Saltar para o conteúdo

Razões de uma escolha *

20 Dezembro, 2008
by

Santana Lopes foi escolhido para Lisboa porque Ferreira Leite não tinha alternativa válida para lhe opor.
A actual liderança do PSD prometeu o regresso das elites. Os próprios garantiram que a excelência iria voltar a conduzir o partido – mas, na primeira vez que têm de fazer uma nomeação para uma eleição importante, os ‘excelentes’ são forçados a escolher uma personagem que depreciaram para além do admissível entre colegas de partido, ainda há poucos meses.
Não optaram por Santana Lopes em nome de uma eventual união do PSD. Nem sequer existe uma intenção de congregar.
Decidiram-se por Santana porque os ‘excelentes’ não gostam de ir a votos. Porque quase nenhum pensa no sucesso da sua líder e quase todos planeiam o dia seguinte às Legislativas de 2009.

* CM, 19.XII.2008

40 comentários leave one →
  1. Spartakus's avatar
    20 Dezembro, 2008 11:24

    Eu preferia o morcón do Pacheco. A ver se perdia o pio. De vez. Se bem que, lata tem ele…

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    20 Dezembro, 2008 11:27

    Excelente este post!
    Espraia o que realmente se passa no interior do PSD.

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    20 Dezembro, 2008 11:31

    Isso de reeleições para as Câmaras fede a caciquismo.
    Santana não o será, mas pretendem que ele o seja.
    Até porque é decorativo.

    Gostar

  4. CAA's avatar
    20 Dezembro, 2008 11:34

    Pacheco Pereira (agradecia que não insultassem ninguém, sobretudo quem não integra o blogue e não se pode aqui defender) errou clamorosamente com a opção Ferreira Leite e demais ‘excelentes’.

    Mas revela enorme coragem na defesa das suas convicções ainda que de modo negativo – já declarou, sem pejo, que não votaria em Santana Lopes.

    Não é a primeira vez que assume o que diz com aquilo que faz – o que é raríssimo entre políticos portugueses, particularmente nos putativos ‘excelentes’.

    Donde, neste contexto, só pode receber o respeito de todos.

    Gostar

  5. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    20 Dezembro, 2008 11:38

    Sem dúvida CAA.Santana vai a votos e os “excelentes” não vão porque sabem que não contam,ninguem sabe quem são.Santana tem as melhores sondagens e é só por isso que foi escolhido.Há que reconhecer a coragem.Mas não chega é preciso trabalhar e mostrar resultados.Esperemos que apareçam independentes.Se Roseta aparecer voto nela.Só por ser independente!

    Gostar

  6. Fernando's avatar
    Fernando permalink
    20 Dezembro, 2008 12:06

    Em Lisboa, Santana Lopes vale mais do que o PSD. Tem sérias probabilidades de ganhar as eleições. Poder-se-á perguntar se o PSD beneficiará alguma coisa com essa vitória. A meu ver, sim. Estou mesmo convencido que a requalificação política do PSD passa por aí. O que o Dr. Pacheco diz ou escreve são irrelevâncias políticas, o que não invalida a admiração intelectual que tenho por ele. O PSD não tem excelentes, tem excelências. São essas excelências que o têm minado.

    Gostar

  7. Spartakus's avatar
    20 Dezembro, 2008 12:53

    Não pretendia insultar PP. Apenas # picar # com um termo típico cá do burgo. Insulto? Bom, adiante.
    Quanto à coragem do político? historiador? jornalista? comentador? de filosofia ( como eu )?…bom. Precisamente face à sua postura crítica seria um prazer testar a tal coragem e ver PP passar das palavras aos actos. Um exemplo. Infelizmente discordo da opinião do blogue. PP diz muito e faz muito menos. E tem uma visão umbilical da vida. Embora acerte bastas vezes.

    Gostar

  8. Spartakus's avatar
    20 Dezembro, 2008 12:55

    O que ele fez com os símbolos/bandeira do partido dele, no blogue, o PPD, isso foi realmente insultuoso. Andasse aquilo bem e tinha sido despachado em qualquer lado.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    chato permalink
    20 Dezembro, 2008 13:07

    …chato, in veritas

    Gostar

  10. Pedro C.'s avatar
    20 Dezembro, 2008 13:08

    E se se fizesse aqui uma comparação: será o actual presidente e futuro candidato melhor que Santana? Eu nunca vi Lisboa pior do que está. nem vejo medidas capazes de alterar a situação. E o silêncio sobre a negociata dos contentores também não abona muito, nada mesmo, a seu favor.

    Gostar

  11. fado alexandrino's avatar
    20 Dezembro, 2008 13:17

    A parolice destes comentários é atordoadora.
    Um partido escolhe um fulano para candidato à Câmara de Lisboa, e todo o Portugal desata aos gritos a dar opinião, numa coisa que só interessa aos lisboetas.
    Eu quero lá saber quem vai ser o candidato a Serpa ou ao Porto.

    Gostar

  12. FOGO's avatar
    20 Dezembro, 2008 13:27

    Concordo inteiramente consigo!!!!

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    20 Dezembro, 2008 13:51

    Pois olhe, eu até estou interessado em saber quem são os candidatos à mairie de Paris.
    Se fosse um português era óptimo.

    Gostar

  14. Acção Directa's avatar
    Acção Directa permalink
    20 Dezembro, 2008 13:55

    Fado: concordo. Só com um senão. O que Lisboa gasta, bem ou mal, ou como é gerida, afecta Portugal inteiro. Acredite.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Balhatedeus permalink
    20 Dezembro, 2008 13:56

    Ó meu caro CAA, para quem defendeu tão acerrimamente LFMenezes, este post parece-me “excelente”…

    Gostar

  16. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    20 Dezembro, 2008 14:24

    Spartakus,
    Só os que tenham exercido com sucesso cargos públicos com funções executivas é que podem fazer análise e comentário político? Porquê?

    CAA,
    O “erro clamoroso” de apoiar Manuela Ferreira Leite é irrelevante em comparação com o erro de apoiar Luis Filipe Menezes, como o próprio insiste em recordar de cada vez que abre a boca.

    Nem sempre concordo com Pacheco Pereira e acho mesmo que, por vezes, mete os pés pelas mãos. Por exemplo, na defesa de que, depois de se ter colocado numa posição insustentável, o Governo não deveria ceder na avaliação dos professores pelo precedente que isso criaria.

    Mas PP é uma das vozes mais lúcidas e esclarecidas no plano dos “analistas/comentadores” da nossa praça. O apoio declarado a MFL e a manifestação pública de discordância com alguns aspectos/decisões desta só confirmam essa lucidez, além de independência e coragem.

    Declaração de interesse: fui subscritor da candidatura de Manuela Ferreira Leite e, apesar de achar que podia e devia ter sido feito melhor do que foi feito até agora, não tenho a menor dúvida de que foi a melhor escolha entre os que se apresentaram a votos.

    Qualquer pessoa que tenha apoiado LFM devia morder a língua e voltar a tomar os comprimidos antes de falar contra MFL.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Nuno Albuquerque permalink
    20 Dezembro, 2008 14:32

    Numa época em que o pragmatismo é elevado à condição de ideologia, não poderá ter sido, simplemente, porque PSL, com todos os seus defeitos, foi o único político do espectro da direita a ganhar a CML à esquerda?
    E isso é mau?

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Balhatedeus permalink
    20 Dezembro, 2008 15:23

    Desculpem-me o “comentar os comentários”, mas não poderia estar mais de acordo com a lucidez e clareza do comentário 15.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Balhatedeus permalink
    20 Dezembro, 2008 15:27

    Eu também acho que a excelência deveria voltar aos posts do Blasfémias mas afinal somos obrigados a ler posts do Carlos Abreu Amorim.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    20 Dezembro, 2008 17:42

    Bom post!

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    20 Dezembro, 2008 18:11

    Vou repetir, pois eu não esqueço nem nunca esquecerei.

    Esta senhora fez isto http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=148689&idCanal=undefined,

    Como pode se candidatar a primeiro ministro, gente deste calibre?

    Gostar

  22. Spartakus's avatar
    20 Dezembro, 2008 18:14

    J. A. Lopes. Naturalmente que não nem penso ter escrito tal coisa. Aliás PP, deputado, por exemplo foi. O que penso, atendendo à personagem, é que seria interessante e desejável, ver alguém como ele, não numa lista nacional de um partido ou numa benesse governamental, a enfrentar com a sua superior capacidade um desafio eleitoral em que, longe do aconchego do partido que tanto critica, mas de onde não sai, curiosamente, impusesse a sua força e representatividade pessoal. A sua clarividência. A sua coragem. O seu carisma. A sua justeza. A sua popularidade. Pronto. Esqueça-se Lisboa. Que venha concorrer ao Porto. Nós, tripeiros, saberíamos corresponder ao desafio. Pode crer.
    Cumprimentos.

    Gostar

  23. Luis Melo's avatar
    20 Dezembro, 2008 19:18

    Pedro Santana Lopes foi apresentado como candidato do PSD à C.M.L. Todo o processo decorreu na maior perfeição e tranquilidade, ao contrário do que desejariam os media e talvez alguns adversários políticos. O nome de PSL foi discutido e aprovado pela Comissão Política Concelhia de Lisboa, tendo passado de seguida ao crivo da Distrital liderada por Carlos Carreiras. Em seguida, chegou ao PSD Nacional a vontade das bases e das estruturas. Manuela Ferreira Leite levou portanto a discussão á Comissão Política Nacional, que ontem aprovou o nome de PSL. Processo mais límpido e transparente não poderia haver.

    Mais, o anúncio da candidatura foi feito pelo coordenador autárquico do partido, Castro Almeida. Manuela Ferreira Leite confia na sua equipa e delega responsabilidades, por isso deveria ser e foi, Castro Almeida a anunciar esta e outras candidaturas. Ao contrário de outros líderes MFL não tem sede de protagonismo e sabe trabalhar em equipa.

    Outro sinal importante foi dado pelo PSD e por MFL no dia de ontem. Os candidatos autárquicos não serão candidatos a deputados. Finalmente alguém que coloca alguma transparência nas listas para as eleições legislativas. Não fazia sentido – e de algum modo era enganar o povo – estar a colocar na frente das listas presidentes de câmara e outros, que se sabia á partida que não iriam tomar o seu lugar na AR. Mais uma vez MFL dá prova de seriedade, honestidade e humildade.

    Gostar

  24. MJRB's avatar
    20 Dezembro, 2008 20:52

    MFLeite não devia ter cedido a pressões para nomear PSantana Lopes. Até parece que o PPD tem sempre a obrigação de lhe proporcionar algo…
    No entanto, “calou” até finais de 2009 uma “voz” incómoda (até há dias autosilenciada à espera de…), e muito mais poderosa do que LFMenezes ou PPCoelho.

    Registem: PSLopes vai obter um bom resultado em Lisboa. Se ACosta fôr candidato sem coligação, que se cuide.
    (Fenómenos gerados pelo frenético e volátil eleitorado…).

    Gostar

  25. MJRB's avatar
    20 Dezembro, 2008 20:58

    1,

    José Pacheco Pereira é um dos mais lúcidos e corajosos militantes do PPD.
    Incomoda pelas verdades que escreve e diz.

    Gostar

  26. Spartakus's avatar
    20 Dezembro, 2008 22:04

    #25, MJRB.

    Acredite. A mim não me incomoda rigorosamente nada. Nem em ele nem nenhum político da nossa praça. Ou melhor, incomoda no sentido em que existe dentro deste Sistema. Mais um esquerdalho do maoísmo reciclado, recuperado para intelectual de serviço ao cavaquismo, a viver das mordomias de quem, em terra de cegos, até parece, digamos…interessante. Passo, sem ofensas ou ressentimentos, mas vivo bem sem os PP da situação. À esquerda como à direita. Se ele é político, aliás. Pessoalmente penso que é um caso de alguma, pontual lucidez crítica, a que qualquer cidadão mais ou menos informado tem, e uma ânsia notável e narcisista de protagonismo. De uma coisa tenho pena. Nunca ter podido confrontar o auto citado ” maior especialista português em Holderlin ” para uma conversa sobre o Poeta e a sua poesia, preferencialmente a partir de textos no original, claro. Nada mais.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Dezembro, 2008 22:07

    cheio de frio procuro
    ecologista que me forneça
    um mês de aquecimento global

    Gostar

  28. Spartakus's avatar
    20 Dezembro, 2008 22:12

    ( O que aliás nunca acontecerá. Nunca iria trocar opiniões com quem teve o desplante intolerável de nas páginas do Público, num par de crónicas, vir em defesa do indefensável: a barbárie. Abu Graib. Sobre o Licenciado em Filosofia, julgo que não Doutor, Pacheco Pereira, ex professor num liceu de província, nada mais quero escrever, por respeito aos autores do blogue ).

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    20 Dezembro, 2008 23:32

    CAA,

    E o que acha do “conselho” do General eanes, de que MFL é uma pessoa séria, mas que está numa fase de “aprender a ser líder”?

    Ou, não se lembrará o CAA, que o José Manuel DB, fez uma volta a Portugal de autocarro em que às vezes nem tinha gente à sua espera, e nem por isso deixou de ganhar as eleições após o pantanoso Gueterres?

    É que o Estado económico-financeiro de Portugal está calamitoso, e por muito que a “lapa” Sócrates esteja agarrado ao poder, a falta de “pilim” põe o bicho nas cordas!

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Dezembro, 2008 02:00

    Ouvi dizer que estão a ser feitos grandes esforços para que o PR dissolva aquilo e aproveitando o circo PSD conseguir nova maioria com eleições antecipadas , antes dos piores efeitos da crise. Maquiavélico , ãh? Tudo isto porque um tal Passos Coelho mete medo. Vá lá que o PR não é tão tótó como parece.

    Gostar

  31. fado alexandrino's avatar
    21 Dezembro, 2008 02:39

    Fiz um comentário a um fulano todo nortista e o mesmo foi apagado.
    Porque
    O comentário do mesmo fulano também o foi.
    Este CAA é tão previsível, coitado, que até mete dó.
    Imaginem, por absurdo, que um dia podia ser chamado a desempenhar funções nacionais.
    Ouço por aí uns risos, contenham-se!

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    21 Dezembro, 2008 03:30

    Spartakus, 26

    Note, sff: referi-me a JPPereira unicamente como militante do PPD.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Raskolnikov permalink
    21 Dezembro, 2008 08:27

    Concordo em parte com Nuno Albuquerque no comentário 17.
    Todavia, não foi apenas Santana Lopes a ganhar a Câmara de Lisboa à Direita (ou melhor na «Não Esquerda», que o PSD não é de Direita!). Nuno Abecassis era de Direita – esse sim – e venceu as autárquicas na capital. O problema é saber quem, na área do PSD, tem mais hipóteses de vencer em 2009. Como é óbvio, será Pedro Santana Lopes. Mais: se Santana Lopes ganhar em Lisboa; se Rui Rio vencer no Porto; se o PS sofrer uma derrota humilhante em todo País; não será José Sócrates a demitir-se para não deixar, mais uma vez, cair Portugal no Pântano Guterrista?

    Gostar

  34. Spartakus's avatar
    21 Dezembro, 2008 08:36

    O militante é também o homem e o seu carácter, penso…

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Raskolnikov permalink
    21 Dezembro, 2008 08:58

    Spartakus:

    A questão que se coloca não é de carácter é de outro tipo. É a questão de um ano eleitoral, com três eleições (autárquicas, europeias e legislativas) que pode dar a Manuela Ferreira Leite mais hipóteses do que aquilo que parece. Por exemplo, Durão Barroso passou as eleições de 1999 a combater a defunta AD. de Marcelo e Portas e a bradar no Partido contra um possível governo PSD-CDS. Em 2001 (depois de ganhar as eleições com maioria relativa) não teve qualquer problema (os problemas vieram depois!), em convidar o CDS para uma coligação…

    Gostar

  36. Spartakus's avatar
    21 Dezembro, 2008 11:38

    Ora eis precisamente o problema do Regime: a questão do carácter nunca se colocar. Daí ao resto, tudo é possível, tudo é normal. Para mim, a Ética vem primeiro. A politiquice, depois.

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    21 Dezembro, 2008 12:46

    Spartakus,

    Como sabe, a ética, o carácter, a competência, são “coisas” de somenos importância para quem “entrado” na política, provou, gostou, usufruiu e, nada ou pouco sabendo fazer nas suas vidas profissionais, agarram-se ao “tacho” como lapas.
    Pelo ordenado, pelas influências adquiridas, pelo protagonismosinho exibido, bajulam quem os nomeia nas concelhias e quem os colocará nas listas.

    É precisamente um dos males, que VC. assinala: ética.
    Acrescento: competência.

    Gostar

  38. CAA's avatar
    21 Dezembro, 2008 16:55

    «E o que acha do “conselho” do General eanes, de que MFL é uma pessoa séria, mas que está numa fase de “aprender a ser líder”?»

    Julgo que se trata de um disparate.
    Não é alguém com quase 70 anos de vida e 25 de política profissional que vai agora aprender aquilo que interiorizou. Ferreira Leite é um bluff total e irremediável, não tem jeito, não tem grandeza e não faz nem nunca fará a ideia mais elementar do que é ser líder – para ela, ter um ar zangado e dizer que se está a gastar de mais esgota cabalmente o seu programa e o seu ideário político.

    Em suma, Ferreira Leite e a direcção que (mal) a acompanha são o melhor presente que Sócrates poderia almejar. Com ela a líder do PSD, Sócrates pode fazer e dizer as coisas mais estouvadas que não existirá nunca uma resposta que faça os portugueses mudar de ideias ou de voto.

    Gostar

  39. CAA's avatar
    21 Dezembro, 2008 16:56

    Digo, ‘aprender aquilo que NUNCA interiorizou’.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    21 Dezembro, 2008 19:57

    Infelizmente desta vez tenho de lhe dar razão CAA, penso mesmo que Manuela Ferreira Leite por quem tenho algum apreço assinou com esta escolha o seu fim Politico, exigia-se no mínimo coerência. Lamento quer a escolha, quer o facto de ter de lhe dar razão.

    Gostar

Deixe uma resposta para Acção Directa Cancelar resposta