Saltar para o conteúdo

Oposição e Governo *

15 Novembro, 2008
by

Se Oposição houvesse, o Governo não ostentaria uma figura como Manuel Pinho.
Se a Oposição fizesse o seu papel, nunca Mário Lino teria condições de defender tudo e o seu contrário com o mesmo ensejo fictício de convicção.
Se a Oposição funcionasse, Mariano Gago não ameaçaria os reitores das Universidades na pretensão pueril de iludir as suas próprias responsabilidades.
Se a Oposição se mostrasse, Ana Jorge não continuaria em funções após ter admitido não saber o montante das dívidas da Saúde; e as pastas da Justiça, do Ambiente e da Defesa até poderiam existir.
Se a Oposição fosse firme, a ministra da Educação perceberia que há uma diferença entre governar e persistir na teima.
Se o Governo é mau também é porque a Oposição deixa muito a desejar.

* CM, 14.XI.2008

74 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Stevens permalink
    15 Novembro, 2008 15:06

    Você é da oposição informal, opositor sem cargo oficial, apenas político-jornalístico.

    Fica-lhe bem a auto-crítica.

    Gostar

  2. caodeguarda's avatar
    15 Novembro, 2008 15:13

    Bem observado caro CAA, infelizmente bem verdadeira…

    Gostar

  3. Diogo's avatar
    15 Novembro, 2008 15:14

    Daily Show – McCain versus McCain na ajuda financeira de 700 mil milhões de dólares à banca:

    McCain: Os fundamentos deste pacote são bons… são fortes…

    McCain: Demonstra a incrível influência dos lobbies e grupos de interesses.

    McCain: Acredito que este plano irá dar lucro.

    McCain: É uma loucura e uma obscenidade, porque é um desperdício do dinheiro dos contribuintes.

    McCain: Os contribuintes serão os primeiros a receber, isso é um ponto importante desta proposta.

    McCain: Isto são jogos de poder da pior espécie.

    McCain: Regressei a Washington, consegui sentar os republicanos à mesa.

    McCain: Estes financiamentos obscuros, estas jogadas escandalosas.

    McCain: Melhoraram o plano.

    McCain: É péssimo. E é uma… É uma fonte de corrupção.

    McCain: E estou em crer que será aprovado.

    Vídeo legendado em português (2:43m):

    Gostar

  4. blogdaping's avatar
    blogdaping permalink
    15 Novembro, 2008 15:15

    Porque será que este país não vale nada ?

    Já se deram ao trabalho de reparar como conduzem , nas estradas e ruas desta terra ?
    De como se estaciona nos passeios ?
    De como são duma educação cívica abaixo de zero !
    Então de que se queixam, se têm o que desejam ?

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    15 Novembro, 2008 15:15

    Mr. CAA,

    Absolutamente de acordo !

    Gostar

  6. Pedro C.'s avatar
    15 Novembro, 2008 15:19

    Concede que a Justiça podia ficar? Tal como está!??? A Defesa parece ter já como porta-voz o PR por falta de decisão do seu titular. Adiante. Quanto à oposição, não tem sido famosa, mas o cerco aos meios de comunicação não lhe favorece a vida.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Novembro, 2008 15:19

    CAA,

    Suponho que não terá visto na tvi um sec.estado ontem na AR a rir-se perante os deputados quando o governo era interrogado pelo psd sobre as mentiras dos preços dos medicamentos antes anunciadas. A ministra da saúde estava com as duas mãos na cara.

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    15 Novembro, 2008 15:20

    Mas o inesperado convite, há cerca de 40 minutos, a Sócrates, para participar na Cimeira dos 20 –afinal, 21–, para explicar o fenómeno da estabilidade e impossível recessão da economia portuguesa, leva-me a reconhecer que afinal temos um PM (extra)ordinário !

    (Pelo que o meu comentário anterior é, afinal, desaquado à realidade).

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Novembro, 2008 15:23

    “Já se deram ao trabalho de reparar como conduzem , nas estradas e ruas desta terra ?”
    A nova moda é cortar as curvas por dentro, para poupar gasolina.

    “De como se estaciona nos passeios?”
    E em contra-mão, incluindo carros da polícia para ir à churrascaria.

    “De como são duma educação cívica abaixo de zero!”
    É frequente o gajo da frente atirar o maço de cigarros pela janela.

    “Então de que se queixam, se têm o que desejam ?”
    Desejam um protector que olhe por eles (menino de ouro), até doer no bolso.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Novembro, 2008 15:25

    CAA,

    Não se esqueça que o caso independente passou e a partir daí…

    Gostar

  11. Diogo's avatar
    15 Novembro, 2008 15:30

    Daily Show – McCain versus McCain na ajuda financeira de 700 mil milhões de dólares à banca:

    McCain: Os fundamentos deste pacote são bons… são fortes…

    McCain: Demonstra a incrível influência dos lobbies e grupos de interesses.

    McCain: Acredito que este plano irá dar lucro.

    McCain: É uma loucura e uma obscenidade, porque é um desperdício do dinheiro dos contribuintes.

    McCain: Os contribuintes serão os primeiros a receber, isso é um ponto importante desta proposta.

    McCain: Isto são jogos de poder da pior espécie.

    McCain: Regressei a Washington, consegui sentar os republicanos à mesa.

    McCain: Estes financiamentos obscuros, estas jogadas escandalosas.

    McCain: Melhoraram o plano.

    McCain: É péssimo. E é uma… É uma fonte de corrupção.

    McCain: E estou em crer que será aprovado.

    Vídeo legendado em português (2:43m):
    ..

    Gostar

  12. Santo Pragal's avatar
    15 Novembro, 2008 15:38

    Com todos defeitos este é o melhor governo desde o 25 , so melhor, o do Marcello Caetano

    Não há duvidas

    Gostar

  13. Santo Pragal's avatar
    15 Novembro, 2008 15:43

    Com todos os defeitos este tem sido o melhor desde o 25 de Abril.

    Tivesse o Dr. Cavaco, governado e os seus governos, feito a modernização do estado e acbar o papel selado, hoje estariamos muito melhor

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    15 Novembro, 2008 15:43

    Esta oposição pode fazer tanto como fazia a oposição a Cavaco.
    Os resultados da oposição, se a houvesse, seriam os mesmos que os obtidos no tempo de Cavaco como PM. Não sou advogado de defesa de Sócrates nem apoio muitas das suas medidas. Simplesment este PM não se recusa a ir à AR responder à oposição, nem diz: DEIXEM-NOS TRABALHAR.
    Os cães ladram e a caravana passa

    Gostar

  15. blogdaping's avatar
    blogdaping permalink
    15 Novembro, 2008 15:43

    Completamente de acordo com o nº 12 !!

    O que vejo aqui, é que os do contra, andam cá com uma aziaa !

    Gostar

  16. cão-tribuinte's avatar
    cão-tribuinte permalink
    15 Novembro, 2008 15:44

    nesta republica nacional-socialista não há lugar para oposição
    é uma ditadura da burguesia voraz do largo dos ratos

    Gostar

  17. Santo Pragal's avatar
    15 Novembro, 2008 15:52

    -e a Oposição fosse firme, a ministra da Educação perceberia que há uma diferença entre governar e persistir na teima.-

    Este e defeito dos opinadores ou tem a mania que moldam as opiniôes. Os sindicatos assinaram o acordo, este que esta em vigor, agora, não quer cumprir, serve a quem? aos professores ? nao, entao a quem ? Õ CAA, que nao gosta outros burros e estupidos, pelo menos a mim, serve a quem partidariamente?

    Faça lá um esforço

    o resto do itens é tudo balelas

    Gostar

  18. B.A.'s avatar
    15 Novembro, 2008 15:52

    Lamentavelmente, concordo em absoluto com CAA.
    Quanto ao resto, esta maioria – tal como a da Madeira – é trituradora e com sinais de saudosismo pela defunta União Nacional. É assim que o totalitarismo dá os primeiros passos….

    Gostar

  19. Piscoiso's avatar
    15 Novembro, 2008 15:56

    O post é de Oposição.
    Então há Oposição.
    Ao contrário da posição do post.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    15 Novembro, 2008 15:57

    Para o CAA a oposição acertiva era a do Menezes. Por muito que lhe custe este governo vai hibernar no próximo ano, não tem espaço para mais, mas mesmo assim vai tentar negócios tipo Liscont e terceira travessia do Tejo, e muita tinta vai correr. A propósito do negócio da nova Alcântara gostaria de saber porque se encontra tão calado o arauto da luta pelos negócios menos claros e a corrupção (vedeta da Al jazeera) Sá Fernandes, deve ser a cooperação estratégica com o subserviente ao governo António Costa.

    Gostar

  21. MJRB's avatar
    15 Novembro, 2008 15:59

    A propósito, sugiro (a quem, governamentalizado e partidarizado tiver coragem…), a leitura do artigo de São José Almeida no Público de hoje.

    Gostar

  22. Santo Pragal's avatar
    15 Novembro, 2008 16:14

    -Se a Oposição se mostrasse, Ana Jorge não continuaria em funções após ter admitido não saber o montante das dívidas da Saúde;-

    Campo de saúde, nunca os doentes foram tao adequeadamente tratados, lembro os AVC, a minha sogra foi operada no HSM, nom espaço de 1 semana, por exemplo, e para compor, o ramalhete o cheque dentista para as crianças, ou filhos dos FP e que tinham direito?

    Não peço a um Ministro, neste caso Ministra, que saiba contabilidade analitica, ou que tenha o numeros na algibeira . tenho muitas duvidas que alguem saiba quanto o Pais deva a treceiros – Dr. Cavaco era 1º ministro e o que dizia a a direita? o “contabilista”. – ta vêr -que me interessa a mim que ministra não saiba ou saiba quanto o Ministerio deve – isso dá-me
    urgencia rapida – sabe por acaso, o HSJose em materia da AVC, é do melhor que se faz a nivel internacional, melhor equipamento, pessoal medico/a e enfermeiros, instalaçoes a nivel do melhor que há – o que me interessa a mim a Ministra nao sabe contas? os advogados tambem não sabem, os Juizes e eu que o diga.

    O que interessa é a saúde dos cidadãos

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Novembro, 2008 16:39

    Enquanto a oposição continuar a fazer a politica do bota abaixo e a dizer que é tudo mau, que os ministros são maus, que nada presta, bem pode dedicar-se à floricultura. Uma pessoa minimamente com bom senso nota logo a ausencia de verdade na coisa.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    15 Novembro, 2008 16:47

    CAA,

    Continua em grande forma. Não se desvie para o Menezismo bacoco ou para o “ópio” do futebol.

    Quanto ao resto:

    1. Vir dizer que o Governo do “Zé da Independente” é o melhor, com excepção do de Marcello Caetano, diz tudo. É o tal “Partido Socialista” sem ideologia, apenas e só agarrado ao poder e ás novas Famílias Económicas”.

    2. Dizer que o Serviço Nacional de Saúde é bem faz-me lembrar que anda muita gente iludida. Veja-se esta análise externa recente:

    Bruxelas, 13 Nov (Lusa) – Portugal surge em 26º lugar numa classificação dos sistemas de cuidados de saúde em 31 países europeus, divulgada hoje em Bruxelas pela organização Health Consumer Powerhouse, que sublinha o deficiente acesso aos tratamentos e tempo de espera.

    Com um total de 507 pontos em 1000 possíveis no conjunto de 34 indicadores de desempenho divididos em seis categorias, Portugal é o quarto país da União Europeia com pior resultado, surgindo na lista apenas à frente de Roménia e Bulgária, da Croácia e Macedónia (dois países candidatos à adesão à UE) e da Letónia, última classificada numa lista liderada pela Holanda.

    ———————————-

    3. Portugal vai pagar caro o autismo oficial, que se consusbtancia em: não há crise; o crescimento “zero” é bom; as contas públicas falsificads são boas; o desemprego é baixo, porque estão 100.000 desempregados a fazer “formação”, mas são retirados das listagens oficiais de desemprego.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Novembro, 2008 16:47

    A oposição dentro de casa está à espera de eleições, não fala na TV nem escreve nos jornais.

    Gostar

  26. Santo Pragal's avatar
    15 Novembro, 2008 17:01

    Eu não tenho ideologia, nem sou kakas nem pertenci a Mocidade Portuguesa, reconheço é quem governa bem: tenho amigos em todos os quadrantes, alguns começaram na extrema esquerda e ja vão no PP europeu (nazi) . Nao podemos esquecer, que houve um Presidente de um pais da CEuropeia que pertenceu ás tropas nazis e não estou a falar do actual Papa, nem sou Stalinista outro assassino de massas a par de Hitler.

    Estou a dar troco, porquê?

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    15 Novembro, 2008 17:05

    Grande manisfestação. 100 de pessoas defendendo a escola democratica

    Nem mais

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    15 Novembro, 2008 17:08

    «Se a Oposição funcionasse, Mariano Gago não ameaçaria os reitores das Universidades na pretensão pueril de iludir as suas próprias responsabilidades»

    Eu só não entendi é porque dois dos reitores que puseram o seu lugar à disposição, vão, de novo, recandidatar-se ao cargo…?!

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    15 Novembro, 2008 17:10

    10 m de entrevistas em directo.

    È obra.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    15 Novembro, 2008 17:15

    Aqui está mais um sinal de completo embuste do “Zé”:

    Fonte da Lunding Mining (grupo de capitais suecos e canadianos), que detém também a Somincor, desmentiu o despedimento de 800 pessoas, dizendo que a Pirites apenas tem 195 postos de trabalho directos, e recusou falar em despedimentos, mas sim em rescisões de contratos. Os mineiros reuniram-se ontem em plenário, e hoje vão encontrar-se com o Governador Civil de Beja, estando já agendada para segunda-feira uma reunião com o ministro da Economia, a quem vão pedir explicações.

    Em causa está o facto da Pirites Alentejanas ter retomado a produção a 19 de Maio deste ano, pondo fim a um fecho que durou 14 anos. A retoma foi comemorada com a presença de José Sócrates, que na ocasião afirmou que a reactivação da mina de Aljustrel “ia criar investimento, postos de trabalho e contribuir para aumentar as exportações”. O Governo assinou em 2006, um contrato de investimento com o grupo, que previa investir 130 milhões. Fonte da Lundin adiantou que a empresa não recebeu nem vai receber nenhuma verba, face à suspensão.

    http://dn.sapo.pt/2008/11/14/dnbolsa/pirites_alentejanas_para_producao_e_.html

    Gostar

  31. teofilo m.'s avatar
    15 Novembro, 2008 17:18

    Geralmente, a oposição é apenas o que a actuação do governo permite que seja.

    No nosso caso, vemos que as diferentes formas de oposição passam pelo bota-abaixo ou pelo insulto vulgar. Ideias exequíveis, soluções plausíveis ou apenas propostas compatíveis com as nossas possibilidades reais, são coisas que há muito desapareceram do nosso quotidiano.

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    15 Novembro, 2008 17:23

    Santo Pragal,

    Vc. acha normal (ilusoriamente “por falta de verbas”….) que em 2008, se entre nos corredores e nas enfermarias do Hospital de Santa Maria, e nos deparemos com salas e corredores com tectos estaladiços a cairem sobre os doentes, pisos soltos ou cheiros a pinturas ?
    E correntes de ar ?
    E a comida ?
    E o tratamento ADEQUADO E NO MOMENTO para cada doença ?

    e
    Anónimo 27,

    Aonde é que Vc. foi buscar ou quem é que o informou, que a manifestação de hoje dos professores na Assembléia da República teve “só” 100 professores ?

    Gostar

  33. Diogo's avatar
    15 Novembro, 2008 17:44

    Daily Show – McCain versus McCain na ajuda financeira de 700 mil milhões de dólares à banca. Ou os dislates de um velho gagá:

    McCain: Os fundamentos deste pacote são bons… são fortes…

    McCain: Demonstra a incrível influência dos lobbies e grupos de interesses.

    McCain: Acredito que este plano irá dar lucro.

    McCain: É uma loucura e uma obscenidade, porque é um desperdício do dinheiro dos contribuintes.

    McCain: Os contribuintes serão os primeiros a receber, isso é um ponto importante desta proposta.

    McCain: Isto são jogos de poder da pior espécie.

    McCain: Regressei a Washington, consegui sentar os republicanos à mesa.

    McCain: Estes financiamentos obscuros, estas jogadas escandalosas.

    McCain: Melhoraram o plano.

    McCain: É péssimo. E é uma… É uma fonte de corrupção.

    McCain: E estou em crer que será aprovado.

    Vídeo legendado em português (2:43m):

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Novembro, 2008 18:03

    Pela manhã a PSP confirmava oficialmente que não mais disponibilizava números sobre manifestantes e ao fim da tarde já está em discussão de números com os manifestantes. Se isto não é um regime socialista sul-americano, parece.

    Gostar

  35. salvaterra's avatar
    salvaterra permalink
    15 Novembro, 2008 18:16

    Temos que dar a palavra ao Luís Filipe Menezes sobre a política geral deste governo. Mas em particular…
    “Se Oposição houvesse, o Governo não ostentaria uma figura como Manuel Pinho.”
    … Ah, ah, ah! É melhor falar com o seu amigo e grande timoneiro Luís Filipe Menezes. De Manuel Pinho não há ninguém em Portugal que melhor lhe conheça os méritos que o Luís Filipe Menezes.

    Gostar

  36. Santo Pragal's avatar
    15 Novembro, 2008 18:22

    Por experiencia propria e do qual visitei varias vezes. a minha Sogra fez um operação. tirou parte do instestino – descoberto num dia e 6 dias depois estava na sala operações.

    Bem tratada com apoio medico e tudo mais.

    As pinturas foi coisa que não me diz respeito, o que me diz respeito é que a senhora não se lamentou das obras no pavilhão ao lado, nem ela , nem a filha, nem o meu cunhado – está obras, pois esta, e outros hospitais estao a ser feitos – 3 ou 4 hopitais novinhos em folha.

    Mas, já conhece o ramo hospitalar , então, diga-me, se conhece o AVC do São Jose? as inslações, os equipamentos de alto valor tecnologico, pessoal especializado para estes equipaments – conhece? é recentissimo é natural que não conheca – 5 estrelas – o Hospital tambem esta em obras, mais um, á 30 anos que não se fazia – conhece o Novo hospital de Cascais ( em construção) – como vê este governo trabalha apesar da crise e muito gamanço – o senhor do BNP aqueke senhor foi Sec de Estado do Dr. Cavaco – acho que o negocio dele era off shore.

    è a vida

    Gostar

  37. salvaterra's avatar
    salvaterra permalink
    15 Novembro, 2008 18:42

    Menezes apoia programa de obras públicas previsto pelo Governo
    O ex-líder do PSD, Luís Filipe Menezes, manifestou hoje o seu apoio ao programa de obras públicas previsto pelo Governo de José Sócrates, sublinhando a importância do investimento público “inteligente” e “reprodutivo” na dinamização da economia.
    existe investimento nenhum, porque o investimento público serve para incentivar o investimento privado, deve ser um investimento inteligente” disse o presidente da Câmara de Gaia e social-democrata, citado pela Lusa.
    Menezes falava aos jornalistas no final de uma cerimónia de apresentação de um pacote de mil milhões de euros de investimento público e privado no município de Vila Nova de Gaia, em que participou o ministro da Economia, Manuel Pinho.
    Em sentido inverso às críticas da direcção do PSD sobre o volume de obras públicas previsto pelo Governo, o autarca afirmou que, se neste momento se travasse o investimento público, se repetiriam “os mesmos resultados negativos do ciclo 2002-2004”.
    “Sou militante activo de outro partido e fui e sou muito crítico deste Governo, mas não posso deixar de convergir com ele naquilo que são matérias que têm a ver com o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento do país”, disse.
    Para Menezes, o investimento público “que seja reprodutivo e tenha a ver com dinamização económica e social de uma sociedade em momentos de depressão é bem-vindo”, sendo disso exemplo o projecto do comboio de alta velocidade em Portugal

    Diário Económico de 10 de Novembro de 2008

    Cooperação
    Na sua intervenção, o autarca de Gaia destacou a «cooperação institucional impecável», o «apoio permanente», o «carinho enorme» e a «boa vontade» demonstrados pelo ministério da Economia, assim como o «apoio total e irrepreensível da oposição camarária».
    Diário IOL de 10 de Novembro de 2008

    Gostar

  38. salvaterra's avatar
    salvaterra permalink
    15 Novembro, 2008 18:46

    E já agora, porque escapou ao CAA um destaque aos titulares das pastas da Justiça e da Administração Interna? Balanço positivo ou são intocáveis?

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    15 Novembro, 2008 18:48

    Entre o Menezes, o Sócrates e o Marcello Caetano, de facto, a escolha é difícil.

    Senhores Feudais, ainda que com características diferentes. Marcello foi um frouxo, que ao fim de 5 anos no Governo, nem acabou com a Guerra Colonial, nem com a PIDE.

    Menezes, médico pediatra, ficou célebre pelo “choro” e abandono de oportunidads políticas fulcrais.

    Sócrates? Basta (re)lembrar que o seu “amor próprio” é tão grande, que necessitou de “ter” um título académico, sabe-se lá para quê! Tão inseguro é o Senhor, que achava que nunca seria ninguém a não ser que um qualquer Reitor arouca lhe desse uma cadeira “por fax”! Mais sobre Sócrates?

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    jupiter permalink
    15 Novembro, 2008 20:00

    Santo pragal, santa ignorância. Ainda bem que a sua sogra foi bem tratada, pensa pois que todos os serviços hospitalares se assemelham a esse? Desconhece em absoluto o que se passa no sns.
    Acima de tudo a desmotivação é tão grande que não imagina.
    Os senhores governantes não se arriscam a ir a um centro de saúde a não ser para inaugurar qualquer coisinha. A alguns hospitais centrais ainda vão, sim senhor, ainda existem ilhas de excelência que luis filipe vieira e depois correia de campos não conseguiram eliminar de todo.
    Leia com atenção o post 24 para ter informação actualizada, ainda deve ser dos tais que fala no 12º lugar…
    Esta ministra é um emplastro, de ministra tem pouco e nem sequer tem conhecimento das contas, até porque se tivesse de facto fugia a sete pés. Não aprendeu com o passado recente porque pensa ter as costas quentes:
    “Ana Jorge, vai a julgamento no Tribunal de Contas, em data a definir, no âmbito de uma acção de responsabilidade financeira por alegados pagamentos indevidos ao Hospital Amadora-Sintra quando era presidente da ARS de Lisboa.
    Uma auditoria da Inspecção-Geral de Finanças, confirmada posteriormente pelo Tribunal de Contas, imputou alegados pagamentos indevidos àquele hospital no valor de mais de 79 milhões de euros” (dos jornais). Se fosse o santana já tinha os mastins no seu encalce há muito.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    15 Novembro, 2008 20:09

    O menezes corre o risco de ser nomeado secretário de estado das latrinas deste governo, tão cheias que tresandam. Ele sabe o que anda a fazer, trampolineiro como ele é difícil.

    Gostar

  42. JOJORATAZANA's avatar
    15 Novembro, 2008 20:43

    Um conselho a todos leiam o post 300 SALAZARES que lhes é dedicado
    BLOG . JOJORATAZANA

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    15 Novembro, 2008 21:28

    Santo Pragal Diz:
    “Com todos os defeitos este tem sido o melhor desde o 25 de Abril.”

    É verdade! Um verdadeiro conjunto de apóstolos com o São Engenheiro à cabeça. Até propunha que os canonizassem a todos e sem perder mais tempo. E, caramba, porque não acrescentar mais um “facto histórico” à extensa lista do Sr Eng. e candidata-lo já ao lugar de novo padroeiro dos vigaristas? Qualificações para o lugar não lhe faltam e estão bem à vista pelo que nem é preciso esperar por qualquer fax ministerial. 🙂

    Gostar

  44. Luis Melo's avatar
    15 Novembro, 2008 21:37

    CAA só pode estar a brincar… como pode uma pessoa como o senhor, dizer a enorme barbaridade que é esta. A oposição é a culpada pelas políticas do governo, e pelas escolhas de Sócrates para os cargos de ministros. Essa é muito boa… Já agora, a oposição é culpada também, de Sócrates ser amigo de Hugo Chávez…

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Ricardo S permalink
    15 Novembro, 2008 21:40

    Carlos, subscrevo na íntegra, mas deixo um pedido: quando é que Ana Jorge admitiu não saber as contas? O que eu vi nas tv’s foi uma Ministra quase a gaguejar a tentar fugir à questão, atirando a pergunta para o secretário de Estado, mas não li nada na imprensa nem vi nas tv’s ela admitir desconhecer.
    Se pudesse publicar um link agradecia, por uma questão de rigor.
    Obrigado e cumprimentos.

    Gostar

  46. alice's avatar
    alice permalink
    15 Novembro, 2008 21:42

    Pois é, não viram, não leram, não sabem os paulos Ferreira e Baldaia, hoje, no JNsituacionistas, parciais e enviesados, tachistas… se não comparavam com o Pulido Valente, clarividente, no Público, sobre o bom professor, que não coexiste, impossível, com a mesquinha ministra.
    Que pena, que já topariam como a inteligência é uma coisa nata, que não se ensina.

    Gostar

  47. JB's avatar
    15 Novembro, 2008 22:38

    «as pastas da Justiça, do Ambiente e da Defesa até poderiam existir»
    Olha que tais.
    E diz muito bem, dada a inexistência das mesmas.
    Correcto e afirmativo.

    Gostar

  48. bulimundo's avatar
    15 Novembro, 2008 22:56

    Quando a merda é tanta até a sanita não tem vazão para a mesma…digam-me um…só um politico decente e além disso com visão e estratéia neste últimos 3o anos?
    A bem dizer só tivemos 3 verdadeiros governantes: Afonso Henriques , D.João II e o Marquês de Pombal…o resto são bonecos cheios de palha e agora com a mania de que a imagem faz a pessoa…se fosse assim a Carla Matadinho era um génio DA finança…

    A MORTE SAIU À RUA …. não queremos ser o cinzeiro do país…

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    jupiter permalink
    15 Novembro, 2008 22:56

    Ricardo S, desde quando viu um/a ministro/a admitir desconhecimento dos dossiers? Eles sabem tudo.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    16 Novembro, 2008 00:04

    SIMPLEX FISCAL: Estagnação, DEFLAÇÃO, Recessão
    .
    -acabar com IRS-IRC-IMI-IVA,
    -abandonar a barafunda na Justiça Fiscal
    -aliviar fortemente regras e procedimentos tributários
    -cessar a devassa de contas bancárias e bens dos Cidadãos e Empresas
    -acabar praticamente com a Fuga Fiscal da Corrupção e Contrabandos
    -aumentar o dinheiro dos salários/vencimentos dos Cidadãos e da liquidez das Empresas
    -não arriscar as Receitas do Estado, com potencial até das aumentar.
    .
    . Tecnica e Politicamente com a FAIR TAX: TAXA ÚNICA SÓ SOBRE O CONSUMO garantindo que os mais pobres protegidos, sintecticamente aqui:
    .
    http://en.wikipedia.org/wiki/Fair_tax . http://en.wikipedia.org/wiki/Fair_Tax_Act
    .
    http://en.wikipedia.org/wiki/Fair_Tax_Act_of_2003
    .
    http://en.wikipedia.org/wiki/Fair_Tax_Act_of_2007
    .
    http://en.wikipedia.org/wiki/Fair_Tax.org
    .
    É a VIA FISCAL a única para saír da MISÉRIA na PRODUÇÃO – POUPANÇA – PODER DE COMPRA – CONSUMO. Salvo se optarem pela promoção de salários “chineses” publicos e privados com consequentes revoltas sociais generalizadas.
    .
    O actual “Inverno” de Kondratiev ciclicamente dura 10-15 anos (por exº “Tulip Crash’, 1624-1636, Depressão 1929-1944)
    .
    Por exemplo: hoje a carteira duma familia não chega para pagar a casa ao Banco. Se o Estado pela Fair Fax lhe deixa mais do dinheiro que ganhou, não vai aumentar o malparado bancário nem perde a casa. Pode até aumentar as compras às Empresas Economicas ou optar por poupança nos Bancos ou outras.
    .
    .
    -ABANDON ALL HOPE ONCE YOU ENTER DEFLATION: http://www.telegraph.co.uk/finance/comment/ambroseevans_pritchard/3448664/Abandon-all-hope -once-you-enter-deflation.html
    .
    Não sei se não vai ser o PS a agarrar também nisto ….
    .
    .

    Gostar

  51. tancredo's avatar
    tancredo permalink
    16 Novembro, 2008 00:13

    O PS Francês prepara-se para ter um SG homossexual, e nós por cá?

    Gostar

  52. JLS's avatar
    16 Novembro, 2008 00:44

    Creio que as suas crónicas têm sido, nos últimos tempos, consistentemente de grande qualidade e pertinência. Não que, na minha opinião, essa qualidade e pertinência não existisse antes, mas parece-me mais regular, para usar um termo um pouco mais futebolístico. Talvez não concorde comigo (e ache que sempre teve essa consistência), mas dou-lhe os parabéns por isso, em todo o caso.

    Gostar

  53. João Narciso's avatar
    16 Novembro, 2008 01:10

    A propósito da carga burocrática imposta por este sistema, sabe m por acaso que são as próprias escolas que definem qual a papelada a preencher e a entregar (há escolas em que a proposta de objectivos se faz em 2 páginas e onde o portfólio exigido é apenas a colecção dos documentos que por lei os professores estão obrigados a fazer, como por exemplo, planificações, testes, ficahs de trabalho, testes diagnósticos, e.t.c.).
    Quando se diz que os avaliadores estão sem tempo para dar, ou mesmo preparar, as suas aulas, sabem por acaso que os professores titulares – que são todos do 8º, 9º ou 10º escalão –têm por lei, e desde há muitos anos, apenas 12 horas lectivas (e já agr 2300 euros limpos no fim do mês). Aliás o problema dos professores está mesmo aí, pois com o novo estatuto da carreira docente, os professores ficaram obrigados a dar à escala 22 horas de trabalho (12 horas lectivas como antigamente + 10 horas de trabalho não lectivo). Ora são precisamente essas 10 horas semanais,de trabalho não lectivo, que os professores têm no seu horário, que estão destinadas para avaliar os 7 professores a seu cargo. Ou seja num mês têm pelo menos, só no seu horário, 200 horas para dedicar à avaliação. Não se esqueçam que ainda faltam 13 horas (para somar às 22h para dar as 35h) para preparar as suas aulas. Acham pouco?
    De facto, o problema dos professores são essas 10 horas a mais na escola, pois dantes não as tinham e, por isso, tinham uma vida fantástica em que a escola era um hobby onde iam no máximo 3 dias (não estou a exagerar! ). Ainda para mais faziam um trabalho mais fácil do que os pobres dos professores contratados (que ganham 100 euros por mês) e que ficam sempre com as turmas que ninguém quer, porque as boas, que não dão trabalho e cheia de alunos escolhidos a dedo, estão entregues aos titulares que têm prioridade na escolha. Também acham isso bem?

    Gostar

  54. bulimundo's avatar
    16 Novembro, 2008 01:16

    Homem vã-se catar… do que diz esquece uma coisa: os professores agora não têm redução de componente lectiva senão aos 50 e depois essa redução é preenchida por aulas de substituição e trabalho na escola -biblioteca, Dturma …não fale do que não sabe senão pela rama

    Gostar

  55. João Narciso's avatar
    16 Novembro, 2008 01:25

    O meu grande nabo bulimunda, isso ficou determinado no novo ECD. Ou seja, os professores que tinham já todas as reduções não lhe as tiraram! E como os titulares são quase todos do 9º e 10º escalão quantas horas lectivas acha que têm? 12h, 14h ou 16h? Não se esqueça que também estou na escola…

    Gostar

  56. genoveve's avatar
    genoveve permalink
    16 Novembro, 2008 02:40

    (…) há escolas em que a proposta de objectivos se faz em 2 páginas e onde o portfólio exigido é apenas a colecção dos documentos que por lei os professores estão obrigados a fazer, como por exemplo, planificações, testes, ficahs de trabalho, testes diagnósticos, e.t.c.

    tou a ver, meu, merdas trazidas da frança e dos states!

    Gostar

  57. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    16 Novembro, 2008 09:36

    João Narciso

    É capaz de me nomear um professor do 1º Ciclo que tenha, ou tivesse tido, redução da componente lectiva?

    Parvalhão

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Novembro, 2008 13:52

    Mário Nogueira?

    Gostar

  59. bulimundo's avatar
    16 Novembro, 2008 14:55

    O narciso deve ser saueles que se o governo instucionaliza-se a pedofilia corria logo a dizeer. que era preciso ver os objectivos e evidencias da lei…ou seja o importante não era por em causa a lei mas ver se ela era possivel de por em prática..se querem fazer da escola uma fébrica despeçam também os alunos que não obtiverem os objectivos e penalizem os pais por esse facto também…meu caro em nenhum país da europa existe tamanha borrada de estatuto de careira docente e avalaiação..nós queremos swer sempre originais ma merda…quando ás vezesmais vale copira e adaptar o que existe na Europa e não ir buscar ai Chile o modelo……leia…se souber…e já agora o que acha dos Açores e Madeira….» Um país três sistemas…

    http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=6765&Itemid=26

    Gostar

  60. bulimundo's avatar
    16 Novembro, 2008 14:55

    daqueles..

    Gostar

  61. bulimundo's avatar
    16 Novembro, 2008 14:58

    DEve estar na escola tanto como o Sócrates tirou o curso de engenheiro…ou então é PCE e suchalista…

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Novembro, 2008 15:01

    A casa pia estava cheia de professores que nunca deram por nada nos problemas dos seus alunos. Deviam ser excelentes professores!!

    Gostar

  63. bulimundo's avatar
    16 Novembro, 2008 15:02

    Meu caro a Casa Pia era onde os politicos iam comer carne fresca…acha que os professores se vissem e dissesem algo não eram logo trucidados…?

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    16 Novembro, 2008 15:34

    62., houve denúncias feitas por professores, repetidas vezes. Viu alguma coisa ser feita até ao trabalho da Felícia Cabrita e consequente exposição pública do problema?

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Novembro, 2008 15:48

    Alguma a coisa a ser feita vi. Houve algumas denuncias de um tal padre e o que se viu foram os juízes a não condenar o mesmo nem a justiça a investigar. Mas e mais denuncias? Não era um ou dois rapazes. Que se saiba há dezenas de vitimas e professores a denunciar só 1. Desculpem se acho demasiado estranho. E para além de professores ainda havia médicos e psicologos e outros empregados. Os professores não deram por nada? Dezenas de rapazes a ser violados e nada notaram?

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Novembro, 2008 15:50

    ó belimunda, quais politicos? Por amor da santa! Condenados já foram várias pessoas e não eram politicos. Ou só interessava fazer queixas se fossem politicos? tristeza de gente.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    16 Novembro, 2008 16:08

    .
    Entretando o Mundo não se comove. Anda para a frente, esmaga quem fique parado ou não se resolva bem. Não pára:
    .

    -Doubts raised over prospects of success for ‘hasty summit’
    http://www.guardian.co.uk/business/2008/nov/15/economics-global-economy

    -Shake-up ahead in world financial structure
    http://news.mobile.msn.com/en-us/articles.aspx?afid=1&aid=27742573

    -World Leaders Vow Joint Push to Aid Economy

    RECESSÃO:
    .
    -Saudi Arabia buys $10,5B in gold in 2 weeks
    http://arabianmoney.net/

    Iran converts some foreign reserves to gold Wants OPEC to cut 1.5 million barrels
    http://www.thefrontierpost.com/News.aspx?ncat=bn&nid=1117

    PASSATEMPO:
    RARE AND LEAKED UFO on Military Video

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    Ricardo S permalink
    16 Novembro, 2008 23:17

    Caro Jupiter (comentario 49): o CAA escreveu (e o texto foi publicado num jornal) que admitiu. Por isso pedi-lhe (e até agora não obtive resposta) quando e onde reconheceu, porque não ouvi nem li nada em que a ministra tinha reconhecido.
    É verdade o que escreve, que nenhum político admite os seus erros e falhas, mas a verdade é que o CAA deu uma coisa como certa, quando não sei se é assim tão certa. E foi publicado num jornal,. em que os leitores acreditam no que lêem, mesmo que não seja verdadeiro.
    Cumprimentos.

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    16 Novembro, 2008 23:40

    “Ricardo S Diz:
    16 Novembro, 2008 às 11:17 pm ”

    Primeira “pérola”:

    Saúde: Ministra afirma que dívida dos hospitais EPE ronda um milhão de euros
    12 de Novembro de 2008, 19:19

    Lisboa, 12 Nov (Lusa) – A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse hoje que o Governo vai anunciar ao país a dívida total do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tendo afirmado que a dívida dos hospitais EPE ascende a “um milhão de euros”.

    —————————-

    “Um milhão de euros”. Será que a Senhora sabe quanto é “um milhão de euros”?

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
  71. Desconhecida's avatar
    16 Novembro, 2008 23:42

    Segunda “pérola”:

    Durante o debate, a ministra escusou-se a responder às perguntas dos deputados sobre o valor das dívidas acumuladas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas à saída do debate acabou por reconhecer que desconhece o montante exacto.

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1349784&idCanal=23

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    16 Novembro, 2008 23:42

    Terceira “pérola”:

    «Qual o valor da dívida do Ministério da Saúde?» foi a pergunta lançada em uníssono pela oposição na comissão para a discussão do Orçamento de Estado para este sector, mas que ficou sem resposta. A ministra da Saúde mostrou não estar a par dos números e o secretário de Estado sugeriu que fossem os deputados a fazer as contas.

    http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1042596

    Gostar

  73. paulo's avatar
    paulo permalink
    17 Novembro, 2008 08:23

    Afinal já se descobriu a melhor forma de oposição a este governo : ovos e tomates

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=117129

    Gostar

  74. Rui's avatar
    Rui permalink
    17 Novembro, 2008 08:50

    “persistir na teima”? NÃO! Com meia dúzia de arruaceiros adolescentes e meia dúzia de ovos verga-se todo um governo!
    http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/19675728a18cca83e749d1.html

    Gostar

Deixe uma resposta para genoveve Cancelar resposta