Saltar para o conteúdo

Por uma questão de justiça

17 Abril, 2008

Rui Tavares ataca fortemente a actual liderança do PSD. E quando fala no ‘caso Fernanda Câncio’ tem toda a razão. A certo passo, afirma: “Por uma questão de justiça, convém lembrar que o primeiro companheiro de partido a entrar neste território escorregadio foi Agostinho Branquinho.”

Pois foi. Curiosamente, Agostinho Branquinho é um homem de mão de Rui Rio. Nunca de Filipe Menezes. Rui Rio e Branquinho são inseparáveis e desde há muitos anos cada um deles diz aquilo que o outro pensa e faz aquilo que o outro diz. Mas ninguém se lembrou de imputar uma parcela de responsabilidade neste tristíssimo episódio àquele que pensa. Não. Foi tudo contra Menezes que isso é que está a dar.

38 comentários leave one →
  1. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    17 Abril, 2008 17:47

    CAA,
    não entendi bem: quer dizer que a direcção do PSD, dando seguimento e agravando crescentemente a coisa, estava no fundo a seguir a «estratégia» de Rui Rio?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Abril, 2008 17:47

    E? Bastava Menezes chamar a comunicaçao social e dizer o que pensava sobre o assunto. Apagava a bomba.

    Gostar

  3. CAA's avatar
    17 Abril, 2008 17:52

    Gabriel,

    «quer dizer que a direcção do PSD, dando seguimento e agravando crescentemente a coisa, estava no fundo a seguir a «estratégia» de Rui Rio?»

    Isso não sei. Só os próprios o saberão. Mas ‘si non e vero…’
    O que tenho visto é que esta ligação tão patente entre os dois políticos profissionais nunca foi referida. Logo que Branquinho falou tudo foi imputado a Menezes e a ‘este’ PSD.
    Estupidamente, a direcção do PSD não quis recuar perante o ataque e Rui Gomes da Silva piorou o que já era péssimo.

    Depois, claro, vêm as demissões, as candidaturas à liderança e o repisar ‘a culpa é do Menezes’…

    Gostar

  4. CAA's avatar
    17 Abril, 2008 17:56

    Gabriel, (2)

    «quer dizer que a direcção do PSD, dando seguimento e agravando crescentemente a coisa, estava no fundo a seguir a «estratégia» de Rui Rio?»

    Ou seja, não faço ideia. Mas se tal aconteceu foi de mestre. Num certo sector da sociedade portuguesa este caso caiu mesmo muito mal e Menezes sai bastante afectado – não no grande público mas num sector restrito.
    Mas, sinceramente, conhecendo algumas das pessoas em causa, julgo que não. Deve ser tudo bem mais prosaico: houve uma asneira e fugiu-se para a frente. Rui Rio só está a aproveitar.

    O ponto desta posta era chamar a atenção para uma óbvia ligação ue não tem sido feita.

    Gostar

  5. Luís's avatar
    Luís permalink
    17 Abril, 2008 17:59

    Tanta diatribe só pode ter origem no facto de Rui Rio não aparentar ser do FCP.

    Gostar

  6. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    17 Abril, 2008 18:00

    Que se deve imputar a «a ‘este’ PSD.» parece-me que a sequencia das coisas não desmentiu, pelo contrario.
    Também não me parece que tenha sido apenas Rui Gomes da Silva que «piorou o que já era péssimo», como se a coisa fosse um «deslize».
    A direcção, repito a Direcção do partido, a sua Comissão Nacional terá apoiado «incondicionalmente» o seu vice-presidente na matéria, acrescentando de lavra própria mais uma quantas bojardas.
    Para além de idiotas, são também irresponsáveis?
    E afinal a «culpa» é de quem não falou no assunto? Parece-me rebuscado….

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    17 Abril, 2008 18:10

    “Tanta diatribe só pode ter origem no facto de Rui Rio não aparentar ser do FCP”.

    Ora! Muito bem visto.

    Aliás, Rio no Porto parece que só é defendido por alguns cérebros “livres”. Os que não são “livres”, mesmo que até não sejam incompatíveis com Rio, assobiam….

    O Menezes tem o Olival.

    Gostar

  8. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    17 Abril, 2008 18:15

    Isto é porque a namorada foi convidada pela RTP2 ou é por descobrirem que afinal ele tem namorada?

    Não parece que RR entre nisto.

    Gostar

  9. CAA's avatar
    17 Abril, 2008 18:18

    Gabriel,

    «A direcção, repito a Direcção do partido, a sua Comissão Nacional terá apoiado «incondicionalmente» o seu vice-presidente na matéria, acrescentando de lavra própria mais uma quantas bojardas.»

    Chama-se a isso ‘fuga prá frente’. Muito comum na política.

    Gostar

  10. Isabel Coutinho's avatar
    Isabel Coutinho permalink
    17 Abril, 2008 18:21

    Não foi também um destes que pôs fora o Marcelo, da TVI?

    Gostar

  11. CAA's avatar
    17 Abril, 2008 18:23

    Gabriel,

    «E afinal a «culpa» é de quem não falou no assunto? Parece-me rebuscado….»

    Não é.
    Rui Rio quando falou na lavagem de dinheiro nas quotas do PSD proferiu uma das maiores asneiras políticas dos últimos anos. Foi aplaudido por quem fala para o auditório.

    Menezes esteve muito mal ao permitir que RGS insuflasse a insinuação torpe de Branquinho. Está a ser lapidado pelo sector de opinião que se preocupa com estas coisas.

    Branquinho politicamente é Rui Rio. Ninguém se lembrou dessa evidência.Que é importante. Só chamei a atenção para o óbvio.

    Gostar

  12. The Studio's avatar
    17 Abril, 2008 18:26

    “Rui Tavares ataca fortemente a actual liderança do PSD. E quando fala no ‘caso Fernanda Câncio’ tem toda a razão.”

    Ao contrario do que o CAA diz, o Rui Tavares nao tem razao nenhuma a este respeito. O problema nao reside no facto da “jornalista” Fernanda Cancio ter ou nao ter um caso amoroso com o “engenheiro” Jose Socrates. O problema reside no facto da referida “jornalista” nao revelar um comportamento minimamente imparcial. A titulo de exemplo, ainda recentemente insultou o lider da oposicao num artigo intitulado “menezes esta lele da cuca”.

    Se esta “jornalista” chamemos-lhe assim, e’ escolhida para apresentar uma serie de documentarios focando temas sociais associados aos bairros problematicos/multiculturais, ela nao ira’ evidentemente ser objectiva e isenta. Ira’ defender a sua agenda politica e eventualmente chamar “lele da cuca” a Luis Filipe Menezes. Isto numa estacao publica e’ evidentemente inadmissivel.

    ” Num certo sector da sociedade portuguesa este caso caiu mesmo muito mal e Menezes sai bastante afectado – não no grande público mas num sector restrito. ”

    Sim, concordo, no sector das abortadeiras que andaram de braco dado com a Cancio aos gritos “a barriga e’ minha”. Mas esses ja nao votavam PSD de qualquer maneira. Eu que nunca votei PSD aplaudo a atitude de Menezes. Porque ja comeca a enojar a forma como esta ditadura politicamente correcta de apropria de tudo o que sao artigos de opiniao, debates, documentarios, etc….

    Gostar

  13. CAA's avatar
    17 Abril, 2008 18:26

    E, olha, a saga continua e não é por acaso:
    http://www.tsf.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF190927

    Gostar

  14. rui a.'s avatar
    17 Abril, 2008 18:28

    Carlos,

    A única conclusão que se pode legitimamente retirar daqui é que, seja de um lado, seja do outro, o pessoal do PSD é todo abaixo-de-cão.

    Gostar

  15. Carlos Loureiro's avatar
    Carlos Loureiro permalink
    17 Abril, 2008 18:29

    «cada um deles diz aquilo que o outro pensa e faz aquilo que o outro diz»

    Quanto ao caso concreto, parece-me uma conclusão forçada.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Abril, 2008 18:31

    “Ira’ defender a sua agenda politica e eventualmente chamar “lele da cuca” a Luis Filipe Menezes”

    ó the studio, mas alguma vez a jornalista irá sequer pensar 1 segundo que seja em LFM enquanto faz um programa na tv?!! isto é cada anedota.

    Gostar

  17. CAA's avatar
    17 Abril, 2008 18:32

    Sabe, The Studio, ao fim da tarde custa mais discutir o óbvio.
    Por isso só classifico: A sua argumentação é deslocada na época e na lógica, desfasada da realidade, confusa, turbulenta e irrespondível dentro dos parâmetros da normalidade.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Abril, 2008 18:36

    Mas por falar no psd , hoje parece ser um dia agitado
    Aguiar Branco diz que quer ser candidato.
    Jardim diz que nao pode, que é um burgues do Porto
    Rio aparece a criticar
    Logo à noite Antonio Borges é entrevistado na grande entrevista na 1
    E se nao me engano acho que Menezes vai estar na sic noticias com o Mário Crespo
    E parece que hoje é dia de grande temporal em Lisboa e muita água

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Abril, 2008 18:38

    e temporal no Norte também principalmente. Sigam o IM e o meteopt que a coisa pode ser forte

    Gostar

  20. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    17 Abril, 2008 18:46

    «Menezes esteve muito mal ao permitir que RGS insuflasse a insinuação torpe de Branquinho. »

    lá está, a ideia de que foi um deslize. Não foi.
    Ou da fuga para a frente. Também não foi.

    Uma comissão politica com duas dezenas de membros que um dia querem apresentar-se como candidatos a ministros e outras coisas que tais, reune-se para falar do assunto, sem que ninguém, que se saiba, ache estranho ou diga «falemos de coisas relevantes». Não ignoram, não relevam, não arranjam assunto que remetesse aquilo para segundo plano. Não. Abordam seriamente a suprema questão. Expressam solidariedade total face «aos ataques que o vice-presidente foi vítima» (!!!) Explicam, remexem. Acrescentam um pouco mais de guano da sua lavra, fresquinho, ainda fumegante. Emitem um comunicado para que ninguém deixe de reparar como são pouco espertos. É obra.
    Nem um opositor interno, por muito calculista e estratega que fosse/seja, conseguiria melhor do que a lama em que os próprios alegremente e voluntariamente chafurdaram.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Abril, 2008 18:51

    Será que o CAA se anda a candidatar a “criador de cenários” á Marcelo?
    Caramba que aproveita tudo para quilhar o RR… o melhor é ir ao psiquiatra.Cure-se!

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Winston Smith permalink
    17 Abril, 2008 18:56

    CAA,
    Hoje não é, de todo, o seu dia.
    Dizer que “cada um deles diz aquilo que o outro pensa e faz aquilo que o outro diz” (Rio e Branquinho) só mesmo por desconhecimento dos personagens (não acredite em tudo o que lê, sobretudo em blogues).
    E a conclusão que vc retira é pelo menos “forçada” e “rabuscada”.
    Se me permite a observação, a sua atitude relativamente ao Rui Rio é muito futebolística (leia-se, imparcial) e quando o aborda vc parte sempre da premissa que ele é “o mau da fita” e desenvolve as suas análises a partir daí.
    Que o homem tem ambições nacionais é mais do que evidente, tanto quanto é legítimo.
    Que a direcção actual do PSD tem feito o possível por se suicidar e isso serve bem o interesse RRio, também me parece evidente.
    Agora pretender que é ele o cérebro maquiavélico por detrás de todas as asneiras é absurdo (além se ser um atestado de incompetência para o Menezes & Cª, com quem vc até parece simpatizar).
    Adiante que amanhã já é outro dia.

    Gostar

  23. CAA's avatar
    17 Abril, 2008 19:13

    Winston Smith,

    «Dizer que “cada um deles diz aquilo que o outro pensa e faz aquilo que o outro diz” (Rio e Branquinho) só mesmo por desconhecimento dos personagens»

    O desconhecimento é todo seu. Sei bem do que falo e conheço os envolvidos.

    «Agora pretender que é ele o cérebro maquiavélico por detrás de todas as asneiras é absurdo »

    Nunca tal afirmei. Chamei atenção para um facto patente que quase todos fingem ignorar. Alguns porque não fazem ideia do que estão a dizer. Outros porque persistentemente fazem o papel de idiotas úteis que recebem a informação que outros lhes mastigam.

    Faça o favor de situar.

    Gostar

  24. CAA's avatar
    17 Abril, 2008 19:15

    «Caramba que aproveita tudo para quilhar o RR… o melhor é ir ao psiquiatra.Cure-se!»

    Pronto! Os assessores da página da CMP já foram alertados.

    Gostar

  25. CAA's avatar
    17 Abril, 2008 19:16

    Winston Smith,

    «Agora pretender que é ele o cérebro maquiavélico por detrás de todas as asneiras é absurdo »

    Aliás, disse acima ao Gabriel que não o creio. Precisamente por uma questão de ‘cérebro’.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    17 Abril, 2008 20:17

    Carlos,

    Parece-me que andas algo desactualizado e que estás a desenvolver uma teoria da conspiração algo inconsistente. Olha que essa ligação Rui Rio/Branquinho já não é umbilical como foi em tempos. Aliás, este tem cometido algumas “traições”. Ainda há uns dias o ouvi dizer que subscrevia integralmente o novo Regulamento de Quotas – o tal que provocou a “boutade” da lavagem de dinheiro – o que, tendo em conta a posição de sempre do RR sobre o assunto, é uma posição “sacrílega”.

    Gostar

  27. Nuno Gouveia's avatar
    17 Abril, 2008 20:20

    Esta ideia de imputar a Rui Rio esta palhaçada não tem pés nem cabeça… Mas enfim, quando se tem ódios de estimação,o coração ultrapassa a razão. Há muitos assuntos que o CAA é assim. Parece uma cassete, tal qual as do PCP, a desbobinar: se alguma coisa acontece de errado em PT, só há três culpados possíveis: Rui Rio, Igreja ou Benfica. Outra explicação é impossível de caber na sua mente.. Enfim…

    Gostar

  28. tina's avatar
    17 Abril, 2008 21:17

    O que se verifica é que não há nenhuma salvação para o PSD. Parecem todos umas comadres às turras como se pode ver, uma vez mais, por este post. Em vez de se comportarem como adultos e pensar no país… Tomam o caminho mais fácil, o da dissidência, porque só pensam neles próprios. É como aqueles países atrasados em que há milhares de partidos porque as pessoas não se entendem uns com os outros. Rui A. diz que o PSD é todo abaixo de cão. Bonita coisa de se dizer sim senhor. Parecem mesmo mulheres, que vergonha. Dou infinitas graças a Deus por termos Sócrates no PS, senão o país descambava sem qualquer alternativa de governo.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Abril, 2008 21:43

    olha o psd ficou outra vez sem treinador
    parece um clube de futebol

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    17 Abril, 2008 21:55

    “se alguma coisa acontece de errado em PT, só há três culpados possíveis: Rui Rio, Igreja ou Benfica. Outra explicação é impossível de caber na sua mente.. Enfim…”

    Boa.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    17 Abril, 2008 21:57

    “Dou infinitas graças a Deus por termos Sócrates no PS, senão o país descambava sem qualquer alternativa de governo.”

    Cada Povo tem o que merece.

    Os EUA têm o W. Bush. A Venezuela tem Chavez. A Itália elegeu agora o Cavalieri.

    Sócrates NÃO vai ser reeleito com maioria absoluta.

    Esteja descansada.

    Quando o aparelho perceber que ele não tem o poder que aparentava, volta o Largo do Rato, às reuniões conspirativas, ou já não se lembra delas?

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    17 Abril, 2008 21:59

    O Homem tem “balls”.

    O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, anunciou esta quinta-feira, em conferência de imprensa que vai pedir a convocação de eleições directas para a liderança do partido a 24 de Maio.

    17-04-2008 21:33:20

    Gostar

  33. tina's avatar
    17 Abril, 2008 22:11

    Mais conversa de comadre….

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Cristina Keller permalink
    17 Abril, 2008 22:12

    É fantástica, esta posta do CAA!
    O que ele arranja só para bater no Rui Rio… Foi uma posta e peras! Mas para ser realmente muito boa tinha que bater no Rui Rio e defender o Paulo Morais!
    Poderia ser assim: eu tenho uma prima que é amiga do Paulo Morais, que me disse que se fartou de avisar o Agostinho Branquinho que não falasse da Câncio. Mas o malandro do Rui Rio, desrespeitando o conselho de Paulo Morais, resolveu abrir esta bronca.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    samotrace permalink
    17 Abril, 2008 22:24

    Ai,
    e eu só digo
    palmas, palmas
    palmas, palmas
    a Luís Filipe menezes,
    que, com tais covardes, vaidosos cabeças de vento,
    quais capuchos, rios, pachecos e, agora, um branco e o
    eterno non far niente não dei quê de um banco da estranja,
    lhes mandou dizer o que valem, despeitados, invejosos, e eles,
    vão ver, não se apresentam, moscas varejeiras, e gostei dessa, os tretas de merda.

    Gostar

  36. salvaterra's avatar
    salvaterra permalink
    18 Abril, 2008 00:05

    O Gabriel colocou devidamente a questão. Já obrigou o CAA a dizer que foi uma fuga para a frente. E o CAA ao vir anunciar que o Branquinho nem à casa de banho vai sem pedir licença ao Rui Rio foi uma fuga para onde? Para o lado que lhe dá mais jeito. E dava-lhe mais jeito nesta altura mandar uma alfinetada no Rui Rio que nada disse, nem se mexeu mas que o CAA deve ter adivinhado como ele a estas horas se deve estar a rir com a demissão do calimero.
    O CAA esta noite já chorou mais que o próprio calimero. Julgava-o um homem mais rijo.

    Gostar

  37. Filipe Abrantes's avatar
    18 Abril, 2008 00:19

    “Num certo sector da sociedade portuguesa este caso caiu mesmo muito mal”

    Pois, nas elites.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    18 Abril, 2008 16:47

    Tão preocupados com a Gancio! será que a senhora seja flôr de estufa generosa? vejam só a vida negra que faz ao Socrates?
    Deixem a senhora. mostrar que è uma grande jornalista, com 20 anos de sapiencia (nunca dei por isso) e depois è só cascar numa
    posição mais confortavel! Já sabemos que o capital vai ser cruxificado, que os bairros sociais, são locais de virtude,
    deixem por favor a senhora falar………

    Gostar

Deixe uma resposta para Carlos Loureiro Cancelar resposta