Uma Valente alegoria
Vasco Pulido Valente (VPV) deve ter mais aptidão para analisar os outros do que a si mesmo. Na sua crónica de hoje, no Público, ataca novamente um dos seus alvos preferidos: Luís Filipe Menezes (LFM).
Nada disto seria digno de nota não fossem as expressões e os adjectivos que VPV escolheu para mimosear LFM a propósito da sua última entrevista: VPV salienta “o ódio que escorria de cada frase“, definindo a sua vítima do dia como um “homem humilhado e azedo“…
VPV deve estar ofuscado com o brilho que a si mesmo se atribui. Tanto, que é muito capaz de não ter atingido que deve ser a última pessoa na Terra a poder retratar alguém com essas cores (seria como se eu, do alto dos meus 110kg, me atrevesse a chamar ‘gordo’ a alguém) – aquilo que conseguiu foi compor uma excelente alegoria de si próprio, colocando-se, candidamente, como a vítima mais idónea para a acidez que, cada vez mais, transborda.

Se o CAA conseguisse manter um pouco mais de isenção verificaria que a parte do “ódio que escorria de cada frase” até é verdadeira. É o que ficou à vista para quem é imparcial. Digo-lhe eu que sou uma espécie de orfã política em vias de me tornar tão anti-política como anti-futebol.
GostarGostar
Nota: Considero o VPV uma pessoa deveras irritante.
GostarGostar
Excelente post. Totalmente de acordo!
GostarGostar
Caro CAA,
110 kgs???? Hora da dietazinha!
GostarGostar
Não vi a entrevista de LFM, mas li o artigo de VPV.
Da leitura, fiquei na dúvida se o ódio que escorria de cada frase e de cada palavra, não seria em relação a Contança da Cunha e Çá.
GostarGostar
CAA, Palavra mágica: “xenical”
GostarGostar
Há dias, que não são assim tantos, em que o VPV fazia melhor em ir dar de comer às galinhas. Hoje é um desses, muito embora (e pelo pouco que vi) essa do “homem humilhado e azedo” fosse certeira.
GostarGostar
o problema desse gajo é sexo. não há gaja que o queira.
GostarGostar
O problema de quem?
Do Vasco? Do filipe?
Da Constança?
SEXO? Onde? Onde?
GostarGostar
Não há nada como um azedo para saber reconhecer outro…
GostarGostar
LFMenezes é um emotivo num camarim de actor. Vê-se ao espelho, imagina-se protagonista e não hesita: maquilha-se. Desde a cena no congresso no Coliseu, fiquei a conhecer um pouco o perfil.
Ressurgiu como líder eleito e pensou que todo o terreno que pisasse era um palco e as pessoas figurantes, meros figurantes que incentivavam “o povo” às palmas.
Sem contraponto, não teve estaleca para aguentar o primeiro acto. Lixou-se.
Mais uma vez choramingou e ninguém lhe pediu autógrafos.
Desligaram-lhe as luzes do camarim onde se desmaquilhava.
Hoje, é menos emotivo. Amargurado, sem palco que pensava pisar mais um anito e meio, instiga ódio (sobre este caso, muito bem, Vasco !) junto de aprendizes de contraponto.
LFM nunca me convenceu. E eu, no Blasfémias, aquando das directas, escrevi o que pensava. Acertei, em cheio !
GostarGostar
É. VPV tem a rara capacidade de atingir em cheio no alvo. Lucidez céptico. Percebe-se que provoque tantas alergias.
GostarGostar
Eu acho que o VPL o que quis fazer foi defender a honra da esposa, que não esteve lá muito bem na entrevista
GostarGostar
Goste-se ou não de VPV, a verdade, para quem é isento e viu a entrevista, ele tem carradas de razão. LFM mostrou todo o seu azedume contra MFL e um ódio mortal a JPP e restantes barões. Deu ares de quem perdeu mal e quer vingança e isso fica sempre mal num dirigente. Ao menos podia deixar a presidência do PSD para depois fazer os ataques já como militante e não tentar interferir na disputa do lugar.
Confrontado com as suas próprias e anteriores afirmações de louvor a MFL, ficou de sorriso amarelado…
Se fosse militante não votaria MFL, mas LFM saíu mal daquela entrevista. Pior, só o modo como saíu de um certo Congresso de sulistas e elitistas.
GostarGostar
E para algo verdadeiramente doloroso…
“Consumo privado cai
Actividade económica abranda para mínimos de dois anos
O indicador coincidente mensal desceu para o valor mais baixo dos últimos dois anos, o que significa que a actividade económica está a abrandar. Aliado a este factor estará também a queda do consumo privado, verificado em Abril.”
In http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=317957
Já nos estamos a afundar a alta velocidade e no resto da Europa ainda não entraram em verdadeira crise. Quando eles deixarem de nos comprar produtos e serviços (em especial o Turismo tuga) vai ser um estoiro monumental.
E agora que havemos de fazer?
INTERNEM-NOS!
GostarGostar
Encontrei o crítico que estava a escrever.
Pedi-lhe uma frase para analisar.
Recolhi a frase com todo o cuidado
Em caixa de ensaio, muito bem comentada
Olhei-a de um lado, do outro e de frente:
Parecia-me frase, muito transparente.
Mandei vir verbos, advérbios e os demais
As tretas usadas em casos que tais
Ensaiei ao frio, experimentei com lume
De todas as vezes, deu-me o que é costume:
Nem sinais de azedo, nem vestígios de ódio.
Palavras, quase tudo; e vitríolo em código.
Escusado dizer a quem roubei o original…
GostarGostar
Encontrei o crítico que estava a glosar…para rimar com analisar.
Mandei vir os verbos, advérbios e demais
Tretas usadas em casos que tais.
Assim, fica melhor.
GostarGostar
Caro CAA,
Se reparar nos seus escritos, eles vêm a ser cada vez mais ácidos e azedos.
Medina Carreira e VPV são vionários há já muito tempo, começaram com a acidez já há muito tempo.
O que é certo, é que o tempo encarregou-se de lhes dar razão!
A partir de agora, o mel está mais escasso do que o petróleo…..
O Sócrates que é arrogante, petulante e incompetente, que aguente todo este fel….nós rimo-nos da bancada, e como os Romanos, só pedimos…..mais sangue!!!
GostarGostar
O fosso entre ricos e pobres em Portugal é o maior da União Europeia. Em comparação com os 25 parceiros europeus, Portugal regista a maior desigualdade de rendimentos.
De acordo com o último relatório sobre a situação social, elaborado por Bruxelas, a situação portuguesa ultrapassa mesmo a realidade dos EUA, da Polónia, da Lituânia e da Letónia quanto a níveis de desigualdade. O documento revela que Portugal tem 4% do total dos pobres da União Europeia.
Quem está em maior risco de pobreza pode estar empregado ou desempregado, vive só e tem um ou mais filhos. Os cidadãos com mais de 65 anos incluem-se também na faixa dos potenciais ou já verdadeiros pobres. O relatório foi elaborado ano passado tendo em conta dados recolhidos em 2004 e nos anos seguintes.
(Via TVi)
GostarGostar
“O relatório foi elaborado ano passado tendo em conta dados recolhidos em 2004 e nos anos seguintes.
(Via TVi)”
O Bacharel que adora dizer que tudo de mal aconteceu entre 2002 e 2004, como é que justifica isto?
“Se não têm pão, comam brioche”….
Esquece-se o Bacharel de dizer que foi Ministro, Secretário de Estado e Primeiro Ministro durante 10 dos últimos 12 anos…….
Tem que ser frito em lume brando até 2009….
GostarGostar
Está visto. O que não perdoam ao homem é ter dito a grande verdade um dia: este sítio mal frequentado é desgovernado há muito pela corja sulista, elitista e cleptocrática da ‘capital’.
GostarGostar
“Lololinhazinha Diz:
23 Maio, 2008 às 2:41 pm
Se o CAA conseguisse manter um pouco mais de isenção verificaria que a parte do “ódio que escorria de cada frase” até é verdadeira. É o que ficou à vista para quem é imparcial. Digo-lhe eu que sou uma espécie de orfã política em vias de me tornar tão anti-política como anti-futebol.”
É a única forma de manter a sanidade mental neste país esquizofrénico… Como dizia o poeta: “Cerque-se a cidade e está feito o hospital” (de malucos)
GostarGostar
“Esquece-se o Bacharel de dizer que foi Ministro, Secretário de Estado e Primeiro Ministro durante 10 dos últimos 12 anos…….”
Sabem aquela do grau académico que a Ordem dos Engºs decidiu atribuir ao Sousa?
N sabem? Tb n vos digo.
GostarGostar
O comentário 12. com o avatar http://www.gravatar.com/avatar/79f6b0c3d45bba6c0c05f71b5cca3839?s=32&d=identicon usa uma foto ilegalmente e um nick já existente.
GostarGostar
Há muita gente militante do PSD que esperava promoção social, investimento em negócios, emprego, cargos, protagonismo nos media, se LFM continuasse.
E acalentavam o sonho de ele ser PM…
Foi destronado por ele próprio, pelas suas incapacidades, e não por JPPereira ou VPValente, ou seja por outro qualquer comentador.
GostarGostar
Se o Sousa pudesse calar esses estúpidos dos queixosos que amandam o nosso adorável e adorado país abaixo… Numa vertente mais “lúdica”, temos as queixinhas contra os professores promovidas e dinamizadas pelo site da inspecção para o ensino básico e secundário. Vai ser lindo vai… quando as instituições europeias, e mundiais, seguindo o exemplo da ministra da educação portuguesa, criarem sites do género… Aí é que vai ser ela… (no meu blog)
GostarGostar
Os avatares originais do nick “Piscoiso”, podem ser verificados com o botão direito do rato sobre a foto:
(PP-PrimeiroPlano)- http://www.gravatar.com/avatar/9ad491013a70403235b0dfc5e881e403?s=32&d=identicon
(PD-PlanoDetalhe)- http://a.wordpress.com/avatar/piscoiso-32.jpg
Avatares diferentes destes, com a mesma imagem, são falsos e ilegais.
GostarGostar
Esses sites já existem em todo o lado, Álvaro
GostarGostar
Notícias que fazem este país grande:
Banco de Portugal confirma que economia está a abrandar
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1329787&idCanal=57
GostarGostar
não percam tempo com o suburbano de gaia. o homenzinho mete dó
GostarGostar
ó mialgia de esforço
ouvi dizer que a economia está a abrandar em todo o lado
GostarGostar
xócrates , meneses , f.leite têm a mesma principal caracteristica : INCOMPETENCIA.
Vê mais VPV só com um olho do que aqueles com todos os buracos que têm no corpo.Ou pensam que esta choldra está como está porque quem esteve no poder ou nas “bordas” dele era honesto e competente?!
GostarGostar
Competentes sao aqueles que escrevem a dizer mal de tudo. Esses é que sao muito competentes, os que nao fazem nenhum sem ser criticar os outros.
GostarGostar
Já estava a estranhar ninguém do Blasfémias ter ainda comentado a última entrevista de Luis Filipe Menezes (LFM). Pensei que fosse por pudor mas afinal esse “bem” parece cada vez mais escasso por estes lados.
Não li a crónica de VPV mas as citações aqui referidas são certeiras. LFM mostrou mais uma vez o que é: mesquinho, incoerente, convencido, rancoroso e cretino.
A de que Manuela Ferreira Leite (MFL) só terá legitimidade se ganhar com muito mais de 50% dos votos mas qualquer um dos outros, para ter essa mesma legitimidade, só precisa de mais um voto do que o segundo é de antologia.
Se o CAA não gosta de MFL está no seu direito. Mas defender uma criatura que de cada vez que abre a boca até mete pena, só porque essa criatura também não gosta de MFL, é muito baixo.
GostarGostar
De facto, a imagem escolhida para ilustrar este ‘post’ está perfeita.
Simplesmente, não se aplica apenas (como diz o autor) a VPV, mas sim a muitos outros: todos os que “são incapazes de se verem de fora”, de “se aperceberem como são vistos pelos outros” – os tais que “não se enxergam”, como dizem os brasileiros.
É um problema que afecta muito boa gente, especialmente quando atinge certos lugares: Santana Lopes, L. Filipe Menezes, Mário Soares, José Sócrates, A. J. Jardim, Manuel Pinho… são apenas exemplos de personagens que padecem dessa dificuldade – que, como se sabe, alastra (e de que maneira!) ao pessoal do mundo da bola.
Ao invés, espera-se de um jornalista (ou comentador) que se quer credível que, ao observar essas figuras públicas, tenha, em relação a elas, a distanciação de que estas não são capazes em relação a si mesmas. Se o consegue ou não…
GostarGostar
Concordo com CAA e com o Opinocrata quando este diz que o problema de Vasco Correia Guedes (mais conhecido como VPV, The Ocre) deve ser falta de sexo. Só assim se explica que acorde todos os dias mal-disposto e ande acabrunhado o dia inteiro.
GostarGostar
VPV é conhecido por ser uma pessoa extremamente doce e sem qualquer azedume, seja contra quem for.
GostarGostar
Estimado CAA: penso que tem alguma razão, mas também nunca vi o Dr. VPV dizer bem de alguém…mas LFM, reconheça lá, era um fracalhote – um suburbano ofuscado com o barulho das luzes da capital.
Além de ter dito a frase infeliz e de ter saído do Coliseu a chorar baba e ranho, foi um dos deputados “voadores” que as polícias (competentíssimos!!!) não conseguiram notificar até ao dia em que o processo prescreveu – anátemas que sempre o seguirão enquanto insistir em ter uma “carreira” política nacional.
Ó CAA, o senhor Dr. LFM é fraquinho, e bastou arranjar uma namorada gira para mandar a política nacional às urtigas. Por ter um namorada muito menos gira, já o Eng.º Guterres tinha mandado o governo às urtigas, desculpando-se com o pântano – lembra-se?
O Dr. LFM que se deixe ficar sossegadinho lá na Maia, ou Gaia, ou o que raio é…
Digo eu…
GostarGostar
Anónimo Diz:
23 Maio, 2008 às 5:27 pm
ó mialgia de esforço
ouvi dizer que a economia está a abrandar em todo o lado
Ó Anónimo,
Ah! Sendo assim estamos em linha com os bons, não é? Não há motivos para preocupações. Temos o Grande Timoneiro a zelar pela chafarica. Nem se percebe tanta contestação…
GostarGostar
VPValente não é nada “azedo” no relacionamento com pessoas que conhece. E é bastante atencioso para com quem não conhece. Não digam mais disparates.
GostarGostar
Só um santo não consegue perder as estribeira com aquela senhora.
Deve andar ali muita frustação recalcada e nisso VPV é o principal culpado.
Que um casal se possa mutuamente elogiar nos media portugueses diz bem o que somos.
Porque é que não fazem na cama?
GostarGostar
Já cá faltava o MJRB com as suas patetices e saloiadas.
GostarGostar
Piscoiso 42,
V. não tem corpo para opinar. Não existe.
GostarGostar