Textos não relacionados:
16 Setembro, 2008
«Escola de Barcelos permite transição de ano com 5 negativas», no Jornal de Notícias
«O critério supremo da política educativa e da escola passou a ser o melhor interesse do aluno», Vital Moreira, no Público
É vergonhoso…
GostarGostar
“É vergonhoso…”
Vergonhoso é não ter um fax à mão.
GostarGostar
O mais esperto dos homens é aquele que, pelo menos no meu parecer, espontâneamente, uma vez por mês, no mínimo, se chama a si mesmo asno…, coisa que hoje em dia constitui uma raridade inaudita. Outrora dizia-se do burro, pelo menos uma vez por ano, que ele o era, de facto; mas hoje… nada disso. E a tal ponto tudo hoje está mudado que, valha-me Deus!, não há maneira certa de distinguirmos o homem de talento do imbecil. Coisa que, naturalmente, obedece a um propósito.
Acabo de me lembrar, a propósito, de uma anedota espanhola. Coisa de dois séculos e meio passados dizia-se em Espanha, quando os Franceses construíram o primeiro manicómio: «Fecharam num lugar à parte todos os seus doidos para nos fazerem acreditar que têm juízo». Os Espanhóis têm razão: quando fechamos os outros num manicómio, pretendemos demonstrar que estamos em nosso perfeito juízo. «X endoideceu…; portanto nós temos o nosso juízo no seu lugar». Não; há tempos já que a conclusão não é lícita.
GostarGostar
Eu sugiro ao governo que passe um decreto a dar a escolaridade obrigatória a todos os portugueses. Só passa a ir à escola quem quiser obter uma classificação superior a 45%. Assism poupa-se tempo, dinheiro, professores, magalhães, quadros interactivos, escolas, etc.
GostarGostar
Exames cada vez mais acessíveis. Reprovações ao mínimo. Maria de lurdes e este governo estão de parabéns.
Não percebo é a importância que dão ao Português e Matemática.
As disciplinas quando nascem deveriam ser iguais.
GostarGostar
Não se preocupem muito com estes jovens: são novinhos, ainda vão muito a tempo de poderem chegar, até, a primeiros ministros…
GostarGostar
Vendo bem, como no 7.º ano os alunos têm 15 disciplinas, passar com 5 negativas nem é muito.
No secundário com 7 disciplinas podem passar com 2 negativas.
GostarGostar
nEM 12 DISCIPLINAS TEEM..ISTO SE CONTARMOS COM MORAL..
GostarGostar
No 7º ano não têm 15 disciplinas.
A frase de Vital Moreira tem sido usada vezes sem conta para passar alunos que não fizeram nenhum e ainda prejudicaram gravemente os que fizeram. As desculpas são sempre as mesmas: “não sabe nada, mas também não fica aqui a fazer nada, o melhor é passar!” ou “é melhor passar, porque senão é pior, para o ano que vem fica mais desmotivado”
Mas mais grave que isto, é que lentamente vamos permitindo que frases como essa e outras piores, se tornem em ideologia de Estado, tornando o ensino numa ditadura ideológica. Ai de alguém mais rigoroso que se atreva a querer chumbar um aluno, tem logo problemas com as “estatísticas” e é logo posto em causa: “se os alunos não sabem, é porque o professor…” Chegará o dia em que o rótulo de “inimigo dos alunos” será colado aos que ousarem bater o pé a este cretinismo sem tamanho que se vai instalando nas escolas.
GostarGostar
1. Português
2. Inglês
3. Francês
4. História
5. Geografia
6. Ciências Naturais
7. Ciências Físico-Químicas
8. Matemática
9. Educação Física
10. Educação Visual
11. Educação Tecnológica
12. Educação Artística
13. Estudo Acompanhado
14. Área de Projecto
15. Formação Cívica
15, QUINZE disciplinas.
GostarGostar