Saltar para o conteúdo

Mais do mesmo

18 Março, 2008
by

Num acto que denota algum desespero face à borrasca que ontem se abateu sobre os mercados, o FED baixou hoje para 2,25% a sua taxa de referência (benchmark Federak funds target rate), um corte de 75 pontos de base (bps), em simultâneo com idêntico corte na taxa de desconto, que passou para 2,5%. Esta já havia sofrido um corte de 25 bps no passado domingo…

Os mercados reagiram positivamente à medida, mas as incertezas persistem e o próprio FED manifestou preocupação pelo ressurgimento de tensões inflaccionistas que os cortes recém anunciados não irão propriamente atenuar. E depois da compra a patacos da Bear Stearns pelo J. P. Morgan, já se especula sobre o futuro da Lehman Brothers.

E no tocante ao dólar, a barreira dos 1,60 está por um fio. Depois disso, o precipício será o limite. Não há que ver, estamos em fim de ciclo.

36 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    18 Março, 2008 20:42

    A natureza tem horror ao vazio. Não será tempo do Euro assumir o comando da economia mundial?

    Gostar

  2. justiça de fafe's avatar
    justiça de fafe permalink
    18 Março, 2008 20:46

    Não me parece.A mudança de mãos dos bancos só por si não é borrasca.
    Quanto ao câmbio, o pior está para as empresas exportadoras que vão deixar de vender no mercado com maior poder de compra do mundo.
    Os excedentes comerciais da China descem, e como não têm poder de compra, as empresas vão ficar em maus lençóis.
    O factor grave, bem grave, é o petróleo e a inflação que acarreta.
    A grande depressão foi bem pior e dez anos depois ganharam a Hitler e ao Japão.
    O fim de ciclo está bem linge.A força da livre iniciativa vai relançar a economia ainda que demore alguns anos.

    Gostar

  3. justiça de fafe's avatar
    justiça de fafe permalink
    18 Março, 2008 20:48

    A força do € é contraproducente; um exemplo: o Scirocco da VW estava previsto para os EUA; com o cãmbio actual, parece que já não compensa vender lá.
    Muitipliquem por n empresas e vejam quem vai sofrer mais…

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    18 Março, 2008 20:59

    “vejam quem vai sofrer mais…”

    Depende do ponto de vista. Se os países que habitualmente susbsidiam o défite dos EUA, pararem para pensar e começarem a usar Euros em vez do Dolar,arranjam um sério problema aos americanos. Claro que as posições geo-estratégicas e o controlo das materias primas à escala mundial, via manu militar, (ver o exemplo do Iraque, que se atreveu a tentar indexar o petróleo em Euros) vão travar os mais afoitos.
    Tudo tem um fim, não há impérios eternos.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2008 21:10

    Duas coisas apenas: 1) Afinal os EUA continuam a ser importantes na economia mundial (senão, estaria tudo normal, petróleo, matérias primas e afins); 2) Os EUA são peritos em exportar tudo, até a crise do seu excesso de consumismo (os europeus, asiáticos e árabes) estão e vão pagar os condomínios americanos.

    Como diria alguém, “é a vida”!

    Gostar

  6. Beirão, o Velho do Restelo's avatar
    Beirão, o Velho do Restelo permalink
    18 Março, 2008 21:19

    J Diz:

    Concordo . Todo o mundo a financiar os pobres americanos.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Joca permalink
    18 Março, 2008 21:35

    Espero que os neo-cons que tão alegremente (e lucrativamente) conduziram a esta situação vão agora de vez para o inferno.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2008 21:37

    “Num acto que denota algum desespero face à borrasca que ontem se abateu sobre os mercados, o FED (…)”

    Porque é que andamos todos a fingir que o problema é americano?
    Essa tal borrasca abateu-se… sobre os mercados europeus. Os mercados americanos subiram normalmente. A Europa borra-se de medo dos americanos. o FED (americano) veio mais uma vez dar uma ajudinha à Europa.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2008 21:42

    A propósito: o petróleo está hoje mais barato (em euros) que há 5 anos.
    E altura de arranjarem outra desculpa para a incompetência da nossa economia europeia.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2008 21:50

    “Não há que ver, estamos em fim de ciclo.”

    Espere sentado por esse fim.
    Enquanto as armas estiverem em mãos americanas e a preocupação dos europeus seja o CO2 e o uso de véus muçulmanos nas escolas francesas, tudo continuará na mesma, pode ter a certeza.

    Gostar

  11. justiça de fafe's avatar
    justiça de fafe permalink
    18 Março, 2008 21:55

    Zenóbio, os países que financiam o défice americano ganham juros, não são filantropos.
    E se decidirem levantar os fundos, o problema é o mesmo: deixam de ter mercado para vender.
    Como os EUA vivem do consumo, só têm que abdicar de alguns produtos e viverem em autosuficiência: isto é deixam de comprar carros alemães e japoneses e compram americanos; abandonam o têxtil Chinês e compram mexicano ou EUA, e por aí fora…
    Ou porque é que todo o mundo” financia” os condomínios e o consumo americano? É por amor aos cow boys???

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    bêabá permalink
    18 Março, 2008 21:58

    «A propósito: o petróleo está hoje mais barato (em euros) que há 5 anos.»

    E 2×2 quanto é que é?
    Não venha para aqui dizer mentiras ou alarvemente demonstrar a sua ignorância.
    Está aí um gráfico para consultar:

    O preço médio em 2003 foi 30 e poucos Euros hoje é 70.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2008 21:59

    Se a coisa piorar os Franceses compram de volta a Lousiana, a Rússia compra de volta o Alasca, o México compra até o Texas, e os Índios Apache até podem declarar a independencia nas suas terras.
    No problem

    Gostar

  14. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    18 Março, 2008 22:01

    Não percebo tanta preocupação por assuntos tão comezinhos quando já se sabe que o mundo vai acabar daqui a 4.500 milhões de anos…

    Gostar

  15. luikki's avatar
    18 Março, 2008 22:02

    daqui até festejarmos o fim do capitalismo vai um passinho….

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2008 22:10

    Este fim de semana do Bear Stearn foi a vingança dos estados unidos ao que aconteceu quando foi da bronca do banco em França que levou à queda dos mercados americanos.

    Continuam a brincadeira. É a guerra financeira.

    Gostar

  17. johana's avatar
    johana permalink
    18 Março, 2008 22:16

    E era eu das que diziam mal de americanos, imaginem…

    Um dia destes pego na mala e vou pa Las Vegas, entre aquela barateza, vender-me cara. Nã, não sou de ficar-me aí a ver só passar o leilão ao longe.

    Gostar

  18. Piscoiso's avatar
    18 Março, 2008 22:18

    E rezem um PaiNosso pelo Bush.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    18 Março, 2008 22:23

    Justiça de Fafe,

    “E se decidirem levantar os fundos, o problema é o mesmo: deixam de ter mercado para vender.”

    Faria a fineza de me informar que opções (invasões em nome dos direitos humanos, não vale) tem os EUA, face a uma possível escolha do Euro por parte dos habituais fornecedores de petróleo? ( são os maiores finaciadores do défice dos EUA)

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    henrique permalink
    18 Março, 2008 22:32

    “fim de ciclo”? és mesmo um brincalhão. O ciclo é outro. É o ciclo da especulação. É o ciclo da ganância e de poder ganhar 10 ou 20 vezes mais do que ganhava no ano anterior…É o ciclo final! Vai ser o ciclo do estoiro! depois quem vier vai é apanhar os cacos. O politicamente correcto é dizer que isto é uma inverdade…

    Gostar

  21. Politicamente Correcto's avatar
    Politicamente Correcto permalink
    18 Março, 2008 22:44

    Fim de ciclo? Então o liberalismo não eram só rosas e rios de mel a correr? Afinal há ciclos?

    Gostar

  22. Ruben's avatar
    Ruben permalink
    18 Março, 2008 22:48

    Com a devida vénia, transcrevo:

    “- Em 2000, um barril de petróleo custava 63USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=0.90USD). – Em 2008, um barril de petróleo custa 98USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=1.40USD). E a Galp com aumentos obscenos nos lucros todos os anos! E o governo a arrecadar milhões em isp todos os anos! … E a EDP com aumentos obscenos nos lucros todos os anos! E a Brisa com aumentos obscenos nos lucros todos os anos! E a Banca com aumentos obscenos nos lucros todos os anos! ….. Sócrates vai-te embora, não desgraces mais as familias portuguesas”.
    .
    A Governança dos Numeros, Finanças e Economia, nãa sabem fazer estas contas ao 1º Ministro e ao PR ???? Só há ASAE para o Queijo da Serra, para a tasca do “Jeremias”, ou para a “choiriça” de matança do porco ????? Para os Jaguares da EDP não há ? Isto nem Direita, nem Republicanismo Liberal é, quanto mais Social Democracia do Centrão ou Socialismo !!!
    .
    E “iluminados”, elites crustáceas, da manipulação da matéria estão fóra do Tempo,há quem manipule a luz.. Para bom entendedor …… Não vão longe.

    Gostar

  23. justiça de fafe's avatar
    justiça de fafe permalink
    18 Março, 2008 23:15

    O PIB dos EUA nem sequer é negativo ejá falam em fim de ciclo!!!
    Então o Japão esteve mais de 10 anos a crescer zero e não deixou de ser a 2ª maior potência económica.
    Fantástico,sem dúvida.
    E que tal a grande depressão, aí sim bancarrotas a sério, levou a economia dos EUA a aguentar a II G.G. 10 anos depois…
    Zenóbio, os EUA só têm de fazer o câmbio de € par $, embora lhes fique +caro.
    Mas como digo, e se os Democratas ganharem, com o proteccionismo, os EUA compram os seus carros, computadores made in Sillicon VAlley, cereais do Midwest, texteis deles ou do México, e por aí fora…

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Micas permalink
    18 Março, 2008 23:29

    Com a devida vénia, o preço do petróleo não “custava 63 USD” em 2000. No mínimo, importa especificar do que se está a falar, se do Brent de Londres ou o WTI/Crude de New York, sendo que os mercados europeus se abastecem preferencialmente do primeiro.
    Se bem que a desvalorização do dólar face ao euro tenha vindo a ser bastante acentuada como todos sabemos, ela não foi suficiente para atenuar os efeitos do aumento das pressões sobre esta commodity – quer do lado da oferta, quer do lado da procura devido a multiplos factores – Isto mesmo é possível constatar através da evolução espelhada na tabela abaixo (que peca apenas por cobrir apenas o período findo em Outubro de 2007)

    http://www.swivel.com/data_columns/spreadsheet/6113410?page=1

    O gráfico do comentário #12 refere-se ao WTI sendo, grosso modo, semelhante ao que resulta da evolução do brent no mm período.

    Gostar

  25. CN's avatar
    18 Março, 2008 23:38

    Agradecer ao socialismo monetário. O capitalismo consegue funcionar apesar dele e não por causa dele.

    Capitalismo monetário significaria com toda a certeza o ouro e prata como activos monetários.

    Uma moeda única mundial de geração espontânea.

    E o fim dos grandes ciclos económicos.

    Mas isso é impossível. O Estado Moderno depende directamente da capacidade de financiar déficits por criação monetária e o sistema bancário agradece a extrema graça de poder conceder crédito também por pura criação monetária.

    Gostar

  26. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    18 Março, 2008 23:43

    Do que ninguem tem dúvidas é que o Neo-liberalismo com a sua sobranceria e ganância deu nisto!

    Nem o bom senso é admitido não vá os milhões esfumarem-se!

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    19 Março, 2008 00:02

    É mesmo Fim de festa?

    O cómico no meio disto é que são os liberais que estão a recuperar o Keynes, e achar bem as medidas de protecionismo, o investimento público, as ajudas estatais aos bancos e grandes empresas em dificuldades.

    Só falta ver o João Miranda confessar que voltou a ler “As vinhas da Ira” de John Steinbeck, e que desta vez gostou muito.

    P.S. Alguém viu o João Miranda?

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    19 Março, 2008 00:06

    justiça de fafe

    “EUA só têm de fazer o câmbio de € par $, embora lhes fique +caro”

    Sabe que não é bem assim. A moeda de referência nos últimos 70 anos tem sido o USD, e ficar sem essa vantagem não seria de fácil digestão.

    Gostar

  29. justiça de fafe's avatar
    justiça de fafe permalink
    19 Março, 2008 03:24

    Zenóbio, os EUA só têm de fazer o câmbio, embora lhes fique + caro.E ponto.Porque o € ainda não tem força-apesar da cotação actual-para substituir o $.
    E acha que o Japão, Austrália, Canadá, e até mesmo os petrodólares, estão interessados em abandonar o $?
    E que eu saiba o Keynes era defensor de um sistema capitalista; e o que está a ser feito não é Keynesianismo, que implica grandes investimentos públicos: isso foi a receita bem sucedida de Roosevelt(Franklin D.)

    O que espantoso é como já se “adivinha” o fim do capitalismo, isto é, da vida cómoda e luxuosa, como se os comentadores não usufruísem disso!!!
    Então é melhor Cuba? Coreia do NOrte? Zimbabwé? China? Irão?
    Ou a Europa não se inclui nos países capitalistas?
    Vejam a diferença entre as Coreias: miséria e campos de trabalho escravo no NOrte e alto índice de vida no Sul.

    Para CUba, há um bom link mesmo a esta hora:
    http://www.mentesdespertas.blogspot.com

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Março, 2008 06:47

    O que é bom de ver é o estado a ter de ir em socorro dos privados. E dos privados milionários. Os tais que ganharam dinheiro emprestando aos privados pobres e lhes sacavam as casas até que ningu´me já dava nada pelas casas que eles sacavam.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Março, 2008 06:57

    Era desconhecido do mundo que nos US havia tanta gente pobre que nem conseguia pagar o dinheiro que pedia emprestado capaz de causar uma crise subprime gigantesca. Será que os estados unidos é uma realidade virtual?

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Março, 2008 07:09

    Em Portugal a crise parece continuar. Diz o JN que na cisao da PT, funcionários que sairam da PT para a ZON tiveram direito a indemnizaçoes. É extraordinária a capacidade de fazer desaparecer dinheiro público.

    Gostar

  33. Ruben's avatar
    Ruben permalink
    19 Março, 2008 08:21

    .
    Com a devida venia no final de 2000 o preço do barril era 63 USD confirmado aqui:
    .

    Click to access PressItem.886.1228.pdf

    .

    Gostar

  34. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    19 Março, 2008 09:24

    Zenóbio:

    O João Miranda foi em peregrinação à Terra Santa.

    Gostar

  35. fantas's avatar
    fantas permalink
    19 Março, 2008 09:27

    O justiça de fafe saiu cá um torcido… E todos dias se vê aí apelos do tio sam e o fafes não apanha o barco pròs states.

    Gostar

  36. setmas's avatar
    setmas permalink
    19 Março, 2008 09:30

    Realmente, esse fafes é bem parolinho.

    Gostar

Deixe uma resposta para Beirão, o Velho do Restelo Cancelar resposta