Saltar para o conteúdo

Chapéus e outros disparates

17 Março, 2009
by

O barrete da primeira-dama dos Camarões, Chantal, mais do que cardinalício, é de fazer inveja a qualquer Papa que se preze.
A parte menos cómica e bastante mais trágica da visita a África, para já, aconteceu quando Bento XVI afirmou que “Não se pode resolver isso [HIV] com a distribuição de preservativos”.
Pois claro que não!!!
E, afinal, qual será a solução? O Papa, sem pestanejar, diz que esta consiste num “despertar espiritual e humano” e na “amizade por aqueles que sofrem“.
Muito bem! Está encontrado o remédio para atenuar os efeitos da doença que mata milhões em todo o mundo. Ao pé disto, realmente, um preservativo tem enormes problemas de eficácia no contágio da epidemia…

87 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Elaites permalink
    17 Março, 2009 18:03

    Epa… tu ve le queres apanhar do beato?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2009 18:07

    quando disse isso estava no ar. a resposta parece inspirada nas soluções para a crise apresentadas por acsilva. portantos tudo de acordo com os cânones.

    Gostar

  3. C. Medina Ribeiro's avatar
    17 Março, 2009 18:11

    Houve um tempo em que os chapéus das senhoras, de tão estapafúrdios, eram tema recorrente nas anedotas ilustradas da época – como, p. ex., [nesta], de 1948.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    O puto novo no bairro permalink
    17 Março, 2009 18:17

    O chapéu da dama é menos ridículo do que um boné de pála. E a veste do Papa menos ridícula do que uns blue-jeans.

    Quanto ao preservativo, se ele é usado, porque razão essa doença AIDS, se espalha? Se já se fizeram tantas campanhas, e apesar disso a Aids progride – porque não é só África que tem essa especialidade – não haverá outra coisa?

    DE resto gostei de o Papa se estar a aproximar de Frank Zappa ( o que pensa que todas as doenças são imaginárias).

    E não resisto a transcrever uma das suas linhas, dedicada com amor universal aos anónimos e à Helena de Matos, qui me boude:

    What’s the ugliest part of your body?
    You say it’s your toe
    You say it’s your nose
    But I think it’s your mind

    Grande Papa!

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    O puto novo no bairro permalink
    17 Março, 2009 18:21

    Parece-me que o título da posta traduz um ódio a chapéus, identificando-os com disparates. E concomitantemente uma reductio ad nullum de quem usa um chapéu diferente da nossa tradição vestimentária.

    Ou seja: racismo vestimentário. Não me parece nada liberal.

    Gostar

  6. C's avatar
    Carlos Guimarães Pinto permalink
    17 Março, 2009 18:22

    O Papa defende a única solução 100% eficaz para parar a propagação por via sexual do HIV no longo prazo: a monogamia. Pelo contrário, a utilização do preservativo apenas abranda a propagação, mas jamais acabaria com ela.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    O puto novo no bairro permalink
    17 Março, 2009 18:29

    #&

    Carlos Guimarães Pinto,

    Pois é. Tão simples como isso. E os preservativos rompem-se. E reduzem em 75% o prazer masculino e feminino. Além disso são de plástico, matéria nada erótica.

    O Papa percebe de erotismo e de vias racionais para o contágio.

    Monogamia ou poligamia estáveis – excelente defesa. Promiscuidade sexual,a bem dizer mendicidade sexual, bad. bad.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2009 18:30

    Won’t you please leave my nose alone!
    grande zurrapa

    Gostar

  9. zedeportugal's avatar
    17 Março, 2009 18:34

    qual será a solução? O Papa, sem pestanejar, diz que esta consiste num “despertar espiritual e humano” e na “amizade por aqueles que sofrem“.

    Leu com atenção? Não acredita que menos animalidade (pornografia e outros apelos bestiais da sexualidade) e mais espiritualidade possam ter efeitos preventivos espantosos? Não acredita que mais apoio fraterno por aqueles que sofrem possa, para além de aliviar esse sofrimento, ter um efeito pedagógico multiplicador muito mais poderoso do que um tubo de plástico que pode saltar, romper-se, ser mal usado?

    Gostar

  10. mj's avatar
    17 Março, 2009 18:48

    O CAA salta de cada vez que o papa fala (não tarda fica magro). O que o papa diz só é totalmente entendido por quem acredita em Deus, na alma imortal, na vida para além da morte – enfim, coisas menores comparadas com a grande causa do “sexo seguro”.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2009 18:48

    #9 tem a vantagem de ser de borla e não requerer esforço. aderimos espiritualmente e tá feito. bora lá enviar uns caixotes de amizade e uns despertadores espirituais à malta dos camarões.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2009 18:51

    Estes post sobre religião são de raciocinio tão primario, que faz lembrar as lenga-lengas do BE sobre o “grande capital”, “os Ricos”, etc.

    Gostar

  13. DSC's avatar
    DSC permalink
    17 Março, 2009 19:04

    O que a Igreja não quer é fornican**s a torto e a direito. Vai ao encontro do seu dogma. Qual é o espanto. Queriam que ele viesse a terreno e dissesse: fodei que quem coelhos e não se esqueçam da borrachinha…

    Agora, entre isso e as hormonas, ó meu amigo…

    Gostar

  14. Piscoiso's avatar
    17 Março, 2009 19:12

    Amizade por aqueles que sofrem por não terem um preservativo, é dar-lhes um sortido de preservativos.

    Gostar

  15. magalhães hortográfico's avatar
    magalhães hortográfico permalink
    17 Março, 2009 19:21

    cuidado com a promiscuidade.
    não metas o “pincel” em qualquer lado.
    quando havia putas estas iam obrigatoriamente ao médico.
    a república actual caiu na “rebaldaria”

    Gostar

  16. Valupi's avatar
    17 Março, 2009 19:29

    CAA, a Igreja (não sei se sabes o que é, mas é uma entidade milenar também representada pelo Papa) é a organização no Mundo que mais e melhor cuida dos doentes com SIDA e promove políticas de educação sexual preventiva em África. A Igreja (talvez já tenhas ouvido falar nisto) está em África a ajudar as pessoas mais miseráveis do Mundo com recursos humanos e materiais. A Igreja (vamos então pensar um bocadinho) tem pelo menos 25 anos de trabalho em prol das vítimas da SIDA e suas famílias e comunidades. Por isso, deixo-te uma ideia muito simples, à prova de imbecilidades: se calhar, se calhar, vai na volta, o que o Papa disse, e que a imprensa destacou como “boutade” irracional, às tantas, até tem o seu contexto, vai-se a ver. Se se for a ver, claro.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2009 19:44

    “A Igreja (talvez já tenhas ouvido falar nisto) está em África a ajudar as pessoas mais miseráveis do Mundo com recursos humanos e materiais”

    Ora bem. Apesar de não nutrirmos admiração pelo Vaticano, admiramos os seguidores de Cristo, sobretudo aqueles que abandonam a vida faustosa nas belas cidades europeias e ocidentais, pelas “moscas” (como diria, Jaime Gama) sub-saharianas.

    Gostar

  18. CAA's avatar
    17 Março, 2009 19:44

    Valupi,

    A Igreja, não sei se sabes, ao dizer o que diz acerca do preservativo está a favorecer a morte de muitas pessoas em nome de um dogma. Afinal de contas, nada de extraordinário no seu próprio contexto. Não sei se sabes…

    Gostar

  19. Karocha's avatar
    17 Março, 2009 19:56

    Valupi

    Presumo que está a falar da igreja, a mesma dos Bórgias,da Inquisição etc…
    Ou será do Estado do Vaticano,o mais rico do mundo,com bancos, off-shores,seitas maçónicas,guardas que se suicidam, e todo o que sabemos…

    PS.Também falsificam documentos, e dizem que o fizeram ao DIAP e acham normal.
    cumprimentos
    Manuela Diaz-Bérrio

    Gostar

  20. Valupi's avatar
    17 Março, 2009 20:00

    CAA, algo de muito estranho se passa para que tu, crescente influência no universo publicista português, repitas uma ideia em que só os comunas mais tontos acreditam.

    Repara: é impossível alguém deixar de usar preservativo numa relação de risco por causa do que um qualquer padre em Roma diga (por razões que calarei para não ofender a tua insigne inteligência), mas é bem possível que alguém deixe de ter relações de risco por causa do que um qualquer cristão faça na sua vida.

    O que o Papa diz, e deve dizer, é que o combate à SIDA não é uma questão de quantidade e acesso a preservativos, mas de educação. E não está sozinho, os que conhecem o terreno, da OMS às ONG’s mais assanhadas, dizem o mesmo. Porque nem sequer no Ocidente rico e culto, esmagado por constantes campanhas que tanto promovem preservativos como o ideal do sexo sem sombra de pecado, os cidadãos secularizados usam preservativos em quantidade suficiente (bem pelo contrário!) – quanto mais nas sociedades africanas onde tudo falta, a começar pelas mais básicas noções de higiene sexual.

    Achas que a Igreja quer a morte de pessoas? Acreditas mesmo que os católicos todos que conheces pessoalmente – portanto, alinhados com o Papa e doutrina – querem a morte de alguém, para mais os miseráveis entre os miseráveis? Por favor, castiga o comuna que há em ti.

    Gostar

  21. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    17 Março, 2009 20:00

    Não me digam que o Papa nunca usou preservativo…

    Gostar

  22. olhão's avatar
    olhão permalink
    17 Março, 2009 20:01

    O problema é mais do género de confundirem as cabeças. De facto na de cima morre-se por asfixia, neste caso proiba-se.

    Gostar

  23. Perguntista's avatar
    17 Março, 2009 20:39

    Caro Valupi, como é que perde tempo com um gajo que se diz de direita para fazer permanentemente o frete à esquerda mais reaccionária?

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    João Amaral permalink
    17 Março, 2009 20:52

    A esquerda radical chique anti-clerical ( na qual o CAA gosta de se incluir), elogiará o Papa qdo este defender a infidelidade conjugal, a fornicação livre e começar a distribui preservativos na Praça de S.Pedro….é um pouco como defender as ajudas eternas a Africa com milhões do Ocidente em vez de exigir educação, responsabilização e também sacrificios na procura de condições de vida digna…..

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2009 20:53

    #21 “Não me digam que o Papa nunca usou preservativo…”
    os pais dele não devem ter usado ou rompeu trágicamente nesse dia.

    Gostar

  26. fernando alves's avatar
    fernando alves permalink
    17 Março, 2009 21:21

    Bem, sem querer ser o advogado do diabo (perdoem-me a piada):

    O meu caro CAA deveria perceber algumas coisas:
    1. Ninguém neste mundo faz mais pelos pobres e desfavorecidos que a Igreja. E criticá-la com base em erros do passado que sabemos que cometeu é um absurdo.
    2. Ninguém neste mundo apoia mais vítimas da SIDA do que a Igreja.
    3. A Igreja, se quer sobreviver, tem que sobreviver soluções universais e intemporais. O que Bento XVI é uma solução universal e intemporal. Já reparou que se o 1º infectado com SIDA nunca tivesse dado umas “escapadinhas por fora” a SIDA nunca se teria propagado?

    Dizer a alguém “usa o preservativo” não funciona meu caro! E sabe porquê? Eu, que sou professor de biologia e de vez em quando dou aulas de educação sexual, explico-lhe:
    Todas as pessoas, aqui ou em África, sabem como se contagia o vírus. O problema é que, na hora da verdade, não o usam. Ou porque não gostam, ou porque a “coisa está quente” e aquilo só iria cortar o clima, ou porque pensam que isso só acontece aos outros.
    Os meus colegas mais velhos que também leccionam educação sexual baseiam as suas aulas na informção. Eu baseio as minhas na consciencialização.

    E repare, é isso que o Papa defende: uma maior consciência, compaixão, civismo, etc… O sexo é óptimo, uma maravilha, sim, mas só se for feito com consciência, ao contrário do que a sociedade ocidental nos tenta impingir. Fazê-lo sem consciência deixa mazelas físicas e psicológicas gravíssimas. E olhe, a Igreja, que (supostamente) é constituída por homens e mulheres que não o fazem, acabam por perceber de sexo bem mais do que aqueles que o fazem.

    A monogamia e a fidelidade podem ser soluções radicais. Mas sabe? Fizessem todos isso e não haveria SIDA, herpes, sífilis, gonorreia, gravidezes indesejadas, mulheres traumatizadas por terem sido violadas, crianças marcadas para sempre por terem sido abusadas ou iniciarem a vida sexual cedo demais.

    A Igreja, meu caro CAA, para sobreviver, tem que defender soluções que cortem o mal pela raíz. Os homens bem pensantes, ao indicarem o uso do preservativo como solução, insistem apenas em disfarçar ou abrandar o problema. É óbvio que a solução da Igreja é quase impossível de pôr em prática mas… imagine um mundo onde realmente essa solução fosse posta em prática e depois diga-me algo.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    17 Março, 2009 21:21

    O comentário do Valupi levanta alguns problemas, Comecemos por aqui: “é impossível alguém deixar de usar preservativo numa relação de risco por causa do que um qualquer padre em Roma diga”.

    hhmmm, numa altura em que o Papa diz que se devem evitar situações de risco nas relações sexuais, o Valupi vem declarar a irrelevância da Igreja nese campo? É desconsolador…

    Diz ainda o Valupi que em Africa tudo tudo falta, “a começar pelas mais básicas noções de higiene sexual.” Que higiene sexual acha o Valupi que falta em Africa e que deveria haver? preservativos, não é, concerteza, não é?…

    E é obvio que o problema da SIDA é de educação, em primeiro lugar! Como o Valupio diz, qualquer ONG o defende. A educação sexual, claro, que implica saber quando usar preservativo, por exemplo. Ou acha que alguma ONG consciene nesse campo se limita a dar sermões aos africanos sobre fidelidade matrimonal?
    A Igreja não mata, a Igreja está cheia de boas intenções, mas de boas intenções está o condomínio ao lado cheio.

    Gostar

  28. CAA's avatar
    17 Março, 2009 21:28

    Valupi,

    «Achas que a Igreja quer a morte de pessoas?»

    Não propriamente.
    A Igreja quer apenas a preservação dos seus dogmas – o resto é secundário.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    17 Março, 2009 21:31

    “É óbvio que a solução da Igreja é quase impossível de pôr em prática mas… imagine um mundo onde realmente essa solução fosse posta em prática e depois diga-me algo.”

    Fernando, a luta contra a sida não se pode permitir luxos de soluções “quase” impossiveis (que você sabe serem de facto impossiveis). A luta conra a sida faz-se com homens concretos, não com anjos. Quer que eu imagine isso? Caro que eu posso, não custa nada. Posso igualmente, se quiser, imaginar um mundo sem inflação, sem conflitos de espécie alguma e com temperaturas constantes de 25 graus…

    E acha mesmo que a Igreja só consegue sobreviver com solções “quase” impossíveis? Vocês lá sabem, mas eu não aconselho…

    Gostar

  30. CAA's avatar
    17 Março, 2009 21:32

    Fernando Alves,

    «2. Ninguém neste mundo apoia mais vítimas da SIDA do que a Igreja.»

    Isso está sujeito a demonstração. Mas, repare, o objectivo do preservativo é precisamente o contrário, i.e. evitar que existam mais vítimas da sida através do contágio. A ICAR quer apoiar os que se infectaram eu gostaria que ajudasse a evitar a infecção.

    Gostar

  31. CAA's avatar
    17 Março, 2009 21:34

    Fernando Alves,

    «3. A Igreja, se quer sobreviver, tem que sobreviver soluções universais e intemporais.»

    Isso de apelidar a abstinência de “solução universal e intemporal” tem muito que se lhe diga…

    Gostar

  32. CAA's avatar
    17 Março, 2009 21:36

    «Todas as pessoas, aqui ou em África, sabem como se contagia o vírus.»

    Claro que sim – houve um bispo que explicou que passava pelos buraquinhos do preservativo…

    Gostar

  33. Piscoiso's avatar
    17 Março, 2009 21:36

    Pois, não mata mas engorda.

    Gostar

  34. CAA's avatar
    17 Março, 2009 21:38

    «O sexo é óptimo, uma maravilha, sim, mas só se for feito com consciência, ao contrário do que a sociedade ocidental nos tenta impingir. Fazê-lo sem consciência deixa mazelas físicas e psicológicas gravíssimas. E olhe, a Igreja, que (supostamente) é constituída por homens e mulheres que não o fazem, acabam por perceber de sexo bem mais do que aqueles que o fazem.»

    Que montanha de ilusões vagamente anacrónicas! Agora a culpa é da Sociedade Ocidental…

    Então diga lá qual é a civilização que conhece em que o sexo é,ou foi, sempre feito com consciência???

    Gostar

  35. CAA's avatar
    17 Março, 2009 21:40

    «É óbvio que a solução da Igreja é quase impossível de pôr em prática mas… imagine um mundo onde realmente essa solução fosse posta em prática e depois diga-me algo.»

    Digo-lhe já: seria um mundo horroroso, artificial porque anti-natural, tirânico porque teria de coagir as pessoas a condutas contrárias à sua vontade, um pesadelo na Terra.

    Gostar

  36. fernando alves's avatar
    fernando alves permalink
    17 Março, 2009 21:44

    Caramelo:

    nas minhas aulas aconselho sempre os meus alunos a usarem o preservativo, mas acima de tudo aconselho-os a patricarem sexo com consciência de que é isso que realmente querem.
    Quanto à Igreja, ela tem 2000 anos, e se quer sobreviver mais 2000 tem que defender principios que sejam válidos também daqui a 2000 anos, percebe? A Igreja não um clube nocturno que altera a decoração de 6 em 6 meses para manter os clientes sempre com a sensação de novidade e evolução. Mal seria se a Igreja alterasse os seus princípios ao sabor das tendências. Se fizesse isso, daqui a uns 100 anos ninguém lhes faria caso. Como já disse, o que eles defendem é quase impossivel, mas é intemporal, tão certo hoje como daqui a 2000 anos, e esse é o objectivo deles ao defender isso.

    CAA:
    O preservativo tem evitado a propagação da SIDA no mundo ocidental? Não, só a abrandou? E em África onde o preservativo só está na lista de compras depois dos alimentos e restantes bens essenciais e só isso é garantia que eles nunca sejam usados?
    Em África seria mais útil, por exemplo, combater a excisão feminina com lâminas usadas em mulheres infectadas, combater a crença que fazer sexo com uma virgem cura a SIDA e combater a poligamia enraizada em muitos desses povos. Essas 3 frentes de batalha evitariam bem mais a propagação da SIDA do que o uso do preservativo, acredite.

    Gostar

  37. Perguntista's avatar
    17 Março, 2009 21:44

    “A Igreja quer apenas a preservação dos seus dogmas – o resto é secundário”.

    Ó CAA, quando é que V. ganha juízo? Na próxima incarnação?

    Gostar

  38. CAA's avatar
    17 Março, 2009 21:53

    Fernando Alves,

    «O preservativo tem evitado a propagação da SIDA no mundo ocidental? Não, só a abrandou?»

    Acha pouco?

    Julga que o propalado “despertar espiritual e humano” devidamente condimentado com a “amizade por aqueles que sofrem“ tem feito melhor????

    Quer comparar a eficácia dos dois sistemas de prevenção?

    Gostar

  39. fernando alves's avatar
    fernando alves permalink
    17 Março, 2009 21:57

    CAA, volto a perguntar-lhe:
    Em África, o preservativo é a solução?

    Gostar

  40. Gonçalo Marques's avatar
    17 Março, 2009 22:02

    Penso que a Igreja Católica, sem prescindir dos seus princípios fundamentais, deveria reconhecer que, neste monento, a propagação do vírus HIV em África e noutras partes do Globo é, mais que uma questão de somenos, um problema de saúde pública.

    Sabemos que a Igreja defende um modelo familiar que advoga, naturalmente, a prática sexual monogâmica – logo, as relações sexuais com um só parceiro. Mas ao mesmo tempo, sabemos também que, lá fora, as pessoas estão cada vez mais sequiosas de experimentar relações poligâmicas e múltiplos parceiros … E, pior: estão-se pouco marimbando para a Igreja ou qualquer outra força que os dissuada do contrário.

    Independentemente da questão moral, que será subjectiva para muitos, o que está aqui em causa são milhões de vidas humanas em risco. Sendo a Igreja defensora, acima de tudo, da vida, julgo que deveria ter esta situação de URGÊNCIA em conta e por, em primeiro lugar, as pessoas em vez dos princípios.

    Porque, afinal, se não houver pessoas no mundo e vida humana de qualidade, de que nos servem os princípios, por óptimos que sejam?

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    17 Março, 2009 22:12

    Estas foram as melhores frases do dia:

    “tu, crescente influência no universo publicista português, repitas uma ideia em que só os comunas mais tontos acreditam”.

    “Por favor, castiga o comuna que há em ti”

    by Valupi

    “A Igreja quer apenas a preservação dos seus dogmas – o resto é secundário”.

    by CAA

    ———————————-

    De facto, por estas singelas frases, se percebe como é que se admira o Edil dde Gaia, ou o ex-Presidente da JC.

    Gostar

  42. CAA's avatar
    17 Março, 2009 22:17

    «CAA, volto a perguntar-lhe:
    Em África, o preservativo é a solução?»

    Não é o problema e é parte da solução.

    Gostar

  43. CAA's avatar
    17 Março, 2009 22:18

    J,

    Quem nunca admirei, certamente, foram os poltrões que atiram pedras sob anonimato a quem dá a sua opinião com nome e cara.

    Gostar

  44. fernando alves's avatar
    fernando alves permalink
    17 Março, 2009 22:34

    “a Organização Mundial de Saúde publicou recentemente um relatório, segundo o qual pelo menos 30 por cento das infra-
    -estruturas de saúde em África estão ligadas a instituições religiosas e 27 por cento dos centros de tratamento de sida estão ligados à Igreja Católica.”

    Hoje, no PUBLICO

    Gostar

  45. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    17 Março, 2009 22:37

    Se o caazito não fosse ignorante e preconceituoso -as duas coisas andam de braço dado – saberia que até a insuspeitíssima OMS, sim essa controlada por abortistas, reconhece que em África a única coisa que evita a epidemia da sida é a… abstinência. Oss resultados de campanhas pela monogamia no Uganda e no Malawi comprovam-no totalmente, como a contrario o demonstram as propagandas contraproducentes do preservativo na África do Sul e em… Moçambique. O Papa, coitado, foi politicamente correcto, em vez de amizade, devia ter dito fidelidade, com as letras todas.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2009 22:46

    #44 quanto recebem e quanto gastam? já lá andam há tanto tempo que deve haver números que dê para analisar o negócio.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    17 Março, 2009 23:03

    Por África ter tantos amigos, é que está como está!

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    17 Março, 2009 23:05

    “nas minhas aulas aconselho sempre os meus alunos a usarem o preservativo, mas acima de tudo aconselho-os a patricarem sexo com consciência de que é isso que realmente querem.”

    Óbvio. Afinal, o preservativo sempre tem alguma utiliade, não é? Vá dizer isso ao Papa.

    Quanto aos 2000 anos da Igreja… Fernando, os dogmas da Igreja são um bocadito mais recentes, como devia saber. Quanto ao resto, insisto que se a igreja quer ser útil (quer, ou não, afinal?) deveria fazer o possível, não o impossivel, ou o “quase” impossivel.

    Gostar

  49. magalhães hortográfico's avatar
    magalhães hortográfico permalink
    17 Março, 2009 23:06

    não sou crente.

    1980.
    dona de laboratório de análises clínicas dos arredores de Lisboa estava preocupada com a promiscuidade física.
    conseguiu que gratuitamente as mulheres aceitassem fazer esfregaços vaginais para ensaios microbiológicos.
    verificou que 90% estavam infectadas com espécies graves.

    estou convencido que elevada percentagem das vaginas portuguesas não são locais recomendáveis

    Gostar

  50. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    17 Março, 2009 23:08

    Muito bem, Gonçalo.No meio da miséria e da fome ter “consciência sexual” é um milagre.Se calhar é um milagre o que o Papa quer.

    Gostar

  51. fado alexandrino's avatar
    17 Março, 2009 23:33

    Claro que sim – houve um bispo que explicou que passava pelos buraquinhos do preservativo…

    Um altissímo dirigente da República da àfrica do Sul explicou que um determinado sabonete matava a SIDA.
    Cada um vê o disparate que quer.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    17 Março, 2009 23:49

    O chapeu é caricato e o que está imediatamente por baixo dele também. Mas pegando na questão central , para CAA o preservativo é a solução para conter a sida nos Camarões.
    Não, caro CAA, essencial para conter a sida nesse país como noutros em Àfrica, é a instrução e a educação.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    18 Março, 2009 00:19

    “essencial para conter a sida nesse país como noutros em Àfrica, é a instrução e a educação.”

    O Tolstoi é brilhante… pá, a “instrução e a educação.” são essenciais em Africa, na Finlândia na Mongólia, no Canadá, etc. instrução e a educação para saber como e quando usar o preservativo e para outros métodos para o caso de não se gostar ou não querer usar o preservativo, incluindo a abstinência. Deve dar-se toda a informação às pessoas sobre os riscos e causas da Sida e métodos para a evitar, para que possam optar em consciência. Não se pode descartar nenhum método como faz o Papa. É errado dizer-se “Não se pode resolver isso [HIV] com a distribuição de preservativos”. Pode. Quem o quiser resolver assim pode fazê-lo. Não o poderá fazê-lo se não lhe for dada essa oportunidade. É tão simples quanto isto.

    Gostar

  54. Valupi's avatar
    18 Março, 2009 02:01

    Perguntista, eis uma questão interessante.
    __

    Caramelo, desconsoladora é a tua imbecilidade. A Igreja só fala para os católicos, seu borrego, e ninguém é católico contra vontade. E antes de falar em preservativo, a Igreja fala em abstinência, castidade, fidelidade, monogamia, matrimónio, respeito por si próprio, amor ao próximo, amor a Deus, seu animal. Portanto, se alguém invocar a Igreja para ir contra a Igreja – a tal situação em que um católico iria conscientemente para uma relação de risco (putas, amantes, sexo pré-matrimonial, infidelidade, promiscuidade, sexo com pessoas infectadas, sexo com pessoas cuja sanidade se desconhece) aplicar um preceito que já não teria qualquer sentido religioso – está a manifestar uma qualquer patologia mental, mas não a ser católico, seu bronco.

    E, seu besugo, não se escreve “concerteza”, com certeza.
    __

    CAA, “A Igreja quer apenas a preservação dos seus dogmas – o resto é secundário.”

    Deixa-me fazer uma profecia: virá o dia em que vais engolir estas palavras.

    Já agora: um dogma é uma opinião. Tens de voltar à catequese. A Igreja o que quer, isso sim, é a preservação da verdade revelada. A tal que, por ser absolutamente a favor da vida, jamais seria cúmplice da morte. Tu, em matéria de cultura clássica, estás mais verde do que o Sporting.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Ruivo permalink
    18 Março, 2009 03:52

    #18 CAA disse
    A Igreja, não sei se sabes, ao dizer o que diz acerca do preservativo está a favorecer a morte de muitas pessoas em nome de um dogma.

    Para quem defende o aborto e a eutanásia não percebo bem a súbita preocupação com a vida dos outros.
    Ou mudou de ideias?

    Gostar

  56. anti-liberal's avatar
    anti-liberal permalink
    18 Março, 2009 07:27

    C.A.A.
    Houve uma data de gsnte, embora bem intencionada, a mergulhar no disparate.
    A SIDA ou doenças do género são mortais, causam imensos
    sofrimentos físicos e morais ao próprio e aos parceiros sexuais que eventualmente tenha.
    Para já, um dogma é uma crença religiosa ou uma doutrina à qual os crentes não podem contestar por conter afirmações fundamentais e indiscutíveis. Por ser uma verdade divina, revelada por Deus, não pode ser posta em dúvida pelos fiéis.
    Não me parece que isto tenha alguma coisa a ver com o tema em discussão, pelo menos, da forma com foi apresentado.
    Agora, quem me divertiu imenso foi o C.A.A.. Afinal, o sujeito é ateu e tem maus fígados.
    Estou-me nas tintas para que o portista se proteja com preservativo ou não. Parece-me é que deve ir aconselhar-se com um padre ou com um médico não vá ter um precalço e cair-lhe o cabelo com os tratametos e… ah, e a gaita!

    Nuno

    Gostar

  57. Piscoiso's avatar
    18 Março, 2009 09:08

    O post começa com chapéus, preservativos e Papa.
    Acabam por insultar o autor por ser portista.
    O problema por aqui parece que é mais a azia que a sida.

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 10:00

    CAA você está a ser mau. Levar a mal que o senhor pontifice ache que a sida se soluciona com um “despertar espiritual e humano” e “amizade por aqueles que sofrem“? Você está bucha de saber que este senhor acredita em pessoas invisíveis no céu, que é possível viver dentro de baleias, que um senhor meteu dois animais de cada espécie num barco quando o mundo inteiro inundou*, que comer marisco é uma aberração. E agora leva-lhe a mal que ele acredite no poder da amizade? Tsk tsk…

    *será que é daqui que vem o seu cepticismo em relação ao aquecimento global?

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    18 Março, 2009 10:30

    A Igreja só fala para os católicos? Eu pensava que todos, católicos, vegetarianos e portistas, éramos criaturas de Deus e que, portanto, a Igreja fala para todos.. Não acertas uma, Valupi. Tem de vir um ateu jacobino empedernido para te ensinar teologia.
    Quanto a ninguém ser católico contra vontade, ó Valupi, só podes estar a brincar ou não percebes puto da natureza humana e do mundo em que vives. Há pessoas que nascem, crescem e morrem católicas ou muçulmanas. É uma questão de condicionamento cultural, que em países sub-desenvolvidos é muito forte. Já assim foi em Portugal durante séculos, como devias saber. Isto já não é do domínio da teologia; é da psicologia e da sociologia (coisas comunas, be careful)
    E ó senhor, “respeito por si próprio, amor ao próximo”, implica também fazer sexo protegido com o parceiro, para não o infectar.
    Quanto ao resto, continuo a achar estranho isto:
    “é impossível alguém deixar de usar preservativo numa relação de risco por causa do que um qualquer padre em Roma diga”.
    Mas o Valupi dá uma intrepretação interessante: um católico que tenha relação de risco não está a ser católico. Eu não sabia que se podia “estar católico” ou não “estar católico”. Há umas bulas para isso?

    Olha, eu hoje vou estar católico para poder discutir estas coisas 😉

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    18 Março, 2009 10:47

    Ó Valupi, estou aqui a imaginar um tipo que no Domingo de manhã está católico e vai à missa rezar pela saúde do Santo Padre. No mesmo dia à tardinha deixa de estar católico e vai às putas com camisinha borrifando-se para o que diz aquele padre alemão vestido de branco que costuma aparecer a uma janela grande a acenar à malta. Mas olha, ele é que tem juízo, mais do que tu, meu.

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 11:35

    «até a insuspeitíssima OMS, sim essa controlada por abortistas, reconhece que em África a única coisa que evita a epidemia da sida é a… abstinência»

    Este dislate faz-me lembrar o dito popular que assegura que quando alguém morre ficou sem tosse…

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 11:37

    ( o comentário anterior é meu)

    destemido Valupi,

    «virá o dia em que vais engolir estas palavras.»

    Fico à espera que cumpra a sua corajosa ameaça.

    «Já agora: um dogma é uma opinião. »

    Não é não, seu ignorantão!

    CAA

    Gostar

  63. roídodefundo's avatar
    roídodefundo permalink
    18 Março, 2009 11:40

    fernando alves disse
    17 Março, 2009 às 10:34 pm
    “a Organização Mundial de Saúde publicou recentemente um relatório, segundo o qual pelo menos 30 por cento das infra-
    -estruturas de saúde em África estão ligadas a instituições religiosas e 27 por cento dos centros de tratamento de sida estão ligados à Igreja Católica.”

    Então o Papa quer que o pessoal não use preservativo, porquê? É para manter a clientela fiel?

    Gostar

  64. Valupi's avatar
    18 Março, 2009 11:55

    CAA, a minha ameaça? Deliras. Mas prepara-te para engolir as palavras porque ofendeste milhões de pessoas, muitas com que te cruzas todos os dias, com essa de a Igreja ser cúmplice de uma mortandade asinina para defender dogmas.

    Dogmas?! Mas tu tens alguma noção do que seja um dogma?… Acaso não sabes que os dogmas são respostas doutrinárias para questões que a revelação não esclarece? Acaso não sabes que, por exemplo, a virgindade de Maria é dogma precisamente porque o texto não se pronuncia sobre a matéria? Acaso não sabes o que seja um concílio? Acaso não sabes que grande parte da doutrina é votada? Acaso nem sequer de História da Igreja, ou etimologia, terás conhecimentos que tenham algum fundamento para além do dislate? Acaso não sabes que os dogmas estão sujeitos a serem revistos e abolidos precisamente porque são opinião dos homens, não palavra de Deus?

    És um típico português, fala-barato.

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 12:10

    #52 “o preservativo é a solução para conter a sida nos Camarões.”
    claro que não funciona com camarões, caranguejos,lagostas e ouriços.

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 12:22

    alguém me explica se a igreja ganha ou perde dinheiro com este negócio.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 12:31

    Valupi (#64),

    Muito boa essa do dogma não passar de uma opinião. “Opiniões” sujeitas a serem revistas e abolidas apenas por certas pessoas em certas ocasiões. Até lá são inquestionáveis, imutáveis e definitivas. MAS como não são a “VERDADE” (também inquestionável, imutável e definitiva, até vir alguém com uma melhor, claro) só podem ser “opinião”. Muito bem!

    Mas deixemo-nos disto agora, explique-nos lá como é que as bexigas de ovelhas podem ser usadas para evitar tremores de terra 😉

    Gostar

  68. Valupi's avatar
    18 Março, 2009 12:40

    Maiquelnaite, falas como se estivesses encarcerado no Vaticano, sem saber como fugir ou começar a revolução. És tontinho, é só isso.

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 12:46

    Valupi (#66)

    Obrigado.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 12:48

    porra! mas dá lucro ou prejuízo?

    Gostar

  71. Piscoiso's avatar
    18 Março, 2009 13:16

    A minha tia Maria de Jesus também é muito religiosa, como o Valupi.
    A diferença é que a minha tia não insulta ninguém, nem trata por “tu” pessoas desconhecidas, mesmo que não sejam religiosas.

    Gostar

  72. Valupi's avatar
    18 Março, 2009 14:41

    Piscoiso, é óbvio que ignoras ter Jesus falado com Deus por tu, e também assim ensinado o “Pai Nosso”. Talvez por isso Deus se tenha sentido insultado, e o resto da história vou apostar que já viste na TV.

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 14:54

    o problema dos católicos é terem um dente da cremelheira partido.

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    18 Março, 2009 14:54

    Uma correcção, Valupi:

    Jesus tratou Deus por “you”, (“you, God, are the greatest, ma méne!”). Ora, toda a gente sabe que o you tanto pode ser traduzido por “tu” como por “você”. Há que interpretar, de acordo com o contexto histórico. Neste sentido, sabendo-se que antigamente ninguém tratava os pais e mais velhos em geral por tu, parece-me claro que ele queria dizer você, ou vocemecê ou o senhor. Fui claro?

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    O puto novo no bairro permalink
    18 Março, 2009 15:24

    O CAA acha cómico o chapéu da primeira dama dos Camarões, e redu-la sub linea a uma macaca exótica, desconhecedora das regras do bem vestir ocidental.

    Naquele trio da fotografia, não achou ridículo o fato ocidental do PM dos Camarões, que é de facto o único deslocado naquele clima.

    Quanto ao preservativo – invenção ocidental – CAA quer que os afros se aculturem rapidamente.

    Tal como decapitou o chapéu à senhora, CAA pontifica – tal como o sumo pontífice – sobre um mundo em que nunca viveu.

    Pobres afros, toda a gente a querer salvá-los!

    Gostar

  76. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    18 Março, 2009 15:30

    Vendo preservativos em ” S ” para se poder fornicar a torto e a direito !

    Gostar

  77. Carlos de Sottomayor's avatar
    Carlos de Sottomayor permalink
    18 Março, 2009 15:48

    Carlos Amorim, apesar de já saber o que a casa gasta, fico sempre surpreendido com a sua atitude agreste, recalcitrada com a Igreja católica.
    Só o facto de pôr em dúvida, que seja a Igreja Católica, que mais instituições tem no terreno a apoiar os doentes de SIDA é demonstrativo que você não pretende discutir visõe ou conceitos da Igreja, mas tão somente criticar por criticar.
    Para ficar melhor elucidado sobre a implantação da Igreja no terreno,deixo-lhe aqui uns excertos do editorial da revista Boa Nova da responsabilidade do P.Artur de Matos sobre solidadiedade missionária.
    ” eles nem sabem nem sonham(a ignorância é atrevida e tirana !)o que faz a Igreja pelos mais pobres, sem discriminações. A Igreja missionária está praticamente em todos os países do mundo, mesmo naqueles onde a liberdade de culto é violada ou inexistente. As crianças de milhares de infantários do mundo estão ao cuidado da Igreja católica, mesmo em paíse onde a maioria da população segue outra religião. Assim acontece, no Irão, no Iraque, nos países árabes , na Índia, no Japão e..e..em tantos outros. E nunca alguém fica excluído por razão de cor, de raça , de religião ou de partido político.
    E o que dizer dos doentes do mundo, especialmente de África ? Sabe muito bem quem por lá andou e lá vive(naturais e estrageiros ) que o rosto mais amigo, junto das cabeceiras dos doentes, é o da Igreja. Hospitais, maternidades, postos de saúde, seviços ambulatórios, famácias de emergência, cuidados de enfermagem, assit^ncia a doentes de risco( com doenças contagiosas), orfanatos, leprosarias, casas para idosos…..
    São 110.000 obras de assistência que a Igreja mantém, não contando com as creches e casas de acolhimento para os recém nascidos e crianças (53.790) e escolas do primeiro grau(83.345), do 2º grau(32.904) e institutos ou universidades(3.719)
    Mas nem é a quantidade de obras(a esmagar qualquer outra estatística de uma outra qualquer instituição) que é o mais importante.
    A jóia mais bela da Igreja( que ninguém lha tira, pois não poderá competir com ela ) é o testemunho.
    Vamos aos doentes em África. Junto deles, dos que sofrem da malária( a doença que mais mata em África ), da sida, do tifo, da lepra, da cólera, da hepatite B, da tubercolose e ébola, quem arrisca mais em cuidados e carinhos ? Quem mais se atreve a uma proximidade de bom samaritano que toca , pega ao colo, limpa e beija o doente, seja quem for, sem medo de ficar contagiado ? Quantos missionários, por este loucura de proximidade com o doente, não ficaram doentes e acabaram por morrer, oferecendo a vida como uma dávida por todos : cristãos , islâmicos, budistas, hinduístas, ateus,… ?
    Claro que são os homens e mulheres cristão que jamais esquecem que o jazido na berma do caminho é irmão. Por isso, para o levantar e pôr ao colo ou no leito, nunca lhe perguntam por nada. É que logo ficam a saber o mais importante dele ou dela: é o próximo. Samaritanos do mundo, que bem são precisos !”

    A verdade, é que por esse mundo fora, vejo muitos hábitos junto dos doentes, dos mais pobres e dos mais miseráveis, mas aventais não vejo nenhuns !!!!!

    cumprimentos

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 18:27

    despertar espiritual e humano” e na “amizade por aqueles que sofrem“.

    Bem tudo na existência humana remete para um dualismo entre CONSCIÊNCIA e EGOS (pecados das religiões). O despertar espiritual e humano, é bonito de ser mencionado, se o fôr por pessoas conscientes, que não é o caso, o Vaticano desde a sua fundação como principal força cristã, é um deturpador nato do cristianismo e se prega o despertar espiritual e humano, tem que aprender a moldar-se às sociedades actuais e não é mantendo dogmas irracionais do ponto de vista da saúde pública, mantendo secretismo e censura em relação às verdadeiras bandeiras do cristianismo e ao papel da mulher, que chegará lá. Daí perder tantos fieis no mundo para seitas como a IURD, Pentecostais, Evangelistas e afins escumalhas.

    Sem dúvida que há gente boa na Igreja Católica que faz obra em muitas paróquias e além fronteiras, pessoas que agem pela CONSCIÊNCIA mas as suas cupulas internas quem realmente manda no Vaticano e as suas elites da opus dei e maçónicas, regem-se pelo EGO e pela ganancia de controlo, lucro e estupidificação e desaculturação das massas, para se perpetuarem no poder. Basta ver o contraste entre os missionários e as freiras com os bispos, cardeais e papa, os do inicio da piramide vivem em prol do próximo miseravelmente, os que ditam as leis, os canones e os dogmas são duma hipocrisia extrema, pois vivem no absoluto luxo e despesismo, logo a igreja sem dúvida que ajuda muita gente, mas se poupasse nos luxos das suas elites ajudaria muito mais gente.

    No que toca à sida a sociedade actual é involutiva, logo há que minorar os males e o preservativo faz com que muita gente não apanhe SIDA, muita gente há com informação que não o usa porque é burro, outros como o caso da franja da população que mais tem contraido sida em Portugal, os idosos, pela beatice conjugal andam na promiscuidade, principalmente os homens que não usam preservativo por estupidez, animalidade sexual (prazer egóico), ou por beatice canónica e depois vão infectar as mulheres, que em muitos casos só os tiveram a eles como parceiros sexuais.

    Como Psicólogo Criminal e do Comportamento Desviante e mestrando em Psicologia Forense e da Exclusão Social, lidei muito perto com estas populações todas e estas problemáticas e tanto nas opiniões contra como a favor há muita falta de cultura humana (CONSCIÊNCIA), muito facciosismo, muitos dogmas a quebrar.

    Tem que se dar instrumentos às pessoas para se desenvolverem a nível espiritual, não é contraíndo sida por não ter usado contraceptivos, que a pessoa evolui espiritualmente, o mais provável é involuir/regredir, devido ao choque psicosocioemocional inerente à sua nova condição de doente e excluído. Não é por a igreja dizer que é mau fornicar, que o grosso da humanidade egóica, animalesca sexualmente, vai parar de fornicar, por isso o preservativo urge que se use massivamente, assim como as medidas preventivas usadas pela igreja e por outras entidades.

    É favor não esquecer que a SIDA foi criada em laboratório na Africa do Sul pelo exército dos EUA, como arma bioquímica. Tanto que numa tribo de determinada zona deste país, todas as mulheres são totalemnte imunes ao vírus, vacinas para a sida já existem por pesquisas independentes de médicos há mais de 15 anos, só que são noticia na altura depois caiem em esquecimento e o poderoso lobbie das farmacêuticas compras as paptentes para não as comercializar, pois os retrovirais dão muito mais lucro e perpetuam o problema, a vacina iria acabar com o lucro gerado no combate à sida. E para os poderes ocultos na sombra é fulcral que morra muita população no planeta com sida, ébola, guerras e afins, devido á falta de recursos de todo o nível.

    Cumprimentos
    João Santos

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    18 Março, 2009 23:11

    Caramelo (53 ) brilhante é seguramente o seu comentário, vai ser colocado no grande livro das citações (redundantes). È evidente que a educação e instrução em África é fundamental ,só assim se podem combater as epidemias e as endemias. Só deste modo que se conseguem assegurar com eficácia muitas medidas ; comparar a instrução em África onde o analfabetismo impera com a da Finlândia só na cabeça brilhante dum Caramelo. O preservativo é apenas um aspecto no vasto contexto, assim como a sida outras epidemias em África têm relação com aspectos sócio económico culturais.

    Gostar

  80. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    19 Março, 2009 00:24

    Ó meu amigo, por quem é! Insisto que brilhante é o senhor, eu só o citei, como teve ocasião de reparar.

    Gostar

  81. anti-liberal's avatar
    anti-liberal permalink
    19 Março, 2009 03:04

    Às vezse o piscoiso tem piada, aqui parece estar s sofrer de azia.

    Há-de passar-lhe 🙂

    Nuno

    Gostar

  82. CSC's avatar
    CSC permalink
    19 Março, 2009 17:16

    É inacreditável!!!
    O bicho humano não pára de me surpreender. Numa zona do mundo onde morrem milhares de pessoas infectadas com o vírus da SIDA, e desculpem a pergunta, mas o que é que FORNICAR tem a ver com a propagação do HIV. E mesmo que em alguns casos tenha… Não sabem os estimados, que este também se propaga de outras formas, por exemplo de mãe para filho.
    Tira-me do sério a idiotice, a do Papa incluída.
    Diminuir os infectados deveria ser o principal objectivo e assim minimizar o sofrimento humano, que por estas paragens é tão grande.
    Ocorre-me dizer que o Sr. Papa estava tão bem em casa, e ela é tão bonita. Adoro o Vaticano, então os frescos de Miguel Ângelo…

    Gostar

  83. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Março, 2009 05:05

    Caro CSC, o HIV propaga-se de muitas maneiras, mas a a via sexual em termos gerais é a mais significativa a nível mundial, exemplos disso são: África, em Portugal os idosos e nos EUA as festas gay bareback (onde pessoas não infectadas têm relações com todos os individuos numa sala, em que todos ou a maioria são infectados, com a finalidade de contrair o virus, para poderem fornicar sem problemas de ficarem doentes, pois já o são), festas estas que começaram nos EUA, mas que já acontecem na comunidade gay em Portugal também, http://portugalesoterico.blogspot.com/2007/11/bareback-d-me-tua-sida.html Sem dúvida que a via hereditária, partilha de seringas entre toxicodependentes infectados e muitas outras, também contribuem para o aumento desta epidemia. Mas no que toca ao uso do preservativo, este não previne só a sida mas muitas outras doenças contraídas por via sexual.

    João Santos
    Cumprimentos

    Gostar

  84. CSC's avatar
    CSC permalink
    20 Março, 2009 10:30

    Caro anónimo,

    Sou bem informada, no que concerne aos modos de transmissão do HIV, e de outras DST, mas o que me deixa perplexa é o enfoque que se dá ao facto do ser humano fazer sexo, e o crime que isso constitui para a Igreja Católica. Respeito as diversas crenças, mas esta relação da Igreja Católica com o sexo é obsessiva.
    Queria chamar atenção para o facto de que o uso do preservativo trava a propagação do HIV, nomeadamente na posterior contaminação de outras formas que não a sexual.

    Gostar

  85. Pizarro's avatar
    Pizarro permalink
    20 Março, 2009 11:41

    PROJECT LESSONS LEARNED CASE • STUDY – What Happened in Uganda

    Gostar

  86. isabel neves's avatar
    10 Maio, 2009 13:25

    ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉEÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉEÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉEÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉEÉÉÉEÉÉ

    uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    ttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Gostar

Trackbacks

  1. Não enfies a inteligência no preservativo at Aspirina B

Indigne-se aqui.