Saltar para o conteúdo

O argumento “ah! mas estão verdes…”

16 Abril, 2008

 

Ouvi, por acaso, a parte final de um fórum matinal emitido pela SIC Notícias.

Talvez porque faltasse melhor assunto, o tema foi a Taça de Portugal. Futebol, portanto….o que não deixa de ser sintomático, no âmbito da programação de um canal de notícias que se pretende eminentemente político.

Pude ouvir algumas intervenções. Não sei se representativas de quem efectivamente participa regularmente em tal fórum televisivo, porém, impressivas: um senhor Carlos Silva, 61 anos e reformado, de Sacavém, adepto do SLB e que achou que a vitória do Porto, ontem, tinha sido muito influenciada pelo árbitro; um pequeno empresário do Seixal e de 37 anos que, além de achar que a vitório do Porto, ontem, também tinha sido muito influenciada pelo árbitro, deu os parabens ao senhor Carlos Silva, nomeadamente, pela parte da sua intervenção relativa ao “sistema”, ao Pinto da Costa e à sua coragem para dizer o que tinha dito (basicamente, expelido ódio e fel sobre o Porto). Acrescentou, este, o pequeno empresário, que o SLB até nem tinha jogado tão mal como isso, na sexta-feira passada e que a Académica nunca jogou assim (quer dizer, com tantos ataques e marcando 3 golos sem resposta) contra o Porto. Daí, a conclusão lógica: era o “sistema”. ..

Sem grande atenção, ainda ouvi o fim do programa que me confirmou a linha da argumentação antecedente.

Além do “sistema”, das “ajudas dos árbitros ao Porto”, da “falta de respeito dos jornalistas portistas(!!!) quando o Chalana falava, cheio de ruídos de fundo”, além de disparates sem tino, veementemente ditos num tom quer de vitimização, quer  de comício, houve mais um denominador comum presente no discurso destes senhores que cumpriram o seu dever cívico de bons cidadãos, participando no dito fórum: todos achavam que “o futebol está cada vez pior”, chegando o reformado de 61 anos a dizer que, uma vez que estava muito desiludo com a “desonestidade e má qualidade” do dito futebol, em Portugal, já não lhe ligava como antigamente!!! Não tinha interesse…

Fiquei a pensar: mas será que o futebol está assim tão mal, agora? O que é que terá mudado para pior, por exemplo, desde os anos de 1970, em que todos (a imprensa, em peso!) consideravam um  feito épico o facto de a selecção portuguesa, integrando 7 (sete!!) defesas de raíz no onze inicial, ir empatar, a zero e com muito custo, à Escócia? Tera sido porque uma equipa portuguesas (por acaso, o Porto que, para aqueles senhores do fórum será, seguramente, estrangeiro e “bárbaro”!) ganhou, entretanto, uma Taça UEFA, 2 taças dos Campeões (inclusivamente, a actual “Champions”), 2 Taças Intercontinentais e uma Super-Taça europeia? E uma outra chegou á final (ingloriamente perdida) da taça UEFA? Ou porque a selecção nacional tem chegado, ultimamente, a todas as fases finais e ao pódio dos campeonatos do mundo e da europa? Ou será porque uma equipa pequena (o Boavista) conseguiu intrometer-se no restrito clube dos “3 dos costume” que ganham o campeonato nacional?

Não sei se o futebol, em Portugal, tem vindo a piorar. Mas que cheira a desculpa “a la Fontaine”, lá isso cheira

9 comentários leave one →
  1. 16 Abril, 2008 13:36

    O jogo foi emotivo, a primeira parte, pelo menos. Depois do primeiro golo o jogo acabou e o Porto até podia estar a ganhar 0-3 ao intervalo. A arbitragem, note-se, não foi propriamente brilhante, mas tem razão: quando se ganha 0-3, é porque se joga bem.

    Tal como quando se perde 0-2 é impossível ter-se jogado “melhor”, como ‘aconteceu’ ao Sporting… 🙂

    Gostar

  2. JMM permalink
    16 Abril, 2008 13:36

    A estória do ‘colapso’ do futebol indígena resume-se aos ‘banhos’ de futebol que o Porto (Futebol Clube) vai produzindo. Sim, claro, a arbitragem de ontem só pode ter sido tendenciosa e altamente lesiva do Setúbal… Como os seis de há semana e meia… Como fenómeno sociológico, o futebol ainda me vai conseguindo surpreender. Pela negativa. A ausência de objectividade dos comentadores leigos, então, são uma delícia. O Gabriel Alves teria de reconhecer que o seu tão rebuscado vocabulário já não deixa saudades, de tantas ‘pérolas’ actualmente ditas. Mas deixem que vos diga: o futebol está tão pejado de energúmenos e ‘intelectuais’ que me sinto perigosa e sistematicamente à beira do vómito. Após anos a fio a ser metralhado com toda a casta de impropérios e dislates dos meus companheiros de trabalho, tomei recentemente a atitude que qualquer portista em Lisboa de bom senso deve tomar: votar esta gente ao silêncio ruidoso das vitórias portistas e afivelar o meio sorriso non-sense por cada derrota dos lampiões /lagartos. Acredita PMF: o verdadeiro gozo reside neste imaculado silêncio e no esbracejar destes mentecaptos fanáticos da bola.

    Gostar

  3. 16 Abril, 2008 13:59

    1 auto golo, 2 frangos, 1 golo precedido de mão do mariano, 1 penalty e 1 expulsão perdoados

    mas ganharam 3-0, por isso no problem

    http://vedetadabola.blogspot.com/2008/04/vinte-anos-de-mentira-de-a-z.html

    Gostar

  4. 16 Abril, 2008 14:01

    Não sou religioso e gosto de futebol.
    Ouvir esses fanáticos do clube A ou B, tem para mim o mesmo efeito de uma Avé-Maria rezada por um sacristão.

    Gostar

  5. 16 Abril, 2008 14:05

    – Se o Porto ganha 3-0, é o “sistema”;
    – Se os outros grandes perdem 3-0 também é o “sistema”;

    Se calhar se o Porto perdesse 3-0 e os outros ganhassem 3-0 já estava tudo bem… Já não há pachorra!

    Gostar

  6. ... permalink
    16 Abril, 2008 14:37

    Como o jogo teria sido diferente se aquele vermelho tinha sido mostrado ao Paulo Assunção (ou tb não é??)…o jogo de ontem é um exemplo claro do que muitas vezes se passa com o fcp. Uma grande equipa sem dúvida (a melhor tb), mas que pode errar mais que as outras que não haverá grande prejuízo por isso…

    Gostar

  7. Mialgia de Esforço permalink
    16 Abril, 2008 15:11

    PMF,

    Ouvir fora da SIC sobre bola e que meta o FCP é o mesmo que ir a um congresso da Al-Qaeda ouvir falar de cristianismo.

    Também não percebo para que o maior clube do mundo, quiça da Europa até, quer um canal próprio. A SIC e a TVI servem às mil maravilhas.

    Deixe-se disso que só lhe faz mal à saúde.

    Gostar

  8. 16 Abril, 2008 16:16

    Sebastianistas ainda à espera do dito e sempre a culpar o sistema pela demora…

    Gostar

  9. 16 Abril, 2008 19:38

    O Dias da Cunha faz falta para falar no seu badalado “Sistema” 🙂 Soares Franco nem toca nesses assuntos.

    Gostar

Indigne-se aqui.