Saltar para o conteúdo

A ler

15 Outubro, 2008

O pior de dois mundos“, por Paulo Morais, no JN (apesar das minhas dúvidas sobre se o “oligopólio” é expressão de “capitalismo selvagem” ou de outra coisa bem diferente, sobretudo  se se recordar que o Estado tem no membro mais relevante do oligopólio – a GALP – um papel determinante).

46 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Outubro, 2008 14:28

    Que bom. Assim já sabemos que quando os não socialistas forem para o poder os impostos sobre os combustíveis vão logo acabar. Fico à espera de saber os programas dos partidos que vão propor isso para poder votar.

    Gostar

  2. Tiago Cabral's avatar
    Tiago Cabral permalink
    15 Outubro, 2008 14:50

    Concordo totalmente com o texto do JN.
    Até porque essa carga de impostos normalmente vai encher o bolso dos mais ricos, que assim ficam ainda mais ricos à custa dos impostos dos pobres.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Alexandre baptista permalink
    15 Outubro, 2008 14:52

    Este Paulo Morais não se cala?
    Ele não tem que fazer?

    Gostar

  4. Luis Melo's avatar
    15 Outubro, 2008 14:54

    Excelente artigo do Paulo Morais, apesar de não dizer nada de novo.
    O problema é que se não insistimos em dizê-lo, nada se faz, continua na mesma.
    Coincidência… as gasolineiras baixaram os preços hoje mesmo.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Outubro, 2008 14:57

    Já percebi que, de cada vez que meto gasolina, estou a atestar os bolsos de alguém e não é os do dono da bomba.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Porto Liberal permalink
    15 Outubro, 2008 15:01

    O que o Paulo Morais diz já toda a gente sabe: temos um Estado que nos rouba continuadamente, sem nos dar nada em troca. É a hora de dar um grito liberal.

    Gostar

  7. Veríssimo's avatar
    Veríssimo permalink
    15 Outubro, 2008 15:08

    Ainda bem que o Paulo Morais não se cala!
    Fala pelos que gostariam de falar, a maioria, mas não podem porque ninguém os ouve …!
    Se calhar, fala também pelos que podem, mas não querem …!

    O artigo não diz nada de novo, que ninguém o não saiba …. É verdade!
    Mas também é verdade que ninguém o diz !!!

    Devia haver mais “Paulos Morais” a dizer o que a maioria pensa.

    A situação que vivemos em termos dos preços dos combustíveis é vergonhosa.
    O barril do petróleo já esteve perto dos 150 dólares e os combustíveis subiram sem parar, muitas das vezes diariamente. Neste momento o preço está perto dos 80 dólares e os preços demoram imensos dias a descer, quando descem; e quando descem, descem pouco.

    Não se cale! Continue!

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Outubro, 2008 15:09

    E o que é que Paulo Morais proporá para poder acabar com a receita do estado do isp? Acabar com as estradas? Privatizar todas as estradas e cada privado que cobrasse tarifa? Passar os custos para o irs?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Outubro, 2008 15:10

    Também considero que o artigo é bom, mas gostava era de saber o que propoe para poder acabar com o isp.

    Gostar

  10. M. Cabral's avatar
    M. Cabral permalink
    15 Outubro, 2008 15:13

    Apoio o 6 – Devia haver um movimento contra o preço absurdo dos combustíveis.

    Já agora, o 3 não tem mais nada que fazer do que criticar os outros!?
    Sobra-lhe tempo? Escreva artigos a criticar o preço dos combustíveis ou a apoiar quem o faz!!!
    Ou tem alguma bomba de gasolina?

    Gostar

  11. blogdaping's avatar
    blogdaping permalink
    15 Outubro, 2008 15:15

    Um grito liberal!!!!!!!!!!!!! Eheheheh !!!
    Seja lá o que isso for !!

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    oxalá... permalink
    15 Outubro, 2008 16:17

    Oxalá este artigo venha a repor o assunto na ordem do dia.
    Já há quinze dias que não se falava nisto; e no entanto, o roubo continua.
    Cada vez que meto gasolina, até dói.
    Eo final “Poupanças? Que poupanças?” é divinal.

    Gostar

  13. Anónima's avatar
    Anónima permalink
    15 Outubro, 2008 16:27

    Paulo Morais: sempre frontal e certeiro na denúncia da chungaria que nos governa.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    15 Outubro, 2008 16:49

    Bem observado! Mas não estará Paulo Morais no partido errado?

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Outubro, 2008 16:58

    Paulo Morais não faz parte da xungaria?

    Gostar

  16. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    15 Outubro, 2008 17:39

    15,

    O Paulo Morais não, você talvez.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Outubro, 2008 17:48

    Sorte a dele. Se por acaso Paulo Morais tiver aspirações políticas, já sabe o que o espera. Ser tratado abaixo de cão faça o que fizer.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Alexandre Baptista permalink
    15 Outubro, 2008 18:08

    Então o Carlos Loureiro acha que a Galp não é privada?
    Se calhar acha que é socialista. O Presidente é o Dr. Mexia, não esqueça.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    15 Outubro, 2008 18:10

    os problemas apontados pelo paulo morais são i) a ganância dos produtores e transformadores dos combustíveis e ii) a gula do Estado. é verdade que a identificação destes dois problemas não é original. assim sendo, o que se espera é soluções.
    i) o Estado fixa os preços ou alguém consegue introduzir novos operadores no mercado que anulem a ganância dos actuais?
    ii) o Estado deixa de ser guloso, prescinde do isp e substitui-o por outro imposto (qual?) ou simplesmente perde a receita e qual é a despesa que vai deixar de fazer?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Porto Liberal permalink
    15 Outubro, 2008 18:22

    “o Estado deixa de ser guloso, prescinde do isp e substitui-o por outro imposto (qual?) ou simplesmente perde a receita e qual é a despesa que vai deixar de fazer?”

    Am, já não seria sem tempo!!!
    O estado baixar a despesa não lhe passa a si pela cabeça, pois não?

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    15 Outubro, 2008 18:32

    não passa pela cabeça? é uma hipótese que ponho! leia outra vez. mas não serei eu a escolher a despesa que o Estado vai deixar de fazer.

    Gostar

  22. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    15 Outubro, 2008 19:46

    Alexandre Baptista (18)

    «O Presidente é o Dr. Mexia, não esqueça.»

    não esqueça que a nomeação do presidente é decisão com direito de veto do governo.
    )

    Gostar

  23. Silvano's avatar
    Silvano permalink
    15 Outubro, 2008 19:56

    Actualmente vivemos num mundo global, governado pela Economia e não pela Política.

    Quando não havia liberdade política, porque não havia liberdade de expressão, eramos oprimidos, etc., fizemos a Revolução dos Cravos.

    Agora que somos oprimidos económica e financeiramente, em que nos violam os direitos de liberdade porque nos roubam (leia-se chulam) de todas as maneiras, deveriamos fazer uma Revolução das Rosas.

    Mas, infelizmente, vamos continuar na (R)evolução das Cebolas; em que choramos devido ao mal que cheira.

    Precisavamos de novos odores como estes com que Paulo Morais, Carlos Abreu Amorim e outros tem vaporizando o País.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    15 Outubro, 2008 20:04

    cá por mim salvo seja

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Estela Vale permalink
    15 Outubro, 2008 22:13

    Aleluia. Estava a ver que nnguém denunciava este escândalo.
    Pena que tenha sido o Paulo Morais, mas enfim… ele às vezes também acerta.

    Gostar

  26. José Matos's avatar
    José Matos permalink
    15 Outubro, 2008 22:32

    O artigo do Paulo Morais até está bem, a confusão aqui é que vai mal. Não podemos confundir impostos com especulação. Impostos sobre o consumo de bens que podem e devem ser utilizados de forma racional? Sim senhor! Especulação de preços? Utilização abusiva de posição dominante no mercado? Para isso também existem leis. Que actuem as organizações de defesa do consumidor.

    Gostar

  27. Veríssimo's avatar
    Veríssimo permalink
    15 Outubro, 2008 22:48

    Sendo um tema de tanta importância para todos, (espero não estar enganado), considero que está a ter um debate muito morno….

    Vamo-nos acomodar, como é costume?

    Gostar

  28. Z+e Povinho's avatar
    Z+e Povinho permalink
    15 Outubro, 2008 22:54

    Está tudo a debater a Crise e os Casamentos Gay…
    Nos casamentos Gay só se enraba quem quer.
    No caso dos combustiveis, estamos todos a ser enrabados !!!

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    zeca diabo permalink
    15 Outubro, 2008 23:50

    Oh Veríssimo, claro que nos vamos acomodar e continuara a ser enganados. Não é esta a história de Portugal. Ainda me admiro como é que tipos com a seriedade do paulo Morais têm paciência e resistência para esta choldra.
    Bem haja o PM e que nunca a voz lhe doa…

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    zeca diabo permalink
    15 Outubro, 2008 23:51

    O José matos é sócio de alguma associação de consumidores? Porque todos os que defendem as associações de consumidores normalmente nem são sequer sócios…
    Se é peço já desculpa; se não é, venha daí.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    chico da foz permalink
    16 Outubro, 2008 00:00

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1029590

    Não parece coincidência a mais?

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Maria Sousa permalink
    16 Outubro, 2008 00:10

    Vejo o Paulo Morais a criticar muito os impostos, mas são estes que hoje em dia salvam as economias por estes países e europa fora. Se dependessemos do PM e pessoas como ele, como estaríamos hoje, com a banca falida, as poupanças perdidas e o pânico nas ruas?

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Silva Braga permalink
    16 Outubro, 2008 00:13

    Eu quero lá saber da banca e das finanças grandes. Quando estavam a ganhar, também não queriam saber de mim para nada, só para sugar… Portanto, que entrem em falência! Não me venham é tipo sanguessugas ao final do mês, cada vez que vou ao supermercado ou atestar do depósito sacar impostos. Este Estado é um ladrão!

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Sandra permalink
    16 Outubro, 2008 10:52

    Aqui no Blasfémias todos defendem a diminuição de impostos. E então o estado viveria de quê? Os hospitais, as escolas, as ruas, quem as pagava? Alguém me diz?

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    16 Outubro, 2008 11:45

    cada um pagava a sua educação, a sua saúde, etc., e, como muitos não podem, eram analfabetos, doentes, desempregados e viviam debaixo da ponte. e os adeptos do estado pequeno, só os que não tivessem perdido tudo o que tinham investido em produtos tóxicos, ficavam nas suas casas de yuppie muito felizes, com o seu Audi comprado a crédito à porta, à espera de irem de férias ao México, também pagas a crédito.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Alexandre Baptista permalink
    16 Outubro, 2008 12:31

    Que impostos é que o Morais desceu quando esteve à frente da Câmara do Porto?
    O homem é sério… mas mai nada!

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    portuense curioso permalink
    16 Outubro, 2008 12:33

    quando é que o Paulo Morais escreve no JN sobre o Bairro do Aleixo? Já não seria sem tempo…

    Gostar

  38. Sousa Cabral's avatar
    Sousa Cabral permalink
    16 Outubro, 2008 12:44

    Parabéns ao articulista. Lamento que nos jornais ditos de referência não se fale destes assuntos que interessam a todos. Mas como andam sempre a olhar para o seu umbigo, só falam da ERC e outras coisas assim.
    Os preços da gasolina escandalosos não interessam.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Chico da Foz permalink
    16 Outubro, 2008 16:17

    O Paulo Morais já escreveu um artigo no JN sobre o Aleixo. Estava terrível para o Rui Rio.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Outubro, 2008 16:30

    Paulo Morais:
    Daqui a um ano as coisas ainda vão estar pior. Por isso, o que eu lhe digo é “os cães ladram e a caravana passa”

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Paula Teixeira permalink
    16 Outubro, 2008 22:08

    Grande texto. Por acaso, não vi o artigo no dia, mas concordo. Quando o petróleo anda a baixar nos mercados internacionais a semanas a fios, continuamos a pagar gasolina ao preço do ouro. É uma vergonha e o governo assobia para o lado.

    Gostar

  42. M. Cabral's avatar
    M. Cabral permalink
    16 Outubro, 2008 22:17

    O Barril fechou a 72 Dólares!!!
    Metade do valor de Julho!!!

    Qual é a diferença nas bombas!? Meia dúzia de céntimos a menos.
    Estamos a ser roubados, comemos e calamos !
    Isto é que é a Democracia !

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Paula Teixeira permalink
    17 Outubro, 2008 00:37

    E os ecologistas que dizemm do preço do petróleo?
    Afinal, a baixa do consumo de combustíveis ficou-se a dever aos especuladores e não aos ecologistas.
    Ironia do destino.

    Gostar

  44. Sousa Cabral's avatar
    Sousa Cabral permalink
    17 Outubro, 2008 11:45

    O petróleo baixa; o preço sobe, o iva sobe.
    O país afunda-se.
    Até sempre.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Outubro, 2008 23:59

    Parabens, parabens, parabens
    I agree

    Gostar

  46. Ana M.'s avatar
    Ana M. permalink
    19 Outubro, 2008 19:43

    Só hoje tive oportunidade de ler o artigo.
    Excelente!!! Sinceros Parabéns!!!
    Será que Sócrates também o leu!?
    A sorte dele é que não paga a gasolina ou o gasóleo, somos nós!!!
    Pois se fosse ele que pagasse o combustível, não gostaria de ser chulado desta forma.

    Gostar

Deixe uma resposta para Ana M. Cancelar resposta