Risk Free
7 Outubro, 2008
O Governo garante as poupanças de todos os portugueses? Óptimo. O que está a dar é o Banco XPTO que paga 10% nos depósitos à ordem e oferece uma torradeira e umas férias nas Canárias a todos os novos clientes.
12 comentários
leave one →

Geralmente, o banco que está a dar mais é o que está mais perto da porta da falência.
GostarGostar
Estou fartíssimo de conversas de bancos, banqueiros e afins: «Porque no se callan?»
GostarGostar
Exactamente porque é que os bancos iam pagar 10% por depósitos se podem pagar menos de 6% pelos fundos dos seus parceiros?
GostarGostar
o conde drácula queria dizer que tira as economias que os portugueses fizeram no tempo de santana lopes. depois dele o endividamento externo aumentou 150%, nunca fui santanista.detesto aldrabões mentirosos e sou obrigado a viver apesar deles
GostarGostar
A Russia salva a Islandia emprestando-lhe dinheiro. Menos um problema. Estavam mesmo em falencia.
GostarGostar
Exactamente, o banco que dá mais juro é provavelmente o que abre falência primeiro. É por isso o que mais probabilidade tem de receber a garantia. Para o último que abra falência de certeza que não há “garantia por lei” que le valha.
GostarGostar
O governo “garante”? Ao que sabemos, a Lei que existe garante até 25.000 euros por conta bancária.
Será que Teixeira dos Santos já elaborou uma nova Lei, e a mesma foi referendada pelo PR? Ou estaremos nós perante mais um EMBUSTE? Este é muito perigoso, sobretudo se estão a mentir…….é que em caso de pânico, há muita gente que perde o tino!
GostarGostar
“O governo garante…” Nas entrelinhas Teixeira dos santos já vai aceitando que vão haver falencias..
GostarGostar
J estao hoje a discutir o aumento desse valor para toda a Europa numa reuniao. O Bloomberg diz em rodapé que a Europa pensa aumentar o valor 5x ou seja para 100000
GostarGostar
Icelandic internet bank stops British customers making withdrawals as bank goes into receivership
http://www.dailymail.co.uk/money/article-1069715/Icelandic-internet-bank-stops-British-customers-making-withdrawals-bank-goes-receivership.html
GostarGostar
Os maus da fita, os detonadores da crise, segundo muitos, foram os short-sellers, porque vendiam primeiro, e caro, aquilo que depois compravam barato, o que não é (era) crime em lado nenhum (afinal o Sócrates também passa a vida a fazer, algo parecido, politicamente, com o short-sell, ao “vender” o paraiso que não existe em lado nenhum).
Ou seja, esta “crise” seria mesmo à medida dos short-sellers, que andariam agora a fazer FORTUNAS com as quedas das bolsas.
Porque estariam a comprar agora, e baratissimo, o que antes venderam caro.
Então porquê a crise ? Justamente porque o “negócio” era tão bom, tão bom, que abusaram, tal o volume de ordens de compra-venda (a par de outros factores como o crédito mal parado, crédito à habitação concedido a insolventes, etc) e agora falta liquidez nos bancos para completarem o jogo e poderem fazer as compras acordadas, e que assim ficam suspensas e sem efeito.
Por isso estes planos de injecção de dinheiros dos contribuintes, de forma avulsa – “para salvar a banca”, dizem – são um disparate e uma vergonha monumental.
Porquê ? Porque os short-sellers precisam, contratualmente, de comprar. Mas NÃO TEM DINHEIRO – liquidez, em cash – na banca para isso.
E não comprando … então sim há mesmo crise, porque o que antes venderam não pode ser “fechado” (closed), e tudo se desfaz como um castelo de cartas.
Por outras palavras, essas injecções de dinheiro nos bancos vem, sobretudo, mais do que safar, fazer fortunas aos tais short-sellers,
Quem serão eles ? Ninguém diz !
Adivinha-se, n´é ?
GostarGostar
“Banco XPTO que paga 10% nos depósitos à ordem”
Não vale a pena ir a correr. O governe garante depósitos (até provavemente 50K/pessoa) mas não juros, provavelmente a partir dos vencidos hoje.
José Simões
GostarGostar