Re:Os juros
3 Julho, 2008
Comparar o impacto da política orçamental de um pequeno país na taxa de juro da zona euro com o impacto da política orçamental dos Estados Unidos (ou de um hipotético estado X) na respectiva taxa de juro não faz grande sentido, pois não? Afinal, o que mudou desde que Manuela Ferreira Leite se licenciou foi a dimensão da zona económica em que Portugal está inserido. Actualmente, o défice português tem um impacto muito maior nos impostos. O efeito na taxa de juro é diluído na dimensão da zona Euro.
14 comentários
leave one →

Os partidos do bloco central não estarão já a preparar a retirada de Portugal da zona euro?
GostarGostar
Vai lançada a jangada de pedra…
GostarGostar
1 –
os outros, das franjas, aplaudirão…
GostarGostar
1-
e quem devolve o lindo dinheirinho que a UE enterrou cá?
GostarGostar
1 –
é que não está prevista qualquer retirada.
GostarGostar
“o défice português tem um impacto muito maior nos impostos”
.
A política fiscal é a última arma que resta no arsenal dos governos dos pequenos países da zona euro.
GostarGostar
1 –
é que não está prevista qualquer retirada.
retrirar, retirar, só podem mesmo os países contribuintes, não os que receberam milhões de milhões…
GostarGostar
2 –
futuramente – numa UE a 3 ou 4 velocidades – será um dos cenários mais prováveis…
GostarGostar
“O efeito na taxa de juro é diluído na dimensão da zona Euro.”
Apenas no que diz respeito a risco cambial. Mas esse não é o único risco.
GostarGostar
A questão vai para além da zona euro, o que até dilui ainda mais o impacto. O exemplo que citei dos EUA serve para ter uma noção de que tipo de impacto poderíamos estar a falar. Se para uma economica do tamanho dos EUA o impacto é o referido, para PT ele é potencialmente ainda mais negligenciável. Está lá isso tudo no post:
«Como Portugal é um país pequeno, a nossa contribuição para este “agregado” internacional é marginal, senão mesmo negligenciável».
Acho que quer no país “x” quer nos eua não tinhas razão à data e isso não era explicável apenas pela zona monetária. Mas isso seria outra discussão que não há tempo nem interesse para estar a desenvolver agora.
Abraço,
GostarGostar
JM,
Não quero ser desagradável mas a sua obsessão com a MFL parece doentia.
Sugestão: volte a ler a *lição* que lhe deu o anti-comuna (tb o PVaz) no seu post de ontem sobre a MFL e os juros e aponte a mira para outro lado.
A continuar como agora, você perde lucidez e interesse. E ainda há quem aprecie posts geniais como o das fotos dos M. Educ. de ontem.
GostarGostar
Então mas ao fim ao cabo, de quem é a culpa dos juros da prestação da casa estarem a subir tanto? Não é daquele senhor francês? É do Sócrates?
GostarGostar
A subida dos juros é bom para os pobres que nem possuem dividas ao banco porque nem dinheiro tinham para pedir emprestado, mas no entanto ainda possuem algum dinheirito no banco. Nao possuem nem acçoes nem nada. Deviam estar contentes os partidos por ajudar os mais fracos.
GostarGostar
Mas porque é que o AC não se cala qdo não tem nada para dizer?
GostarGostar