Na cauda da Europa *
Há dias perguntei: “Terá Sócrates o nível suficiente de testosterona política para aguentar a ministra e sua reforma?”
Após a manifestação de sábado os ‘spin doctors’ do Governo recorreram às estafadas técnicas de marketing para patentear uma firmeza ilusória, fingida. Depois surgiu António Vitorino e deu o mote: sugeriu caminhos enviesados. O incomparável Vitalino Canas, logo a seguir, transbordava de compreensão pelas novas ideias. Até um secretário de Estado, enroupado num rosto patibular, foi coagido a desdizer tudo o que antes havia jurado.
Poucos dias depois parece já evidente que a reforma vai ser adiada. Os arcaicos líderes sindicais dos professores que temos estão esfuziantes. Quanto à ministra, também não lhe auguro muitos mais meses de vida política. A Educação, essa não pode esperar mas já ninguém parece importar-se. Continuamos a ‘guterrar’.

Na cauda da europa e já estive-mos melhor.
Vejamos o exemplo grego durante anos o nosso PIB era superior ao dos gregos , agora eles estão muito acima de nós . Porquê ? Um exemplo , durante anos a UE incentivou o abate da frota maritima , nós abatemos os barcos os gregos guardaram e compraram mais barcos. Deviam aos acordos com a OMC a china e india exporta/importa muito mais . Pricipalmente por via maritima . O preço do frete maritimo aumentou imenso nos ultimos anos. Quem tinha barcos viu a sua fortuna aumentar exponencialmente . Na grecia “apareceram assim ” 30 armadores maritimos com mais de 1 000 milhoes de euros. Em Portugal nem 1. Mas fomos bons alunos da UE. Agora a UE estimula o arranque de vinha e o abate de vacas leiteiras. Vamos ser bons alunos outra vez ? Para quê ?
GostarGostar
não há reformas no atoleiro em que o país se encontra.
já não muito mais para afundar: o país já comem 80% de produtos importados
GostarGostar
sempre o choradinho
GostarGostar
Foram 100.000 que sairam à rua! Se fosse Primeiro-Ministro, acreditava mesmo que eram todos da Fenprof? Não lhe parece que, se não houvesse recuo, as eleições de 2009, ainda mais depois do desastre da saúde e apesar do Dr. Menezes no PSD, estariam irremidiavelmente perdidas?
GostarGostar
Zé do Telhado,
«Não lhe parece que, se não houvesse recuo, as eleições de 2009, ainda mais depois do desastre da saúde e apesar do Dr. Menezes no PSD, estariam irremidiavelmente perdidas?»
Não. Acredito mesmo que a imensa maioria dos manifestantes (e não ‘marchantes’ como escreveu um professor dito de referência num jornal que também assim se julga, porque a expressão significa ‘negociante’ ou ‘mercador’) de sábado passado irá votar no PS…
GostarGostar
Por acaso não acho!Se houver firmeza no essencial este governo pode prestar um grande serviço ao País!Avaliat não só os professores mas tambem o restante funcionalismo.
E no essencial já toda a gente percebeu que é condição sem a qual não se moderniza o país!E o dificil já está feito!
GostarGostar
Na cauda da Europa estao os comentários que deitam abaixo tantos se faz uma coisa como se nao faz, se faz assim ou se faz o contrário. Gente fraca da caroila. Que está contra sempre tudo e sempre contra o seu contrário.
GostarGostar
A cauda da Europa nao estamos nós. Bsta olhar para o mapa. Aqui é a cabeça. As pernas sao os romanos e os gregps. A cauda é a Turquia e a Rússia.
GostarGostar
Já tinha vaticinado esse enterro.
Infelizmente para o país, já que ocasião como esta não deve acontecer nos anos mais próximos.
Guterrou como todas as outras iniciativas.
GostarGostar
O ministro Gago anda desaparecido.Nestas alturas é que ele deveria aparecer para anunciar que a avaliação do superior aí estava e ninguém a pararia…para acabar com os prof “independentistas” que produzem canudos a pataco e que depois querem meter por cunha onde não devem.
GostarGostar
A larga maioria dos portugueses não vive de reclamações, nem tem os ordenados pagos com os nossos impostos, compreende, por isso, a justeza das medidas da Ministra da Educação. Portgal merece uma escola pública que funcione melhor!
Os professores não são tropa de choque da Intersindical.
GostarGostar
Mas o que é que este modelo de seriação administrativa de docentes tem a ver com a qualidade de ensino ou com a consistência das aprendizagens dos alunos?
Será que ainda não chegou à folha de couve que é o correio da manhã a notícia de que não está em curso nenhuma reforma do sistema de ensino!?
O que está a contecer é que os docentes vão passar a ser ordenados administrativamente para acesso ao escalão seguinte, sendo que, se alguma coisa se alterar relativamente aos alunos, será sempre no sentido da erosão das suas já pouco consistentes aprendizagens. Nada mais.
GostarGostar