Saltar para o conteúdo

Um gigantesco Sócrates

6 Maio, 2009
by

Ao ler esta posta do Joaquim, dei comigo a pensar que este tipo, no fundo, não passa de um Sócrates em ponto grande. Obviamente que com outra sofisticação – a “barra de sabão” está longe de ser  tão rasca – mas com muitíssimo mais recursos e poder.

Vendo bem, os tiques estão lá todos: a mesma obsessão pelas câmaras e pela propaganda, o ar messiânico prometendo os “amanhãs que cantam”, a mesma presunção e divulgação modernaça de “novas tecnologias” de eleição (o Blackberry lá, o Magalhães por cá), a delapidação de milhões nas energias renováveis, igual ligeireza e espalhafato a atirar dinheiro aos problemas, até idêntica deferência com um tiranete como Chavez.

Coitados dos americanos, não imaginam o que os espera.

85 comentários leave one →
  1. Francisco Angelo's avatar
    Francisco Angelo permalink
    6 Maio, 2009 10:53

    Tenho a mesma opinião.Aliás o Sócrates,agora,até o imita um pouco, nos tiques,nos gestos quando fala,nos adeuses às massas,etc.Só que nos EUA, o problema é mais sério!

    Gostar

  2. Beijokense's avatar
    6 Maio, 2009 11:12

    O tom geral é de “imitação mútua”, mas há diferenças fundamentais: em primeiro lugar, Harvard não é a Independente; não creio que Obama vá aprender português técnico com o fotógrafo da Presidência, nem sequer com o Portugese Water Dog; ele demitiu os membros da Administração que “se viram envolvidos” em actos menos éticos.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 11:14

    ainda bem que confirmas, durmo mais descansado.

    Gostar

  4. Ricardo Ferreira's avatar
    6 Maio, 2009 11:16

    LR, melhor um Sócrates em ponto grande do que um Bush antêntico.

    Gostar

  5. Rui Costa's avatar
    6 Maio, 2009 11:28

    Concordo plenamente, mas penso que apenas na parte do “marketing” politico. Bem, há quem diga que o marketing é tudo na politica, donde talvez sejam de facto “sósias”…

    Gostar

  6. Range-o-Dente's avatar
    6 Maio, 2009 11:34

    De cada vez que se fala em mania messiânica lembro-me da história do padre(?) amigo de 4 costados de Obama.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 11:36

    a associação dos produtores de pão-de-ló de alfeizerão e sjmadeira repudiam as medidas proteccionistas e compadrio do ministro pinho com a farinha maizena e reclamam identica oportunidade de alimentar o candidato rangel, o qual pretende representar os inclinados em bruxelas. hoje capa do público.

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    6 Maio, 2009 11:59

    Mr. LR,

    Não quer comparar, mesmo com as devidas proporções…

    O que é que queria que BObama tivesse já feito de diferente perante Guantánamo, Iraque, Afeganistão, inesperada e gravíssima crise económica e financeira mundial, por ele herdada ? (*)

    Não é, tem sido e será, a política, nos USA, “movida” pela imagem-espectáculo ?

    (*) O que teriam já decidido e feito essa maravilhante dupla, ou duo McCain/Palin ?

    Gostar

  9. RPA's avatar
    RPA permalink
    6 Maio, 2009 12:02

    E ridiculo, gratuito e barato, comparar os dois casos.

    Gostar

  10. Araujo's avatar
    Araujo permalink
    6 Maio, 2009 12:06

    Em democracia quem manda é o povo. Se o povo aprecia Obama e Sócrates…meu caro, você tem de aceitar.

    Gostar

  11. OLP's avatar
    OLP permalink
    6 Maio, 2009 12:12

    Verdade…o que queriam que Obama fizesse com o descalabro económico provocado pelas leis permissivas e socialmente “justas” que a câmara dos representantes e o senado desde o tempo do Clinton aprovaram e que não permitiram modificar?
    O que queriam han ham?
    Ao menos eles fazem e depois desfazem sempre com o dinheiro dos outros (contribuintes).

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    6 Maio, 2009 12:13

    Como é que se podem ganhar eleições sem um bom marketing político?
    Mas isso não é só nos States ou em Portugal.
    Comparar Sócrates a Obama, é como comparar a minha tia Isabelina à rainha de Inglaterra.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 12:25

    A comparação é lógica
    desde que nos states não tenham ranhosos, velhos do restelo e bot abaixo nos principais media e jornais, os states vão sair da fossa rapidamente. Por cá tinham de mandar os batatinhas do costume para a lua primeiro

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 12:28

    mais uma coisa .. sabiam que na campanha ele disse que ia dar um computador a cada aluno sem recursos

    tem muitas semelhanças a politica
    até o tgv

    é um mundo novo, que Portugal já começou a traçar antes dos states

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 12:31

    até penso que como a europa não pode ter Obama, podia descobrir Socrates e ser ele o proximo presidente da europa

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 12:32

    ( esta ultima foi só para vos chatear ..lol )

    Gostar

  17. g.fm's avatar
    g.fm permalink
    6 Maio, 2009 12:32

    Ainda não percebi se isto é uma crítica ou um elogio.

    Como governantes dos respectivos países, a ideia de os ver juntos a discutir o que quer que seja, não me causa qualquer estranheza. Já imaginar o Obama e a Ferreira Leite juntos e ao vivo, pese embora o excelente inglês desta última, tenho alguma dificuldade.

    Sócrates e Obama são comparados com sabonetes. E a Ferreira Leite compara-se com o quê?

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 12:46

    “Sócrates e Obama são comparados com sabonetes. E a Ferreira Leite compara-se com o quê?”
    sabão macaco.

    Gostar

  19. JJ Pereira's avatar
    JJ Pereira permalink
    6 Maio, 2009 12:53

    Comungo do espírito da frase final.
    As consequências (para todos nós, infelizmente) de terem eleito um “by product” da indústria do “entertainment” -já visível a partir dos 70- não vão ser exactamente aquelas que os …istas do costume estão à espera.
    Paradoxalmente, para termos algumas,ténues,indicações do que se irá passar em Washington,convirá prestar atenção a Pequim e Moscovo.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    6 Maio, 2009 13:05

    Penso que Obama seria muito útil aos Estados Unidos e ao mundo se os americanos tivessem dois presidentes: um com o pelouro da imagem/comunicação e outro preocupado com a real politik.

    Mas de pcomo não é possível, temos de nos aguentar com um presidente “Coca-Cola”.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 13:05

    O que mais espanta é que estas pessoas aplaudiam Bush .. lol
    Uma pessoa nem consegue acreditar como é que em Bush não viam nada disso que acusam Obama.
    Os mistérios do cérebro humano são insondáveis.

    Gostar

  22. Da Silva 27's avatar
    Da Silva 27 permalink
    6 Maio, 2009 13:06

    O povo aprecia Obama; o polvo aprecia sócrates!…

    Gostar

  23. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    6 Maio, 2009 13:12

    Os bushistas agora blogueiam numa espécie de magazine cor-de-rosa

    Gostar

  24. tapaporos's avatar
    tapaporos permalink
    6 Maio, 2009 13:24

    É só raposas gritando:
    “Estão verdes, não prestam!”

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Plus permalink
    6 Maio, 2009 13:36

    O Obama sendo isso tudo ( além de se lhe reconhecer as devidas qualidades nesse aspecto ) fá-lo com um propósito.
    ( embora me deixe com muitas inquietações em alguns aspectos -económicos essencialmente).
    No caso do Sócrates essa característica funciona como o meio a causa e o propósito da sua governação.
    Parecendo que não a diferença é muita.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 13:56

    A verdade é que Obama ainda tem que comer muita papinha maizena para tal feito

    Gostar

  27. CC's avatar
    6 Maio, 2009 14:16

    Há outra semelhança a ter em conta.
    Quando o Sócrates é criticado, a srª Dª Câncio saí em defesa do seu ícone.
    Quando o Obama é criticado, a CNN e o “comediante” Jon Stewart atacam qualquer sujeito que se atreva a discordar das políticas do Obama.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    6 Maio, 2009 14:45

    No jogo das diferenças, há uma que VXAs omitiram. De tudo aquilo que se conhece, obama não é visado em nenhum processo judicial, nem comprou a sua licenciatura.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    6 Maio, 2009 14:50

    # 12, não desmereças a nossa tia isabelina, a desconsideração que professas pelas nossas tias revela-te a preceito.

    Gostar

  30. The Studio's avatar
    6 Maio, 2009 14:50

    Barra de sabão não está mal. Noam Chomsky comparou-o a uma pasta de dentes. Que Obama é um sósia bronzeado do Sócrates é evidente: Os discursos grandiloquentes e completamente ocos (lembram-se dos discursos do Sócrates aquando da assinatura do tratado de Lisboa ?), os gestos ensaiados, enfim, são exactamente iguais. Ambos parecem estar a vender pasta de dentes como muito bem disse Chomsky.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 14:51

    #28 – não menosprezes a capacidade inventiva destes moços.

    Gostar

  32. Piscoiso's avatar
    6 Maio, 2009 14:55

    #29.
    Se houve desconsideração, foi para com a rainha de Inglaterra.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 14:57

    “Ambos parecem estar a vender pasta de dentes como muito bem disse Chomsky.”
    o que irrita bastante alguns chomuskados. poupas no bronzeador, mas gastas no elixir bocal.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    francisco permalink
    6 Maio, 2009 14:58

    Que saudades da retórica guerreira, do eixo do mal, das bombas sobre Bagdad, da tortura legalizada, do patriot act, da falta de ética e ganância económica, de Guantánamo, da saúde para ricos! Que saudades daqueles que nos atiraram para uma crise mundial! Que saudades da darwinismo social!

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    6 Maio, 2009 15:02

    27, not quite so…Se falasse do Keith “in Obama I trust” Olberman sim, já o Jon Stewart critica Obama sempre que for preciso.

    13, em que se baseia para fazer essa afirmação? Até ao momento, tudo aponta para que se volte rapidamente ao status quo pré-crise com poucas ou nenhumas alterações, o que só pode resultar, a médio/longo prazo em nova bolha e suas consequências inevitáveis. A definição própria de estupidez pode ser essa: repetir a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
    E velhos do Restelo e verdadeiros bota-abaixo do país (que é o que interessa, e não o ego dum cabeçudo qualquer) são aqueles que alegremente apoiam quem está a afogar o país em dívidas, hipotecando seriamente o futuro das próximas gerações, ao insistirem num modelo de desenvolvimento estafado e que já demonstrou não ser virtuoso nem gerador de riqueza para a sociedade.
    Se calhar os “velhos do Restelo” que refere são aqueles que sabem que o esforço, o trabalho e a honestidade devem ser os principais valores duma sociedade que se quer justa e próspera (o que como é óbvio, não interessa aos “poderes” instalados, que vivem da ilusão e do novo-riquismo que nos assola desde a adesão à UE/euro).

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    mussulo permalink
    6 Maio, 2009 15:08

    Povo de merda sois que à primeira dificuldade desiste. Nós cá começamos a perceber a necessidade de trabalhar para sermos engenheiros de verdade, economistas, médicos, farmacêuticos, arquitectos. Os vossos jovens não sabem o que significa esforço e dedicação ao estudo. Quanto exercer uma profissão, no limite optam por uma em que não se faça nada e dê poucas chatices. Querem mas é a nossa maconha e pronto ou então álcool à farta como revelam as vossas queimas das fitas. Quando são chamados a escolher um rumo para a sua vida, ou simplesmente desistem de estudar ou então escolhem cursos sem aplicação prática, querem ser Psicólogos, Sociólogos, Artistas Plásticos, Professores Primários, Filósofos. Vocês gastam rios de dinheiro a formar pessoas que não acrescentam valor ao País, que a única coisa que fazem é criar gabinetes Públicos e Privados, subsidiados pelo Estado para gerarem estudos que nada acrescentam à nossa economia. Daí que tenham a maior taxa de desemprego de licenciados. Não por os cursos serem maus, ou não existir emprego, mas simplesmente porque excesso de licenciados (que se formaram para apresentar estatísticas bonitas à EU e OCDE) em áreas irrelevantes e muitas vezes criadas por Pseudo-Intelectuais. O pior é que os pais desses mesmos alunos,grandes burros, em vez de os alertarem para os riscos que correm ao escolherem esses cursos ainda os incentivam a isso e pagam-lhes as contas, só para mais tarde poderem dizer que os seus meninos são licenciados, mesmo que isso implique que passem o resto das suas vidas a sustentá-los. Não aprendem a tempo que a vida é dura e é preciso lutar para se vencer. O vosso atraso de é um problema cultural, um problema criado por uma sociedade de vaidosos, que não tem onde cair mortos. Vocês fogem da aquisição de conhecimentos técnicos que lhes permitam executar as suas funções. As vossas empresas do PSI20 com exposição internacional e o resto do tecido empresarial português nem para Espanha consegue exportar. O problema não está em captar investimento estrangeiro, ou que as multinacionais deslocam a sua produção para a China. Porque a produção dos bens é o que menos valor acrescentado gera para o país. O importante é criar os produtos. Procurar entender as necessidades das pessoas, mas generalizar e pensar no que ainda não foi feito e que seria um sucesso de vendas. Numa palavra INOVAR. Sem massa crítica (licenciados em áreas de desenvolvimento chave), não se consegue captar investimento estrangeiro para absorver o seu Know-how e práticas de gestão, para tentar fazer melhor que eles. O que os vossos quadros apenas tem feito é encostarem-se às multinacionais, sem acrescentarem valor, produzindo apenas e só o que elas criam, sem pensarem em desenvolver novos produtos. Assim sereis sempre periféricos da Europa, tecnologicamente atrasado e de salários baixos. Não adianta fazer malabarismos económicos, vocês têm de se mentalizar que é pela via da formação científica e técnica que permitirá ao País convergir no futuro com as economias mais dinâmicas do mundo. Não vai ser com esse governo de crápulas.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    6 Maio, 2009 15:20

    36, com um PM que tirou o curso da forma que tirou (já para não falar das inúmeras trafulhices que fez pelo caminho, começando pelo seu tempo de estudante em Coimbra) e com um povo que o continua a apoiar, o que podemos esperar de bom?

    Gostar

  38. JJ Pereira's avatar
    JJ Pereira permalink
    6 Maio, 2009 15:36

    #36
    Além do brilhantíssimo zézito (bacharel sanitário), sugiro-lhe outro vulto impolutlo : nada menos que a excelsa criatura que se apresenta como “ministra da educação”.
    Recomendo-lhe a leitura do “curriculum” da sujeita,meteórico a roçar o milagroso – e uma obra-prima de luz (pouca) e (muitas)sombras.

    Gostar

  39. LR's avatar
    6 Maio, 2009 15:38

    Anónimo (#28),

    “No jogo das diferenças, há uma que VXAs omitiram. De tudo aquilo que se conhece, obama não é visado em nenhum processo judicial, nem comprou a sua licenciatura.”

    Daí eu ter afirmado que ele “provém” de uma barra de sabão menos rasca.

    Gostar

  40. MJRB's avatar
    6 Maio, 2009 15:41

    Da Silva, 22

    Exactamente isso: “o polvo aprecia Sócrates” !

    Gostar

  41. brutamontesalentejano's avatar
    brutamontesalentejano permalink
    6 Maio, 2009 15:47

    Um gigantesco Sócrates

    Nem sei se vocemessê s’apercebe bem…
    da quantidade de razão que tem. 😉

    Gostar

  42. MJRB's avatar
    6 Maio, 2009 15:48

    Francisco, 34

    Isso, e muito mais !

    NcCain/Palin, teriam sido, HOJE, sob pressão da catástrofe económica e financeira, um desastre ! — com inevitáveis repercussões noutros países !…

    Gostar

  43. mesquita's avatar
    mesquita permalink
    6 Maio, 2009 15:55

    Segundo a direita deste país,o ideal de comunicação de um político, encontra-se num filme dos Flintons.Que Deus vos proteja…

    Gostar

  44. LR's avatar
    6 Maio, 2009 15:59

    Caro MJRB,

    “NcCain/Palin, teriam sido, HOJE, sob pressão da catástrofe económica e financeira, um desastre ! — com inevitáveis repercussões noutros países!…”

    Quem lhe garante? Esse “ses” são pura especulação e não levam a nada. Mal ou bem, é Obama o presidente que teremos de aguentar e na posta não pretendi compará-lo com o seu “challenger”.

    Gostar

  45. Piscoiso's avatar
    6 Maio, 2009 17:17

    Xiiiiii
    Os órfãos de Bush, viraram anti-americanistas primários.
    Vão recusar o Windows 7.

    Gostar

  46. MJRB's avatar
    6 Maio, 2009 17:18

    Mr. e Caro LR,

    Garanto-lhe: “Evolução na continuidade”: McCain/Palin.
    E ouso presumir que pior do que Bush — não “deu” para ver durante a campanha eleitoral ? E desde a escolha de Palin ?
    McCain ?
    Palin ? — teríam os norte-americanos, o Mundo, que os aguentar ? Eles, os dois, os seus secretários de estado e conselheiros, aguentariam ?
    Outros países e povos estariam melhor com McCain/Palin como (in)esperados herdeiros da catástrofe económica e financeira ? Não foi a administração Bush que elogiava e catapultava os Maddof’s ?

    Os norte-americanos estavam fartos da política de Bush e dos republicanos.
    Os norte-americanos estavam deprimidos e preocupados com o futuro no país e com o aventureirismo financeiro-militar da administração BUsh.
    Os norte-americanos padeciam já dum presente-futuro incerto, debilitante e sem saídas.
    Os norte-americanos atentos sabiam que a situação social, laboral, empresarial, iria, mais tarde ou não tão tarde como desejariam, explodir, agravando as condições de vida.

    Mr. LR,
    Meu “challenger”, nadinha…. “Rapa-tira-põe-e deixa”, se fôr caso para isso.
    Face à política portuguesa (não protagonizada por mim) e internacional, perante os políticos, estou, nuns casos menos desconfiado, noutros esperançado, mas sempre expectante, avisado e…distanciado qb.

    Tive o enorme prazer, absolutamente inesquecível, de estar em Washington na tomada de posse de BObama. Fiz questão de não perder esse momento histórico. Espero, muito, que eu, LR e…o mundo, não tenhamos que o “aguentar”, mas estimar — o mundo depende agora, do que BObama conseguir fazer para reerguê-lo, depois da catástrofe deixada pelos estimados amigos de Bush…
    Mr. LR, creio que não me arrependarei por ter estado em Washinghton….

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 17:34

    não tive direito a convite, vi na tv. sempre há gajos muito privilegiados.

    Gostar

  48. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    6 Maio, 2009 17:36

    Garanto-lhe: “Evolução na continuidade”: McCain/Palin.

    Ainda se fala nisto ??

    Onde é que eu estou ???

    Qui, lá, qui, lá acolá

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    6 Maio, 2009 17:42

    Quando falta a substância, sobrevive-se da forma. It’s all smoke and mirrors…

    Gostar

  50. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    6 Maio, 2009 18:08

    8. ” que é que queria que BObama tivesse já feito de diferente perante Guantánamo, Iraque, Afeganistão, inesperada e gravíssima crise económica e financeira mundial, por ele herdada ? (*)”

    MJRB, com o devido respeito gostava que esclarecesse o que é que Obama fez de diferente de Bush, perante Guantánamo, Iraque, Afeganistão, inesperada e gravíssima crise económica e financeira mundial, por ele herdada ? (*). Nada, excepto conversa para boi dormir e mais dinheiro lançado ao lixo, tal como Bush foi fazendo.

    Apesar disso não aceito que se compare Obama a Sócrates, um homem que preside ao pior conselho de ministros da história de Portugal.

    Gostar

  51. CC's avatar
    6 Maio, 2009 18:21

    @46

    ainda bem que te queixas dos gastos militares na guerra do Iraque pois sempre pensei que a dita guerra era para obter os lucros da exploração do petróleo, pelo menos esta foi a mentalidade da esquerda festiva com demasiado tempo livre durante este últimos anos. É só um dos muitos mitos canónicos criados dentro dos críticos que examinaram à lupa a administração Bush.

    O curioso é que o Obama já esbanjou dinheiros públicos com planos de «estímulos», atrás de planos de «estímulos» deixando um défice sem precedentes, é que o senhor Barack já está em poder nestes últimos 5 meses ergo o estado actual da economia já se deve em muito às acções da sua administração.

    Gostar

  52. Bicho Papão's avatar
    Bicho Papão permalink
    6 Maio, 2009 18:54

    “é que o senhor Barack já está em poder nestes últimos 5 meses ergo o estado actual da economia já se deve em muito às acções da sua administração”

    A verdade é que as bolsas começaram a subir. Até parece que o pior já passou. E foi o Obama que conseguiu isso, principalmente com défice mas também pela confiança que consegue transmitir. E se ele conseguir passar esta crise apenas com dívida e “duas de treta”, bem pode ser considerado um milagreiro.

    Gostar

  53. MJRB's avatar
    6 Maio, 2009 19:00

    JP Ribeiro,

    Tem feito, e quer fazer, muito diferente e para melhor, do que a administração Bush.

    Não é “pera doce”, para nenhum presidente, ao tomar posse, administrar e governar um país perturbado, descrente, com graves e múltiplos problemas sociais, económicos, financeiros. Com acrescidos problemas políticos, militares, estratégicos.
    Ainda e sobretudo, “aguentar” e tentar resolver o brutal e (in)esperado golpe na economia norte-americana e com repercussões no mundo…com epicentro nos USA…
    BObama sabe que depende das suas decisões económicas e financeiras, a recuperação da economia mundial….Sabe que muitos milhões de norte-americanos recentemente desempregados estão dependentes duma especial atenção… Sabe que a mega-finança recuperará com a intervenção do Estado…
    Sabe que muitos apoiantes de Bush/McCain/Palin desejam a hecatombe…

    Gostar

  54. MJRB's avatar
    6 Maio, 2009 19:03

    CC, 51

    Nada tenho a ver com a “esquerda festiva” nem com o liberalismo ou a direita sempre circunspecta, desatinada e…festiva (só) nos salões.

    Gostar

  55. LR's avatar
    6 Maio, 2009 19:48

    Caro MJRB,

    Você tanto demoniza um como angeliza outro, fazendo depender o estado do mundo de homens demoníacos ou providenciais. As sociedades são bem mais complexas (e por maioria de razão num mundo globalizado) e a sua evolução em pouco depende de um homem só, por muito poder que ele detenha. Eu diria até que os resultados de um excesso de voluntarismo político são geralmente perversos, porque esbarram com as leis da economia (não escritas) que são sempre mais fortes.

    Como lhe disse, não pretendo entrar em especulações de “ses” relativamente à dupla McCain / Palin. Poderia ser melhor, igual ou pior do que Obama e não me parece que se devam tirar conclusões com base nas promessas ou atitudes de campanha. Cada político no seu mandato é um produto das circunstâncias e da sua capacidade em enfrentar os desafios que se lhe colocam (Churchill seria hoje um ilustre desconhecido se não tivesse existido Hitler). O futuro dirá da capacidade de Obama. Eu nestas coisas sou sempre um céptico e fico angustiado com o “déjà vu” exponenciado, com a ligeireza com que se atiram biliões aos problemas, empolando uma dívida que já é gigantesca e que foi, juntamente com défices crescentes, a verdadeira causa da crise que atravessamos. Em ponto muito mais pequeno, temos exactamente o mesmo problema em nossa casa e só um cego é que não vê a cratera cada vez maior que se vai abrindo à nossa frente. E a receita (milhões anunciados diariamente com a promessa do paraíso já para amanhã, tudo embalado em propaganda maciça) é exactamente a mesma e daí a analogia da minha posta.

    P.S.; 1) o “challenger” a que me referi era o de Obama nas presidenciais, McCain no caso.

    2) Para quando a nossa tripalhada?

    Gostar

  56. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Maio, 2009 20:01

    “Tem feito, e quer fazer, muito diferente e para melhor, do que a administração Bush.”

    Só deve ler sobre Obama nos Media Portugueses.

    1-Obama já gastou muito mais dinheiro dos Contribuintes que Bush e este já não era boa peça nesse particular.
    O Défice de 2009 será 3,5 vezes o Défice de Bush em 2008.

    2-A situação no Iraque esta-se a degradar porque os Discursos de Obama são música par os inimigos da América. Voltaram a ter esperança.
    3-Obama tem um Secretário do tesouro que fugiu os Impostos e está muito chateado com os Offshores.
    4-A destruição dos Serviços Secretos está em curso. Vai suceder o mesmo que os idiotas da Administração Clinton fizeram. Capelinhas e legislação atrás de legislação que impedirá o funcionamento.
    5-Ao contrário do que diz a Lei o Governo substituiu-se aos tribunais de falência e chovem ameaças e intimadações da Administração Obama a quem comprou obrigações da Chrysler. Ao entregar mais de 55%(com limitações) da Chrysler ao Sindicato quer dizer que as outras empresas como a Ford e a GM negoceiam com um Sindicato que tem 55% de um concorrente.
    Uma Presidência de Gansters http://www.washingtonexaminer.com/politics/White-House-puts-UAW-ahead-of-property-rights-44415057.html

    Neste momento as minhas previsões é que a Presidencia Obama será um desastre.

    Em relação ao texto inicial só acho que a ilusão Americana é mais parecida com a ilusão Guterrista do que com Sócrates: “Diálogo” e “Paixões”.

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    6 Maio, 2009 20:43

    Sócrates e Obama são comparados com sabonetes. E a Ferreira Leite compara-se com o quê?”

    Pedra-pomes.

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    6 Maio, 2009 20:46

    36, com um PM que tirou o curso da forma que tirou

    O 36 é de Angola? Em que Universidade estudou o Presidente dele? E quantas catorzinhas tem?

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    6 Maio, 2009 20:49

    “ainda bem que te queixas dos gastos militares na guerra do Iraque pois sempre pensei que a dita guerra era para obter os lucros”

    E era. A Halliburton do Cheney que o diga. Em serviços prestados às forças armadas americanas. E as petrolíferas americans também não ficaram mal. Ou seja gastos para o Tesouro americano, lucros para as Halliburtons deste mundo.

    Gostar

  60. carlos abreu's avatar
    carlos abreu permalink
    6 Maio, 2009 21:12

    Ambos são do tipo de políticos do discurso fluído, mas sem conteúdo. Vivem de slogans. As suas fragiliades intelectuais, evidenciam-se quando se encontram perante plateias de elites. Só actuam na superfície.

    Gostar

  61. Rosa de Abreu's avatar
    Rosa de Abreu permalink
    6 Maio, 2009 21:44

    Comparar Obama com Sócrates,será o mesmo que comparar um Puro Sangue com um burro (salvo seja o Burro, coitado).

    Gostar

  62. MJRB's avatar
    6 Maio, 2009 21:51

    Mr. e caro LR,

    Como facilmente se constata, cada vez mais rareiam políticos com nível, e proliferam políticos banais. Bush foi um político banal, mau demais !

    Obviamente, um presidente depende também de factores “externos” e inesperados, quaisquer que eles sejam. A herança, pesada, de Bush, mais a assustadora crise e caos económico, financeiro e social, não seria, até este momento, melhor resolvida por McCain/Palin.
    O dinheiro que Obama tem colocado (com a autorização do Senado), não é para prometer “paraíso” algum, mas tão-só com o objectivo de religar e se possível estabilizar (eu sei, que só em 2011 ou 2012) a economia nos States. E sabe-se, que sem a economia norte-americana estabilizada, outros países continuarão periclitantes.

    Não encontro em Obama voluntarismo para “alcançar” a Casa Branca. Está demonstrado A+B, que preparou-se durante anos.

    As “promessas ou atitudes” de McCain/Palin, evidenciaram que Bush seria por eles “continuado”. Os norte-americanos (e não só) estavam fartíssimos de Bush.

    Também eu estou, perante políticos, sempre expectante e…avisado. Esperançado, ou não.
    Não sou obamaníaco. “Deixem-no trabalhar !…”

    Quanto à nossa tripalhada: Possivelmente no próximo dia 30. Irei aos 20 Anos de Serralves, avisá-lo-ei atempadamente se o “programa” que me vão preparar permite almoçarada. Com todo o gosto pessoal, e….com todo o gosto apurado para essas maravilhantes tripas !

    Gostar

  63. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Maio, 2009 22:21

    Bush foi muito bom internacionalmente derrotou a Al-Qaeda e Saddam. Mas agora Obama quer dar nova vida aos Islamitas.

    É ainda extraordinário os défices de Bush eram maus e os de Obama mais de 3,5x maiores são bons.

    Gostar

  64. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Maio, 2009 22:36

    Obama aliás tem trabalhado contra os Mais Pobres e a favor dos Sindicatos e do Estado Social como se vê nos protestos dos Pais contra o fim do program de vouchers nas escolas de Washington.

    http://corner.nationalreview.com/post/?q=MGM2Yjk2MTBmYjM3YTkzOGU0ZTNjZjc3Mzc0NWE1NjM=

    Gostar

  65. Socrates de Atenas's avatar
    Socrates de Atenas permalink
    6 Maio, 2009 22:40

    ” É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal “

    Gostar

  66. Socrates de Atenas's avatar
    Socrates de Atenas permalink
    6 Maio, 2009 22:41

    “A verdade não está com os homens, mas entre os homens.”

    Gostar

  67. Socrates de Atenas's avatar
    Socrates de Atenas permalink
    6 Maio, 2009 22:42

    Quatro características deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Maio, 2009 22:44

    “Bush foi muito bom internacionalmente derrotou a Al-Qaeda e Saddam.”
    este gajo droga-se e compra no mesmo dealer da tina.

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    mussulo permalink
    6 Maio, 2009 22:48

    # 58 O nosso presidente teve bolsa de estudo para o Instituto de Petróleo e Gás de Baku, na antiga União Soviética, tendo-se licenciado em Engenharia de Petróleos em Junho de 1969. Durante esse período foi o principal dirigente da Secção dos Estudantes Angolanos na URSS.
    Nesse mesmo país, depois de terminados os seus estudos superiores, frequentou durante um ano um curso Militar de Telecomunicações, que o habilitou a exercer, de 1970 a 1974, sucessivamente as funções de Operador do Centro Principal de Comunicações da Frente Norte e Responsável-adjunto dos Serviços de Telecomunicações na 2ª Região Político-Militar do MPLA (Cabinda).

    Gostar

  70. Socrates de Atenas's avatar
    Socrates de Atenas permalink
    6 Maio, 2009 22:55

    Que eu saiba a al qaeda ainda não foi derrotada, pelo contrario está em recuperação e expansão no paquistão, por isso obama quer reforçar no afeganistão.

    ó lucklucky, vives em que mundo, não deve ser no mesmo que todos nós !!!

    Gostar

  71. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Maio, 2009 22:55

    Al-Qaeda founder launches fierce attack on Osama bin Laden

    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/egypt/4736358/Al-Qaeda-founder-launches-fierce-attack-on-Osama-bin-Laden.html

    “…Today, however, he believes the murder of innocent people is both contrary to Islam and a strategic error. “Every drop of blood that was shed or is being shed in Afghanistan and Iraq is the responsibility of bin Laden and Zawahiri and their followers,” writes Dr Fadl…”

    “…The terrorist attacks on September 11 were both immoral and counterproductive, he writes. “Ramming America has become the shortest road to fame and leadership among the Arabs and Muslims. But what good is it if you destroy one of your enemy’s buildings, and he destroys one of your countries? What good is it if you kill one of his people, and he kills a thousand of yours?” asks Dr Fadl. “That, in short, is my evaluation of 9/11.”…”

    The Rebellion Within
    An Al Qaeda mastermind questions terrorism.
    by Lawrence Wright

    http://www.newyorker.com/reporting/2008/06/02/080602fa_fact_wright

    Gostar

  72. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Maio, 2009 22:59

    Não confunda Talibans com Al-Qaeda. Mas a Jihad é eterna por isso e com a ajuda que Obama está dar em destruir o pessoal dos serviços de espionagem e em dar esperança aos Islamitas radicais que a América não tem vontade teremos outro atentado bem mas cedo do que sucederia caso McCain ou outro estivesse no poder.

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    al harem permalink
    6 Maio, 2009 23:17

    # 72, pois, pois, aquilo só se resove com o ddt espalhado nas zonas apropriadas, se eles fizerem outro atentado dos grandes verão como o obama se torna branco e o céu para aquelas banda se faz escuro. Já faltou mais.

    Gostar

  74. agruras's avatar
    agruras permalink
    6 Maio, 2009 23:19

    São de facto semelhantes. O circo que acompanha as suas intervenções, a torrente de palavras que encantam as nossas almas, os discursos sufistas, a agenda do marketing entre outras…..

    Gostar

  75. Socrates de Atenas's avatar
    Socrates de Atenas permalink
    6 Maio, 2009 23:27

    Violencia gera mais violencia meu caro

    Gostar

  76. The Studio's avatar
    7 Maio, 2009 02:06

    “A verdade é que as bolsas começaram a subir. Até parece que o pior já passou. E foi o Obama que conseguiu isso, principalmente com défice mas também pela confiança que consegue transmitir. ”

    Eu andava com umas dores nas costas mas está a começar a passar. Penso que foi graças ao Obama. Já agora, no dia em que Obama ganhou as eleições… as bolsas que pareciam estabilizadas afundaram.

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    7 Maio, 2009 04:15

    .
    Sempre há umas ‘pequenas’ diferenças com as governanças “superiores” portuguesas que são mais pelo petroleo e pelas alternativas que não o prejudiquem:
    .
    PRESIDENT OBAMA ISSUES PRESIDENTIAL DIRECTIVE TO USDA TO EXPAND ACCESS TO BIOFUELS

    “President Obama’s announcement today demonstrates his deep commitment to establishing a permanent biofuels industry in America,” said Vilsack. “Expanding our biofuels infrastructure provides a unique opportunity to spur rural economic development while reducing our dependence on foreign oil – one of the great challenges of the 21st century.”
    .
    Increasing renewable fuels will reduce dependence on foreign oil by more than 297 million barrels a year and reduce greenhouse gas emissions by an average of 160 million tons a year when fully phased in by 2022
    .
    http://www.usda.gov/wps/portal/usdahome?contentidonly=true&contentid=2009/05/0145.xml

    Gostar

  78. Cuidado...'s avatar
    Cuidado... permalink
    7 Maio, 2009 08:21

    Há por aqui uns pândegos que se querem fazer passar por muito espertos mas, em boa verdade, são estúpidos como a merda.
    Não contentes, ainda se querem armar em sabichões de Inglês.
    Aquilo dá-lhes um trabalhão do caraças e não ganham nada com o esforço.
    Nem um empregozito.
    Isto é que é uma porra, hein!

    Nuno

    Gostar

  79. Ed's avatar
    7 Maio, 2009 20:32

    Este pretinho vai por a América de rastos… e por arrasto o resto do mundo.

    Mas como as cabeças ocas são marias-vai-com-as-outras, ainda têm muita fezada neste inútil.

    Gostar

  80. Ed's avatar
    7 Maio, 2009 22:06

    # 80 e 81 Ó sokas de antenas, vai dar banho à minhoka e aproveita para filosofar sobre a razão das antenas… Já nos chegava o sokas da merdaleja armado em xeffe, agora vem este.

    Quanto às nossas opiniões, parolo intelectualóide, tens que as aturar como temos que aturar a tua estupidez pretiburra obamaníaca.

    Gostar

  81. Socrates de Atenas's avatar
    Socrates de Atenas permalink
    7 Maio, 2009 22:31

    ehehhe eheheheh , ah ahaha , reagiste, não estás macambuzio, como dizia guerra junqueiro, ehehe

    Gostar

  82. tom's avatar
    tom permalink
    7 Maio, 2009 22:41

    Os homens são praticamente do mesmo tamanho, onde é que está o gigantesco??

    Gostar

  83. Cretino só's avatar
    Cretino só permalink
    7 Maio, 2009 22:43

    É pá que peixeirada!!!! Isto é que é a intelectualidade do nosso país??? Emigro já para Espanha.

    Gostar

  84. Socrates de Atenas's avatar
    Socrates de Atenas permalink
    7 Maio, 2009 23:30

    Piscoiso disse
    6 Maio, 2009 às 5:17 pm
    Xiiiiii
    Os órfãos de Bush, viraram anti-americanistas primários.
    Vão recusar o Windows 7.

    Desta vez concordo consigo.

    Gostar

Trackbacks

  1. Um gigantesco Sócrates (II) « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para Cuidado... Cancelar resposta