Saltar para o conteúdo

Gold?

18 Abril, 2009

Acabou a agonia e o caricato das notas de milhões do Zimbabwe. 

Desistiram.

Aceitam a utilização de qualquer moeda. Excepto a sua antiga moeda cujas notas podem agora ser usadas para acender a lareira.

Eu diria mesmo que irão voltar à troca de bens. Porque a razão apontada foi, com justeza, «there is nothing to support its value». Mas as outras também não. Atente-se na recente criação a partir do «ar» de triliões de dólares e euros e pode-se imaginar o seu «valor».

7 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    18 Abril, 2009 11:14

    Cá também estamos a seguir essa via africana.Para começar estão a africanizar o zé povinho.Chegaram á conclusão que ser “anti-colonialista” era pouco e daí entraram na fase de “colonizadores”.Sempre há mais para “dividir”.E quem parte e reparte e não fica com a melhor parte não tem arte.E isto anda cheio de “artistas”

    Gostar

  2. Rxc permalink
    18 Abril, 2009 11:35

    Zimbabwe – Gold for Bread.
    Mas os mercados não estão a reagir muito positivamente à injecção brutal de dólares na economia americana? Já não se percebe nada…

    Gostar

  3. Miguel Almeida permalink
    18 Abril, 2009 11:55

    cada vez mais acredito que vai ser esse o nosso futuro, na Europa e nos EUA…

    COMPREM OURO E SALVEM-SE!!

    Gostar

  4. 18 Abril, 2009 13:00

    Eu prefiro ter uma nota de dez dolares americanos “criados a partir do «ar»” do que uma nota de cem milhões de qualquer-coisa zambiana criada a partir do ar.
    E o senhor?

    Gostar

  5. 18 Abril, 2009 15:26

    Por favor. Outro países já adoptaram essa medida no passado, lembro do Panamá e se não estou em erro, o Equador. Qualquer sul-americano sabe o que é conviver com duas moedas ou até três, no caso do Brasil com as ORTN (Obrigações reajustáveis do Tesouro Nacional) que foi um indexante que preparou para o Real e que foi copiado pela Europa, aquando da criação do euro virtual, antes do euro físico.

    Não vão nada para a troca de bens, esta medida serve exactamente para eviatr isso. Troca de bens já há na Inglaterra (sabia?) e tenho um amigo que vive a tentar convencer-me a entrar no banco de horas.

    Mas é lógico que quando vemos uns desgraçados a passar por um sofrimento maior que o nosso, a tendência é irmos para o esgar de escárnio. Quando se trata de uma pobre nação africana, melhor ainda para nós, os africanos do Norte. Ajuda a passar o Sábado. Triste sinal de provincianismo.

    Gostar

  6. A. R permalink
    18 Abril, 2009 17:19

    Bem digo eu. Sem um capitalismo à volta qualquer regime de esquerda leva a economia à idade da pedra

    Gostar

  7. limão permalink
    18 Abril, 2009 22:38

    De facto a utilização do dinheiro é diferente consoante os sistemas. No antigo sistema americano era difícil obter dinheiro, mas quando se tinha podia-se comprar quase tudo ( antes dos bancos começarem a emprestar dinheiro ao magote).

    No antigo regime soviético, a maioria dos moscovitas não tinha falta de dinheiro, aliás eram até aforradores, quase todos.
    Com efeito os bens essenciais eram baratos (pão, batatas e renda de casa) no entanto não tinham possibilidade de comprar muito mais coisas pois estas não existiam nas lojas.

    Quando saiam de casa levavam consigo grandes quantidades de notas pois podia aparecer alguma coisa para comprar.
    Existia uma espécie de lojas de conveniência, com maior variedade de produtos, mas só se podia entrar com cartão de camarada.

    A despropósito – As dívidas externas, estão tabeladas e Portugal está num bom lugar
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_external_debt

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: