Cavaco Silva nega envolvimento
23 Novembro, 2008
Este comunicado gera mais problemas do que aqueles que pretende resolver. Embora a posição de Dias Loureiro seja muito desagradável para o PR – o ex-ministro de Cavaco e sua escolha pessoal para o Conselho de Estado parece ser alguém capaz de tudo (tudo, tudo, tudo!) para se tentar livrar de responsabilidades. Passos Coelho viu bem a questão.
39 comentários
leave one →

É incómodo para Cavaco Silva, na qualidade de convidante de Loureiro como membro do Conselho de Estado.
PPassos Coelho nada acrescentou ao que se presume, ao que se desconfia, à posição do PR.
Em relação ao comunicado da PRepública, em política e no jornalisno, NÃO PODE NEM DEVE VALER TUDO !…. Daí o esclarecimento de Cavaco e da esposa.
Mas…como há baixa política e baixo jornalismo…
GostarGostar
Tenho duvidas da veracidade
GostarGostar
Pelos vistos também há baixo bloguismo, como este post demonstra.
GostarGostar
Há aqui na Nota do PR um ponto, o nº.3, que é um bocado dúbio:
Vejemos:
cito por copy and paste:
3. O Prof. Cavaco Silva e a sua Mulher têm, há muitos anos, a gestão das suas poupanças entregues a quatro bancos portugueses – incluindo o BPN, desde 2000 – conforme consta, discriminado em detalhe, na Declaração de Património e Rendimentos entregue no Tribunal Constitucional, a qual pode ser consultada.
.
O PR diz que não tem nada a ver com o BPN e depois neste ponto 3, diz ter as poupanças entregues a quatro bancos portugueses, incluindo o BPN, desde 2000, etc.
.
Este “incluindo” o BPN, significa que o BPN faz parte dos 4 bancos onde o PR tem os depósitos ou apenas generaliza que o BPN é inclçuido no grupo geral dos bancos portugueses?
.
Dá-me a sensação que a palavra “incluindo” pode dar lugar a dúvidas de interpretação ou sou eu que estou a ler mal o português escrito da Nota da Presidência?
.
Pode ser uma coisa chata, eu sei.
GostarGostar
O guiness prepara-se para galardoar um conjunto notório de portugueses como o grupo mais mentiroso da história. Por agora o grupo parece ser homogéneo mas investigações em curso podem demonstrar que afinal é mais heterogéneo do que se pensava. Não será pela primeira vez que o tiro sai pela culatra.
GostarGostar
Chato,
Esse “incluindo” está correcto por parte de Cavaco Silva.
As suas poupanças, DESDE 2000 –Dias Loureiro entrou na SLN em 2008…– estão entregues a quatro bancos portugueses, “incluindo” o BPN.
(Mais clarividente do que isto~…).
GostarGostar
MJRB,
“baixo jornalismo” por fazem a ligação entre Cavaco e um dos seus ex-ministros durante mais de 10 anos? Com um percurso pós-Governo que levanta as maiores dúvidas HÁ MUITO TEMPO??? E que o PR acaba por escolher para Membro do Conselho de Estado???
Tenha dó! Essa de culpar os jornalistas já não colhe…
GostarGostar
«Dias Loureiro entrou na SLN em 2008»
Julgo que foi antes…
GostarGostar
António Marta diz que faz confusão ou mente
Ex-vice governador do Banco de Portugal desmente Dias Loureiro
….Mente.. um Conselheiro do Estado .. muito mal vai os conselhos de estado
GostarGostar
Se Loureiro fosse amigo de Cavaco, como diz, a primeira coisa a fazer era demitir-se do Conselho do Estado, lugar para o qual não tem, manifestamente, estaleca.
Mas não. Limita-se a dizer que põe o cargo à disposição do PR.
Com “amigos” destes, bem pode Cavaco dispensar os inimigos. Oxalá lhe sirva de lição.
GostarGostar
Sim, ele e o Menezes gostam de aparecer na televisão.
GostarGostar
Ele casou com o Costa há mais de 8 ano
E ver a entrevista da personagem
GostarGostar
Quem casou com quem, ó Anónimo?
GostarGostar
Vitot Constâncio na um com a Judite de Sousa amanhã
GostarGostar
O Passos Coelho (tal como o Menezes, tão ao gosto do CAA) parece um garoto.
— Ou sou eu a mandar (no PSD) ou faço por ganhar o Sócrates —
Gente desta não faz falta à política (nem a lado nenhum).
São aquilo a que dantes, antes da instituição do politicamente-correctês, se chamava um traidor.
GostarGostar
Tudo o que não é de esquerda leva
Parece ser este o lema dos media em Portugal. Todos aqueles que não são de esquerda, ou seja, são conotados com PSD ou CDS-PP, sofrem tentativas de enxovalho nos orgãos desta comunicação dita social.
Não interessa de quem se trata. Não interessa se a notícia tem fundamento ou se é inventada por alguém. Não interessa a dignidade ou a honra da pessoa. Não interessa se ela tem direitos consagrados na constituição.
Chega o cúmulo de tentarem agora enlamear o nome de Cavaco Silva. Presidente da República, ex-Primeiro-Ministro de Portugal. Homem conhecido de todos os Portugueses como sendo íntegro. Até onde vai a falta de vergonha destes jornalistas?
GostarGostar
«Se Loureiro fosse amigo de Cavaco, como diz, a primeira coisa a fazer era demitir-se do Conselho do Estado, lugar para o qual não tem, manifestamente, estaleca.»
De acordo.
GostarGostar
Mr. CAA,
Não creio –mas não creio mesmo !– que por muito amigos que sejam, Cavaco tivesse convidado Dias Loureiro “sabendo-o” que levantara “as maiores dúvidas HÁ MUITO TEMPO” sobre os seus negócios e percurso como gestor post-governante…de Cavaco.
Sobre o passado: Cavaco confiou nele e reconheceu-lhe capacidades políticas para conselheiro de estado — neste aspecto, critico Cavaco, porque há muito melhor ! Não é difícil encontrar melhor !
Sobre a actualidade: O PR, que culpa tem, que ligações (e insinuações) se lhe pode atribuir, por DLoureiro, EM 2008(!) ter alegadamente prevaricado e contribuído com conivências para a situação calamitosa do BPN ?
Que quer PPassos Coelho, “dando uma no cravo e outra na ferradura” ?: “apesar do incómodo,Pedro Passos Coelho não defende a demissão de Dias Loureiro do órgão de consulta do Chefe de Estado” (…)”Não tendo sido objecto de qualquer averiguação ou investigação, não vejo razão para isso”(sic).
Então, porque é incómodo para o PR, segundo PPCoelho ?
Desculpe-me, mas há muito e identificado mau jornalismo e subservientes jornalistas (também) em Portugal. Casos não faltam ! Este, é um deles !
Note, sff: desconfio de DLoureiro; acredito na linearidade cívica e moral de Cavaco, inatacáveis.
GostarGostar
“Passos diz que caso de Loureiro é incómodo para Cavaco”
Caa, com que então o Pedro Passos Coelho viu bem a questão!!?? esta ate uma criança de três anos a conseguia vêr
GostarGostar
Estamos perante a implosão do PSD. Felizmente.
É preciso extremar posições. Fazer funcionar a limpeza. É preciso esclarecer o espectro político português.
O que se passou em Itália, quando a Democracia Cristã Italiana (DCI) do sinistro Andreotti e o PSI do Ladrão Betino Craxi implodiram ajudaram à reabilitação da Democracia Italiana. Depois, veio Berlusconi e Prodi. É verdade. Mas, é preciso limpar, para depois voltar a baralhar.
Mas, o PS não está melhor. É preciso citar nomes? É preciso voltar ao “Caso Independente”? É preciso voltar a falar no “Caso Macau”? É preciso dizer que o Dr. Ho (não sei de que Universidade é ele licenciado) é recém accionista relevante do BCP (banco dirigido pelo “Macaísta” Santos Ferreira? É preciso dizer que Constâncio não fala (aliás ninguém fala no “monstro” BCP)? É preciso dizer o que faz Maria de Belém como Consultora do Grupo BES-Saúde? É preciso referir o que faz Pina Moura? Ou jorge Coelho? Ou Nabo? Ou Capachinho Gomes?
O Regime não tem ninguém a salvo. Ou implode, ou vai ter que haver LEVANTAMENTO DE RANCHO.
Ah, também não nos esquecemos do ex-Amigo do CAA, que fez o negócio dos submarinos.
Ou sequer, quem é que fez o negócio do SIRESP 2, e que agora é Edil! É que o negócio SIRESP 1 de Flopes foi anulado.
A memória e os documentos não fogem.
GostarGostar
“O PR, que culpa tem, que ligações (e insinuações) se lhe pode atribuir, por DLoureiro, EM 2008(!) ter alegadamente prevaricado e contribuído com conivências para a situação calamitosa do BPN ?”
Quando é que o actual PR tomou posse? À data da posse, a situação do BPN não era já calamitosa? E está esquecido de que o Dr. Manuel chegou a vir a terreiro discutir o “lugar” de Banqueiro com o Dr. Costa? E a SLN, de que o Dr. Manuel era administrador não sabia de nada, acerca de uma organização da qual era principal accionista?
Está mangando comigo?
O ingénuo sou eu!
GostarGostar
J,
“Acho” que tem que “haver LEVANTAMENTO DE RANCHO” !…Mais tarde ou mais cedo. Preferencialmente antecedido em 2009 pelo voto nulo ou pela abstenção.
GostarGostar
J,
Quando Cavaco foi eleito PR, Dias Loureiro não estava no BPN/SLN.
Em finais de 2005, a situação do BPM não era calamitosa. Sussurrava-se sobre algo incompreensível. Tão-só, o que não é pouco, mas insuficiente para que se possa atribuir interesses velados de Cavaco no BPN.
GostarGostar
MJRB,
Eu sei que o Dr. Manuel não estava na SLN à data de tomada de posse do PR.
Mas, os actos de gestão da SLN já eram suficientemente calamitosos.
Alguns detalhes:
1. O Banco não tinha “actas de reunião” do Conselho de Administração há muito tempo. E o BdP não sabia de nada…..
2. Os negócios de Puerto Rico, e a viagem do Dr. Costa e do Dr. Manuel.
3. Conhece o enleio que é a SLN? Sabe que envolve 200 empresas? Desde a Inapal, que fornece a Autoeuropa, até aos Espumantes Murganheira, British Hospital, Hotel do Caramulo, Marina de Albufeira e Banco Efisa?
4. Sabe que o BPN mudou 4 vezes em 4 anos, de Auditora? Acha isto normal?
Acha tudo isto normal? Andaria Cavaco distraído? Ou a confiança de que tudo acabaria por se resolver era demasiado grande?
Repare que o Dr. Vítor veio dizer que “se não fosse a crise financeira a situação do BPN não seria previsivelmente a que levou à nacionalização”.
A “Crise financeira” veio rebentar com muito lixo. O BPP é outro.
E o BCP, se a crise financeira persistir, também tem os dias contados.
GostarGostar
J,
Vc. é bem claro, certeiro, nos “detalhes” enunciados.
Mas…Cavaco tem poderes para intervir neste, e em casos semelhantes ? Poderia intervir num banco com as caracrerísticas e objectivos do BPN ?
Parece-me que o caso mais grave por si referido, é o posicionamento e a justificação dada por Vítor Constâncio. “Aqui”, creio que o PR pode e deve intervir.
GostarGostar
Dias Loureiro era não executivo no bpn aaté 2005 creio, portanto na altura em que o PR foi eleito ainda estava no bpn
GostarGostar
Eu também nego o meu envolvimento. E disto tenho absoluta certeza.
Quanto ao resto, cada um fala por si. Não tenho confiança em ninguém! Era o que faltava, depois destas trapalhadas todas!…
GostarGostar
“Ou sequer, quem é que fez o negócio do SIRESP 2, e que agora é Edil! É que o negócio SIRESP 1 de Flopes foi anulado.
A memória e os documentos não fogem.”
Para quem tem falta de memória:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1330851
O título é este: “Estado gastou 485 milhões em negócio que valia um quinto”. E nele se envolvem as seguintes personagens:
Daniel Sanches
Magistrado … director adjunto da PJ entre 84 e 88… direcção do SEF entre 88 e 94, …director do SIS . Em 2000 … administrador de empresas no SLN, ao qual, a 23 de Fevereiro de 2003 – na qualidade de ministro da Administração Interna do Governo Santana Lopes e três dias depois de perder as eleições legislativas -, adjudica um contrato de 538,2 milhões de euros. No grupo SLN foi administrador da Pleiade, presidente da Vsegur e secretário da assembleia geral do BPN.
Manuel Dias Loureiro
Foi ministro da Administração Interna de Cavaco Silva,…na altura em que Daniel Sanches adjudicou o SIRESP à SLN, Dias Loureiro era administrador não executivo do grupo. …nunca soube explicar que interesses defendia no grupo… foi, como Daniel Sanches, administrador da Pleiade
José Oliveira e Costa
Ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Cavaco Silva, …era o presidente do grupo SLN na altura em que Daniel Sanches fez a primeira adjudicação do SIRESP ao consórcio. A sua filha é presidente de uma das empresas do grupo, a Datacomp, que também faz parte do consórcio vencedor. Ambos foram constituídos arguidos no processo judicial arquivado em Março.
António Costa
… pediu vários pareceres sobre o SIRESP e foi apoiado num, da Procuradoria-Geral da República, que decretou nula a adjudicação feita por Sanches. Como o concurso continuava válido não podia anulá-lo, mas podia simplesmente optar por não adjudicar o sistema à SLN, considerando que a proposta feita não era satisfatória. Não foi essa a sua decisão e voltou a renegociar o contrato, conseguindo descer o preço em cerca de 50 milhões de euros
GostarGostar
MJRB,
Não. A questão relativa a Cavaco, é que teria que perceber as “ligações perigosas” de alguma da sua “entourage”.
Bem sei que a “carne” é fraca e que “todo o homem tem o seu preço”. Mas, a gente não pode dizer que é limpa, e relacionar-se com “não limpos”.
Se não há condições para se estar na política em Portugal, porque ela está TOTALMENTE conspurcada, então é melhor ficar em casa a ver os “Gatos Fedorentos”.
Mais vale, ir trabalhar para o Acnur, e deixar o pântano pestilento! Até que venha o “dum dum”, para acabar com os mosquitos!
GostarGostar
“António Costa
… pediu vários pareceres sobre o SIRESP e foi apoiado num, da Procuradoria-Geral da República, que decretou nula a adjudicação feita por Sanches. Como o concurso continuava válido não podia anulá-lo, mas podia simplesmente optar por não adjudicar o sistema à SLN, considerando que a proposta feita não era satisfatória. Não foi essa a sua decisão e voltou a renegociar o contrato, conseguindo descer o preço em cerca de 50 milhões de euros”
Ora. Cá vem um “calcanhar de Aquiles”….
GostarGostar
Se não abdjicasse o que acontecia? Teria de comprar a outro e indemizar a SLN e esperar mais anos para arranjar as comunicações?
GostarGostar
J, 29,
Cavaco (sabia ?), não percebeu ou não atribuíu demasiada importância ao que se sussurrava, sobre o imcompreensível e exponencial crescimento do BPN, “ligações perigosas”, etc. Fez mal, porque nesses momentos se perfilava como candidato à presidência da república.
Mas estou convicto –Vc. conceda-me este convicção, porque de boa-fé–, que Cavaco, se soubesse de procedimentos ilícitos, prevaricadores, coniventes, de DLoureiro com Oliveira e Costa e que prejudicavam o banco, não o teria convidado para o Conselho de Estado.
Quanto aos seus outros parágrafos, de acordo.
GostarGostar
com o teu ódio cego a tudo que não é menezesfazes pontaria com o olho do cu
GostarGostar
pois gera. gera dúvidas sobre a capacidade de descirnimento e de julgamento do PR. valha-nos santo ambrósio , elegemos um PR ceguinho.
GostarGostar
“….Mente.. um Conselheiro do Estado .. muito mal vai os conselhos de estado”
O que pasma é como o BdP diz que Loureiro foi lá pedir para aliviar a demasiada pressão que havia sobre um banco que negava a entrega de documentos mas do qual o BdP diz não ter tido razões de desconfiança até ao verão de 2007. Constâncio terá passado um fim-de-semana porreiro, pá.
GostarGostar
Ah granda cão-tribuinte! 😀
Bem, falando do actual PR, é extraordinário que ainda exista quem defenda cegamente, quase metendo as mãos no fogo, a sua inabalável integridade, como se o homem fosse alguma entidade divina e não um homem como os outros, sobretudo como os do lodaçal (5 partidos) onde se movimenta.
Vou deixar aqui um blogue, em formato de unipost, para lerem com atenção, que lá pelo meio nas entrelinhas vão encontrar o vosso impoluto aníbal.
–> http://ofimdademocracia.blogspot.com
Depois voltem cá para repetir os comentários, sobre o homem e não sobre o divino, se fizerem o favor.
Obrigado.
GostarGostar
Ah granda cão-tribuinte! 😀
Bem, falando do actual PR, é extraordinário que ainda exista quem defenda cegamente, quase metendo as mãos no fogo, a sua inabalável integridade, como se o homem fosse alguma entidade divina e não um homem como os outros, sobretudo como os do lodaçal (5 partidos) onde se movimenta.
Queiram clicar no meu nickname, nome de um blogue em formato de unipost, para lerem com atenção, que lá pelo meio nas entrelinhas vão encontrar o vosso impoluto aníbal.
Depois voltem cá para repetir os comentários, sobre o homem e não sobre o divino, se fizerem o favor.
Obrigado.
GostarGostar
«(…) Ainda há dias vimos um Berlusconi lusitano a tentar justificar em público a sua fortuna, com a arrogância, a displicência e o sentimento de impunidade típicos de um arrivista. Não hesitou em contradizer-se e em mentir. Só lhe faltou cantar o «Only You»!»
.
Extracto de «Berlusconis» lusitanos, crónica de Alfredo Barroso hoje publicada [aqui]
GostarGostar
e agora? hà! jà temoso que era de esperar, cito(baixo jornalismo, baixo bloguismo), aqui nâo quero plagear MFL,mas vou dizer, juntem-se os jornalistas os bloguistas e tudo que é inprensa no campo pequeno e digasse,volta Rosa Casaco e Silva Pais e os demais por seis meseses estàis perdoados, acabài là com o trabalho; depois de tudo cremado, voltai para o vosso paraizo dourado.
GostarGostar