A boa moeda *
A política deu um trambolhão qualitativo. As ‘jotas’ e os aparelhos partidários expelem gente destituída de preparação cultural, técnica, social e humana, catapultando-os para cargos de topo que não merecem.
Esta constatação é quase unânime. No entanto, quando, por excepção, surge na política alguém com provas dadas na sociedade civil e cujo perfil contrasta com os defeitos apontados aos que foram gerados pelo ‘aparelhês’, muitos exigem a sua imolação. Sentenciam que “não é conhecido” ou, ainda mais lerdo, que “não tem prática“.
A política só se renova se os melhores fizerem parte dela. Por isso, goste-se ou não do que defende, Vital Moreira é um óptimo candidato ao PE.
Os seus adversários aprenderão isso bem cedo. Ou mais tarde, da pior maneira.

Um marxista-stalinista envergonhado é boa escolha?
Só dá para rir….E o resto da equipa (pelo que se sabe) é um portento ao parlamentarismo!
GostarGostar
anónimo 1,
As suas qualificações desqualificam-no.
GostarGostar
«Um marxista-stalinista envergonhado é boa escolha?»
Faça a conta aos ‘marxistas-leninistas’, envergonhados ou desavergonhados, que são dirigentes de partidos conservadores em Portugal. Pense quantas vezes neles já votou. Sobretudo, pense antes de classificar pessoas e textos que não percebeu.
GostarGostar
Eu não sei qual é o problema das pessoas mudarem de opinião caro anónimo. O anonimato é aliás a primeira máscara da falta de frontalidade. Devia-se juntar a um grupo que denuncio no primeiro post do meu blogue. Se o VM lhe quiser responder como faz, para o tratar pelo nome?
Carlos Santos (o do blogue http://ovalordasideias.blogspot.com, onde se ataca um grupo de putos cobardes em que você se enquadraria bem se não assina os posts)
GostarGostar
por isso é que há eleições. não gostas? porreiro! vota noutro ou engole.
GostarGostar
Só faltava nesta republiqueta esse “avó cantigas” armado em cãostituicionalista!
GostarGostar
Ena: reacção em cheio!
OK: vamos ter o VM a condenar os campos de concentração soviéticos, a invasão da Hungria e da Checoslováquia, o cerco a Berlim, o treino de n grupos de terroristas em todo o Mundo pelo KGB (como denunciou Arnold Kaluguine, general do KGB,…), a invasão do Afeganistão, o apoio pela URSS a esse símbolo da barbaridade que é o Irão dos Ayatollahs….
E principalmente reconhecer que o PCP apoiou isso tudo, e que ele era do PCP quando o PCP apoiou.
GostarGostar
Anónimo o home doutorou-se em Oxford. Descobri-lhe o apelido Carlos Santos Narcis(o)ista. Ninguém lhe lê o que escreve no blogue, daí vir aos outros fazer publicidade.
GostarGostar
#7 fazes-me sentir vergonha do meu apelido.
GostarGostar
“Por isso, goste-se ou não do que defende, Vital Moreira é um óptimo candidato ao PE”.
De facto, há máculas que não saem. só se for na outra reincarnação (para quem acredita).
Vital foi Marxista-Leninista, e até mesmo Estalisnista (se é que esta última qualidade é diferente), quando já tinha cerca de 30 anos.
Este facto não é dispiciendo.
Pode-me vir dizer que o Lamego, a Zita ou o Jorge Coelho foram Marxista-Leninista, Estalinistas ou Maoistas. Para mim, é o mesmo.
Quando se é Anarquista aos 20 anos, tolera-se. Agora, aos 30? Give me a break.
Depois, o que consta sobre o desempenho de Vital como professor em Coimbra, não abona muito….embora, não seja muito diferente de muitso Catedráticos em portugal (de Direito e não só).
GostarGostar
“O anonimato é aliás a primeira máscara da falta de frontalidade”.
Será que Vital era assim tão conhecido quando enfrentou a PIDE/DGS?
GostarGostar
Vital Moreira é um óptimo candidato para os adversários: MPortas e Ilda Figueiredo ( 25%). O PSD com Marcelo poderia vencer e o CDS com Bagão Félix obteria um bom resultado.
O povo não conhece VM.
GostarGostar
VM é uma excelente lebre eleitoral.
GostarGostar
Não me parece que se possa comparar alguns jovens M-L dos anos 70, na altura com 18 a 20 anos, hoje nos ditos partidos de direita, com alguém que nos anos 80 ensinava “Ciência Política” na Faculdade de Direito de Coimbra. É outro nível de convicção e, acima de tudo, de envolvimento. Vital Moreira não teve um desvario de juventude, foi uma opção adulta e ponderada. Parecido, só a Zita Seabra (mas nunca no mesmo registo intelectual), e os resultados eleitorais são conhecidos.
GostarGostar
Entretanto, VIVA o Islão a dar chicotadas em mulheres de 75 anos!
Aquilo é que é uma civilização tão defendida por MPortas, CTorres, Adalberto Alves, patetinhas do Público e a generalidade da esquerda dos bacanais…
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1164134
GostarGostar
“vital moreira é um bom candidato”
“Bom” no sentido de ganho eleitoral não vou discutir apesar de não concordar; agora, “bom” no sentido literal de “bondade” aí, desculpe-me o CAA mas ninguém que aceite um convite para dar força ao projecto político de Sócrates para o país pode ser “bom”. Ou é interesseiro ou é idiota.
GostarGostar
“As ‘jotas’ e os aparelhos partidários expelem gente destituída de preparação cultural, técnica, social e humana, catapultando-os para cargos de topo que não merecem.”
Infelizmente eu atestei isso de perto. Mas os clientelismo e o caciquismo parece que vieram para ficar…
Pelo menos estou uma vez de acordo com o CAA.
GostarGostar
Concordo em absoluto com o escrito até “Por isso, goste-se ou não do que defende…”
Aliás, como o próprio articulista escreve “…esta constatação é quase unânime…”
Não preciso de 34 anos para constatar que o bloco central não serve o País. Serve-se dele.
Mas tambem não queremos ditaduras, muito menos marxistas.
Precisamos de mudar Portugal com uma Revolução Inteligente.
Apoiando o Movimento Mérito e Sociedade.
mudarportugal.org
GostarGostar
Este exercício de lucidez do CAA só o valoriza.
Conseguir ver as pessoas por aquilo que valem, independentemente do voto que põem nas urnas, ou do clube de futebol de que têm um cachecol, é a distância mínima.
A minha tia Floripes manda-lhe um queijo.
GostarGostar
Se a perspectiva que qualifica Vital Moreira como bom Candidato é a sua capacidade de viver com as competências que possui sem necessitar da política, então é um bom candidato, já se consideramos as ideias e os projectos que defende, então é um mau candidato. Defende um estado social incomportável, não valoriza a liberdade individual e a livre iniciativa e hoje fala em nome do interesse Europeu como se este fosse o vector que todos os Portugueses tivessem que respeitar de forma dogmática. De defensor dos interesses colectivos passou a paladino dos interesses europeus.
GostarGostar
Se a perspectiva que qualifica Vital Moreira como bom Candidato é a sua capacidade de viver com as competências que possui sem necessitar da política, então é um bom candidato, já se consideramos as ideias e os projectos que defende, então é um mau candidato. Defende um estado social incomportável, não valoriza a liberdade individual e a livre iniciativa e hoje fala em nome do interesse Europeu como se este fosse o vector que todos os Portugueses tivessem que respeitar de forma dogmática. De defensor dos interesses colectivos passou a paladino dos interesses europeus.
GostarGostar
…fala em nome do interesse Europeu como se este fosse o vector que todos os Portugueses tivessem que respeitar de forma dogmática. – Tolstoi
É capaz de não falar disso.
Sendo deputado Europeu, é natural que defenda a Europa.
Os portugueses democratas, respeitam o voto maioritário, não necessariamente de forma dogmática.
Mas já me excedi, pois VM não precisa da minha defesa.
GostarGostar
“Vital Moreira é um óptimo candidato ao PE”
Eu, como simpatizante do PSD, estou inteiramente de acordo. Não podia mesmo estar mais.
Acaba de dar mais um tiro no pé, CAA.
GostarGostar
Até o Piscoiso o apoia nesta emergência…
Que golpe de rins o seu, CAA!
GostarGostar
Sentidos pêsames, CAA.
GostarGostar
Mr. CAA,
Entre os setenta mil militantes do PS, mais uma legião de simpatizantes, não há um militante ou “independente” com real categoria para o cargo em Bruxelas ?
Um diplomata de carreira ?
Não há alguém (até então “desconhecido”) que no final de 2010 (por exemplo), surpreendesse muito positivamente o país ?
Continua-se a apostar em nomes ! — quando o cargo exige específicas qualificações, feeling. Não se trata dum cargo meramente diplomático.
A escolha de Vital Moreira (convite feito dois dias antes do congresso…) é uma rèvanche de Sócrates ao PC e à esquerda em geral, que se presume, aumentará consideravelmente nos próximos actos eleitorais.
Se o PPD/PSD apresentar um candidato melhor do que VMoreira…
GostarGostar
Caro CAA
“As ‘jotas’ e os aparelhos partidários expelem gente destituída de preparação cultural, técnica, social e humana”
Não estou de acordo com a ordem de qualidades nesta frase. Antes de tudo o mais, o que falta é qualidade humana! Essa tem que ser sempre a principal! Não é só na política, mas em tudo na vida
Em seguida, diria que falta cultura geral e preparação académica.
Mas, claro que as “Novas Oportunidades” vão dar um contributo decisivo para que este fosso cultural seja superado com a benção da venerável Margarida Moreira, grã-mestre da Ordem Socretina.
Quando se começar a perceber que os anúncios do Governo não passam disso mesmo – anúncios – creio que muitos paralíticos recuperarão como que por milagre os sentidos depois da sua cegueira profunda. Mas, secalhar, já será tarde demais para reerguer Portugal
GostarGostar
Terei todo o prazer de ouvir Vital Moreira e as sua propostas.
Vou procurar um dicionário para ajudar.
GostarGostar
O melhor candidato do PSD será.
Zita Seabra.
Não podem fazer outra escolha melhor.
GostarGostar
(22)
“Sendo deputado europeu, é natural que defenda a Europa”
Pois mas como sabe, existem diferentes concepções de Europa, nem todos os candidatos a deputados europeus aceitam o fim da paridade entre estados em nome de um pretenso caminho para o federalismo.
GostarGostar
As parecenças do Vital Moreira com o Gepeto são perturbantes
GostarGostar
#29 sim. sim. uma cavaquista convita segundo a mesma à 5 m na rtp-n.
GostarGostar
Isto até dá vontade de rir.
Como se o CAA não fosse também um produto ou, pelo menos, da mesma geração da gente que “as ‘jotas’ e os aparelhos partidários expelem. Gente destituída de preparação cultural, técnica, social e humana.”
Dito isto, concordo com a opinião sobre Vital Moreira. Apesar de não ser do PS e de abominar essa gentinha que agora por la pulula, foi uma excelente escolha e duvido que os outros partidos encontrem alguém da mesma dimensão.
GostarGostar
Dies Irae,
Sou da mesma geração de muitos. Mas não mesma criação, note bem.
GostarGostar
Digo, ‘Sou da mesma geração de muitos. Mas não da mesma criação, note bem.’
GostarGostar
Só agora e por acaso reparei neste pormenor da fotografia colocada por Mr. CAA: a cabeça de VMoreira está nitidamente em “prova negativa”. Não passa duma película. Onde devia estar claro está escuro; onde está escuro deveria estar claro.
Portanto, aos que aqui atacaram Mr. CAA, chamo a atenção para esta sibilina foto. Tal como nós, está (afinal) expectante pela revelação do personagem no PEuropeu.
GostarGostar
Outro pormenor:
da cabeça para baixo, “tudo” está normal: camisa branca, casaco e gravata. Apresentável e entendível.
GostarGostar
julguei q VM tinha curriculum vitae nas jotas e seniores do PCP….
GostarGostar
Do ponto de vista da preparação intelectual, VM é indiscutivelmente um excelente candidato. Tenho é dúvidas que a inflexibilidade que tem demonstrado nos seus artigos e posts seja uma qualidade política. Pelo contrário, penso que quem é tão dogmático no que escreve, dificilmente defende uma postura política na qual me reveja.
GostarGostar
Mr. José Barros,
O facto de VMoreira (e tantos, tantos…) serem, e no caso é intelectualmente inatacável, não quer dizer que…
GostarGostar
Prefiro dizer como Jardim:
É tão mau que não arranja um voto…
BR brbrbrbrbrb!
Não se fale mais no assunto
GostarGostar
A mim não me convence.
Tem um passado péssimo.
Academicamente é medíocre.
É muito primitivo.
Passa a vida a atender o telefone nas aulas.
Combina arrogância com espírito de lambe-botas.
Não sei se a sua crispação adicionada à de Sócrates trará bons resultados às relações entre Portugal e a Europa.
GostarGostar
Não tenho nada contra as pessoas que mudam de opinião. Estão no seu direito e ainda bem que é assim.
Só posso recusar ter muita confiança nele, na área em que ele mudou de opinião. É o que penso dele.
Quando fez a sua carreira no PC acreditava naquilo? Se sim, demorou muito tempo a perceber a que conduz o leninismo, ainda por cima para quem tem um curso “político”, e não pode ser muito brilhante como alguém sugere algures.
Se não, bem, andou a enganar os camaradas o que claro é uma atitude inclassificável (e muito pior do que a outra possibilidade).
Na minha opinião é apenas um oportunista. Vai para onde lhe parece que sopra o vento, mas está preparado sempre para mudar se vir outra possibilidade melhor. Esperto? Talvez. Também se diz o mesmo de muitos ditadores.
José Simões
GostarGostar
Admira o CAA peporar em louvor do comuna Vital Moreira. Este idiota já não é criança nenhuma e não é na idade que tem que muda de partido. Se fez uma reflexão profunda e chegou à conlusão, embora tardia, que andou toda a vida enganado, dada a sua vida publica, deverá retratar-se – publicamente.
De resto, tem todo o direito de ir vencer mais umas coroas noutro partido tal como o CAA de amar o seu FÊCÊPÊ.
Nuno
GostarGostar
Ana Paula disse
9 Março, 2009 às 8:33 pm
«“Vital Moreira é um óptimo candidato ao PE”
Eu, como simpatizante do PSD, estou inteiramente de acordo. Não podia mesmo estar mais.
Acaba de dar mais um tiro no pé, CAA.»
Ana Paula, a maioria dos que andam dor aqui passa o tempo a dar tiros nos pés, às vezes só por simpatias que nem lembrariam ao Diabo.
GostarGostar
Dies Irae disse
9 Março, 2009 às 10:31 pm
Isto até dá vontade de rir.
Como se o CAA não fosse também um produto ou, pelo menos, da mesma geração da gente que “as ‘jotas’ e os aparelhos partidários expelem. Gente destituída de preparação cultural, técnica, social e humana.”
Acho piada à fuga em frente da parte do C.A.A. que se pode ler logo a seguir: ‘Sou da mesma geração de muitos. Mas não da mesma criação, note bem.’
Dá mesmo muita vontade de rir, ou melhor, um gozo do caraças!
HEHEHEHE
GostarGostar