Saltar para o conteúdo

Ainda bem…

23 Dezembro, 2010
by

…que não é um jornalista, antes o Pedro Lomba, a escrever isto:

Soube que a antiga jornalista Fernanda Câncio, na sua coluna habitual no DN, me acusou de não ter querido saber a verdade, mas de ter procurado “motivos de desconfiança”, quando perguntei à OCDE e ao Ministério da Educação sobre a lista e os critérios que presidiram à construção da amostra das 212 escolas do PISA. A antiga jornalista Fernanda Câncio notoriamente não percebeu que saber que a OCDE escolhe de forma aleatória escolas e alunos de uma lista com todas as escolas não esclarece nada, se não conhecermos com detalhe como é que foi previamente definida a amostra. Foi isso que algumas pessoas – que não compreendem o secretismo deste processo e não esquecem o histórico de manipulação deste Governo – quiseram apurar. Como a lista não foi divulgada devido a um abstruso acordo de confidencialidade, havia motivos para colocar a pergunta. E, embora fosse sabido no início da semana passada que o Ministério da Educação enviou à OCDE a lista de todas as escolas públicas e privadas, só fiquei a perceber como foi feita a amostra, primeiro em parte num email que recebi a 14 de Dezembro do GAVE e depois pela nota técnica circunstanciada, divulgada a 17 de Dezembro. A antiga jornalista Fernanda Câncio pode sempre desconfiar de quem faz perguntas a este Governo (já se for outro governo ou o Presidente da República o faro jornalístico dispara). São escolhas. Ficámos todos mais esclarecidos por termos indagado e, não fosse a pressão pública para que o ministério libertasse informação relevante, nunca poderíamos ter tomado conhecimento de como foi construída a amostra. Parece que para Fernanda Câncio desconfiar, pedir explicações e perguntar equivale a insinuar. Andamos a atrapalhá-la. Claramente disse adeus ao jornalismo.

.

in Público, mas só para assinantes.

25 comentários leave one →
  1. tina permalink
    23 Dezembro, 2010 13:12

    E mais do que nunca, depois da experiência Sócatres, dou graças à existência de jornalistas não conformados como jmf e Felícia Cabrita.

    Gostar

  2. será permalink
    23 Dezembro, 2010 13:14

    tinha razão a fernanda…esse troglodita do pedro, nolte lomba….

    Gostar

  3. jem permalink
    23 Dezembro, 2010 13:44

    “só fiquei a perceber como foi feita a amostra, primeiro em parte num email que recebi a 14 de Dezembro do GAVE e depois pela nota técnica circunstanciada, divulgada a 17 de Dezembro”

    e como foi feita a amostra afinal?

    Gostar

  4. dürer permalink
    23 Dezembro, 2010 14:18

    Que importa o que diz Fernanda Câncio? Para quê dar-lhe trela?

    Gostar

  5. lucklucky permalink
    23 Dezembro, 2010 15:10

    A “antiga jornalista”, hmm parece-me que isto tem sido o jornalismo em Portugal até agora.
    Proteger e fazer avançar a Esquerda. Vejam lá quantos noticiaram que o CDS propôs saber quanto custa cada aluno em Portugal recebendo votos contra do PS, PCP, BE.
    .
    Se não fosse PS já há muito este Governo tinha caído.

    Gostar

  6. 23 Dezembro, 2010 15:11

    Antiga jornalista? Como assim? Como pode ser antiga jornalista quem nunca foi jornalista mas apenas propagandista, ora disto ora daquilo (de momento, o socretinismo)?

    Gostar

  7. 23 Dezembro, 2010 15:13

    Parece que a Fernanda Câncio faz hoje anos!
    Na verdade, se em vez de namorada do Sócrates fosse namorada do Aristóteles,
    já não havia holofotes nem postas de lombinhos.

    Gostar

  8. 23 Dezembro, 2010 15:47

    Consta que o Sócrates grego abafava a palhinha.

    Gostar

  9. fonseca pereira permalink
    23 Dezembro, 2010 17:03

    deixem jogar o mantorras

    Gostar

  10. João permalink
    23 Dezembro, 2010 18:40

    Ouvi dizer que essa classificação terá sido obtida de maneira fraudulenta. Alguém consegue dar alguns pormenores?

    Gostar

  11. 23 Dezembro, 2010 22:30

    dou graças à existência de jornalistas não conformados como jmf e Felícia Cabrita.
    Obrigado, fez-me rir imenso.

    Gostar

  12. Nuno permalink
    23 Dezembro, 2010 23:52

    A antiga jornalista Fernânda Câncio? Então o que é que essa putéfia faz agora, passou a ser secretária do amado Sócrates? Mas a gaja não se tinha chateado com o primeiro por causa do Infante?

    Gostar

  13. 24 Dezembro, 2010 00:10

    gosto mesmo do Pedro Lomba. faz-me lembrar o Victor Cunha Rego. na coisa esquisita que se tornou o Público ( bem , os últimos nºs são de fugir : os 1o não sei quê , as coisas xpto de caracaca não sei quantos. se não têm nada para dizer não digam , que já temos a hola e a caras e assim para quem gosta) , gosto de ler a Helena e o Pedro Lomba ,parecem ser os únicos com “esperto na cabeça”.
    fiquei a saber que escolas privadas também entram. ora a aleatoriedade é tramada , às vezes até calha o euromilhões : quem sabe se calhou na rifa mais escolas privadas que públicas ? eu gostava de saber quais as escolas e não percebo qual a razão do secretismo dado fazerem rankings públicos das melhores escolas. ou seja , a estigmatização está garantida pelo ranking. e com tão bons resultados..o caso nem era esse.
    aliás , deviam facultar a lista e as notas dos alunos seleccionados.

    Gostar

  14. Rocco permalink
    24 Dezembro, 2010 00:43

    Não há nada que enhanar. Nesta cena da “melhoria” dos conhecimentos dos jovens (que estão cada dia mais ignorantes, com raríssimas excepções) tem “dente de coelho”… Dentuça de vigarista so-cretino.

    Gostar

  15. Troco permalink
    24 Dezembro, 2010 01:05

    Triste fado,
    RITE PAYASO.

    Gostar

  16. lucklucky permalink
    24 Dezembro, 2010 03:01

    “fiquei a saber que escolas privadas também entram”
    .
    Entre 2003 e 2009 as escolas privadas passaram de 7% de PISA para 15% do PISA . Números aproximados…

    Gostar

  17. 24 Dezembro, 2010 08:33

    Gostaria de acrescentar que Fernanda Câncio exigiu e obteve da direcção do DN que as suas crónicas fossem fechadas a comentários.
    Isto diz mais do carácter da senhora do que a foto dela com a cabeça encostada ao nosso primeiro na matinée das Amoreiras.

    Gostar

  18. tina permalink
    24 Dezembro, 2010 08:51

    “Entre 2003 e 2009 as escolas privadas passaram de 7% de PISA para 15% do PISA . Números aproximados…”
    .
    Grande país de aldrabões, que aldrabam para dar a impressão que o ensino está a melhorar. É normalmente em países ciganos e aldrabões destes que o FMI tem de entrar, que são olhados por cima do ombro pelos europeus civilizados. É o país de Sócrates.

    Gostar

  19. Judite permalink
    24 Dezembro, 2010 16:41

    O Sócrates é Panilas! A Câncio foi paga, porque ela recebe dinheiro para fazer essas coisas, para fazer de namorada dele!

    Gostar

  20. scriabin permalink
    24 Dezembro, 2010 16:52

    Pelos insultos anónimos que aqui se colocam, vê-se que o Blasfémias é mesmo um campeão da liberdade de expressão. É o direito ao esgoto, e nenhuma voz aqui se indignou. Se é isto que querem, continuem.

    Gostar

  21. luis Moreira permalink
    25 Dezembro, 2010 19:22

    Há muito que deixou de ser jornalista. Muitas vezes lhe perguntei na Jugular se seria normal que as suas crónicas fossem,sistematicamente, a favor de Sócrates. Caiam as Jugulares todas à uma a dizerem que a amizade não tinha nada a ver com a coisa… a verdade é que a vida é dificil para todos.

    Gostar

  22. Jorge Cid permalink
    28 Dezembro, 2010 15:40

    “Ficámos todos mais esclarecidos por termos indagado e, não fosse a pressão pública para que o ministério libertasse informação relevante, nunca poderíamos ter tomado conhecimento de como foi construída a amostra.”
    Afinal, o ministério quereria esconder o quê?
    “(já se for outro governo ou o Presidente da República o faro jornalístico dispara). São escolhas.”
    Qua outro governo, que outro PR?
    Foda-se, que estes gajos só vivem de insinuações! cambada do caralho!

    Gostar

Trackbacks

  1. Há algum tempo « O Insurgente
  2. Tweets that mention Ainda bem… « BLASFÉMIAS -- Topsy.com
  3. Aguardemos « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.