguiu alguma prosperidade para o país,nestes 35 anos,foi o de Cavaco Silva,apesar de muito fustigado na época pelas baterias dos partidos que se fingem de esquerda e que malbarataram tudo na primeira oportunidade.
    Bastou o vendedor de banha-da-cobra Guterres para deixar novamente o país num estado calamitoso.
    Quando se procurou enfrentar os problemas,descobriu-se que afinal havia mais vida para além do défice e,mais tarde,que um governo se pode avaliar em dois meses.
    Depois,já conhecemos o resto.Uma tragédia,como sempre acontece quando os socialistas estão no poder.Já havia sido um descalabro com Soares.
    Entretanto vão destruíndo escutas e invalidando outras,convencidos de que os crimes contra a nação são do exclusivo interesse dos deputados e partidos do regime,muito púdicos.Nada que interesse ou tenha a ver com o povo português.
    Somos apenas espectadores de um teatro de cordel.Só podemos bater palmas ou calar,para não sermos péssimistas e derrotistas…mas sempre pagando tudo.
    Entretanto só gostava de conhecer os montantes que estão em certos offshores…

    Gostar

  11. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 16:53

    #9

    Devo pedir-lhe desculpa, mas sou incapaz de comparar a venda às claras de património do Estado e de créditos de Manuela com as táticas tipo Estradas de Portugal e dívida externa de Sócrates, que varre para baixo do tapete. Para não falar nas vendas das cadeias e similares, antecipação de recebimentos de barragens, etc.

    Gostar

  12. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 16:54

    Ainda nos finais dos anos 80 um deputado europeu perguntava a um português se andávamos a formar astronautas.

    Gostar

  13. 20 Maio, 2010 16:54

    Parabéns caro Fiel.
    Também gosto de bacalhau.

    Gostar

  14. simprex permalink
    20 Maio, 2010 16:57

    Audaces fortuna… Nem fraco merece dama. Para tudo é preciso lata. O povo gosta. Por isso eu não peço desculpa, como outros. Era o que mais faltava. E o que diz que em 2014 não haverá ninguém disposto a governar lá fale por si, tacanho.

    Gostar

  15. Outside(R) permalink
    20 Maio, 2010 17:02

    Não tem que se desculpar.

    Não são comparáveis obviamente. Sócrates é inenarrável, incomparável, o record absoluto de “podridão” até à data.

    Apenas referi que MFL não é inocente nem exemplo de conduta na prestação de serviços públicos, conforme é dos eu conhecimento.

    O problema deste paìs é esse mesmo, as alternativas não são positivas, apenas menos negativas.

    Gostar

  16. 20 Maio, 2010 17:18

    Excelente artigo, o de Jorge Fiel. Felizmente, ainda há quem os tenha no sítio. Nada a ver com certos eunucos que por aí escrevinham bajulações ao cretino.

    Gostar

  17. @75% permalink
    20 Maio, 2010 17:21

    Por falarem no “cavaco”… lembram-se dos dinheiros que entraram aos milhões/hora e que foram distribuídos pelos “amarais”, então de serviço, para formação profissional em grandes e amigalhaças empresas, que manipulavam os ditos cujos fundos/cursos, de diversas e interessantes maneiras… algumas até tiravam, ocasionalmente, os trabalhadores da rotineira produção das suas “usinas” e espetavam com eles na “bancada” da sala da forma(ta)ção, só para a TV mostrar e… o “sr. ministro”, apontar tal “laborioso e bem equipado enxame” como exemplo a seguir. Pois é!… acontece que foram milhares os “cábulas a seguir o exemplo”… permitido e, talvez, até aconselhado.
    Tudo isto tem sido uma grande farsa. Sorte a “deles” porque somos, afinal e ainda, um povo há demasiado tempo acocorado e que não fez ginásio necessário para adquirir a dinâmica de elevação suficiente para os mandar pró… de aonde nunca deviam ter sido ejaculados.
    Mas, foi assim que aconteceu… todos “abrileiros”! Viva o mês das “chuvas mil”!

    Gostar

  18. Nightwish permalink
    20 Maio, 2010 18:28

    As Sorefames que foram à vida no tempo do Sr Silva não contam…

    Gostar

  19. burns permalink
    20 Maio, 2010 18:34

    para isso era preciso k tivessem vergonha na cara coisa que manifestamente não têm
    os boys já estão instalados em tudo o que é público,resta arranjar uma empresa qualquer para estes tipos e abalar

    Gostar

  20. 20 Maio, 2010 18:37

    Só não se percebe porque é que o Cavaco está fora da lista…

    Gostar

  21. 20 Maio, 2010 18:58

    A maioria dos políticos portugueses são incompetentes. Muitos, sem classe intelectual e deficiente formação política. Bastantes, autênticos aventureiros como “políticos”. É, literalmente, o tacho, o facilitado protagonismo na rua, na vila ou na cidade onde residem. Nada mais de útil e inovador dão ao país e ao círculo eleitoral.
    E bastante interesseiros, para si & para seus amigos ou familiares, correlegionários & “empreendedores”, empresários & “injustiçados”, para o partido & para a autarquia.

    20,
    Cavaco Silva está “fora da lista” porque o relatório analisa a última década.
    Se se ocupasse dos governos de CSilva, seria impossível e só por má-fé colocaria a sua governação ao nível dos incompetentes e irresponsáveis Guterres, Barroso ou Sócrates. Sobretudo de Guterres e de Sócrates.

    Gostar

  22. 20 Maio, 2010 19:09

    Este pessoal ordinário gosta muito de misturar os governos Cavaco, que deixaram o País pronto para novos voos, depois de preparado com infraestruturas básicas, com o diálogo esbanjador do bolachudo guterres e a propaganda de vómito e as trambiquices do inginheiro da treta…

    Apesar de “Cavaco nunca mais!”, não há possibilidade de confusões dele com o duo xuxa.

    Gostar

  23. José permalink
    20 Maio, 2010 19:34

    Para onde foi o dinheiro?

    Sei pelo menos de um sítio onde foi parar muito: BES!

    Gostar

  24. José permalink
    20 Maio, 2010 19:36

    Cavaco cavou os caboucos desta republiqueta, ao ter todos os trunfos na mão e ao mesmo tempo desperdiçá-los.

    Mas não foi o Cavaco o autor directo das dificuldades em que nos encontramos. Esses foram sem dúvida o Guterres e este inenarrável Mentiroso.

    No entanto, se formos a ver a floresta em vez dessas poucas árvores termos de concluir que os erros básicos são os do cavaquismo.

    Um rei fraco faz fraca a gente forte.

    Cavaco não tem culpa de ser um medíocre. Quem tem culpa foi quem o elegeu: nós!

    Gostar

  25. José permalink
    20 Maio, 2010 19:38

    Peguem nos nomes dos ministros do Cavaco, um a um e tracem-lhes o perfil porque está aí a raiz primeira da nossa desgraça.

    O PSD sempre foi assim, tirando um ou outro episódio fugaz. Grandeza no PSD não há. No PS há outra coisa: miséria moral em barda.

    Gostar

  26. Outside(R) permalink
    20 Maio, 2010 19:43

    Cavaco Silva está “fora da lista” porque o relatório analisa a última década.
    Se se ocupasse dos governos de CSilva, seria impossível e só por má-fé colocaria a sua governação ao nível dos incompetentes e irresponsáveis Guterres, Barroso ou Sócrates. Sobretudo de Guterres e de Sócrates.”

    Acuse-me então de má-fé, eu auto-considero como imparcialidade.

    Ed
    “pessoal ordinário gosta muito de misturar os governos Cavaco, que deixaram o País pronto para novos voos, depois de preparado com infraestruturas básicas”

    Aqui o ordinário tem boa memória, e se responsabilizo Cavaco (como Soares) nesse tempo de vacas gordas em que se iniciou o regime de compadrio, de barões e baronesas ou esquece os Amarais e outros senhores feudais cujo último (Exmo.Dias Loureiro, membro honorário do Conselho de Estado!!!) ainda por cá se passeia.
    Cavaco, naquele perfil senhorial (honra lhe seja feita não praticava com tão à vontade a demagogia como os posteriores) distribuiu e partilhou muito na sua “família”.

    Do Boxexas, do Boxexas nem falo, o seu “x” deu início à expressão xuxalistas.

    Memórias curtas e desviadas.

    Não só o BES, o seu amigo do BPN, como lembrou Saldanha Sanches, JÁ FOI ESQUECIDO ???

    Gostar

  27. Outside(R) permalink
    20 Maio, 2010 19:44

    “O PSD sempre foi assim, tirando um ou outro episódio fugaz. Grandeza no PSD não há. No PS há outra coisa: miséria moral em barda.”

    Subscrevo. (ponto)

    Gostar

  28. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 19:46

    Tudo isso é verdade. Lamentável como se engendraram empresas de xico-espertos, e da “formação” nem se fala, para sacar umas massas e depois falir ou zarpar. Esta porra talvez seja cultural, mas o amiguismo e o facilitismo começa em cima. Chiça, sempre a funcionar pela porta do cavalo…

    Gostar

  29. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 19:54

    Segundo o José os culpados somos nós, que os elegemos.
    De onde se poderá concluir que nós não sabemos escolher, porque não escolhemos Josés.
    Quando afinal está lá um José, o Sócrates.

    Gostar

  30. José permalink
    20 Maio, 2010 20:06

    O problema não são os josés. São os anónimos, principalmente aqueles como nome mas que não sabemos quem são nem como são. Apenas sabemos a imagem que têm e o nome que apresentam. Mas isso não chega para os tirar do anonimato da personalidade que ostentam.

    Gostar

  31. EU CLÁUDIO permalink
    20 Maio, 2010 20:38

    Precisamos de alguém que saiba o que é preciso fazer, para tirar o país desta encruzilhada. Pelos vistos há muitos capazes, é preciso é que apareçam…
    Quer o MJRB, quer o José, podem contar com o meu voto, se aparecerem, claro está!…

    Gostar

  32. José permalink
    20 Maio, 2010 20:38

    Que diferença há entre um CCB patrocinado por Cavaco/ Santana Lopes, logo no início do deslumbramento com a CEE e este inenarrável Mentiroso que aposta em TGV´s aeroportos e travessias mais auto-estradas a eito, depois de lhe dizerem que não há crédito para tal?

    A mentalidade é a mesma: sacar dinheiro a alguém para entregar a alguém. Provavelmente aos mesmos de sempre. Agora são os motasengis e cª e o BES, mai-los bancos públicos a soldo de quem manda no governo.

    É este o cancro. Porque se espera para extirpar o tumor?

    Gostar

  33. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 20:50

    31.
    Para mim os anónimos não têm qualquer problema.
    Será que quer conhecer pessoalmente os comentadores?
    Ou está à espera que os comentadores de um blogue tenham o seu elevado estatuto, para discutir elevadamente consigo, a sua elevada argumentação?

    Gostar

  34. 20 Maio, 2010 21:02

    José, 34

    Não há, nem haverá diferença entre o CCB-Centro Cultural de Belém mandado erigir por Cavaco Silva e o inexistente TGV do “inenarrável mentiroso”.

    O CCB é um espaço cultural que forma públicos (desde crianças), incute cultura, programa na maioria dos casos excelentes eventos, etc.
    Note: em 1993, o único espaço cultural digno e privado era a Fundação CGulbenkian, já com calendarizações cheias e auditórios indisponíveis para outros acontecimentos. Lisboa necessitava dum espaço cultural funcional e marcante !
    Cavaco Silva não perigou as finanças públicas com o CCB.

    O TGV (mais uma terceira ponte sobre o Tejo e novo aeroporto) é dispensável num país como este, num momento económico grave e gravoso(*), e num futuro marcado pelos transportes e economias anualmente mutáveis e incontroláveis.
    José Sócrates não tem dinheiro para o TGV.

    (*) Com consequências para a generalidade da população até 2013 ! E com débitos do Estado até 2014-15 !

    Gostar

  35. 20 Maio, 2010 21:11

    José,

    Reconheça-se também o mérito de Guterres e sobretudo de Manuel Maria Carrilho, ao criarem uma boa latitude de novas bibliotecas, cine-teatros, centros culturais, museus, etc, de Norte a Sul, nos Açores e na Madeira.

    Gostar

  36. 20 Maio, 2010 21:12

    Errata:

    José 33, e não 34

    Gostar

  37. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 21:14

    Não sei se sabe o que se destruiu para construir o CCB.

    Dou-lhe uma dica- de onde partiam as caravelas?

    Gostar

  38. 20 Maio, 2010 21:18

    38,

    Faça-nos o favor de exemplificar “o que se destruíu”.

    Gostar

  39. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 21:23

    José: Muito bem!
    O CCB só no granito custou o orçamentado inicialmente. Aquilo de 7 milhões acabou nos 21 milhões.
    Não é desde o Cavaco, é desde o 25 de Abril: cáfila de gatunos e de medíocres.

    Gostar

  40. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 21:27

    O cais e restos de caravelas.

    (a que não se pode nomear sem lhe bloquearem o IP)

    É um escândalo que foi abafado.

    Gostar

  41. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 21:28

    Para além de tapar os Jerónimos e de existirem documentos coevos da corte que impediam construção perto.

    Foi também abafado tudo isso.

    Gostar

  42. Centrista permalink
    20 Maio, 2010 21:38

    E a IC19? Não se portaja porquê?

    Gostar

  43. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 21:48

    isto hoje tá fixe, abécula style.

    Gostar

  44. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 21:50

    atão esqueceram-se do ballet rosé, tamém faz parte do plano inquinado.

    Gostar

  45. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 21:50

    Faço uma grande distinção entre Guterres/Sócrates e o governo Cavaco.
    Vai uma distância abissal de um aos outros.
    Mas o José,a meu ver,tem razão ao considerar que nestes 35 anos ninguém esteve à altura do que se exigia.Esse balanço é fácil de fazer.

    Onde começa a tragédia é no ponto em que nos encontramos,perto da ruína,e ninguém neste país reclama uma investigação a todas as falcatruas que levaram à criação de fortunas enormes nos dirigentes políticos,favorecimentos de clientelas engilosas,etc.
    Ou seja,os portugueses entendem que quem roubou o Estado deve conservar o saque,não deve ser investigado,processado e punido,sendo-lhe confiscados os bens ilícitamente adquiridos.
    Donde se conclui que aceitam a impunidade dos políticos e aceitam pagar em impostos aquilo que foi sonegado ao país.
    Assim,nada há a reclamar.Estamos todos em paz.

    Gostar

  46. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 21:52

    a dona anda a ficar inquisitorial style, deves andas a sniffar substrato de marmeleiro.

    Gostar

  47. 20 Maio, 2010 21:55

    41
    e
    42

    Que cais notório e transacionável existia naquele local ou mesmo mais junto do rio ?
    Quais “restos de caravelas” ? Onde estavam ?

    Creia que respeito a sua sensibilidade de percepção e valorização de espaços e de monumentos, mas se quiser, faça estes trajectos:
    — Pela estrada Algés-Belèm, e diga-nos o que é que de relevante o CCB tapou à esquerda, e se desvalorizou o Mosteiro dos Jerónimos à direita.
    — Pelo rio, no mesmo sentido, e se antes de chegar nas imediações do CCB, este “tapou” o Mosteiro. Tapa-o, por óbvio, durante 2′, se tanto. Depois…volta a revelá-lo e, a valorizá-lo !
    — Trajecto antes dos Pastéis de Belém-Algés. O CCB impõe-se, o Mosteiro não deixa de se impôr, e passados, fica-nos dois extraordinários monumentos à arquitectura.

    Desconheço esses proibitivos “documentos coevos da corte que impediam construção perto”, onde estão o Planetário Gulbenkian e o Museu da Marinha.
    Alguém, aquando dessas construções as protestou ou as tentou impedir junto da FCGulbenkian e do Ministério da Marinha/governo de então ?
    Se existem esses documentos, quem os “abafou” não só nos anos 1990 ?
    São assim tão inalteráveis ? DCetém toda a “razão” ?

    Gostar

  48. José permalink
    20 Maio, 2010 21:56

    #34:

    Anónimo: leia melhor e veja se entende que não quis dizer o que compreendeu…

    Gostar

  49. Piscoisinho permalink
    20 Maio, 2010 21:59

    A NEVER ENDING CRISIS EM CARTOONS……

    Gostar

  50. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 22:06

    era só curiosidade en passant

    Gostar

  51. zazie permalink
    20 Maio, 2010 22:09

    Foi como lhe disse. Havia lá restos do cais e de caravelas que foram destruídos para se construir aquilo.

    E também houve historiadores de arte que publicaram os textos coevos onde se proibia construção.

    Mas agora a pergunta que se impõe.

    Tem a noção que estas obras públicas, inflacionadas em milhões e que dão a render a penduras, da construção aos “artísticos” são obras do dito Estado Social. Não tem?

    Então como é que pode defender estes gastos do Estado Social e no outro post do LR aplaudir que os problemas da crise nada têm a ver com burlas financeiras mas derivam do malfadado Estado Social que serve para haver medicina ou ensino do Estado, ou pensões sociais e assistência aos mais desfavorecidos?

    Gostar

  52. zazie permalink
    20 Maio, 2010 22:13

    Estes factos são até do conhecimento de arqueólogos que por lá andaram.

    Não inventei nada e quanto à proibição de construção nos reinados de D. Manuel e D. João III está publicada.

    Mas a questão principal está na pergunta.

    Isto são gastos do Estado Social que v. defende que é o culpado por haver problemas de défice de Estado e achou correcto aquele post do LR.

    Sabe o que provoca o nacked short selling?

    Sabe em que século foi criado o Estado Social na Alemanha?

    Como é- para gastos essenciais com desfavorecidos, acho uma delícia acabar-se com isso e não se pagar impostos. Para as artes- tudo.

    Gostar

  53. zazie permalink
    20 Maio, 2010 22:15

    Eu não entendo, e nunca entenderei que raio de treta é essa das pessoas dizerem que são de esquerda.

    Em vindo vento de outra direcção são capazes de defender desumanidades que nunca os ditos “reaccionários” defenderam ou seriam capazes de defender.

    Gostar

  54. José permalink
    20 Maio, 2010 22:16

    Viena que é uma cidade europeia cosmopolita e culta, não tem um CCB. E o que tem de grandioso em obra pública vem dos séculos anteriores, do tempo da Sissi e assim.

    A Áustria, como todos sabem, é um país pobre. Nós, ricos como somos, logo que entrevimos a entrada na CEE, foi logo em grande e à francesa. CCB, Pontes, estradas, Shoppings, Estádios em tudo o que é sítio onde se dão pontapés na bola, etc etc.

    Isto paga-se e esta mentalidade não tem emenda.

    Com tipos do género Santana, Lello, Arnaut e este inenarrável Mentiroso, estamos tramados.

    Gostar

  55. zazie permalink
    20 Maio, 2010 22:20

    O que é isso de se construírem monumentos de propaganda de regime dedicados “ás artes” e, ao mesmo tempo, dizer que é um luxo pagar-se impostos para os pobres não terem de morrer sem poderem pagar tratamentos ou não haver miséria na passerelle dos artistas?

    Eu não sei. Sei que não acredito em palavras e que a esquerda é tão mentira quanto esta ciganices dos neo-liberais.

    Se há culpados- peçam as contas a esta parelha.

    Gostar

  56. zazie permalink
    20 Maio, 2010 22:24

    Por cá destrói-se o património- sempre se destruiu à vez- entre jacobinos liberais e republicanos e depois preferem alimentar luxos e prebendas a ouro.

    É isto. Toda esta megalomania de novo-rico é alimento a correlegionários e a penduras.

    Estão-se pouco nas tintas pela conservação do que é histórico- eles é que se querem imortalizar em pedestal de prima-dona.

    Gostar

  57. zazie permalink
    20 Maio, 2010 22:25

    E quando não são “Palácios das Artes” são estádios de futebol.

    Gostar

  58. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 22:26

    “Portugal foi o país que mais verbas recebeu em peso no PIB e mais beneficiou desses fundos. Mas foi o país que menos cresceu e onde as disparidades regionais aumentaram mais.“

    ainda me lembro dos bmws com placas feder na grelha, dos teares ferrari do vale-do-avé-maria-do-empreendorismo, dos jeep (jovens empresários de elevado potencial) da aventura & evasão fiscal, das formações profissionais, para não falar do cimento & asfalto pós-moderno, no tempo que a imagem da 2ª dama era assessorada pelo almondega.

    Gostar

  59. José permalink
    20 Maio, 2010 22:31

    Os carros de Estado não podem ser qualquer carro. Têm que ser de cilindrada superior, a gasolina, pretos, e a imitar os dos países ricos.

    Esta imagem estende-se aos presidentes de Câmara, por aí abaixo na hierarquia dos dignitários e acaba nos presidentes de Institutos públicos, privatizados na gestão, para se pagarem ordenados que dobram o montante máximo da função pública.
    Os hospitais tinham administradores de carreira, formados em escola específica. Não chegavam e foram acrescentados por “gestores” de carreira com cartão a condizer. Alguns desses gestores, a única experiência que possuem é o cartão de partido que guardam enquanto desenham projectos tipo casa da Guarda do inenarrável.
    E não se contentam com mais um. Foram logo mais três,a juntar ao tal administrador de carreira.

    Gostar

  60. José permalink
    20 Maio, 2010 22:35

    E com ordenados que duplicaram logo o dos administradores de carreira.E com carros topo de gama tal como os seus superiores do ministério. De quem foi esta reforma? Guterres.

    Os professores primários nesse tempo, reformaram-se com vencimentos superiores ao que auferiam no activo.E com menos anos de serviço.

    Gostar

  61. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 22:35

    se calhar tamém têm subsídio de renda de casa, três meses de férias e nove a empilhar processos.

    Gostar

  62. José permalink
    20 Maio, 2010 22:38

    Lembro-me de um episódio caricato que ocorreu comigo e com um antigo ministro que agora está a falar na TVI: Marques Mendes. Vinha eu de carro e o então ministro apresentou-se atrás, no BMW preto, com pressa. Numa curva, antes de uma ponte, ultrapassou mas teve que abrandar, a ponto de lhe ter visto a fronha e feito um gesto que o gajo não gostou, de certeza absoluta.

    Esta atitude replicava-se por toda a fauna governamental e deixou ninharadas de émulos depois.

    Basta ver como se comportam na estrada.

    Gostar

  63. José permalink
    20 Maio, 2010 22:39

    ferreira: deixa as parvoíces do costume e as beculadas em série e faz o paralelo direito: bate na testa.

    Gostar

  64. zazie permalink
    20 Maio, 2010 22:41

    a avantesma bufa nem sabe escrever “também”. O mongolóide escreve sempre “tamem”.

    Grande cavalgadura. Este é dos que se reciclou na bufaria. Sempre pelo dono que está no poder.

    Gostar

  65. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 22:46

    tamém já vi um ministro dentro de um carro preto, mas não conto esse tipo de intimidades.

    Gostar

  66. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 22:59

    Engraçado, este José.
    Ainda não há muito tempo defendia que o culpado deste estado a que chegámos era o Mário Soares. Agora passou para o Cavaco. Ainda um dia é capaz de ter a ousadia de vir a dizer que o culpado é o Sócrates.

    Gostar

  67. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 23:00

    eu gostava de saber proque é que o fiel retirou o cavaco da balança. roubaram enquanto foram governo e quando deixaram de ser, através dos négócios que montaram entretanto para o efeito. agora acabaram-lhes com parte da mama, bancos e administrações ep, começam a ganir que não há democracia. tgv não pode, só daqui a 3 anos, até podiam disfarçar, mas não é preciso.

    Gostar

  68. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 23:01

    até já vi um preto dentro de um carro de um ministro.

    Gostar

  69. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 23:03

    ver um ministro branco num carro preto não é grande coisa. Grande coisa era ver um ministro preto num carro branco.

    Gostar

  70. zazie permalink
    20 Maio, 2010 23:05

    # 67

    Engraçado és tu, que nem te dás conta que és estúpido.

    No teu cepo não entra mais que ou 1 ou outro, como na bola, não é?

    Azar o teu, porque o mundo não é campeonato entre 2 clubes.

    Gostar

  71. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 23:05

    troco por dois azui metalizados e uma ganza africanizadora.

    Gostar

  72. zazie permalink
    20 Maio, 2010 23:05

    Fazia-vos melhor aproveitarem a feira da Golegã para comprarem um cérebro.

    Gostar

  73. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 23:06

    tipo mosca dentro de uma garrafa de leite

    Gostar

  74. zazie permalink
    20 Maio, 2010 23:07

    ò avantesma e se limpasses o ranho da penca antes de escrever.

    Que treta de palavra é essa “tamem”?

    Gostar

  75. anónimo permalink
    20 Maio, 2010 23:09

    a donzela a defender a honra do donzílio bronco.

    Gostar

  76. Anónimo permalink
    20 Maio, 2010 23:10

    A peixeira hoje vendeu pouco e trouxe outra vez as sardinhas de ontem para casa.
    Agora aturem-na.

    Gostar

  77. Piscoisinho permalink
    20 Maio, 2010 23:10

    Gostar

  78. 20 Maio, 2010 23:56

    Zazie 52,

    Mantenho o que escrevi no # 48.

    Não duvido que esses documentos existam.

    Gostar

  79. simprex permalink
    21 Maio, 2010 02:06

    Grande Zazie, quando ela entra parte tudo.
    Mais vezes exagera no trato, mas pelo geral é justa, além de culta, e ninguém a bate em vivacidade, fluente de verve.

    Gostar

  80. simprex permalink
    21 Maio, 2010 02:31

    Eu disse ‘verve’, que não traduz mero dizer a capricho, não, pois quem (52) escreve:

    “Então como é que pode defender estes gastos do Estado Social e no outro post do LR aplaudir que os problemas da crise nada têm a ver com burlas financeiras mas derivam do malfadado Estado Social que serve para haver medicina ou ensino do Estado, ou pensões sociais e assistência aos mais desfavorecidos?”

    é que, grave, pensa e, sem conceções, protesta e afirma, lançado o repto numa interrogação que é um hino.

    Gostar

  81. simprex permalink
    21 Maio, 2010 02:34

    Ok, ‘concessões’, va bene.

    Gostar

  82. Centrista permalink
    21 Maio, 2010 12:03

    “ainda me lembro dos bmws com placas feder na grelha, dos teares ferrari do vale-do-avé-maria-do-empreendorismo, dos jeep (jovens empresários de elevado potencial) da aventura & evasão fiscal, das formações profissionais, para não falar do cimento & asfalto pós-moderno, no tempo que a imagem da 2ª dama era assessorada pelo almondega.”

    É fácil ver porque é que aumentaram as disparidades regionais. Tudo era aprovado em Lisboa, e as formações profissionais “fantoche” eram em Lisboa. Toda a gente sabe que 50% dos fundos europeus ficava nos intermediários. No Ave havia Ferraris, mas esses foram regra geral pagos com dinheiro sério. O problema eram os outros: os dos 50% que ficavam em Lisboa e os outros 50% que ficavam no bolso do empresário que comprava máquinas que afinal nunca chegavam e a empresa “fantoche” ia à falência entretanto…

    A história dos Ferraris foi sempre para desviar dos verdadeiros culpados: os milhares de boys intermediários em Lisboa que se encheram com este dinheiro e que continuam a fazê-lo. Não é por acaso que os fundos específicos do Norte, Centro e Alentejo continuam a ser decididos por equipas em Lisboa – há hábitos que não se podem quebrar, há muita gente para “alimentar”…

    Gostar

  83. macmahon permalink
    21 Maio, 2010 17:03

    Pois então gritemos em unísono:
    – Viva a III República !

    Gostar

Indigne-se aqui.