Saltar para o conteúdo

Confissão

28 Março, 2008

Sócrates: baixa do IVA terá efeitos na economia, nos preços e nas expectativas

Sócrates confessa que em 2005, quando fez subir o IVA de 19% para 21%, prejudicou a economia, fez subir os preços e minou as expectativas. Para desfazer o aumento de 2005, Sócrates ainda tem que baixar o IVA em 1%.

28 comentários leave one →
  1. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    28 Março, 2008 18:33

    Ele confessa para poder dizer agora o contrário.Que valeu a pena, que tem razão e que está a favorecer agora!

    Ora a verdade é que só prejudicou.No resto não tem razão nenhuma!É como subir o deficit para 6.8 e agora vir dizer que o baixou para 2.6! Com as receitas !Do tal aumento que, segundo confessa, prejudicou a economia!

    Com o Sócrates tudo dá certo.Nós é que vivemos pior embora isso não interesse para nada!

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    José permalink
    28 Março, 2008 18:37

    Boa! É precisamente a lógica do tipo.

    Gostar

  3. JR's avatar
    28 Março, 2008 18:42

    “É como subir o deficit para 6.8 e agora vir dizer que o baixou para 2.6!”

    quem subiu foram os incompetentes laranjas e aqueles senhores que assinam muitos despachos por noite e tiram muitas fotocópias.

    tudo boa gente.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    28 Março, 2008 18:48

    Quando o Socras diz que é “desprezível” não quererá dizer “desprezável”?…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Zé do Boné permalink
    28 Março, 2008 18:48

    Se Sócrates baixar o IVA em 1%, este passará de 20% para 19.8%.
    Será isto que o JM pretende?
    Ou acabou de cometer uma argolada economica de principiante?

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Março, 2008 18:51

    A oposiçao a Socrates contesta. Diz que descida ou subida de iva nao tem efeito nenhum. Subam aí para os 30% que a oposiçao nao se queixa e diz que nao tem efeito.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Março, 2008 18:53

    Já repararam que depois de tanto criticar a subida de iva, agora que desce criticam na mesma? Afinal a subida de iva num fazia mal. Estava bem como estava para a oposiçao.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    tina permalink
    28 Março, 2008 19:09

    Bem, mas mesmo assim é melhor do que a Ferreira Leite que também aumentou 2% mas nunca voltou a baixar.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Março, 2008 19:20

    # tina Diz:
    28 Março, 2008 às 7:09 pm
    Bem, mas mesmo assim é melhor do que a Ferreira Leite que também aumentou 2% mas nunca voltou a baixar.

    Quando era altura de baixar veio o seu amigo que, em vez disso, subiu mais 2!!!

    Gostar

  10. Romero's avatar
    Romero permalink
    28 Março, 2008 19:21

    JM Parecer que você não é muito bom a fazer contas. Parece estar mais fadado para a maldicência. O IVA vai baixar 1 ponto percentual e não 1%. Ou será que quer atirar areia aos olhos?

    Gostar

  11. Romero's avatar
    Romero permalink
    28 Março, 2008 19:25

    Anónimo Diz:
    28 Março, 2008 às 7:20 pm

    O PSD esteve quase tanto no governo quanto este governo. E nem sequer se falava em baixar o IVA.

    Gostar

  12. Romero's avatar
    Romero permalink
    28 Março, 2008 19:26

    Anónimo Diz:
    28 Março, 2008 às 7:20 pm

    O PSD esteve quase tanto tempo no governo quanto este governo. E nem sequer se falava em baixar o IVA.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    tina permalink
    28 Março, 2008 20:07

    “JM Parecer que você não é muito bom a fazer contas. Parece estar mais fadado para a maldicência. O IVA vai baixar 1 ponto percentual e não 1%. Ou será que quer atirar areia aos olhos”

    Então explique lá isso ó compadre.

    Gostar

  14. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    28 Março, 2008 20:18

    O João Miranda em lógica é um verdadeiro nabo. Em primeiro lugar sócarates disse que tinha efeitos, mas não disse quais. Convém sermos rigorosos. Adiante. Admitindo que ele queria dizer efeitos positivos com a baixa do IVA, como se pode concluir automaticamente que uma subida do IVA tem efeitos negativos?
    A lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos, mas primeiro é necessário apresentar evidências que sustentam essas conclusões. Corrijo a primeira frase: JMiranda é muito bom em argumentos falaciosos.

    Gostar

  15. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    28 Março, 2008 20:29

    Desceu o IVA? Há 3 anos era de 17% !

    É só sucessos, nós é que vivemos pior!Mas isso não interessa nada!

    E se juntarem os prejuízos acumulados nos hospitais apressadamente transformados em EP, e os prejuízos das off shores do BCP,convenientemente entregues aos socialistas transladados da CGD, o deficit poderá andar perto dos 5%!

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    28 Março, 2008 20:48

    Baixou 1% ou 0,1%? É que, pelos vistos, o Grande Timoneiro não sabe a diferença. É tudo igual. Como Suécia e Suiça.

    Gostar

  17. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    28 Março, 2008 21:33

    Romero responda á Tina!

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    28 Março, 2008 21:35

    Mas que grande “lábia”, a de alguns an(t)ónimos que, neste espaço, se transcendem… tudo boa e bem comportada gente.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Espada permalink
    28 Março, 2008 22:30

    “O PSD esteve quase tanto tempo no governo quanto este governo. E nem sequer se falava em baixar o IVA.”

    Que comparação.
    O PS acabara de pisgar-se e negou a Sampaio a constituição de novo governo com a maioria que tinha, o que é basante estranho.
    Partiram deixando a nação no pântano, as SCUTS por pagar e quase mais 200.000 empregados (boyzada) no estado, que agora representam 95% do peso que gera aquilo a que chamam “défice”.
    Quando Durão disse “estamos de tanga”, disseram que não, que não era verdade.
    Com esta gentalha do PS e do PSD não se vai longe, mas o PS consegue ser bem mais criminoso.
    Mas domina melhor a comunicação social e hoje as pessoas pensam que o défice diminuiu.
    Pode-se de dizer que o défice diminuiu como se pode dizer que os impostos aumentaram ou que com impostos assim daqui a dez anos vamos estar muito pior do que agora. A pior coisa que pode acontecer a Sócrates em 2009 é ganhar as eleições, porque vai sair pela porta do cavalo, mas rasteiro do que o próprio Guterres, porque este ainda teve tempo para gozar a herança de Cavaco.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Espada permalink
    28 Março, 2008 22:36

    Expresso: “Falências dispararam com o agravar da crise; 50 mil empresas encerraram portas em Portugal no ano passado”

    Só 50.000 num universo de 250.000? Isso são apenas 136 por dia.
    E dizem que o número de inscritos nos centros de desemprego baixou!
    Só Sócrates faz milagres destes.

    Gostar

  21. Anonimo's avatar
    Anonimo permalink
    28 Março, 2008 23:44

    .
    Tina, lembrou bem Manuela Ferreira Leite, aumentou o IVA de 17% para 19%, assumiu publicamente na altura o compromisso de honra perante os Portugueses, Adultos e Cidadãos, que era só até ao fim do ano… marchantes sambistas de todas as cores do Bairro da Treta

    Gostar

  22. Tuga's avatar
    Tuga permalink
    28 Março, 2008 23:48

    Sócrates é um santo milagreiro!
    Claro que ao subir a carga fiscal estrangulou a economia: redução do poder de compra e consequente diminuição da procura. E, para cúmulo, tomou estas medidas quando a economia estava em recessão, precisamente o oposto do que deveria ser feito, segundo a política do “stop and go” aplicada nos ciclos económicos.
    Consequências? Infelizmente, estão a ser sentidas por Tugas: os que passam fome, os que estão tecnicamente falidos, os que estão desempregados, os que tiveram de emigrar, etc. e tal.
    E o pior ainda está para acontecer, pois há sempre o efeito propulsor (neste caso, negativo!). A comprová-lo, leia-se o comentário das 10:36 pm, deixado por Espada.

    Gostar

  23. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    28 Março, 2008 23:50

    Pois sim, continuem a falar da Manela como se o Sócrates tivesse tomado posse ontem e nascido a semana passada!

    Foi ministro com Guterres e antes disso secretário de Estado.

    O Sócrates quer que a gente acredite que não tem responsabiliade nenhuma.Tudo culpa do D.Afonso Henriques.

    Gostar

  24. rb's avatar
    29 Março, 2008 00:22

    Qual é a parte da notícia de que “Sócrates confessa que em 2005, quando fez subir o IVA de 19% para 21%, prejudicou a economia, fez subir os preços e minou as expectativas”, que eu não apanhei?

    A não ser que as ilações altamente tendenciosas do João Miranda valham como confissões de Sócrates.

    Gostar

  25. C. Medina Ribeiro's avatar
    29 Março, 2008 08:01

    À parte a sátira certeira, o texto do post estaria muito bem se os efeitos da descida fossem simétricos aos da subida.
    Como se sabe, não o são, pois há uma espécie de “efeito de estufa”, bem representado numa velha experiência que qualquer um pode fazer [v. aqui]

    Gostar

  26. jofer's avatar
    jofer permalink
    29 Março, 2008 11:41

    tina Diz:
    28 Março, 2008 às 8:07 pm

    Luis Moreira Diz:

    Meus caros só agora pude voltar ao convívio do blog
    1% de 21%, são 0,21%. Logo 21%-0,21%=20,79%
    Socrates disse que o IVA passaria a ser de 20% a partir de 1 de Julho. Logo o IVA baixa 1 ponto percentual e não 1%.
    Espero que tenham ficado esclarecidos.

    Gostar

  27. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    29 Março, 2008 12:42

    Sim,mas nunca se colocou a questão de ser 1% de 21!

    Mas é bem visto para não haver dúvidas!

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    tribunus permalink
    29 Março, 2008 17:31

    A especialidade do Socrates è : lançar a primeira pedra de qualquer coisa, dia sim dia não, para ser inaugurado por outro daqui a 3 ou 4 anos………..
    A idiotice das primeiras, pedras já ultrapassou a do Tomaz……

    Gostar

Deixe uma resposta para Zé do Boné Cancelar resposta