Saltar para o conteúdo

É melhor ires tu *

26 Abril, 2008
by

Rui Rio, mais do que tudo ou alguém, desejava de ser líder do PSD. Só que detesta arriscar. Gosta mais de calcular. Em 2001, quando se candidatou à Câmara do Porto, não cometeu um acto de ousadia – era para perder, sabia-o. Só a campanha desastrosa de Fernando Gomes (e o cansaço das obras do Porto 2001) o conseguiram guindar à presidência.
Agora é diferente: avançar para o combate no PSD poderia significar perder tudo. Rui Rio não troca o certo pelo incerto. É por isso que pede a outros para travarem os seus combates. Nem que estes tenham de desistir. Outra vez.
Para já, esta novela laranja está a correr-lhe de feição: outros vão à luta em vez dele; outros irão perder com Sócrates e não ele; e, julga, só ele estará em condições óptimas para tomar conta do partido quando lhe apetecer depois das Legislativas. Na sombra, como convém, assiste à trama. Calculando sempre.

* Correio da Manhã, 24.IV.2008

37 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    O Aprendiz de Jurista permalink
    26 Abril, 2008 00:48

    Alberto J. Jardim é bronco, inconveniente, às vezes mal-educado, mas tem razão.
    O PSD necessita de uma verdadeira reforma, reforma essa que nenhum dos, até agora assumidos, candidatos é capaz de fazer, assim, devem ser as bases (e bases são os militantes, todos eles, e não apenas, como alguns querem fazer passar, uns pobres analfabetos, sem profissão ou qualquer outra virtude, coitados, cheios de fome, carneirinhos que andam a toque de caixa das elites.), através da revolução, a pôr ordem no partido.
    Goste-se ou não, o homem percebe mais de democracias e partidarismos, enquanto dorme, que os outros todos acordados.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Abril, 2008 00:57

    Alberto J. Jardim diz que só vota se o partido nao estiver dispersado. Só vota se for para votar num unico candidato: o Alberto Joao Jardim. Ainda consegue ser melhor que Rui Rio.

    Gostar

  3. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    26 Abril, 2008 00:58

    “o homem percebe mais de democracias”

    Hum?! Mas a Madeira é um exemplo? Que deva ser seguido?

    Gostar

  4. PR's avatar
    26 Abril, 2008 01:12

    E perde a cidade do Porto, ainda.
    Que vá, vá, e depressa.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    O Aprendiz de Jurista permalink
    26 Abril, 2008 01:25

    Caro amigo,
    Tiago Azevedo Fernandes
    AJJ, que se saiba, não tomou o Poder pela força, conseguiu-o sempre pelo voto do Povo e já lá vão mais de trinta anos.
    Mais, se fosse possível e ele o pretendesse, continuaria a sê-lo. O Presidente claro.
    Quanto a «Hum?! Mas a Madeira é um exemplo? Que deva ser seguido?», para a grande maioria dos madeirenses é, para si e outros não sei. Mas custa-me aceitar que, a maioria dos madeirenses, sejam assim tão estúpidos como, por conveniência, às vezes, os fazem.
    Todavia, não se pense que seja um apoiante ou admirador de AJJ. O reconhecer-lhe mérito, não significa nada mais que isso mesmo.

    Gostar

  6. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    26 Abril, 2008 01:28

    “AJJ, que se saiba, não tomou o Poder pela força”

    Certo. Nem eu disse isso. Daí até concordar que o homem percebe muito de democracias”… 😉

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    O Aprendiz de Jurista permalink
    26 Abril, 2008 01:33

    Então, quem consegue ser eleito, por tantas vezes, não entende de democracias meu caro? Quem perceberá?
    Goste-se ou não é uma realidade com a qual já deveríamos ter aprendido a viver.
    O homem sabe da arte.

    Gostar

  8. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    26 Abril, 2008 01:50

    “Então, quem consegue ser eleito, por tantas vezes, não entende de democracias meu caro?”

    Eu não diria isso. Diria que ele sabe tirar partido das falhas do sistema e da passividade/ignorância/ganância (ou mesmo estupidez, porque não?) da população. Se derem toneladas de chocolates a um miúdo, ele aceita. Se atirarem com dinheiro para cima do povo, ele aceita. Isso é educativo? Isso é justo? Ou é apenas o “mercado” a funcionar sem grande regulação e sem preocupações de “sustentabilidade”?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    26 Abril, 2008 07:06

    Claro que o que se passa na Madeira nunca poderia acontecer no “Contenete”. Vade retro! 🙂

    Por lá existem os jornais pagos do Orçamento Regional. Cá não existem a RTP/RDP, DREN ou a ERC.
    Quem pagou as obras lá feitas foram os “cubanos do Contenete”. Quem pagou as obras de cá não foram os contribuintes europeus.
    Por lá há um clube de futebol pago do orçamento. Por cá não existem Estádios novos, perdões fiscais ou urbanizações para os clubes aprovadas “à medida” pelas autarquias.

    Mas já chegamos à Madeira ou quê?… 😉

    Gostar

  10. Fado Alexandrino's avatar
    26 Abril, 2008 08:08

    O melhor general é o que ganha a última batalha.
    Para perder batalhas intermédias serve um sargento como CAA.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Carlos permalink
    26 Abril, 2008 08:09

    Pelas respostas ao post. parece que CAA é o único com um “ódio de estimação” ao RR. Curiosamente, um sentimento oposto ao que nutre pelo conterrâneo LFM! Lá terá as suas razões, desconhecidas da maioria dos eleitores que suspiraram de alívio na despedida de Menezes.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Jomap permalink
    26 Abril, 2008 08:45

    O Alberto João só teria hipótese de ganhar no “contenente” s mostrasse a mesma habilidade em ir sacar a massa da Europa da mesma forma com saca o dinheiro dos contribuintes cubano-contenentais para lhes pagar as dívidas.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Jomap permalink
    26 Abril, 2008 08:48

    Rui Rio a PM seria um caso sério e perigoso. Vingativo e prepotente, com pouca consideração pela transparência e pelo equilibrio de poderes era a própria saúde da democracia portuguesa que ficaria em risco.

    Basta ver o que diz quem o conhece bem, como o JM Judice…

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    balde-de-cal permalink
    26 Abril, 2008 09:37

    a culpa do mau estado do país está relacionada com o psd. este sujeito tem fixação patológica no psd

    Gostar

  15. am's avatar
    26 Abril, 2008 11:20

    O problema do CAA é passional e já deve ter problemas de fígado.

    Os madeirenses não votavam no AJJ se tivessem de pagar “a obra”.

    O JMJ quer o mal do PSD.

    Deus no céu, RR na Terra.

    Gostar

  16. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 11:46

    Am e resto de clones,

    em vez de se porem aí a imaginar questões seria bom responderem às que coloco nas posta:

    – RR quer ou não ser líder do PSD mais do que qualquer dos outros que está na contenda?

    – Manda ou não os outros fazerem tristes figuras em nome da sua estratégia?

    – Tem ou não medo de arriscar?

    – está ou não a pensar que após a derrota do PSD em 2009 será chegada a sua hora?

    – Está ou não sempre a calcular e a dizer aos outros (MMendes, Aguiar-Branco, MFL e outros génios) que é ‘melhor irem eles’ is elepróprio está muito ocupado?

    Se me desmentirem racionalmente, eu discuto.

    Gostar

  17. Spacek's avatar
    Spacek permalink
    26 Abril, 2008 11:59

    RR quer ou não ser líder do PSD mais do que qualquer dos outros que está na contenda?

    Quer.

    Manda ou não os outros fazerem tristes figuras em nome da sua estratégia?

    Manda os outros avançarem. Fazer de lebre não é necessáriamente fazer figura triste.

    Gostar

  18. Spacek's avatar
    Spacek permalink
    26 Abril, 2008 12:02

    Tem ou não medo de arriscar?

    Não é medo. È frieza e calculismo que nada tem de errado, diga-se. Todos sabem que ele é o que está melhor colocado para apear o PS. Mas em 2009 seria queimar o melhor cartucho. Perdia-se pau e bola.

    Gostar

  19. Spacek's avatar
    Spacek permalink
    26 Abril, 2008 12:04

    Rui Rio segue à letra o realismo político de Maquiavel, o que só abona em seu favor.

    Gostar

  20. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    26 Abril, 2008 12:12

    Ele é frio (deve ser da educação alemã que teve) e racional.Duas coisas que neste PSD raramente se encontram.Tem um último mandato á frente da CMP e depois está preparado para ser PM!

    Haver quem trave combates por ele(? )a ser verdade, só mostra que i) há uma estratégia ii) há gente inteligente que lhe reconhece valor suficiente para se bater por ele.Ainda tem idade para esperar.O que aí vem é mau demais.E pior do que isso,ninguem vai ter maioria e a tendência das sondagens é reforçar á esquerda (BE ).

    MFL pode travar este combate.Não é uma pera doce para Sócrates!

    E mais uma vez caro CAA, o que quer dizer,politicamente,o acordo de Cavaco para MFL avançar? Acredita que ela o faria sem esse acordo tácito?

    Que vantagens políticas e eleitorais traz essa ligação’Terá Rio empurrado alguem?

    Gostar

  21. hap's avatar
    hap permalink
    26 Abril, 2008 12:13

    CAA:
    Tal como você sou portuense e portista.
    Ao contrário de você o facto de ser portista não condiciona as minhas escolhas políticas como portuense.
    Há coisas para lá do futebol (ou não?). Porque é disso que se trata (ou não?). Desde os tempos do estabelecimento de ensino, da Praça da Batalha, que faliu, já nos cruzámos vezes suficientes para ambos sabermos isso.

    Gostar

  22. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 12:27

    «Não é medo. È frieza e calculismo que nada tem de errado, diga-se. Todos sabem que ele é o que está melhor colocado para apear o PS. Mas em 2009 seria queimar o melhor cartucho. Perdia-se pau e bola.»

    Esta é definição da negação completa do que é um líder político.
    Diz-nos a história que quem tanto calcula fica sempre para trás. A calcular.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Abril, 2008 12:28

    O CAA (e outros) não conseguem esconder a frustração de Rio não avançar e largar o Porto para abrir espaço a determinada candidatura amiga. Paciência CAA, se querem vencer o Rio terá que ser nas urnas e não por desistência deste.

    Gostar

  24. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 12:29

    «Fazer de lebre não é necessáriamente fazer figura triste.»

    Duas vezes? Seguidas? No espaço de meses? Não é fazer figura de valete? Estou agora a ouvir Aguiar-Branco na Antena 1….

    Gostar

  25. Spacek's avatar
    Spacek permalink
    26 Abril, 2008 12:36

    CAA esquece esse Aguiar-Branco. Faltam 10 minutos para começar o Manchester.

    Gostar

  26. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 13:00

    Da entrevista aproveitou-se, muito, a última parte: logo a partir do momento em Art Garfunkel começou a cantar o ‘Bridge over troubled water’…

    Gostar

  27. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    26 Abril, 2008 13:55

    CAA as minhas respostas ás suas perguntas são racionais mas você não lhes responde.

    Gostar

  28. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 14:40

    Luís Moreira, (1)

    Desculpe.

    «Ele é frio (deve ser da educação alemã que teve) e racional.Duas coisas que neste PSD raramente se encontram.Tem um último mandato á frente da CMP e depois está preparado para ser PM!»

    Frio e calculista são coisas diferentes. RRio é calculista por esforço e educação. Não é frio. é outra coisa…

    Gostar

  29. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 14:41

    (2)

    «Haver quem trave combates por ele(? )a ser verdade, só mostra que i) há uma estratégia ii) há gente inteligente que lhe reconhece valor suficiente para se bater por ele.Ainda tem idade para esperar.O que aí vem é mau demais.E pior do que isso,ninguem vai ter maioria e a tendência das sondagens é reforçar á esquerda (BE ).»

    Não concordo. Revela que tem lacaios e o cinismo suficiente para os usar.

    Gostar

  30. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 14:46

    (3)

    «MFL pode travar este combate.Não é uma pera doce para Sócrates!»

    Esta só poder ser irónica!

    Então essa péssima governante, com uma imagem carcomida, embrulhada num discurso de pretensas elites, é adversária para Sócrates?
    Não tenho dúvidas que é aquilo que Sócrates mais deseja (mesmo mais que Santana) – enredar o PSD nos erros do passado, tourear o PSD que não se soube reiventar, que repisa tudo o que de mal fez desde que Cavaco deixou de ser primeiro-ministro, é a garantia que Sócrates terá uma vitória retumbante. E com mais votos habituais do PSD do que o próprio pensa – já ouvi eleitores do PSD, familiares meus, a dizer que votarão Sócrates (nunca dizem PS) se for essa… (não reproduzo, por pudor) a ganhar o partido.

    Gostar

  31. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 14:47

    84)

    «Que vantagens políticas e eleitorais traz essa ligação’Terá Rio empurrado alguem?»

    Claro. Que vão todos menos ele é o seu pensamento único.

    Gostar

  32. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 14:51

    (5)

    «E mais uma vez caro CAA, o que quer dizer,politicamente,o acordo de Cavaco para MFL avançar? Acredita que ela o faria sem esse acordo tácito?»

    Cavaco não tem nada a ver com isto. Claro que se sabia que Menezes não lhe agradava muito – mas eram sensações e não factos políticos.

    Cavaco está distante por muito que os cavaquistas gostem de insinuar o contrário. Note-se que sempre houve uma diferença absimal entre cavaquistas e Cavaco.Muito mais agora.

    Não, MFL foi empurrada para salvar o grupo de fidalgos pelos próprios. Se perder será logo sacrificada. Se ganhar agora será executada após a clamorosa derrota com Sócrates.

    Gostar

  33. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    26 Abril, 2008 14:55

    CAA valeu a pena.Deixamos aí muito para quem quiser reflectir.Mas tenho dúvidas que Rio não vá ser, no futuro, PM!

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Abril, 2008 16:32

    A dúvida:
    O problema parece ser ganhar a Sócrates visto que nas sondagens está à frente de todos. Logo se está à frente é porque as pessoas aceitam, concordam com o curso da política ou entao é porque nao há melhor oferta.
    Se está à frente porque as pessoas concordam com o rumo dos acontecimentos, qualquer oferta diferente vai perder. Se a oferta for no mesmo rumo, pode ganhar, se o embrulho for melhor.

    Se está à frente porque as pessoas consideram que nao há alternativa, nenhum dos concorrentes do psd é alternativa. Nem o be , nem o pcp. Teria de ser mesmo qualquer coisa completamente nova e alternativa. Ora nem Santana, nem menezes, nem rui rio, nem qualquer dos outros é novidade ou alternativa.

    Gostar

  35. CAA's avatar
    26 Abril, 2008 18:37

    anónimo 34,

    A realidade é tudo menos inamovível. E as sondagens ainda mais.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    26 Abril, 2008 19:22

    Rui Rio, demonstrou à frente da camara do Porto, que não se fica pelas promessas, como GomesmFernandes e o Gago que o seguiu.
    O òdio que vejo ao Rui Rio, dá-lhe mais valor, porque muita boa gente sente que ele sabe demais de economia, finança e obstinado
    para atingir as suas metas (lembro o que se tem passado no POrto) as metas que não são pessoais mas da clarificação dos actos de roubo que se passavam na camara e foram consentidos!
    A casa da musica! onde para aquela senhora esbelta que fazia ameaças?

    Gostar

  37. caodeguarda's avatar
    26 Abril, 2008 22:27

    O RR só tem para mostrar como obra o grande prémio do porto… de resto já saiu mais caro à cidade que 3 sá fernandes juntos… com as birras e os processos que perdeu com a imoloc e a mota-engil mais a birra com a ministra da cultura… de resto a destruição da av. dos aliados não pode ser considerada obra e o restante ainda são resquícios do porto 2001… mas é a pessoa certa para ter o psd junto do abismo e dar o passo em frente…

    Gostar

Deixe uma resposta para O Aprendiz de Jurista Cancelar resposta