Saltar para o conteúdo

Manuela Moura Guedes

30 Maio, 2009
by

Não sou particularmente fã do estilo de MMG. O seu telejornal das sextas – feiras, na TVI, tem sempre um tom de exame moral àquilo que lá se noticia.  MMG adopta quer a pose tipo “eu é que sou uma pessoa normal” quer “ah, ah, eu é que sei o que é que aconteceu”!

Em ambos os casos , fala de cima de uma suposta burra moral e, realmente, não se coíbe de emitir pretensos juízos de valor que mais não são do que opiniões pessoais – logo, por definição, não sujeitas a contraditório! Mas, sempre que posso, às sextas-feiras, lá vejo (e com interesse) o show noticioso de MMG!

Acho que – um pouco como em tudo – importa saber ver e ouvir MMG e aquele telejornal ! E reconhecer que se trata de um estilo cultivado que, sem dúvida, será eficaz em termos de audiências. Além disso, há que dar algum “desconto” a muito do que lá se expõe (sim, porque MMG expõe de forma pessoal, mais do que relata, a informação que pretende noticiar) e, de igual modo, “filtrar”  o que se ouve….. até mesmo porque, diga-se o que se disser, há factos e ligações que MMG (e a equipa de jornalista da TVI) apresenta e que são mesmo – passe a repetição – elementos factuais!

Ontem, durante cerca de meia -hora, senti-me um pouco como uma espécie de cidadão do Paraguai, no tempo de Alfredo Stroessner, ao saber, entre outras coisas, do teor de um novo mail, remetido por Manuel Pedro para a administração do FreePort, aconselhando a contratação do arquitecto Capinha (“que tem relações profissionais com o ministério do Ambiente” e que proporcionaria a aprovação do projecto em tempo record), ao recordar que Lopes da Mota já tinha estado envolvido no processo da Fatinha Felgueiras (com quem tinha  sido fotografado a conversar e a jantar lado a lado, mas que não se recordava…), que o Procurador que tinha arquivado esse precedente processo de Lopes da Mota tinha acabado nomeado num lugar de destaque, pouco tempo depois de tal arquivamento e junto do mesmo Lopes da Mota; que a Câmara Municipal de Matosinhos tinha oferecido um terreno à empresa  J.P. Sá Couto (levantando-se, desde logo e entre outros pontos de reflexão, a possível violação das regras de defesa da concorrência, digo eu!) ….. para além de ser brindado com o ar meio tonto, meio ridículo de um grupo de médicos-piratas em excursão científica, algures, numas ilhas da Malásia e em Aruba!

Acho que ter esta visão do país – de coisas que por cá se passam com alguma frequência (repare-se, mesmo prescindindo dos comentários de MMG) – é um verdadeiro serviço público de importância inestimável!

Por vezes pode custar, mas é sempre bom e higiénico ser confrontado com alguns aspectos caricatos (como, por exemplo, as fotografias, em pose, dos médicos-piratas com idade para terem algum juízo!) do que por cá se vai passando –  pelo menos, do que por cá se vai  passando de vez em quando ( de vez em quando, espero eu que, apesar de assistir ao telejornal de MMG, ainda vou tendo algumas ilusões sobre Portugal!).

137 comentários leave one →
  1. Rosa de Abreu permalink
    30 Maio, 2009 09:35

    Eu não gostava nada de MMG, mas desde que ela abriu a caça ao Socas e seus Boys, passeia a ser seu admirador incondicional.O Loureiro apesar de tarde, teve a dignidade de se demitir, e os outros, será que sabem o significado da palavra?

    Gostar

  2. Paulo Nunes permalink
    30 Maio, 2009 09:39

    O estilo é, no mínimo, duvidodso.
    O problema é que depois os factos das notícias, muitos deles gravíssimos, são ignorados ou minimizados devido a esse mesmo estilo.

    Gostar

  3. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 09:49

    A verdade é que ela consegue descredibilizar mesmo a mais séria das investigações.

    Gostar

  4. 30 Maio, 2009 09:50

    Ontem “a caça ao Socas e seus Boys começou como é normal ás 20:00 e durou dezaseis minutos, seguiu-se a caça a outra coisa ( O BPN) e tudo isto terminou as 20:27.

    Havia notícias bem importantes durante o dia para dar, mas foram para a terceira página.
    Chamar aquilo Jornal das Sextas parece-se abusivo.
    Se lhe começarem a chamar Jornal de MMG acho normal é até pode ser um bom produto que venda muitos anúncios.

    É nisto que pode estar a discussão.

    Gostar

  5. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 09:57

    resumindo: aquilo é uma merda e tu lambusas-te.

    Gostar

  6. JoaoMiranda permalink*
    30 Maio, 2009 10:15

    ««Havia notícias bem importantes durante o dia para dar, mas foram para a terceira página.»»

    Porque é que um jornal haveria de abrir com as notícias que já toda a gente conhece (quem sabe mais uma inauguração de José Sócrates ou uma ida da Ministra da Saúde a um hospital) quando tem informação exclusiva para apresentar?

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:17

    “dos médicos-piratas com idade para terem algum juízo”

    Até parece que ninguém se pode divertir! Qual é precisamente o problema de alguém se divertir?
    Anormal é achar anormal alguém se vestir de pirata. Na altura não se falava dos piratas da Somália.
    Quando muito devia ser o tempo do pirata das Caríbas, o filme

    Até já vi Moniz mascarado de Capitão Gancho na tv. Qual é o problema da coisa.

    Gostar

  8. Trinta e Quatro permalink
    30 Maio, 2009 10:17

    “Havia notícias bem importantes durante o dia para dar, mas foram para a terceira página.”

    Esqueceu-se de dizer que tem todos os outros canais para ver aquilo que quer ver, isto é, não ver aquilo que não quer.

    Gostar

  9. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:20

    Não vejo o jornal da tvi, por isso nem critico o jornal. Há comando e quem não gosta muda de canal. Se as pessoas são burras para seguir a opinião da jornalista Moura Guedes o problema é delas. Devem ser infelizes todos os dias.
    A erc nem se devia pronunciar sobre o assunto. Aliás a audiencia estava a baixar e a erc faz um favor à tvi. Como sempre a erc defende a porcaria.

    Gostar

  10. tina permalink
    30 Maio, 2009 10:22

    O que é certo é que ontem, pela primeira vez, a televisão do café estava ligada na TVI e não na RTP1.

    Gostar

  11. Trinta e Quatro permalink
    30 Maio, 2009 10:22

    Ontem foi produzida informação. Mais informação, diferente e no mesmo sentido, que no resto da Europa daria escândalo, nomeadamente a ligação ao PS do arquitecto e as obras no Rato. São 10h20 do dia seguinte e José Lello ainda não disse nada, nem Vitalino Canas, nem Santos Silva. Significativo. Agora vamos todos discutir se comprar acções a 1€ e vender a 2,5€ é crime.

    Gostar

  12. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:28

    Se por acaso Manuela Ferreira Leite e o psd ganhar as eleições, para o ano aqui este blog lerei João Miranda a dizer conras e lagartos de MMG. É um vaticinio. E vão fartar-se de apelar à erc, sj’s. e vai sre poste atrás de poste a dizer que agora a erc não diz nada, agora o sj cala e consente.

    É aguardar.

    Gostar

  13. lica permalink
    30 Maio, 2009 10:34

    É sempre a mesma merda. Para os PS’s se a TVI usasse o mesmo estilo a dizer mal da MANUELA FERREIRA lEITE era a maior e a MMG era um encanto de pessoa assim como os PPD’s que agora aplaudem a TVI então faziam o mesmo chinfrim tal qual estão a fazer agora os PS’s.

    Gostar

  14. 30 Maio, 2009 10:36

    #7,

    “Até parece que ninguém se pode divertir! Qual é precisamente o problema de alguém se divertir?
    Anormal é achar anormal alguém se vestir de pirata”.

    Não há nenhum… só que esteticamente, mais valia não se terem deixado fotografar, em pose! Não só esteticamente ficavam ridículos, como teriam evitado alguns problemas….mas, claro está, isto de gostos estéticos é muito pessoal; como o post!!

    Preferia tê-los visto (sem pose) vestidos de Peter Pan!!

    Gostar

  15. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:38

    #12 – improvável e raciocínio errado, porque nessa hipótese absurda, o dito absurdo seria presidente da erc.

    Gostar

  16. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:38

    Será que não vos causa um minimo de estranheza que sendo o telejornal da tvi o mais visto de todos, e a sic, o jornal mais lido o público, não vos estranha o motivo das sondagens serem sempre a favor do ps? Não vos estranha o motivo que mesmo depois de tantas suspeitas e de todas as guerras o ps continue à frente nas sondagens?

    Alguém consegue acreditar naquele telejornal? As pessoas que seguem a tvi estão habituadas às telenovelas. Ninguém acredita em jornalistas.

    Gostar

  17. 30 Maio, 2009 10:41

    #16. Anónimo, supra: “Será que não vos causa um minimo de estranheza que sendo o telejornal da tvi o mais visto de todos, e a sic, o jornal mais lido o público, não vos estranha o motivo das sondagens serem sempre a favor do ps? ……..”

    Não percebi bem a questão. Poderá explicitar?

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:42

    ” não se terem deixado fotografar, em pose”

    PMF mas qual é o problema da fotografia em pose? Eu nem vi as fotos, mas a ideia devia mesmo ser fazer pose e figura de pirata. O PMF de certeza que não está a ver as fotos com a perspectiva de outra pessoa e manipulado por alguma injecção de ódio e rancor contra os médicos a divertirem-se algures num paraíso?

    Gostar

  19. 30 Maio, 2009 10:43

    # 18:

    repito, esteticamente ficava-lhes melhor, em pose, o traje de Peter Pan…ou talvez de Sininho!

    Mas, gostos não se discutem!

    Gostar

  20. tina permalink
    30 Maio, 2009 10:44

    “Será que não vos causa um minimo de estranheza que sendo o telejornal da tvi o mais visto de todos, e a sic, o jornal mais lido o público, não vos estranha o motivo das sondagens serem sempre a favor do ps?”

    Então, você não sabe que a Eurosondagem está a soldo do PS? Por exemplo, o Diário Económico fez uma sondagem há 2-3 semanas em que os resultados davam empate para Rangel e Vital.

    Gostar

  21. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:50

    #18 – guerra médicos vs farmácias, a tvi faz fretes às farmácias por motivos óbvios.

    Gostar

  22. josefreitas2 permalink
    30 Maio, 2009 10:50

    Novo, notícia fresca, de todas as referidas (porque não vi a emissão), só uma: a história do arquitecto. As restantes já não eram novas no início da semana, quanto mais na sexta-feira. Provavelmente dariam jeito aos autores do noticiário, porque era preciso bater em mais alguma coisa. E, por certo, a apresentadora deveria ter uma qualquer “boca” artilhada para mandar como nota de rodapé.

    Gostar

  23. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:50

    “Não percebi bem a questão. Poderá explicitar?”

    A questão é que as pessoas não são lorpas nem burras. E quem ve o jornal da tvi percebe perfeitamente a intenção de destruir o PM de tão exagerado que são. Logo ninguém acredita. É o divertimento nacional.

    Gostar

  24. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:52

    o Diário Económico fez uma sondagem há 2-3 semanas em que os resultados davam empate para Rangel e Vital.

    E acha normal haver empate?
    O normal não seria, se alguém conseguisse acreditar na tvi, mais os protestos todos, mais a crise, mais tudo, a sondagem naõ ser um empate?

    Continuem

    Gostar

  25. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:53

    4 anos de guerra dos jornais com o PM. 4 anos de vigarices. E o que dá.

    Gostar

  26. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 10:56

    #13 A Lica tem razão

    Só defendem a tvi porque vos dá jeito. E só a atacam também porque não gostam. Se fosse ao contrário calavam. É por isso que as pessoas normais olham para a tvi e para os jornais e entra por um ouvido e sai pelo o outro. É telenovela. Tudo à partida o que o jornalista diz é mentira. Só acredita os parvos.

    Gostar

  27. 30 Maio, 2009 10:56

    POIS POIS…bpN FEEPORT..TODOS PROTEGEM AS COSTAS UNS AOS OUTROS ATÉ O DO BOLO REI QUE PARECIA UMA SALAZARENTO IDÓNEO AS FAZ…
    O que a televisão realiza ao seu nível simplista é o mesmo que a imprensa faz a um nível por vezes mais subtil e para um público mais desperto. Para ter razão, precisamos, pois, de dispor de uma audiência ou de ver corroborada a nossa opinião por uma instância. Ter razão é um problema de comunicação, em que a arte de persuadir não tem importância por comparação com o lugar e o canal que permitiu que a mensagem atingisse o público.

    Georges Picard

    Gostar

  28. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 11:01

    #20 – pois, isso foi há 3 semanas. prá semana vai ser pior.

    Gostar

  29. tina permalink
    30 Maio, 2009 11:08

    “E acha normal haver empate?”

    Há outras coisas importantes na vida, como computadores à borla, bons aumentos (função pública), isenções de IMI, ajudas na renda de casa, etc. Por outro lado, aumento da dívida externa e da despesa pública não são problemas com implicações imediatas.

    Gostar

  30. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 11:12

    Há outras coisas importantes na vida

    Pois há. Há a verdade.
    As pessoas vivem, não fazem aquilo que os jornalistas mandam fazer.

    Gostar

  31. tina permalink
    30 Maio, 2009 11:12

    É por isso que Sócrates ganhará outra vez, mas não vai conseguir aguentar o segundo mandato até ao fim. Na vida real, não há o milagre dos pães.

    Gostar

  32. 30 Maio, 2009 11:16

    PMF:

    O que acaba de relatar, como diz, é um serviço público, a que acrescento “inestimável”. Com efeito sabendo-se como funciona a justiça e serviços conexos, MMG ajuda a reavivar memórias esquecidas de pessoas que não se lembram se ocorreu este ou outro facto, se alguma vez viram esta ou aquela pessoa – um caso digno de estudo, a memória é ainda um mistério – mostrando documentos, provas que, sabe-se lá porquê, lhe chegam às mãos mas que a justiça não consegue encontrar. Como o poder é, ou deve ser, exercido em nome do povo, MMG não faz mais que, ajudando a justiça, dar alguma informação ao povo em nome do qual o poder é, ou devia ser exercido. O que é grave é o outro lado, muito mais forte, que trata da desinformação. Isso é que é preocupante. É pena que pessoas como ela sejam tão poucas.

    Gostar

  33. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 11:22

    “mas não vai conseguir aguentar o segundo mandato até ao fim”

    nem ele nem mais ninguém, se continuarem assim. A não ser o pcp, ou então se o psd ganhar e acabar com a liberdade de informação.

    Gostar

  34. 30 Maio, 2009 11:28

    0LHA OLHA..E O PS NÃO QUER E NÃO PRETENDE CONTROLAR A INFORMAÇÃO..? ELE HÁ CADA INGÉNUO…QUER DIZER SÓ OS OUTROS…
    BEM VOU ALMOÇAR MAIS UM SOCIALISTA CASAPIANANO..BOM FIM DE SEMANA…

    Gostar

  35. 30 Maio, 2009 11:30

    MMG não é jornalista, deturpa, opina, é feia, é só plástico, etc. etc.

    No entanto as audiências vão do Pgr, ao Marinho Pinto, passando pelo SIS e pelo Pinto da Costa.

    Pois, tem de se ver para dizer mal!

    Gostar

  36. Jose F permalink
    30 Maio, 2009 11:38

    Nao posso acompanhar o Jornal da MNG, porque vivo fora de Portugal, mas admira-me que com o numero de noticias que aparecem ela so io faca a Sexta feira.

    Gostar

  37. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 11:41

    Se a MMG fala em nome do povo porque é que cheira a merda?

    Gostar

  38. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 11:42

    O titulo do expresso sobre as acções no bpn de Cavaco Silva
    É tão estupido que as pessoas vão ler e dizer que Cavaco Silva não tem nada a ver com o bpn e que a imprensa é que o quer meter no assunto.
    E as acções de Pinto Balsemão? Não tem? É o dono do expresso ou não?

    Gostar

  39. 30 Maio, 2009 12:01

    quando tem informação exclusiva para apresentar?

    Não vi lá nada que não tenha já sido dito pela enésima vez, apenas muda o sorriso.

    Esqueceu-se de dizer que tem todos os outros canais para ver aquilo que quer ver, isto é, não ver aquilo que não quer.

    Não percebeu nada do que eu quis dizer.
    Eu acho o produto excelente e deve ter imenso share e coisas do género e vende muito bem e portanto vejo-o intercalando-o com os outros..
    Até é giro chamarem-lhe Jornal da Sexta como forma de o diferenciar.
    Não pode ser é confundido com jornalismo.

    Gostar

  40. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 12:21

    “Não vi lá nada que não tenha já sido dito pela enésima vez, apenas muda o sorriso.”

    Já sabia que o Lopes da Mota, que alegadamente avisou FF, resultando na fuga, não se lembrava bem se a aconhecia mas tinha jantado ao lado dela? Já conhecia a foto? E sabia que a pessoa que o ilibou na justiça tinha ido trabalhar com ele para o Eurojust? E que o arquitecto era arguido? Já percebi: há informação do processo que circula mas anda a ser escondidas da comunicação social, sabe-se lá porquê! Até faz lembrar a regulação do BdP ao BPN, que exercia fortes pressões ao ponto de Dias Loureiro lá ir pedir para as liviar, mas afinal ninguém regulou nem deu por nada, nem tinham indícios do que se passava. Se calhar já há mais arguidos e ninguém sabe.

    Gostar

  41. ordralfabetix permalink
    30 Maio, 2009 12:22

    A MMG faz jornalismo clientelar. Ela e a concorrência. Há dias num jornal da Noite na SIC sob o pretexto de refeições económicas assisti a uma promoção do Pingo Doce. Não no intervalo de publicidade. Foi mesmo numa reportagem da SIC,
    Infelizmente é o jornalismo que temos. As notícias saem por encomenda. De agências de comunicação ao serviço de quem lhes pagar.

    Gostar

  42. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 12:29

    num programa noticioso, o publiuco é quem tem de filtrar a informaçao e nao os jornalistas?????
    MMG dá-me nauseas

    Gostar

  43. lucklucky permalink
    30 Maio, 2009 12:40

    Estou á espera de ver as desgraças do jornalismo todos(e todas) engajados políticamente e moços de recados a citicarem do Jornal Avante, ou já agora o Jornal do Estado, do PS! na RTP.

    “num programa noticioso, o publiuco é quem tem de filtrar a informaçao e nao os jornalistas?????”

    Claro que sim. É por essa preguiça intelectual e de querer a papinha toda feita que Portugal está como está. Certamente também quer alguém ponha cruzinha por si no boletim de voto.

    Gostar

  44. melusine permalink
    30 Maio, 2009 13:00

    Para que é que tem de usar um ponto de exclamação no final de cada frase?

    Gostar

  45. tapaporos permalink
    30 Maio, 2009 13:17

    É a própria actriz que diz “sinto que tenho de ter mais cuidado”, portanto assume que não estava preparada para o papel.

    Mais um erro de casting em novelas de baixa qualidade.

    Gostar

  46. 30 Maio, 2009 13:22

    A History of Evil…ou a história de Sócrates….

    QUEM NASCE TORTO NUNCA SE ENDIREITA…

    Gostar

  47. 30 Maio, 2009 13:23

    DEIXO AQUI UM FILME PARA ANIMAR AS HOSTES NEOLIBERAIS CÁ DO SÍTIO…

    Para animar…Short Film about the end of the civilization…..

    Gostar

  48. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 13:25

    “quem nasce torto nunca se endireita”

    é apenas um dos ditos horríveis que dizem por aí para justificar a estupidez humana.

    Gostar

  49. JoaoMiranda permalink*
    30 Maio, 2009 13:42

    ««Não vi lá nada que não tenha já sido dito pela enésima vez, apenas muda o sorriso.»»

    Ou seja, nem reparou que a notícia de abertura foi um exclusivo.

    Gostar

  50. 30 Maio, 2009 13:47

    Já percebi: há informação do processo que circula mas anda a ser escondidas da comunicação social, sabe-se lá porquê!

    Se o senhor se informa através da comunicação social, está lixado (era para por outra palavra, mas era feia).
    Aconselho-o a ler mais blogs e respectivos comentários (inclusivé este)e começar a perceber que a comunicação social escreve aquilo que lhe mandam escrever.
    Como dizia a o saudoso Salazar “manda quem pode, obedece quem deve”.

    Gostar

  51. 30 Maio, 2009 13:48

    Ou seja, nem reparou que a notícia de abertura foi um exclusivo.

    O quê.
    Que um gajo qualquer passou a ser arguido?
    Dentro em breve em Portugal só eu (por insignificante) e o senhor (por poderoso) não o seremos.

    Gostar

  52. JoaoMiranda permalink*
    30 Maio, 2009 13:52

    Fado Alexandrino,

    Ainda defende esta sua posição:

    “Não vi lá nada que não tenha já sido dito pela enésima vez”

    ?

    Gostar

  53. ruialbuquerque permalink*
    30 Maio, 2009 13:55

    Pedro,

    Todos os jornalistas são tendenciosos. A vantagem, com a MMG, é que todos sabemos disso.

    Gostar

  54. 30 Maio, 2009 14:03

    Regra geral as opiniões públicas e publicadas dos jornalistas e comentadores sobre a MMG (a pessoa e o estilo) resumem-se a dizer que 1) Não apreciam o estilo e 2) Gostam de ver o show, ou de o espreitar´- já o que pensam ou dizem em privado suspeito que seja muito diferente.Faz-me lembrar o tempo do Big Brother: ninguém apreciava, poucos assumiam que o viam…e depois as audiências eram enormes. Mistério? Não. Pura hipocrisia e voyeurismo não assumido. A classe jornalistica é assim. Hipócrita, cínica e voyeurista. Afinal, são portugueses.

    Gostar

  55. 30 Maio, 2009 14:11

    # 53.

    Caro Rui,

    é isso mesmo! Por isso também, ser um serviço público inestimável.

    Gostar

  56. José permalink
    30 Maio, 2009 14:15

    Os que detestam a MMG preferem o melífluo Crespo; a falsa sonsa Ana Lourenço ou o cretino Ricardo Costa. Nenhum deles incomoda o poder que está verdadeiramente. Nem o Crespo apesar de querer passar por isso.

    Gostar

  57. José permalink
    30 Maio, 2009 14:16

    Faltou-me o principal: o palerma da RTP1 que nem sequer nomeio.

    Gostar

  58. 30 Maio, 2009 14:34

    #53.
    “Todos os jornalistas são tendenciosos.”

    Se quer fazer generalizações, talvez fosse mais correto dizer:
    “Todos os maus jornalistas são tendenciosos.”

    A TVI é uma espécie de canal-Benfica.
    O bla-bla do costume e a perderem campeonatos.

    Gostar

  59. Kolchak permalink
    30 Maio, 2009 14:38

    A tensão entre Forma e Conteúdo é um velho problema Português.
    Talvez fruto dos séculos de Inquisição; talvez responsabidade das polícias políticas da 1.ª e da 2.ª repúblicas tendemos a dar mais importância à forma do que ao conteúdo. É esse, a meu ver, um dos sinais do nosso atraso e da nossa pobreza de espírito. É o que se passa com o programa de Manuela Moura Guedes: pode gostar-se ou não do estilo da jornalista; pode gostar-se ou não, até do conteúdo do programa; pode detestar-se o canal. Mas, numa sociedade democrática como suponho que ainda sejamos, a Imprensa Livre é um dos baluartes da LIBERDADE! Só vê o JORNAL de SEXTA QUEM QUER!

    Gostar

  60. jorge permalink
    30 Maio, 2009 15:22

    Este país tem graves problemas que, se em outubro o ps nao tiver uma maioria absoluta, poderão agravar-se ainda mais. As consequencias podem ser terriveis quer economicas quer sociais. Ora o jornal de sexta da tvi contribui, mesmo que inconscientemente, para denegrir o actual governo, em particular o PM.
    Atendendo às circunstância andou bem a autoridade de regulação e o conselho deontologico dos jarnalistas. Tambem aqueles que passam por aqui a alertar para o mau jornalismo da tvi e em particular do jornal de sexta, tem a sua razão e compete a cada um de nós fazer um esforço para acabar com a palhaçada das sextas feiras. É tempo de pensar primeiro no país

    Gostar

  61. caramelo permalink
    30 Maio, 2009 15:33

    Portanto, PMF, a MMG merece-lhe crédito, não é? É isso que interessa.

    Gostar

  62. caramelo permalink
    30 Maio, 2009 15:41

    O que é estranho é que ao mesmo tempo que dá crédito aos factos relatados pela MMG, aceite muito naturalmente o carácter abertamente tendendioso da mesma e que diga que isso é serviço público. O PMF sabe concerteza o que significa “tendencioso”, não sabe?
    Também não percebi o Rui. Então, diz que todos os jornalistas são tendenciosos, e ao mesmo tempo diz que a MMG é a única que se sabe ser tendenciosa? Não haverá aí um erro de lógica?
    Para mim, que sou um bocado conservador nestas coisas, ser tendencioso, no jornalismo (não na opinião, atenção) é pior do que ser incompetente. Descubro agora que a coisa, enfim, é pelo menos relativa. E pode até ser serviço público.

    Gostar

  63. Francesco permalink
    30 Maio, 2009 15:52

    Todos criticam a MMG, mas a verdade é que a sexta está lá tudo caído, por uma razão ou outra.

    Gostar

  64. José permalink
    30 Maio, 2009 15:53

    Todos dão palpites consoante o julgamento que fazem do jornalismo de MMG. Ninguém se dá ao cuidado de fundamentar esse julgamento, com factos concretos a justificar porque dizem isto ou aquilo de MMG. Quando muito justificam com outras generalidades de juizo de valor.

    E repetem este esquema em todos os julgamentos sobre tudo.

    Gostar

  65. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 15:55

    #60 – andam todos ansiosos para ver a explosão do botox ao vivo, já esteve perto.

    Gostar

  66. caramelo permalink
    30 Maio, 2009 15:59

    Nem todos, Francesco, nem todos… mas se calhar assim perco todos os factos da pregoeira da nação, paciência. não gosto, não aceito aquilo assim tão pacificamente como “factos”, desconfio, não gosto de cruzadas e caçadas, não vejo. Vejo a sic e a rtp, é a minha opção, que muitos dirão ser “moralmente reprovável”, mas paciência.

    Gostar

  67. caramelo permalink
    30 Maio, 2009 16:06

    61. José, respondo por mim. Já que fala em “julgamentos”, acontece que não gosto de jornalismo de “julgamentos”, como o que é feito pela MMG, daí, não vejo e se calhar até perco imenso, sei lá. Repare: todos os factos que ela relata podem ser perfeita e absolutamento verdadeiros. Como eu disse, da minha parte é só uma questão de crédito.

    Gostar

  68. caramelo permalink
    30 Maio, 2009 16:09

    Ah, e sou talvez demasiado picuinhas com esta coisa do jornalismo aberta e alegremente tendencioso. Coisa cá minha 😉

    Gostar

  69. 30 Maio, 2009 16:15

    De acordo JC.

    Ninguém quer perder o Jornal Nacional, porque é mau!

    Gostar

  70. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 16:33

    #61 – a moura desperta fetiche em gajo do norte e subtitui a farinheira no cozinhado à portuguesa.

    Gostar

  71. Joaquim Amado Lopes permalink
    30 Maio, 2009 16:45

    23. Anónimo:
    A questão é que as pessoas não são lorpas nem burras.
    Pois, na minha opinião, o que as sondagens têem repetidamente mostrado, p.e. com os resultados para o PS e BE e a popularidade de José Sócrates, é que (muit)as pessoas são de facto lorpas e burras.

    Mas liberdade é isso mesmo: cada um vota como quer e tem a opinião que quiser sobre a forma como os outros votam. E o resultado é que te(re)mos os representantes – deputados europeus e nacionais, Governo e autarcas – que merecemos.

    Raramente vejo o Jornal Nacional de sexta essencialmente por duas razões.
    A primeira é estética. Apesar do que tenho que ver todos os dias no espelho, não consigo estar a olhar para aquela cara e expressões por mais do que uns segundos de cada vez.
    A segunda é de estilo. Não gosto do estilo de MMG.

    De qualquer forma, tenho que reconhecer o inestimável serviço público que tem prestado com algumas das reportagens apresentadas. Independentemente de serem ou não encomendadas, nelas é mostrado o que mais nenhum orgão de informação tem coragem de mostrar e que devia ser notícia de abertura em todos os canais.

    Querem “enterrar” o Jornal Nacional de sexta? Basta demonstrar que os factos apresentados são falsos. Mas esse é o problema, não é?

    Gostar

  72. 30 Maio, 2009 17:13

    “Basta demonstrar que os factos apresentados são falsos. Mas esse é o problema, não é?”

    Aqui está o problema: a inversão do ónus da prova que este jornalismo opinativo provoca. Quando se “noticiam” factos de relevância criminal, objecto de investigação em curso, deve haver o máximo de rigor e reserva.
    Que garantias temos nós de que MMG apresenta factos? Que garantias temos nós de que os documentos (vídeos, emails) são verdadeiros?
    Factos investigam-se, sujeitam-se a contraditório e só no fim se julgam nos tribunais.
    O ónus da prova é de quem acusa.

    Gostar

  73. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 17:14

    Uns dias sao contra o politicamente correcto outras a favor. O Socrates parece q está a conseguir calar a tvi. A MMG esta a prestar um servico ao pais em nao seguir com o rebanho que é a sic e a rtp.

    Gostar

  74. José Manuel Santos Ferreira permalink
    30 Maio, 2009 17:32

    “14”

    Confessa
    Tens uma paixão escondida
    Excita-te

    Gostar

  75. 30 Maio, 2009 17:40

    A RTP é o canal que apresenta HÁ QUATRO ANOS os comunicados do gabinete do Sócrates e os «momentos Chavéz» diários.
    A par do DN e do JN.

    Não li nenhum comunicado do Conselho Deontológico do Sindicato dos jornalistas e ISSO é que é de facto MUITO GRAVE.

    A população portuguesa não é burra, meus meninos. Sabe ver as diferenças.

    Quanto aos factos apresentados por MMG … são factos de interesse público. É para isso que existe jornalismo e jornalistas.

    O »polvo» não gosta. Obviamente, não é verdade? O
    Está a desempenhar um PAPEL ESSENCIAL de serviço público. Sorry. Os portugueses apreciam.

    Parabens TVI e MMG.

    Gostar

  76. 30 Maio, 2009 17:47

    # 69

    “Que garantias temos nós de que MMG apresenta factos? Que garantias temos nós de que os documentos (vídeos, emails) são verdadeiros?”

    Se não fossem verdadeiros, a TVI estava em tribunal.

    Não aprecia o jornalismo de investigação, a área nobre do jornalismo. A área que incomoda o «polvo». Paciência.
    Pelas audiências, o povo português aprecia.

    Gostar

  77. 30 Maio, 2009 17:49

    Se há algo que HÁ 4 ANOS a RTP e a SIC não têm é contraditório.

    Jornalistas!?

    Não me façam rir …

    Gostar

  78. 30 Maio, 2009 17:52

    E a Câncio?

    Gostar

  79. 30 Maio, 2009 17:54

    A metamorfose do Estado do sr. Sócrates e da sua Imprensa teve hoje (e aqui) o seu vocabulário mercantil, agora inçado via serviço público da RTP. O inconcebível “anúncio” de “promoção da Antena 1” é uma ária bufa, resfolegando bem à labita de um Santos Silva ou empacotado à medida do piedoso Arons de Carvalho. Não por acaso, no vocabular anúncio entra a voz ronronante de Eduarda Maio, face conhecida do programa “Juiz Decide” e biógrafa romântica do “Menino d’Oiro”.

    Retratando muito bem o espírito da actual União Nacional, a virtuosa senhora jornalista (?) Eduarda Maio – paga com dinheiro público – observa um horror exibicionista às greves & outras tradições (presumidamente) “comunistas”. Não bastava a ar grave & patético do sr. Sócrates ou o autorizado gorjeio do aparecido Correia de Campos (cavalgando argumentos de mau gosto, hoje, na TVI24) contra manifestações e demais reparos públicos, constitucionalmente legislados, como tinha de surgir essa extraordinária senhora patrocinando essa assertiva consumação numa estação pública.

    Não há, aqui, nenhuma inconsciência da administração da Antena 1, pois as “ideias criativas” foram aprovadas em sede própria. Dispensa-se qualquer roupagem explicativa, desses senhores. Afinal, o que isto traduz, sem surpresa de maior, é a garantia total dos serviçais do sr. Sócrates em propagandearem his master voice. E de brincarem vergonhosamente com a miséria de muitos.

    Gostar

  80. 30 Maio, 2009 17:56

    CaRAMELO, supra #59

    Pois, a questão é que nem sempre a lógica – sobretudo se partirmos de pressupostos (talvez) precipitadamente distorcidos – não nos conduz ao resultado certo (embora lógico)!

    Na minha opinião, expressa no post, entendo que – repito: como se sublinha – há matéria factual (MATÉRIA FACTUAL) apresentada no dito telejornal que permite, mesmo dando os descontos de estilo e de parcialidade e tendenciosismo – aproveitar muita coisa! Mesmo muítíssima coisa, uma vez que, como já alguém disse atrás, mais nenhum canal ou serviço noticioso transmite.

    Por exemplo, a carreira do procurador que arquivou o primeiro processo contra Lopes da Mota é facilmente comprovável. Foram factos apresentados. Nem digo – nem a MMG teve a imprudência de dizer coisa alguma – que tenha sido uma carreira de favor; basta apresentar o percurso subsequente a tal arquivamento e ficarmos a saber que este é, no mínimo, um país de muitas coincidências … e coincidências felizes!

    Ora, gosto de saber estas coisas, tão somente isso. Por isso é que, apesar das reservas e dos descontos que dou, por regra ou exercício pessoal de filtragem (tal como foi sublinhado no post), gosto de ver MMG e o seu telejornal! Sempre vou conhecendo coisas (FACTUAIS) que se passaram e que os outros canais não costumam dizer.

    Gostar

  81. 30 Maio, 2009 18:00

    A VERDADE dói,

    A RTP e a SIC são uma merda.

    O DN e o JN são uma merda.

    O «menino de oiro» e Cª controlam tudo …

    Não controlam a TVI. A TVI não precisa do dinheiro do «menino de oiro» e Cª. É um projecto de sucesso.

    Liberdade de Informação.

    Gostar

  82. 30 Maio, 2009 18:03

    O sindicato dos jornalistas também está sequestrado pelo «polvo»

    Gostar

  83. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 18:06

    Gostos não se discutem. Há quem goste da tvi e não deslargam. Não se pode obrigar a que as pessoas evoluam à força. Tem de ser por iniciativa propria.

    Gostar

  84. Joaquim Amado Lopes permalink
    30 Maio, 2009 18:06

    69. Rb:
    Que garantias temos nós de que MMG apresenta factos? Que garantias temos nós de que os documentos (vídeos, emails) são verdadeiros?
    Refere-se, p.e., às imagens dos processos de projectos que José Sócrates afirmou serem seus e que foram assinados com o nome dele mas com letras de pessoas diferentes?
    Bem, quanto a esse caso em particular, não tenho qualquer dúvida de que são verdadeiros. Pela simples razão de que José Sócrates processou a TVI por passar o video em que Smith explica como foi pago o licenciamento do Freeport mas não a processou por essas imagens.

    Factos investigam-se, sujeitam-se a contraditório e só no fim se julgam nos tribunais.
    Isso é o que se devia passar em termos de Justiça. Infelizmente, como o provam casos sucessivos, não é o que acontece. Os processos ficam parados durante anos, são esquecidos em gavetas, arquivados por prescrição ou simplesmente desaparecem. Resta a comunicação social e a opinião pública.

    E, em termos de comunicação social e opinião pública, a comunicação social investiga e apresenta os factos e o público julga-os.
    Se os factos apresentados foram fabricados, os vizados queixam-se e vai a tribunal.
    Se os vizados não se queixam, o público tira as suas conclusões. Naturalmente, uma parte do público é insensível aos factos.

    O ónus da prova é de quem acusa.
    E as reportagens da TVI têem provado os factos apresentados através de documentos e entrevistas. Ou, para si, a prova só passa a existir depois de a sentença transitar em julgado?

    De qualquer forma, o carácter (na realidade, a falta de carácter) de José Sócrates está mais do que demonstrada quando processa alguns dos envolvidos no caso Freeport por usarem indevidamente o seu nome (e o “indevidamente” ainda está por provar) e até quem passou o video mas não o faz relativamente a Lopes da Mota no caso das pressões sobre magistrados (algo muito mais grave a nível de Estado e que Lopes da Mota assumiu publicamente e onde o “indevidamente” parece cada vez menos provável).

    Gostar

  85. 30 Maio, 2009 18:09

    Um exemplo. Do vídeo passado pela SIC de uns minutos de uma gravação (de horas!) ILEGAL dentro de uma sala de aula, a tal “entidade dos jornaleiros” fez sair algum comunicado a desancar na pivot da SIC?

    Gostar

  86. 30 Maio, 2009 18:11

    O pivot José Alberto Carvalho e os outros da RTP do Chavéz até faz dó. Vómitos.

    Gostar

  87. Joaquim Amado Lopes permalink
    30 Maio, 2009 18:11

    Sobre o contraditório, recordo-me do caso da “licenciatura” de José Sócrates. Este teve direito ao contraditório numa entrevista encomendada à RTP e em que as perguntas foram acordadas previamente. Os jornalistas não puderam confrontar José Sócrates com as suas próprias contradições nem com os argumentos absolutamente ridículos que apresentou (como o de ter mudado para a Independente porque “era próxima do ISEL”).

    De qualquer forma, dessa entrevista ficou uma ainda maior certeza de que a “licenciatura” foi de favor mas o caso foi ficando esquecido.

    Gostar

  88. Trinta e Quatro permalink
    30 Maio, 2009 18:19

    “Sobre o contraditório, recordo-me do caso da “licenciatura” de José Sócrates. Este teve direito ao contraditório numa entrevista encomendada à RTP e em que as perguntas foram acordadas previamente.”

    Nesse caso não foi um entrevista, foi tempo de antena, com a agravante de ser dissimulado.

    Gostar

  89. Bandarra permalink
    30 Maio, 2009 18:19

    Quando os ratos se afogam, chiam!
    Só se atiram pedras às árvores com fruta!
    Além de TVI, querem calar mais alguém?
    Há quem a chame “bocarra”, sem mostrar dimensões da sua própria abertura!Ou será porque habituados a serem identificados pela outra extremidade do canal?!

    Gostar

  90. 30 Maio, 2009 18:26

    O Expresso está na deles … até o PR foi atacado em vésperas de eleições.

    Gostar

  91. 30 Maio, 2009 18:33

    José Sócrates e a Igreja da Cientologia

    Nos países onde não foi banida, a Igreja da Cientologia criou um reinado de terror que usa como arma principal a litigação abusiva. Quem ousar denunciá-la ou criticá-la é processado; e mesmo que, na maioria dos casos, obtenha ganho de causa, não se livra de despesas legais que podem levar à insolvência. Para esta seita, o castigo dos herejes não é a fogueira; é a miséria.

    José Sócrates aprendeu a lição: nenhum primeiro-ministro tem posto tantos processos a tanta gente como ele. Geralmente, perde: os tribunais têm entendido, e bem, que o direito do cidadão ao seu bom nome não pode esvaziar o dever do político de se submeter ao escrutínio dos eleitores. Aos eleitores honestos interessa saber se um político é honesto ou não; e, não tendo acesso aos meios investigativos duma polícia profissional nem obrigação de seguir as regras de prova em vigor nos tribunais, resta-lhe formar uma opinião a partir dos media, dos antecedentes que conhece, das peças do puzzle que vai encaixando e até, muito legitimamente, da sua intuição pessoal.

    Com base nesta opinião, que não tem que ser uma certeza, o cidadão eleitor decide o seu voto; e com base nela tenta persuadir os outros cidadãos a votar num sentido ou noutro. Está no seu pleníssimo direito.

    É por pensar assim que eu já escrevi aqui que não quero que o cidadão José Sócrates seja preso sem que se prove a sua culpa no caso Freeport, mas também não quero que continue a ser primeiro-ministro sem que se prove a sua inocência. Tanto mais que José Sócrates, mesmo que seja inocente em relação a este caso, e que nunca tenha cometido um crime de corrupção tal como a lei o define, é indubitavelmente corrupto pela definição de corrupção que eu já aqui expus, que é política e não jurídica: corrupção é tudo o que converte poder político em poder económico ou poder económico em poder político. O recente chumbo no Parlamento dos projectos de lei contra o enriquecimento ilícito é apenas o último episódio numa longa série que torna clara (ou ainda mais obscura, vista por outro prisma) a posição do Partido Socialista em relação aos corruptos; e nãoserá preciso lembrar que tão ladrão é o que vai à vinha como o que fica à porta…

    Convém a José Sócrates confundir os dois planos e passar para a opinião pública esta confusão. É ela que lhe permite vitimizar-se, e é ela que lhe permite conduzir a verdadeira campanha de terror jurídico com que tem procurado silenciar os seus críticos. A sinceridade deste exercício seria mais convincente se não se dessem duas estranhas coincidências: a tentativa recente da parte do Governo de aumentar as custas judiciais, que já são exorbitantes, e o facto de as primeiras referências passadas pelo Governo para os media quanto à possível desejabilidade desta medida terem surgido na sequência dos diversos processos postos por professores e organizações de professores, geralmente com êxito, contra o Ministério da Educação.

    Um Estado que não consegue vencer os cidadãos pela razão ou pela lei; um Estado que tenta vencê-los pela ruina económica; um Estado que tenta pôr a Justiça fora do alcance das classes médias; um Estado que ainda por cima tem o privilégio de litigar gratuitamente não tem legitimidade para invocar a Lei que subverte por sistema, e muito menos a têm os titulares dos órgãos de soberania.

    E que tal se o Estado, em vez de poder litigar de graça, tivesse de pagar o dobro das custas judiciais do que pagam os cidadãos comuns? E que tal se os tivesse que indemnizar em dobro, em caso de eles obterem vencimento de causa, de todas as despesas em que tivessem incorrido ao longo do processo – incluindo as despesas de representação legal? E que tal se a mesma tabela valesse para os detentores de cargos políticos, para as grandes empresas, e para todos os casos de grande superioridade do poder do queixoso em relação ao do réu? Fala-se tanto em Estado de Direito – porque não havemos nós, cidadãos, de exigir um Estado de Direito a sério?
    http://www.legoergosum.blogspot.com/2009/04/jose-socrates-e-igreja-da-cientologia.html

    Gostar

  92. 30 Maio, 2009 18:46

    2007-03-18 – 00:00:00
    Entrevista: Marques Mendes
    Jornalista : Jorge Paula

    Marques Mendes, líder do PSD, acusa o primeiro-ministro de ter um projecto de poder pessoal perigoso para a democracia. Irónico, diz que o País só está melhor do que o Burundi e afirma que o aeroporto da Ota pode ser o pântano de Sócrates.
    Correio da Manhã – Gosta do estilo de José Sócrates?
    Marques Mendes – Não vou comentar estilos. O que acho é que a atitude que o primeiro-ministro tem utilizado é errada. Essencialmente porque tem a preocupação de atirar portugueses contra portugueses. É uma atitude política errada. É um pretexto, a alegada existência de privilégios de todas estas classes, como se de repente se tivesse descoberto que o País é formado por privilegiados. E sobretudo tem um objectivo muito mau: explorar o sentimento da inveja nacional.
    – Da inveja?
    – Da inveja nacional. No momento em que ataca um sector está a colocar na prática portugueses contra portugueses. Um segundo aspecto negativo na sua atitude é a tentação que se nota de um controlo enorme do poder. Eu alertei em Dezembro para o facto de o primeiro-ministro parecer ter um projecto pessoal de controlo de poder, de acumulação de poder.
    – O tempo deu-lhe razão?
    – Três meses depois já perceberam que não era um ponto de vista partidário, mas sim a constatação de uma realidade.
    – Está a referir-se ao recente anúncio de concentração de poderes policiais?
    – É o último exemplo e dos mais perigosos, mas não é o único.
    – Quais são os outros? A Comunicação Social?
    – Há uma preocupação enorme de controlo na Comunicação Social, nos centros de decisão económica, na Justiça, na investigação criminal e mais recentemente nas polícias. Já não é uma questão partidária. Tem a ver com a qualidade da nossa democracia. Isto não é autoridade. É abuso de poder. É confundir maioria absoluta com poder absoluto.
    – A Comunicação Social está a ser objecto de diversas medidas polémicas. O que é que vai fazer?
    – Neste domínio da Comunicação Social há uma preocupação crescente de controlo, um controlo cada vez mais apertado. Nesta matéria todos os partidos têm pecados. Mas os Governos anteriores, de todos os partidos, em comparação com este, são uns meninos de coro.
    – Também teve a tutela da Comunicação Social.
    – Todos os Governos têm essa tentação. Estou a reconhecer isso. Agora, repito, em comparação com o que se está a passar, são todos meninos de coro.
    – E Sócrates não é um menino de coro.
    – Não. Acho que não é tanto um projecto partidário. É muito pessoal. É o poder em sectores nucleares na mão de uma pessoa só. E em democracia isto não pode acontecer. A democracia é o regime do equilíbrio de poderes.
    – O que é que o PSD pode fazer para contrariar esse projecto pessoal?
    – É o que temos feito. Denunciar a situação.
    – Mas se a situação é tão grave não pensa alertar o Presidente da República?
    – Cada coisa a seu tempo.
    – Está a renascer o Estado policial? É perigoso para a democracia?
    – É perigoso e afecta a qualidade da democracia. Eu alertei em Dezembro para esta situação e agora vastos sectores, que não têm nada a ver com o PSD, dão-me razão. Está em curso este projecto de poder pessoal. A denúncia que fizemos está a seguir o seu curso e acho que a força da opinião pública é o instrumento essencial para que o Governo recue em intenções que não são boas para a democracia.
    (…)
    – Como é que explica, então, a posição irredutível do primeiro-ministro? Por ser teimoso? (OTA)
    – Esta teimosia é grave. E só há uma explicação: como a situação do País é grave, os resultados são nulos e não tem nada para apresentar ao País, quer a toda a força mostrar obra.
    – É um alibi?
    – É uma tentativa de mostrar que afinal há qualquer coisa, há obra, para tentar desviar as atenções dos problemas reais quer na economia, quer na saúde, quer no desemprego. E para isso tenta criar um elefante branco, fazer um erro colossal.
    – Que pode ser fatal para Sócrates?
    – Olhe, Sócrates pode acabar no pântano do aeroporto da Ota se não tiver o bom senso de recuar. O Governo não pode querer resolver o seu problema à custa do dinheiro de todos os portugueses.
    – É tão grave que levou o problema a Cavaco Silva?
    – Ao fim de um ano foi a primeira vez que pedi uma audiência ao Presidente da República. Mas este caso é sério demais, porque podemos estar perante um erro colossal, porque a teimosia pode levar a um disparate que compromete os próximos Governos e Orçamentos.
    (…)
    – Há causas para a corrupção. Quais são?
    – Olhe, digo isto com algum exagero, mas reconheço que cada lei que se faz em Portugal é um convite à corrupção. Porque são complexas e burocráticas

    Gostar

  93. 30 Maio, 2009 18:54

    Tempos de antena.

    Gostar

  94. 30 Maio, 2009 18:55

    VITAL, O ORDINÁRIO CANDIDATO

    Num jantar na Marinha Grande – no tempo em que Soares lá foi agredido, Vital ainda estava ao lado dos que o agrediram – o candidato Vital dirigiu-se à presidente do PSD como a “ela”. “Ela” para cá, “ela” para lá «tem» de dar explicações ao candidato Vital sobre o BPN. Para além de ordinário – Ferreira Leite é uma senhora e um professor de Coimbra tem obrigação de distinguir uma senhora de, por exemplo, uma Ana Gomes – Vital não parece estar à altura do cargo cosmopolita a que se candidata. Para secundar Vital, o invisível presidente da CML fez uma gracinha sugerindo que o PS não tem vergonha, nem do seu admirável líder nem do seu improvável candidato. Nem na cara, acrescento eu. Um bimbo será sempre um bimbo. Mesmo que lhe tenham colocado o António Manuel (ex-assessor de Sampaio em Belém) por perto para controlo imediato de danos.
    http://www.portugaldospequeninos.blogspot.com/2009/05/vital-o-ordinario-candidato.html

    Gostar

  95. Saloio permalink
    30 Maio, 2009 18:58

    Não simpatizo particularmente com MMG, e já por diversas vezes no passado telefonei para a TVI a queixar-me da sua atitude.

    Quando ela foi afastada do écran, fui dos que aplaudiram.

    Contudo, desde que ela retomou o lugar às sextas-feiras, e encabeçou um comportamento de denúncia aos nossos actuais governantes, recomeçei a ouvi-la.

    É que mais ninguém em Portugal assume tal papel: como todos sabemos, a comunicação social nacional é esmagadoramente servil para com o PS – a começar pelo patrão da SIC/Expresso que todos os meses anseia por mais publicidade/lucros.

    A especial atracção dos boys de José Sócrates pelo dinheiro (Vitorino, Vitalino, Coelhone, Felgueiras, Vara, etc.), que tem levado na sua esteira outros novos amigos de diferentes credos políticos, como José Júdice, Dias Loureiro e Pina Moura, ou simplesmente com sede de poder, como o Dr. Marinho Pinto, tinha a completa protecção dos nossos “jornalistas”, que convenientemente fechavam os olhos às negociatas milionárias (veja-se o livro “Contos Morais”).

    Porque é que pensam que a biografia de Sócrates foi “apresentada” ao público por Dias Loureiro?

    Com o passar dos primeiros tempos desta legislatura, a RTP deixou-se dominar completamente pela propaganda socialista, via SS(Santos Silva), passando a ser um mero emissor seu ou, como se dizia no passado, uma “correia de transmissão”.

    Aqui, entrou a MMG.

    Acho que se pode dizer que o telejornal das sextas-feiras da TVI foi um produto, uma consequência, ou uma reacção ao completo domínio do PS nos média cá do rectângulo.

    Por isso, tenho de aplaudir a atitude denunciante e acusatória de MMG contra os gatos-gordos do regime.

    Foram eles que a fizeram!!!!!!!!!!

    E quem é que não gosta do que ela diz contra eles: não são os pobres e os simples – mas apenas quem enfia a carapuça, e sente que ela lhe está a fazer coçigas nos seus interesses instalados.

    Digo eu…

    Gostar

  96. 30 Maio, 2009 18:58

    “Tempos de antena.”

    Errado. Militante do PS.

    Gostar

  97. Ensimesmado permalink
    30 Maio, 2009 18:59

    Fosse a menina dos meus olhos puta
    e fornicara com as televisões
    as duas novas da greta e da gruta
    e as duas velhas pelas mesmas razões

    rectangular e omnipresente nesga
    que tem pra tudo as melhores soluções
    fosse a menina dos meus olhos vesga
    logo lhe dera as suas atenções

    ai fosses tu menina dos meus olhos
    com teus lacinhos e caracóis
    a inocência vai nos entrefolhos
    e fica a pátria amada em maus lençóis

    entram pelas casas sem ser convidados
    tempos de antena e outros futebóis
    ficaram todos mais bem informados
    opinião pública dos o…rinóis

    são cus e mamas a dançar de gatas
    mailas gravatas dos seus figurões
    as euforias ficam mais barata
    se domesticam-se as excitações

    pobre menina ficas à janela
    depenicando as tuas distracções
    lavas a loiça fazes a barrela
    mas essa merda não cede às pressões

    os antropófagos das nossas dores
    tomaram conta da aldeia global
    fazem milhões a converter horrores
    em audiências de telejornal

    o insuportável torna-se rotina
    e a realidade já é virtual
    a dor da gente é inesgotável mina
    que lhes rentabiliza o capital

    as reportagens e as telenovelas
    juntam os trapos pezinhos de lã
    com a verdade ali a olhar pra elas
    histórias da civilização cristã

    já não é sangue o líquido vermelho
    que nos reserva o dia de amanhã
    e tu menina vais-te vendo ao espelho
    e sofres dos dois lados do ecrã

    noventa e quatro chegou à cidade
    noventa e oito está quase a chegar
    fez vinte aninhos a nossa liberdade
    já é bem tempo de a desvirginar

    e se o dinheiro não dá felicidade
    televisões bem a puderam dar
    talvez que para manter a sanidade
    eu chegue ao ponto de ter que cegar

    e a menina dos meus olhos há-de
    conseguir ver para além do meu olhar

    Gostar

  98. José Barros permalink
    30 Maio, 2009 19:12

    Acho que ter esta visão do país – de coisas que por cá se passam com alguma frequência (repare-se, mesmo prescindindo dos comentários de MMG) – é um verdadeiro serviço público de importância inestimável! – PMF

    A questão é mesmo essa: se há serviço público noticioso é o jornal de sexta-feira da TVI, não haja quaisquer dúvidas sobre isso. A verdade é que se não fosse a TVI assuntos gravíssimos como o Freeport, a Cova da Beira ou o ajuste directo do negócio do Magalhães seriam varridos para debaixo do tapete como aliás costumava acontecer com a generalidade dos negócios ruinosos do Estado e com o concubinato permanente entre empresas e certos ministérios. Pesando num prato da balança o estilo sensacionalista de MMG e no outro o valor acrescentado que representa para a democracia e para os eleitores o conhecimento de como o dinheiro dos seus impostos é tratado pelos governantes e como os fenómenos da corrupção e do tráfico de influências funcionam em Portugal é mais do que evidente que a balança favorece claramente a TVI e o serviço que presta aos espectadores. Perante esta conclusão que, repito, é evidente, as intervenções da ERC ou do sindicato de jornalistas são cortinas de fumo que tentam descredibilizar o único órgão de informação que coloca a nu os desmandos do governo. A ERC e o sindicato são muito obviamente a voz do dono. A sua intervenção só dá razão à TVI e ao trabalho que tem vindo a desempenhar.

    Gostar

  99. José Barros permalink
    30 Maio, 2009 19:18

    Portanto, PMF, a MMG merece-lhe crédito, não é? É isso que interessa. – Caramelo

    É evidente que merece crédito. Alguma notícia sobre a Cova da Beira ou o Freeport foi até agora desmentida? Sendo a resposta um “não” rotundo, tal significa muito simplesmente que as investigações da TVI são credíveis. É disso sintomático que a ERC não tenha apresentado nenhum facto que desminta as reportagens analisadas, limitando-se a arguir a violação do dever de isenção que, em abono da verdade, nenhuma estação televisiva respeita. A começar pela RTP, evidentemente.

    Gostar

  100. 30 Maio, 2009 19:21

    Como se a “corrupção e o tráfico de influências” não abrangesse igualmente a TVI… com outros “clubes”.

    Gostar

  101. 30 Maio, 2009 19:52

    O desordenado
    2009-05-25

    António Marinho Pinto está para o PS de Sócrates como o estão Vitalino Canas, Augusto Santos Silva ou Pedro Silva Pereira. É um indefectível. Tal como Sócrates, Marinho Pinto vê em tudo o que o prejudica uma urdidura de travestis do trabalho informativo. Tal como Sócrates, o Bastonário dos Advogados vê insultos nos factos com que é confrontado. E reage em disparatado ultraje e descontrolo, indigno de quem tem funções públicas. Marinho Pinto na TVI foi tão sectário como Vitalino Canas ou Santos Silva e conseguiu o prodígio de ser mais grosseiro numa entrevista do que Sócrates foi na RTP e Pedro Silva Pereira na SIC. É obra. Marinho Pinto não tem atenuantes. Não trabalhou no Ministério do Ambiente de Sócrates e, que se saiba, não faz parte do seu núcleo duro. É pois de supor que não esteja vinculado ao voto de obediência cega que tem levado os mais próximos de Sócrates à defesa do indefensável, à justificação do injustificável e a encontrar razão no irracional. Não tendo atenuantes, Marinho Pinto tem agravantes. O Estado de direito delegou na Ordem dos Advogados importantes competências reguladoras de um exercício fundamental para a sociedade. O Bastonário tem que as exercer garantindo uma série de valores que lhe foram confiados pelos seus pares. O comportamento público do Bastonário sugere que ele está a cumprir uma bizarra agenda pessoal com um registo de regularidade na defesa apaixonada de José Sócrates e do PS. O que provavelmente provocou em Marinho Pinto o seu lamentável paroxismo esbracejante em directo foi a dura comparação entre as suas denúncias sobre crimes de advogados e os denunciantes do Freeport. Se a denúncia de irregularidades na administração de bens públicos é um dever, a atoarda não concretizada é indigna. O que o Bastonário da Ordem dos Advogados disse sobre o envolvimento dos seus pares nos crimes dos seus constituintes é o equivalente aos desabafos ébrios tipo: “são todos uns ladrões” ou “carrada de gatunos”. Elaborações interessantes e de bom-tom, se proferidas meio deitado num balcão de mármore entre torresmos e copos de três. Presumo que a Ordem dos Advogados não seja isso. Nem sirva de câmara de eco às teorias esotéricas do Bastonário de que a Casa Pia foi uma Cabala para decapitar o PS ou que o Freeport é uma urdidura politico-judicial-jornalistica. Se num caso, um asilo do Estado com crianças abusadas fala por si, no outro, um mega centro comercial paredes-meias com a Rede Natura, tem uma sonoridade tão estridente como o grito de flamingos desalojados. A imagem que deu na TVI foi de um homem vítima de si próprio, dos seus excessos, do seu voluntarismo, das suas inseguranças e das suas incompetências. Marinho Pinto tentou mostrar que era o carrasco do mensageiro que tão más notícias tem trazido a José Sócrates. Fê-lo vociferando uma caterva de insultos como se tivesse a procuração bastante passada pelo Primeiro Ministro para desencorajar e punir este jornalismo de pesquisa e denúncia que tantas e embaraçosas vezes tem andado à frente do inquérito judicial. E a verdade é que sem o jornalismo da TVI não havia “caso Freeport” e acabar com Manuela Moura Guedes não o vai fazer desaparecer.
    http://www.jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=M%E1rio%20Crespo

    Gostar

  102. Ramalho permalink
    30 Maio, 2009 20:09

    Tende calma que bem fazemos por merecer isto e muito mais. Com o calor o caldo verde vai começar a azedar. Oh se vai! E teremos que o comer até ao fim que outra coisa não nos será dada a provar. É dura a realidade? Jejum e penitência que é uma prova a que não podemos fugir. Portai-vos ao menos agora como homens já que até aqui foi o que se viu.

    Gostar

  103. tina permalink
    30 Maio, 2009 21:32

    “Portanto, PMF, a MMG merece-lhe crédito, não é? É isso que interessa. – Caramelo”

    Não acredito que haja alguém que não tenha dúvidas sobre a honestidade de Sócrates. Depois de se saber que, por exemplo, teve como professor de 4 cadeiras um amigo envolvido em vários escandâlos de corrupção, não pode haver ninguém que não lhe passe pela cabeça até que ponto Sócrates não passou por favor. Quando se sabe que Sócrates conseguiu comprar apartamentos caríssimos com o salário que declara no IRS, aposto que todos se perguntam de onde virá o dinheiro. Depois de aparecer um inglês a dizer que Sócrates é corrupto, é só muito natural que as pessoas se indaguem até que ponto isso é verdade.

    MMG segue estas pistas todas e tenta ir mais longe. Num país, onde a justiça é conhecida por ser ineficiente e os culpados por ficarem impunes, é bom saber que existem pessoas determinadas a investigarem a verdade. Espero que MMG e a TVI percebam quão importantes são para o país, e que percebam também o alívio que muitos sentem por finalmente alguém se ter cansado de ouvir e calar e ter resolvido reagir a sério.

    Gostar

  104. nem estranho não estranhar permalink
    30 Maio, 2009 21:36

    “Todos os jornalistas são tendenciosos. A vantagem, com a MMG, é que todos sabemos disso.”.

    É uma forma desagradável de pôr as coisas. Este comentário é tendencioso, como são quase todos os que atacam o estilo e querem ferir o trabalho jornalístico que existe mesmo, por muito que não o detectem com tão pueril argumentação.

    As notícias podem ser escritas de muitas maneiras, acreditem ou náo. Com mais sal ou menos pimenta, depende do que se pretende valorar e dar ao público de mais tangível e notório.

    Os “tendenciosos” parecem ser os jornalistas do Conselho Deontológico, onde costumam, aliás, agrupar-se muitos “paus-mandados” do regime. Por isso há muito deixei o Sindicato, ainda no tempo daquele Óscar inenarrável Mascarenhas a quem, uma vez, muito justa e judiciosamente, o Independente deu precisamente um Óscar Mascarenhas…

    Se já é difícil apercebermo-nos da Informação em Portugal pela leitura de jornais, entregues a grupos e interesses económicos, pela televisão é quase impossível. Valha-nos o telejornal de MMG, por defeitos que possa ter (e tem-nos), porque é uma pedrada no charco que os outros fazem. No charco onde muitos anónimos rebolam de gozo com o situacionismo e aqui vertem o seu fel. Mas um charco cujos contornos começam muitos portugueses a vislumbrar, antes anestesiados pelos jornais televisivos do regime que há muito deixei de ver.

    Concordo com o PMF.

    Só não percebo a alusão ao Paraguai de Stroessner, tal como a reportagem da TVI aludiu a Aruba “uma ilha na América do Sul” (falta de rigor) e antes, sobre os médico-piratas, não mostrou a diferença de Kuala Lumpur e Langkawi, já que não deve ser difícil arranjar um mapa da Malásia, apontar os locais e ter imagens de ambos.

    Gostar

  105. Anónimo permalink
    30 Maio, 2009 21:48

    Cara Tina
    Nem mesmo esse teu panegírico me fará aturar a Boca Suja Guedes.

    Gostar

  106. Caroço permalink
    30 Maio, 2009 21:50

    Médicos piratas em Langkawi? Deviam ser presos sim mas por mau gosto. O mar é baixinho, o fundo lodoso e os arrozais ali perto enchem os hotéis de mosquitos. Os destinos interessantes na Malásia não são esses.

    Gostar

  107. 30 Maio, 2009 22:49

    #103 – Nem Estranho Não Estranhar:

    a referência ao Paraguai de Stroessner foi uma expressão…mas talvez, de certo modo, desprestigiosa para esse Paraguai.
    Tudo parece ser uma rede (de amigos e conhecidos). Tudo parece girar em circuito fechado, entre meia dúzia de pessoas (tal como nesse Paraguai, 90% do respectivo território era propriedade de 200 pessoas). Ademais, a questão da corrupção nem se colocava: as “coisas” (negócios, utilizações para fins privados dos recursos públicos, etc.) faziam-se sempre (SEMPRE) assim (em circuito ultra fechado, com corrupção q.b. que até nem era, uma vez que estava institucionalizada, etc.), e pronto!

    Gostar

  108. 30 Maio, 2009 23:07

    #73
    “Se não fossem verdadeiros, a TVI estava em tribunal.”

    Se a pusessem em tribunal logo seriam acusados de tentar calar o mensageiro. Além de que os jornalistas, têm sempre o muito confortável sigilo das fontes de informação. Por isso é que lançam lama para cima das pessoas sem que haja ricochete.

    Gostar

  109. portela menos 1 permalink
    30 Maio, 2009 23:16

    eu prefiro ter um jornal de noticias da MMG na tvi e possibilidade de criticar, do que não ter escolha e ter uma televisão à Estado Novo.

    Gostar

  110. 30 Maio, 2009 23:19

    eu até acho que se devia criar um telejornal só sobre o caso freeport

    Gostar

  111. 30 Maio, 2009 23:27

    Vai ser criada uma capela no Freeport para os crentes fazerem romarias.

    Gostar

  112. tina permalink
    30 Maio, 2009 23:27

    “Nem mesmo esse teu panegírico me fará aturar a Boca Suja Guedes”

    Compreendo. Já veio para aqui um comentador dizer que não fazia mal nenhum que Sócrates tenha aceite subornos pelo Freeport porque ele até conseguiu resultados. E este comentador também dizia muito mal de MMG.

    Gostar

  113. 30 Maio, 2009 23:28

    A imagem de Santa Manuela Moura vai estar no pórtico.

    Gostar

  114. 31 Maio, 2009 00:18

    Talvez, até, um canal, o Freeport Chanel.

    Gostar

  115. 31 Maio, 2009 01:44

    # 103

    Pelo seu «comentário» deduz-se quem é – é um suíno da laia do palhaço do “cantigas”.

    Comece por lavar os dentes. Cheira mal da boca.

    Gostar

  116. 31 Maio, 2009 01:54

    A Agenda de Pinto Balsemão
    com VÍDEO
    Por Pedro Morgado
    A obsessão de Ricardo Costa em criticar o PSD leva a situações de um ridículo inexcedível como esta. Uma, duas, três, quatro… dez, onze, doze. São doze as estrelas da bandeira da União Europeia! Que nome se dá a esta espécie de jornalismo?
    http://www.avenidacentral.blogspot.com/2009/05/agenda-de-pinto-balsemao.html

    Gostar

  117. A Nelita voltou? permalink
    31 Maio, 2009 02:28

    A Nelita voltou a apresentar o jornal nacional de 6ª? Pensei que tinha sido despedida. hee.. hee… estava a brincar… Acho que a partir de agora vai deixar de ter observações estupidas… digo eu!

    Gostar

  118. 31 Maio, 2009 02:43

    “A Impresa (em má situação financeira) de Pinto Balsemão cumpriu a sua missão.

    Hoje o Expresso chama à colação um investimento em acções do BPN do Presidente da República. É ilegítimo ter um lucro em acções?

    A que propósito vem esta compra e a venda das acções do grupo SLN por parte do PR quando toda a gente já a conhecia.

    Fait-divers!

    A SIC contrapõe a intervenção de Mário Nogueira na manifestação com um comício eleitoral de José Sócrates em directo!

    José Sócrates teve direito àquilo que nenhum outro partido teve em campanha eleitoral: a transmissão de um seu comício (cerca de 20 minutos) em directo.

    “1 – Mário Nogueira é entrevistado à hora do almoço pela SIC em plena praça do Marquês. Questionado pela jornalista “se a Fenprof apelaria para não votar no PS”, MN responde que “cada professor decide em sua consciência”

    2 – Mário Nogueira na intervenção frente aos professores apela à não renovação de maiorias.

    3 – A Sic logo após a intervenção de Mário Nogueira decide transmitir em directo, em PLENA CAMPANHA ELEITORAL, o comício de José Sócrates, onde este dissimuladamente instiga o ódio aos docentes.”

    Gostar

  119. 31 Maio, 2009 02:54

    toino disse
    31 Maio, 2009 às 2:43 am

    Mas como é que o senhor consegue ler um jornal e não ler o que lá está escrito.
    Não reparou que se falava da SLN e não do BPN?
    Mude de óculos.

    Gostar

  120. 31 Maio, 2009 03:44

    perante o panorama geral de subserviência invertebrada ao PS e BE, dos “jornalistas” e Entidades, a TVI é uma lufada de ar fresco. E presta um grande serviço à democracia! Esperemos k tenha poder económico para resistir aos garrotes da Prisa e do Governo. Quanto ao estilo, essa descrição assenta k nem uma luva na SIC. Vc trocou os canais. Então o RCosta e o Ribas metem dó com tanta arrogância.

    Gostar

  121. 31 Maio, 2009 03:46

    Pelo menos a rapagriga é muito bela, concordo com quem diz que há muito canais para se escolher, verdade que a crítica é livre assim comos os canais.

    Gostar

  122. Anti-Liberal permalink
    31 Maio, 2009 04:47

    Em resumo: uma merda. Não vai ser fácil de limpar…

    Nuno

    Gostar

  123. Anónimo permalink
    31 Maio, 2009 10:05

    tom dos comentários confirma as sondagens e as contagens na avenida.

    Gostar

  124. lica permalink
    31 Maio, 2009 16:48

    casse-se a licença à tvi dizem os ps’s

    santifique-se a MMG dizem os outros

    Viva o benfica dizem os benfiquistas

    Morra o L filipe Vieira dizem os outros

    e a merda continua até à derrocada final

    Gostar

  125. Tribunus permalink
    31 Maio, 2009 18:16

    Infelizmente, isto de directores de meios de informação anda muito por baixo, jornalistas, è tudo marrecos atentos veneradores e obrigados.
    Para alem do Cerejo do Publico e Manuela da TVI, o que conseguimos saber deste país?
    Nada, aldrabices, desmentidos, e outras ordinarices, ditas com desprezo pela opinião publica!
    Manuela Moura Guedes, não diz nada que a estação TVI não possa provar, então porque está a choldra dos bem colocados na vida deste país preocupada? Palmas para quem faz jornalismo a sério
    querem voltar para os coroneis do outro tempo? isso quer o sr. silva……………….

    Gostar

  126. manuel permalink
    31 Maio, 2009 23:50

    Na gíria popular quando se vê alguém com tanto ódio como a Manuela Moura Guedes,diz-se que tem falta de homem. Será que alguém não pode ajudar o marido? Eu sei que com aquela cara horrorosa é difícil, mas seria um dever patriótico a bem da dignidade jornalística.

    Gostar

  127. artur mendes permalink
    1 Junho, 2009 00:00

    Manelinha… olha pelas tuas rugas…
    Começa os Telejornais com noticias deste teor:

    Sua Excelencia o pm, foi recebido em apoteose pelos alunos da Escola…
    Sua Excelencia o pm, foi aclamado pelo povo da região da Cova da Beira…
    Sua Excelencia o pm, acaba de inaugurar a inauguração de mais uma inauguração …
    Sua Excelencia o pm, inaugura o molde da sua futura estatua a inaugurar no dia…

    E ver´s que a ERC…te deixará na santa paz!

    Gostar

  128. manuel permalink
    1 Junho, 2009 01:48

    Artur do 129, não sei se resulta porque a minha não precisa, é uma pessoa equilibrada e feliz, mas estás a perguntar porque precisas de ajuda para a tua?
    Não vale a pena achares que só porque a Manuela diz mal do Sócrates vira herói nacional, na verdade dizer mal das pessoas hoje é o mais fácil.
    Na verdade não tem a menor consequência, é mesmo o desporto preferido dos medíocres sentem-se realizados quando dizem mal dos políticos dos artistas, dos empresários dos colegas que conseguiram singrar na vida etc. É a sua maneira de se sentirem um pouco realizados.
    Só é pena é que continuem a dizer mal, em vez de tentarem fazer algo de útil para eles e para o Pais, como fazerem uma empresa que ganhe dinheiro para pagar impostos e que empregue as pessoas que estão desempregadas.
    Parece que já estou a pedir demais!

    Gostar

  129. 1 Junho, 2009 02:00

    Partido Socialista deixa cair Vítor Constâncio

    Direcção da bancada parlamentar socialista já interiorizou ser impossível ilibar o
    governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, face aos indícios da actuação
    negligente daquela instituição face ao que se passava no Banco Português de Negócios,
    obtidos pela comissão parlamentar de inquérito ao chamado ‘caso BPN’.

    O PS já decidiu: vai deixar cair Vítor Constâncio. O relatório final da comissão
    parlamentar de inquérito ao BPN será crítico para com a actuação do governador do Banco
    de Portugal neste caso. E sê-lo-á com o consentimento da maioria socialista na comissão.

    Face à acumulação de indícios na comissão de inquérito apontando para uma actuação
    negligente do banco central face ao Banco Português de Negócios, a direcção da bancada
    parlamentar socialista já percebeu que é impossível ilibar Constâncio. Isto por mais
    importante que seja a ligação histórica do governador ao PS (foi secretário-geral do
    partido de 1986 a 1989). “É impossível não criticarmos”, admitiu ontem ao DN um membro da
    direcção parlamentar socialista.

    Resta agora saber as consequências políticas que terá sobre a continuidade de Constâncio
    como governador a aprovação de um relatório crítico da comissão de inquérito. Por lei, um
    processo de exoneração forçada é muito complexo, tendo que passar pelo Banco Central
    Europeu, que nos seus estatutos garante a independência dos chefes dos bancos centrais
    face aos respectivos governos. A nomeação ocorre por proposta do ministro das Finanças,
    em resolução do Conselho de Ministros.

    Falhando o apoio do PS na comissão parlamentar de inquérito, isso significa que deixa de
    existir o apoio do respectivo Governo. Foi um governo do PS que nomeou Constâncio
    governador pela primeira vez (Fevereiro de 2000) e foi um Governo do PS (o actual) que o
    reconduziu (Maio de 2006). O consulado do ex-secretário-geral do PS à frente do banco
    central “apanhou” todo o processo de degradação do BPN, que levou à necessidade, inédita
    desde o período revolucionário, de o Governo nacionalizar o banco, para evitar a sua
    falência. O “buraco” no BPN está avaliado em 1800 milhões de euros.

    A constatação, pelo PS, de que é impossível ilibar o governador de responsabilidades no
    caso, será, no conjunto das pressões para que Constâncio se demita, uma espécie de cereja
    no topo do bolo.

    As vozes mais veementes defendendo que se deve demitir têm-se ouvido no CDS. Começando
    por Paulo Portas, líder do partido, e acabando em Nuno Melo, o coordenador dos deputados
    centristas na comissão de inquérito. Em Novembro do ano passado, face a exigências de
    Portas para que se demitisse, Constâncio respondeu: “Nada me pesa na consciência em
    termos de ter cometido qualquer acto, deliberado ou por omissão, para ter contribuído
    para esta situação.”

    O PCP exige o mesmo. Anteontem o deputado Honório Novo, membro da comissão parlamentar de
    inquérito, afirmou que “Vítor Constâncio já tem matéria de facto e de conteúdo para ter
    pedido a sua demissão.” Fê-lo quando confrontado com o facto de o Banco de Portugal ter
    recusado enviar vários documentos requeridos pela Assembleia. “A punição para o crime de
    desobediência qualificada está definida no código penal com pena de prisão ou multa”,
    comentou o parlamentar comunista. O Bloco também há tinha pedido a demissão do
    governador. Constâncio disse ontem, no Parlamento, que a oposição lhe faz exigências de
    supervisão que transformariam o banco central numa espécie de “KGB e FBI juntos”.

    Na oposição, o PSD foi, até agora, o único partido que não exigiu a Constâncio que se
    demitisse. Na verdade, dentro do PSD, só o ex-líder Luís Filipe Menezes se pronunciou
    nesse sentido. Em Março passado, num jantar promovido por um blogue do Porto, o
    presidente da câmara de Gaia disse que “há muito” que Constâncio se deveria ter demitido
    do cargo. “Não digo que tenha tido algo a ver [com o escândalo no BPN] mas Jorge Coelho
    também nada teve a ver com a queda da Ponte de Entre-os-Rios e demitiu-se quando ela
    aconteceu”, disse.

    Já em Janeiro do ano passado, Menezes tinha pedido o mesmo – então ainda líder do PSD –
    por causa do escândalo à volta do BCP. “Queremos saber se o governador do Banco de
    Portugal há três anos sabia exactamente o mesmo que soube dias atrás quando tomou a
    iniciativa de inibir um conjunto de administradores do BCP. Se isso se vier a verificar
    nós vamos exigir que seja demitido, que seja afastado do seu cargo”, disse então.
    http://www.dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1246049

    Gostar

  130. 1 Junho, 2009 07:56

    “No dia seguinte apresentar-se-ia na Rua da Palmeira com um saco donde retiraria massos de notas de cinco mil escudos, no total de cerca de cinquenta mil contos(…). O dinheiro não fora entregue a Melancia e em Abril de 1988 Peter Bier oferece uma dádiva à Emaudio ou a quem o Presidente da República decidisse(…). Mário Soares nomearia então Almeida Santos e seu filho para proporem uma solução e mediarem o conflito (…). Pouco tempo antes tinham sido recebidos os cinquenta mil contos da Weidleplan e outras contribuições por intermédio de Almeida Santos”.
    Rui Mateus

    A Procuradoria-Geral da República manteve sempre um silêncio sobre estas actividades criminosas.

    Gostar

  131. caramelo permalink
    1 Junho, 2009 10:35

    81.

    PMF, que a MMG apresente elementos factuais de vez em quando, não duvido. Duvido é que apresente todos, tendenciosa como é, e portanto… E para além disso tudo, chateia-me esta elevação da MMG a autoridade moral e consciência do país, desculpem lá.

    Gostar

  132. Luis Castro permalink
    1 Junho, 2009 11:10

    Este noticiário é um claro exemplo de como em Portugal confundimos forma com conteúdo.
    Para nós tudo o que é sério tem de ser sizudo. Os nossos académicos são normalmente maçadores e aborrecidos, porque, lá está, são sérios.
    O jornal Nacional da TVI tem um estilo moralista que é irritante. Tão irritante como o estilo moralista do Governo, através de Santos Silva, por exemplo.
    Mas quanto ao conteúdo, é o espaço do jornalismo televisivo mais livre em Portugal. É um espaço abertamente contrapoder. ótimo. Só num país em que quase todo o jornalismoa alinha tipo carneirada com as versões oficiais do governo é que isso causa espanto e surpresa.
    este governo já governa há quase 5 anos. É altura de pedir contas e resultados. E ver que há uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma.

    Gostar

  133. gigisaiao permalink
    1 Junho, 2009 17:39

    O nivel dos jornalistas da SIC é imcomparável aos da TVI. A Clara de Souza personaliza, a meu ver, um bom exemplo de jornalismo responsável. A Manuela Moura Guedes é um projecto deformado de jornalista sensacionalista esquizofrenica. Só se entende que lá esteja por ser esposa de quem se sabe…de resto nada mais há a comentar.
    Posso dizer que até as crianças se sentem assustadas ao vê-la naquele papel…naquele papelão…

    Gostar

  134. 2 Junho, 2009 16:58

    # 134

    Quem lhe pagou para escrever o que escreveu?

    A clarinha é uma mediocre pivot, como todos o reconhecemos.

    A MMG pertence à direcção de informação da TVI.

    Gostar

  135. Anónimo permalink
    25 Julho, 2009 23:10

    Li, por acaso, todos os comentários acimA e fiquei muito apreensiva…

    Gostar

  136. Anónimo permalink
    4 Março, 2010 18:08

    Pois pois,
    ninguém é fan da senhora , toda a gente diz que a senhora é má jornalista que o jornalismo da senhora é 1 vómito( por acaso até é )
    mas quando toda a atacar sócrates fica tudo de acordo , a senhora é má jornalista mas na senhora não se toca , o jornalismo da senhora é 1 vómito, mas vamos lá engulir a bem dos ataques a sócrates lol.
    Está tudo muito alinhado porém:-
    mas não há cavalheirismo que resista ,sr balsemão-do mário crespo até á moura guedes um estorial de palhaçadas.:

    http://bit.ly/a3UNz0

    Gostar

Indigne-se aqui.