Saltar para o conteúdo

Papel

13 Julho, 2013

«Deu-se há dias a primeira manifestação organizado pelo sindicato do governo. Não foi na rua, nem na Assembleia (nas galerias), nem às portas duma fábrica ou empresa, nem a cantar a Grândola, foi numa igreja durante uma missa. Não sei o que pensa o novo Patriarca, ou a Igreja, mas assistir à primeira manifestação pública do sindicato do governo durante uma missa coloca-lhe o dilema da lembrança de Cerejeira, presumo que lembrança muito mal vinda. Ele há cada uma, ir manifestar-se para uma Igreja durante uma missa, com dezenas de guarda-costas cá fora, é um penoso retrato do nosso sindicalismo governamental. No entanto, tem uma enorme vantagem sobre os grevistas da CGTP e da UGT, não perdem o salário de um dia de trabalho. » Pacheco Pereira começa a estar para o governo como aqueles anti-cavaquistas que ora fazem de Cavaco um tonto ora um ser maquiavélico capaz de jogadas de antecipação da mais elaborada das políticas. E assim chegámos agora à tese de um governo em decomposição – o que me parece ser verdade – mas que nesta agonia concebe uma organização não sei se secreta se discreta que antecipadamente foi agenciada para ir aos Jerónimos bater palmas a Passos e Cavaco, já agora não durante a missa mas antes da missa.  A tese é um bocado forçada mas não foi por isso que escrevi este post. O que está em causa é mesmo a evocação de Cerejeira que não é bem vinda nem mal vinda. É despropositada e mais adequada às  Armas de Papel.

58 comentários leave one →
  1. YHWH permalink
    13 Julho, 2013 13:48

    Tudo se encaixa.

    Como rotulou Marcel Bambo «tratavam-se de católicos de direita a aplaudir o PR e o PM.»

    Certamente que se tais incautos soubessem o que sabem hoje, as palmas teriam de ter padrões diferentes, para que os apoiantes de Cavaco não se confundissem com os apoiantes de Passos, facções opostas nos dias que correm…

    Gostar

  2. 13 Julho, 2013 14:03

    Para mim a grande questão não é os aplausos antes ou depois da missa, mas no interior das instalações onde se celebra a missa.
    Eu que sou agnóstico, até parece que respeito mais a religião do que alguns católicos alaranjados.
    Quanto ao texto de Pacheco, põe o dedo na ferida.

    Gostar

    • Churchill permalink
      13 Julho, 2013 21:41

      “Eu sou agnóstico mas respeito mais …”
      Piscoiso, isso não faz sendo nenhum!

      Gostar

      • André permalink
        15 Julho, 2013 07:57

        Penso que a questão será exatamente essa… O facto de não fazer sentido que os católicos batam palmas dentro de um espaço de culto, onde se pede silêncio.

        Gostar

  3. manuel permalink
    13 Julho, 2013 14:22

    O dinheiro para pagar às agências de imagem e publicitárias deve vir daqui” maioria parlamentar aprovou, no dia 19/6/2013, o corte de 6 e 5% ,no subsídio de desemprego e doença”. Não é este país em que quero viver.

    Gostar

  4. Pffff ! permalink
    13 Julho, 2013 15:09

    CONCLUSÃO:

    Há uma data de F da P… que vão à missa e batem palmas !

    Gostar

  5. Duarte de Aviz permalink
    13 Julho, 2013 15:59

    E quando o Soares andava a receber Te Deum’s pelas catedrais da paróquia. Ai que lindo que foi e quanta alegria trouxe às pias almas da Nação, incluindo a do Pacheco Pereira. Que bons eram os tempos antes da çluta de classes se ter instalado em Portugal.

    Gostar

  6. francisco cruz permalink
    13 Julho, 2013 16:39

    Sempre se soube que quem tem amigos como este não precisa de inimigos. Mas ele ainda surpreende alguém?

    Gostar

  7. 13 Julho, 2013 16:51

    Para HMatos,
    aqueles dois momentos foram “normais”. Mas está mal informada !
    As palmas não surgiram por histerismos, excitações, milagres, fenómenos, ao verem surgir PPCoelho e CSilva, ali, eles-mesmos “os que vimos nas televisões”, tal como podiam ter aplaudido “famosos” como Bárbara Guimarães ou João Baião, mas sim a pedido ! Uma manifestação política !
    Como, aquela “espontaneidade” ? — fácil : pede-se a uma dúzia de crentes-ovelhas-do-Senhor e a mais duas dúzias de escuteiros estrategicamente colocados, que “quando chegarem o senhor PPCoelho e o senhor presidente…”. Capice, HMatos ?
    ———————————–
    JPacheco Pereira, correcto e cristalino na sua análise !
    JPP fere o estupidificante, entediante e já destroçado regime-governo, daí este e provavelmente outros posts zangados por a bovinização ter sido desmascarada.

    Gostar

    • deluci permalink
      13 Julho, 2013 17:23

      Belo, belíssimo MJRB, onde toda a gente vê e não atina a explicação mais lídima, faz bem em traduzir-nos o poema, como assim à Helena vesga, descuidada, coitadinha .

      Gostar

    • deluci permalink
      13 Julho, 2013 17:30

      ” fácil : pede-se a uma dúzia de crentes-ovelhas-do-Senhor e a mais duas dúzias de escuteiros estrategicamente colocados, que “quando chegarem o senhor PPCoelho e o senhor presidente…”. Capice, HMatos ?”
      e de caminho, atira-se às urtigas, se não que ali mesmo à pia de água-benta, diz o passos, que mais dirá cavaco, atira-se à pia de água-benta, se não que ás urtigas, a honra a honestidade, tretas, diz o portas e assim don clemente, de caminho, viva cavaco, a maria, portas, passos e o novo patriarca cerejeira !

      Gostar

    • André permalink
      15 Julho, 2013 08:00

      Ele até tem uma certa razão. Quando o ministro da educação foi à minha escola, a diretora andou a pedir a todos os alunos que fossem ao átrio e ao auditório bater palmas ao senhor ministro. Evidentemente teve o átrio e o auditório às moscas, mas numa igreja é sempre mais fácil encontrar uns velhotes que batam palmas a quem quer que apareça (até porque eles nem vêm muito bem…).

      Gostar

      • licas permalink
        17 Julho, 2013 23:30

        ÉS ANALFABETO!!! *vÊM* ou vêem ?
        Inscreve-te na Instrução *Primata*, vá . . .

        Gostar

  8. 13 Julho, 2013 17:00

    Ou seja : o ideal para este e qualquer outro governo, seria que não surgissem opiniões contrárias às suas centrais de informação, aos jornalistas e comentadores amestrados, às agências de comunicação inquestionavelmente servis. E, se necessário, não contrárias também nas homilias nas igrejas ou nas declarações de bispos e de padres.
    O ideal : Um arco-íris social e cultural quiçá colocado sobre os tugas por HMatos ou MFrasquilho, ou…

    Gostar

  9. 13 Julho, 2013 17:24

    A Igreja Católica instituíu há anos, aquele cumprimento (beijos e apertos de mão) entre todos os fiéis, num determinado momento das missas. “Todos amigos ; todos irmãos”, etc & tal.
    Giríssimo, o cumprimento nesse momento nos Jerónimos, entre PPCoelho e o menino-mau PPortas…
    Aliás, durante uns dias, PPortas andou com má-cara ! Triste, e avesso a surgimento público, tipo puto-gabirú que sabe que fez algo muito “feio” e sente-se culpado… Depois doi discurso, ontem, na ARepública, “ressuscitou”, o semblante é já outro…
    (Aproveita, Paulo !)

    Gostar

    • Churchill permalink
      13 Julho, 2013 21:54

      Já na festa do avante o cumprimento de beijos e abraços foi substituído por fumar umas ganzas na frente de toda a gente (incluindo a policia que finge não ver para não serem rotulados de reaccionários) e depois comerem-se uns aos outros (elas com eles, elas com elas, e até eles com as elas dos outros), muito mais “politicamente correto”

      Gostar

      • 13 Julho, 2013 22:31

        Ganzas, há muitas ! Ganzas, fique sabendo –e garanto-lhe !–, são fumadas também em locais e por pessoas que Vc. nem suspeita !…Crente que é…
        A sua tentativa de comparar o incomparável para justificar afinal nada…
        Também lhe garanto que nada tenho a ver com o PCP nem com a Festa do Avante — mas já espero ser rotulado como “comuna” ou frequentador da festa. Que não por acaso já lá fui umas cinco vezes, sem constrangimentos, para ouvir excelentes músicos in live e degustar uns bons petiscos. Se o P”SD” ou o C”DS” fizerem festas com excelentes músicos, lá estarei se puder !
        ————————-
        Até Churchill apanhava cada ganza e cada bebedeira…

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        13 Julho, 2013 23:57

        Churchill gosta de ir à festa do avante 🙂

        Gostar

      • Churchill permalink
        14 Julho, 2013 10:00

        Mjrb, se é comuna ou não pouco me interessa, mas fazia mais sentido ir ao avante se fosse, ou isso ou é cego, surdo e idiota.
        Essa conversa é o equivalente de ir à disneilandia mas só para comer hamburgers.
        E antes que venha com tretas já lá fui espreitar.
        .
        Portela
        Não gosto de rebanhos, seja na igreja ou no PCP.

        Gostar

      • André permalink
        15 Julho, 2013 08:03

        E as ganzas que se fumam por trás da St.ª Casa da Mesiricórdia. Ganzas e não só (ao que parece já lá encontraram umas seringas, essas obviamente não são fumadas). Segundo um amigo meu, ali também se comem uns aos outros (e olhe que não são só rapazes com raparigas, se é que me entende…).

        Gostar

  10. 13 Julho, 2013 17:41

    Na mouche, Cara Helena.

    Gostar

  11. 13 Julho, 2013 18:12

    Claro que naquela festividade de boas-vindas ao novo Patriarca de Lisboa e máximo representante do Vaticano em Portugal, “ficou bem”, foi necessário, logo ali, com as TV’s em directo (mais as repetições e respectivos telejornais) e “sem mas”, o “apoio” explícito (via fiéis) da Igreja Católica ao poder político !, nesses “dias de chumbo” a sofrer agruras, rupturas e com a maioria dos tugas a apontarem o dedo a políticos irresponsáveis, impreparados, aventureiros e trafulhas.
    (Os favores, certos favores, pagam-se… A ICatólica e o regime pornograficamente irmanados e interdependentes !)

    Gostar

  12. 13 Julho, 2013 18:20

    Na mouche : a “evocação de Cerejeira”-cardeal. Normalmente a ICatólica tuga, se quisermos, os padres e bispos dependentes-de, “tem dó” do regime à direita quando periclitante…Acode o regime… Reza pelo regime…
    (Esperemos por o que Manuel Clemente (pessoa inquestionavelmente inteligente e culto) dirá e fará. Às vezes surge a tentação pelo “pecado”, o embevecimento pelo poder…)

    Gostar

  13. 13 Julho, 2013 18:36

    A ignorância pode matar.
    Já assisti a missas com acompanhamento à guitarra, cânticos e muitas palmas.
    E ninguém estava a brincar.
    Pacheco Pereira é bom rapaz, mas não deve ser levado a sério no que escreve contra o Governo.
    É apenas dor de corno.
    Não é só ele, há mais.

    Gostar

  14. Antonio Lopes permalink
    13 Julho, 2013 19:02

    O Helena:por favor, não escreva no seu blogue sequer o nome desse tal prof.de filosofia de Boticas,esse troglodita UDP, que só se tem aproveitado do PSD para tirar os louros de ter sido deputado cá e em Bruxelles!Nem percebo como é que o PSD não o expulsou ainda!Trata-se dum ressabiado!A que a Sic e outros orgaos de comunicação dão guarida porque lhes interessa tê-lo nas palminhas para dizer mal do governo!E o pior é que não é só esta besta. Juntemos-lhe o capuchinho,a velha Fer.Leite e até o cantigas do Rio e a panelinha está montada!Estes “senadores”da merda,porque lhes foram aos tachos,são ainda piores do que os xuxas ou os Be ou PC e como tal são apadrinhados por eles,pois têm ali um filão!Este barbudo, troglodita militante,está muito bem junto ao cholares e toda a escumalha que ele representa!

    Gostar

    • Portela Menos 1 permalink
      13 Julho, 2013 23:59

      que biolência Lopes:-)

      Gostar

      • ora permalink
        14 Julho, 2013 02:06

        floppes de pportellas sin porcella

        Gostar

      • licas permalink
        18 Julho, 2013 00:10

        Que *blasfémia* . . .
        Que *injúria*
        Que *malidecencia*
        Que *gaita de ideia*
        Que * disparate*
        Que *palhaçada*
        Que *Pachecada*

        Tratar desta maneira um neo-ungido da Esquerda?
        (ex-PSD)

        Gostar

    • deluci permalink
      14 Julho, 2013 01:44

      ih, quanto despeito, pá, o homem vale por dezenas de mafiosos do governo e psd .

      Gostar

  15. 13 Julho, 2013 19:26

    Nós (HMatos incluída) a comentarmos minudências da política tuga, e esquecemo-nos dum mega-caso que amanhã ou depois contribuirá para a estabilização dos mercados, para o aumento de PIB’s de vários países, para a crença num futuro melhor, e para a felicidade de muitos milhões : o nascimento do baby real britânico !
    HMatos, se entretanto ocorrer mais uma inesperado caso político ou partidário no rectângulo, aproveite, e tente bovinizar aqui, no DE e na TVI o maralhal, com questões como a cor do enxoval, dos sapatinhos, se parecido com o pai ou com a mamã (ou com o avô paterno), que condado lhe será concedido, que mesada lhe será destinada quando atingir a maioridade, etc, etc. — este governo PPC&PP agradece-lhe, mais uma vez, tal favor.

    Gostar

  16. 13 Julho, 2013 19:34

    Os cidadâos tugas sujeitam-se a serem governados por gente incrível : depois do que aconteceu desde a carta de demissão de VGaspar ao posicionamento de Cavaco, surgiu hoje ECatroga, com esta : “PPortas devia ser amarrado”, claro, a este (maravilhoso, confiável, coeso e insubstituível) governo…
    (Porra, que a vingança dos judeus está novamente por aí…)

    Gostar

  17. Fincapé permalink
    13 Julho, 2013 20:22

    Por acaso, as palmas dedicadas a PPC até farão algum sentido. Já há muito tempo que ele anda a dar música e o povo ingrato nunca aplaudiu. Quanto ao local, não tenho uma posição concreta, mas penso que já se fizeram coisas bem piores dentro de templos, incluindo alguns casamentos.
    Em relação a Pacheco Pereira, também gostaria de ter uma posição mais objetiva, mas, para isso, teria de saber se a Helena e ele pertenceram a fações diferentes quando eram jovens militantes de extrema esquerda. Isto, para saber se há contas políticas antigas para ajustar. Ou não. 😉

    Gostar

    • 13 Julho, 2013 20:41

      Óbvio : HMatos não tem categoria intelectual, cutltural e experiência/conhecimento da política em geral, para sequer ousar comparar-se a JPPereira ; HM opina constrangida, JPP opina livremente ; antes, muito antes do 25 de Abril de 1974 JPP soube o que queria e assim agiu, depois do 25A HM esteve activa “noutra trincheira”, mais cómoda, almofadada, “engraçada”.

      Gostar

  18. 13 Julho, 2013 22:22

    Churchill,
    Os aplausos surgiram DENTRO dos Jerónimos, onde iria decorrer a missa !

    Gostar

    • Churchill permalink
      14 Julho, 2013 16:37

      Sim, ok
      Mas bateram palmas na entrada de pessoas, dirigidas a essas pessoas, ou durante a cerimónia?
      É que por aqui a indignação parece ser das palmas no meio da missa!

      Gostar

      • André permalink
        15 Julho, 2013 08:08

        A indignação seria bater palmas num local de culto. Se eu for à igreja da vila onde moro bater palmas fora da hora da missa vem logo uma beata ou um sacristão pôr-me fora da igreja. Como as palmas eram para figuras eminentes e não se podia mandar as pessoas estar quietas (independentemente de serem pagas ou não para lá estar, não é essa a questão), a falta de respeito foi dentro dum local de culto, independentemente de ter sido antes, durante ou depois da missa.
        Vê, às vezes a minha educação de colégio católico até compensa para algumas coisas? Por exemplo ver quando os católicos não respeitam os seus próprios espaços de culto.

        Gostar

  19. Portela Menos 1 permalink
    14 Julho, 2013 00:03

    JPPereira, o homem que mais sabe de AgitProp em Portugal e HFMatos deveria ter-se referido a essa faceta com …humildade!

    Gostar

    • 14 Julho, 2013 02:33

      que mais sabe e que pouco pratica

      somos um país de gordos anafados que sabem mais do que sabem fazer….

      ou conseguem fazer

      phoder isso conseguem que o soares joâo nº2 da dinastia poligâmica conseguiu meter 100 quilos de soares em cima duma lingrinhas burocrata de bruxellas inté dar novo conselheiro acácio

      já JPP é o homem que mais sabe sobre o phoder

      mas infelizmente esqueceu-se de como se pratica o talvez phoder do abrunhosa

      Gostar

  20. José Manuel permalink
    14 Julho, 2013 06:31

    [José] Pacheco Pereira odeia Passos Coelho. Eu não odeio Passos Coelho, apenas o acho de alguma maneira incompetente e amador, mas nunca entendi porque o PSD o elegeu como presidente. Passos Coelho apenas dá muito jeito a Pacheco Pereira; é um alvo fácil e desprotegido. Pedro Marques Lopes entende isso na perfeição… 🙂

    Gostar

    • YHWH permalink
      14 Julho, 2013 10:18

      Tem a certeza que não sabe porque foi que o PSD elegeu Passos Coelho?!…

      Eu elucido-o: Passos é um BOY TOTAL, com o pior da escola toda que um partido como o PSD pode proporcionar. O PSD sabe-o e sabe também que com ele funciona a aparência de estado em torno de um circo-zoológico de negócios em regime de bar-aberto.

      O CDS-PP também o sabe, por isso reenviou Portas de volta para dar o escrito pelo não escrito, já que por inerência o CDS-PP também tem presentemente a sua quota negocial à mesa deste circo-zoológico.

      Gostar

    • deluci permalink
      14 Julho, 2013 13:55

      PPC, estou com aquela do Eixo do Mal que o acha um cabeça de m… inútil, porém manhoso, que se fez às eleiçoes sob a capa da mentira, para controlar o pote, que distribui pelos boys da seita e os capangas da economia, que viram nele o irresponsável, ladrão, autêntico manfio, capaz de negociar com eles o que resta do País por tuta e meia e menos que isso. Qual aborto de que se deve culpar seus pais pela hora aziaga que o puseram no mundo como assim pelo seu cúmplice, esse presidente de nada, averel inútil, que se não fosse outro mânfio há muito o poria na rua .

      Gostar

      • José da Silva permalink
        14 Julho, 2013 16:36

        Diz que aguarda moderação?Como se pode ser moderado quando este sacana faz estas afirmações?Então neste post não puseram moderação?

        Gostar

      • licas permalink
        17 Julho, 2013 23:46

        de luci não se diz isso do _________Sócrates______
        vc. é mesmo muito mauzinho …

        Gostar

  21. 14 Julho, 2013 11:42

    JPP, o oráculo, a Maia, da política tuga, que lança as cartas sem cartas, mas com MFL na manga… é certeiro nas críticas em relação ao Coelho dos Paços e PPs dos CDS, mas não vê que a MFL – a não confundir com o MLF – teria sido outro desastre p’ró tugal… sim, porque, p’ra esse lado, a capacidade crítica, esgota-se!…

    Gostar

  22. 15 Julho, 2013 17:13

    No tempo do Cerejeira, ah, ah…, ninguém piava, e as rezas eram em latim!
    Sem o “trabalho” dos padres, o PSD seria o partido do autocarro e CDS o do táxi!

    Gostar

  23. licas permalink
    17 Julho, 2013 23:41

    MJRB HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE

    13 Julho, 2013 22:31

    ____________

    Ah, a música. Esqueceu os discursos, sempre inovadores, do Geronimo (Chefe dos Peles-Vermelhas) ?
    Por outro lado os Nazis (estes de camisa negra) também não dispensavam a música
    , que era dada ao povo, como o Crepúsculo dos Deuses . . .

    Gostar

    • ora permalink
      17 Julho, 2013 23:48

      OS NAT -SOZIS FILHA

      USAVAM CAMISA CASTANHA

      OS FASCISTAS E AS s.s É QUE USAVAM A CAMISA NEGRA DO VÍDEO

      COMÉ QUE SE PÕE VÍDEO NISTE….

      TIENGO LA CAMISA NEGRA MAS NÃ SOU DA FALANGE

      E A FALANGE NÃ É GREGA COMO A FALANGE ROLANTE DO SYNAPISMO….

      Gostar

    • ora permalink
      17 Julho, 2013 23:50

      E O CREPÚSCULO É WAGNERIANO É O RESORGIMEINTO TUDESCU CUM 1 SÉCULO DE ATRASO POIS OS PRUSSIANOS NÃ ERAM DADOS A MARIQUICES

      MÚSICA BOA SÓ COM TAMBOR….

      Gostar

  24. licas permalink
    18 Julho, 2013 00:16

    Tambor, apitos e *abaixos* ( o Arménio a comandar . . .)

    Gostar

  25. licas permalink
    18 Julho, 2013 00:26

    Chegou a Revolução e os professores da primária foram
    elucidados quanto às novas maneiras . . .
    Meus alunos
    Daqui por diante já deixou de haver pretos e brancos.
    Passam a ser todos azuis . . .
    Os azuis escuros passam a ocupar as últimas carteiras da sala . . .

    Gostar

Indigne-se aqui.