Saltar para o conteúdo

Não fui eu! Não fui eu!

22 Outubro, 2012

«Alberto Costa, o primeiro subscritor do requerimento que mandou o Orçamento do Estado (OE) 2012 para o Tribunal Constitucional (TC) diz que está a ponderar assinar. «Admito pedir a fiscalização, na hipótese de não serem alteradas no Parlamento algumas normas da proposta. A decisão será tomada após a promulgação», declara ao SOL. O ex-ministro da Justiça socialista mostra, porém, alguma preocupação com os efeitos de um eventual ‘chumbo’: «Decidindo o TC como é previsível, deve ficar claro que toda a responsabilidade por eventuais consequências indesejadas caberá, por inteiro, ao Governo, à maioria e ao Presidente da República, a quem incumbe respeitar e fazer respeitar a Constituição».» SOL

Como ninguém quer ser responsável pela queda do Governo a estratégia passa por atirar a bola de uns para os outros a ver quem fica com ela nas mãos. Mas não me parece que o Constitucional esteja disposto a assumir ele essa responsabilidade. Esperar é um verbo tramado.

15 comentários leave one →
  1. Wall Streeter permalink
    22 Outubro, 2012 08:27

    Depois do acobardamento de Paulo Portas, segue-se o acobardamento de Cavaco Silva, os dois pilares responsáveis pela sustentação cumplíce deste governo condenado.

    Gostar

  2. piscoiso permalink
    22 Outubro, 2012 08:35

    Não há responsável pela queda do governo pelo simples facto de que o governo não caiu.
    Há um responsável pelo governo, tout court.

    Gostar

  3. balde-de-cal permalink
    22 Outubro, 2012 08:59

    aquela coisa politica a que chamam tc
    é uma secção da ar.
    dos srs drs juizes já não vem ‘chumbo grosso’, chovem zagalotes

    Gostar

  4. 22 Outubro, 2012 09:05

    Vejam esta resposta do nosso piloto Armindo Araújo à questão do jornalista. Podia ser motivo de reflexão para a «malta» da cultura.

    Após tantos anos na alta roda [foi bicampeão mundial de PWRC], sente-se injustiçado pela falta de apoios estatais? Sobretudo tendo em conta casos como o de Tiago Monteiro, que recebeu dois milhões de euros do Estado para se manter na Fórmula 1, em 2006.
    – Bem, quem somos nós, desportistas, para exigir dinheiro ao Estado num momento em que há pessoas que passam fome? Temos de ser solidários. É muito fácil queixarmo-nos e eu não gosto muito de me queixar. Eu acho que até tenho reconhecimento, porque consegui vários títulos, já corri um pouco por todo o mundo. Se me pergunta se o desporto motorizado devia ser mais acarinhado, devia, mas, infelizmente, todos os desportos vivem à sombra do futebol e as grandes verbas de patrocínios são canalizadas para o futebol. No futebol são permitidas coisas e comportamentos que nunca seriam permitidos noutro desporto.

    Clap, clap, clap, clap!

    Gostar

  5. 22 Outubro, 2012 09:27

    Mas então a Constituição nao interessa nada? Portugal já não é um estado de direito? Quem aprova um orçamento não é responsável pelo que lá está? Só quem fiscaliza?

    Desculpe lá, senhor guarda. A culpa de eu ter sido apanhado a 200 à hora é sua, porque me veio fiscalizar. O senhor é que tem que assumir todas as consequências.

    Gostar

  6. 22 Outubro, 2012 09:27

    o futuro de portugal esta nas maus das mulheres!

    Gostar

  7. Monti permalink
    22 Outubro, 2012 09:44

    «Alberto Costa… ex-ministro da Justiça socialista»
    E das negociatas em Macau,
    um dos proxenetas do regime.
    Somando a nova Secção do TC, “Economia”,
    nada a fazer.
    Enfim, o triunfo dos Lellos, Varas & Costas,
    a somar aos Valentins & Isaltinos.
    Mas o TC já deixou de dar reformas por dez anos de serviço?

    Gostar

  8. A. Pereira permalink
    22 Outubro, 2012 10:24

    A decisão do tribunal Constitucional relatica ao orçamento de 2012 teve como consequência que ficámos todos mais iguais mas mais pobres. É o socialismo no seu melhor.

    Gostar

  9. fredo permalink
    22 Outubro, 2012 10:33

    Ficamos portanto a saber que o grande responsável pelas inconstitucionalidades que o governo cometeu, ou venha a cometer, não é do Governo. É desse biltre que dá pelo nome de Alberto Costa.
    Ok, está bem. O Tribunal Constitucional também ajuda, porque devia assobiar para o lado, ou retorcer a Constituição.

    Gostar

  10. Zé Paulo permalink
    22 Outubro, 2012 10:34

    Lamentavelmente, o TC perdeu credibilidade.
    A CRP é para se cumprir e ponto. Se não está bem, então que se mude, mas, até lá, é para se cumprir e ponto.
    Dizer que certa medida é inconstitucional mas tolerar que no ano corrente não se cumpra…
    Afinal… enfim…
    O PC que tome o cuidado de não mexer com os juízes e militares. Aí já passa tranquilamente.

    Gostar

  11. fredo permalink
    22 Outubro, 2012 10:38

    Ó A.Pereira, não ficamos nada mais iguais. O Reformados e FP continuam a descontar mais 2 vencimentos que os outros. E é verdade que ficamos mais pobres, mas não por isso. É que além desses 2 vencimentos subtraídos a Reformados e Funcionários subtraem mais algum, desta vez a todos. Bem, quase todos.

    Gostar

  12. Wall Streeter permalink
    22 Outubro, 2012 10:42

    O problema não é o TC: do TC espera-se como exigência mínima verificar e impôr «ajustamentos!» aos desvios à legalidade.
    O problema é de quem é suposto ser o garante da Constituição e insistir em fazer de conta que o não é, incumprindo grosseiramente o juramento a ela feito.
    O problema é também de um governo que jurou submeter-se à Constituição, para de seguida a tentar perverter grosseiramente. Quem não pode respeitar a lei vigente, não pode jurar fidelidade a tal lei, donde não pode ocupar cargos que exijam esse requisito de lealdade e cumprimento da lei fundamental.

    Gostar

  13. 22 Outubro, 2012 11:26

    Uma das melhores jogadas de todos os tempos do PS foi colocar-se de fora desse pedido de fiscalização que começou tudo o que se está a passar. À parte de ser um jogo ao nível do Vale dos Azevedos, foi uma aposta ganha.

    Gostar

  14. PMP permalink
    22 Outubro, 2012 14:04

    Continuamos aqui com os defensores de um governo que é piegas.
    .
    Se o governo não sabe governar com esta constituição não deveria ter tomado posse..
    .
    Ainda vai a tempo de sair e dar lugar a outro governo.
    .
    Pieguices é que não !

    Gostar

  15. ribas permalink
    22 Outubro, 2012 16:42

    O tal que ajudou a afundar isto – a que chamamos Nação valente e imortal

    Gostar

Indigne-se aqui.