Saltar para o conteúdo

sobre a vitória de rui moreira

30 Setembro, 2013
by

Algures aí por uma caixa de comentários abaixo, um leitor perguntou-me por que razão não “gramava” o Dr. Rui Moreira, o novo presidente da Câmara do Porto, ontem eleito. Essa sensação há-de ter certamente resultado do que sobre estas eleições tenho vindo a escrever nos últimos dias, e, não correspondendo à verdade exacta, carece de explicação.

E ela é simples: trata-se de uma mera opinião política acerca da natureza «independente» da candidatura de Rui Moreira, sobre a qual ela assentou todos os seus arraiais, quando é sabido que a mesma só não foi feita em listas do PS ou do PSD porque nenhum destes dois partidos o quis como seu candidato. Isso sucedeu na eleição de ontem e, pelo menos também, na eleição autárquica anterior, a que Moreira se tentou apresentar como candidato do PS, crítico, como era então, da gestão de Rui Rio. A essa rejeição dos dois principais partidos, qualquer um deles hoje certamente mais do que arrependido de não o ter recebido nas suas listas, Rui Moreira retorquiu no seu discurso de vitória de ontem com a mais violenta retórica anti-partidos que escutei a um alto responsável político em Portugal. Não o fez por acaso.

Deste modo, o que levou à vitória de Rui Moreira foi menos a sua famosa «independência», mas um conjunto de alianças políticas e pessoais negativas, cujo resultado perceberemos nos próximos tempos. O PSD de Rui Rio (e lá estava o eterno Miguel Veiga ao lado do candidato…), o CDS portuense, que cedo apareceu a cantar vitória, quando nunca, durante a campanha, foi claramente assumido o seu apoio formal à candidatura (pelo contrário, foi mesmo posto estrategicamente de lado), o «anti-menezismo» básico de algumas «elites» e interesses económicos da cidade, certas «notabilidades» zangadas com o «passismo», à espera de nova oportunidade de protagonismo nacional, como o Dr. Paulo Rangel, e, certamente, algumas poucas, muito poucas pessoas, pelo menos na direcção efectiva da candidatura, que são genuinamente independentes da política.

Em conclusão, o que levou o Dr. Rui Moreira à vitória de ontem não foi exactamente um movimento cívico de anónimos cidadãos e de personalidades independentes da política, mas, pelo contrário, uma coligação negativa de forças políticas bem activas na cidade e no país, que só se entenderam entre si para tentarem salvaguardar um património de influência que se viam em risco de perder. É legítimo? Certamente que sim. Mas caracteriza isto um movimento «independente» da política, como se passou para o eleitorado? Certamente que não.

Posto isto, esperemos que Rui Moreira tenha mão neste conjunto de vorazes e desencontrados interesses, e se revele, então, o Presidente da Câmara do Porto de que a cidade tanto precisa. Neste momento, só dependerá dele. Por daqui a algum tempo, já não será bem assim. Por isso, para ele, sem qualquer tipo de reserva, os votos do maior sucesso no exercício das suas novas e exigentes funções.

105 comentários leave one →
  1. johnas permalink
    30 Setembro, 2013 13:32

    Rui Moreira é aquela exceção a Norte, homem do Porto, digno, nobre, honesto, homem de caráter, bem formado e bem parecido, ganhava com este partido ou aque, como contra eles todos, com o Porto, invicto, ele sozinho. Parabéns !

    Gostar

    • RCAS permalink
      30 Setembro, 2013 13:39

      johnas as “gajas” aí do Porto já andam aos gritinhos…

      Gostar

      • und permalink
        30 Setembro, 2013 14:10

        bolas estes gajos gramam mesmo velhas múmias

        o RCAS foi aquele gajo que violou a mãe e se amigou com uma velha de 81 pra sair em precária?

        levaste a velha a votar ao colo meu?

        coisinho pá a gaja mais nova e única aqui nos 8000 a ir às urnas tinha aí uns 50 anos e a filha a puxAR pela avó tinha uns 20 e uma deficiência mental grave

        logo ou votou PCP ou PSD…..se calhar votou partido dos animais

        tirando os 30 ou 40 mil que ganharam um emprego

        que interessam estas ou outras e-lições?

        Gostar

    • A.Lobo permalink
      30 Setembro, 2013 19:47

      Assim escreve Augusto Santos Silva para defender a candidatura do PS no Porto, PS que se vai coligar com Rui Moreira.
      O CDS, como sempre, com um pé dentro e outro de fora.
      «A candidatura do Partido Socialista é a única capaz de fazer a dupla rutura de que o Porto precisa. A rutura com a demagogia irresponsável, o populismo inaceitável e a megalomania que carateriza a candidatura de Luís Filipe Menezes; e a rutura com o que a gestão de Rui Rio, de que Rui Moreira é a assumida continuidade, representou de mediocridade, falta de ambição e tiques autoritários.»
      «Votar no PS é também exprimir o repúdio dessas políticas. Não é possível votar contra o efeito no Porto das políticas do Governo votando em candidatos apoiados por uma ou outra das forças e fações do Governo. Pelo contrário, o voto no PS é claro e cristalino.
      As eleições de domingo são locais. Mas terão também um significado nacional. Votar PS no Porto é votar na mudança. A mudança no Porto que prepara a mudança no País.»
      «Num contexto em que surgem três candidaturas com provável forte expressão eleitoral, não deve ser excluída a necessidade de construir compromissos pós-eleitorais que assegurem a governabilidade da Câmara do Porto. Também nesse cenário o PS constitui a força mais capaz de estabelecer pontes.»

      Pobre Portugal que tem um tal partido – o CDS – no governo.

      Gostar

  2. Tiro ao Alvo permalink
    30 Setembro, 2013 13:36

    Rui A, o que não há dúvida é que máquina que elegeu o Rui Moreira o fez fora do guarda chuva das direcções dos Partidos políticos, e isso é de registar, não valendo meter a cabeça na areia…

    Gostar

    • 30 Setembro, 2013 18:39

      Tiro ao Alvo,

      Fora do guarda chuva das direcções dos Partidos políticos??? Queres mais fora que Rui Rangel, Miguel Veiga ou Lobo Xavier e afins???

      Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 18:50

        e Bernardino soares nã esquecer do Bernardino

        aquilo é dino para chegar a fóssil

        inté perdeu a pança de sancho burguês….

        Gostar

  3. RCAS permalink
    30 Setembro, 2013 13:36

    Pois é rui…
    O que é um independente?
    É o que mantem intacta a sua autonomia pessoal de decisão política né?
    Como vivemos num sistema que se caracteriza, pelo monopólio partidáridario – consagrado na nossa constituição– no acesso a cargos políticos e governamentais, a independência face aos partidos políticos, pura e simplesmente não existe!
    A independência só é verdadeira quando existem sistemas constitucionais que permitam candidaturas individuais aos cargos públicos de eleição, de cidadãos sem filiação partidária, o que passa pela existência de um sistema eleitoral uninominal.
    No nosso caso, o limite dos nossos “independentes” refere-se aos políticos que entram nas listas partidárias sem terem percorrido a via sacra das jotas e das distritais, e que têm curriculum profissional fora da política!
    É o caso do Rui Moreira…
    Mas isto não significa independência política, nem tão pouco uma verdadeira independência face ao partido que os elegeu, mas somente a existência de uma vida pessoal e profissional que não carece da actividade política para existir e ser bem sucedida.
    Todavia, no momento em que aceitam exercer um cargo público para o qual foram convidados por um partido, certamente que o irão fazer ao encontro e não à revelia das expectativas de quem os convidou. Aí, a “independência” já não é mais do que um mero artefacto para inglês ver!… È o caso dos diferentes”independentes” que tem feito parte dos diversos partidos quer estejam no governo ou não!
    Seja como fôr, o Rui Moreira têm um “defeito terrivel”… é do FCP… o capo do Pintinho já esfrega as mãos, a câmara vai estar aberta ás vitórias do FCP!!!
    Estraguei tudo né? ía tão bem…

    Gostar

    • RCAS permalink
      30 Setembro, 2013 13:48

      Quando me refiro,”é o caso do Rui Moreira” refiro-me ao que disse o rui a:

      “E ela é simples: trata-se de uma mera opinião política acerca da natureza «independente» da candidatura de Rui Moreira, sobre a qual ela assentou todos os seus arraiais, quando é sabido que a mesma só não foi feita em listas do PS ou do PSD porque nenhum destes dois partidos o quis como seu candidato.”

      É evidente que os estados maiores do PS e PPD andaram a dormir… perante o carisma do Rui Moreira!
      Agora… aguentem-se!!!

      Gostar

    • johnas permalink
      30 Setembro, 2013 13:59

      Escusavas, RCAS, se não te livras da seita, nem tu, independente dos costados. O Rui Moreira, a meu ver, não poderia jamais apartar-se dos partidos todos, se são eles, os partidos, capelinhas, como seitas, que em vendo um tipo de nome, influência e de caráter, se agarram logo a ele como lapas. E quando não fazem, por despeito, raiva, outra coisa, por vezes bem se arrependem, vê só Matosinhos, Gondomar, a Oeiras de mais licenciados, e tão imbecis (negreiros) como em qualquer lado. Humanos que somos, vê lá, nem tu que és esperto, mesmo inteligente, passe, tirando pancada, sofres pelo Benfica que nem nosso senhor pelos nossos pecados. E então o A. Costa de Lisboa não tem defeito, não é aquele ferrenho benfiquista, que só não te ganha por seres um caso perdido, assiste-lhe algum estatuto a mais para se aceitar em Lisboa a ocorrência e não se compreender no Porto? Me perdone, não seja tão doente, que me alembra o Rui Gomes da Silva, ouça, ouça… setário. Por outra, concedido que os partidos se agarram logo a qualquer um que deixe, parece-me a mim que R Moreira é dos que dando ainda mão a todo o apoio benfazejo, não há-de aceitar tornar-se refém de qualquer que seja. Porque tem caráter, um homem inteiro .

      Gostar

      • RCAS permalink
        30 Setembro, 2013 15:14

        johnas
        Que força é essa amigo???
        Se tivesses estado atento, eu torci pela vitória do Rui Moreira no Porto, e fiquei satisfeito com ela, apesar de ser do FCP… (estou a brincar), a minha simpatia por ele já vem de longe, pelo seu carisma e ideias! o Porto ficou bem servido, mas cuidado… o cemitério da politica está cheio de gente séria honesta, e bem intencionada!
        A politica não é para aprendizes de feiticeiros, é preciso jogo de cintura, sem abdicar dos seus princípios, senão acabam trucidados, no labirinto de interesses, e lóbis.
        Permite-me uma sugestão jonhas, o problema não está nos partidos A B C D,( não hà democracia sem partidos) nem no fulano A B C D, o problema meu caro está em nós, na nossa mentalidade,nas nossas idiossincrasias.
        Olhamo-nos pouco ao espelho!…
        Um abraço!

        PS- Há… sou benfiquista, mas não fundamentalista… ok?

        Gostar

    • Portela Menos 1 permalink
      30 Setembro, 2013 15:24

      “a câmara vai estar aberta ás vitórias do FCP!!! ”
      Só se o SPORTING deixar 🙂

      Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 15:44

        não filha duas listas de independentes em santa margarida da serra e Grândola limpam o blouko do mapa
        CDU 50,82 % 7
        3025 votos —
        PS 17,67 % 2 1052

        — XVIII 13,71 % 2
        816
        — XIII 12,97 % 2
        772

        1588 votos em independentes

        e no Be?

        — BE 1,23 % 73 ….setenta e 3

        Gostar

      • RCAS permalink
        30 Setembro, 2013 15:51

        Como não sou como os lagartos, que preferiam as vitórias do Puerto ás do Benfica… que ganhe o Sporting pá!!!

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        30 Setembro, 2013 15:58

        RCAS, para mim qualquer vitoria dos lamps ou dos andrades é uma tristeza!

        Gostar

      • RCAS permalink
        30 Setembro, 2013 17:45

        Portela… lagartinho é? enfim, nem todas as pessoas podem ter bom gosto…

        Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 17:48

        E agora, Seguro?
        lhe asseguro
        A festa acabou,
        o costa apagou,
        o povo sumiu,
        você assumiu
        na noite esfriou,
        povão não votou
        e agora, seguro
        no pão duro?
        e agora, você
        quer o quê?
        você que é sem nome,
        e tem fome
        de ter fome
        que o tome
        e se some
        nessa fome
        que zomba dos loucos,
        em versos roucos
        e agora, seguro?
        lhe reasseguro
        Está sem Phoder,
        está sem discurso,
        mas ao menos tem curso
        está fadado a dever
        ao FMI
        sem carinho,
        POR SI
        E sem um caminho
        para o Phoder poder
        e o phoder beber,
        e o phoder fumar,
        e ao tomar tomar
        cuspir no poder,
        e no phoder deitar
        o phoder esfriou,
        e nada mudou
        o dia não veio, cantando
        ao phoder não chega, chorando
        simplesmente maria
        não veio a utopia
        e tudo acabou
        e o nada arrasou
        e tudo morfou,
        e o nada calou
        e agora, seguro? E agora, seguro?
        Socrates o grego
        lhe asseguro
        faz obra de negro
        não o arrenego
        na narrativa lavra
        Sua doce palavra,
        e em letras bebe…
        seu instante de febre,
        e come coelho e lebre
        enquanto recebe
        do tesouro algum
        sua gula e jejum,
        é nele una como em nenhum
        em sua biblioteca,
        ele peca
        na sua bolsa de estudo
        ele escava ouro,
        nele o nada é tudo
        e a dívida tesouro
        sua incoerência,
        é ciência
        seu ódio
        em áudio
        é gáudio
        seu ócio
        é negócio
        Com o prumo na mão
        és o grande irmão
        conselheiro
        azeiteiro
        do tostão
        que é milhão
        na loja que é torta
        quer abrir a porta,
        que não existe ;
        de submarinos subsiste
        quer morrer no mar,
        quer aos cucos armar
        mas o mar secou;
        e cuco voou
        Sozinho no escuro
        lá está seguro
        qual bicho-do-mato,
        vivendo do trato
        da agonia
        sem teogonia, ,
        você marcha, seguro
        marcha no escuro
        seguro, para onde?
        seguro tem bonde?
        5% lhe asseguro
        seguro aonde?

        Gostar

  4. johnas permalink
    30 Setembro, 2013 13:41

    Já outra nota me merece a reflexão ali, devida, séria, corretíssima, do Pedro Marques Lopes, hoje, no DN, sobre observação genuína, certa, de Melo Antunes, outro político de espinha e integridade, que assim reza :

    “Melo Antunes tinha razão
    por PEDRO MARQUES LOPES

    Ficou famosa a frase de Melo Antunes no pós-25 de Novembro: “O PCP é imprescindível à democracia portuguesa.” A verdade é que se a afirmação podia ser discutível na altura, o futuro mostrou que estava certa.

    Caiu o Muro, os partidos comunistas foram-se desfazendo por todo o mundo e os comunistas portugueses, apesar de terem perdido muita da força que tinham na comunidade, foram aguentado os ventos adversos. Nem o apoio que, de forma mais ou menos clara, continuam a dar a ferozes ditaduras ou a sua linha que muitas vezes soa a terríveis experiências passadas pôs em causa a sua implantação social. A extraordinária vitória que obteve nestas eleições mostra que o PCP deixou de ser visto como um partido revolucionário – ninguém acredita, certa ou erradamente, que os comunistas poriam em causa a democracia liberal – e que os comunistas são vistos como um partido de protesto, mas um partido de protesto consequente e com raízes profundas na comunidade.

    Muitos portugueses reconhecem ao PCP um bom trabalho nas autarquias, mas o maior contributo dos comunistas à democracia, neste momento, é o de ajudarem a manter o protesto dentro do quadro partidário.

    Estas eleições tiveram no PSD um grande derrotado e no PCP um vencedor. A velha piada que dizia que o PCP ganhava todas as eleições deixou de ser anedota .”

    Muito bem, que raro se vê preito mais correto, de maior dignidade .

    Gostar

    • Incognitus permalink
      30 Setembro, 2013 13:54

      Desde que não se estiquem, as autarquias são o que de mais adequado há ao comunismo.

      Gostar

      • johnas permalink
        30 Setembro, 2013 14:02

        Muito bem, de acordo, e “desde que não se estiquem”, também essa .

        Gostar

      • Incognitus permalink
        30 Setembro, 2013 14:13

        O “desde que não se estiquem” é referente a desde que não usem a autarquia para de alguma forma esmifrar recursos em excesso dos seus constituintes, para avançar outros interesses em vez de simplesmente gerirem a autarquia em direcção aos serviços partilhados que esta deve encerrar.

        Se assim for, o comunismo não apresenta grande problema, afinal a sua base seriam comunas ou comunidades, que é o que uma autarquia deve ser.

        O problema do comunismo só se coloca a um nível mais alargado, quando em vez de tentar fornecer um conjunto de serviços partilhados, passa antes a tentar controlar toda a população e retirar-lhe todos os recusos para avançar os interesses de uma pequena oligarquia.

        Resumindo, o comunismo serve razoavelmente bem para o poder local, “desde que não se estiquem” (o que é facilitado porque dadas as competências e receitas das autarquias é difícil esticarem-se muito – ainda que existam tentativas as finanças locais tendem a estar melhores que as nacionais)

        Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 14:38

        sim deve ser por isso que a dívida da câmara aumentou em dois museus e salas de ex-posições a 69 rotações

        cousa pouca 80 milhões em obras

        deram quase 700 euros de dívida a pagar pelo casario instalado

        a 200 aeurrios por ano em média pagam-se os juros da dívida e pouco mais

        só morrem 300 proprietários por mês e meio somos um deserto muy saudável

        Gostar

      • Incognitus permalink
        30 Setembro, 2013 14:41

        Ora, certamente que não é perfeito, nem eu disse que era. É menos mau.

        Gostar

      • und permalink
        30 Setembro, 2013 14:48

        o PCP ganhou pela mobilização dos funcionários públicos e dos guetos sociais que ele construiu e alimenta

        BRANCOS 3,87 % 190267 1,72 % NULOS 2,95 % 144884 1,25 % ABSTENÇÃO 47,38 % 3066000
        40,99 %

        3 milhões de votantes mesmo tirando 1 milhão de ausentes

        é muita malta

        Gostar

    • RCAS permalink
      30 Setembro, 2013 15:41

      Atenção johnas, Pedro Marques Lopes é um proscrito “neste” PPD… uma especie de traidor!

      Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 15:49

        non o be perde 50% dos votantes no deserto pá…

        CDU 32,78 % 7 4464 –
        – PS 32,18 % 7 4382 —
        PSD.CDS-PP 19,52 % 4 2658 –
        – BE 6,76 % 1 921 —
        BRANCOS 5,09 % 693 — NULOS 3,66 % 499 —

        ABSTENÇÃO 60,76 % ……sessenta POR CENTO

        Gostar

  5. JFP permalink
    30 Setembro, 2013 13:45

    Muitas vezes considero os textos de Rui A. patético/petulantes..
    Agora foi longe de mais. Ele vem explicar as razões pelas quais eu votei Rui Moreira!.
    Tenha juízo e deixe de pregar aos peixes!

    Gostar

  6. Churchill permalink
    30 Setembro, 2013 13:56

    Visto do Sul o que parece é que os portuenses não quiseram ver a cidade embarcar na onda de Gaia, que custara fortunas aos netos.

    Gostar

  7. Zé da Póvoa permalink
    30 Setembro, 2013 14:05

    Para quem conhece o Porto (nasci e trabalho lá há muitos anos)este resultado era previsível. Os portuenses sabem bem o que querem e melhor ainda o que não querem. De entre os possíveis vencedores: Pizarro é um homem de grande valia, tinha o apoio integral do PS, mas é uma figura apagada que não inflama multidões; Menezes fez uma campanha mirabolante, autêntico vendedor de banha da cobra. Gastou balúrdios provenientes de alguns apoios duvidosos e dos dinheiros da Câmara de Gaia(só no JN a Câmara de Gaia “investiu” mais de 600 mil euros em publicidade indirecta(?)ao candidato). Uma vergonha! Depois tantas promessas tornaram-se no mínimo hilariantes: 5 pontes sobre o Douro e um túnel Foz/Canidelo!!! ah!ah!ah!. É claro que o Zé Povinho que não tem nada de estúpido deu-lhe a resposta merecida! Rui Moreira é uma pessoa polìticamente visível que já deu muito ao Porto e muito terá ainda para dar, não obstante congregar entre os seus apoiantes um autêntico saco de gatos.

    Gostar

    • und permalink
      30 Setembro, 2013 14:11

      se sabem o que querem porque não fazem a sesseçon con lisboa

      Gostar

  8. 30 Setembro, 2013 14:17

    A conquista da segunda cidade do país por parte de um candidato independente sem qualquer passado político empenhado só pode ser vista como um feito extraordinário. No Porto, Rui Moreira vai ser o próximo presidente da Câmara e essa façanha não pode ser vista em exclusivo nem pelo seu desempenho nem pelo desempenho dos seus adversários: para se perceber o que aconteceu, tem de se perceber o que é o Porto.

    Em qualquer outra grande cidade do país, seria difícil um independente fazer pontes em quantidade e dimensão suficiente para captar as diferenças sociológicas, económicas, culturais e afectivas. Rui Moreira ganhou porque foi capaz de criar um denominador comum facilmente apropriável por uma cidade que muitas vezes funciona como um bairro, onde as fronteiras esquerda/direita se diluíram, onde o comunitarismo foi explorado pelo slogan de campanha “o nosso partido é o Porto”, onde a invocação das “contas à moda do Porto” é facilmente percebida por todos, onde o protesto contra o centralismo encontra eco numa população que se sente injustiçada e esquecida pelo Estado central.

    Moreira, um independente, conquistou a segunda cidade do país e, aconteça o que acontecer, o seu nome já entrou na história política da era democrática. Uma coisa é um independente sem passado partidário ganhar uma vila do interior onde todos se conhecem; outra é ser capaz de captar o apoio maioritário de uma urbe como o Porto. Como em muitos outros momentos da história do país, o Porto voltou a ser um laboratório político.

    Manuel Carvalho in “O Público”

    Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      30 Setembro, 2013 14:25

      E eu estou de acordo com o Manuel Carvalho. Só não vê “isto” quem não quer…

      Gostar

    • johnas permalink
      30 Setembro, 2013 14:25

      Gostei… E já estava a dizer, este danado fala direito quando bem quer .

      Gostar

    • antonio Castro permalink
      30 Setembro, 2013 16:15

      Muito bem Piscoiso.
      É a primeira vez que concordo consigo! Foi o único dos comentadores que percebe o que é o Porto.

      Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 16:35

        o Porto não é uma populaça de janados em torres com cerco posto e ilhas de miséria?

        o Porto é uma ruína arquitectónica em 100 anos de congelamento de rendas?

        o porto é o quê?

        a mais desigual das metrópoles luz y tanas?

        o maior burgo futrebol dependente?

        Gostar

    • Peterpagante permalink
      30 Setembro, 2013 19:17

      O Rui Moreira ganhou … porque, sendo independente e conhecido da sociedade porrtuense, se apresentou de forma mais eficaz como representante do povo do Porto, ou no mínimo fez passar melhor a mensagem nesse sentido.
      Os demais não conseguiram mostrar-se desligados dos partidos, que, por terem as sedes em Lisboa, estão demasiado marcados pelos males da governação.
      Como ele, Rui Moreira, alertou … os partidos devem saber ler bem a mensagem implícita que a sua eleição encerra.
      Declaração de interesses: lisboeta (mais ou menos), socialista (mais ou menos) e benfiquista (à vezes)

      Gostar

  9. gemma tripeira permalink
    30 Setembro, 2013 14:24

    Os saloios até tremem.Não percebem como é que tal coisa pode acontecer.E este novo presidente não vai dar descanso aos pasquins lisboetas.O Moreira esta a poucos semanas de se tornar o novo odio da terra mãe do exodo rural.
    Wait and see…

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 16:36

      o porto num é a capital da saloiada?

      Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 16:39

        desde velhos que escolhem escravas sexuais em casas d’alterne

        a patrões que engravidam secretária

        ao menos os nossos saloios só fodem tartarugas

        cantam o hino da república anti-fadista

        e urinam-se enquanto metem os amigos na gaveta

        Gostar

    • RCAS permalink
      30 Setembro, 2013 16:52

      Bons sonhos húmidos gemma…

      Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 16:57

        olha o pinto da costa a atirar-se às meninas do alterne partidário

        ranheta cócó abas sujas? e o facada meu?

        % votos eleitos votos % votos eleitos

        PSD 34,81 % 33 47207
        51,93 % 47

        17,1 pontos de perda…..

        PS.BE.PND.MPT.PTP.PAN 15,56 % 5 21102

        — CDS-PP 13,04 % 8 17679

        8,34 % 4 ganha 4 madeirenses

        IND 12,34 % 9 16738
        4,64 % 3 ……

        PS 8,58 % 13 11636 17,63 % 14 CDU 5,34 % 1 7243 4,58 % 1 MPT 1,62 % 1 2198 3,49 % 1 PS.PTP.PND.BE 1,59 % 1 2157 — PAN 1,22 % 1657 — PTP 0,69 % 941 — BE 0,38 % 516 2,59 % BRANCOS 1,24 % 1678 1,09 % NULOS 3,59 % 4870 1,65 %

        ABSTENÇÃO 47,48 % 54 44,98 %

        Gostar

  10. António Carlos permalink
    30 Setembro, 2013 14:35

    Caro Rui A.,

    Penso que há um equívoco acerca do que pode significar uma candidatura independente.
    Do meu ponto de vista uma “candidatura independente” é simplesmente uma candidatura cuja existência não depende da anuência das estruturas partidárias (locais ou nacionais). É, nesse sentido, independente da tutela das estruturas partidárias.

    Esperar mais do que isso é irrealista. Esperar que alguém, sem qualquer associação (formal ou não) a um partido, tenha notoriedade suficiente para lançar e conduzir uma candidatura bem sucedida (nomeadamente numa cidade da dimensão do Porto) não é realista. Uma candidatura “puramente independente” que não tenha como candidato alguém ligado a uma máquina partidária ou que não tenha o apoio (logístico e outro) de elementos ligados a máquinas partidárias (com todo o “treino” que isso lhes confere) dificilmente terá qualquer condição de ser relevante, quanto mais de ser bem sucedida.

    Dir-me-à que a minha “definição é fraca” e que são muitos os riscos inerentes ao surgimento de candidaturas fortes não tuteladas directamente pelos partidos (mas ainda assim apoiadas por parte significativa do seu eleitorado) – veja-se o caso de Oeiras. Concordo: o papel dos partidos políticos devia ser (e muitas vezes não é) o de estabelecer um crivo (ético, por exemplo) sobre as candidaturas (como geralmente é apontado à direcção de Marques Mendes). Mas também há casos em que esse crivo é orientado apenas por critérios “aparelhísticos” (à falta de melhor palavra”). E nesses casos julgo que é saudável o surgimento destas candidaturas “independentes”. Eu também não me revejo em críticas generalizadas sobre os partidos políticos, o seu funcionamento e o seu papel fundamental numa democracia representativa. Mas também compreendo e acho salutar que este tipo de candidaturas critiquem casos em que considerem que a lógica da escolha de candidatos não foi a mais condizente com os princípios que devem nortear a actuação dos partidos políticos neste domínio.
    Pesando os prós e os contras, acho que o surgimentos destas candidaturas (mesmo que, no limite, resultem de uma “rebelião” contra a escolha dos partidos, – as chamadas “falsas” candidaturas independentes) é salutar e deve ser saudado. mesmo quando comportam criticas ao funcionamento dos partidos, não ao seu papel.

    Temos é que uma vez por todas deixar de utilizar pejorativamente o adjectivo “falsas independentes” e aceitar uma versão mais lata do conceito “candidatura independente”.

    Gostar

  11. Carlos Dias permalink
    30 Setembro, 2013 14:37

    O caro rui.a fez uma análise verdadeiramente notável.
    Será que seria demais pedir-lhe uma análise às proximas eleições no Urbezequistao, é que com a sua visão de eleições saberíamos quem será o próximo presidente da Câmara (lá).
    O próximo PM cá já não conseguiria (pelo que vimos)♥

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 14:41

      lá na urbe zé quistão

      se fosse o uzbequistão ou us beca e istão

      agora o urbe zé quistão é aqui no deserto é o deserto com mais urbes em ruínas desde o de palmira….

      cá lá ? sofres de distorção espacio-temporal?

      Gostar

      • Carlos Dias permalink
        30 Setembro, 2013 14:50

        O anormal já tomaste as pastilhas hoje?

        Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 15:02

        escreve-se oh ou ó a normal se tu és a norma do quociente obviamente ser fora da norma não tem mal nenhum

        o diagnóstico é que és um dealer que consome muito do produto…

        devias-te dar bem com o fumador compulsivo de cabeção

        mas só servias pra capacho

        CDU 73,56 % 7 448
        74,16 % em 2009

        PS 21,18 % 2 129 20,15 % em 2009

        BRANCOS 3,28 % 20 3,21 % NULOS 1,97 % 12 2,48 % ABSTENÇÃO 42,44 %

        40,33 %
        os nulos diminuíram ….os que escrevem Carlos a dias no boletim devem ter emigrado

        CDU 68,53 % 7 919 contra 55,10 % e 6 no poleiro em 2009
        PS 22,60 % 2 303 16,67 % 1

        Pavia terra do engenheiro Lecoq do fluviário e latifundiário o voto PSD

        CDU 63,65 % 5
        352
        64,05 % 7
        PS 17,00 % 1 94
        14,72 % 1

        PSD.CDS-PP 15,19 % 1 84 VOTOS ……IMPRESSIONANTE A FÁBRICA DAS PAVIAS DEVE TER VOLTADO A EXPORTAR

        TEM DIAS A TUA PARANÓIA Ó DIAS de per dicção?

        Gostar

  12. politologo permalink
    30 Setembro, 2013 14:58

    INDEPENDENTES em Democracia !!! Este (R.A.) é um sonhador ???
    Sua conclusão : A… ,
    As moscas é que mudam ???

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 15:06

      há há veja-se en brotas o que de Mora de mora também chega

      CDU 50,30 % 4 166

      lista IV 45,15 % 3 149 votos

      BRANCOS 3,64 % 12 1,86 %

      NULOS 0,91 % 2,92 % em 2009

      ABSTENÇÃO 21,05 % 22,43

      quando há um verdadeiro opositor ao phoder

      a abstenção baixa

      e o voto nulo

      Gostar

  13. javitudo permalink
    30 Setembro, 2013 15:06

    Rui Moreira está muito acima da média desta porcalhota.
    Pode ser que inicie um ciclo. Vamos ver.
    Dentro de uma semana já ninguém se lembrará das autárquicas, 50% de abstenções…
    Vem lá trovoada da grossa.
    Ainda bem que existe para chuva.
    “Michael Meister, vice-presidente do grupo parlamentar da CDU, o partido da Chanceler Angela Merkel, numa entrevista telefónica à Bloomberg realizada no dia 27 de Setembro – antes das eleições autárquicas em Portugal – e revelada esta segunda-feira.
    “Portugal, de acordo com a minha percepção, empreendeu grandes esforços políticos – tanto no sentido de melhorar a competitividade como no sentido de melhorar a consolidação orçamental”, afirmou Meister acrescentando que “se mais assistência for necessária além do programa [de assistência financeira que termina em 2014], então devemos estar prontos para falar sobre isso”.
    É pena, há contas a ajustar, vão sendo sempre adiadas.

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 15:08

      é pena filha mas não somos a itália

      somos o próximo chipre…..

      Gostar

  14. tric0001 permalink
    30 Setembro, 2013 15:07

    Passos ainda não cedeu o lugar no Conselho de Ministros ao Rui Rio!!!?? Rui Rio vai continuar afastado das “negociações” com a TROIKA !!!???

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 15:17

      negocia acções? há disso não

      CDU 43,17 % 52 eleitos com 10318 dos quais 2500 do pessoal da universidade de Évora da qual Carlos pinto de sá inda se há-de reformar um dia

      35,77 % 68 perde 16 eleitos em Évora ou seja as empresas municipaes e a biblioteca de Évora ganham mais uns directores e chefes de serviços…

      PS 30,25 % 43 7229

      39,69 % 75 perde 32 desempregados a colocar algures

      PSD.CDS-PP 15,87 % 11 desempregados ganharam en prego

      3792 — BE 4,29 % 2 do bebe idem

      1025 1,02 % triplicou quase quadriplicou a votação em Évora mercê da implantação na janada comunidade estudantil desempregada

      BRANCOS 4,05 % 968 2,37 % dobrou

      NULOS 2,38 % 569 1,14 %

      ABSTENÇÃO 50,28 % aumentou 5 por cento 44,97 %

      Gostar

    • tric0001 permalink
      30 Setembro, 2013 15:20

      os Grandes Derrotados de ontem Passos Coelho…Paulo Portas…CAA…Menezes…PSD Lisboa…José Seguro…António Costa…BE…Democracia…
      .
      – Passos Coelho por ter feito escolhas de tão estupidas que eram nem sequer tem qualificativo…
      .
      – Paulo Portas, por cantar vitória quando vemos um Bernardino a conquistar Loures…surreal…
      .
      – CAA, Seara e Menezes, nem vale a pena escrever alguma coisa…
      .
      – José Seguro porque perde grandes cidade para os comunistas…tal como Loures, Beja, Evora…
      .
      – António Costa perde bastantes votos em relação às eleições de 2009, mas…obtem maioria absoluta…
      .
      – Bloco de Esquerda…
      .
      – D

      Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 15:36

        os grandes derrotados são os partidos

        basta ver o caso de Grândola vila morena agora cidade

        % votos eleitos votos % votos eleitos CDU 46,89 % 17 3807

        45,09 % 20

        IND 27,53 % 10
        2235 votos nos independentes……….

        PS 20,96 % 11 1702 42,27 % 23

        BE 0,90 % 73 1,67 %
        BRANCOS 1,92 % 156 1,76 % NULOS 1,80 % 146 1,50 %
        ABSTENÇÃO 34,88 % 4 34,69 %

        Gostar

  15. Carlos Dias permalink
    30 Setembro, 2013 15:15

    Não grama o RM porque o seu candidato pessoal era o triste RFM.
    Só isso.

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 15:22

      o rm o fm oxm o carlosdiaeme é tudo maralha que num interessa ao deserto

      CDU 42,26 % 349 122043

      41,55 % 439 perde 90 eleitos por junção de freguesias e tal

      PS 26,44 % 208 76351
      28,35 % 299

      PSD 7,74 % 50 22360
      12,35 % 93

      BE 6,08 % 23 17564 7,27 % 37

      IND 3,43 % 34 9901 2,10 %

      26 PSD.CDS-PP 3,14 % 17 9071 1,30 % 20

      CDS-PP 1,74 % 4 5013 3,21 % 10

      PCTP/MRPP 0,82 % 1 2370
      0,40 %

      PTP 0,10 % 293 —

      BRANCOS 4,55 % 13125 2,07 % NULOS 3,70 % 10670 1,31 %

      ABSTENÇÃO 58,26 % aumentou 8%…e desde 2009 só emigraram uns 5000 votos 50,39 %

      a abstenção foi do funcionalismo laranja e dos reformados laranja

      tamém nã vi um único Fuzeta da Ponte no voto útil…..cds ppd

      Gostar

  16. JDGF permalink
    30 Setembro, 2013 15:19

    As ‘coligações negativas’ são um pau para toda a obra. Foram o bombo de festa do anterior Governo quando da ‘crise do PEC IV’.
    Nessa altura eram boas. Agora são exorcizadas porque – segundo o post – derrotaram Menezes.
    Parecem-se muito com os ‘swap’. Feitas – ou aconselhadas – por alguém que presentemente tem responsbilidades governativas são ‘derivados’ bons que eprmitem gerir as dívidas. Quando feitas por ‘outros’ são desastrosas, ruinosas, etc.
    Quanto a critérios de análise política em que ficamos?

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 15:28

      não ó já deste garfadas fadistas

      a abstenção afectou todos basta ver o couto de desempregados do seixal

      e 9% de votos nulos e brancos triplicou a anterior marca

      CDU 45,38 % 41 23685
      47,38 % 53 perde 2 por cento dos votos relativamente a 2009

      PS 23,88 % 20 12464 23,03 % 21

      PSD 10,75 % 9 5613 15,56 % 14

      BE 7,17 % 4 3740 7,86 % 5

      CDS-PP 2,84 % 1 480
      2,41 % 1

      PTP 0,29 % 149

      — BRANCOS 5,37 % 2805
      2,21 %
      NULOS 4,33 % 2258
      1,28 %

      ABSTENÇÃO 61,14 % 4 53,85 %

      nulos e brancos 9,70% e em 2009 apenas 3,49%

      5063 votos em caralhos e em brancos

      Gostar

  17. ora permalink
    30 Setembro, 2013 15:40

    basta ver o caso de azinheira de barros onde o presidente da junta esmaga a maré vermelha

    PS 76,72 % 6 379
    55,21 % 4

    CDU 20,24 % 1
    100
    40,40 % 3 perdem 20% dos votos quase 100……

    BRANCOS 1,42 % 7
    0,18 %
    NULOS 1,62 % 8 1,28 %
    ABSTENÇÃO 22,81 % desce 6 pontos percentuais 28,78 %

    Gostar

  18. 30 Setembro, 2013 15:48

    Vamos lá ver uma coisa, fazer uma lista para a Câmara do Porto sem gente ligado à política (i.e., aos partidos) seria sempre impensável. O que existiu, e isso é claro, foi um descontentamento face aos próprios partidos, de quem estava no meio. O que é perfeitamente lógico, atendendo á incoerência do PSD quando escolhe como candidato um tipo como o Menezes. As pessoas que lá estavam não se identificaram com a escolha, e portanto seguiram por uma via alternativa. Até aqui tudo normal.

    De resto, como Sócrates (bem) afirmou, esta noite não foi a vitória dos independentes, mas a vitória das pessoas que, estando nos partidos, corrigiram as más escolhas dos partidos. Isso aconteceu no Porto, como em Cascais. E é saudável que isso aconteça. Aliás, é tão comum os partidos tomarem decisões incoerentes com os seus princípios e ideias, que só é pena isto não acontecer mais vezes. Mas seguramente com o tempo lá iremos.

    Esperar uma ruptura total da sociedade civil face à política e ao sistema partidário, numa das maiores câmaras do País, seria simplesmente insano. Mas os primeiros passos estão dados. Como o Rui Moreira (bem) disse, isto é um sinal para os partidos. Devem perceber o porquê de isto ter acontecido: ou devolvem a primazia à ideologia e à coerência, ou o aparelhismo vai ser destruído. E vai ser destruído por dentro, com os Rui Moreira’s e todos os outros. O CDS parece-me ser o partido que mais inteligência está a ter neste novo posicionamento. O próprio PS está a percebê-lo e a posicionar-se com segurança. O PSD é que teve uma rotunda derrota, por brincar aos “aparelhos partidários” numas eleições locais. Está claro que ia dar mau resultado, e deu.

    O que é curioso, é que bastava o PSD ter escolhido alguém próximo do perfil do Rui Rio (um tipo como o Rui Moreira, precisamente) para hoje os jornais dizerem que, afinal, o PS não tinha conseguido os seus objectivos, e o PSD não sairia muito mais enfraquecido do que estava antes das eleições. Escolheram o Menezes e tudo mudou.

    Gostar

    • manuel permalink
      30 Setembro, 2013 18:29

      Gostei da sua exposição. Pode ser que os “aparelhistas”o leiam e aprendam qualquer coisa.

      Gostar

  19. gbcorreia permalink
    30 Setembro, 2013 15:54

    De forma muito simples: os partidos não são nem sempre inúteis, nem são sempre desejáveis. Nos casos em que hajam mal, é bom que as pessoas de dentro (políticos) se distanciem das más ideias. O que importa na eleição do RM não é ter-se eleito um independente, mas antes ter-se eleito uma pessoa reconhecida na região, com um perfil muito mais interessante que aquele que a lógica partidária impunha.

    Não podemos estar reféns da lógica partidária, enquanto sociedade civil; da mesma forma que não a podemos rejeitar liminarmente. Quando a situação se impõe, porém, ela deve ser castigada sem medos com alternativas diferentes. Felizmente, isso aconteceu no Porto.

    Gostar

  20. Portela Menos 1 permalink
    30 Setembro, 2013 15:54

    este esforço do “ora” – há pelos menos duas horas – para suavizar a derrota do PSD é tão fofinho 🙂

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 16:01

      não a derrota de todos pá ….agente aqui votou maciçamente nu caralho d’óuro

      lista Independente

      2013

      I 40,85 % 6 2797 — aqui o pcp e o ps sempre alternaram no jogo do alterne

      2º CDU 24,20 % 4 1657 —
      PS 12,62 % 2 864 —
      PSD.CDS-PP 10,47 % 1 717 —
      BE 3,86 % 264 —

      BRANCOS 4,35 % 298 — 8% de votos contra os partidos além dos 40,85% numa lista de freguesia apartidária desde 2009….
      NULOS 3,65 % 250 —
      ABSTENÇÃO 53,97 % e o único sítio onde a abstenção baixou

      daqui até à aurora dourada filha vão mais 4 anos de crise

      és tão parola portela de gamas que nos gamam

      duas horas? já?

      Gostar

    • RCAS permalink
      30 Setembro, 2013 17:13

      Ora/und
      Deves ter sido concebido numa ENORME” noite de tempestade… ali prós lados da serra da gardunha…as descargas electróestáticas, foram de tal ordem, que afectaram os cromossomas dos teus progenitores, transformando-te num ser vingativo,ressabiado frustado. À meses que tenho aqui um presunto para oferecer ao teu psiquiatra, mas não à meio…

      Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 18:07

        electromagnéticas leva acento no assento

        mas não há dupla acentuação no português

        ó 4ªclasse mal amanhada

        pôrra num me digas que és o sucateiro dos robalos?

        é que dás erros de cagatória

        electro se são estáticas num mexem

        Electra aurum e o silêncio é de prata

        electró só em electrólito ó ranheta cagada abade socratista…..

        mete o litro no elec tó rato

        Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 18:10

        o meu psiquiatra sou eu e sou mesmo muito bom

        já o teu deve estar no fundo duma barragem com o resto da família

        ou conseguiu escapar algum

        e anda a monte?

        és o único serial killer que não teve filhos para irem à casa dos segredos?

        Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 18:15

        escreve-se ó saloio da saloiada da geração mais que rasca

        não há meio……há do verbo à vere haja alguém
        que police este buiça ou esmiúce esta ursa?

        à meses? ai há há….

        há meses mais marados que tu

        tou brincando mais marado que tu há não

        se cê quer eu tenho um poço ótimo pra ocê

        se tens u presunto há meses já deve ter ganho bolor

        deves andar a snifá-lo há meses….

        à meses hai há há….

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        30 Setembro, 2013 18:38

        dass, ora! o homem só disse que precisavas de uma consulta 🙂

        Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 18:45

        O HOME É ANAL FA BRUTUS COMO TU

        CONSUL TÁ? SÓ SE CONSULTA O QUE NÃO NOS MULTA….

        CONSULTAR UMA PORTELA DE ASNOS É SER UM SAMPAIO

        OU UM ALMÉRDIA SANTOS QUE SE CONSULTA A SI PRÓPRIO MAS SÓ ÀS VEZES QUANDO LHE APARECEM FREGUESES

        INTÉ VOS FIZ UM hino à alegria da portela de arReCuAS….

        (E TORRADAS COM BAGACINHO)UM BE LOG PARA GAJAS GRÁVIDAS E GAJOS COM PANCADAS GASTRONÓMICAS NAS GASTRITES…

        lundi 30 septembre 2013

        POÉTICA DIANÉTICA DA CRISE POLÍTICA EPILÉTICA – TOMAR TOMAR DE arReCuAS NO ESCURO SERÁ SEGURO?

        E agora, Seguro?
        lhe asseguro
        A festa acabou,
        o costa apagou,
        o povo sumiu,
        você assumiu
        na noite esfriou,
        povão não votou
        e agora, seguro
        no pão duro?
        e agora, você
        quer o quê?
        você que é sem nome,
        e tem fome
        de ter fome
        que o tome
        e se some
        nessa fome
        que zomba dos loucos,
        em versos roucos
        e agora, seguro?
        lhe reasseguro
        Está sem Phoder,
        está sem discurso,
        mas ao menos tem curso
        está fadado a dever
        ao FMI
        sem carinho,
        POR SI
        E sem um caminho
        para o Phoder poder
        e o phoder beber,
        e o phoder fumar,
        e ao tomar tomar
        cuspir no poder,
        e no phoder deitar
        o phoder esfriou,
        e nada mudou
        o dia não veio, cantando
        ao phoder não chega, chorando
        simplesmente maria
        não veio a utopia
        e tudo acabou
        e o nada arrasou
        e tudo morfou,
        e o nada calou
        e agora, seguro? E agora, seguro?
        Socrates o grego
        lhe asseguro
        faz obra de negro
        não o arrenego
        na narrativa lavra
        Sua doce palavra,
        e em letras bebe…
        seu instante de febre,
        e come coelho e lebre
        enquanto recebe
        do tesouro algum
        sua gula e jejum,
        é nele una como em nenhum
        em sua biblioteca,
        ele peca
        na sua bolsa de estudo
        ele escava ouro,
        nele o nada é tudo
        e a dívida tesouro
        sua incoerência,
        é ciência
        seu ódio
        em áudio
        é gáudio
        seu ócio
        é negócio
        Com o prumo na mão
        és o grande irmão
        conselheiro
        azeiteiro
        do tostão
        que é milhão
        na loja que é torta
        quer abrir a porta,
        que não existe ;
        de submarinos subsiste
        quer morrer no mar,
        quer aos cucos armar
        mas o mar secou;
        e cuco voou
        Sozinho no escuro
        lá está seguro
        qual bicho-do-mato,
        vivendo do trato
        da agonia
        sem teogonia, ,
        você marcha, seguro
        marcha no escuro
        seguro, para onde?
        seguro tem bonde?
        5% lhe asseguro
        seguro aonde?
        seguro
        se esconde
        lhe asseguro

        Publié par psiquiatra com 16 cadeiras de divida a egas Moniz

        Libellés : E RABELAIS CORNÚPETO AVIDAMENTE SOLFEJOU
        NAS SOBRAS QUE SEGURO…..LHE ASSEGUROU

        Gostar

      • ora permalink
        30 Setembro, 2013 18:48

        ocês precisam de uma resma delas cada um e vai lá ver se vão,,,,,,

        bolas portela de gamas que nos gamam

        era só uma força de expressão….

        mas já agora viste-te a ires ou a vir?

        para um diagnóstico seguro mete 100 contos de selos dentro da carta para resposta

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        30 Setembro, 2013 18:51

        ok, não era uma, eram duas consultas 🙂

        Gostar

      • ora permalink
        1 Outubro, 2013 01:42

        pra ti 12 con sul tás eram poucas

        sei lá ide ó padre Max….

        Gostar

  21. ora permalink
    30 Setembro, 2013 15:55

    O PROBLEMA não é porque votaram em ….no gajo do porto ….

    é porque não votaram

    CDU 37,86 % 35
    15168
    36,58 % 45 ……o aumento de pontos percentuais é mínimo
    e o número de votantes é inferior ao de 2009 em quase um milhar

    PS 27,47 % 21

    28,39 % 29
    PSD.CDS-PP 13,13 % 7 5261 –
    – IND 6,98 % 6 2797 3,65 % 6

    BE 6,41 % 2 2570
    6,64 % 3 chegou a representar muito mais pré 2009

    BRANCOS 4,69 % 1878 1,96 %
    NULOS 3,46 % 1385 1,16 %

    BS aTENÇÃO 61,27 % …….52,36 %

    Gostar

  22. J. Madeira permalink
    30 Setembro, 2013 15:57

    O Rui a. já não sabe como justificar o que todos estão a ver
    de modo diverso do seu! Está com um argumentário muito
    fraco … está a ficar parecido ao “biotecnólogo” CAA!!!

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 16:04

      fundibulário amentário argumentário lança argumentos é…..

      madeira anda podre no blouko uno?

      houve quem conseguisse mobilizar para o voto nos seus interesses

      e os desmobilizados por impostos vários….

      Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 16:31

      em loures o PS ganhou as freguesias das freguesas concelhias e perde a câmara para o toureado por Pinho ,,,el chibanga par lamentar de são bento

      PS 33,46 % 56 27458
      43,49 % 108
      CDU 33,00 % 55 27079
      27,87
      os votos vão de 24700 e picos em 2009 para 2000 votos mais em 2013

      logo é mais um voto de protesto que derruba o PS e o Psd

      já em braga o fantasma do padre Max ajudou o PSD…..

      Gostar

  23. 30 Setembro, 2013 16:06

    Com que então, para Rui A., LFMenezes não estava (antes e durante a campanha) amparado por interesses vários, por lobbys…
    Mas não se fala nem escreve mais sobre. “Né” ?
    Com este post tipo auto-purga, Rui A. está um pouquinho mais aliviado (suspiro…) do choque.

    Volto a escrever isto : qe raio de ooder moral, institucional, social e político tem Rui Rio, que amedronta social-democratas (muitos baronetes e barões), centristas e outros… Agora que ficou livre, até a sua sombra será vigiada e se detectada no bairro da Lapa…

    Gostar

  24. 30 Setembro, 2013 16:07

    Errata :
    : que raio de poder moral,

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 16:32

      e rata rata : que raio de morais de Isaltino

      phoder moral? poder mora all?

      de mora de mora

      Gostar

  25. @!@ permalink
    30 Setembro, 2013 16:52

    Era importante e determinante derrotar Filipe Menezes como foi importante arrumar com o Santanismo e ainda bem para o PSD. O Passismo não existe e o partido pode muito bem dispensá-lo. Quem vai ser o próximo lider???? Vai ser aquela confusão do costume…. e depois queixam-se de levar com PS durante decadas.
    Fiquei esclarecido sobre a posição politica do Rui e do uso que ele faz no apoio a determinada facção na doutrina economica e social.

    Gostar

  26. johnas permalink
    30 Setembro, 2013 17:00

    Entretanto, amigos, la verdade es que si tu no votas, solo ayudas a los màs fuertes, completamente :

    http://arrastao.org/2895707.html

    Gostar

  27. ax solo permalink
    30 Setembro, 2013 17:53

    Uma outra razão para o Porto não querer LFM é que os portuenses tem um complexo de superioridade face aos gaienses (mesmo que apenas a nível subconsciente) e muitos deles não estariam dispostos a ter um rejeitado de Gaia como pres.

    Gostar

    • ora permalink
      30 Setembro, 2013 18:03

      axe axe……gaia é dus morcões e das morconas carago….

      oporto é a capital gaia é o bairro jota de chelas

      Gostar

  28. 30 Setembro, 2013 17:59

    Alguns órgãos da comunicação social, editores, jornalistas, são mesmo uns canalhas.
    Está neste momento na SICN um programa sobre as autárquicas, com um comentador e aberto à opinião dos telespectadores. Ora bem : tem passado repetidamente as mesmas imagens, de ACosta e do P”S, de PPortas, PPCoelho, de Rui Moreira, do vencedor em Braga, entre outros, mas da CDU, nada-de-nada !
    Aliás, ontem, no Altis, Anabela Neves fez mais um frete (“o chefe manda”) a ACosta e ao P”S”, colocando uma senhora face a face a AC, dando-lhe um beijo,e logo de seguida pergunta essa jornalista : “e não gostaria de o ver como PM ?”…

    Gostar

  29. johnas permalink
    30 Setembro, 2013 18:18

    Anabela e a maltosa de oeiras,
    rendida ao seu ladrãozeco como o País,
    pelo geral, à seita de mais deles 🙂 por inteiro …

    http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.com/2013/09/um-pais-em-forma-de-assim-mesmo.html?spref=fb

    Gostar

  30. André permalink
    30 Setembro, 2013 19:25

    Só se esqueceu das relações de Rui Moreira com a máfia (no Porto, vulgo, Pinto da Costa, em que as relações com o futebol são os menores problemas das autoridades) e a sua intensa relação com a associação comercial do Porto, da qual é presidente. Estou-me a lembrar duma coisa que a minha mãe disse ontem à noite (ela trabalha na administração de uma empresa do grupo Amorim), quando disse que de todos os candidatos, os portuenses escolheram o mais corrupto, o mais promíscuo, e certamente aquele que mais conseguirá aumentar a pobreza no norte do país. Segundo o que ela disse, o Rui Moreira é tão corrupto que muitos grandes empresários do país não o podem ver à frente (e para conseguir meter medo a esses empresários, é porque algo de grave se passa).

    Gostar

    • manuel permalink
      30 Setembro, 2013 20:04

      André: Gosto de te ler. Desta vez ,erraste.Devias pedir ao Dr Rui A.para retirar o que escreveste.

      Gostar

      • 30 Setembro, 2013 20:12

        André,
        Vc. está a conjecturar sobre Rui Moreira. A sua mãe está mal “informada”.

        Gostar

    • johnas permalink
      30 Setembro, 2013 20:29

      andré, pá, o tal de rui é corruto porque trabalha?, porque gosta de desporto?, de um clube da cidade?, e tu não trabalhas, seu vadio?, a tua mãe já não vai à rua?, o teu pai deixou a tasca?, e o A Costa (aquele antigo atleta do Sporting) não é agora, como presidente da autarquia, um ferrenho do Benfica?, não trabalha, o gajo, até se não engano de avental em alguma loja?, e tu não és benfiquista, seu setário, que me alembras outro rui, o da silva, ouça, ouça, intriguista e regateira, mais setário que o filha da mãe que anda fugido por um dia … chega, andré, mon ami do ficabem, se puderes… mais logo, vês o rui da silba …

      Gostar

    • rui a. permalink*
      30 Setembro, 2013 20:36

      André,

      Repense lá o que escreveu e, se quiser, retirarei o seu comentário.

      Gostar

      • RCAS permalink
        30 Setembro, 2013 23:54

        O André? qual deles? há… vocês acreditam que só à um… bom, a não ser que o bacano seja absolutamente bipolar…

        Gostar

      • ora permalink
        1 Outubro, 2013 01:44

        vês só há um de ti mas como pensas como eles que são um só
        deves ser multipolar como eles que são unos

        bom ser da famiglia dus sokras dá nisse

        Gostar

      • 1 Outubro, 2013 03:33

        Não leve isto tão a sério, deixe-nos lá tresvariar à vontade, que mal não virá ao mundo.

        Quanto ao seu artigo, assiste toda a legitimidade à entourage que na penumbra empreendeu a campanha que culminou na eleição de Rui Moreira. E porque ficaram na penumbra? Porque em Portugal adoramos virgens e acreditamos nelas, mesmo após provas em contrário.

        E quanto à “coligação negativa”… só faltou apodá-los de “eixo do mal”. É apenas política! Não vale a pena ficar a “lamber as feridas”, passe a expressão. E sabe que mais? Ainda bem que Marco António Costa fez ouvidos de mercador à sugestão de LF Menezes para que se candidatasse a Gaia.

        Política.

        Gostar

      • André permalink
        1 Outubro, 2013 07:04

        O que é? Só disse aquilo que ouvi… Quanto à aparente idoneidade do candidato, ninguém me vai dizer que é possível sustentar uma campanha eleitoral daquela magnitude para a segunda maior cidade do país só com o apoio do CDS-PP, certamente que houve mais dinheiro envolvido. Sabem que às vezes, quando os independentes chegam a cargos tão poderosos em tão pouco tempo, deve-se questionar a qualidade da independência da candidatura, no caso, deve-se questionar a proveniência de todo o apoio financeiro da campanha. Eu sou daqueles que quando vê um independente com muito poder gosta de saber com quem se dá esse independente, às vezes temos surpresas…

        Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      30 Setembro, 2013 21:19

      André, bebeste?

      Gostar

  31. 30 Setembro, 2013 19:33

    Os cacisquistas da zona sul ( costas e companhias) não perdoam a alguém que lhes estrague a gamela.O resta é folclore para entreter o pagode.

    Gostar

  32. licas permalink
    30 Setembro, 2013 22:53

    johnas HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    30 Setembro, 2013 14:02
    Muito bem, de acordo, e “desde que não se estiquem”, também essa .
    ________________________

    Mas, como podem deixar de *esticarem-se* ?
    Como será se não largam (não só na ideologia, mas na prática) o Marxismo- Leninismo?
    E o tal *fecundo* CENTRALISMO DEMOCRÁTICO?
    E para o exterior tomando a peito todas as merdas dos ditadores (Maduro, Fidel, Coreia do Norte, and so on)?
    Se ainda nada dizem da sua posição quanto à URSS?
    ______
    Tentar *branquear* o stalinismo congénito do PCP só lorpas engolem.
    _____
    Náo é sabido que Ãlvaro Cunhal aplaudiu o Golpe de Praga , 1968 ?

    Gostar

    • johnas permalink
      30 Setembro, 2013 23:52

      ao don likas

      Quê?, já há-de passar bem dos cem, esse licas, aliás, likas, se vive lá atrás, atrás, muito lá atrás da era presente, atual, moderna, a sonhar com antes do muro, marxismo, leninismo e o friedrich Engels, mais rosa do Luxemburgo, tatcher e o dos nós no instestino, likas, pá, esses gajos são a base, basezinha, o berço e a mesma semente da democracia em Portugal, você onde andou, veio de assalto?, tudo sem o que, likas, andariam ainda os teus netos do governo atrás do que fosse associação, quando já lá vão à frente, há muito, de bpn’s e bpp’s, ppp’s, máfia e avental de negócios que nos puseram na miséria onde estamos, usted sabe, se ainda raciocina, ok?… aqueles da cdu, você tem sorte, fazem oposição de forma ordeira, sem granadas nem facadas nem ribombos de norteiro, como por países que se sabe, mais perto que os que vê no globo lidl… têm um plano de salvação financeira e económica, votam, dialogam na assembleia, e ora tiveram uma votação que deu a maior subida em número só superada mesmo pela abstenção emigrada e a que já perdeu de todo a esperança que ainda morra cedo o centrão que o pariu e nos lixa a todos.
      E é falar barato, sujo e estúpido, como quem não vê mais que sectarismo, likas, essa sua faixa de velho empedernido, a soletrar a cassete de terror das criancinhas. Leia um livro moderno e sobre um café doce, pá, tome também juízo .

      Gostar

  33. manuel caçoilo permalink
    1 Outubro, 2013 01:31

    Concluindo, do esforçado pleito do rui A. : o maralhal votante do Porto não passa de uma cambada de alimárias incapaz de lobrigar o óbvio, e o dr. Menezes é que é um independente exemplar e incorruptível.
    Novidade novidade foi aquela de o Moreira (qual Carochinha) ter andado a impingir-se despudoradamente a qualquer bicho-careta que o quisesse levar às urnas. Bela história a que falta apenas a prova de que o seu elaborado enredo não passa de mera ficção.
    Um doce a quem adivinhar o que move o rui A. nesta sua virtuosa saga.

    Gostar

    • ora permalink
      1 Outubro, 2013 01:41

      sei lá uma reforma em francos suissos? um lugar na cúria romana

      um quadro dum caravaggio qualquer?

      Gostar

  34. Carlos Dias permalink
    1 Outubro, 2013 01:48

    “os votos do maior sucesso no exercício das suas novas e exigentes funções.”
    Isso costuma-se escrever nos cartões de visita, quando se tem pose de Estado.
    Mas só em Portugal.

    Gostar

Trackbacks

  1. Análise aos resultados das autárquicas: Porto, Gaia e sondagens | O Insurgente
  2. Quando a criatura começa a ficar maior que o criador | O Insurgente

Indigne-se aqui.