Saltar para o conteúdo

Os Jogos da vergonha V

26 Março, 2008
by

Esta posta do Gabriel é matéria de opinião: no fundo, nada fazer porque não vale a pena e estraga-se a festa.
A minha opinião é diametralmente contrária: os JO são acontecimento com repercussões políticas e enormes e evidentes, tudo o que se fizer antes, durante e depois, tem consequências políticas, e força a tirania chinesa a reflectir sobre os seus métodos como nunca o fez até hoje.

Confesso que me causa algum aborrecimento discutir evidências: será que as declarações de Sarkozy, os avisos de Rice, as ameaças do presidente do PE, as manifestações de chinesice de Barroso, os incidentes de anteontem na ONU, o falar-se desta questão em TODAS as iniciativas internacionais em que a China está presente, será que tudo isto e o mais, se deve a um acontecimento meramente desportivo?

Ou não será, na verdade, que por detrás destas alegações aterradoras pelo seu formalismo desviado da realidade, ainda há liberais que defendem que alguma liberdade económica é suficiente para se chegar, por infusão divina, certamente, a todas as vertentes que o conceito de democracia liberal contém?

14 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Março, 2008 10:51

    ó pá.. e´assim.
    é evidente que pressionar a China e ela nao ceder.. é a guerra.

    Do you really want it?
    é melhor parar antes de começar. Nao é uma boa ideia, chatear a paciencia do chines.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Março, 2008 10:52

    É que eles nao sao boas pessoas

    Gostar

  3. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    26 Março, 2008 11:33

    Acho que escapou ao CAA o sentido do post do Gabriel e aquilo que eu expliquei nos respectivos comentários:
    O que faz mudar a situação é o “convívio forçado” provocado pelos JO. É a circulação de informação que se torna inevitável, é o contacto das pessoas umas com as outras. Já se esqueceram que foi isso (a circulação de informação e de pessoas) que acabou com a Cortina de Ferro? Alguém tem a ilusão de que a China se vergaria à “lição” que o Ocidente lhe daria com um hipotético boicote? A China não mudará porque a obrigam a mudar, mas sim porque a obrigam a querer mudar.

    As ditaduras só se aguentam enquanto não há massa crítica de revolta na população. Quando há um motivo qualquer que permita dar um cheirinho de liberdade às pessoas, elas ficam “viciadas” nisso e dificilmente desistem dela. Os JO são uma excelente ocasião para criar esse “vício”, tal como foi um Papa de Leste, etc., etc. Qualquer motivo serve para esse efeito, desde que proporcione maior circulação de informação e de gente. Ou seja, JO boicotados não provocam impacto significativo no interior na China, o efeito é mais no exterior. A China é grande demais para mudar empurrada, tal como era a URSS. A mudança tem de vir de dentro, imposta pela própria população.

    Gostar

  4. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    26 Março, 2008 11:38

    por definição os politicos não têm vergonha na cara … nem em qualquer outro sítio

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    António Lemos Soares permalink
    26 Março, 2008 12:13

    Não sou favorável a que se boicotem os Jogos Olímpicos; na China, ou noutro qualquer lugar. Os atletas não devem ser penalizados por quaisquer questões de ordem política. A meu ver, a responsabilidade de tudo isto tem um nome: Comité Olímpico Internacional!
    Como foi possível marcar a mais importante competição desportiva do planeta, que devia transmitir tão nobres valores como: desportivismo, amizade, lealdade e cavalheirismo, para um dos mais sanguinários regimes políticos que a Humanidade já viu!?
    Que estranho mundo este!

    Gostar

  6. PMF's avatar
    26 Março, 2008 13:09

    Concordo com o CAA, no que diz respeito ao caracter político (inevitavelmente político!) da questão gerada em torno dos JO.

    Discordo, em parte, do TAF, na medida em que o exemplo trazido à colação não me parece nem muito apropriado, nem sequer muito contextualizado. Com efeito, foi a erosaão do próprio regime (interno) mais a força da circulação da informação – vulgo, efeitos da globalização – que destroçaram o “muro de Berlim”. O alegado convívio inter-cultural que os JO proporcionariam, sinceramente, parece-me absolutamente utópico, ou, pelo menos, inconsequente (ou alguém pensa que a “mensagem” chegaria mesmo á população – ou chegaria mais do que o que já chega, actualmente, sem JO?)

    Sem achar que que se deve boicotar os JO de Pequim (inclino-me mais para o contrário, para que não se boicote tal iniciativa) o facto é que, inevitavelmente, o desprestígio que estes JO vão gerar, vai repercutir-se no COI Internacional, no próprio ideário olímpico (se é que, nos JO moderno algum vez ele existiu)!

    Gostar

  7. Pedro Gil's avatar
    Pedro Gil permalink
    26 Março, 2008 13:21

    Cara Cristina, perdão CAA,
    como é que leu o post do Gabriel? Palavra sim palavra não, a ultima palavra de cada linha, Os artigos apenas, com uma garrafa de Vodka ao lado?…
    Deve ter sido de uma forma curiosa… Por exemplo o primeiro parágrafo é muitas vezes é importante como se apreende no básico. É onde está normalmente a introdução e não poucas vezes a ideia central. Provavelmente passou à frente…
    “[…] por detrás destas alegações aterradoras pelo seu formalismo desviado da realidade […]”.
    Se calhar eu (também) não sei ler mas não é que esta frase me parece de uma falta de nível monstra sendo destinada a colegas de blogue?… Há coisas engraçadas de facto…

    Gostar

  8. Pedro Gil's avatar
    Pedro Gil permalink
    26 Março, 2008 13:37

    O meu ultimo comentário foi editado já que o anterior tinha sido censurado pela Crist… coff coff, não! ai que me ia enganar outra vez… por … alguém.

    Gostar

  9. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    26 Março, 2008 13:39

    por mim.

    Gostar

  10. Pedro Gil's avatar
    Pedro Gil permalink
    26 Março, 2008 13:44

    Caro Gabriel,
    Até admito que se apague o primeiro já que continha uma provocação no inicio. Como o último que escrevi já agora. Se o quiser apagar compreendo. Mas o que acabou de apagar é, parece-me, completamente neutro ou pelo menos dentro do razoável. Em particular incomoda-me a forma que eu leio como agressiva como está escrita a ultima frase deste post. Será que isto pode ficar agora?

    Gostar

  11. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    26 Março, 2008 13:49

    o último que refere foi apagado porque numa leitura apressada o entendi como igual aos anteriores. não tenho forma de o recuperar.
    solicita-se que o «incómodo» com «agressividades» seja expresso dentro das regras da educação.

    Gostar

  12. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    26 Março, 2008 13:59

    PMF, já tinha esclarecido essa questão dos JO num post anterior e neste tive o cuidado de especificar melhor, mas pelos vistos ainda não fui suficientemente claro. O que eu digo que teve influência na queda da Cortina de Ferro não foram os JO, mas sim a circulação de informação e de pessoas. Nesse caso nem sequer referiria nenhuns JO como tendo influência, houve factores incomparavelmente mais importantes como João Paulo II, a Internet (mesmo na versão quase só Email que existia na altura), a televisão via satélite, etc.

    Gostar

  13. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    26 Março, 2008 14:31

    Email e news, é claro.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Março, 2008 17:14

    CAA eu sei que custa ser chamado de bovino quando se prega ser contra a bovinidade…O post do gabriel foi de uma lucidez como eu nunca vi aqui no Blasfemias, sinceramente.

    E refrescante ver alguem sair da caixa, nao como o JM (Nao havia parques eolicos na altura do D quixote), jcd ou voce mesmo, mas com sensatez, espirito critico e inteligencia.

    cumprimentos

    Gostar

Deixe uma resposta para Tiago Azevedo Fernandes Cancelar resposta