Mário Soares
22 Julho, 2008
Vale a pena ler o artigo de Mário Soares no Diário de Notícias. A primeira parte é um encadeamento ilógico de expressões como “neoliberalismo”, “crise do capitalismo”, “modelo neoliberal”, “primado do mercado”, “contradição insanável, “modelo economicista, anti-social e anti-ambiental”, “capitalismo financeiro, especulativo e dito de casino”, “alteromundialistas”, “democracia social e ambiental” e “diálogo multicultural e inter-religioso”. A segunda parte é um elogio sincero à Bial, uma empresa que vive da exploração da humanidade através da mais sofisticada e controversa forma de propriedade, a propriedade intelecual.
136 comentários
leave one →

No DN só os artigos do João Miranda.
GostarGostar
É uma pena o João Miranda não ter sido convidado para o “Simpósio Aquém e Além do Cérebro”.
GostarGostar
Eu gostava que fizesse o favor de concretizar melhor esta ideias: a propriedade intelectual é a mais controversa forma de propriedade?!!
Isto dá tese….
GostarGostar
A terra, por exemplo, que herdo sem ser feito esforço rigorosamente nenhum e que deixo ao abandono por incúris e não cedo a quem a poderia trabalhar, não é mais controversa?
GostarGostar
O prédio na baixa do porto ou de lisbos, que a tia deixou e eu nem sabia da tia e que está a cair porque acho, já agora, que vale 250.000€ e ng mos dá… não é mais controversa?
GostarGostar
O livro que escrevo… é para distribuir de borla?
GostarGostar
Proudhon, revisitado? è isso?
GostarGostar
O Diário de Notícias está cada vez mais che-ché.
GostarGostar
” (…) Os defensores do fundamentalismo de mercado querem agora que os erros do mercado sejam vistos como erros de governo. Um delegado do governo chinês colocou o dedo na ferida: os EUA deviam ter feito mais para ajudar os norte-americanos com rendimentos mais baixos a gerir melhor o problema do crédito hipotecário à habitação. Estou plenamente de acordo, mas isso não altera os factos: os bancos norte-americanos geriram especialmente mal o risco e essa má gestão tem consequências globais. Mas a injustiça é ainda maior quando se sabe que, apesar dos erros, os gestores dessas instituições saíram airosamente e com indemnizações milionárias.
Actualmente, existe uma grande disparidade entre os retornos sociais e os retornos privados. Se não forem alinhados, o sistema de mercado nunca poderá funcionar bem. O neo-liberalismo foi sempre uma doutrina política ao serviço de certos interesses e nunca se fundamentou em teorias económicas. Tal como, sabemo-lo hoje, não é fundamentado em experiências históricas. Se aprendermos esta lição, talvez se faça luz ao fundo do túnel.”
Texto atribuido a Joseph Stiglitz, prémio nobel da economia, retirado do http://economiafinancas.com
Será que o JM o entenderá?
GostarGostar
ao sr mario soares só tenho uma pergunta a fazer.
de onde veio o dinheiro para a sua pseudo-fundação?
rjnunes
GostarGostar
Ó vigia, vá lavá-la!
GostarGostar
E não postam sobre isto?! Ou existem contrangimentos?
Dívidas a fornecedores que ascendem a seis milhões de euros; prazo média de pagamento a fornecedores de 44 dias; contas bancárias sem revelação contabilística; sistemas deficientes de controlo interno para aquisição de serviços ; ou realização de despesas sem a devida autorização, são algumas das situações detectadas pelo Tribunal de Contas numa auditoria horizontal realizada à área das “aquisições de bens e serviços” de quatro instituições de ensino superior.
Click to access tcontasuniversidades0708.pdf
GostarGostar
Desculpem pelo espaço
GostarGostar
44 dias de prazo de pagamento? Quem dera aos fornecedores dos hipermercados.
GostarGostar
O Sr. Mário Soares… qual coveiro, vem agora atirar mais terra p´rós olhos do morto que, coitadinho, já não vê nem ouve nada… aliás, ainda vivo e sempre foi “ceguinho de todo”.
GostarGostar
Oh Dinis, mas sabe responder à pergunta? Se não, vá ajudar a lavá-la!
GostarGostar
“Carlos Fernandes Diz:
22 Julho, 2008 às 7:53 pm
Desculpem pelo espaço”
Basta retirar os “Favoritos” e tudo fica bem.
GostarGostar
ovigia Diz:
22 Julho, 2008 às 7:36 pm
ao sr mario soares só tenho uma pergunta a fazer.
de onde veio o dinheiro para a sua pseudo-fundação?
rjnunes
Ora ora não sabe? Da Bial por exemplo.
GostarGostar
este blog sofreu um takeover da estrema direita. Fazem falta mais posts do caa
GostarGostar
confesso que não entendi este seu post. é que não entendi mesmo nada. mas o problemas decerto deve ser meu. de qualquer maneira, pelos comentários que mereceu, não sou, decerto, o único. um abraço.
j. ricardo
GostarGostar
O socialista do Mário Soares é uma das pessoas mais ricas do país cuja fortuna se deve muito aos salários e reformas chorudas que acumulou dos cargos no governo. O socialista do Mário Soares é dono de um colégio privado. Assumo então que isso do anti-liberalismo de que ele fala é muito bonito mas é para os outros e com o dinheiro de terceiros. Não existe português mais falso do que ele.
GostarGostar
O Diário de Notícias está cada vez mais gagá.
GostarGostar
O Diário de Notícias está cada vez mais totó.
GostarGostar
O Diário de Notícias está cada vez mais xexé.
GostarGostar
Gostava de ver alguns bloguistas prolíferos da actualidade, com a idade do Mário Soares e com a mesma clarividência. Isto de postar a toda a hora, e mandar bitaites sobre tudo, deve conferir uma sensação de importância e enlevo. Só pode ser.
GostarGostar
Tina,
O colégio já existia no tempo do pai, e o MS já era rico antes do 25 de Abril, ao contrário de muitos neoliberais novos-ricos.
GostarGostar
E que tem isso Zenóbio? A primeira coisa que ele deveria ter feito era desfazer-se do colégio privado. Ou não é um colégio privado o mais liberal que se pode ter em educação? Está a retirar os melhores alunos do ensino público, promove a criação de elites e a separação de classes, vive do dinheiro dos ricos liberais… E quanto à fortuna, ele é o primeiro a desprezar os ricos que não querem saber dos pobres. Afinal ele é exactamente um desses ricos. Por isso nem sequer se digna a dar o seu dinheiro à Fundação Mário Soares, vai buscar financiamento ao Estado que tanto precisa para distribuir pelo pobres.
.
GostarGostar
tina isso é o mesmo que dizer que um liberal devia rasgar o bilhete de identidade o quanto antes
GostarGostar
Tina,
Deveria saber o que foi o Colégio Moderno durante a ditadura, e quais as razões que levavam pessoas de esquerda a leccionar em escolas privadas. Será que não sabe?
GostarGostar
ZENÓBIO: “Gostava de ver alguns bloguistas prolíferos da actualidade, com a idade do Mário Soares e com a mesma clarividência.”
Principalmente quando apelou à via do diálogo para com os fundamentalistas islâmicos.
GostarGostar
Pinto,
Já muito político dar cambalhotas impensáveis, qual é o problema de dialogar com aqueles que são o “inimigo”? Acaso os EUA não dialogam com fundamentalistas?
GostarGostar
Miss Tina,
Pense, mas pense muito bem antes de falar.
Pense, mas pense muito bem antes de escrever.
Vc. ficou desaTinada com o nome Mário Soares. Terá as suas razões, respeitáveis. Mas não cilindre a si mesma, nem nos incomode com disparates, no caso, sobre “Mário Soares é uma das pessoas mais ricas do país” –manifestamente e infelizmente para si não sabe o que é ser-se rico–, e essa, sua, de MSoares e a família ter a obrigação de oportunamente ter a obrigação de “desfazer-se” do Colégio Moderno…
(Enfim, foi um seu mau momento. Acontece).
Mário Soares “não é o primeiro a desprezar os ricos: MS foi o primeiro socialista(PS) a entender os ricos. Como secretário-geral, como PM, como PR.
E note, Miss Tina, eu estive muitas vezes em desacordo com MS (precisamente por desprezar as classes mais desfavorecidas).
Parte do que MS escreve no DNotícias tem o meu apoio.
Quanto à Bial, ao elogio à Bial, é outro “assunto”, como dizem (irritantemente desde há anos) os políticos, outra “matéria”…
GostarGostar
Errata,
segundo parágrafo, há um “ter” inadvertido, a mais.
GostarGostar
Claro Zenobio, mas já não havia razão de existir depois do 25 de Abril. Depois, pelo contrário, passou a representar tudo aquilo que vai contra os ideais socialistas e anti-liberais. Foi por isso que eu disse que ele se deveria ter desfeito do colégio. Mas há pessoas que não têm nenhuma vergonha na cara, acham-se especiais ao ponto de dizer uma coisa e fazer outra, julgam-se Deuses acima de qualquer crítica.
GostarGostar
1. 85 anos? 86 anos?
2. Não será a Bial uma dessas empresas tipo Merck, Pfizer ou GlaxoSmithkline, que procuram o lucro desenfreadamente? Ou será que só os Americanos do Texas é que gostam de lucros?
3. Que grande vontade de aparecer sempre, nem que seja para se dizer que ainda se dominam buzzwords com alteromundistas.
4. …….os bota-abaixistas são assim tantos que impedem este “rectagulo” de medrar? É que Dr. Soares, Portugal desce cada ano no ranking da UE – 27, porque será?
GostarGostar
Para quem não sabe, uma criança de 7 anos no Colégio Moderno, paga no mínimo cerca de 600 euros por mês! Será isto, o conceito de uma propriedade alteromundista?
GostarGostar
MRJB, você é o comentador que mais escreve só para fazer conversa. Além disso é petulante e arrogante. Pronto, já pensei antes de escrever.
GostarGostar
“Não será a Bial uma dessas empresas tipo Merck, Pfizer ou GlaxoSmithkline, que procuram o lucro desenfreadamente?”
É, mas é portuguesa, e por isso todos os desmandos são possíveis( fazem testes de despiste da SIDA sem conhecimento dos empregados), e todas as predilecções são recomendáveis (manobram a bel-prazer os meandros do INFARMED em prejuízo das concorrentes).
GostarGostar
Concluindo, quando o “Pai” do Regime vem tão zangado, defender a sua “obra”, é sinal que a coisa está mesmo muito mal!
A China em 2008 crescerá cerca de 10%, e passará a Alemanha, como 3ª economia do mundo.
GostarGostar
“Mas há pessoas que não têm nenhuma vergonha na cara, acham-se especiais ao ponto de dizer uma coisa e fazer outra, julgam-se Deuses acima de qualquer crítica.”
Tina,
Conte-nos porque tem tanta bílis em relação ao MS. É atávico?
GostarGostar
Miss Tina,
Eu compreendo a sua ignorância(não lhe aplico a palavra de modo prejorativo, creia), mas de facto ignora ou não quer destacar que o Colégio Moder foi, durante os regimes de Salazar e de Marcello Caetano, uma Escola-Colégio onde a Liberdade, o Pensamento Livre, a Democracia vivia (qb por causa da PIDE-DGS sempre atenta), logo, era e é, se quiser admitir, um espaço venerável e…não tem nem devia acabar, como Vc. desejou. Pelo contrário ! Para preservar !
GostarGostar
Mesmo certo: ponham o Colégio Moderno imerso em
“preservativo” e ESQUEÇAM-NO!
GostarGostar
“É, mas é portuguesa, e por isso todos os desmandos são possíveis( fazem testes de despiste da SIDA sem conhecimento dos empregados), e todas as predilecções são recomendáveis (manobram a bel-prazer os meandros do INFARMED em prejuízo das concorrentes)”.
Será que o Dr. Mário Soares saberá desta malandrice destes alteromundistas portugueses? Ou será que os Alteromundistas são todos do Texas-USA?
GostarGostar
“Para quem não sabe, uma criança de 7 anos no Colégio Moderno, paga no mínimo cerca de 600 euros por mês! Será isto, o conceito de uma propriedade alteromundista?”
E quanto pagam os papás no Planalto? Tem a lavagem ao cérebro incluída ou é paga à parte?
GostarGostar
uma criança de 7 anos no Colégio Moderno, paga no mínimo cerca de 600 euros por mês!
Não há dúvida que o Dr Mário Soares sabe vigiar bem os seus lucros. Claro, o Colégio Moderno é um dos melhores colégios do país. Deve haver uma selecção rigorosa para entrar lá, só os melhores serão escolhidos. Ah, como a vida é fácil para os ricos e talentosos. E como é cruel para os pobres burros que têm de ir para a escola pública. Que mundo tão cruel este que estigmatiza assim as pessoas e condena à nascença os pobres, coitados…
GostarGostar
“E quanto pagam os papás no Planalto?”
Os papás do Planalto não se dizem socialistas e anti-liberais.
GostarGostar
Miss Tina
e J,
Como eu referi no comentário 32,
Mário Soares, ao contrário do que por exemplo Miss Tina escreveu, foi o primeiro socialista(PS)a entender os ricos… Logo…
Mas foi, o Colégio Moderno, no tempo de Salazar e de Caetano, um exemplo de Liberdade e de Cultura. Não duvidem.
E Màrio Soares é um homem que preza a Liberdade e a Democracia. Defendeu-a com muitas lutas e preza-a (tal como nós) com alguns “deslizes”.
Miss Tina,
Não sou nada arrogante….aqui. Vc. nem imagina quanto sou verdadeiramente arrogante ! Com muito agrado: algo petulante.
O comentador que inteligentemente “mais” escreve com “menos”, é o Mr. Piscoiso. É um minimalista nato, tiro-lhe o chapeau ! –embora por vezes dele discorde. E cozinha bem, muito bem !
GostarGostar
“Os papás do Planalto não se dizem socialistas e anti-liberais”
Presumo que conhece todos os papás do Planalto para alêm de conhecer aqueles papás que optaram pelo laicismo do Moderno.
GostarGostar
Além de promover a separação de classes e criação de elites, os colégios retiram os melhores alunos à escola pública (muitas vezes com bolsas de estudo) contribuindo assim para o decrescimento dos padrões desta. Os colégios produzem assim os estudantes mais capazes que terão logo de início mais probabilidade de entrarem nas melhores universidades públicas. Quando sairem, terão logo emprego e subirão depressa na vida enquanto os outros não passarão da cepa torta. E é assim que Mario Soares e família contribuem para a sua causa anti-liberal-coitadinhos-dos-pobrezinhos.
GostarGostar
Miss Tina,
Garanto-lhe: eu gostaria imenso, sentir-me-ia feliz, que, não só em Portugal, não existissem sequer classes mais desfavorecidas e muito menos pobres e jamais miseráveis.
Pessoalmente “não me queixo”, mas não me tenho sentido bem ao ver tanta carência….
Estamos a viver num mundo cada vez mais cruel. Onde o dinheiro “é lei” — e Portugal está desde há muito, embora com solavancos, a “adaptar-se” a essa lei…
GostarGostar
Existe uma crise do capitalismo ,as questoes como na china e na india problemas ambientais , falta de agua etc derivado do desenvolvimento economico,nos proprios eua existe problemas relacionados com a agua, a questao do excesso de consumo endividamento assim como a questao do excesso de poupanca dos outros paises etc..
GostarGostar
Há mais faísca de sabedoria e autoridade na sinapse entre 2 dendritos de Mário Soares, do que em toda a pirotecnia encefálica de João Miranda.
GostarGostar
Vv,
O capitalismo, se quiser, o magno-capitalismo (que “gere” e orienta mercados) munca está verdadeiramente em crise, porque a pressente, resguarda-se e…investe !
É ele-próprio…o motor das crises, excepto quando surgem localmente mega desastres naturais ou grandes conflitos internacionais armados.
O problema, são as repercussões nas classes média e baixas, da desabrida fúria do capitalismo…digamos que auto-regulado para o lucro a qualquer custo, mesmo espezinhando o ser humano, patrimónios e Natureza. É a selva engravatada !
GostarGostar
O excesso de poupanca de dolares dos paises asiaticos arabes por exemplo o facto de os eua nao estarem endividados e com excesso de consumo , pode levar os eua ao proteccionismo ,que ja se defende, mas o proteccionismo nos eua nao vai resolver o problema porque nao o mercado interno nao tem capacidade … ou a desvalorizacao brutal do dolar… é o que se diz por ai.
GostarGostar
Está a ver João Miranda, o que provoca um post irreflectido?
Populismo, demagogia, vox populi no seu pior. Mas o que é preciso fazer um Homem para ser respeitado?
Quem não respeia o percurso de Mário Soares, não tem coluna vertebral. Ou pior, não tem referências, o que é meio caminho para ser mau cidadão.Um pária que vive da maldoc~encia coberta pelo anonimato. FYA!
GostarGostar
maldicência.
GostarGostar
Mr. Dinis,
Como Vc. questionou, Proudhon revisitado. Mais ou menos.
E quanto à propriedade intelectual, a sua especificidade, entendimento e valoração, muito se poderá (ainda mais) debater, noutro fórum.
GostarGostar
em meu entender o pais deve a Soares mais do que a outro qualquer politico do pós 25/02/74
durante o conturbado PREC soube ler a situação, discernir o essencial, actuando de uma forma determinante, provavelmente com uma mãozinha de Carlucci por uma lado e por outro da ala do MFA onde pontificava o Melo Antunes, outro actor da época com discernimento QB, sendo talvez a melhor prova disso, a inteligente referência ao PCP na noite do 25 de Novemmbro de 75
o famoso debate com Cunhal mostra que no momento mais crucial do pais, ele sabia perfeitamente o que estava em jogo, tendo actuado em conformidade
a meu ver e contrariamente ao que uma certa direita pensa, na descolonização fez o que pode e numa epóca e que as tropas confraternizavam com os movimentos de libertação podia-se fazer muito pouco, alem de que a culpa da situação a que se chegou, era de quem se tinha recusado a ver o mundo em que se vivia no pós guerra e por muito que custe a quem veio “do ultramar”, aquilo não era nosso e depois do que lhes fizemos durante séculos ate tiveram sorte na forma como foram tratados na saida
depois do PREC orientou o pais para a CEE e foi mais outra que lhe devemos
tanto quanto me apercebi a sua vida pessoal foi rica, sendo dos portugueses se terá realizado quase a 100%, quer pessoalmente, quer profissionalmente, leia-se como politico
claro que é um ser humano e fez muitas asneiras, portou-se mal com Sá Carneiro e Snu Abecassis que o tinha ajudado nos anos de chumbo, parece que foi um mau primeiro ministro, meteu-se nas ultimas eleições da forma como todos sabemos,
ultimamente anda com más companhias e assume posições a meu sem nexo e erradas
mas gosto dele assim, humano, gente muito direitinha e sem erros deixa-me desconfiado e no momento crucial da sua vida e da vida do pais soube ser decisivo e isso devemos-lhe
GostarGostar
MJRB, comcordo com o debate. Mas quem se furta ao debate depois de ter anunciado a premissa foi o João Miranda. E, portanto, quem confunde as coisas é o próprio e não Mario Soares, a quem “acusa” de meter no mesmo saco conceitos (diz ele, o João Miranda) diferentes…
O JM que explique a quem anda a pagar esta merda toda (peço desculpa, mas a esta hora a paciência está no limite mínimo) a diferença entre neoliberalismo”, “crise do capitalismo”, “modelo neoliberal”, “primado do mercado”, “contradição insanável, “modelo economicista, anti-social e anti-ambiental”, “capitalismo financeiro, especulativo e dito de casino”, “alteromundialistas”, “democracia social e ambiental” e “diálogo multicultural e inter-religioso”.
Sim, ele que explique, para depois dizer a alarvidade que disse, confundindo, ele sim, propriedade intelectual, como a que resulta (exclusivamente) das patentes farmaceuticas…
Se os intelectuais que temos, são deste calibre, o que se pode exigir ao POVO????
GostarGostar
Aproveito para cumprimentar o NUno Granja e pedir licença para subscrever o que disse.
GostarGostar
Tirando essa das más companhias….O Drº Mário Soares não priva nem convive regularmente com o Hugo Cháves, se é isso que pretende dizer. Más companhias são as do JM. Têm rédea curta…
GostarGostar
maledicência
GostarGostar
maledicência. Claro Lpedromachado, claro!
GostarGostar
Ainda não foi ao ler o artigo do Mário Soares que eu finalmente percebi o que é isso do Neoliberalismo.
A sério: se alguém que saiba, que me esclareça.
GostarGostar
Mario Soares é o maior pulha que Portugal conheceu. E tenho-lhe tanto nojo, que nem me merece explicar pq
GostarGostar
Há gente assim.
Uns não podem ouvir falar no Mário Soares.
Outros no Pinto da Costa.
A minha tia Eufrásia, não pode ouvir falar em gafanhotos.
Fica toda arrepiada.
GostarGostar
Ai a China, querida china, agora aeropágo de tantos socialismos.
Crescimentos acima dos 10% de medidas capitalistas neoliberais e exploradoras dos trabalhadores que concorrem com as melhores condições dadas a estes, no inicio da revolução industrial.
Pelos vistos ao longo deste tempo todo, o dos direitos conquistados, lá não se plica, apenas por se dizer socialista.
Dez a doze horas por dia a ordenados de 15 dolares com dez dias de ferias anuais e não conhecer sequer o conceito de greve, é bom mas é lá.
Socialismos……
GostarGostar
Desapareça, sr. doutor, desapareça!
GostarGostar
“Há mais faísca de sabedoria e autoridade na sinapse entre 2 dendritos de Mário Soares, do que em toda a pirotecnia encefálica de João Miranda.”
Ahaha, tal como aquela de negociar com os terroristas porque afinal sao pessoas como outras quaisquer, o problema e que sao pobres, etc. Depois das bombas da ETA nunca falou nisso outra vez. Porque não escreve ele um artigo no DN sobre ele agora?
Afinal ele só diz dsparates. Agora fala da crise que se “vem aí instalar”, mas afinal, ainda não veio, ou pode não vir, ou o quê. Só diz coisas no ar que depois se confirma serem uns disparates completos. Não tem mesmo nenhuma noção da realidade, tal como quando se candidatou às presidenciais julgando que o povo gostava dele. Atropelou os outros pelo caminho, demonstrou o comportamento mais traiçoeiro e rude com os seus adversários. Aqueles que o defendem têm de engolir muitos sapos vivos.
Apoiado Pi-erre
GostarGostar
Cara Tina, vc até pode dizer mal das pernas do Cristiano Ronaldo, que é, tão só, a sua opinião.
GostarGostar
Concordo com o Piscoito. hà pessoas q mexem msm connosco, bastando apenas ouvir o seu nome! E confesso q, durante algum tempo, essas duas personagens provocavam em mim esse efeito(não sei bem como lhe xamar!). Mas agora não. Cresci. Aprendi a viver com eles e com a sua irrelevância.
Em relação ao Dr.Mário Soares,e ao seu artigo, é o amontoado de palavras a q nos tem habituado, sem discutir nada em concreto, sem criticar nada em concreto, a não ser palavras..q as levam o vento.
Deve axar q só por escrever “neoliberalismo”, “capitalismo” e q tais, o acto de criticar ou opinar está feito per si!
Deve ser duro andar uma vida a defender um sistema, qd xega ao poder ter q “metê-lo na gaveta” e depois nunca mais ter poder para mais nada, senão convencer outros a fazer o q ele próprio n conseguiu fazer!
GostarGostar
“Deve ser duro andar uma vida a defender um sistema, qd xega ao poder ter q “metê-lo na gaveta” e depois nunca mais ter poder para mais nada, senão convencer outros a fazer o q ele próprio n conseguiu fazer!”
Pois, e agora quer tirar o sistema da gaveta outra vez!…Perfeito PMA.
GostarGostar
ZENÓBIO: “Acaso os EUA não dialogam com fundamentalistas?” (31)
Dialogam. Com uma metralhadora nas mãos e um porta-aviões na costa (fazem eles se não bem)
GostarGostar
“Pois, e agora quer tirar o sistema da gaveta outra vez!…Perfeito PMA.”
Mas só agora, que as responsabilidades se dissiparam.
Faz-me lembrar Sá Fernandes: embargava todas as obras, revoltava-se com tudo. Pegaram nele: “vá anda para aqui, para o nosso lado e xiu, pouco barulho”. Agora parece um Sá Fernandes em “slow motion”. Quando ficar descalço talvez venha a embargar mais obras.
GostarGostar
Dialogam. Com uma metralhadora nas mãos e um porta-aviões na costa (fazem eles se não bem). Pinto.
Por veces até com tanta generossidade prestao(lhes) as metralhadoras. Lér Talibans afganos…
GostarGostar
Outros não podem falar no Benfica. Tal o caso do panasca de cima.
GostarGostar
A conhecida e assídua comentadora Tina transcreveu uma frase deste humílimo ajuntador de letras. Agora, indeciso, vacilo e hesito entre o júbilo gratificante e a depressão da mágoa.
GostarGostar
“Agora, indeciso, vacilo e hesito entre o júbilo gratificante e a depressão da mágoa”
Acho que qualquer pessoa que goste de Mário Soares deve ser um deprimido por natureza…
GostarGostar
Mr.Hyde..
Obrigado.
GostarGostar
“Estamos a viver num mundo cada vez mais cruel. Onde o dinheiro “é lei””
No Colégio do Dr Soares, por exemplo. Só entra quem pafa 600 euros por mês.
Um colégio cruel.
Abaixo “grande capital”.
P.S: “Grande capital” é o capital imediatamente acima daquele que eu tenho.
GostarGostar
“Acho que qualquer pessoa que goste de Mário Soares deve ser um deprimido por natureza…”
Acha que a Dona Maria Barroso é deprimida ?
GostarGostar
Confesso que ouvir e ler o Dr Mário Soares me deixa avinagrado.
Numa sociedade que se respeitasse a ela própria, alguém que asneira com a velocidade com que o Dr Soares o faz, deveria ver limitados os seus direitos. Poderia evidentemente andar nos transportes públicos, comer na pizzaria, ir ao futebol, etc, mas não poderia emitir opinião sobre assuntos transcendentes.
A sua limitação intelectiva é respeitável, como direito do cidadão comum, mas irrita que se farta, porque emite postas tão básicas que não têm ponta por onde se lhes pegue e só apetece acariciar-lhe o nariz com uma luva de boxe, porque está provado que é invulnerável a ideias mais subtis.
Ok, há gente que gosta do senhor…está bem, eu tb gosto muito de flores e das avezinhas do céu, mas não me passa pela cabeça ouvir as suas opiniões sobre o meu futuro.
Ora o Dr Soares, não pode ajudar-me mais ou aconselhar-me melhor do que um jasmim ou um canário.
O ideal seria convencê-lo que o país precisa dele para outras tarefas patrióticas, como lamber selos, bater palmas nos concursos da TV, posar para as câmaras a chonar e a babar-se, etc.
Só que é mto dificil negociar coisas destas com o senhor, porque ele, levado por aquilo que pensa serem os seus raciocínios (e que, no fundo, são impulsos primários, complexos e ideias feitas), sentencia e resolve, com uma certeza que nenhuma hesitação abranda.
Havia que contê-lo nos justos limites da sua capacidade. Mas atenção, não se veja nestas palavras qq apelo a que se meta o homem num hospício, embora não fosse má ideia.
Nada disso. Ele existe, é um facto, ele escreve tontices como quem respira, tb é verdade, e há que deixá-lo viver, gozar as liberdades, ser feliz, tanto quanto a sua limitação mental lhe permitir, mas não lhe deviam dar tanto tempo de antena.
Há coisas que são contagiosas….
GostarGostar
Pensei que a mais controversa forma de propriedade fosse a física, a escravidão, a exploração, a violação. Agora fala-se de propriedade intelectual. Provavelmente a Bial pede aos seus funcionários para pensar demais (?)
GostarGostar
Por exemplo, aprecio o estilo de escrita do comentador JC (81.) mas não aprecio o seu conteúdo.
Já de MS, aprecio o conteúdo, mas nem sempre o estilo de escrita.
A minha tia Ernestina gosta de morangos mas não gosta de natas.
GostarGostar
“Acha que a Dona Maria Barroso é deprimida ?”
Mas quem disse que ela gosta dele?
GostarGostar
“Já de MS, aprecio o conteúdo”
É natural. Há gostos para todos os gostos e os conteúdos primários são como o humor primário. Há quem goste.
É por isso que o Dr MS têm algum sucesso e bastantes fãs. Ele está para as ideias, como a batata frita para a comida. Os putos gostam…o paladar ainda não refinou.
E está para a sagacidade como a música pimba e o hip-hop estão para a música. O sopeiral e a canalhada gosta…o ouvido musical ainda não está refinado.
GostarGostar
Ora aí está, não gosto batatas fritas nem de música pimba, mas gosto de alguma ideias de MS.
Já das generalizações do “JC”, é como a minha tia Tolentina, que acha que aqueles que fazem generalizações são tolos.
GostarGostar
“minha tia Tolentina, que acha que aqueles que fazem generalizações são tolos”
Provavelmente a sua tia está a generalizar. E citá-la, demonstra que qualquer tolo encontra sempre outro ainda mais tolo, que o aplaude.
Deixando a sua tia entregue às generalizações, houve um tempo em que eu tb gostei de batatas fritas e detestava caviar.
Os gostos refinam-se, como lhe disse. Tenha esperança…
GostarGostar
Olha, percebeu !
GostarGostar
Não li o artigo do dito, mas tambem fala dos subsidios, à fundação?
GostarGostar
muita gente discute o mario soares pouca gente discute realmente o que ele diz.
GostarGostar
“muita gente discute o mario soares pouca gente discute realmente o que ele diz”
Caro anónimo, é falso.
Repare que eu escrevi “ele escreve tontices como quem respira”. Esta frase é basicamente uma tese extraída a ferros das “ideias” de MS.
Se acha que é fácil, gostaria de ver o meu amigo a discutir realmente o que diz um pedaço de granito, ou um calhau rolado.
GostarGostar
Agora o coiso pegou-lhe nas generalizações.
Ele era a quinta da fonte “generalizada” agora é o MS “generalizado”, e até a tia ficou generalizada.
O marito é que tem ideias, algumas e não são generalizads para quem v~e generalizaçoes em tudo.
São é vagas…..
GostarGostar
O piscoisinho é socialista, bimbo e burro. Que se lhe há-de fazer. Gosta do marocas, pudera, comeu a vida toda à custa da funçãozinha…
GostarGostar
O melhor elogio que se pode fazer a Soares, é insultar os seus admiradores, ou o próprio.
GostarGostar
Mário Soares, que alguns aprederam a apreciar apesar dos seus conhecidos e imensos defeitos, veio a revelar-se, infelizmente e afinal, mais um gaijo de um sistema podre e desacreditado. Todas as suas recentes posições políticas mais não são do que o corolário, afinal, de toda a sua vida pública e das suas verdadeiras opções ideológicas. Não discuto o “símbolo de Liberdade” que foi o Colegio Moderno no tempo da Ditadura. E tb não discuto o “negocio” da família. Discuto a (sua) Fundação e outras benesses. O seu beija-mão ao poder que lhe pagou a (sua) Fundação e a subsidia anualmente. Se fosse honesto, o povão nem que se chateava de saber que as chorudas verbas que pagaram a “sua” Fundação foram pagas pelo povão. Mas quando vem a terreiro justamente elogiar canalhas tipo Traques e outros trastes, contra o povão que éo verdadeiro pagantes, merecia é que o povão um dia se chateasse a sério e confiscasse tudo o que lhe pertence de direito. Lá os bens de família sao dele. Mas não lhe chegam? Mais as reformas chorudas e mordomias pagas por todos nós?
MS não merece respeito. Foi mais um bluff. Quando estes canalhas estão de serviço (ditadores de pacotilha) ele lambe-lhes o cú. E está bué de informado de quem sao e o que tao a fazer. Para mim, e creio que para o povão, MS ´foi a TOTAL DESILUSÂO. Bastava uma frase dele, quando estes cabrões começaram a erguer o gasgante, para as pessoas tomarem posição e nao termos em Portugal tiranetes e cabrões a sacanearem as pessoas.
Mas MS revelou que é um deles. Nada mais. MS NÃO PRESTA, MEUS SENHORES!
Paz á sua alma. Fica na História do faz-de-conta. Não tem lugar na História dos Homens. Simplesmente porque não o é.
GostarGostar
O DN tornou-se um pasquim de merda…É subsidiado por quem? Aquilo deve tar meio na falencia. Já oferece “marias e tudo”. Muito Pior que as revistas cor de rosa porque tem a pretensao de informar, ser jornal feito por jornalistas. Mas o portuga já nem sequer o compra ou lê. Valha-nos isso!
GostarGostar
“O melhor elogio que se pode fazer a Soares, é insultar os seus admiradores, ou o próprio”
Nem, mais. É a nova lei da relatividade. Chamar cretino a um fã do Dr Soares ( a propósito, ele é mesmo doutor?)implica elevar o estatudo do ídolo um pouco acima desse nível, digamos a cretinozinho..ou cretino elevado a menos 2, meio cretino, portanto, se a matemática não me falhar.
GostarGostar
Baralhei um pouco a matemática, vá….tabalhar com unidades de cretinice, tende a cretinizar…
GostarGostar
Mário Soares, é tão só o político português mais respeitado em todo o mundo.
O resto, é despeito e alguma falta de educação da doméstica politiquice.
GostarGostar
tem toda arazão.
foi por isso que PERDEU AS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE EUROPEU
e, como bom gentleman, insultou a Srª Nicole Fontaine
que o derrotou sem apelo nem agravo.
toma que já almoçaste.
GostarGostar
correção:
PRESIDENTE DO PARLAMENTO EUROPEU
GostarGostar
Talvez daqui a 20 ou 30 anos olhem para trás com justiça e sem este despeito mesquinho e se lembrem daquele que lutou pela Liberdade,fez a descolonização,fez Portugal entrar na UE e trouxe a estabilidade governativa e política ao País.
GostarGostar
“Mário Soares, é tão só o político português mais respeitado em todo o mundo.”
Eu não votei. Onde é que se podem consultar esses dados?
O pessoal da China votou?
“O resto, é despeito e alguma falta de educação da doméstica politiquice.”
Não, é mesmo vergonha, pela idiotização óbvia de um país que se agacha perante a mediocridade.
” daquele que lutou pela Liberdade”
Foi ele que fez o 25 de Abril?
Foi ele que fez o 25 de Novembro?
Não, pois não?
Bem, então a sua luta pela liberdade equivale à minha luta pelo euromilhões. Se sair sou um campeão e todos me presstam vassalagem. Se não, não..
“fez a descolonização”
Pois fez.., e merecia orelhas de burro pela burrada que fez. Ou borrada, neste caso são sinónimos.
“fez Portugal entrar na UE”
Essa faz lembrar a do tipo que vai no comboio, a arranjar as cortinas do compartimento, convencido que isso tem importância na marcha do comboio. Chega ao destino e é levado em ombros por ter feito o comboio chegar ao destino. Os tolos aplaudem…
“trouxe a estabilidade governativa e política ao País.”
O Cavaco que o diga…
GostarGostar
“Não, é mesmo vergonha, pela idiotização óbvia de um país que se agacha perante a mediocridade.”
Fale por si, em relação a quem se agacha, já que o agachamento faz parte do seu vocabulário.
O reconhecimento de uma personalidade, não implica necessariamente qualquer flexão. Seja lá quem for.
GostarGostar
“Mário Soares, é tão só o político português mais respeitado em todo o mundo..”
O Piscoiso passou-se. Até parece a mulher de Saramago quando diz que o marido é um dos 3 ou 4 portugueses mais amados no país. Vocês comem cogumelos alucinogénicos ao pequeno-almoço ou quê?
GostarGostar
“Mário Soares, é tão só o político português mais respeitado em todo o mundo..”
também acho um pouco exagerado…e esquecerem-se do tio Cavaco é imperdoável!
GostarGostar
Mário Soares nunca prestou para nada. Tem o fundo sujo como se vê pela maneira como ele se comporta mal com tantas pessoas, pelas traições que comete aos supostos amigos. Faz parte daquela geração antiga de políticos para quem tudo vale. Enquanto estava no poder, sentia-se suficientemente bem para ser magnânime com todos, e até falou em meter o socialismo na gaveta. Fora do poder, sente-se frustado e volta a mostrar o seu rancor contra aqueles no poder e que não são da sua cor política. Com a idade, vai apenas mostrando mais claramente as suas verdadeiras cores.
GostarGostar
Ou será Salazar ???
GostarGostar
… político português mais respeitado em todo o mundo..”
alguém por aqui nos vais responder e quase que adivinho quem !
GostarGostar
“político português mais respeitado em todo o mundo”
Foi, sem dúvida, D João II.
E depois dele, aquele implacável vice-rei na ìndia, que varria regularmente as costas do ìndico à canhonada. Era respeitadíssimo, desde Mombaça a Malaca, passando por Ormuz e Socotorá.
Mário Soares?
Um pobre diabo a quem saíu a lotaria do poder, porque calhou a estar na estação certa à hora certa. Não se tivessem os capitães revoltado por causa das promoções e andaria o pobre Mário, perante cujas rotundidades os néscios se agacham, a viver da sopa dos pobres em Paris, ou outro futuro radioso a defender o Vale e Azevedo, ou o Carlos Cruz, sei lá, isto da História contrafactual dá para o que se quiser.
O facto de este cromo ter sido presidente eleito de um país europeu e botar regularmente faladura nos media, explica razoavelmente bem porque razão não saímos da cepa torta. Um país que reverencia medíocres, tem o que merece.
GostarGostar
Diria antes, que um povo que não dá valor aos seus, tem o que merece.
De acordo quanto a D.João II, mas a frase “político português mais respeitado em todo o mundo”, era referida a contemporâneos.
GostarGostar
“Diria antes, que um povo que não dá valor aos seus”
A frase correcta seria “Diria antes, que um povo que não dá o devido valor aos seus”.A MS, lamentavelmente foi-lhe dado mto mais do que o devido valor.
No poker, a coisa funciona e MS ganhou ao poker.Não é especialmente difícil deslumbrar deslumbrados…
GostarGostar
O valor reconhecido a MS, ultrapassa, de longe, os seus.
Daí o reconhecimento internacional.
Não há deslumbramentos, há factos reconhecidos como valorosos.
GostarGostar
“No poker, a coisa funciona e MS ganhou ao poker.Não é especialmente difícil deslumbrar deslumbrados…”
Não foi tanto uma questão de sorte JC. Ele sabia que o regime estava para cair e posicionou-se a jeito na altura devida. Os dados dele estavam viciados.
GostarGostar
“Daí o reconhecimento internacional.”
o Piscoiso nunca deve ter saído de Portugal. Os únicos portugueses conhecidos lá fora são Vasco da Gama, Mourinho e Ronaldo. Pelo menos, é a experiência que eu tenho.
GostarGostar
“fez a descolonização”
e causou milhares de mortes.
GostarGostar
Miss Tina,
Que sonho foi esse que lhe transmitiu que “os únicos portugueses colnhecidos lá fora são Vasco da gama, Mourinho e Ronaldo” ?
Fraca experiência a sua, no estrangeiro.
GostarGostar
Mário Soares “causou milhares de mortos ” ? Aonde ? Porque quis ? Porque mandou matar ? Porque assinou e deu ordens para ataques, a quem ?
E Salazar e Caetano ? Passam incólumes ? E Américo Thomaz, de nada sabia ?
GostarGostar
Bem, outros que não se devem ter esquecido dele lá fora foram os europeus que não votaram nele para presidente do Parlamento Europeu e depois ouviram-no chamar dona de casa à senhora que ganhou. Boa, grande português de que todos nos devemos orgulhar!….
GostarGostar
Miss Tina,
De acordo: no caso do insulto a Simone Veill, Mário Soares portou-se muito mal, mesmo muito mal, foi um ressabiamento básico, malcriado, escusado…e que só comprovou que MS não sabe perder.
Tem pecados e pecadilhos, mas também é acusado de factos que outros…praticaram !
GostarGostar
Mário Soares causou milhares de mortos e aparece como um dos principais actores do pós-25 de Abril por Jackpot…a ignorância ou o ódio mesquinho não tem limites…devem ter andado na mesma ecola do Mahmoud Ahmadinejad que disse que o Holocausto judeu foi um “mito”.
GostarGostar
Na verdade nem estou a fazer a defesa de MS, que não precisa. Refiro-me a MS, como me refiro a qualquer vulto da nossa história, sendo este contemporâneo.
Tem defeitos ? Pois tem.
D.João II também os tinha.
Dona Tina, nem queira saber a minha quilometragem no estrangeiro, que cedo começou no inter-rail.
GostarGostar
“Tem pecados e pecadilhos..”
Homens de bem não têm pecados nem pecadilhos. Um homem que tenha pecados e pecadilhos não é homem, não presta. Só o desculpam, outros que sejam igualmente fracos e sem princípios.
GostarGostar
Miss Tina,
eu não desculpo a Mário Soares os pecados, nem os pecadilhos. Quanto muito, alguns deles, entendo-os, outros, não !
Tenho princípios.
O essencial do nosso debate sobre MSoares é a sua estatura como político. E neste aspecto, com os tais pecados e pecadilhos, entendo-o com grande nível social, diplomático, político e cultural. Uma figura marcante.
GostarGostar
A diferença é que para MRJB e o Piscoiso esses pecados e defeitos não têm importância enquanto que para muitos outros, retratam bem o carácter de Mário Soares. E assim se explica que ele possa também ser um homem desprezado por muitos.
GostarGostar
Está enganada.
Defeitos são por mim considerados e colocados num prato.
Noutro prato, as qualidades.
Pesam-se os pratos e logo se vê.
Percebeu ou quer um desenho ?
GostarGostar
Isso foi o que eu disse mas o Piscoiso funciona ao relenti, dai se compreende a sua admiracao pelo Bochechas.
GostarGostar
Mário Soares teve uma oportunidade histórica de mudar o fado deste país. Não o fez, visto que ele, o país, está cada vez mais parecido com o próprio MS. Pobre e tiques de rico com o dinheiro dos outros.Se o país lhe deve algo, foi o ter ocupado o lugar de quem por dever tinha uma democracia séria a construir,coisa que não fez,por não querer ou não saber.Assim, acredito que a História o julgará como um dos maiores erros de Portugal no pós-25 de Abril.Uma fraude!
GostarGostar
“o tinhoso Diz:
Mário Soares teve uma oportunidade histórica de mudar o fado deste país. Não o fez, visto que ele, o país, está cada vez mais parecido com o próprio MS. Pobre e tiques de rico com o dinheiro dos outros.Se o país lhe deve algo, foi o ter ocupado o lugar de quem por dever tinha uma democracia séria a construir,coisa que não fez,por não querer ou não saber.Assim, acredito que a História o julgará como um dos maiores erros de Portugal no pós-25 de Abril.Uma fraude!”
Apoiado!
Poderíamos exportá-lo para o pólo norte dentro de um contentor juntamente com a família.
Tenho pena que ele exista…
GostarGostar
Sendo ex aluna do colegio moderno, por um lado garanto que o ensino é excelente,bom acompanhamento individual aos alunos e boa preparação para o ensino superior,para quem pode.O ser um espaço de cultura(???),so se for dos morangos com açucar.Posso dizer que muitos poucos ex colegas perfilham as ideias socialistas do dr.Mario soares,é um colégio de elites,que como tal se viram para sim mesmas, o socialismo e um conceito distante e aterrorizador para as elites,mesmo as nascidas de um colégio com a influencia politica que o mm ja teve(passado distante,principalmente para quem ja nasceu depois do 25.4)).A Liberdade(????)no meu conceito so existe se for para todos e sendo eu mae de dois filhos e nao lhes podendo dar a educação que eu propria tive acesso,por favor não me associem mais esses valores aquela instituiçao bastante lucrativa. cumprimentos
GostarGostar
Gostaria de perguntar ao Mario Soares o seguinte:
1º O caso Mateus?
2º Ocaso Emaudio?
3º O que o seu filho quando teve o acidente em África trazia no avião?
4º Sendo Valentim Loureiro do PSD o apoiou sempre? 5º Gostaria de saber qual é o trabalho do seu filho João Soares?
Nota Final. Joaão Soares diz que è democrata
GostarGostar
COMENTÁRIO CURTO E GROSSO.
MÁRIO SOARES É O PAI DAS POLÍTICAS DE DIREITA DESDE O SEU PRIMEIRO (DES)GOVERNO CONSTITUCIONAL DE 1976 BEM COMO DA CONTRA-REVOLUÇÃO DO GLORIOSO 25 DE ABRIL! DE 1974. DISSE.
GostarGostar
Se o MS é como dizem os fans o
Pai da Democracia deve ser
indiciado por_________pedofilia
(pois anda a fodê-la constantemente).
GostarGostar