Boa decisão
15 Dezembro, 2008
Parlamento trava convite do Governo a Maria de Belém
A Assembleia da República travou o convite do Governo à deputada Maria de Belém Roseira para assumir as funções de presidente do Conselho Consultivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
A Comissão Parlamentar de Ética entendeu que a acumulação deste cargo com o de deputada «não é admissível». De acordo com o parecer, redigido pelo deputado socialista João Serrano e aprovado na semana passada, a acumulação poria em causa «a salvaguarda do interesse público de transparência e isenção no desempenho do cargo de deputado, face ao perigo de colisão de interesses».
Um deputado não pode ser ao mesmo tempo fiscalizador e fiscalizado.
23 comentários
leave one →

Na ainda vigente, República Socialista de Portugal, tudo é possível, desde que seja distribuído pelos “primos”.
Não é esta Senhora que vai dirigir a Comissão de Inquérito do BPN? De Banca, esta Senhora, provavelmente, deve perceber preencher um cheque.
Miséria de Portugal, entregue à corja.
GostarGostar
Maria de Belém Roseira preside comissão de inquérito ao caso BPN
15.12.2008 – 15h26
O PS anunciou hoje os nomes dos deputados do seu partido que vão integrar a comissão de inquérito parlamentar ao Banco Português de Negócios (BPN). A “equipa”, que toma posse amanhã, será presidida por Maria de Belém Roseira, vice-presidente do grupo parlamentar socialista, ex-ministra da saúde e jurista. Os restantes nomes escolhidos pelo maior partido com assento parlamentar são, essencialmente, os dos seus vice-presidentes da bancada, o que denota uma forte aposta no grupo de trabalho.
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1353144
GostarGostar
Afinal, há vida no parlamento.
GostarGostar
Desculpem ainda outra intromissão:
Fisco aceita isenção de multas após regularização de declaração de IVA em falta
17h50m
Lisboa, 15 Dez (Lusa) – O Ministério das Finanças anunciou hoje que os contribuintes a recibos verdes que entreguem a declaração anual de IVA em falta até ao final de Janeiro ficam isentos do pagamento de multas e vêem o seu processo de contra-ordenação encerrado.
Em comunicado, o gabinete de Teixeira dos Santos refere que “se a obrigação declarativa referente aos anos de 2006 e 2007 for apresentada até ao final do próximo mês de Janeiro de 2009, não haverá lugar à aplicação de qualquer coima e serão extintos os correspondentes processos de contra-ordenação”, baseando-se no previsto no artigo 32º do Regime Geral das Infracções Tributárias (RGIT).
Em causa está um decreto-lei de 2007, que teve efeitos retroactivos a 2006, que obriga os trabalhadores independentes a entregarem anualmente um anexo de informação contabilística e fiscal, além da declaração de IVA que fazem de três em três meses.
O incumprimento desta obrigação tem associada uma coima de 125 euros por ano, pelo que existindo dois anos em falta a multa ascenderá a 250 euros.
O Público noticiou no sábado que o Fisco estava a exigir a 200 mil contribuintes a recibos verdes a declaração em falta e o pagamento da respectiva multa, podendo com isso encaixar 50 milhões de euros.
No entanto, hoje as Finanças dizem que estão reunidos os pressupostos, nos termos do previsto no artigo 32º do RGIT, para a dispensa da aplicação da coima, desde que a situação tributária seja regularizada.
Dado que se trata de uma declaração que não visa o apuramento da situação tributária do contribuinte, que a infracção não causa um prejuízo efectivo à receita tributária (porque essa declaração anual não prevê o ajuste dos pagamentos do IVA) e que a falta resulta essencialmente de “desconhecimento/negligência” no cumprimento da obrigação declarativa, as Finanças entendem que a coima deve deixar de ser aplicada e que cessa o processo de contra-ordenação, desde que o contribuinte entregue a declaração em falta.
GostarGostar
Maria de Belém foi consultora e assessora jurídica em bancos.
GostarGostar
Nota-se que vêm aí eleições : há que manter um mínimo de aparências…
GostarGostar
MJRB,
Acredito que sim. MB até foi Consultora da Espírito Santo Saúde, sendo Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.
Qualquer semelhança com a família Soprano, é mera coincidência!
Depois, queixem-se das relações perigosas, que levaram à quase-falência do sistema financeiro mundial, em que todos jogavam bridge com todos!
GostarGostar
Tina,
Essa notícia faz-me lembrar a da passada semana, em que se anunciou o pagamento da 3ª prestação do PEC para 15 de Dezeembro, mas como a malta fez barulho, eles …..adiaram, outra vez, para dia 31 de Dezeembro.
Ou seja, eles colocaram a notícia de que quem passava recibo verde e pagava IVA, e não fez a “Declaração anual” (nada tinha a ver com pagamentos em falta) teria que pagar coimas e multas. Agora, já dizem que basta fazer justificação/ reclamação.
Ou é um Governo em tonteira completa, ou é uma sinistra central de comunicação para fazer crer “que eles só querem o bem dos portugueses”, ainda que sejam eles a dispararem, e sempre para lixarem a malta!
GostarGostar
Bem, no meio do joio, um bago de trigo: João Serrano!
GostarGostar
Errado:
Esta Senhora foi precisa para ” controlar ” a tempo inteiro aquela coisa da Al-Qaeda, o BPN.
( Os vossos “amigos” dos 5dias são uns KAGÕES. Não responderam às perguntas do nosso tasco ).
GostarGostar
Arrogantes. Pretenciosos. Snobs. Esquerdalhos. Elitistas…os gajos claro. Rica gente.
GostarGostar
Off topic:
Foi Você que pediu um aumento da electricidade muito acima da Inflação prevista pelo Teixeirinha e pelo Vítor?
Tarifas da electricidade sobem 4,9% em Janeiro
As famílias portuguesas vão pagar a factura da electricidade mais cara em 4,4%, a partir do próximo dia 1 de Janeiro. A indústria vai sofrer um aumento de 5,9%.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=345334
GostarGostar
J
“Não é esta Senhora que vai dirigir a Comissão de Inquérito do BPN? De Banca, esta Senhora, provavelmente, deve perceber preencher um cheque.”
Concordo que a referiada senhora não vá para presidente do Conselho Consultivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
Como resposta acerca da sua citação , vou apenas dar-lhe uns tópicos: Pode consultar que tudo o que vou colar se encontra na Net, e tire as ilações que quiser:
Faria de Oliveira Presidente da Caixa Geral de Depósitos
Licenciado em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico em 1965.
Militante do PSD desde Outubro de 1974
– Membro do Conselho Nacional do PSD de 1986 a 1990 e de 1992 a 1995
– Membro da Comissão Política Nacional do PSD de Abril de 1990 a Novembro de 1992 e de Fevereiro de 1995 a Março de 1996
– Vice-Presidente do PSD de Fevereiro de 1995 a Março de 1996
Ministro do Comércio e Turismo do XI Governo Constitucional, de Abril de 1990 a Outubro de 1991 (Governo de Cavaco Silva)
– Ministro do Comércio e Turismo do XII Governo Constitucional, desde Outubro de 1991 a Novembro de 1995 (Governo de Cavaco Silva)
Presidente da Caixa Geral de Depósitos
GostarGostar
«MB até foi Consultora da Espírito Santo Saúde, sendo Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.»
perdão, o tempo verbal está errado: ela É consultora da BES Saude ao mesmo tempo que presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.
GostarGostar
Então e aqui no Blasfémias ninguém fala do Senhor Bernard Madoff?
Não conhecem?
Não convém?
GostarGostar
J,
Hoje na repartição de finanças, eles disseram-me que tinham ali um monte de notificações para serem enviadas aos contribuintes!… O que eu acho é que eles tentam, mas se as pessoas refilam muito então recuam. O senhor disse-me que se eu quisesse podia pagar já antes de receber a notificação e eu disse “Não obrigado”. Boa decisão que tomei!
GostarGostar
E maçona.
GostarGostar
Gabriel,
Constou-me que Belém tinha saído da ES-Saúde, por pressão do Partido. Mas, na República dos Bananas, tudo é possível.
GostarGostar
Caro J,
Na declaração de interesses da deputada Maria de Belém (actualizada em Nov/2007) consta (entre outras) o seguinte:
– membro do Conselho de Administração da Fundação para a Saúde;
– consultoria esporádica Espirito Santo Unidades de Apoio à Terceira Idade
GostarGostar
Caro Gabriel,
Infelizmente, tem razão.
A “consultoria esporádica” serve as aparências….
Pois!
GostarGostar
J
Caro Jota
Parece que o cometário # 13 deixou o sr. mudo. Custuma mandar uns bitates mas d parece que ete comentário está custoso de digerir.
GostarGostar
O engenheiro mecânico presidente da Caixa Geral de depósitos
GostarGostar
esta aparece em todo o lodo , é na radio , e na tv , na AR , nas Comissões … é a sininho do PS
GostarGostar