Saltar para o conteúdo

Sistema financeiro antecipa escassez

19 Março, 2008

Sistema financeiro apoderou-se do petróleo

Desde o final de 2003, o número de contratos futuros de petróleo subiu 364 por cento enquanto o consumo real subiu oito por cento, afirma o presidente executivo da Partex, António Costa e Silva, para explicar como “o sistema financeiro se apoderou do mercado petrolífero” e determina hoje o seu preço. “As transacções físicas de petróleo são uma pequena parte, há um peso do mundo virtual sobre o real que é extraordinário”, sublinha.

António Costa e Silva parece um tanto irritado com o que está a acontecer. Mas são boas notícias. É uma demonstração de como os mercados fnanceiros podem servir para antecipar a escassez futura. Os prelos sobem desde já antecipando essa escassez e evitando-a. O sinal de que há escassez viaja assim do futuro para o presente e os consumidores podem desde já adaptar-se. Se este mecanismo não existisse, os consumidores viveriam felizes como se o petróleo fosse durar para sempre. Assim, têm incentivos financeiros para se adaptarem desde já, O peso do mundo virtual de que António Costa e Silva fala é na verdade o peso da incerteza, da procura futura e das reservas limitadas.

Anúncios
22 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    19 Março, 2008 10:25

    O mercado está lá a antecipar as reservas futuras do petroleo… lol
    Está a antecipar é o lucro que vao ter quando venderam as acçoes do pitroleo.

    Gostar

  2. JoaoMiranda permalink*
    19 Março, 2008 10:30

    ««O mercado está lá a antecipar as reservas futuras do petroleo… lol
    Está a antecipar é o lucro que vao ter quando venderam as acçoes do pitroleo.»»

    Qual é a difeença entre uma coisa e outra? Se os investidores estão a antecipar lucros é porque estão a antecipar escassez futura.

    Gostar

  3. Anónimo permalink
    19 Março, 2008 10:35

    Podem estar a especular que haja escassez ou a especular que todos vao pensar que vai haver escassez, que vá haver guerra, boicotes ou outra coisa qualquer. Era a altura de começarem a especular que o petroleo vai deixar de ser preciso, por inventarem outra fonte energética. Mas o chato que aumentando o preço do petroleo, vao todos andar à procura de mais petroleo, mesmo que seja dificil de encontrar.

    Aliás descobriram recentemente que numa lua de um planeta solar há petroleo até dizer basta. É só gastar dinheiro para o ir buscar.

    Gostar

  4. O falso rei das Pampas permalink
    19 Março, 2008 10:54

    “Mas são boas notícias. É uma demonstração de como os mercados fnanceiros podem servir para antecipar a escassez futura”
    Óptimas notícias, não é?
    Já estão a cobrar-nos hoje os problemas de amanhã.

    Gostar

  5. 19 Março, 2008 11:00

    O seu comentário às palavras de António Costa e Silva revelam uma ignorância profunda sobre economia. Quando os futuros vencerem, onde é que está o petróleo físico que lhe corresponde? Não existe. Não é uma situação nova, conhecidas empresas do sector da energia no passado foram à falência por esse mesmo motivo.

    Aliás, leio por vezes este blog e os seus comentários completamente delirantes e ignorantes destoam muito da qualidade que há neste blog. Sobre economia aconselho-o a voltar aos livros da escola secundária.

    Gostar

  6. Luis Moreira permalink
    19 Março, 2008 11:07

    JM

    É o que faz o assaltante de caixa.Antes que acabe…

    Gostar

  7. 19 Março, 2008 11:07

    O comentário é factual. É verdade que grande parte do que se paga pelo crude representa a incorporação da prespectiva da escassez futura. E depois ? Sempre foi assim na sociedade. As acções também sobem/descem nas bolsas até por uma leve suspeita de que algo pode acontecer…
    Mas o sistema financeiro não faz bluffs a longo prazo. Se fazem essa incorporação da escassez futura é porque teem fortes razões que ela vai acontecer. Por isso o crude é cada vez mais valioso, para constituir o máximo de reservas estratégicas e para ser usado no desenvolvimento de novas alternativas energéticas como a nuclear (“esquecida” em PT mas não nos países mais desenvolvidos).

    Gostar

  8. 19 Março, 2008 11:26

    Caro João,

    O seu comentário revela a falta de bases que tem em ciencias sociais, neste caso Economia.
    O que acontece com todas as matérias primas (minerais, agricolas, etc) não são antecipações de escassez, mas sim o procura por parte do escesso de massa monetária em circulação por activos com valor intrinseco, dado que dot-coms e bancos insolventes já não enganam ninguem. A sua querida FED-socialista é responsável por tudo isto. Lamento que ainda seja um Bushista e não um RonPaulista. Tudo isto expõe a sua arrogância intelectual, típica das ciências exactas quando abordam as ciências socias: Nestas não existe determinismo, ninguem garante que perante o mesmo input, o resultado se repete. Acredite que as ciencias sociais são mais complexas do que os comportamentos físicos na proximidade das membranas.

    Gostar

  9. Luis Moreira permalink
    19 Março, 2008 11:38

    E quanto áquela demonstração pública acerca do Sistema de Saúde Americano?

    Antecipação da escassez! Pura e simplesmente as pessoas não têm direito nem acesso a qualquer cuidado médico!

    Famílias inteiras de gente que trabalhou toda a vida!

    Incrível !

    Gostar

  10. JoaoMiranda permalink*
    19 Março, 2008 12:11

    ««Antecipação da escassez! Pura e simplesmente as pessoas não têm direito nem acesso a qualquer cuidado médico!»»

    Isso é mais ou menos como cá. Com a diferença que cá toda a gente diz que é necessário mais do mesmo.

    Gostar

  11. Tiago Sottomayor permalink
    19 Março, 2008 12:29

    “António Rogeiro Diz:
    19 Março, 2008 às 11:00 am

    O seu comentário às palavras de António Costa e Silva revelam uma ignorância profunda sobre economia. Quando os futuros vencerem, onde é que está o petróleo físico que lhe corresponde? Não existe. Não é uma situação nova, conhecidas empresas do sector da energia no passado foram à falência por esse mesmo motivo.”

    Você é que revela ignorância profunda sobre economia. Sabe qual é a percentagem de contratos em que não se reverte a posição antes da maturidade e efectua-se a entrega física do activo subjacente?

    Gostar

  12. X NEO permalink
    19 Março, 2008 14:25

    Mesmo num mercado que revele uma forma de eficiência semi-forte (Eugene Fama, 1970), toda a informação pública disponível já está reflectida no preço do bem. Assim, que informação nova chegou ao mercado para justificar a subida dos preços? A escassez? Só agora é que os mercados decobriram que o petróleo é uma fonte de energia não renovável?

    Now for something also completely delirious: Gostaria de vos ouvir, também, a pregar sobre as virtudes do mercado e a crise do subprime.

    Gostar

  13. Anónimo permalink
    19 Março, 2008 14:26

    Engraçado que ninguém demonstra que o petróleo vai acabar. Porque não vai tão cedo. O que demontra que é tudo especulação barata. Como se sabe os economistas percebem imenso de petróleo e outros recursos energéticos. E de pão que também foi aumentado porque como passou tudo a especular em commodities.
    Será que o pão vai acabar ?
    Será que o trigo vai acabar ?
    Se plantam mais, então a oferta é maior e o preço desce. Mas tem subido . Porque é transacionado em grande especulação na bolsa .
    Simples

    Já agora, só nos ultimos anos foram despedidos 30.000 bancários e outros de Wall Street. Cuidado com o que defendem.
    Os bancos estão a fechar.
    Os vossos empregos estão a acabar.

    Gostar

  14. Anónimo permalink
    19 Março, 2008 14:33

    Parece que hoje estao a especular que o petroleo nunca mais vai acabar. Vai ser em queda livre

    Gostar

  15. doomer permalink
    19 Março, 2008 14:36

    Bom post, apesar dos preços altos por si só não evitarem escassez, tudo depende se há alternativas viáveis a um dado preço. Se não existirem essas alternativas, ou as pessoas usam menos ou deixam de consumir, o que em muitos casos pode significar sérias dificuldades.

    «Aliás descobriram recentemente que numa lua de um planeta solar há petroleo até dizer basta. É só gastar dinheiro para o ir buscar.»

    Não é petróleo, é metano e outros hidrocarburetos mais simples que existem em grande quantidade em Titan. Pensar que é possível ir lá buscá-los para depois abastecer o carro é no mínimo demente.

    Gostar

  16. Anónimo permalink
    19 Março, 2008 15:05

    Sempre se soube que o petroleo ia acabar depois dos preços aumentarem.

    Gostar

  17. 19 Março, 2008 15:06

    Ainda há quem queira ignorar a existência da lei da oferta e da procura, qual ícaro a caminho do sol…

    Neste caso, o preço elevado existe devido a um misto de aumento da procura de petróleo cuja correspondência futura pela oferta é cada vez mais incerta e o fenómeno que já aqui referiram da perda de valor do papel moeda e busca de refúgio nas matérias primas.

    Quanto aos que desconfiam tanto do virtual, podem sempre desatar a comprar futuros de petróleo…

    Gostar

  18. doomer permalink
    19 Março, 2008 15:28

    Um gráfico da produção de crude oil nos ultimos anos:

    Não se complique o que é simples, olhem para o gráfico e pensem no crescimento da procura nos países asiáticos. Qual é o resultado?

    «Engraçado que ninguém demonstra que o petróleo vai acabar. Porque não vai tão cedo.»

    Mas ainda não compreendeu que o problema não é esse?
    Claro que o petróleo nunca vai acabar, até porque devido a razões geológicas e físicas só cerca de 35% do petróleo in situ num campo petrolífero é recuperável.
    O problema vai ser a incapacidade para aumentar a produção. O mundo já foi mais que explorado na procura de petróleo, os grandes campos petrolíferos foram descobertos primeiro, estes campos de qualidade e quantidade superior são uma grande percentagem da produção actual e estão a envelhecer, muitos deles já ultrapassaram o pico de produção.O problema é que produção agregada global brevemente vai entrar em declínio irreversível, enquanto milhões de pessoas aspiram um modo de vida baseado em energia barata.

    Gostar

  19. X NEO permalink
    19 Março, 2008 16:16

    Escassez? Com o aquecimento global do planeta, vai passar a haver excedente de petróleo (pelo menos para o aquecimento no inverno)…

    Gostar

  20. abantesma permalink
    19 Março, 2008 17:48

    Sendo JM uma pessoa coerente ficar-lhe-ia bem aplicar o mesmo raciocinio logico a questao do aquecimento global …

    Gostar

  21. rxc permalink
    20 Março, 2008 12:03

    Ora bem, JM é investigador em biotecnologia, António Costa e Silva é presidente da Partex. Qual deles perceberá melhor de petróleo e mercados? Dou uma dica, um tem uma vasta experiência no sector da energia, o outro vê o mundo a preto e branco…

    Gostar

  22. Nonato permalink
    26 Abril, 2008 01:45

    ahahahhahah bando de otarios hahahha.
    seus deentes
    ficam mandando mensagens para esses otarios

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: